Comissão de Pesquisa e Inovação do IME-USP - Iniciação Científica em andamento

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 7

2024

1.   2024-Atual. Dunãmica de Difeomorfismos no Anel
Descrição: Projeto de iniciação científica: O objetivo deste projeto é estudar a dinâmica de difeomorfismos do anel que preservam orientação, sem pontos errantes. Mais especificamente, o estudo do artigo "Generalizations of the Poincaré-Birkhoff Theorem" de Morton Brown e algumas referências clássicas sobre a Teoria de Brouwer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Victor Simão de Azevedo Carvalho - Integrante / Salvador Addas Zanata - Coordenador.
Membro: João Victor Simão de Azevedo Carvalho.

2023

1.   2023-2023. Uma introdução a Sistemas Dinâmicos Caóticos
Descrição: Projeto de iniciação científica: Um estudo de tópicos elementares de Sistemas Dinâmicos unidimensionais como caoticidade, conjugação topológica, dinâmica simbólica e estabilidade estrutural, baseado no livro de Robert L. Devaney "An Introduction to Chaotic Dynamical Systems".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Victor Simão de Azevedo Carvalho - Integrante / Salvador Addas Zanata - Coordenador.
Membro: João Victor Simão de Azevedo Carvalho.
2.   2023-Atual. Álgebras com Identidades Polinomiais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nicole Conversano Lavinia - Integrante / Lucia Satie Ikemoto Murakami - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
Membro: Nicole Conversano Lavinia.

2022

1.   2022-2022. A álgebra dos grafos
Descrição: Este projeto, inserido em uma proposta que explora a aplicação da teoria de grafos a sistemas dinâmicos acoplados, concluiu-se com uma imersão na teoria algébrica dos grafos e sua relevância para sistemas dinâmicos. O estudo validou a importância dos grafos na análise de redes de sistemas acoplados, onde são essenciais na representação de relações entre objetos discretos. Alcançou-se uma compreensão detalhada da teoria espectral da álgebra linear, aplicando-a eficazmente ao estudo de grafos. Essa abordagem teórica foi utilizada para examinar sistemas dinâmicos acoplados, com foco nas interações entre células individuais representadas por vértices e suas conexões por arestas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jéssica Duarte Severino - Integrante / Miriam Manoel - Coordenador.
Membro: Jéssica Duarte Severino.
2.   2022-2023. Desenvolvimento dos processos de síntese de novos materiais do tipo fluorita visando aplicações tecnológicas
Descrição: Estudo da literatura sobre aplicações e métodos de síntese por soft chemistry de titanatos e zirconatos de terras raras; Síntese de amostras seguindo as melhores rotas; Caracterização estrutural e análise dos resultados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Wilson de Freitas Júnior - Integrante / Rafael Sá de Freitas - Coordenador.
Membro: Wilson de Freitas Júnior.

2021

1.   2021-2022. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO ÉTICA DE MODOS DE EXISTÊNCIA EM BUSCA DO RESPEITO, DA FLEXIBILIDADE E DA AUTONOMIA EM CONTEXTO PANDÊMICO
Descrição: Este estudo problematiza a aquisição e o desenvolvimento das competências comunicativas, argumentativas e sócio emocionais caras ao adolescente ingressante no ensino médio técnico e como este sujeito constitui-se e constrói seu ?ethos? e seu ?lugar de fala? na sociedade contemporânea pandêmica. Segundo a proposta da nova BNCC, o adolescente ingressante do novo ensino médio técnico deve assumir o protagonismo da construção de sua história presente, com vistas a tornar-se um profissional com perfil adequado às demandas do mundo hodierno, em especial que tenha competências e habilidades bem definidas para torná-lo um sujeito proativo, inovador, flexível, autônomo e responsável por suas ações para sua inserção social, profissional e cidadã ativa. Alguns questionamentos norteiam a pesquisa: Como formar o adolescente acadêmico em um sujeito em acordo com a BNCC, diante da complexidade e da dificuldade educacional do contexto pandêmico imerso em múltiplas culturas, em múltiplas formas de ver, ouvir, ler, sentir, expressar, interagir e argumentar? Quem é e como se sente o adolescente ingressante nessa transição do novo ensino médio técnico em meio a uma pandemia? Quais cuidados e práticas de si esse adolescente mobilizou/a e que dispositivos e linguagens, códigos e tecnologias são utilizadas na construção de seu modo de existência acadêmico, social e de futuro profissional? Esse sujeito adolescente auto gerencia-se a partir de sua própria identidade ou é gerenciado pelas suas identificações com determinados grupos sociais, corporativos e/ou midiáticos? Possui consciência social e sabe colocar-se diante das questões sensíveis a ele e à sociedade? Por meio da análise do dispositivo da escrileitura - compreendida como prática mobilizadora de diversos signos linguísticos e não linguísticos ? e da gamificação dessas práticas, pode-se observar o cuidado e as práticas de si contemporâneas utilizadas pelo escrileitor adolescente. E verificar quais destas o auxilia a problematizar as demandas temáticas de sua vida e a constituir-se enquanto sujeito ético, cidadão e partícipe de seu tempo. A pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e exploratório, norteada pela metodologia ativa da escrileitura e da gamificação. Assenta-se na análise de discurso francesa, nos estudos foucaultianos com abordagem genealógica, a partir da qual se interroga sobre as condições históricas de formação e mutação das práticas escrileitoras, discursivas, de si e dos jogos de verdade que definem aquilo que dizemos, fazemos e somos. O corpus de investigação são adolescentes de ensino médio técnico de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, ingressantes de 2021, os quais não vivenciaram o cotidiano presencial. Os participantes serão selecionados, aleatoriamente, a partir de um questionário Google Forms aplicado nos estudantes do primeiro, sem identificação pessoal, os dados a serem informados se aterão apenas à indicação de faixa-etária, gênero, cidade, ano de curso e informações socioeconômicas e culturais. Este trabalho é parte das atividades de um Grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, e dá continuidade aos estudos sobre a literatura e mídia como tecnologia educativa e assistiva na constituição do sujeito, instrumentando-o para ser um cidadão, ético, humano capaz de colocar-se no lugar do outro. Palavras-chave: Escrileitura. Ética da Existência. Competências Socioemocionais e Comunicativas. Ensino Médio-Técnico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Campanelli Iamato - Integrante / Maria Regina Momesso - Coordenador / Karin Elizabeth Kruger - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Gabriel Campanelli Iamato.

2020

1.   2020-Atual. EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE UMA ÉTICA DA EXISTÊNCIA: MULTICULTURALISMO, SUBJETIVIDADES E CUIDADO DE SI
Descrição: O projeto de pesquisa é amplo e acolhe outros de Iniciação Científica PIBIC e PIBIC-Jr, Mestrado e Doutorado do PPG de Educação Escolar de Araraquara, SP e da FEB-CTI-UNESP de Bauru, SP, cujos pesquisadores são orientandos da pesquisadora/coordenadora deste estudo. A investigação também integra as atividades do Grupo de pesquisa GESTELD (CNPq, UNESP) - Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos, cujos pesquisadores envolvidos são integrantes. Parte-se da premissa que o sujeito é histórico e que, este, constitui-se e organiza-se a partir de suas relações com os outros e seu modo de existência. Essas relações ocorrem por meio das práticas: discursivas, não discursivas, de poder, disciplinares, de si e educativas. Grosso modo, tem-se que os dispositivos de linguagens, de comunicação, dos códigos e de suas tecnologias, os quais nos rodeiam são equipamentos que o homem utiliza para confeccionar essa construção discursiva do sujeito, suas subjetivações, sua sexualidade, sua história e sua cultura. Nosso objetivo reside, portanto, em pensar e explorar o modo como essas práticas, em especial as que envolvem as tecnologias de si se fazem nos ambientes escolares, sociais, midiático e corporativo, e servem ao sujeito como elemento instituinte e promotor de uma ética da existência. Busca-se ainda, com o presente estudo e no seu decorrer, formar pesquisadores em condições de pensar crítica e cientificamente seu objeto de análise, em especial, no que tange aqueles que atuam e pesquisam as temáticas ligadas ao campo da Educação, da Comunicação, das Tecnologias da Informação e do Conhecimento com vistas a propostas de uma educação multicultural, inclusiva voltadas para o cuidado de si na relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo que os rodeia com vistas a construção de um modo de vida ético e estético. Sobretudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva de delineamento bibliográfico e documental assentada e na teoria da complexidade e na perspectiva da análise de discurso francesa foucaultiana, a qual toma genealogia da ética como método de análise de subjetivações e práticas de si mesmo. São resultados preliminares deste projeto: 1) Onze Iniciações Científicas PIBIC/Jr finalizadas até o ano de 2022, dessas, seis obtiveram título de Menção honrosa; 2) Duas defesas tese de doutorado (2020 ? bolsa Capes e 2022) e três dissertações de mestrado (2-2020 e 1-2021); e, 3) publicações diversas em artigos nacionais e internacionais indexados e qualificados, capítulos de livros e livros. Em seu escopo, o presente projeto ainda em desenvolvimento, inclui duas ICs Pibic-Jr (2022-2023); quatro pesquisas de doutoramento (uma bolsa Capes).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriel Campanelli Iamato - Integrante / Maria Regina Momesso - Coordenador / Karin Elizabeth Kruger - Integrante / Leny André Pimenta - Integrante / Elaine Regina Terceiro dos Santos - Integrante / Karen Wellen da Silva Beltrame - Integrante / Gabriela Rohrbacker Medeiros - Integrante / Beatriz de Souza Prudenciatti - Integrante / Heitor Felippe Filho - Integrante / Maria Eduarda Rodrigues Garcia - Integrante / Eliza Guedes de Azevedo - Integrante / Lara Martins Ribeiro - Integrante / Luiza Sanches Costa Bosco - Integrante / Solange Aparecida de Souza Monteiro - Integrante / Isabel de Lourdes Macedo - Integrante / Valéria Biondo - Integrante / Karen Affonso Bevilaqua - Integrante / Fernanda Digieri dos Santos - Integrante / Gabriela Zapater Boni - Integrante / Beatriz Pastore Vieira - Integrante / Luís Fernando de Oliveira - Integrante / Vinicius de Andrade Rosa - Integrante / Jozimara Assunção Camilo Alves - Integrante / Antonio Flavio Archangelo Junior - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
Membro: Gabriel Campanelli Iamato.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 07/08/2024 19:12:22