Comissão de Pesquisa e Inovação do IME-USP - Iniciação Científica em andamento
Gabriel Campanelli Iamato
Concluiu o Ensino Médio concomitante ao curso técnico em Informática no Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán" (CTI - Unesp - FEB). Encerrou pesquisa de Iniciação Científica PIBIC Jr. com Bolsa do CNPq, cujo projeto de pesquisa estudou a escrileitura para a promoção de uma ética da existência que estimule a formação de competências socioemocionais e comunicativas de estudantes do ensino médio-técnico , e apresenta o título: "LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO ÉTICA DE MODOS DE EXISTÊNCIA EM BUSCA DO RESPEITO, DA FLEXIBILIDADE E DA AUTONOMIA EM CONTEXTO PANDÊMICO.". Cursa Ciências de Computação na Universidade de São Paulo (USP), curso vinculado ao Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos. (Texto informado pelo autor)
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IAMATO, G. C.; MOMESSO, M. R.. LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: ÉTICA, MODOS DE EXISTÊNCIA EM BUSCA DE RESPEITO, FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA EM CONTEXTO PANDÊMICO. Em: XXXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2022, Atibaia. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp: Reflexos da Pandemia no Letramento e na Cultura Científica. Atibaia: Even3, 2022.
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IAMATO, G. C.; MOMESSO, M. R.. LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: ÉTICA, MODOS DE EXISTÊNCIA EM BUSCA DE RESPEITO, FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA EM CONTEXTO PANDÊMICO. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação
IAMATO, G. C.; MOMESSO, M. R.. Educação em contexto pandêmico. 2022. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog Educativo
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2021-2022. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO ÉTICA DE MODOS DE EXISTÊNCIA EM BUSCA DO RESPEITO, DA FLEXIBILIDADE E DA AUTONOMIA EM CONTEXTO PANDÊMICO Descrição: Este estudo problematiza a aquisição e o desenvolvimento das competências comunicativas, argumentativas e sócio emocionais caras ao adolescente ingressante no ensino médio técnico e como este sujeito constitui-se e constrói seu ?ethos? e seu ?lugar de fala? na sociedade contemporânea pandêmica. Segundo a proposta da nova BNCC, o adolescente ingressante do novo ensino médio técnico deve assumir o protagonismo da construção de sua história presente, com vistas a tornar-se um profissional com perfil adequado às demandas do mundo hodierno, em especial que tenha competências e habilidades bem definidas para torná-lo um sujeito proativo, inovador, flexível, autônomo e responsável por suas ações para sua inserção social, profissional e cidadã ativa. Alguns questionamentos norteiam a pesquisa: Como formar o adolescente acadêmico em um sujeito em acordo com a BNCC, diante da complexidade e da dificuldade educacional do contexto pandêmico imerso em múltiplas culturas, em múltiplas formas de ver, ouvir, ler, sentir, expressar, interagir e argumentar? Quem é e como se sente o adolescente ingressante nessa transição do novo ensino médio técnico em meio a uma pandemia? Quais cuidados e práticas de si esse adolescente mobilizou/a e que dispositivos e linguagens, códigos e tecnologias são utilizadas na construção de seu modo de existência acadêmico, social e de futuro profissional? Esse sujeito adolescente auto gerencia-se a partir de sua própria identidade ou é gerenciado pelas suas identificações com determinados grupos sociais, corporativos e/ou midiáticos? Possui consciência social e sabe colocar-se diante das questões sensíveis a ele e à sociedade? Por meio da análise do dispositivo da escrileitura - compreendida como prática mobilizadora de diversos signos linguísticos e não linguísticos ? e da gamificação dessas práticas, pode-se observar o cuidado e as práticas de si contemporâneas utilizadas pelo escrileitor adolescente. E verificar quais destas o auxilia a problematizar as demandas temáticas de sua vida e a constituir-se enquanto sujeito ético, cidadão e partícipe de seu tempo. A pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e exploratório, norteada pela metodologia ativa da escrileitura e da gamificação. Assenta-se na análise de discurso francesa, nos estudos foucaultianos com abordagem genealógica, a partir da qual se interroga sobre as condições históricas de formação e mutação das práticas escrileitoras, discursivas, de si e dos jogos de verdade que definem aquilo que dizemos, fazemos e somos. O corpus de investigação são adolescentes de ensino médio técnico de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, ingressantes de 2021, os quais não vivenciaram o cotidiano presencial. Os participantes serão selecionados, aleatoriamente, a partir de um questionário Google Forms aplicado nos estudantes do primeiro, sem identificação pessoal, os dados a serem informados se aterão apenas à indicação de faixa-etária, gênero, cidade, ano de curso e informações socioeconômicas e culturais. Este trabalho é parte das atividades de um Grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, e dá continuidade aos estudos sobre a literatura e mídia como tecnologia educativa e assistiva na constituição do sujeito, instrumentando-o para ser um cidadão, ético, humano capaz de colocar-se no lugar do outro. Palavras-chave: Escrileitura. Ética da Existência. Competências Socioemocionais e Comunicativas. Ensino Médio-Técnico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Campanelli Iamato - Integrante / Maria Regina Momesso - Coordenador / Karin Elizabeth Kruger - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Gabriel Campanelli Iamato.
2020-Atual. EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE UMA ÉTICA DA EXISTÊNCIA: MULTICULTURALISMO, SUBJETIVIDADES E CUIDADO DE SI Descrição: O projeto de pesquisa é amplo e acolhe outros de Iniciação Científica PIBIC e PIBIC-Jr, Mestrado e Doutorado do PPG de Educação Escolar de Araraquara, SP e da FEB-CTI-UNESP de Bauru, SP, cujos pesquisadores são orientandos da pesquisadora/coordenadora deste estudo. A investigação também integra as atividades do Grupo de pesquisa GESTELD (CNPq, UNESP) - Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos, cujos pesquisadores envolvidos são integrantes. Parte-se da premissa que o sujeito é histórico e que, este, constitui-se e organiza-se a partir de suas relações com os outros e seu modo de existência. Essas relações ocorrem por meio das práticas: discursivas, não discursivas, de poder, disciplinares, de si e educativas. Grosso modo, tem-se que os dispositivos de linguagens, de comunicação, dos códigos e de suas tecnologias, os quais nos rodeiam são equipamentos que o homem utiliza para confeccionar essa construção discursiva do sujeito, suas subjetivações, sua sexualidade, sua história e sua cultura. Nosso objetivo reside, portanto, em pensar e explorar o modo como essas práticas, em especial as que envolvem as tecnologias de si se fazem nos ambientes escolares, sociais, midiático e corporativo, e servem ao sujeito como elemento instituinte e promotor de uma ética da existência. Busca-se ainda, com o presente estudo e no seu decorrer, formar pesquisadores em condições de pensar crítica e cientificamente seu objeto de análise, em especial, no que tange aqueles que atuam e pesquisam as temáticas ligadas ao campo da Educação, da Comunicação, das Tecnologias da Informação e do Conhecimento com vistas a propostas de uma educação multicultural, inclusiva voltadas para o cuidado de si na relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo que os rodeia com vistas a construção de um modo de vida ético e estético. Sobretudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva de delineamento bibliográfico e documental assentada e na teoria da complexidade e na perspectiva da análise de discurso francesa foucaultiana, a qual toma genealogia da ética como método de análise de subjetivações e práticas de si mesmo. São resultados preliminares deste projeto: 1) Onze Iniciações Científicas PIBIC/Jr finalizadas até o ano de 2022, dessas, seis obtiveram título de Menção honrosa; 2) Duas defesas tese de doutorado (2020 ? bolsa Capes e 2022) e três dissertações de mestrado (2-2020 e 1-2021); e, 3) publicações diversas em artigos nacionais e internacionais indexados e qualificados, capítulos de livros e livros. Em seu escopo, o presente projeto ainda em desenvolvimento, inclui duas ICs Pibic-Jr (2022-2023); quatro pesquisas de doutoramento (uma bolsa Capes).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriel Campanelli Iamato - Integrante / Maria Regina Momesso - Coordenador / Karin Elizabeth Kruger - Integrante / Leny André Pimenta - Integrante / Elaine Regina Terceiro dos Santos - Integrante / Karen Wellen da Silva Beltrame - Integrante / Gabriela Rohrbacker Medeiros - Integrante / Beatriz de Souza Prudenciatti - Integrante / Heitor Felippe Filho - Integrante / Maria Eduarda Rodrigues Garcia - Integrante / Eliza Guedes de Azevedo - Integrante / Lara Martins Ribeiro - Integrante / Luiza Sanches Costa Bosco - Integrante / Solange Aparecida de Souza Monteiro - Integrante / Isabel de Lourdes Macedo - Integrante / Valéria Biondo - Integrante / Karen Affonso Bevilaqua - Integrante / Fernanda Digieri dos Santos - Integrante / Gabriela Zapater Boni - Integrante / Beatriz Pastore Vieira - Integrante / Luís Fernando de Oliveira - Integrante / Vinicius de Andrade Rosa - Integrante / Jozimara Assunção Camilo Alves - Integrante / Antonio Flavio Archangelo Junior - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 Membro: Gabriel Campanelli Iamato.
Prêmios e títulos
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Participação em eventos
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Organização de eventos
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Lista de colaborações
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(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 07/08/2024 19:12:22