Comissão de Pesquisa e Inovação do IME-USP - Pós-Doutorado concluído

Amanda Sávio Nascimento e Silva

Atualmente, é professora no Departamento da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (DECOM-UFOP). Realizou pós-doutorado no Neuromat (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP) (2014). Possui doutorado em Ciências da Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Realizou parte do doutorado (doutorado sanduíche) na Universidade de Lancaster, Inglaterra (2011). Trabalhou como pesquisadora assistente na Universidade de Aveiro, Portugal (2007). Trabalhou como pesquisadora associada na Sensedia, Campinas - SP (2006-2007 e 2012-2013). Foi professora na Faculdade Educacional Unianhanguera (2007), Campinas - SP. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2005). Durante a graduação, por três anos, realizou trabalhos de iniciação científica. Tem experiência na área de Ciência da computação, com ênfase em Engenharia de Software, Informática e Sociedade, Jogos Educacionais e Processamento de Linguagem Natural. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6066220799172902 (21/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Computação. Campus Universitário Morro do Cruzeiro Morro do Cruzeiro 35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil Telefone: (31) 35591692 Ramal: 1333 URL da Homepage: http://www.decom.ufop.br/anascimento/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2018-Atual. Um estudo sobre discursos de ódio em redes sociais no Brasil
      Descrição: O discurso de ódio é usualmente compreendido como qualquer tipo de discurso, conduta, gesto ou escrita que pode incitar a violência, ofensas ou ações contra alguém ou um grupo de pessoas. Com a popularização das redes sociais, sendo acessadas hoje no Brasil por bilhões de pessoas diariamente, este tipo de discurso tem sido cada vez mais recorrente nas diversas postagens, tendo vieses machistas, racistas, sexistas e / ou homofóbicos. No Brasil, há uma lacuna por estudos que identifiquem os diversos tipos de discursos de ódio e em quais regiões do país são mais usuais, além disso não há evidências sobre até que ponto a frequência de discursos de ódio identificado nas redes sociais nos diversos estados brasileiros estão diretamente relacionados com a incidência de crimes de ódio nestas regiões. Neste sentido, este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo sobre discurso de ódio em redes sociais no Brasil, comparando, inclusive, as várias técnicas existentes para detecção destes discursos. Cabe destacar que tais técnicas, baseadas em aprendizado de máquina, são usualmente aplicadas em postagens em inglês, cabendo, portanto, adequações diversas em conformidade com elementos de semântica e sintaxe da língua portuguesa. Para alcançar os objetivos especificados, será adotado o método CRISP-DM, amplamente utilizado por cientistas de dados, e que contempla, dentre outras atividades, a coleta, o preparo, a modelagem e a análise de dados. Espera-se com este trabalho avançar o estado da arte no que tange a identificação e categorização das várias formas de discriminações manifestadas em redes sociais por brasileiros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador / Ana Luiza Fernandes - Integrante / Lucas Rocha Castro - Integrante.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    2. 2018-Atual. Projeto Sob a Pele - SAP
      Descrição: O Sob A Pele (SAP) surgiu no início de 2018 como parte do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC) com a finalidade de promover o enfrentamento de discriminações como o racismo, sexismo, machismo, LGBT+fobia, entre outras formas de preconceito, no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenado por uma professora do Departamento de Computação (DECOM), SAP é um projeto interdisciplinar, envolvendo a colaboração essencial de estudantes do curso de Ciências da Computação, Artes Cênicas e Letras da UFOP, que foi elaborado em parceria com o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), como proposta para uma chamada de apoio à atividades de ações afirmativas publicada pela PRACE (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    3. 2017-2018. Um ambiente virtual de aprendizagem com conteúdo hipermídia dinâmico e personalizado voltado para o ensino de programação de computadores
      Descrição: Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVA), como Moodle, SOLAR e TelEduc, dão suporte ao professor na criação de cursos, disponibilização de material didático, gerenciamento de tarefas dos alunos e recursos que facilitam a comunicação entre os envolvidos. Entretanto, tais ferramentas estão muito aquém daquilo que a tecnologia pode promover. Através de recursos hipermídia interativos, por exemplo, é possível avaliar o aluno ao longo de uma aula virtual, direcionando-o para conteúdos específicos nos quais o aluno necessite reforço, ou saltando aqueles conteúdos que forem de seu conhecimento, transformando a experiência do aluno com o conteúdo dinâmica e personalizada. Por outro lado, uma dificuldade adicional para cursos que possuem disciplinas de programação de computadores está em motivar os alunos na prática da programação intensiva e constante para promover o enriquecimento de seu aprendizado. Desta forma, este projeto visa propor um AVA para o ensino de programação de computadores. Esse AVA deve apoiar o gerenciamento do conteúdo dinâmico de hipermídia e a avaliação se soluções de implementação estão compilando/executando e se as suas respostas estão de acordo com os requisitos enunciados. Ressalta-se que sistemas de compilação e execução de códigos são muito comuns em maratonas de programação e ao serem estendidos para o ensino, auxiliará os professores na correção dos trabalhos práticos e aos alunos na avaliação de suas soluções antes de serem entregues.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador / Douglas Wender Antunes Isidoro - Integrante.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    4. 2016-2018. Inovação em Gerenciamento de Projetos de Software: Efeitos do uso de gamification em startup de TI
      Descrição: Gameficação é o uso de elementos de design de jogo em contextos de não jogo. Em trabalhos recentes, a gamificação tem sido utilizada para engajar, monitorar, motivar e treinar equipes em ambientes colaborativos de desenvolvimento ágil de software. No entanto, há poucas evidências empíricas acerca da eficiência das soluções propostas. Neste cenário, este projeto de pesquisa visa propor uma estratégia de gamificação para o desenvolvimento e gestão ágil de projetos de software, especificamente, em startups de Tecnologia de Informação. A estratégia deverá ser apoiada por uma ferramenta web, a fim de facilitar a adoção e acompanhamento da gamificação no gerenciamento e desenvolvimento ágil de projetos de software. A fim de avaliar a solução proposta, é prevista a realização de um estudo que visa analisar a usabilidade da ferramenta Web para gamificação e também os efeitos da estratégia de gamificação no que tange a motivação e engajamento de colaboradores que atuam em startups de Ouro Preto - MG, a serem usadas como estudos de caso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador / Paulo Henrique Leal Martins - Integrante / Ana Luiza Fernandes - Integrante / Suzan Gomes - Integrante. Financiador(es): UFOP - Bolsa.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    5. 2015-2017. Evolução e avaliação do ViewIt, uma ferramenta para automação de testes de desempenho de aplicações Web
      Descrição: Sabe-se que atualmente as aplicações Web estão presentes em várias tarefas de nosso cotidiano, desde vendas de passagens aéreas a aplicações colaborativas para postagens de informações sobre trânsitos em via públicas e redes sociais. Portanto, é de suma importância que estas aplicações apoiem requisitos de qualidade de software no que tange principalmente o tempo de processamento das requisições enviadas por usuários. Neste sentido, existem algumas soluções para automação de testes de desempenho de aplicações Web, tal como o ViewIt, uma ferramenta inovadora e Open Source que usa em seu projeto e implementação soluções de software já existentes, como o Selenium WebDriver, Firebug, HarLib e JFreeChart. O ViewIt, proposto num trabalho de conclusão de curso no Departamento de Computação da UFOP, permite a coleta de dados de desempenho de forma periódica e a sumarização dos dados coletados em gráficos. No entanto, em sua versão atual, o ViewIt tem algumas limitações que dificultam sua ampla adoção, a saber: as configurações de uso do ViewIt são especificadas de forma não amigável para o usuário final, sendo definidas em arquivos XML (eXentensible Markup Language) e há uma lacuna por estudos experimentais detalhados que demonstrem como utilizar o ViewIt e interpretar os dados por ele coletados para identificar gargalos de aplicações Web. Desta forma, neste trabalho, propomos melhorias ao ViewIt no que tange a especificação e implementação de uma interface de uso que apoie requisitos de usabilidade e uma avaliação empírica do mesmo a fim de detalhar as métricas por ele coletadas e utilidade das mesmas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador / Marina de Souza Mendes - Integrante / Eduardo de Carvalho Chagas - Integrante.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    6. 2015-Atual. Jogo Educacional para Promover Visibilidade das Contribuições das Mulheres Negras na Cultura, Tecnologia, Ciência e História
      Descrição: Recentemente, as escolas são constantemente desafiadas a absorver e introduzir as tecnologias digitais e da comunicação como ferramenta didáticas, aproximando-se dos alunos, que estão constantemente submersos ao mundo digital. Neste sentido, sistemas de software educativos tem sido usados com a finalidade de permitir a assimilação de conteúdos didáticos de forma lúdica e interativa. Paralelamente, o reconhecimento das desigualdades seculares que a estrutura social hierárquica trouxe de prejuízos para os negros faz emergir as chamadas políticas de reparação e de reconhecimento. Essas políticas, que se realizam por meio de programas de ações afirmativas, exigem que um novo modelo de escolarização surja; modelo este que contemple práticas didáticas que permitam uma maior conscientização sobre questões étnico-raciais e de gênero, diminuindo as ações discriminatórias e promovendo a igualdade inclusão do alunado negro nas escolas. Neste sentido, este projeto tem como principal hipótese que o projeto e implementação de um jogo educativo dinâmico irá permitir tratar de forma lúdica e interativa questões étnico-raciais e de gênero, principalmente a dar visibilidade as contribuições das mulheres negras na ciência, tecnologia, história e cultura do Brasil e de outros países.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador / Viviane de Paula Silva - Integrante / Danielle Rodrigues dos Santos - Integrante.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    7. 2014-2015. Uma abordagem de computação afetiva para proporcionar uma maior motivação nos processos de ensino-aprendizagem
      Descrição: Computação Afetiva refere-se a um conjunto de técnicas adaptadas da Inteligência Artificial e Engenharia de Software em conformidade com a Educação, Sociologia e Psicologia para a confecção de hardware e software capazes de se auto-adaptarem conforme percepção do estado de espírito, ou emoções, dos usuários. Em particular, este projeto visa contribuir com o estado da arte de computação afetiva ao estudar e propor uma solução para que ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) possam adaptar seu comportamento funcional conforme percepção de emoções dos usuários. Mais precisamente, as emoções serão identificadas a partir da análise da postura corporal dos usuários frente ao computador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador / Cíntia Freitas de Moura - Integrante.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    8. 2014-2015. Um estudo sobre a influência das redes sociais em movimentos de reivindicação
      Descrição: A Web constitui atualmente o maior repositório de informações existente no mundo. Pessoas interagem todos os dias com uma enorme quantidade de dados acerca de assuntos diversos. A partir de técnicas de Data Science, este projeto tem como objetivo proporcionar um maior entendimento acerca das mobilizações sociais relacionadas ao movimento do passe livre que ocorreu em junho de 2013 no Brasil ao analisar dados sobre esse evento histórico postados em redes sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Coordenador / Tiago de Oliveira do Carmo - Integrante.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    9. 2012-2015. Uma Infraestrutura para Tolerância a Falhas em SOA utlizando Linhas de Produto de Software
      Descrição: Atualmente, a sociedade é altamente dependente de aplicações baseadas em Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA) para realizar tarefas rotineiras, tais como, recuperar valores de câmbios de moedas, utilizar serviços providos ao cidadão em plataformas de sistemas e-GOV, comprar passagens de voos e efetuar reservas diversas. No entanto, visto que serviços são caixas pretas e estão sob controle de organizações independentes, não é possível garantir que eles sejam 100% confiáveis. Desta forma, aplicações clientes devem ser capazes de tolerar eventuais falhas de software presentes nos serviços consumidos de modo a aumentar a confiabilidade das funcionalidades oferecidas aos usuários, isto é, de modo a evitar a ocorrência de defeitos. Na Internet, é possível encontrar serviços que são funcionalmente equivalentes, ou seja, que apoiam a mesma tarefa. Tais serviços são também conhecidos como serviços variantes. Desta forma, técnicas de tolerância a falhas baseada em diversidade de projeto são adequadas para SOA pois permite tolerar falhas de software dos serviços variantes existentes, aumentando, desta forma a confiabilidade dos sistemas que "consomem" tais serviços. Neste contexto, a proposta deste trabalho se concentra em projetar e implementar um framework para o desenvolvimento de arquiteturas tolerantes a falhas e orientadas a serviços. A solução será projetada e implementada conforme o modelo de componentes dinâmicos, chamado OSGI, de modo a facilitar a adaptação do framework em tempo da execução - conforme percepção do ambiente (e.g. disponibilidade de serviços variantes) e requisitos dos usuários. Técnicas de Linhas de Produtos de Software serão utilizadas a fim de apoiar variabilidades referentes aos diferentes mecanismos para executar serviços variantes (e.g. sequencial, paralelo e híbridos) e diferentes mecanismos responsáveis por julgar a corretude dos resultados obtidos a partir destas execuções (e.g. votação, testes de aceitação, comparação e mecanismos hibríd. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Fernando Castor - Integrante / TIZZEI, LEONARDO P. - Integrante / RUBIRA, CECILIA M. F. - Coordenador / Moacy Barros Correia da Silva - Integrante / Rômulo José Franco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    10. 2012-2013. Um Framework baseado em Linhas de Produtos de Software para Tolerância a Falhas em Sistemas Orientados a Serviços
      Descrição: A proposta deste trabalho se concentra em projetar e implementar um framework para o desenvolvimento de arquiteturas tolerantes a falhas e orientadas a serviços. O framework deve apoiar uma família de técnicas de tolerância a falhas baseadas em diversidade de projeto e instanciar a técnica mais adequada em tempo de execução conforme regras pré-estabelecidas e mudanças no contexto. Além disso, a solução deve apoiar um estudo sobre diversidade de projeto de software em serviços web funcionalmente equivalentes, chamados serviços alternativos. Este estudo visa apoiar a seleção de serviços alternativos que quando combinados em técnicas de tolerância falhas apoiem uma melhoria significativa na confiabilidade do sistema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Cecília Mary Fischer Rubira - Coordenador. Financiador(es): Universo Online SA - Bolsa.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    11. 2011-2011. Fault-Tolerant and Dynamic Software Product Line for Web Service Oriented Architectures
      Descrição: It is challenging to apply existing fault tolerance solutions for developing dependable Service Oriented Architectures (SOAs), due to the lack of capabilities to adapt themselves at runtime to cope with dynamic changes of (a) user requirements and (b) the level of quality of services (QoS). In order to support such dynamic changes, this project aims to propose a solution based on Dynamic Software Product Line to support fault-tolerant SOAs. In particular, the solution encompasses (i) a family of software fault tolerance techniques based on design diversity for fault-tolerant composite services; (ii) an infrastructure that supports the strategy changes at runtime according to the current context and is responsible for the dependable mediation logic between service clients and redundant services. The infrastructure has an autonomous controller (i.e. managing a loop of collection, analysis, planning and execution), which is responsible for monitoring the changes of (i) QoS level and (ii) user requirements and decides, in accordance with high-level policies, an appropriate fault tolerance technique to be executed.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Cecília Mary Fischer Rubira - Integrante / Jaejoon Lee - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    12. 2010-2014. Variabilidade de Tratamento de Exceçoes em Arquiteturas de Linhas de Produtos Baseadas em Componentes
      Descrição: Linhas de Produtos de Software (LPS) e o Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC) são abordagens que têm sido usadas pra promover a reutilização e facilitar a evolução de sistemas de software. Um dos principais artefatos da LPS é a Arquitetura de Linhas de Produtos (ALP). Uma ALP provê uma visão global na qual são identificadas as partes variáveis e comuns de uma LPS em termos de elementos arquiteturais e suas configurações. No desenvolvimento de sistemas confiáveis, essas abordagens são usadas em conjunto com mecanismos de tratamento de exceções. Porém, mecanismos tradicionais de tratamento de exceções em geral consideram localmente um problema de natureza global, dificultando a compreensão do tratamento de exceção em nível sistêmico. Isso aumenta o acoplamento entre os comportamentos normal e excepcional da ALP, prejudicando assim, a adoção de diferentes estratégias de tratamento de exceções para diferentes produtos de uma mesma LPS. A definição do comportamento excepcional de forma global permite, por exemplo, gerar produtos com graus variados de tolerância a falhas, de acordo com as características escolhidas para sua geração. Este projeto de pesquisa propõe a criação de um modelo para explicitar variabilidades de fluxos de controle excepcionais e de tratadores de exceções em arquiteturas de linhas de produtos baseadas em componentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Cecília Mary Fischer Rubira - Coordenador / Patrick Henrique da Silva Brito - Integrante / Marcelo de Oliveira Dias - Integrante / Bruno de Abreu Iizuka - Integrante / Renato de Jesus Manzoni - Integrante / Delano Medeiros Beder - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    13. 2009-2013. RobustWeb: Construção e Validação de Aplicações Robustas baseadas em Serviços Web
      Descrição: Coordenadores: Eliane Martins-UNICAMP-Brasil, Ana Rosa Cavalli/Institut Nat. des Télécommunications-França, CAPES-COFECUB Brasil/França,2009, proc.623/2009, CAPES. As aplicações orientadas a serviços têm como característica serem altamente distribuídas e dinâmicas. Além disso, elas utilizam serviços dos quais só se conhece a interface de utilização. Pouca ou quase nenhuma informação sobre a qualidade dos mesmos é disponibilizada. Portanto, as chances de mau funcionamento são inúmeras, podendo acarretar em grandes perdas para as empresas ou organizações. Neste projeto, nos propomos a elaborar diretrizes e indicar técnicas que permitam não somente a criação de aplicações SOA baseadas em WS que sejam robustas, mas também criar e avaliar métodos e ferramentas que possibilitem validar os serviços de forma isolada e sob aspectos de interoperabilidade, visando determinar se a aplicação final possui as qualidades desejadas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Cecília Mary Fischer Rubira - Integrante / Eliane Martins - Coordenador / Ana Rosa Cavalli - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    14. 2007-2007. Component-based Category Learning and Semantic Language Acquisition in Social Agents
      Descrição: The project aims to contribute to the development of user-friendly robotic servants, that is, robots that are capable of performing useful work for humans, in normal human environments, and that can be commanded and instructed by human users through natural means of interaction. The specific goal of the project is to develop symbol and theory grounding capabilities that enable robots to interact with their human users at the language level.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Luis Seabra Lopes - Coordenador / Wernek, B. - Integrante / Aneesh Chauhan - Integrante.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    15. 2002-2005. Otimização e Automação Inteligente (Iniciação Científica: 2002-2005)
      Descrição: Projetos de Iniciação Científica que visavam automatizar de maneira inteligente problemas reais de otimização combinatória utilizando técnicas de Iinteligência Artificial. Seguem a seguir o nome completo dos principais projetos: # "Uma proposta de método de otimização para o problema de cava aberta" sob orientação do professor Doutor Ricardo Martins de Abreu Silva. 2004-2005. # "Alocação de salas e horários mediante as técnicas: Simulated Annealing e Tabu Search" sob orientação do prof. Doutor Fortunato S. Menezes. 2003-2004. # "Otimização Linear e Programação Combinatória" sob orientação do prof. Doutor Fortunato S. Menezes. 2002-2003. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Fortunato Silva de Menezes - Coordenador / Rudini M.Sampaio - Integrante / Guilherme B.Alvarenga - Integrante / Ricardo Martins de Abreu - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Distinção: A aluna de doutorado Amanda Sávio Nascimento e Silva, e sua orientadora Cecília Mary Fischer Rubira ganharam a Bolsa de Pesquisa UOL (concorrência nacional)., UOL - Universo On Line.. 2012.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.
    2. Distinguida em primeiro lugar (em uma turma de 19 formandos), Universidade Federal de Lavras.. 2005.
      Membro: Amanda Sávio Nascimento e Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. Encontro de Saberes da UFOP. 2015. (Encontro).
    2. First Workshop on Dependability in Adaptive and Self-Managing Systems(co-located with 6th LADC). 2013. (Encontro).
    3. Seventh International Conference on Availability, Reliability and Security (ARES). 2012. (Congresso).
    4. 25th European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP 2011). 2011. (Congresso).
    5. Software Product Line Conference (SPLC). 2011. (Congresso).
    6. Colloquium on Model-Driven Development and Evolution of Program Families. 2009. (Outra).
    7. V Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica do IC/UNICAMP. 2009. (Encontro).
    8. IV Workshop de Teses de Doutorado em Andamento do IC/UNICAMP. 2008. (Encontro).
    9. XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2008. (Simpósio).
    10. Symposium on Language and Robots. 2007. (Simpósio).
    11. I Workshop Carpe Diem do Departamento de Ciências da Computação da UFLA. 2005. (Encontro).
    12. XI Congresso de iniciação Científica da UFLA. 2005. (Congresso).
    13. II Encontro Mineiro de Estudantes de Computação. 2004. (Encontro).
    14. VI SECICOM - Semana da Ciência da Computação UFLA. 2004. (Encontro).
    15. V SECICOM - Semana da Ciência da Computação UFLA. 2003. (Encontro).
    16. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFLA. 2003. (Congresso).
    17. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. RUBIRA, C. M. F ; BERDER, D. ; NASCIMENTO, AMANDA S. ; TIZZEI, L.. I Workshop on Dependability in Adaptive and Self-Managing Systems co-located with the Sixth Latin-American Symposium on Dependable Computing (LADC). 2013. Congresso
    2. NASCIMENTO, AMANDA SÁVIO. VI Semana da Ciências da Computação (SESICOM). 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 08/08/2024 12:42:22