Comissão de Pesquisa e Inovação do IME-USP - Pós-Doutorado concluído

Claudia Georgia Sabba

Possui pós-doutorado(2016) pela Universidade de São Paulo (IME-USP), doutorado(2010) e mestrado(2004) em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (FE-USP), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo(IME-USP). É avaliadora institucional e de cursos de graduação do SINAES/INEP do BASIS do MEC e Avaliadora institucional e de cursos do Conselho Estadual de Educação de são Paulo?CEE/SP. É professora da Graduação da Universidade Nove de Julho-UNINOVE, além de ser avaliadora Ad Hoc e pesquisadora desta instituição. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática-GPEEM da UNINOVE. Desenvolve o projeto de pesquisa e extensão: Fazendo Arte na Matemática. Foi organizadora da Escola da Ciência da Universidade Nove de Julho referente ao PROGEPE e ao PPGE onde foi docente de 2012 a 2015. Foi coordenadora pedagógica (2005-2010) do curso de Formação Intercultural Superior do Professor Indígena das aldeias de São Paulo da Faculdade de Educação da USP. Foi professora concursada MS1 da Universidade de São Paulo pela FEUSP (EDM427 e EDM 428-Metodologia de ensino de Matemática 1 e 2) e pelo IME-USP (Mat1500-Projetos de Ensino de matemática) Estágio supervisionado, além de professora nas áreas de matemática, didática e organização pedagógica na escola da aldeia no FISP da FEUSP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em geometria diferencial, cálculo diferencial e integral e etnomatemática, uso de TIC na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e matemática, educação matemática, formação de professores, gestão do conhecimento, novas tecnologias, novas pedagogias e neurociência aplicada a educação, além de estágio supervisionado. Na defesa de métodos substitutivos à experimentação animal na ciência e na pesquisa. https://orcid.org/0000-0001-6111-9775 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7461845177114725 (08/07/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Nove de Julho, Unidade MEMORIAL. Avenida Francisco Matarazzo - de 1073/1074 a 1699/1700 Água Branca 05001100 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 33659015 URL da Homepage: https://uninove.academia.edu/ClaudiaSabba
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2023-Atual. Diversidade e inclusão: o conhecimento matemático e artístico em ação
      Descrição: Este projeto busca por meio da diversidade e ação mostrar como a Arte e a Matemática foram importantes no desenvolvimento humano desde o início da sua formação. De um modo ou de outro, a Arte sempre esteve presente para perpetuar saberes em cavernas e posteriormente para dar voz as emoções humanas. Na mesma linha, a matemática foi se construindo na mente humana, a fim de facilitar a sobrevivência nas mais diversas situações, bem como a arte começou a cuidar da transcendência do ser humano, elevando a mente e liberando a criatividade e a vitalidade dos pensamentos,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    2. 2021-Atual. Os livros didáticos (PNLD 2020 -2023) das/nas escolas ribeirinhas paraense e o papel da memória de e sobre a cultura amazônica e os sujeitos sociais
      Descrição: Esta proposta tem como interesse realizar um estudo sobre a representação das práticas culturais regionais, africanas, indígenas, bem como o papel da mulher nos livros didáticos de Matemática, Língua Portuguesa e História do ensino fundamental do 6 º (sexto) ao 9 º (nono) das escolas públicas ribeirinhas adotados para o período dos anos 2020 a 2023 da cidade de Cametá e Breves no Estado do Pará, abrangendo a região do Baixo Tocantins e do Marajó dos Campos... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador / Aparecida Rodrigues Silva Duarte - Integrante / Andréa Silva Domingues - Integrante / Benedita Celeste de Moraes Pinto - Integrante / Denilson Vieira de Souza - Integrante / Bruno César Castello Ananias - Integrante / Lucas Rodrigues Lopes - Integrante / Rita de Cassia Paiva - Integrante.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    3. 2017-Atual. Do google à sala de aula: os benefícios nos processos de ensino e de aprendizagem para professores e alunos
      Descrição: O Google disponibiliza muitos recursos gratuitamente para uso na educação. Preparar o professor ou professora a utilizá-los, bem como permite os jovens a estudarem utilizando os recursos tecnológicos, possibilitando ao docente uma leitura individual de como o aluno apreendeu seus saberes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    4. 2015-Atual. CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA:DAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR À SALA DE AULA:
      Descrição: projeto de pos doutoramento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (80) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador / Oscar João Abdounour - Integrante.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    5. 2014-2015. DAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR À SALA DE AULA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
      Descrição: Projeto de pos doutoramento.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador / Maria do Carmo Santos Domite - Integrante.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    6. 2014-Atual. DA ARTE À MATEMÁTICA: ARQUITETANDO NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
      Descrição: As relações entre a matemática e a arte são abordadas neste projeto que se dedica a formar formadores em matemática para a educação básica, os quasi sejam compromissados com a educação completa do ser humano. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    7. 2012-Atual. Fazendo arte na matemática: das práticas pedagógicas aos saberes matemáticos
      Descrição: Trabalho realizado com futuros professores para auxiliar na formações de novos olhares dialógicos e culturais para uma autonomia de pensamento do educando, verificando as possibilidades de uso da arte para tanto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (21) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    8. 2011-2012. Arquitetando o ser Ser Humano por meio de uma aprendizagem consciente dos saberes
      Descrição: Uma das grandes questões da humanidade é se poderemos viver juntos em harmonia, respeitando uns aos outros e ao meio ambiente. Tal questão é abordada por vários filósofos, entre eles Alain Touraine (1999,p.112), o qual tece uma discussão a esse respeito pensando se ?poderemos viver juntos ou, ao contrário, nos deixaremos fechar nas nossas diferenças ou nos rebaixar a categoria de consumidores passivos da cultura de massa produzida por uma economia globalizada??. Com base em questionamentos como esses, torna-se urgente uma posição dos educadores. Educar para a paz é uma questão que vem sendo proposta e discutida por teóricos como Bateson, D?Ambrosio entre outros. Como eles, acredito o quanto a educação tem um papel fundamental e especial nessa busca. Esse desafio, se não for o mais importante enfrentado pela humanidade, com certeza será alvo de preocupação de todos ao longo dos próximos anos. Sendo assim, estarei aberta ao estudo de novas propostas de aprendizagem dos conhecimentos matemáticos, as quais visam uma melhor formação do ser humano. A matemática tem o poder de exclusão como o de inclusão. Esta ciência presente entre todas as demais, faz variadas pontes, que permitem com isso novas abordagens metodológicas a fim de não só evitar a evasão da sala de aula como de tornar o estudo uma atividade motivante, fazendo com que os alunos apreciem e sejam curiosos frente ao conhecimento novo apresentado. Além disso, a aprendizagem não deveria estar restrita à escola, pois há muita informação acessível às crianças de outras maneiras, seja a partir do conhecimento de um parente mais velho, ou por outros veículos como: internet, revistas, jornais, livros, passando também pela televisão. Aprender deveria ser um projeto de vida para qualquer pessoa, independente do ambiente escolar e da idade. Durante a nossa formação profissional, não importando a área escolhida, estamos em constante busca de atualização. Analogamente, acredito que as relações entre Arte e Ciências precisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    9. 2010-2011. Engenharia fazendo Arte: o olhar de Leonardo Da Vinci em ação
      Descrição: OBJETIVOS ? Investigar, discutir e analisar a teia de relações entre a arte e a matemática por meio da análise da obra de Leonardo Da Vinci; ? Investigar, discutir e analisar o potencial do uso da arte no ensino de matemática, particularmente, procurando um reencantamento desta área e de seu ensino; ? Situar este estudo no âmbito da arte como uma tentativa de ensejar uma aprendizagem mais compreensiva, por parte do educando, enquanto sujeito principal deste processo; ? Produzir e utilizar conhecimentos na área de Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade destinada à aprendizagem e ao ensino da matemática; ? Promover o desenvolvimento da necessidade de se auto-avaliar no sentido de entender como se dá o próprio processo de aquisição de conhecimento; ? Concretizar um espaço de aprendizagem e pesquisa colaborativa promovendo um espaço teórico-prático de pesquisa que permita o desenvolvimento da reflexão, imaginação e criatividade em situações que envolvam a Educação Matemática; ? Construir um acervo de recursos didático-tecnológicos, tais como: pranchas de desenho, textos, materiais manuseáveis, cartazes, modelos e maquetes de máquinas e de outros estudos das ciências entre outros, desenvolvidos como modos de aprendizagem. ? Divulgar os trabalhos realizados e os resultados alcançados por meio da produção de artigos científicos. METAS ? Construir um acervo de modelos teórico-práticos no ambiente colaborativo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de um conjunto de dez pranchas de inventos ou conhecimentos científicos elaborados por Leonardo Da Vinci (ou quantas forem necessárias para cada aluno), estudando todas as relações de saberes contidos neles para serem utilizados na educação básica ou superior; ? Divulgar os trabalhos realizados e os resultados alcançados por meio da produção de três artigos científicos.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Claudia Georgia Sabba - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Claudia Georgia Sabba.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Professora Homenageada turma pedagogia 2022, UNINOVE.. 2023.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    2. Professora Homenageada Pananinfa da turma 2017/2, UNINOVE.. 2018.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    3. Professora Homenageada Paraninfa turma 2017/1, UNINOVE.. 2017.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    4. Professor Homenageado turma de formandos de matemática 2014/1, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2014.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    5. Professor Homenageado turma de formandos de matemática 2014/2, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2014.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    6. Prêmio Professor 10, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2013.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    7. Professora Homenageada turma de formandos 2013/1, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2013.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    8. Professora Homenageada turma de formandos 2013/2, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.. 2013.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.
    9. Prêmio Professor 10, Universidade Nove de Julho.. 2011.
      Membro: Claudia Georgia Sabba.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. XII CONLAB- Congresso Luso Afro Brasileiro e Iº Congresso da Associação de Ciências Sociais e Humanas em Lingua Portuguesa. DA ETNOMATEMÁTICA À MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O GRUPO ÉTNICO HERERO OU HELELO DO SUL DE ANGOLA (Mucubais, Himbas). 2015. (Congresso).
    2. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Fazendo arte na Matemática. 2015. (Congresso).
    3. 11º Encontro em Educação da Região Sudeste.CADERNOS DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DA ARTE. 2014. (Encontro).
    4. 11º Encontro em Educação da Região Sudeste.DESENVOLVER-SE NO BARRO: UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DA ARTE. 2014. (Encontro).
    5. 11º Encontro em Educação da Região Sudeste.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SOFTWARES EDUCACIONAIS DE BIOLOGIA. 2014. (Encontro).
    6. 5ª Conferencia Internacional em Etnomatemática. DA ETNOMATEMÁTICA À MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O GRUPO ÉTNICO HERERO OU HELELO DO SUL DE ANGOLA (Mucubais, Himbas). 2014. (Congresso).
    7. I Congresso Internacional de Praticas Pedagógicas da Educação Básica. o Jogo Ao Saber: Novos Modos De Aprender Fração. 2014. (Congresso).
    8. I Congresso Internacional de Praticas Pedagógicas da Educação Básica. Uma Análise Das Questões De Física Do Enem. 2014. (Congresso).
    9. III SINGEP e II S2IS - 2014.Parecer AD HOC. 2014. (Seminário).
    10. IV Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado ?La formación del profesorado en el marco de las políticas educativas de inclusión y de democratización. Problemas, prácticas y Desafíos?. ?A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA NO TAMANHO DO MUNDO: AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. 2014. (Congresso).
    11. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.DESAFIOS NA PÓS-GRADUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: MATEMÁTICA E AS tradicões. 2014. (Encontro).
    12. II SINGEP e I S2IS - 2013.da matemática à horta mandala: Oficina para a agricultura familiar. 2013. (Simpósio).
    13. IX Coloquio de pesquisa sobre instituições escolares. Coordenação de mesa para Apresentação de Pôsteres. 2013. (Congresso).
    14. VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Do livro à nuvem: um outro olhar na formação de professores. 2013. (Congresso).
    15. X Encontro de Iniciação Científica e o VII Seminário Nacional de Pesquisa,.Reflexão e apontamentos da iintegração entre pesquisa/intervenção. 2013. (Seminário).
    16. ICMI 11- International Congress on Mathematical Education. Perspectives and challenges of the indigenous teacher education: the teacher educator external to the culture of the ?other? in the center of attentions. 2008. (Congresso).
    17. VI JORAP- JORANDA DE REFLEXÃO ACADÊMICO - PROFISSIONAL.A EDUCAÇÃO E LEONARDO DA VINCI. 2008. (Seminário).
    18. I Congresso Nacional de Educação Superior Indígena: autonomia e protagonismo indígena.Perspectivas e desafios da relação formador não indígena e professor indígena. FORMAÇÃO INTERCULTURAL SUPERIOR DO PROFESSOR INDÍGENA DO ESTADO DE SÃO PAULO: A FORMAÇÃO EM SI. 2007. (Congresso).
    19. II Seminário: Povos Indigenas e Sustentabilidade, Saberes e Práticas Interculturais na Universidade indígenas. 2007.Educação Indígena. 2007. (Seminário).
    20. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. www.ulbra.br/ciem2007/convidados.htm. 2007. (Congresso).
    21. V CIBEM. O olhar humanístico-matemático de Leonardo da Vinci. 2005. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (37)
    1. SABBA, C. G.; DUARTE,Aparecida Rodrigues Silva ; Domingues, A. S. ; Moraes, B. C.. Oficinas Pedagógicas: "Matemática e Natureza: Diálogo com a Etnomatemática. 2021. Outro
    2. SABBA, C. G.. 21º Encontro Aberto do GPEEM- Fazendo arte na matemática. 2018. (Outro).. . 0.
    3. SABBA, C. G.. 19ª Encontro Aberto do GPEEM:Fazendo arte na matemática: Origami Arquitetônico. 2017. (Outro).. . 0.
    4. SABBA, C. G.. 20º Encontro Aberto do GPEEM- Fazendo arte na matemática. 2017. (Outro).. . 0.
    5. SABBA, C. G.. 17˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2016. (Outro).. . 0.
    6. SABBA, C. G.. 18˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2016. (Outro).. . 0.
    7. SABBA, C. G.; DOMITE, Maria Do Carmo Santos. 9˚ Encontro aberto do Grupo de Pesquisa e estudos em Educação Matemática. 2015. Outro
    8. SABBA, C. G.. V encontro de pesquisa discente UNINOVE e I encontro de pesquisa em educação, relações étnico-raciais e culturas - Escola cidadã. 2015. (Congresso).. . 0.
    9. SABBA, C. G.. 10˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    10. SABBA, C. G.. 11˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    11. SABBA, C. G.. 12˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    12. SABBA, C. G.; SILVEIRA, A. X COLÓQUIO DE PESQUISA SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2015. Congresso
    13. SABBA, C. G.. 13˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    14. SABBA, C. G.. 14˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    15. SABBA, C. G.. 15˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    16. SABBA, C. G.. 16˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2015. (Outro).. . 0.
    17. SABBA, C. G.; SILVEIRA, A. I CIPPEB Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas para Educação Básica. 2014. Congresso
    18. SABBA, C. G.; DAMBROSIO, U. ; Vieira, N. M. C.. 7˚ Encontro aberto do Grupo de Pesquisa e estudos em Educação Matemática. 2014. Outro
    19. SABBA, C. G.; DOMITE, Maria Do Carmo Santos. 8˚ Encontro aberto do Grupo de Pesquisa e estudos em Educação Matemática. 2014. Outro
    20. SABBA, C. G.; MENDONÇA, Maria Do Carmo Domite. 4˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2013. Outro
    21. SABBA, C. G.; Bauer, Carlos ; SILVEIRA, A ; Romão, J. E. ; Mafra, J.. IX Coloquio de Pesquisa sobre instituições escolares. 2013. Congresso
    22. SABBA, C. G.; Mafra, J. ; Romão, J. E. ; Albano, A ; Severino, F. E. ; Bauer, Carlos. IV SEMINARIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ?Paulo Freire e a Educação Superior? TEORIAS E POLÍTICAS. 2013. Congresso
    23. SABBA, C. G.. 6˚ Encontro aberto do Grupo de Pesquisa e estudos em Educação Matemática. 2013. (Outro).. . 0.
    24. SABBA, C. G.; MACHADO, Nílson José. 5˚ Encontro Aberto do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Matemática. 2013. Outro
    25. SABBA, C. G.; DAMBROSIO, U.. 2˚ Encontro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática. 2012. Congresso
    26. SABBA, C. G.; DAMBROSIO, U.. 40 anos de UNINOVE: a importância da pesquisa na educação. 2012. Outro
    27. SABBA, C. G.; BASSANEZI, R. ; CORCOLL, C.. 40 anos de UNINOVE: o olhar da modelagem matemática na formação de professores. 2012. Outro
    28. SABBA, C. G.; DOMITE, Maria Do Carmo Santos. 3˚ ENCONTRO ABERTO DO GRUPO DE PESQUISA E ESTUDO EM EDUCAÇÃO MATEMATICA. 2012. Outro
    29. SABBA, C. G.. 3ª Semana da Maemática na UNINOVE. 2011. (Outro).. . 0.
    30. SABBA, C. G.. I ENCONTRO ABERTO DO GRUPO DE PESQUISA E ESTUDO EM EDUCAÇÃO MATEMATICA. 2011. (Outro).. . 0.
    31. DAMBROSIO, U. ; DOMITE, Maria Do Carmo Santos ; FERREIRA, ROGÉRIO ; SABBA, C. G.. Dez anos de GEPEm: uma trajetória em reflexão. 2009. Congresso
    32. DOMITE, Maria Do Carmo Santos ; SABBA, C. G.. I Congresso Nacional de Educação Superior Indígena: autonomia e protagonismo indígena.Perspectivas e desafios da relação formador não indígena e professor indígena. 2007. Congresso
    33. DOMITE, Maria Do Carmo Santos ; SABBA, C. G.. I CONFERENCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INDÍGENA. 2006. Outro
    34. SABBA, C. G.. IX ENCONTRO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2005. (Congresso).. . 0.
    35. SABBA, C. G.. A ESCOLA INDÍGENA DIRIGIDA PELOS INDÍGENAS. 2002. (Outro).. . 0.
    36. SABBA, C. G.. COMISSÃO ORGANIZADORA. 2000. (Congresso).. . 0.
    37. SABBA, C. G.; MENDONÇA, Maria Do Carmo Domite. I CIBEm- 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA. 2000. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 08/08/2024 12:42:22