Comissão de Pesquisa e Inovação do IME-USP - Pós-Doutorado concluído

João Paulo Attie

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação - FEUSP (2013 - Conceito 6), Pós-Doutor em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística IME USP (2021), é Licenciado em Matemática pelo IME USP (1993) e Mestre em Educação pela FEUSP (2001). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Professor Permanente dos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Líder do Grupo de Pesquisa Argumentação, Inclusão e Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, Processos de Argumentação no Ensino de Matemática e Materiais Didáticos para o Ensino de Matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8419975016441638 (13/09/2023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Matemática. Av Mal. Rondon s/n Jardim Rosa Elze 49000000 - São Cristóvão, SE - Brasil Telefone: (79) 31946706 URL da Homepage: http://www.dma.ufs.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Portal de Livros Didáticos de Matemática, do PNLD, para o Ensino Básico
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador.
      Membro: João Paulo Attie.
    2. 2019-Atual. Processos de Argumentação em conteúdos do Ensino de Matemática
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador.
      Membro: João Paulo Attie.
    3. 2019-Atual. Influência de atividades não tradicionais na aprendizagem de Matemática e Física.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador.
      Membro: João Paulo Attie.
    4. 2018-Atual. Argumentação em Livros Didáticos para o Ensino de Matemática
      Descrição: Em termos gerais, podemos dizer que, com este projeto, pretendemos produzir reflexões sobre usos da argumentação no ensino da matemática, a partir da análise de Livros Didáticos do Ensino Fundamental, investigando a mediação da argumentação na elaboração e apresentação dos conteúdos. Ainda intentamos, a partir disso, elaborar atividades didáticas não tradicionais em que, ou o papel da argumentação seja determinante, ou que incentivem a sua utilização. Um outro objetivo é o de produzir material que possa servir de referência aos profissionais da educação com vistas a fundamentar, a partir da utilização da história da matemática e de materiais didáticos, os argumentos lógicos no ensino das áreas. Em termos mais específicos, podemos listar os objetivos do projeto como sendo: 1- procurar aprofundar a compreensão sobre como podem ser conceituados e classificados os modos de argumentação. 2- identificar quais desses modos podem permitir a efetiva compreensão dos procedimentos adotados no ensino da trigonometria. 3- depois de efetuada uma classificação dos modos de argumentação, buscar indícios dos vários modos na formação inicial, em livros didáticos de matemática e ainda nas interações entre professor e aluno. 4- produzir atividades que possam mostrar como as várias metodologias podem auxiliar um processo de ensino da trigonometria que permita a compreensão dos processos e dos procedimentos e não somente dos últimos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador.
      Membro: João Paulo Attie.
    5. 2017-Atual. Desenvolvimento de Atividades Inclusivas para o Ensino de Matemática no ambiente Scratch.
      Descrição: A partir de inquietações surgidas em relação ao processo de ensino e aprendizagem de matemática, em âmbito local, várias ações tem sido realizadas. Em uma dessas ações, integrantes do PIBID de Matemática (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), programa financiado pela CAPES, desenvolvem e elaboram atividades não tradicionais para o ensino (SANTOS et al, 2013; OLIVEIRA & CAMARGO, 2015; CAMARGO et al, 2015). Atualmente, o grupo contabiliza mais de 120 atividades já desenvolvidas. Em todos os casos, o enfoque perseguido no desenvolvimento das atividades é o da argumentação justificativa dos conceitos e procedimentos (SALES, 2012; FRAGA et al, 2015; SILVA et al, 2015). Outro ponto que merece destaque na atuação do PIBID é a busca pela adaptação das atividades com vistas à Inclusão de pessoas com deficiência no processo de ensino e aprendizagem. O grupo de acessibilidade tem feito progressos nessa adaptação, sempre respeitando e readaptando protocolos para atividades para deficiência visual ou deficiência auditiva (CAMARGO et al, 2016; OLIVEIRA & CAMARGO, 2015).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador / Juliene Santos Oliveira - Integrante / Erica Daiane Ferreira Camargo - Integrante / edilayne menezes salgueiro - Integrante.
      Membro: João Paulo Attie.
    6. 2016-2017. Acessibilidade de Materiais Didáticos para o Ensino de Matemática
      Descrição: A discussão sobre inclusão nas escolas é uma realidade no debate educacional contemporâneo. Apesar disso, incluir efetivamente alunos com alguma deficiência ainda é um processo bastante limitado, pois necessita, além da dedicação, também do comprometimento - muito além do discurso - do professor, da escola e da própria sociedade. O termo inclusão é "a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro". (Mantoan, 2005). Neste projeto, trataremos da análise, adaptação, elaboração e aplicação de atividades (para o ensino de matemática), não tradicionais, para deficientes visuais e/ou auditivos. Os questionamentos que levaram à nossa inserção nesse assunto foram motivados a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ? PIBID, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe, UFS, programa do Ministério da Educação, amparado financeiramente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador / Juliene Santos Oliveira - Integrante / Erica Daiane Ferreira Camargo - Integrante.
      Membro: João Paulo Attie.
    7. 2014-2015. Representações Sociais da Matemática entre Estudantes de Pedagogia
      Descrição: Conforme Moscovici, que propôs o conceito de representações sociais em 1961, as mesmas estão relacionadas a um conjunto de imagens, crenças, símbolos, mentalidades, atitudes, opiniões e modelos veiculados numa sociedade para caracterizar pessoas, situações e objetos. De acordo com Jodelet (2001), as representações sociais norteiam coletivamente nossa maneira de definir, interpretar, nomear e tomar decisões frente aos diferentes aspectos de nossa vida. A representação que socialmente se faz do conhecimento matemático (e de quem faz uso e aprecia esse conhecimento) não é das mais louváveis. Entre as várias dimensões possíveis em relação às representações sociais da matemática, destacamos a dimensão afetiva, pois aparecem em vários trabalhos os sentimentos de gostar e não gostar de matemática, apresentando uma inequívoca maioria manifestando antipatia, incompatibilidade e desagradado pela matéria (OLIVEIRA, 2002, p.3; RAMOS, 2004, p.81; UTSUMI, 2008, p.10). Considerando a influência que essas representações exercem nas interações entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas séries iniciais, buscamos na literatura alguns aspectos das representações sociais especificamente em relação a matemática e aos professores de matemática. Neste projeto, entendemos que um dado a se considerar é que parte da responsabilidade por essa marca é atribuída ao tratamento dado à matemática nas séries iniciais. Em estudos já publicados (HELIODORO, 2002), (UTSUMI, 2008) e (SILVA, 2004), sempre que a Matemática é mencionada pelos sujeitos das pesquisas, aparecem más recordações, dificuldades e rejeição pela matéria. Ao juntar os apontamentos é notável que, de acordo com esses discursos, vai surgindo e se perpetuando um círculo vicioso em que, os estudantes de pedagogia escolhem o curso por não se sentirem confortáveis com a matemática e, depois, profissionalmente, fazem parte do processo de estímulo ao aparecimento de atitudes negativas acerca da matemática em seus alunos. Nesse panorama, como uma das influências mais importantes nas escolhas profissionais aparece como a que os professores exerceram (PISCARRETA, 2001, p.1-2; UTSUMI, 2008, p.15), consideramos relevante identificar, entre os estudantes de pedagogia da UFS, futuros professores das séries iniciais, quais seriam suas representações acerca da matemática e de seus professores de matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador / Letícia Balbino Santos - Integrante.
      Membro: João Paulo Attie.
    8. 2013-Atual. Argumentação no Processo de Ensino de Matemática
      Descrição: O conceito de argumentação pode ser melhor delineado, em vista das análises de alguns autores. (MONTEIRO & SANTOS, 2013), (SALES, 2011) e (DUVAL, 1993), que, por exemplo, se referem às diferenças existentes entre os conceitos de explicação e justificação. A partir da perspectiva de Balacheff (1988), enquanto a explicação supõe um discurso com o objetivo de tornar inteligível uma proposição ou um resultado, o termo justificativa compreende uma exposição das razões que os legitimam. Nesse contexto, chegamos, a partir de (CARMO & CARVALHO, 2012), (TOULMIM, 2006) e, principalmente, (SALES, 2011), aos conceitos de ?argumentação explicativa? e ?argumentação justificativa?. Em termos gerais, podemos dizer que, enquanto a argumentação explicativa é utilizada com a finalidade de apenas esclarecer, a argumentação justificativa tem o objetivo não somente de elucidar, mas de convencer. Na prática da sala de aula, a argumentação explicativa aponta o algoritmo de resolução enquanto a argumentação justificativa aponta, além disso, o processo que levou àquele método. Nossa hipótese é a de que, no processo de ensino de matemática, o modo de argumentação mais utilizado é o primeiro. Em termos mais específicos, os objetivos do projeto são: 1- procurar compreender como podem ser conceituados e classificados os modos de argumentação. 2- identificar quais desses modos podem permitir a compreensão relacional (SKEMP, 1980) 3- depois de efetuada uma classificação dos modos de argumentação, buscar indícios dos vários modos na formação inicial, em livros didáticos de matemática e ainda nas interações entre professor e aluno. 4- produzir atividades que possam mostrar como as várias metodologias podem auxiliar um processo de ensino de matemática que permita a compreensão relacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador / Georgiane Amorim Silva - Integrante / Deni da Silva Souza - Integrante / Juliene Santos Oliveira - Integrante / Erica Daiane Ferreira Camargo - Integrante / Leane Oliveira de Carvalho - Integrante / Thamires Ferreira dos Santos - Integrante / Tamara Melo Santos - Integrante / Elvis Santos da Cruz - Integrante. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: João Paulo Attie.
    9. 2009-Atual. Relações de Poder no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática
      Descrição: A partir dos fundamentos de Michel Foucault a respeito do Poder e das Relações de Poder, pretendemos investigar essas relações nas aulas de Matemática e discutir algumas de suas implicações no processo de Ensino e Aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador / MOURA, Manoel Oriosvaldo de - Integrante.
      Membro: João Paulo Attie.
    10. 2008-2010. Estudo da Problemática da Educação nas Comunidades Quilombolas do Sul da Bahia
      Descrição: A proposta desta pesquisa é a realização de um mapeamento do acesso à educação formal das populações quilombolas no sul da Bahia e verificação das condições de implementação de políticas públicas de educação básica nessas comunidades, além do mapeamento das práticas culturais (especialmente a matemática) envolvidas no processo de socialização infantil. A metodologia utilizada será quali-quantitativa com a realização de entrevistas, histórias de vida e observações com registros em diário de campo. Além disso, utilizaremos os dados das secretarias municipais e estadual de educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: João Paulo Attie - Integrante / Elis Cristina Fiamengue - Coordenador / Eliene Barbosa Lima - Integrante / Jeanes Martins Larchert - Integrante / Thereza Raquel Tonini - Integrante / Carlos José de Almeida Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: João Paulo Attie.
    11. 2008-2010. Estudo das Relações em Sala de Aula com a Presença de Ambientes Computacionais de Aprendizagem
      Descrição: Através da interação com professores da rede de ensino fundamental e médio da região, pretendemos: Analisar e compreender melhor as modificações nas relações em sala de aula com a utilização de computadores; Auxiliar a formação de professores-multiplicadores para a melhor implantação da informática no ensino da matemática; Promover o acesso à softwares educacionais (livres) que possam ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem de matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: João Paulo Attie - Integrante / Afonso Henriques - Coordenador / Elisângela Silva Farias - Integrante / Eduardo da Silva Palmeira - Integrante / Larissa Pinca Sarro Gomes - Integrante / Maria Margarete Farias - Integrante / Flaviana dos Santos Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: João Paulo Attie.
    12. 2004-2006. Diagnóstico e Análise de Erros em Matemática
      Descrição: O projeto pretende investigar os erros cometidos pelos alunos de ensino fundamental nas questões de aritmética básica na VI Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia. A partir da investigação, classificação e análise dos erros, pretende-se propor oficinas para as escolas envolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: João Paulo Attie - Coordenador / Tatiane Sales de Jesus Soares - Integrante / Rafael Neves Almeida - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: João Paulo Attie.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (35)
      1. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Atividades com Geoplano. 2010. (Encontro).
      2. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Fatoração com Material Manipulável no Programa PIBID. 2010. (Encontro).
      3. X Encontro Nacional de Educação Matemática.A Experiência PIBID. 2010. (Encontro).
      4. XV Endipe.Jogos, Educação Matemática e Formação de Professores. 2010. (Encontro).
      5. História da Profissão Docente em Sergipe. 2009. (Outra).
      6. II Semana da Matemática da UFS.Relações em Sala de Aula. 2009. (Encontro).
      7. II Semana da Matemática da UFS.Lógica Matemática no Cotidiano. 2009. (Encontro).
      8. IV Semana da Graduação.Apresentação do Programa PIBID. 2009. (Simpósio).
      9. 2ª Semana de Matemática e Física da UFRB.A Formação do Professor de Física e Matemática e o Ensino nessas Áreas. 2008. (Encontro).
      10. 2º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Relações em Sala de Aula de Matemática. 2008. (Simpósio).
      11. II Forum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2008. (Encontro).
      12. VII Semana da Matemática da UESC. 2008. (Encontro).
      13. IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Jogos Matemáticos da África e a Importância da Diversidade da Cultura. 2007. (Simpósio).
      14. IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Lógica Matemática e Lógica Jurídica - Relações para a Sala de Aula. 2007. (Encontro).
      15. IX Encontro Nacional de Educação Matemática.A Utilização do Multiplano em Sala de Aula. 2007. (Encontro).
      16. IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Jogos em Sala de Aula - O Lúdico Africano. 2007. (Encontro).
      17. VI Semana da Matemática da UESC.A Matemática no Jogo de Búzios. 2007. (Encontro).
      18. I Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2006. (Encontro).
      19. II Ciclo de Palestras do GPEMEC. 2006. (Outra).
      20. II Semana da Matemática da UESB - Vitória da Conquista.A Matemática que Queremos. 2006. (Encontro).
      21. II Semana de Matemática da UESB - Jequié.A Matemática e as Relações em Sala de Aula. 2006. (Encontro).
      22. XI Encontro Baiano de Educação Matemática.O Uso da Tecnologia Computacional e a Formação do Professor de Matemática no Novo Milênio. 2005. (Encontro).
      23. XI Encontro Baiano de Educação Matemática.Lógica Matemática no Cotidiano. 2005. (Encontro).
      24. XI Encontro Baiano de Educação Matemática.Resolução de Problemas e Investigação Matemática. 2005. (Encontro).
      25. III Encontro de Matemática da UESC.Operações Aritméticas na História. 2004. (Encontro).
      26. III Encontro de Matemática da UESC.Prós e Contras do Uso de Jogos no Ensino. 2004. (Encontro).
      27. III Encontro de Matemática da UESC.Interdisciplinaridade: o Papel da Matemática. 2004. (Encontro).
      28. III Encontro de Matemática da UESC.Motivação em Matemática. 2004. (Encontro).
      29. I Semana de Matemática da UESB - Jequié.Matemática e Cidadania. 2004. (Encontro).
      30. II Semana de Matemática da UESC.A Importância da Pesquisa na Formação do Profissional de Matemática. 2003. (Encontro).
      31. II SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática.Novos Recursos Tecnológicos na Educação e a Resistência a Mudanças. 2003. (Seminário).
      32. II WEIBASE - II Workshop de Educação em Computação e Informática Bahia-Sergipe.Novos Recursos Tecnológicos na Educação e Resistência a Mudanças. 2003. (Encontro).
      33. I Semana de Matemática da UNEB - Teixeira de Freitas.Lógica Clássica. 2003. (Encontro).
      34. I Semana de Matemática da UNEB - Teixeira de Freitas.A Formação do Professor de Matemática. 2003. (Encontro).
      35. I Semana da Matemática da UESC.Lógica - Aplicações e Conexões. 2002. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. PAULA, F.G. ; SARTORI, K.K. ; ATTIE, J. P.. VII Semana de Matemática da UESC. 2008. Congresso
      2. FARIAS, E. S. ; HENRIQUES, A. ; ATTIE, J. P.. VI Semana de Matemática da UESC. 2007. Congresso
      3. GOMES, L. P. S. ; ATTIE, J. P. ; FUNATO, R. L. ; FARIAS, E. S. ; PALMEIRA, E. S. ; PAULA, F.G. ; CORREIA, S.A.A.. V Semana de Matemática da UESC. 2006. Congresso
      4. ATTIE, J. P.; ROCHA, A. M. ; SARTINI, B.A. ; SALLES, L.L. ; SILVA, G. G.. IV Semana de Matemática da UESC. 2005. Congresso
      5. SANTANA, E. R. ; PEIXOTO, J.L. ; CHAGAS, J.C. ; ATTIE, J. P. ; ROCHA, A. M. ; Bortolossi, H.J.. III Encontro de Matemática da UESC. 2004. Congresso
      6. NAGAMINE, A. ; SANTANA, E. R. ; CAZORLA, I. M. ; ATTIE, J. P. ; CHAGAS, J.C.. II Semana da Matemática da UESC. 2003. Congresso
      7. NAGAMINE, A. ; Bortolossi, H.J. ; CAZORLA, I. M. ; ATTIE, J. P.. I Semana da Matemática da UESC. 2002. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
      Data de processamento: 08/08/2024 12:42:22