Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Yorah Bosse

Sou doutora em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo - USP (2020), onde pesquisei sobre antipadrões de dificuldades relacionadas ao aprendizado de programação. Tenho mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000) e bacharelado em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (1996). Sou professora no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Ponta Porã - UFMS_CPPP. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Algoritmos e Estruturas de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de dados, algoritmos, programação, software educacional, sistemas colaborativos e jogos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2225634048955216 (01/09/2023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho de Ensino de Graduação da UFMS, Campus Ponta Porã. Rua Itiberé Vieira Residencial Júlia de Oliveria Cardinal 79907414 - Ponta Porã, MS - Brasil Telefone: (67) 34371709 URL da Homepage: http://cppp.sites.ufms.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2021-2022. Ensino Híbrido: Como produzir uma Videoaula?
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Yorah Bosse - Coordenador / YGOR TAKASHI NISHI - Integrante / GABRIEL SILVERSON GOMES - Integrante / JEFFERSON DE OLIVEIRA SILVA - Integrante.
      Membro: Yorah Bosse.
    2. 2021-2022. Desenvolvimento de Atividades para Aprimorar a Habilidade de Percepção de Equívocos pelos Aprendizes de Programação
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Yorah Bosse - Coordenador / Leonardo Souza Silva - Integrante / YGOR TAKASHI NISHI - Integrante / GABRIEL SILVERSON GOMES - Integrante.
      Membro: Yorah Bosse.
    3. 2021-Atual. Mitigar Padrões de Dificuldades no Aprendizado de Programação
      Descrição: Aprender a programar é uma tarefa árdua. Muitos erros são cometidos durante o desenvolvimento de código e aprender com esses erros pode ajudar a evitá-los. Apesar da quantidade considerável de pesquisas sobre esse tema, os professores têm pouco suporte para entender e trabalhar as dificuldades com seus alunos. Perante esse cenário, o principal objetivo deste projeto é criar um meio de usar os equívocos cometidos pelos aprendizes para ensinar outros, complementando o aprendizado de programação. A pesquisa será realizada em três fases: primeiramente, na fase 1, buscaremos completar os três catálogos de antipadrões levantados no trabalho de tese da coordenadora deste projeto, através de análises complementares aos códigos já colhidos na ocasião. Os catálogos foram criados através de 139 equívocos cometidos utilizando as linguagens C e Python. Os equívocos que eram recorrentes foram considerados antipadrões (soluções comuns, porém com consequências negativas) e agrupados em catálogos. No total, foram criados 3 catálogos: um com antipadrões encontrados nos códigos desenvolvidos em C (21 equívocos), outro em Python (11 equívocos) e o último com a intersecção dos dois, totalizando 9 antipadrões encontrados tanto em C como em Python. Conhecer esses antipadrões utilizados pelos aprendizes de programação pode ser útil para auxiliar instrutores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de programação. Espera-se que com a divulgação dos antipadrões, bem como de um material de apoio ao ensino-aprendizagem, poderá ajudar a diminuir a frequência desses equívocos cometidos pelos aprendizes durante o aprendizado de programação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Yorah Bosse - Coordenador.
      Membro: Yorah Bosse.
    4. 2014-2015. SISTEMA COLABORATIVO DE APOIO A APRENDIZAGEM DE ESTRUTURAS DE DADOS
      Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um Sistema Colaborativo de Apoio a Aprendizagem de Estruturas de Dados. Com a construção do sistema proposto, espera-se, que educadores o utilizem para auxiliar na transmissão do conteúdo em salas de aula e laboratórios e que ajude estudantes na absorção dos conceitos adquiridos. Espera-se que a visualização da manipulação dos espaços da memória do computador facilite a compreensão da lógica envolvida na estrutura de dados utilizada.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Yorah Bosse - Coordenador / David Fernando Ramos - Integrante / Leonardo Souza Silva - Integrante.
      Membro: Yorah Bosse.
    5. 2005-2007. Software de apoio ao aprendizado de estruturas de dados
      Descrição: Desenvolver um software para WEB de apoio ao ensino-aprendizado da lista duplamente encadeada com alocação dinâmica e estática da memória principal do computador.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Yorah Bosse - Coordenador / Edirley Folli Laporti - Integrante.
      Membro: Yorah Bosse.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (18)
      1. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. 2023. (Simpósio).
      2. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. 2022. (Simpósio).
      3. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. 2021. (Simpósio).
      4. XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2021. (Congresso).
      5. XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2020. (Simpósio).
      6. XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2020. (Congresso).
      7. ITiCSE 2019, the 24th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. Pedagogical Content for Professors of Introductory Programming Courses. 2019. (Congresso).
      8. The 49th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference. Connections and Influences Among Topics of Learning How to Program. 2019. (Congresso).
      9. 14th International Doctoral Symposium on Empirical Software Engeneering.Why is programming so difficult to learn? Patterns os difficulties related to programming learning. 2016. (Simpósio).
      10. ESEM - Empirical Software Engineering and Measurement. 2016. (Congresso).
      11. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. As Disciplinas de Introdução à Programação na USP: um Estudo Prelimina. 2015. (Congresso).
      12. XXXV CSBC e XXIII WEI. Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar. 2015. (Congresso).
      13. Simpósio de Integração Acadêmica.Sistema visual computadorizado de apoio ao ensino aprendizagem de estruturas de dados - listas dinâmica lineares. 2013. (Simpósio).
      14. 2ª Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação (AAE-209/2011). 2010. (Outra).
      15. Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. 2004. (Congresso).
      16. II Semana Acadêmica do Curso de Ciência de Computação e Workshop de Iniciação Científica e I Olimpíada Regional de Algoritmos.Organização da 1ª Olimpíada Regional de Algoritmos e ministrou Minicurso de HTML. 2002. (Outra).
      17. I Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação e Workshop de Iniciação Científica.I SEACOMP. 2001. (Outra).
      18. Qualidade de Cursos de Graduação da área de Computação e Informática. 2000. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. BOSSE, Y.. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. 2023. (Congresso).. . 0.
      2. BOSSE, Y.. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. 2022. (Congresso).. . 0.
      3. NALDI, Murilo C. ; BOSSE, Y. ; REIS, Rachel C. D. ; RIBEIRO, Thiago P.. 3a SACSIS - Semana Acadêmica do Curso de Sistema de Informação (ATO 165/2011/CRP). 2011. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
      Data de processamento: 12/02/2025 20:44:31