Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Ana Lucia Lima Marreiros Maia

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999) e Mestre e Doutora em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2003 e 2023 respectivamente). Atuou como professoa na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, como professora concursada desde 2011. Atua nas áreas de: Processamento de Imagens, Aprendizagem de Máquina, Recuperação de Informações, Informática na Educação, Otimização (principalmente Algoritmos Primal-duais); Linguagens de Programação e Compiladores e Linguagens Formais e Autômatos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3137362403625766 (26/02/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Feira de Santana, DEXA. Av. Transnordestina, s/n Novo Horizonte 44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil Telefone: (75) 32248086 URL da Homepage: http://www.uefs.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2023-Atual. Computação aplicada ao processo educacional formal e não formal
      Descrição: A sociedade tem criado e aperfeiçoado instrumentos e formas de aprender, compartilhar, trocar informações, antes pela oralidade, depois através de registros, desenhos e escritos, até chegar aos sistemas computacionais.As Tecnologias da Informação e Comunicaçãotêm proporcionado ao homem criar e ampliar, não só as formas comunicação e de armazenamento de informações, como também perceber a amplitude e a potencialidade educacionais destes meios (CASTELLS, 2009; MASETO e GAETTA, 2018). Considerando a computação uma área meio, que permeia a vida cotidiana de todos os cidadãos, seja em agências bancárias, na sua rotina de escritório, em consultas médicas, é imprescindível que a educação, assim como as outras áreas do conhecimento, se aproxime dos recursos computacionais, utilizando-os como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Não se pode fechar os olhos para o novo estudante que as escolas vêm recebendo, nativos digitais,que são aqueles imersos na navegação na internet, em games, mensagens on-line e que consomem muitas informações digitais (ALVES, 2007; TAVARES e MELO, 2019). É importante aproximá-los, ainda mais, do processo educacional, mostrando-lhes o potencial destas tecnologias digitais na sua formação e os perigos que podem apresentar se usadas de maneira incorreta. Quanto aos professores, há ainda, alguns limitantes para o uso das tecnologias digitais em suas aulas e em suas propostas didático-pedagógicas, que os distanciam, em alguma medida, das mudanças que já adentram o processo de formação educacional (MORAES, GOMES e GOUVEIA, 2015). Entender o cidadão como alguém que precisa estar inserido na sociedade e utilizar a computação como instrumento que possa favorecer esta inclusão é também uma preocupação deste projeto. Esta preocupação nasce com Sena em seus trabalhos de mestrado (2006) e doutorado (2014), quando propõe, respectivamente, a integração da voz a interfaces gráficas dos usuários; e o uso da metodologia Problem Basead Learning (PBL) apoiado por recursos computacionais com pessoas com deficiência visual. Outra vertente também importante e crescente é o desenvolvimento do pensamento computacional desde as fases iniciais do processo educacional, envolvendo crianças e jovens, no sentido de desenvolvimento de habilidades desejáveis e apontadas, inclusive, pelo Ministério da Educação (MEC, 2018), tais como, utilizar de maneira crítica, significativa e reflexiva as TIC, domínio de algoritmos para solução de problemas, abstração, e outras, que impactam em outras disciplinas curriculares, como a matemática, por exemplo. Este projeto almeja, portanto, desenvolver modelos e ferramentas computacionais como meios e instrumentos que possam colaborar tanto no processo de ensino, ajudando os docentes em suas práticas e em seus desafios diários; assim como no processo de aprendizagem, apoiando os estudantes no seu desenvolvimento sócio cognitivo. Também como objetivo associado ao ensino e aprendizagem, destaca-se a inclusão, buscando a compreensão de deficiências, transtornos, déficits e/ou dificuldades de aprendizagem, e formas e tecnologias assistivas, objetos e ambientes de aprendizagens, que minorem as dificuldades enfrentadas cotidianamente por estas pessoas e os auxiliem no seu processo educativo.É importante salientar que essa instrumentalização digital deve estar associada a conscientização do uso saudável, contextualizado e não mecânico dentro do processo educacional, dentro e fora de sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) . Integrantes: Ana Lucia Lima Marreiros Maia - Coordenador / Fabiana Cristina Bertoni - Integrante / Cláudia Pinto Pereira - Integrante.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    2. 2019-Atual. Potencializando métodos de reconhecimento de padrões para identificação de espécies de plantas
      Descrição: Desenvolvimento de modelos eficazes e eficientes para oreconhecimento de espécies de plantas a partir de imagens.3 de. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Lucia Lima Marreiros Maia - Integrante / Rodrigo Tripodi Calumby - Coordenador.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    3. 2012-Atual. Fusão de dados e aprendizado de máquina para recuperação da informação.
      Descrição: Aplicação, comparação, melhoria e proposição de técnicas para recuperação inteligente de dados multimídia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Ana Lucia Lima Marreiros Maia - Integrante / Rodrigo Tripodi Calumby - Coordenador.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    4. 2011-2013. Estudo Comparativo de Abordagens Inteligentes para auxílio ao Diagnóstico de Massas Nodulares em Imagens Mamográficas
      Descrição: Com o objetivo de auxiliar especialistas da área deanálise de imagens mamográficas no diagnóstico de massas nodulares, estetrabalho propõe o desenvolvimento de um sistema para extração de características,seleção de atributos e classificação de nódulos através de mamografias digitalizadasrealizando uma análise comparativa entre as abordagens Neural, Fuzzy eBayesiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Lucia Lima Marreiros Maia - Integrante / Fabiana Cristina Bertoni - Integrante / Matheus Giovanni Pires - Coordenador / Michele Fúlvia Angelo - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    5. 2009-Atual. Algoritmos evolutivos com populações fechadas para o problema de designação quadrática.
      Descrição: Propiciar aos alunos envolvidos o início em investigação científica. Para atingir este objetivo, o aluno deverá estudar os principais conceitos sobre Algoritmos Evolutivos e sua aplicação para a solução de Problemas NP-difíceis. Após o estudo inicial e a fase de escolha dos algoritmos específicos, os alunos deverão iniciar a implementação dos algoritmos evolutivos selecionados e posteriormente a avaliação dos resultados obtidos, utilizando para isso conhecimentos adquiridos durante as disciplinas do seu Curso de Graduação. Após a conclusão deste projeto, seja em nível de trabalhos de conclusão de curso ou de iniciação científica, espera-se que os alunos sejam capazes de demonstrar e conhecimentos básicos sobre a estrutura de métodos de otimização combinatória e computação bioinspirada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Ana Lucia Lima Marreiros Maia - Integrante / Thiago D'Martin Maia - Coordenador.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Patronesse - Turma de Engenharia de Computação, Universidade Estadual de Feira de Santana.. 2018.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    2. Professora Homenageada, Turma de Engenharia de Computação, UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana.. 2013.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    3. Professora Homenageada, Turma de Engenharia da Computação / Facet / UMESP., Universidade Metodista de São Paulo.. 2009.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    4. Paraninfa, Turma de Ciência da Computação / Facet / UMESP., Universidade Metodista de São Paulo.. 2009.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    5. Professora Homenageada, Turma de Ciência da Computação / Facet / UMESP., Universidade Metodista de São Paulo.. 2008.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    6. Professora Homenageada, Turma de Ciência da Computação / Facet / UMESP., Universidade Metodista de São Paulo.. 2007.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    7. Patronesse (nome de turma), Turma de Ciência da Computação / Facet / UMESP., Universidade Metodista de São Paulo.. 2007.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.
    8. Professora Homenageada, Turma de Ciência da Computação / Facet / UMESP., Universidade Metodista de São Paulo.. 2006.
      Membro: Ana Lucia Lima Marreiros Maia.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. XXV Seminário de Iniciação Científica da UEFS.Método de Agregação para Metabusca Orientada por Diversidade. 2021. (Seminário).
    2. 2018 31st SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI). A Machine Learning approach for Graph-based Page Segmentation. 2018. (Congresso).
    3. 30th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI'17). Text/non-text classification of connected components in document images. 2017. (Congresso).
    4. XIV Escola Regional de Computação - Bahia - Alagoas - Sergipe.Um Estudo Comparativo de Três Técnicas de Tradução Automática para Processamento de Textos. 2014. (Outra).
    5. XVIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS.EvaluatAll 0.1b: Uma Plataforma Extensível para Análise de Eficácia em Recuperação da Informação. 2014. (Seminário).
    6. XIII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe - ERBASE.Juiza da Maratona de Programação Bahia-Alagoas-Sergipe (PROGBASE). 2013. (Outra).
    7. I Seminário de Estágios na UEFS: Como estamos? Onde queremos chegar?. 2012. (Seminário).
    8. XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).
    9. A Aventura Pedagógica no Ensino Superior. 2007. (Oficina).
    10. Certificação em Tecnologia: Realidade e Tendências. 2007. (Outra).
    11. Práticas Diferenciadas de Ensino. 2007. (Oficina).
    12. IX Congresso de Produção Científica & VIII Seminário de Extensão, Universidade Metodista de São Paulo. 2006. (Congresso).
    13. VIII Congresso de Produção Científica & VII Seminário de Extensão, Universidade Metodista de São Paulo. 2005. (Congresso).
    14. VII Congresso de Produção Científica & VI Seminário de Extensão, Universidade Metodista de São Paulo. 2004. (Congresso).
    15. II Jornada de Iniciação Científica & V Seminário de Extensão, Universidade Metodista de São Paulo.Algoritmos de Aproximação. 2003. (Seminário).
    16. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. MAIA, A. L. L. M.; MAIA, T. D. ; Pires, M. G. ; PEIXOTO, J. P. J.. Maratona de Programação da XIV ERBASE (Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe), na sede de Feira de Santana/ BA. 2014. Outro
    2. MAIA, A. L. L. M.; COELHO, T. A. ; MAIA, T. D. ; CALUMBY, R. T. ; Pires, M. G. ; SANTOS, D. M. B. ; SARINHO, V. T.. XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe. 2014. Outro
    3. MAIA, A. L. L. M.; MAIA, T. D.. Primeira Fase da Maratona de Programação SBC/ IBM em Feira de Santana. 2013. Outro
    4. MAIA, A. L. L. M.; MAIA, T. D.. Primeira Fase da Maratona de Programação SBC/ IBM em Feira de Santana. 2012. Outro
    5. MAIA, T. D. ; MAIA, A. L. L. M.. Primeira Fase da Maratona de Programação SBC/ IBM em Feira de Santana. 2011. Outro
    6. MAIA, T. D. ; MAIA, A. L. L. M.. Primeira Fase da Maratona de Programação SBC/ IBM em Feira de Santana. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 08/08/2024 18:07:19