Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Danilo Pereira Escudero

Atuo principalmente na área de Segurança da Informação e Redes de Computadores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3654223252031844 (27/06/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná. Rua Rio Amazonas - 151 Jardim dos Migrantes 76900730 - Ji-Paraná, RO - Brasil Telefone: (69) 21836901 URL da Homepage: ifro.edu.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2023-Atual. ClusterPi - Uma Solução Computacional de Alto Desempenho usando a Plataforma Raspberry Pi (Fase 3)
      Descrição: Edital N 14/2023/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2023-2024 Renovação - Com o desenvolvimento da Computação de Alto Desempenho (HPC), grandes volumes de dados passaram a ser processados de forma rápida, permitindo assim, que avanços significativos fossem alcançados em várias áreas do conhecimento. No entanto, sempre se observou a área de HPC tendo uma infraestrutura complexa. Por outro lado, nos últimos anos, se observa que a capacidade de processamento dos processadores usados em sistemas embarcados, seguindo arquitetura ARM, vem aumentando de forma significativa, além disso, os custos de aquisição e o consumo de energia dos processadores ARM são menores, quando comparados a processadores de outras plataformas. Sendo assim, cria-se a possibilidade de ter HPC usando plataformas menores, mais econômicas e com um custo de manutenção mais acessível. Portanto, este projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, propõe a implantação e a análise de desempenho de um cluster de baixo custo composto de plataformas Raspberry Pi, onde será possível mensurar métricas de desempenho e speedups do cluster dentre outras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Wanderson Roger Azevedo Dias - Coordenador / Willians Gomes Nunes - Integrante / Iziany da Silva Onorio - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    2. 2023-Atual. Sistema de Controle de Ambientes Educacionais
      Descrição: Edital N 13/2023/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2023-2024 - Este projeto, visa criar um sistema de gerenciamento de ambientes educacionais para o Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O projeto desenvolverá um sistema web que permitirá o cadastro e gestão de salas de aula, laboratórios, auditórios e outros ambientes institucionais. Além disso, o sistema permitirá reservas de tais ambientes, fornecendo informações sobre a disponibilidade dos mesmos. A arquitetura do projeto será baseada em microserviços, utilizando o framework NuxtJS no front-end e o NestJS no back-end, com o PostgreSQL como banco de dados. A API será consumida via GraphQL e o mapeamento objeto-relacional será realizado com TypeORM. O sistema será integrado ao módulo do "Sistema Gerador de Horário Acadêmico". O projeto tem potencial de revolucionar a gestão dos espaços educacionais na instituição, proporcionando eficiência, transparência e uma melhor experiência de usuário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Coordenador / Wanderson Roger Azevedo Dias - Integrante / Gabriel de Oliveira Silva - Integrante / Thiago Silva Samasquini - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    3. 2023-Atual. Desenvolvimento de Sistema Gerador de Horário Acadêmico do IFRO (Fase 2)
      Descrição: Edital N 14/2023/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2023-2024 Renovação - O horário acadêmico apresenta muitos desafios e demanda muito tempo de um servidor, pois, além das peculiaridades de cada docente, existem muitas "regras de negócio" que são específicas do IFRO ao gerar os horários de aula. Alguns Campi do IFRO utilizam um software chamado Urânia, que gera um horário acadêmico após muitos cadastros manuais realizados e usabilidade ruim, além de ser um software genérico que tem o objetivo de atender qualquer instituição de ensino, não implementando as peculiaridades do IFRO de forma nativa. Ainda, esse software possui um custo de licenciamento anual. Também há Campi que realizam essa atividade utilizando planilha do Excel, necessitando implementar diversas fórmulas e elaborar o horário manualmente. A exemplo do Campus Ji-Paraná, que possui um grande número de professores e alguns deles dão aula nos três turnos, é difícil evitar que haja inconsistências na elaboração. Este projeto almeja desenvolver um sistema web para gerar o horário acadêmico do Campus Ji-Paraná de forma automatizada. Todos os códigos, instruções de instalação e utilização ficarão disponíveis publicamente e qualquer Campus do IFRO ou outra instituição poderá adotar o sistema. Para gerar o horário, será necessário cadastrar os professores, turmas e disciplinas, permitindo escolher o dia de PRD de professores ou dias em que o professor tem disponibilidade antes de gerar o horário, implementando de forma automática todas as regras do IFRO, tais como: o intervalo entre um interstício de trabalho e outro, que é de no mínimo 12 horas; intervalo entre os turnos de trabalho de no mínimo uma hora e no máximo duas horas etc. Com o projeto, estima-se facilitar e agilizar o trabalho da geração de horário, além de reduzir os erros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Coordenador / Wanderson Roger Azevedo Dias - Integrante / Gabriel Guedes Alves de Moura - Integrante / Matheus Silva Samasquini - Integrante / Gabriel Rodrigues Antunes - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    4. 2023-Atual. Sistema Gerenciador de Calendário Acadêmico
      Descrição: Edital N 13/2023/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2023-2024 - O projeto tem como foco a elaboração de um "Sistema Gerenciador de Calendário Acadêmico", destinado ao Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Ao implementar a estrutura de microserviços, utilizando VueJS para o front-end e NodeJS juntamente com PostgreSQL para o back-end, o sistema pretende simplificar e otimizar a criação, gerenciamento e notificação de eventos do calendário acadêmico. Os sistemas de gerenciamento web, de acordo com Norton (2001), têm o poder de centralizar dados e proporcionar um acesso amplo e fácil à informação, enquanto Hughes (2003) afirma que as notificações automáticas melhoram a eficiência e o fluxo de trabalho. Já Subramanian (2018) descreve o microserviço como uma abordagem arquitetônica que aumenta a escalabilidade e a flexibilidade de um sistema, ideal para a nossa proposta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Coordenador / Wanderson Roger Azevedo Dias - Integrante / Iury Fim da Silva - Integrante / Kauan Marques da Luz - Integrante / Vitor Daniel Silva Melo - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    5. 2023-Atual. Análise do Desempenho Computacional de Aplicações Paralelas Híbridas Executando em Arquiteturas MIMD (Fase 2)
      Descrição: Edital N 14/2023/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2023-2024 Renovação - A constante necessidade por desempenho computacional, tem se elevado cada vez mais, estimulado então a busca por novas alternativas para agregar desempenho às arquiteturas. Atualmente, computadores com alto poder de processamento tem sido desenvolvidos pela indústria utilizando estratégias que possibilitam as execuções paralelas das aplicações. Assim, a computação paralela vem crescendo rapidamente em termos de desempenho computacional, tendo como seus adventos os modelos arquiteturais multiprocessador e multicomputador. Entretanto, não bastam estar disponíveis tais arquiteturas (hardware), se estas não são devidamente exploradas, ou seja, o uso da programação paralela (software). Observa-se que a maior parte dos programadores de código sequencial, não dedicam os seus esforços para trabalhar com este paradigma, devido a complexidade apresentada no tratamento de problemas. Depuração, condições de corrida, sincronização de threads ou processos e controle de acesso aos dados são exemplos de fatores críticos para estes ambientes paralelos. Todavia, desenvolver aplicações paralelas é um desafio devido a complexidade da programação. Novas maneiras de abstrair a complexidade em lidar com este paradigma, estão sendo estudadas e apresentadas a comunidade científica, a fim de que a programação paralela seja algo comum nos cursos de Computação e para os desenvolvedores de software. Neste sentido, o objetivo deste projeto de iniciação tecnológica é analisar, diagnosticar e realizar um levantamento teórico sobre o estado da arte em termos de arquiteturas e de técnicas de programação paralelas através do uso das bibliotecas OpenMP e MPI, correlacionando, ainda, algumas aplicações reais (Multiplicação de Matrizes, Números Primos e Monte Carlo), onde a adoção desta abordagem de programação (paralela) pode trazer inúmeros benefícios. Por fim, será realizado a análise do desempenho computacional das aplicações reais implementadas e executadas de forma sequencial e paralela em arquiteturas MIMD.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Wanderson Roger Azevedo Dias - Coordenador / Murilo Cambruzzi Paiva - Integrante / Gabriella Osório Ribeiro - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    6. 2023-Atual. Usando Raspberry Pi para Redução Energética no IFRO (Fase 3)
      Descrição: Edital N 15/2023/REIT - PROPESP/IFRO - PIBIC Ciclo 2023-2024 Renovação - A consciência ambiental tornou-se uma das preocupações da atualidade, assim, as organizações passaram adotar práticas ambientais coerentes, e de tecnologias que apoiam o desenvolvimento constante das empresas, mas sem prejudicar as gerações futuras. Com isso, surgiu a Computação Verde que busca desenvolver melhores práticas, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência do consumo energético dos processos referentes as operações realizadas pelas tecnologias computacionais. Então, este projeto de pesquisa irá mensurar o consumo de energia, o desempenho computacional e a usabilidade, para propor a plataforma RPi como sendo uma possível solução computacional que poderá colaborar diretamente para as ações sócio ambientais no Instituto Federal de Rondônia (IFRO).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Wanderson Roger Azevedo Dias - Coordenador / Anderson Felipe Garcia Lopes - Integrante / Paulo Ricardo Sousa Santos - Integrante / Miguel Henrique da Rocha Ferreira - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    7. 2022-2023. Usando Raspberry Pi para Redução Energética no IFRO (Fase 2)
      Descrição: Edital N 10/2022/REIT - PROPESP/IFRO - PIBIC Ciclo 2022-2023 Renovação - A consciência ambiental tornou-se uma das preocupações da atualidade, assim, as organizações passaram adotar práticas ambientais coerentes, e de tecnologias que apoiam o desenvolvimento constante das empresas, mas sem prejudicar as gerações futuras. Com isso, surgiu a Computação Verde que busca desenvolver melhores práticas, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência do consumo energético dos processos referentes as operações realizadas pelas tecnologias computacionais. Então, este projeto de pesquisa irá mensurar o consumo de energia, o desempenho computacional e a usabilidade, para propor a plataforma RPi como sendo uma possível solução computacional que poderá colaborar diretamente para as ações sócio ambientais no Instituto Federal de Rondônia (IFRO).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Wanderson Roger Azevedo Dias - Coordenador / Anderson Felipe Garcia Lopes - Integrante / Paulo Ricardo Sousa Santos - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    8. 2022-2023. Medição de volume de toras de madeira de espécies nativas da Amazônia utilizando Redes Neurais Artificiais.
      Descrição: A resolução CONAMA n 411 de 2009 (BRASIL, 2009) dispõe sobre os procedimentos e técnicas a serem adotados para a mensuração de toras de madeira nativa. Nessa operação o operador precisa medir cada tora individualmente, realizando duas mensurações de diâmetro em cada face e pintando o local da medição, devido a recorrente irregularidade das áreas seccionais. O fato dessa operação ser executada em pátios de estocagem dentro da floresta, pode ocasionar baixa produtividade e imprecisão nas medições, além do elevado risco de acidente trabalhista, devido ao fato que por vezes o operador precisa escalar em pilhas de madeira para a execução da atividade. Portanto, esse projeto tem como objetivo avaliar o desempenho das redes neurais de aprendizado profundo utilizando a visão computacional para realizar a medição do volume de toras de madeira de nativas por meio de fotos e promover a popularização da utilização de redes neurais por estudantes e profissionais da região por meio de oficinas de treinamento. Serão utilizadas fotos de 1.000 toras em pátios de estocagem para realizar o treinamento de uma rede neural artificial e depois será desenvolvido um aplicativo para realizar a mensuração do volume da tora em campo. Será utilizado o algoritmo de segmentação Mask R-CNN implementado na linguagem Python utilizando as bibliotecas OpenCV e Keras. Serão testadas redes com 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800, 900, 1.000 épocas. Posteriormente, será verificada qual configuração apresentou melhor precisão nos dados de validação. A rede treinada será avaliada por meio da precisão para a categoria alvo. Espera-se que o aplicativo consiga mensurar o volume das toras com exatidão e que aumentem a produtividade da operação de medição de toras nos planos de manejo da região Amazônica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Giovanni Correia Vieira - Coordenador / Deilton Wellington Ribeiro Nogueira - Integrante / Samantha Novaes Santos - Integrante / Bruna Rodrigues Lopes - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    9. 2022-2023. Análise do Desempenho Computacional de Aplicações Paralelas Híbridas Executando em Arquiteturas MIMD
      Descrição: Edital N 09/2022/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2022-2023 - A constante necessidade por desempenho computacional, tem se elevado cada vez mais, estimulado então a busca por novas alternativas para agregar desempenho às arquiteturas. Atualmente, computadores com alto poder de processamento tem sido desenvolvidos pela indústria utilizando estratégias que possibilitam as execuções paralelas das aplicações. Assim, a computação paralela vem crescendo rapidamente em termos de desempenho computacional, tendo como seus adventos os modelos arquiteturais multiprocessador e multicomputador. Entretanto, não bastam estar disponíveis tais arquiteturas (hardware), se estas não são devidamente exploradas, ou seja, o uso da programação paralela (software). Observa-se que a maior parte dos programadores de código sequencial, não dedicam os seus esforços para trabalhar com este paradigma, devido a complexidade apresentada no tratamento de problemas. Depuração, condições de corrida, sincronização de threads ou processos e controle de acesso aos dados são exemplos de fatores críticos para estes ambientes paralelos. Todavia, desenvolver aplicações paralelas é um desafio devido a complexidade da programação. Novas maneiras de abstrair a complexidade em lidar com este paradigma, estão sendo estudadas e apresentadas a comunidade científica, a fim de que a programação paralela seja algo comum nos cursos de Computação e para os desenvolvedores de software. Neste sentido, o objetivo deste projeto de iniciação tecnológica é analisar, diagnosticar e realizar um levantamento teórico sobre o estado da arte em termos de arquiteturas e de técnicas de programação paralelas através do uso das bibliotecas OpenMP e MPI, correlacionando, ainda, algumas aplicações reais (Multiplicação de Matrizes, Números Primos e Monte Carlo), onde a adoção desta abordagem de programação (paralela) pode trazer inúmeros benefícios. Por fim, será realizado a análise do desempenho computacional das aplicações reais implementadas e executadas de forma sequencial e paralela em arquiteturas MIMD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Wanderson Roger Azevedo Dias - Coordenador / Murilo Cambruzzi Paiva - Integrante / João Vitor Alvernaz Mariano - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    10. 2022-2023. Observatório de desigualdades sociais: criação de um site com dashboards interativos para facilitar interpretação de bancos de dados de pesquisas sociais
      Descrição: O projeto tem como objetivo a construção de um sítio eletrônico, com domínio próprio, de um observatório social que permita a divulgação de informações sobre as desigualdades sociais no Brasil por meio de dashboards interativos que facilitem a interpretação de bancos de dados de pesquisas sociais. Os dashboards serão construídos com o software Power BI, em conexão com scripts feitos em linguagem R. Este projeto será realizado em conexão direta com o projeto Juventudes, gerações, classes sociais e oportunidades de vida: análise da fratura geracional no Brasil entre 2000 e 2020 utilizando Linguagem R, desenvolvido desde 2020 e sendo renovado novamente em 2022, o qual analisa as desigualdades sociais intergeracionais no Brasil no período recente utilizando linguagem R. Além de construir dashboards de pesquisas já realizadas, pretende-se construir um dashboard novo especificamente sobre as condições socioeconômicas dos estudantes do IFRO, Campus Ji-Paraná, a partir de bancos de dados próprios. Ao final espera-se obter um site para divulgar, por meio de dashboards interativos, pesquisas realizadas anteriormente pela equipe do projeto, bem como propor novas possibilidades de análise de dados com as técnicas estatísticas: análise de correspondências, correlação e regressão. Por meio do projeto será incentivada a apropriação de conhecimentos e tecnologias de análise de dados, bem como os valores de transparência, divulgação e ética na manipulação de bancos de dados públicos, além de divulgar para a comunidade externa as pesquisas realizadas no IFRO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Coordenador / Gabriel de Oliveira Silva - Integrante / Vitor Daniel Silva Melo - Integrante / Pedro Henrique dos Santos Xavier Araujo - Integrante / Kewillem Nikoly Leme Gonçalves - Integrante / Pedro Henrique de Melo Batista - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    11. 2022-2023. ClusterPi - Uma Solução Computacional de Alto Desempenho usando a Plataforma Raspberry Pi (Fase 2)
      Descrição: Descrição: Edital N 11/2022/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2022-2023 Renovação - Com o desenvolvimento da Computação de Alto Desempenho (HPC), grandes volumes de dados passaram a ser processados de forma rápida, permitindo assim, que avanços significativos fossem alcançados em várias áreas do conhecimento. No entanto, sempre se observou a área de HPC tendo uma infraestrutura complexa. Por outro lado, nos últimos anos, se observa que a capacidade de processamento dos processadores usados em sistemas embarcados, seguindo arquitetura ARM, vem aumentando de forma significativa, além disso, os custos de aquisição e o consumo de energia dos processadores ARM são menores, quando comparados a processadores de outras plataformas. Sendo assim, cria-se a possibilidade de ter HPC usando plataformas menores, mais econômicas e com um custo de manutenção mais acessível. Portanto, este projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, propõe a implantação e a análise de desempenho de um cluster de baixo custo composto de plataformas Raspberry Pi, onde será possível mensurar métricas de desempenho e speedups do cluster dentre outras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Wanderson Roger Azevedo Dias - Coordenador / Gabriel de Oliveira Silva - Integrante / Willians Gomes Nunes - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    12. 2022-2023. Desenvolvimento de Sistema Gerador de Horário Acadêmico do IFRO
      Descrição: Edital N 12/2022/REIT - PROPESP/IFRO - Primeiros Projetos Ciclo 2022-2023 - O horário acadêmico apresenta muitos desafios e demanda muito tempo de um servidor, pois, além das peculiaridades de cada docente, existem muitas regras de negócio que são específicas do IFRO ao gerar os horários de aula. Alguns Campi do IFRO utilizam um software chamado Urânia, que gera um horário acadêmico após muitos cadastros manuais realizados e usabilidade ruim, além de ser um software genérico que tem o objetivo de atender qualquer instituição de ensino, não implementando as peculiaridades do IFRO de forma nativa. Ainda, esse software possui um custo de licenciamento anual. Também há Campi que realizam essa atividade utilizando planilha do Excel, necessitando implementar diversas fórmulas e elaborar o horário manualmente. A exemplo do Campus Ji-Paraná, que possui um grande número de professores e alguns deles dão aula nos três turnos, é difícil evitar que haja inconsistências na elaboração. Este projeto almeja desenvolver um sistema web para gerar o horário acadêmico do Campus Ji-Paraná de forma automatizada. Todos os códigos, instruções de instalação e utilização ficarão disponíveis publicamente e qualquer Campus do IFRO ou outra instituição poderá adotar o sistema. Para gerar o horário, será necessário cadastrar os professores, turmas e disciplinas, permitindo escolher o dia de PRD de professores ou dias em que o professor tem disponibilidade antes de gerar o horário, implementando de forma automática todas as regras do IFRO, tais como: o intervalo entre um interstício de trabalho e outro é de no mínimo 12 horas; intervalo entre os turnos de trabalho de no mínimo uma hora e no máximo duas horas etc. Com o projeto, estima-se facilitar e agilizar o trabalho da geração de horário, além de reduzir os erros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Coordenador / Wanderson Roger Azevedo Dias - Integrante / Gabriel Guedes Alves de Moura - Integrante / Matheus Silva Samasquini - Integrante / Thiago Silva Samasquini - Integrante / Gabriel Rodrigues Antunes - Integrante / Iury Fim da Silva - Integrante / Kauan Marques da Luz - Integrante / Vitor Daniel Silva Melo - Integrante / Thiciane Fernanda Frata Borges - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    13. 2021-2022. ClusterPi - Uma Solução Computacional de Alto Desempenho usando a Plataforma Raspberry Pi (Fase 1)
      Descrição: Edital Nº 04/2021/REIT - PROPESP/IFRO - PIBITI Ciclo 2021-2022 - Com o desenvolvimento da Computação de Alto Desempenho (HPC), grandes volumes de dados passaram a ser processados de forma rápida, permitindo assim, que avanços significativos fossem alcançados em várias áreas do conhecimento. No entanto, sempre se observou a área de HPC tendo uma infraestrutura complexa. Por outro lado, nos últimos anos, se observa que a capacidade de processamento dos processadores usados em sistemas embarcados, seguindo arquitetura ARM, vem aumentando de forma significativa, além disso, os custos de aquisição e o consumo de energia dos processadores ARM são menores, quando comparados a processadores de outras plataformas. Sendo assim, cria-se a possibilidade de ter HPC usando plataformas menores, mais econômicas e com um custo de manutenção mais acessível. Portanto, este projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, propõe a implantação e a análise de desempenho de um cluster de baixo custo composto de plataformas Raspberry Pi, onde será possível mensurar métricas de desempenho e speedups do cluster dentre outras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Integrante / Wanderson Roger Azevedo Dias - Coordenador / Emanuel Henrique Souza dos Santos - Integrante / Gabriel de Oliveira Silva - Integrante. Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Bolsa.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    14. 2017-2018. Diagnóstico Regional Guajará-Mirim - Etapa Bolívia
      Descrição: Pesquisa de campo e tabulação de dados para diagnóstico de necessidade e viabilidade de cursos em Guajará-Mirim.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Coordenador / Josélia Fontenele Batista - Integrante / Celina Kenia de Andrade - Integrante / Décio Keher Marques - Integrante / Jardel de Souza Pereira - Integrante / Laura Borges Nogueira - Integrante / Leonardo Sousa Araújo - Integrante / Márcia Sousa de Oliveira - Integrante / Patrícia Ferreira da Costa - Integrante / Rosa Martins Costa Pereira - Integrante / Saulo Gomes de Sousa - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.
    15. 2011-2011. QUALIDADE DE VIDA NO BAIRRO PARQUE SÃO PEDRO DE JI-PARANÁ/RO
      Descrição: O trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida para a disciplina de Geografia no curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná. O objetivo foi analisar a qualidade de vida da população moradora do bairro Parque São Pedro, em Ji-Paraná. Para a coleta de dados aplicamos questionário fechado a um universo de 25 entrevistados num bairro com população aproximada de 2.700 pessoas. Para este trabalho, escolhemos três indicadores da qualidade de vida da população em questão: renda média familiar, os produtos eletroeletrônicos que a família tem acesso e o tipo de transporte utilizado por ela, isto porque a utilização dos dois últimos indicadores está diretamente relacionada ao primeiro. O bairro surgiu no ano de 1988, a partir de uma invasão e com mais de 20 anos de existência, continua sendo caracterizado como área periférica da cidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danilo Pereira Escudero - Coordenador / Juliano Ferreira de Carvalho - Integrante / Antônio Vagner Balbino de Oliveira - Integrante / Luiz Felipe Duarte da Cruz - Integrante / Jania Maria de Paula - Integrante.
      Membro: Danilo Pereira Escudero.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO. OFICINA DE INFORMÁTICA E SISTEMAS OPERACIONAIS COM RASPBERRY PI E EMULADORES. 2017. (Congresso).
      2. II SEPEX - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - Campus Ji-Paraná. 2015. (Seminário).
      3. I Encontro de Informática do Instituto Federal de Rondônia.Gerenciamento de Redes de Computadores - Guia prático para redes de pequeno e médio porte. 2014. (Encontro).
      4. I Encontro de Informática do Instituto Federal de Rondônia.Estrutura e Cabeamento de DataCenters. 2014. (Encontro).
      5. I Encontro de Informática do Instituto Federal de Rondônia.Projeto de Banco de Dados com brModelo e Implementação no PostgreSQL. 2014. (Encontro).
      6. II Congresso de Pesquisa e Extensão do IFRO - II CONPEX. 2014. (Congresso).
      7. IX Conferência Municipal de Assistência Social.A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. 2013. (Encontro).
      8. I CIIEECA 2012 I Congresso Internacional em Informática Estatística Experimental e Computacional da Amazônia. 2012. (Oficina).
      9. I CIIEECA 2012 I Congresso Internacional em Informática Estatística Experimental e Computacional da Amazônia.Web Semântica e suas aplicações. 2012. (Oficina).
      10. II Escola Regional de Informática Norte 3 (Rondônia/Acre).Mesa Redonda I - Perspectivas dos cursos de TI. 2012. (Oficina).
      11. II Escola Regional de Informática Norte 3 (Rondônia/Acre).Modelos de Negócio em Informática. 2012. (Oficina).
      12. II Escola Regional de Informática Norte 3 (Rondônia/Acre).Criptografia. 2012. (Oficina).
      13. II Escola Regional de Informática Norte 3 (Rondônia/Acre).Mesa Redonda II - TI Como Vetor Transversal de Modernização Produtiva em Rondônia. 2012. (Oficina).
      14. I Circuito Científico do IFRO. EXPOSIÇÃO ORAL/BANNER - II SEMINÁRIO DO PROGRAMA PESQUISADOR INICIANTE. 2011. (Congresso).
      15. I Circuito Científico do IFRO. 2011. (Feira).
      16. Seminário de Educação Física e Saúde. 2011. (Seminário).
      17. Seminário de Extensão e 1ºMostra de Extensão do IFRO. 2011. (Seminário).
      18. XVI EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia. 2011. (Encontro).
      19. XVI EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia.Comparando o tamanho do sol e dos planetas em 2D e 3D. 2011. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. ESCUDERO, D. P.; RODRIGUEZ, L. G. A. ; VILLENA, R. C. ; FOBE, J. L. A. O. ; PAIVA, T. B. ; BERALDI, T. O.. Equipe de apoio local do SBSeg. 2019. Outro
      2. ESCUDERO, D. P.; SANTOS JUNIOR, A. P. J. ; BARBOSA FILHO, B. R. ; SOUZA, D. S. ; TEJAS, G. T. ; CAVALCANTE, K. V. A. F. ; AGUIAR, L. H. M. ; LUIZ, M. B. ; ANDRADE, M. R.. Feira de Ciência e Tecnologia do IFRO/GM. 2017. 2017.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
      Data de processamento: 12/02/2025 20:44:31