Egressos do Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Miriam Harumi Tsunemi

É graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), obteve o mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e a titulação de doutorado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor no departamento de Biodiversidade e Bioestatística do IB/Botucatu. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0713984768583869 (20/01/2026)
  • Rótulo/Grupo: * Sem rótulo
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências. Dist. Rubião Jr - Dep. Bioestatística I.B. 18618970 - Botucatu, SP - Brasil Telefone: (14) 38800079
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2025-Atual. Regressão linear múltipla como ferramenta para compreensão de relações biológicas em contextos sustentáveis
      Descrição: A proposta deste projeto é o estudo da modelagem por regressão linear múltipla como ferramenta estatística na investigação de relações entre variáveis biológicas com o objetivo de compreender padrões ecológicos, avaliar a biodiversidade e identificar padrões ambientais que interferem no equilíbrio de ecossistemas. Neste projeto, pretende-se capacitar o estudante no entendimento do ajuste de modelos de regressão linear múltipla que atendam às suposições teóricas e na compreensão de métodos de seleção de variáveis e técnicas de diagnósticos. A obtenção das estimativas será com o uso do programa R com os bancos de dados amplamente difundidos tais como o dune, íris e doubs. A utilização destes bancos de dados será voltada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, ODS 3 (Saúde e Bem-estar), 6 (Água potável e saneamento) e 15 (Vida terrestre), promovendo a reflexão sobre o papel da estatística na sustentabilidade ambiental e na produção de conhecimento relevante para a gestão ambiental. (Bolsa PIBIC Ações Afirmativas RT). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    2. 2025-Atual. Funções matemáticas, gráficos e estatísticas em planilha eletrônica
      Descrição: A importância da manipulação e análise de grandes bancos de dados tem aumentado nos últimos anos devido à necessidade crescente de organizações governamentais e privadas em coletar e armazenar dados para tomada de decisão. O domínio de planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel ou similares, permite a aplicação de funções matemáticas e estatísticas na análise de dados simulados ou reais, com a vantagem de ser uma ferramenta acessível, visual e amplamente utilizada em ambientes acadêmicos e profissionais. Este projeto tem o objetivo de proporcionar a introdução à análise de dados por meio do uso de planilhas eletrônicas, aplicando funções matemáticas e ferramentas gráficas a dados simulados relacionados à produção madeireira e à sustentabilidade. A proposta busca integrar aspectos microeconômicos e ambientais da indústria madeireira, aproximando a linguagem estatística da realidade da estudante e contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis. (Pibic Júnior). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador / Thiago Moraes Rizzieri - Integrante.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    3. 2024-2025. Modelagem em regressão logística na área médica: estudo de casos da literatura e simulação computacional
      Descrição: A análise de informações amostrais é de extrema importância na tomada de decisão nas diversas áreas do conhecimento. Na área da saúde, auxilia, de forma sistemática, na avaliação de processos, intervenções e desenvolvimento de produtos para a melhoria da qualidade de vida da população, sendo assim um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Mais especificamente, os modelos de regressão têm como objetivo avaliar a relação entre duas variáveis quantitativas, por exemplo, a taxa de vacinação com a mortalidade de uma população, entre outros. Por outro lado, se a variável dependente é binária, deve-se utilizar o modelo de regressão logístico com foco na probabilidade de uma determinada característica de interesse. Além disso, o desempenho de modelos estatísticos usualmente é avaliado por meio de dados simulados. As simulações levam em consideração a dinâmica do processo biológico e permite um estudo aprofundado do problema com menor custo. Programas computacionais são utilizados para estas simulações tais como o programa estatístico R. Este programa é disponível gratuitamente no site https://www.r-project.org/ e possui a colaboração voluntária de pesquisadores de todo o mundo. Dessa forma, este programa encontra-se em constante desenvolvimento, sendo incorporados os métodos de análise de dados mais recentes, por meio de bibliotecas e pacotes. O objetivo deste projeto é capacitação na modelagem de informações experimentais de pesquisas envolvendo modelos de regressão logístico por meio do estudo de dados da literatura e simulação realizados no programa estatístico R. (Bolsa PIBIC Reitoria). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    4. 2024-2025. Modelos de regressão em Análise de sobrevivência: teoria e aplicação na área da saúde
      Descrição: A Análise de Sobrevivência é uma área da Estatística que envolve o estudo de pesquisas as quais há o seguimento de unidades experimentais durante um determinado período. As principais áreas de aplicação são a médica, biológicas e agrárias. Por exemplo, estuda-se o tempo de sobrevida de pacientes com câncer submetido a um tratamento em que há a necessidade de acompanhamento de indivíduos acarretando a perda de informação. Dessa forma, a modelagem por meio de Análise de Sobrevivência permite a utilização de informação parcial considerando os casos perdidos como informação censurada. Exemplos de casos perdidos podem ser pacientes que mudaram de cidade ou que faleceram por outra causa além do câncer. As principais medidas utilizadas são as funções de sobrevivência e de risco pois indicam o comportamento da sobrevida dos indivíduos em determinada situação. A função de sobrevivência indica a probabilidade do evento de interesse ocorrer além de um tempo específico e a função de risco indica a taxa instantânea de ocorrência do evento dado que o evento não ocorreu até determinado tempo. Os modelos de regressão permitem avaliar a influência de uma ou mais covariáveis sobre o tempo de sobrevida. Eles são extremamente úteis para avaliar características de indivíduos ou até comparar diferentes tratamentos. Assim, uma pesquisa pode auxiliar no direcionamento do tratamento de indivíduos com determinada doença, contribuindo na redução da mortalidade prematura promovendo a saúde e o bem-estar (Objetivo de desenvolvimento sustentável 3).A utilização de modelos em Análise de Sobrevivência nas diversas áreas do conhecimento cresceu ultimamente devido ao desenvolvimento computacional, que permitiu o uso de métodos numéricos para a estimação dos parâmetros de interesse. Com este desenvolvimento, a inferência intervalar e testes estatísticos de hipótese sobre funções de sobrevivências tornaram-se viáveis. Neste sentido, destaca-se o programa estatístico R pois é disponibilizado gratuitamente. Pesquisadores de várias partes do mundo contribuem constantemente, permitindo o avanço contínuo de técnicas estatísticas e a sua disponibilidade para a sociedade científica. O objetivo deste projeto é o estudo dos modelos de regressão em dados de sobrevivência e a sua aplicação em dados da literatura e por simulação no programa estatístico R. A partir deste projeto, espera-se que o aluno esteja qualificado em realizar análises estatísticas em pesquisas de diversas áreas, principalmente a médica, com informações censuradas com a utilização de programa estatístico. (Bolsa PIBIC Reitoria). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    5. 2023-2024. Funções matemáticas, gráficos e estatísticas em programas computacionais
      Descrição: A importância da manipulação e análise de grandes bancos de dados tem aumentado nos últimos anos devido à necessidade crescente de organizações governamentais e privadas em coletar, armazenar dados e a partir deles retirar informações relevantes para a tomada de decisão. O domínio da linguagem em programação R permite o uso de bibliotecas e pacotes desenvolvidas e atualizadas constantemente por cientistas do mundo todo na análise e modelagem de dados. Este projeto tem o objetivo de proporcionar a introdução da linguagem computacional em programa R por meio da aplicação de funções matemática e análise descritiva de dados simulados. (PIBIC Junior). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    6. 2023-Atual. Modelos de regressão logística aplicados à área biológicas
      Descrição: Muitos estudos são realizados para avaliar a influência de variáveis relacionadas a indivíduos de uma população alvo (variáveis independentes) sobre uma variável dependente ou variável resposta. Quando esta variável dependente possui a natureza dicotômica, devem-se utilizar os modelos de regressão logística. Alguns exemplos são o estudo de características de recém-nascidos ou da mãe que possam influenciar no baixo peso ao nascer, estudo das características físico-químicas no bom desenvolvimento de determinada cultura agrícola, identificação de marcadores sanguíneos que discriminam o desenvolvimento de doença em animais, entre outros. Devido à grande importância deste modelo nas diversas áreas de conhecimento, o objetivo deste projeto é de ajustar modelos de regressão logística em problemas na área da saúde humana e animal, agrárias entre outros, comparando as diversas variáveis e determinando pontos de corte delas para uma melhor discriminação da variável resposta. O programa estatístico utilizado será o R com a função lm. O desenvolvimento deste projeto contará com colaborações já firmadas com pesquisadores e alunos da UNESP e de outras instituições de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    7. 2019-2022. Uso de técnicas de agrupamento e data mining na mortalidade no Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador / Elizabete de Jesus Pinto - Integrante.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    8. 2019-2020. Abordagens Bayesianas em Free-Knot Splines
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador / Tiago Pereira Marques - Integrante.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    9. 2017-2022. Comparações de modelos de efeitos mistos em problemas biológicos
      Descrição: Assim como outros modelos estatísticos, os modelos mistos avaliam a relação entre uma variável resposta e algumas variáveis independentes ou covariáveis associadas à variável resposta (Bates(2010)). Porém, há muitos casos em que a estrutura das informações experimentais envolvem fontes agrupadas de variabilidade como, por exemplo, os modelos lineares hierárquicos, modelos de curvas de crescimento, modelos de medidas repetidas, entre outros Blackwell (2006). Por exemplo, Amador (2010) avaliou três densidades de cultivo sobre o crescimento de mamona (que pode ser uma alternativa mais sustentável ao biodiesel) através do ajuste de modelos mistos. Além disso, Maestre (2013) estudou o ajuste de modelos lineares em experimentos em blocos casualizados envolvendo dois fatores longitudinais. Dessa forma, experimentos com diferentes estruturas de dependência, por exemplo, intra-indivíduos, são frequentes e nessa classe de modelos podem ser tratadas como efeitos aleatórios (representam uma amostra aleatória de todas as possíveis observações durante o período de estudo). Nesse contexto, pretende-se realizar o estudo e ajuste de modelos de efeitos mistos em problemas na área biológicas e comparar os ajustes obtidos. Um primeiro caso envolve o efeito da vibração corporal sobre as características clínicas de cachorros e em outro caso, avaliações eletrocardiográficas em duas posições de éguas e seus potros, ambas medições realizadas de forma longitudinal. Os estudos citados acima são projetos desenvolvidos em programas de pós-graduação da UNESP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Coordenador.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    10. 2014-Atual. Análise de Sobrevivência e epidemiologia aplicada a saúde e a ciências agrárias
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Integrante / José Eduardo Corrente - Integrante / Rogério Antonio de Oliveira - Integrante / Liciana Vaz de Arruda Silveira - Coordenador / José Raimundo de Souza Passos - Integrante.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    11. 2014-Atual. Núcleo de pesquisa em mobilidade urbana
      Descrição: Estudo da viabilidade técnica e econômica para a comodidade dos usuários de transporte público, com vistas á priorização do transporte, segurança nos deslocamentos e ampliação dos sistemas de transporte público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Integrante / Danilo Simões - Integrante / Ricardo Ghantous Cervi - Integrante / Bernardete Rossi Barbosa Fantin - Coordenador / Sérgio Augusto Rodrigues - Integrante / Larissa Lenharo Vendrametto - Integrante / Paulo Roberto Isler - Integrante / Archimedes Azevedo Raia Junior - Integrante / Manuel Jesus Lucas - Integrante / Cida Cristina de Souza Moraes - Integrante.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    12. 2012-2019. O sono do recém-nascido na unidade neonatal: subsídios para o cuidado
      Descrição: A possível privação do sono, decorrente do cuidado prestado e das adversidades do ambiente da unidade neonatal e do interior da incubadora pode resultar em efeitos deletérios para o desenvolvimento do recém-nascido (RN). Observa-se uma lacuna de conhecimento de intervenções de enfermagem que promovam o sono do neonato hospitalizado. Assim, este projeto tem por objetivo geral estudar o sono do neonato hospitalizado em uma unidade de cuidado intermediário neonatal (UCIN) de um hospital universitário de São Paulo, a fim de contribuir com evidências, tecnologias, saberes e práticas assistenciais e de ensino em enfermagem em saúde neonatal. Os objetivos específicos constituem-se em: comparar o sono dos neonatos com e sem o uso de protetores auriculares durante o Horário do Soninho na UCIN; Avaliar os padrões de sono dos neonatos hospitalizados na UCIN no contexto da ecologia ambiental e das rotinas dos cuidados; Analisar os índices de despertares de sono dos recém-nascidos em diferentes posições no leito na UCIN. Após a obtenção da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e da direção hospitalar, o presente projeto será desenvolvido em: Subprojeto I - estudo clínico, randômico, controlado e cruzado; Subprojetos II e III - estudos exploratórios, observacionais. Em virtude dos distintos objetivos vinculados ao projeto, serão utilizados diferentes delineamentos, métodos e técnicas de investigação. Os dados serão analisados empregando-se: média, mediana, desvio padrão, Teste t pareado e análise de variância (ANOVA).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Integrante / Eliana Moreira Pinheiro - Coordenador / Marcia Pradella-Hallinan - Integrante / Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira - Integrante / Ariane Ferreira Machado Avelar - Integrante / Marta José Avena - Integrante / Monica Hiromi Sato - Integrante / Ingrid Felix Modesto - Integrante / Fabricia Magalhães Araujo - Integrante / Natalie Sales Llaguno - Integrante / Kelly Cristina Sbampato Calado Orsi - Integrante / Maria Takahashi Maki - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.
    13. 2012-2019. A adesão do paciente hipertenso ao tratamento: o uso da comunicação terapêutica associada à tecnologia educacional na promoção da saúde
      Descrição: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares e tem se tornado um problema comum de saúde pública no mundo decorrente do aumento da longevidade. O grande desafio para as próximas décadas será melhorar a adesão terapêutica dos portadores de doenças crônicas degenerativas. Verifica-se que a hipertensão tem sido considerada um fator de risco determinante para a incidência das doenças cardiovasculares, que direciona para o alto custo do tratamento no cenário da saúde pública Brasileira, portanto a prevenção dos agravos a saúde passa a ser prioridade. Muitos pacientes com hipertensão não fazem as mudanças de comportamento necessárias em seu estilo de vida, não tomam medicações ou esquecem de tomar a medicação para a obtenção do efetivo controle da doença. O presente estudo tem o objetivo de avaliar o impacto de um programa de promoção em saúde utilizando a Comunicação Terapêutica e a associação de Tecnologia Educacionais Informatizadas por meio da telemedicina (Mobile Health e Web-game) na melhoria do comportamento da adesão do paciente ao tratamento. Este estudo tem o objetivo de avaliar o impacto do programa de Promoção à Saúde sobre a adesão terapêutica em pacientes hipertensos de difícil controle dos níveis pressóricos, com orientação individual por meio da consulta de Enfermagem a cada 20 dias, utilizando a abordagem da Comunicação Terapêutica associada à Tecnologia Educacional por um período de 120 dias. Para tanto o estudo será realizado com 50 pacientes, divididos aleatoriamente em dois grupos, de acordo com o atendimento de casos novos matriculados no Ambulatório da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração na Unidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A amostra selecionada será de conveniência de acordo com os dias da semana estabelecidos conforme disponibilidade das pesquisadoras e da anuência dos pacientes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Miriam Harumi Tsunemi - Integrante / Grazia Maria Guerra - Coordenador / Fernanda Marciano Consolim-Colombo - Integrante / Heno Ferreira Lopes - Integrante / Dantes Marcelo Artigas Giorgi - Integrante / Eliete Cristina Soares - Integrante / Kátia Maria Dias - Integrante / Chao Lung Wen - Integrante / Margarida M. S. Vieira - Integrante / Luiz Aparecido Bortolotto - Integrante.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa pelo Tema Livre - Atuação Multidisciplinar. Trabalho "A influência da tecnologia educacional híbrida na adesão terapêutica e na qualidade de vida do indivíduo hipertenso", XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão.. 2017.
      Membro: Miriam Harumi Tsunemi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. Enfermagem Unesp: Caminhos para a construção de um currículo integrado. 2025. (Oficina).
    2. XVI Workshop de Biometria. 2025. (Outra).
    3. XXXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UNESP. 2025. (Congresso).
    4. 15º Um dia de Biometria. 2024. (Outra).
    5. 67ª RBras e 20º SEAGRO. Abordagem Bayesiana no ajuste de Modelos Lineares Mistos em dados de termografia de cães da raça Beagle submetidos a sessões de plataforma vibratória. 2023. (Congresso).
    6. Formação para implantação do Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem. 2023. (Oficina).
    7. XIII - Um dia de Biometria. 2022. (Outra).
    8. Fórum de Avaliação do Ensino Remoto no IBB. 2021. (Oficina).
    9. VIII OFICINA DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM,. 2021. (Oficina).
    10. Como trabalhar com ensino remoto: possibilidades e desafios. 2020. (Oficina).
    11. XII Um Dia da Biometria. 2020. (Outra).
    12. XIII Venha Conhecer o IB.Área Temática "Saúde e Bem Estar". 2019. (Outra).
    13. XI Um Dia de Biometria. 2019. (Outra).
    14. Oficina de Aprimoramento do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. 2018. (Oficina).
    15. Oficina de Trabalho sobre Reestruturação Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem. Carga horária: 8 h. 2017. (Oficina).
    16. Dia do Ensino de Graduação. 2016. (Outra).
    17. VIII Um Dia da Biometria. 2016. (Outra).
    18. 60ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometriatrie e 16º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica. 2015. (Outra).
    19. Fórum de Articulação dos Cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Engenharia da Pesca da Unesp. 2015. (Outra).
    20. XIV Escola de Modelos de Regressão.Modelo de regressão ordinal para a satisfação do usuário do transporte coletivo de Botucatu no ano de 2014. 2015. (Outra).
    21. Dia da Biometria. 2014. (Outra).
    22. XXI Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Modelo de análise de sobrevivência para avaliações audiométricas de motoristas de uma empresa agrícola. 2014. (Simpósio).
    23. 3º WASA 2013 - Workshop em Análise de Sobrevivência e Aplicações. 2013. (Oficina).
    24. Dia da Biometria. 2013. (Outra).
    25. Venha Conhecer o IB.Expositora das atividades do Departamento de Bioestatística. 2013. (Outra).
    26. V Fórum de Internacionalização da UNESP. 2013. (Outra).
    27. 20º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Análise do tempo de contato de produtos de limpeza através de modelos de análise de sobrevivência. 2012. (Simpósio).
    28. Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2012. (Encontro).
    29. III Latin American Meeting on Bayesian Statistics & XXXVIII National Meeting of Statistics. 2011. (Encontro).
    30. AENTDE/NANDA I International Congress. Nursing diagnoses in hospice care: NANDA I. 2010. (Congresso).
    31. Desafios da Unesp e sua nova geração de docentes. 2010. (Encontro).
    32. Oficina de Estudos Pedagógicos (OEP básico). 2010. (Oficina).
    33. Oficina de Estudos Pedagógicos (OEP Especial) Projeto político-pedagógico dos cursos de Medicina Veterinária da UNESP: Articulações e propostass. 2010. (Oficina).
    34. I Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos. O olhar bioético da atenção da assistência de enfermagem na fisolofia dos cuidados paliativos. 2009. (Congresso).
    35. VIII Congresso Brasileiro de Bioética. O olhar bioético da atenção da assistência de enfermagem na filosofia dos cuidados paliativos. 2009. (Congresso).
    36. 9º Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana. 2008. (Encontro).
    37. Bayesianismo: Fundamentos e Aplicações.Um modelo alternativo para o procedimento de controle. 2007. (Outra).
    38. 17 SINAPE. 2006. (Simpósio).
    39. 69 Annual Scientific Meeting of the Institute of Mathematical Statistics. On the problem of determining optimal inspection interval under Taguchi´s on line quality monitoring procedure for attributes. 2006. (Congresso).
    40. 8 Encontro Brasileiro de Estatistica Bayesiana. 2006. (Encontro).
    41. 9a. Escola de Modelos de Regressão. 2005. (Congresso).
    42. 10 SEAGRO e 48 RBRAS.Estimação Bayesiana do parâmetro escala da distribuição Weibull através da função de perda balanceada ponderada. 2003. (Simpósio).
    43. 46 Reunião Anual da RBras e 9 SEAGRO. 2001. (Congresso).
    44. V Semana da Estatística. 2001. (Congresso).
    45. 45ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria. 2000. (Congresso).
    46. IV Semana da Estatística. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. Tsunemi, M.H.. AVALIADOR do evento XXXVII Congresso de Iniciação Científica. 2025. (Congresso).. . 0.
    2. Tsunemi, M.H.. II Simpósio Online da Liga Acadêmica de Física Médica: Correção de Resumo. 2024. (Outro).. . 0.
    3. Tsunemi, M.H.. AVALIADOR do evento XIII CONGREBIO. 2024. (Congresso).. . 0.
    4. Tsunemi, M.H.. AVALIADOR do evento Congresso de Iniciação Científica. 2024. (Congresso).. . 0.
    5. Tsunemi, Miriam H.. AVALIADOR Video-Poster do evento I Simpósio Online da Liga Acadêmica de Física Médica, modalidade vídeo-oral. 2023. (Outro).. . 0.
    6. Tsunemi, M.H.. AVALIADOR Video-Oral do evento I Simpósio Online da Liga Acadêmica de Física Médica, modalidade vídeo-oral. 2023. (Congresso).. . 0.
    7. Tsunemi, M.H.. AVALIADOR do evento XII CONGREBIO. 2023. (Congresso).. . 0.
    8. TSUNEMI, M. H.. Expositora das atividades do Depto de Bioestatística - Venha conhecer o IB. 2016. (Outro).. . 0.
    9. TSUNEMI, M. H.. Avaliadora de trabalhos apresentados na categoria pôster. 2014. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 21/01/2026 15:19:26