Egressos do Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Aline Barbosa Tsuyuguchi

Possui Bacharelado (2009) e Mestrado em Matemática (2011) pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorado em Ciências - área Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2017). No ano acadêmico de 2017-2018 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professora do Departamento de Estatística e membro do Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0800316863717316 (25/11/2025)
  • Rótulo/Grupo: * Sem rótulo
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Avenida Jornalista Aníbal Fernandes Cidade Universitária 50740560 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 21268400
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2022-Atual. Variedades estatísticas e temas relacionados
      Descrição: É conhecido que a geometria da informação é o resultado da aplicação de ferramentas da geometria ao estudo de modelos estatísticos. Em 1945, em um trabalho seminal, Rao introduziu a métrica Riemanniana, induzida pela matriz de Informação de Fisher, na variedade (diferenciável) de um modelo estatístico e calculou a distância geodésica entre duas distribuições para vários modelos estatísticos. As idéias desenvolvidas por Rao causaram um grande impacto nas comunidades matemática e estatística. Contudo, devido às dificuldades matemáticas nessa teoria, ela permaneceu inerte por algum tempo. Recentemente propriedades da variedade Riemanniana de um modelo estatístico foram estudadas por um grande número de pesquisadores independentemente. Neste sentido a nossa proposta é técnicas provenientes da geometria Riemanniana com o intuito de aplicá-las ao estudo da geometria de imersões isométricas em variedades estatísticas. Nessa configuração, pretendemos estudar as variedades estatística sob o ponto de vista das imersões isométricas. Além disso, também será explorado temáticas relacionadas ao estudo da distribuição Birnbaum-Saunders.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Barbosa Tsuyuguchi - Coordenador / FABIO REIS DOS SANTOS - Integrante.
      Membro: Aline Barbosa Tsuyuguchi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. 8º ENEX.Divulgação da ciência e atividades didáticas do CCEN. 2023. (Encontro).
      2. International Biometric Conference. Robust Estimation For Analyzing Correlated Birnbaum-Saunders Data. 2018. (Congresso).
      3. IX Semana da Matemática do CCT/UFCG. Análise de dados correlacionados Birnbaum-Saunders com base em equações de estimação. 2017. (Congresso).
      4. XI SINAPE. 2014. (Congresso).
      5. XX SINAPE.Testes de bondade de ajuste para distribuição Birnbaum-Saunders. 2012. (Simpósio).
      6. V Congresso de Iniciação Científica. Teoria Analítica dos Números. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. BASTIANI, F. ; GARAY, A. W. M. ; TSUYUGUCHI, A. B. ; MEDINA, F. L. ; RODRIGUEZ, P. M.. I Workshop on Applied Statistics and Stochastic Process (I WASSP). 2023. Congresso
      2. MONTEIRO, C. C. R. R. ; TSUYUGUCHI, A. B.. I Workshop de Divulgação Científicas e Didáticas do CCEN. 2022. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
      Data de processamento: 21/01/2026 15:19:26