Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Luis Rodrigo Fernandes Baumann

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2003). Mestrado em matemática com concentração em Probabilidade e Estatística pela Universidade Federal de Goiás (2006). Doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, Probabilidade e Estatística com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicada ao Meio Ambiente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1077030837411273 (08/01/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística. Campus Samambaia Campus II 74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131 Telefone: (62) 35211749 URL da Homepage: http://www.estat.mat.ufg.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2023-Atual. MODELAGEM PARA PREDIÇÃO DA PRODUÇÃO DE FORRAGEM COM DADOS DE ESCORES E DE SENSORIAMENTO REMOTO
      Descrição: O objeto com este projeto será ajustar e identificar modelos lineares para predição da produção de forragem em pastagens do estadi de Goiás com base em dados de escores da condição da pastagem (ECP) e de índices de vegetação (IV) fornecidos por sensoriamento remoto. Serão utilizados para análises dos modelos, mais de 39000 dados coletados em 640 pontos georreferenciados em áreas de pastagens nos estados de Goiás e Mato Grosso, sendo as variáveis exploratórias ou independentes ECP e os IV como NDVI, NDWI, CAI e EVI e bandas espectrais adquiridas de imagens de satélites. A variável resposta ou dependente será a produção de forragem em kg MS.ha. O conjunto de dados será primeiramente analisado de forma exploratória para identificação de possíveis outliers, dados ausentes, e para suposições básicas como normalidade e homoscedasticidade. Para a predição da produção de forragem (Y), serão utilizados modelos lineares generalizados (GLM), mistos (GLMM) e aditivos (GAM) com estimações dos seus parâmetros e diagnósticos, para observações de qual ou quais modelos representarão da melhor maneira possível a sua relação com a variável Y. Modelos pré-selecionados, conforme suas qualidades do ajuste pelos critérios de Akaike e informação de Bayes (BIC) serão utilizados na etapa de validação. Na validação dos modelos será utilizada a técnica da validação cruzada ou Cross-Validation por saída única ou Leave-One-Out para análises do desempenho final dos modelos. Como principais resultados, espera-se obter um ou mais modelos com alta precisão e acurácia na predição de forragem para que possam ser utilizados de forma fácil e objetiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Coordenador / WILTON LADEIRA DA SILVA - Integrante.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    2. 2023-Atual. ATLAS GOIÁS: Remanescentes de Vegetação Nativa
      Descrição: Goiás, posiciona-se na porção central do bioma Cerrado e é um dos estados com maior índice de conversão de vegetação nativa em agropecuária, chegando a mais de 68 de sua área destinadas a estes usos (MapBiomas, 2023). Conhecer a vegetação remanescente desta importante porção do bioma é fundamental para apoiar ações de preservação, e de restauração. Embora existam mapeamentos em diversas iniciativas, que englobam o cerrado goiano, as escalas são ineficientes para ações de preservação com maior eficácia. Neste contexto, apresenta-se, a presente proposta de trabalho visando a elaboração do Atlas Goiás: Remanescente da Vegetação Nativa, considerando toda a escala geográfica do estado de Goiás, e as categorias de fisionomia na escala de 1:20.000. Para tal serão utilizadas imagens (para os anos de 2022; 2023 e 2024) de 20 obtidas pelo sensor MSI, instalado a bordo dos satélites Sentinel 2, e imagens obtidas pelo sensor WPM, que está instalado a bordo do satélite CBERS 4A, processamentos de dados, inspeção visual e validação em campo. Esse projeto será em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado de Goiás para auxiliar em suas ações de preservação ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / ELAINE BARBOSA DA SILVA - Coordenador / JOAO BATISTA DE DEUS - Integrante.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    3. 2022-Atual. Monitoramento da distribuição espacial e dos níveis de degradação das pastagens globais
      Descrição: O projeto de pesquisa visa apresentar os principais resultados/produtos de um sistema de monitoramento para pastagens globais. O alvo de monitoramento do projeto é a classe de cobertura de terra mais extensa da superfície terrestre livre de gelo da Terra (Ellis et al. falta de definições precisas, capazes de incorporar evidências interdisciplinares de sistemas de produção animal em produtos de mapeamento global (Phelps et al., 2017).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / Laerte Guimarães Ferreira Junior - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    4. 2021-Atual. Mapeamento e Monitoramento das Pastagens Brasileiras e Serviços Ambientais Associados
      Descrição: Considerando a importância das áreas de pastagem brasileiras e as necessidades de um melhor entendimento, atual e historicamente, desta importante classe de uso e cobertura do solo, o Laboratório de Processamento de Imagens e SIG da Universidade Federal de Goiás (LAPIG / UFG) produziu uma série temporal de 35 mapas anuais de pastagens, com base no uso de dados do satélite Landsat com resolução espacial de 30m (PARENTE et al., 2019). Esse esforço, apoiado pela TNC, foi realizado no âmbito do projeto MapBiomas, iniciativa que visa produzir mapas anuais de uso e cobertura do solo para o Brasil, utilizando uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo, baseada em aprendizado de máquina. e computação em nuvem (Mapbiomas, 2019). Outro produto relevante gerado pelo LAPIG / UFG foi a identificação de áreas de pastagens em degradação, que estão perdendo, ano a ano, sua capacidade produtiva. Esses e outros produtos estão disponíveis publicamente na plataforma pastagem.org.Considerando que esses produtos constituem uma importante referência para estudos científicos e políticas públicas relacionadas às atividades pecuárias e pastoris brasileiras, o objetivo geral do presente projeto é aproveitar os trabalhos anteriores do grupo de pastagens MapBiomas, desenvolvendo, melhorando e atualizando Coleções 6, 7 e 8. Além disso, planejamos produzir um mapa de referência de pastagens da novell (baseado nas imagens do Sentinel 2 e que incluirá categorias distintas de pastagens) e uma avaliação espacialmente explícita dos estoques de carbono associados às pastagens brasileiras.Por isso, o objetivo do projeto é elaborar diversos produtos de mapeamento relacionados às pastagens brasileiras, como parte da iniciativa MapBiomas, considerando diferentes dados de Observação da Terra, períodos de tempo e abordagens metodológicas, buscando assim apoiar o processo de análise e tomada de decisão a respeito da partes interessadas dos setores científico, governamental e privado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / FERREIRA JR, LAERTE GUIMARÃES - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    5. 2020-Atual. Mapeando o Brasil com big data e inteligência artificial
      Descrição: A nossa expectativa é de que este projeto possa aumentar a nossa capacidade de efetivamente monitorar, através de dados satelitários, a extensão das pastagens e padrões e tendências de degradação. Em última instância, este projeto busca informar e orientar investimentos públicos e privados quanto à restauração e intensificação das pastagens brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / FERREIRA JR, LAERTE GUIMARÃES - Coordenador / ELAINE BARBOSA DA SILVA - Integrante.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    6. 2019-Atual. Elaboração de Big data para mapeamento de uso e cobertura das terras
      Descrição: O Mapeamento e monitoramento do uso e cobertura das terras é um instrumento fundamental para gestão dos recursos naturais. Neste contexto, ao longo das últimas décadas tem surgido diversas técnicas para subsidiar essas ações diminuindo o tempo e melhorando a qualidade dos dados gerados. Dentre essas técnicas destaca-se a evolução do Sensoriamento Remoto, com a diversificação de dados orbitais e também o avanço no campo da informática, abrangendo hardwares e softwares cada vez mais adaptados para tratar a informação geográfica. Aliado as técnicas estão as parcerias institucionais com objetivos em comum desenvolvem atividades/projetos com objetivos diversos visando auxiliar na preservação ambiental. O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento Lapig, ao longo de sua trajetória tem contribuído para o desenvolvimento técnico e cientifico na área de geotecnologia em suas diversas parcerias. Neste contexto, com a nova demanda por mapeamentos rápidos e com grande volume de dados exige desenvolvimento de tecnologias e também de profissionais preparados para atuar junto a essas demandas. Dentro os diversos desafios para mapeamento de grande volume de dados e por processos automatizados está a qualidade dos mapeamentos. A exemplo desses processamentos destaca-se o projeto MapBiomas. Esse projeto, desde de 2015, vem desenvolvendo técnicas para mapear todos os biomas brasileiros, de forma rápida, com menos custos e com maior precisão. Para auxiliar na validação e melhoria dos mapeamentos por processos automatizados, o Lapig desenvolveu a ferramenta Temporal Visual Inspection TVI. Com auxilio desta ferramenta a presente proposta tem como objetivo gerar, inspecionar e validar um Big data de dados para treinamentos de algoritmos utilizados para mapeamentos em processos automatizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / ELAINE BARBOSA DA SILVA - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    7. 2019-Atual. Mapeamento e Monitoramento das Pastagens Brasileiras e áreas desmatadas em uma base anual
      Descrição: O Laboratório de Processamento de Imagem e Georpocessamento da, Universidade Federal de Goiás, produziu uma série de 33 mapas anuais de pastagens, com base no uso de dados de satélite Landsat com resolução espacial de 30m, que precisam apresentar possibilidades para melhorias metodológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / Laerte Guimarães Ferreira Junior - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    8. 2018-Atual. Análise e validação de dados de mapeamento dos biomas brasileiros
      Descrição: O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento Lapig, ao longo de sua trajetória tem contribuído para o desenvolvimento técnico e cientifico na área de geotecnologia. Neste contexto, com a nova demanda por mapeamentos rápidos e com grande volume de dados exige desenvolvimento de tecnologias para atuar junto a essas demandas. Dentro os diversos desafios para mapeamento de grande volume de dados e por processos automatizados está a qualidade dos mapeamentos. A exemplo desses processamentos destaca-se o projeto MapBiomas. Esse projeto, desde de 2015, vem desenvolvendo técnicas para mapear todos os biomas brasileiros, de forma rápida, com menos custos e com maior precisão. Para auxiliar na validação e melhoria dos mapeamentos por processos automatizados, O Lapig desenvolveu a ferramenta Temporal Visual Inspection TVI. Com auxilio desta ferramenta a presente proposta tem como objetivo gerar e inspecionar 100.000 pontos relativos as classes de mapeamento do MapBiomas, que serão utilizados para validar a série histórica de 30 anos de uso das terras nos biomas brasileiros lançada em agosto de 2018. Além da validação do mapeamento, com esses dados pretende-se auxiliar e mapeamentos futuros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / ELAINE BARBOSA DA SILVA - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    9. 2017-Atual. Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás
      Descrição: A qualidade de vida da população está intimamente ligada às condições sanitárias e socioambientais, representando um problema de ordem social e de saúde pública, principalmente em áreas de comunidades rurais e tradicionais, tais como ribeirinhos, quilombolas e assentamentos. Esses grupos apresentam fragilidades individuais, sociais e programáticas relacionadas ao enfrentamento de situações prejudiciais à saúde e ao saneamento. Dessa forma torna-se importante o desenvolvimento de pesquisa acerca das condições de saúde e segurança do saneamento em comunidades rurais e tradicionais do estado de Goiás, de forma articulada entre gestores municipais profissionais das secretarias municipais, líderes locais e membros das comunidades rurais e tradicionais em consonância com a Política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental e o Sistema Único de Saúde. O objetivo da pesquisa é promover conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais, apontando para ações de gestão e tecnologias inovadoras com vista a sustentabilidade e a promoção de serviços em ações ambientais, ao mesmo tempo, fomentar o empoderamento dessas comunidades quanto a promoção e proteção à saúde e o saneamento ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / Paulo Sérgio Scalize - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    10. 2017-Atual. Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para desfluretação de água utilizando carvão ativado produzido a partir da borra de café.
      Descrição: A água é uma das fontes de manutenção da vida na terra. Portanto, todo tratamento para mantê-la apropriada ao consumo humano faz-se necessário. Dessa forma, o objeto do projeto é desenvolver e avaliar tecnologias de simples operação e baixo custo na desfluoretação de água destinada ao consumo humano, tendo como objetivo geral Propor um sistema alternativo e de baixo custo para o processo de desfluretação da água através da criação de um meio filtrante de carvão ativado produzido a partir da borra de café. Os objetivos específicos são: - Produzir o carvão ativado a partir da borra de café; - Avaliar o processo de melhoria na adsorção pela modificação química com solução a base de cálcio; - Produzir um filtro em cerâmica microporosa previamente preenchido com carvão ativado alternativo; - Estabelecer parâmetros de projeto para o funcionamento do filtro; - Avaliar a eficiência do filtro por meio de análises físico-químicas e microbiológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / Paulo Sérgio Scalize - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    11. 2017-Atual. Levantamento de dados de campo para auxiliar, calibrar e validar atividades de mapeamento e qualificação das pastagens brasileiras
      Descrição: O uso mais eficiente das pastagens é essencial para o Brasil cumprir com as suas metas no que diz respeito à redução de Gases de Efeito Estufa, buscando também reduzir a perda de habitats e a respectiva adaptação às mudanças climáticas.Neste cenário, essa parceria busca obter dados de campo para auxiliar e validar mapeamentos, com vistas a identificar e qualificar a área de pastagem existente em todo o território brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / Laerte Guimarães Ferreira Junior - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    12. 2017-Atual. Mapeamento anual da área de pastagem no Brasil e análise de tendências e padrões
      Descrição: O presente projeto visa fornecer o mapeamento histórico anual (1985-2016) de todas as áreas de pastagens nas regiões de interesse (biomas Amazônia e Cerrado e região do Chaco), assegurando ao mesmo tempo as condições necessárias para a sua continuidade (em uma base anual, após 2016).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / Laerte Guimarães Ferreira - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    13. 2013-Atual. Avaliação de sistemas de tratamento de água em função de valores de turbidez na saída de Filtros Rápidos no Estado de Goiás
      Descrição: Propor melhorias aos sistemas de abastecimento de água (SAA) com dificuldades em atender ao padrão de turbidez de água filtrada estabelecido na Portaria 2914 (Brasil, 2011), focada principalmente na melhoria nos filtros rápidos de ETAs, Tendo como objetivos específicos Avaliar os sistemas de filtração das ETAs; Relacionar a turbidez da água filtrada com a ocorrência de oocistos de Cryptosporidium e cistos de Giardia; Avaliar a presença de poluentes emergentes em amostras de água das ETAs; Avaliar a bacia hidrográfica de contribuição às captações; Avaliar da Gestão dos SAA e Elaborar e divulgar manual para adequação da turbidez em ETAs. Área de estudo A área de estudo serão as Bacias hidrográficas do Córrego Samambaia, do Rio Meia Ponte e do Ribeirão João Leite, todas contribuintes para o sistema de captação de água no Estado de Goiás.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Integrante / Paulo Sérgio Scalize - Coordenador.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.
    14. 2011-2015. MODELAGEM DE DEPENDÊNCIAS POR MEIO DE CÓPULAS
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Luis Rodrigo Fernandes Baumann - Coordenador / MARTA CRISTINA COLOZZA BIANCHI - Integrante / JHONE CALDEIRA - Integrante.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. The best student presentation, The 7th Conderence on Multivariate Distributions with Applications.. 2010.
      Membro: Luis Rodrigo Fernandes Baumann.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. V Seminário de Avaliação dos Cursos e suas Representações no Ensino de Graduação.. 2013. (Seminário).
    2. Fitth Brasilian Conference on Statistical Modelling in Insurence and Finance. New local measures of complete dependence. 2011. (Congresso).
    3. 7th Conference on Multivariate Distributions with Applications. Some Measures of Complete Dependence based on Copulas. 2010. (Congresso).
    4. Espaço das Profissões. 2009. (Outra).
    5. Fourth Brazilian Conference on Statistical Modelling in Insurance and Finance. 2009. (Congresso).
    6. I Encontro sobre PEC-G e PEC-PG da UFG. 2009. (Encontro).
    7. Mathematics & Finance: Research in Options. Local Dependence Functions. 2009. (Congresso).
    8. 18º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Medidas de Dependência Local Baseadas no Coeficiente de Correlação. 2008. (Simpósio).
    9. 1º Workshop in Stochastic Modeling. Graphic Methods for Detection of Dependence. 2008. (Congresso).
    10. XIIth Brazilian School of Probability. Measures of Local Dependece. 2008. (Congresso).
    11. 25° Colóquio Brasileiro de Matemática. 2005. (Congresso).
    12. 9ª Escola de Brasileira de Probabilidade. Using VLMC to cluster natural language. 2005. (Congresso).
    13. II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG (CONPEEX). Modelagem Estocástica do Ritmo da Fala das Línguas Naturais. 2005. (Congresso).
    14. XIII Escola de Geometria Diferencial. 2004. (Congresso).
    15. V Encontro de Matemática e Estatística da UFG. 2001. (Encontro).
    16. lll Jornada de Educação Matemática. 2000. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. BAUMANN, L. R. F.. 1º Encontro Goiano de Probabilidade e Estatística. 2013. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 14/02/2025 16:49:18