Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Guaraci de Lima Requena

É Doutor em Estatística (2018) pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP); Mestre em Estatística (2014) pela Universidade Federal de São Carlos (DEs-UFSCar); e Bacharel em Matemática Aplicada (2011) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IBILCE-UNESP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal - e atua na área de Estatística com linhas de pesquisa em dados categóricos, regressão e classificação multinomial. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1507496001150908 (06/01/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Viçosa. Rodovia LMG 818 KM 6 Bairro do Lago 35690000 - Florestal, MG - Brasil Telefone: (31) 3536 URL da Homepage: http://www.mat.caf.ufv.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-Atual. Relações entre expectativas e perfil sociológico de concluintes de Ensino Médio na cidade de Florestal/MG: Estudo longitudinal 2023-2032
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo geral analisar as relações entre o perfil socioeconômico e cultural de estudantes do último ano do Ensino Médio e as expectativas, quanto à continuidade dos estudos e ao exercício profissional. Os objetivos específicos são: - Traçar perfil socioeconômico e cultural de estudantes do último ano do Ensino Médio das duas únicas escolas existentes no município de Florestal; - Conhecer quais são as expectativas quanto à continuidade dos estudos e ao futuro profissional desses estudantes; - Identificar diferenciações entre os públicos da escola estadual e da escola federal, com base: -i) nos fatores de composição do perfil; ii) nas expectativas declaradas; iii) nas relações entre os perfis e as expectativas; - Relacionar fatores de composição do perfil com as expectativas declaradas e, caso haja diferença significativa na base de dados de cada escola, estudar as relações em cada instituição isoladamente e compará-las ao final; - Compreender todas as relações encontradas numa perspectiva sociológica, que elucide a composição do público que está prestes a concluir o Ensino Médio na cidade de Florestal e revele a influência de fatores extraescolares nas expectativas formativas dos sujeitos investigados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Guaraci de Lima Requena - Coordenador / PATRICIA CLAUDIA DA COSTA - Integrante / Luanna Carolina Lopes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Guaraci de Lima Requena.
    2. 2022-Atual. Estudos de Estatística na Biologia
      Descrição: Estudar a teoria de Estatística; Compreender aplicações da Estatística na Biologia; Levantar bancos de dados da Biologia para análises estatísticas; Compreender o problema e fazer preparações necessárias nos bancos de dados; Realizar análises estatísticas; Escrever relatórios com tais análises, utilizando o Rmarkdown ou similar; Apresentar os resultados em eventos científicos de interesse.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Guaraci de Lima Requena - Coordenador.
      Membro: Guaraci de Lima Requena.
    3. 2021-2022. Compreensão da Literacia Estatística em Licenciados em Matemática
      Descrição: Os objetivos são: expor a orientanda a leitura de textos científicos na área, na língua inglesa e portuguesa, visando auxiliá-la em sua formação como uma futura pesquisadora e educadora na área; conduzir uma pesquisa bibliográfica de acordo com o tema aqui abordado, definindo conceitos como educação, literacia e letramento estatístico; investigar e dissertar sobre as defasagens na formação do professor de matemática para o ensino de estatística; apresentar os resultados em eventos científicos de interesse.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Guaraci de Lima Requena - Coordenador / Paula Alves de Freitas - Integrante.
      Membro: Guaraci de Lima Requena.
    4. 2021-2022. Observar, se questionar, compreender e agir: O que está acontecendo neste gráfico?
      Descrição: Este projeto tem o seguinte objetivo geral: introduzir a orientanda ao pensamento crítico e científico, incentivando-a a levantar hipóteses, a buscar fontes científicas confiáveis e a comunicar de forma científica os achados deste projeto. Os objetivos específicos deste projeto são: Expor a orientanda a leitura de textos científicos na área, na língua inglesa e portuguesa, visando auxiliá-la em sua formação como uma futura pesquisadora e educadora na área; Conduzir uma pesquisa bibliográfica de acordo com o tema aqui abordado; Levantar gráficos em noticiários brasileiros que sejam interessantes e que possam ser utilizados em sala de aula para atividades para um determinado nível de ensino; Elaborar um roteiro de atividade baseado na estratégia exposta na introdução e na coluna do NYT; Propor pelo menos 3 atividades para que professores do Ensino Básico possam aplicar com seus alunos; Organizar as atividades elaboradas em um página da web com o uso do software R e do github.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Guaraci de Lima Requena - Coordenador / Paula Alves de Freitas - Integrante.
      Membro: Guaraci de Lima Requena.
    5. 2020-2022. Utilizando jamovi em sala de aula
      Descrição: Este projeto tem o seguinte objetivo geral: introduzir a/o orientanda/o ao pensamento crítico e científico, incentivando-a/o a levantar hipóteses, buscar fontes científicas confiáveis e a comunicar de forma científica os achados deste projeto. Ainda, como objetivos específicos, o principal é a criação de um material, em forma de apostila, com uma introdução ao jamovi, bem como exemplos diversos em nível de ensino médio. Também, nesta apostila, iremos propor alguns planos de aula para que o professor possa adaptá-lo e utilizar as atividades propostas com os seus alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Guaraci de Lima Requena - Coordenador / Elizândra de Sousa Barroso - Integrante.
      Membro: Guaraci de Lima Requena.
    6. 2020-2021. Análise Descritiva e Comparativa da Covid-19
      Descrição: Propomos a construção de relatórios dinâmicos e interativos sobre a Covid-19 a partir dos pacotes shiny e flexdashboard do software R, resultado de análises estatísticas descritivas e inferenciais, mensurando a importância de características individuais de pacientes e também de municípios, estados e países em relação ao número de infectados, recuperados e óbitos disponibilizados oficialmente pelo Ministério da Saúde. Tais relatórios permitem apresentar, comparar e produzir inferências sobre a doença, sobre políticas públicas e sobre questões ainda sem respostas. O objetivo principal é fornecer informações estatísticas confiáveis, objetivas e de fácil acesso para a população, para a comunidade científica e para gestores públicos sobre o desenvolvimento diário da pandemia, no Brasil e no mundo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Guaraci de Lima Requena - Coordenador / FERNANDO DE SOUZA BASTOS - Integrante / Janaíne Geralda Mesquita Martins - Integrante / Guilherme Fernandes C. de Oliveira - Integrante.
      Membro: Guaraci de Lima Requena.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. 12th Brazilian Meeting on Bayesian Statistics.Operational Risk: tools for dependency modelling. 2014. (Encontro).
      2. 21º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - 2014.Modelagem Estatística para Risco Operacional. 2014. (Simpósio).
      3. 13ª Escola de Modelos de Regressão. O Método da Convolução, via Cópula Gaussiana, no Cálculo do Capital Regulatório Operaciona. 2013. (Congresso).
      4. 2° Workshop de Métodos Estatísticos e Probabilísticos.Capital regulatório para risco operacional: um problema de dependência. 2013. (Outra).
      5. Sixth Brazilian Conference on Statistical Modelling in Insurance and Finance. Dependence Modelling between Operational Risk Losses via Gaussian Copula. 2013. (Congresso).
      6. Workshop on Probabilistic and Statistical Methods.O Capital Regulatório no Risco Operacional Segundo o Método da Convolução com o Uso de Cópulas. 2013. (Outra).
      7. Workshop UFSCAR/USP - ESALQ-USP. 2013. (Outra).
      8. VI Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática.Uma Abordagem Estatística com Uso de Cópulas para o Cálculo do Capital Regulatório em Risco Operacional.. 2012. (Outra).
      9. III Encontro Sobre Ciência, Popularização da Ciência e Alfabetização Científica.Xadrez: uma proposta para resolução de problemas em matemática. 2011. (Encontro).
      10. II Seminário de Estudos Críticos Sobre a Educação. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. Requena, Guaraci. X Semana Acadêmica da Matemática. 2022. (Congresso).. . 0.
      2. Requena, Guaraci. IX Semana Acadêmica da Matemática. 2021. (Congresso).. . 0.
      3. REQUENA, G. L.; BASTOS, F. S.. VIII Semana Acadêmica da Matemática. 2020. Congresso
      4. REQUENA, G. L.. XXI SEMAT - Semana da Matemática. 2009. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Guaraci de Lima Requena ⇔ Joao Ricardo Sato (1.0)
        1. VATTIMO, EDOARDO F. Q. ; BARROS, VIVIAN B. ; REQUENA, GUARACI ; Sato, João R. ; FATORI, DANIEL ; MIGUEL, EURIPEDES C. ; SHAVITT, ROSELI G. ; HOEXTER, MARCELO Q. ; BATISTUZZO, MARCELO C.. Caudate volume differences among treatment responders, non-responders and controls in children with obsessive-compulsive disorder. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY. v. 28, p. 1607, 2019. Qualis: A1

      • Guaraci de Lima Requena ⇔ Joao Ricardo Sato (1.0)
        1. VATTIMO, EDOARDO F. Q. ; BARROS, VIVIAN B. ; REQUENA, GUARACI ; Sato, João R. ; FATORI, DANIEL ; MIGUEL, EURIPEDES C. ; SHAVITT, ROSELI G. ; HOEXTER, MARCELO Q. ; BATISTUZZO, MARCELO C.. Caudate volume differences among treatment responders, non-responders and controls in children with obsessive-compulsive disorder. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY. v. 28, p. 1607, 2019. Qualis: A1




    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 14/02/2025 16:49:18