Egressos do Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Carine Savalli Redigolo

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Estatística pelo IME da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Estatística pelo IME da Universidade de São Paulo (2005). É Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP na área de Bioestatística no campus Baixada Santista desde 2010. Em 2006 iniciou pesquisas em uma segunda área de estudo, a Psicologia Experimental, com ênfase em Etologia. Finalizou em 2009 o segundo mestrado e em 2013 o segundo doutorado nessa área. É orientadora plena de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (conceito CAPES 7). Em 2024 fez pós-doutorado no tema de Machine Learning aplicada na área da saúde no Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3503386422176251 (03/09/2025)
  • Rótulo/Grupo: * Sem rótulo
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Rua Silva Jardim - lado par 136 Vila Mathias 11015020 - Santos, SP - Brasil Telefone: (13) 32290100 URL da Homepage: http://www.unifesp.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2025-Atual. Machine learning para identificar e corrigir o subdiagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil
      Descrição: Esta pesquisa está sendo conduzida na Faculdade de Saúde Púbica da USP, e eu integro a equipe como pesquisadora associada. As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, são responsáveis por mais de 80 das mortes prematuras globalmente e apresentam alta carga socioeconômica, particularmente em países de baixa e média renda. No Brasil, estima-se que cerca de 45 da população adulta apresente pelo menos uma DCNT. Entretanto, taxas de subdiagnóstico superiores a 30 para hipertensão e 50 para dislipidemia e diabetes comprometem a efetividade das políticas de prevenção e controle. O subdiagnóstico decorre, em grande parte, da desigualdade no acesso aos serviços de saúde, da baixa adesão aos protocolos de rastreamento e das limitações metodológicas inerentes à vigilância baseada em autorrelato. Este projeto propõe o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina para estimar a prevalência real das DCNTs e identificar padrões de acesso desigual aos serviços de saúde no Brasil, utilizando dados das Pesquisas Nacionais de Saúde (PNS) de 2013 e 2019.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carine Savalli Redigolo - Integrante / Gabriel Ferreira dos Santos Silva - Integrante / Bruno Pereira Nunes - Integrante / FILHO, FABIANO BARCELLOS - Integrante / CHIAVEGATTO FILHO, ALEXANDRE DIAS PORTO - Coordenador / Marcela Quaresma Soares - Integrante.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.
    2. 2023-2025. Estudo GAS-Brasil: Generalização Algorítmica em Saúde nas cinco regiões brasileiras
      Descrição: Na área da saúde o uso de algoritmos para a tomada de decisão clínica ainda enfrenta vários desafios, desde resistências culturais até limitações operacionais, como no caso da capacidade de generalização dos modelos preditivos em diferentes áreas. Em um país com alta desigualdade como o Brasil, é necessário o desenvolvimento de técnicas que permitam que algoritmos de machine learning tenham uma boa performance nas regiões mais remotas em que há menor coleta de dados. Este projeto propõe desenvolver métodos de transfer learning e transformational machine learning para avaliar a capacidade de generalização dos algoritmos preditivos mais utilizados para dados estruturados como XGBoost, lightGBM, catboost, random forests e redes neurais artificiais. Será analisado o conjunto de dados de um total de 8.477 pacientes com covid 19 coletados pela rede Inteligência Artificial para Covid-19 no Brasil (IACOV-BR), que é composta por 18 hospitais distribuídos nas cinco regiões do Brasil. O presente projeto é uma parceria inédita entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), University of Texas, Austin (UT-Austin), Duke University, Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carine Savalli Redigolo - Integrante / Alexandre Chiavegatto Filho - Coordenador / Ana Carolina Lorena - Integrante / André Filipe de Moraes Batista - Integrante / Augusto César Ferreira De Moraes - Integrante / Bruno Pereira Nunes - Integrante / Hellen Geremias dos Santos - Integrante / Jahit Sacarlal - Integrante / João Ricardo Nickenig Vissoci - Integrante / Roberta Moreira Wichmann - Integrante / Tiago Almeida de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.
    3. 2019-2019. Apego entre ser humano e o cão
      Descrição: Este projeto iniciou com uma visita ao Departamento de Ciência Veterinária da Universidade de Pisa, Itália, em outubro de 2019, em que interagi com os pesquisadores Chiara Mariti e Angelo Gazzano. Nesta visita discutimos ideias para pesquisas sobre o tema de apego entre ser humano e o cão, especialmente sobre o questionário DORS (Dog-Owner Relationship Scale), que havia sido traduzido e validado para o italiano. Planejamos a validação deste instrumento para a língua portuguesa e cultura brasileira, além da produção de um artigo de opinião. Esta validação integrou, posteriormente, o escopo do projeto de doutorado do meu aluno Francisco Cabral, e contou também com a participação da pesquisadora Tiffani Howell de La Trobe University, School of Psychology and Public Health, Bendigo, Australia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carine Savalli Redigolo - Coordenador / RESENDE, BRISEIDA - Integrante / MARITI, CHIARA - Integrante / CABRAL, FRANCISCO - Integrante / HOWELL, TIFFANI - Integrante.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.
    4. 2018-2022. Interação social e construção de nicho: uma abordagem etológica
      Descrição: Este projeto multidisciplinar visou investigar como a alteração social do ambiente guia o curso do desenvolvimento. Atuei como pesquisadora colaboradora e orientadora de alunos de mestrado em pesquisas sobre a interação entre humanos e cães, focando na comunicação e no desenvolvimento de habilidades sociais.Incluiu outros pesquisadores além dos citados abaixo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carine Savalli Redigolo - Integrante / BRISEIDA DE DOGO RESENDE - Coordenador.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.
    5. 2018-Atual. Projetos conduzidos no escopo do grupo LECA
      Descrição: O grupo de pesquisa LECA (Laboratório de Etologia Canina, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/462598), que coordeno, reúne projetos de graduação, mestrado e doutorado voltados à investigação de vários aspectos da relação entre tutores e seus cães, e os benefícios para o ser humano em conviver com um cão. Trata-se de uma atividade de pesquisa que envolve orientação de vários projetos, alguns dos quais contam ou contaram com financiamento por meio de bolsas de mestrado ou doutorado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carine Savalli Redigolo - Coordenador / ALBUQUERQUE, NATALIA - Integrante / RESENDE, BRISEIDA - Integrante / MARIANA VITÓRIA HESS - Integrante / Carolina Wood Fernandez Giugni Generoso - Integrante / Juliana Wallner Werneck Mendes - Integrante / CABRAL, FRANCISCO - Integrante / AYROSA, FLAVIO - Integrante / FUKIMOTO, NAILA - Integrante.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.
    6. 2018-Atual. Projetos conduzidos no escopo do grupo LEDIS
      Descrição: O grupo de pesquisa LEDIS (Laboratório de Etologia, Interações Sociais e Desenvolvimento, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/373910) reúne projetos de graduação, mestrado e doutorado dedicados à investigação de vários aspectos do desenvolvimento e comportamento social humano e não humano. Trata-se de uma atividade de pesquisa que envolve a colaboração e coorientação de vários projetos, alguns dos quais contam ou contaram com financiamento por meio de bolsas de mestrado ou doutorado. Inclui outros pesquisadores indicados na página do grupo de pesquisa do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/373910). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carine Savalli Redigolo - Integrante / BRISEIDA DE DOGO RESENDE - Coordenador.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.
    7. 2016-2022. Integrante e líder de projeto no CEPID Centro de Pesquisa em Bem-Estar e Comportamento Humano
      Descrição: Este CEPID foi financiado conjuntamente pela FAPESP e pela empresa Natura (Processo FAPESP 2014/50282-5) e coordenado pela Profa. Emma Otta do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Dentro do escopo do estudo do bem-estar, fui líder de um projeto que buscou analisar como a relação afetiva entre tutores e cães impacta o bem-estar de ambos. O principal foco do projeto foi adaptar e validar, para a língua portuguesa e cultura brasileira, questionários de comportamento e temperamento de cães, o C-BARQ (Canine Behavioral Assessment and Research Questionnaire) e o PANAS para cães (Positive and Negative Affect Scale). Este projeto contou com a colaboração de pesquisadores internacionais da área de medicina veterinária, o professor James Serpell da Universidade da Pennsylvania, e o professor Daniel Mill da Universidade de Lincoln. Incluiu vários pesquisadores além dos citados abaixo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carine Savalli Redigolo - Integrante / OTTA, EMMA - Coordenador.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Journal of Veterinary Behavior - Improving Pet Welfare Award, Journal of Veterinary Behavior.. 2023.
      Membro: Carine Savalli Redigolo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. Encontro sobre Gemini Academy Brasil. 2024. (Encontro).
    2. 7th Canine Science Forum. 2021. (Congresso).
    3. Audiodescrição: contribuições para acessibilidade comunicacional e pedagógica. 2021. (Encontro).
    4. Congresso Acadêmico da UNIFESP. 2021. (Congresso).
    5. Educação Inclusiva no Ensino Superior e TEA. 2021. (Encontro).
    6. Fórum da câmara técnica de acessibilidade e inclusão - CTAI. 2021. (Encontro).
    7. III Seminário Bem-Estar Animal na Real Emoções. 2021. (Seminário).
    8. Oficina para Edição de Portal Web com acessibilidade - NAI - Baixada Santista. 2021. (Oficina).
    9. 6th Canine Science Forum. 2018. (Congresso).
    10. 5th Canine Science Forum. 2016. (Congresso).
    11. 4th Canine Science Forum. 2014. (Congresso).
    12. 3rd Canine Science Forum. 2012. (Congresso).
    13. II Encontro do Núcleo de Bioética do Campus Baixada Santista. 2012. (Encontro).
    14. I SINTAA - Simpósio Internacional de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais. 2012. (Simpósio).
    15. Práticas de Terapia Assistida por Animais no Autismo - I SINTAA. 2012. (Simpósio).
    16. Congresso Internacional de Bem-estar Animal. 2011. (Congresso).
    17. Curso Introdutório ao Bem-Estar Animal. 2011. (Congresso).
    18. Medicina Veterinária Comportamental ? comportamento canino. 2011. (Congresso).
    19. Medicina Veterinária Comportamental ? comportamento felino. 2011. (Congresso).
    20. V Seminário sobre Ética e Direito Animal: Estabelencendo conexões. 2011. (Seminário).
    21. (Mis)behavior of dogs and cats: animal behavior. 2010. (Congresso).
    22. 1st Canine Science Forum. 2008. (Congresso).
    23. I Conferência Brasileira de enriquecimento ambiental. 2008. (Outra).
    24. Comunicação não-verbal na depressão: uma abordagem etológica. 2007. (Seminário).
    25. I Ciclo de Estudos para Docentes do UNIFIEO. 2007. (Encontro).
    26. I ESAMP - Escola de Amostragem e Metodologia de pesquisa. 2007. (Congresso).
    27. Teoria da Evolução: Princípios e Impacto. 2006. (Simpósio).
    28. Anthrozoos: relação entre o ser humano e animais. 2005. (Congresso).
    29. Estresse em cães domésticos. 2005. (Congresso).
    30. 15º SINAPE ? Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2002. (Simpósio).
    31. E-learning , E-training 2002 - Aprendendo e treinando pata atuar e trabalhar na sociedade do conhecimento. 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. SAVALLI, CARINE; BHADRA, A. ; MARITI, CHIARA ; RESENDE, BRISEIDA. Símposio no Encontro Anual de Etologia 2021: "Canine ethology in a changing world". 2021. Outro
    2. SAVALLI, Carine. Participação em comissão científica do II Simpósio Internacional de Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais ? II SINTAA. 2013. (Congresso).. . 0.
    3. SAVALLI, Carine. Participação em comissão científica do XXXI Encontro Anual de Etologia/IV Simpósio Latinoamericano de Etologia. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. GAUNET, F. ; SAVALLI, Carine. Disciplina de Pós-graduação - PSE5884 Cognição dos cães (Canis Familiaris) no contexto humano. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 21/01/2026 15:19:26