Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Joelmir André Borssoi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e doutorado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2014). Foi professor substituto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná entre os anos de 2007 e 2009. Em 2012 foi aprovado em concurso público na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e atualmente é Professor Associado no Campus Londrina. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6054221596474652 (11/11/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. Avenida dos Pioneiros Jardim Morumbi 86036370 - Londrina, PR - Brasil Telefone: (43) 33156100 Fax: (43) 33156121 URL da Homepage: www.utfpr.edu.br/londrina
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2014-Atual. Modelos espaciais lineares gaussianos com repetição múltiplas (Fundação Araucária)
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver técnicas de inferência espacial e de diagnóstico de influencia local e global para conjuntos de dados espacialmente georreferenciados e que possuem continuidade espacial. Para este novo problema se tem repetições do mesmo experimento sob as mesmas condições, nos mesmos locais amostrais que serão considerados com repetições múltiplas independentes. A análise geoestatística será desenvolvido em um enfoque de modelos espaciais lineares considerando que os dados possuem uma distribuição de probabilidades norma n-variada, avaliando a influência potencial de dados na construção da estrutura de dependência espaço-temporal da variável em estudo espacialmente referenciada. Os métodos desenvolvidos serão simulados e aplicados a dados reais de produtividade da soja e seus atributos físicos-químicos do solo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Manuel Galea - Integrante / Miguel Angel Uribe-Opazo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    2. 2014-Atual. Modelos de regressão mistos lineares elípticos com erros de medição usando o software R
      Descrição: Os objetivos do presente projeto de pesquisa são estudar e desenvolver a teoria estatística da estimação e inferência na classe de modelos mistos lineares elípticos com erros de medição; apresentar resultados para algumas distribuições específicas, pertencentes à classe das elípticas, visto que essas distribuições permitem estender os modelos já desenvolvidos com a suposição de erros normais, além de acomodar as observações atípicas por meio de distribuições com caudas mais leves ou mais pesadas do que as da normal, como a t de Student e a exponencial potência. Para as distribuições específicas, apresentar aplicações da teoria com dados reais; criar rotinas com implementações em ambiente R, de modo a tornar possível a utilização por parte de outros pesquisadores interessados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joelmir André Borssoi - Coordenador.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    3. 2010-2013. Variabilidade espacial da produtividade da soja e seus atributos do solo utlizando modelos espaciais lineares
      Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de inferência geoestatística espaço-temporal da variabilidade espacial da produtividade da soja e seus atributos do solo utilizando modelos espaciais lineares elipticos multivariados. Será realizado estudos de técnicas de diagnósticos de influencia local para o caso de ter de pontos influentes, utilizadas na análise de sensibilidade dos estimadores de máxima verossimilhança, a pequenas perturbações nos dados e/ou nas suposições do modelo de variabilidade espacial. Apresentaremos um estudo a dados da produtividade da soja e suas covariáveis físicas e químicas do solo em uma área comercial de 75 ha na região Oeste do Paraná, nos anos agrícolas 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010 e 20010/1011 realizando análises espaço-temporal do processos em estudo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Miguel Anjel Uribe Opazo - Coordenador / Outros integrantes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    4. 2010-2013. Variabilidade espacial da produtividade da soja e seus atributos do solo utilizando modelos espaciais lineares Gaussianos e t-Student (CNPq-Universal)
      Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de inferência geoestatística da variabilidade espacial da produtividade da soja e seus atributos do solo, utilizando modelos espaciais lineares gaussiano e t-student. Com esta pesquisa deseja-se estudar a análise de diagnósticos para o estudo de pontos influentes utilizado a influência local, perturbando a variável resposta e as variáveis explicativas, para avaliar a sensibilidade dos estimadores de máxima verossimilhança da função de covariância a pequenas perturbações nos dados ou nas suposições do modelo de variabilidade espacial. Assim, se estudará a influência local, assumindo que o processo estocástico ter uma distribuição gaussiana ou t-student n-variada na estimação de parâmetros de modelos espaciais e na elaboração de mapas temáticos construídos pela krigagem universal. Apresentar-se-á um estudo de aplicação aos dados de produtividade da soja e suas seus atributos do solo, dados coletados nos anos agrícolas das safras 2006/2007 a 2010/2011, em uma área comercial de 75 ha na região Oeste do Paraná. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Márcio Antônio Vilas Boas - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / URIBE-OPAZO - Coordenador / Jerry Adriani Johann - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    5. 2009-2012. Influência Local em Estatística Espacial
      Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de inferência espacial utilizando métodos geoestatísticos em modelos espaciais t-student n-variados e estabelecer diretrizes que possam auxiliar no uso das técnicas de influencia local a pequenas perturbações nos dados e/ou nas suposições do modelo de variabilidade espacial, utilizadas na análise de sensibilidade dos estimadores obtidos pelos métodos de máxima verossimilhança e máxima verossimilhança restrita. Assim, se estudará a influencia local de pontos discrepantes, assumindo processos estocásticos t-student n-variados. Se apresentará um estudo a dados reais coletados da produtividade da soja e suas respectivas covariáveis que são os atributos físicos e químicas do solo coletados nos anos agrícolas 2006/2007 e 2007/2008 e 2008/2009, em uma área comercial de 75 ha produtora de grãos na região Oeste do Paraná. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Miguel Anjel Uribe Opazo - Coordenador / Outros integrantes - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    6. 2008-2011. Variabilidade Espacial em Modelos Elípticos
      Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de inferência geoestatística em modelos espaciais e estabelecer diretrizes que possam auxiliar no uso das técnicas de diagnóstico de influencia local, utilizadas na análise de sensibilidade dos estimadores de máxima verossimilhança e máxima verossimilhança restrita a pequenas perturbações nos dados e/ou nas suposições do modelo de variabilidade espacial. Assim, se estudará a influencia local de pontos discrepante, assumindo Z(s) ter uma distribuição elíptica n-variada, na estimação de parâmetros de modelos espaciais e na elaboração de mapas temáticos construídos pela krigagem universal. Utilizando o método de influência local, apresentaremos um estudo de aplicação a dados simulados e a dados reais coletados da produtividade da soja e suas covariáveis físicas e químicas do solo, dados coletados no ano agrícola 2006/2007, em uma área comercial de 75 ha na região Oeste do Paraná, em uma grade irregular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Rosangela Aparecida Botinha Assumpção - Integrante / Clementina Scherpinski - Integrante / Gustavo Enrique Dalposso - Integrante / URIBE-OPAZO - Coordenador / Manuel Jesus GALEA-ROJAS - Integrante / Fernanda de Bastiani - Integrante / Karin Luciano Brizola Simoneto - Integrante.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    7. 2007-2009. Variabilidade Espacial e suas Aplicações
      Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar a variabilidade espacial de variáveis aleatórias georeferenciadas, desenvolvendo métodos geoestatísticos para determinar a estrutura de dependência espacial em amostras obtidas de grades regulares e irregulares de grandes distâncias (distância acima de 100 m); No estudo da função semivariância pretende-se introduzir a função densidade de probabilidade de variáveis não-Gaussianas; Estudo de métodos de estatística espacial de distribuição de pontos para o número de eventos por unidade de área; Os resultados obtidos serão aplicados ao estudo da produtividade da soja e seus atributos físico-químicos do solo em uma área comercial de 314 ha que será utilizado no estudo de Previsão de Safras da Soja. A geoestatística auxiliará através da construção de mapas temáticos eficientes a aumentar a produtividade das áreas da região auxiliando na aplicação de insumos necessários ao solo, minimizando o impacto ambiente. Pretende-se implementar computacionalmente os módulos geoestatísticos desenvolvidos nesta pesquisa ao software GEOCAC, de distribuição gratuita, que é desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Estatística Aplicada - LEA/UNIOESTE. Finalmente, será criado um banco de dados espacial e temporal dos atributos do solo, características fisiológicas e produtividade da soja nos anos em estudo que serão de grande utilidade para estudos da Previsão de Safra da Soja pela Companhia Nacional de Abastecimentos - CONAB e para trabalhos de iniciação científica, trabalho de conclusão de cursos, dissertações de mestrado e teses de doutorados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    8. 2005-2007. Variabilidade Espacial utilizando o Software R
      Descrição: Conhecer o comportamento de variáveis ligadas ao desenvolvimento da soja é importante para compreender a cultura. Os mapas temáticos facilitam essa compreensão, o que pode auxiliar na identificação de problemas e particularidades da cultura que não são percebidos no manejo tradicional. Estudar o software geoR construção de semivariogramas empíricos, ajuste de modelos geoestatísticos utilizando a estimação de parâmetros pelos métodos de mínimo quadrados ordinários (OLS) e mínimos quadrados ponderados (WLS1,WLS2 e WLS3) e o método de máxima verossimilhança e método Bayesiano e finalmente construção de mapas temáticos pela interpolação espacial pelo método da krigagem, todo através do software geoR. Juntando estes dois temas mencionados acima o objetivo deste trabalho é estudar as estruturas de dependência espacial de variáveis relacionadas ao desenvolvimento e à produtividade da soja utilizando o software GeoR. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    9. 2005-2007. Estimativa da Produtividade de Soja Através da Estatística Espacial- II Fase
      Descrição: O projeto tem como objetivo em sua segunda fase, continuar o desenvolvimento e aplicação de novos métodos de previsão de safra da produtividade de soja, com o uso da estatística espacial e sistema de informação geográfica; Obter dados de campo para avaliar os métodos de estimação do modelo de previsão de safra em áreascomerciais no ano agricola 2005/2006 e 2006/2007. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Jerry Adriani Johann - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador / Claudinei Lunkes - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Rubens Augusto Camargo Lamparelli - Integrante / Lúcia Helena Pereira Nóbrega - Integrante / Aziz Rachid Junior - Integrante / André Luiz Brun - Integrante / Mário Antônio Faraco - Integrante / Dieter Randolf Ludewing - Integrante / Fabiano Giacomin - Integrante / Gustavo Enrique Dalposso - Integrante / Tais Aguiar de Menezes - Integrante / Araceli Ciotti de Marins - Integrante. Financiador(es): Companhia Nacional de Abastecimento - Bolsa.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    10. 2005-2007. Estatística Espacial: Análise Teórico e Prática dos Fatores de Produção da Soja em Áreas de Cultivo Comerciais na Região Oeste do Paraná
      Descrição: Este projeto estuda métodos geoestatísticos que auxiliam no estudo da variabilidade espacial na estimação da função semivariância, assim, como no ajuste de modelos teóricos a semivariogramas experimentais, comparando diferentes critérios de estimação de parâmetros. Pretende-se investigar a sensibilidade dos métodos de estimação dos parâmetros ao tamanho da amostragem quando variam em função de sua densidade amostral. Em uma plantação surgem problemas, como por exemplo, ocorrência de ervas daninhas, pragas, doenças em plantas ou em vagens/espigas, baixa fertilização de sementes, pequeno número de vagens/espigas em plantas. Fenômenos deste tipo podem ser descritos pelas suas ocorrências e pela sua localização no tempo ou espaço, por meio de coordenadas. Fenômenos expressos desta forma são denominados de processos pontuais. Esses fenômenos prejudicam uma cultura podendo influenciar na qualidade e quantidade de grãos produzidos. A sobrevivência do setor agrícola depende única e exclusivamente da produção de grãos. A técnica de Agricultura de Precisão tem como objetivo a otimização da produção sem prejudicar o meio ambiente, sendo assim, o conhecimento tido sobre a distribuição de processos pontuais dos eventos de interesse auxilia na descrição da situação, possibilita determinar locais propensos à ocorrência dos eventos de interesse e interferir no processo de produção, no tempo e local certo. A ocorrência de certos eventos pode estar relacionada a outros fatores, como por exemplo: o número de vagens por unidade de área pode depender do número de plantas por unidade de área; ou então a ocorrência de doenças em vagens, ter relação com a existência de ervas daninhas na região. Estas relações, se existirem, podem ser modeladas, da mesma maneira que á ocorrência de eventos, em si, são modeladas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    11. 2004-2005. Estimativa da Produtividade de Soja Através da Estatística Espacial - I Fase
      Descrição: O projeto teve como objetivo em sua primeira fase o desenvolvimento e aplicação de novos métodos de previsão de safra da produtividade de soja, com o uso da estatística espacial e sistema de informação geográfica; Obter dados de campo para avaliar os métodos de estimação do modelo de previsão de safra em áreas pilotos; Estudar a variabilidade espacial das respostas da cultura da soja por meio de métodos geoestatísticos e método de distribuição de pontos em áreas pilotos; Mapear áreas de soja a partir da análise de variabilidade espacial utilizando técnicas geoestatística de krigagem; Através de um estudo de análise multivariada serão construídos modelos de previsão da produtividade da soja em função dos atributos do solo e condições do clima da área piloto; Estimar a área plantada de produção de soja na região em estudo, comparando dados obtidos pela estatística espacial e dados oficiais; Analisar padrões de distribuição de pontos analisando se eventos tais como o desenvolvimento de doença na soja exibe algum padrão sistemático, obtendo alguns padrões de aglomerados espaciais. Será estudada a intensidade do processo, isto é, número de eventos por unidade de área, através, do estimador de intensidade de Kernel. A dependência espacial no processo de contagem será estudada através de modelos na distribuição de pontos; Testar a capacidade de uma função de produção acoplada com um modelo de balanço para a estimar a produtividade de soja no estado do Paraná; Adaptar o modelo computacional visando sua aplicação em trabalhos de previsão de safras no Brasil; Calibração dos resultados obtidos pelo métodos de estatística espacial com as imagens aéreas e de satélite obtidas pelo grupo da Unicamp; Criação de um banco de dados temporal das informações obtidas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Jerry Adriani Johann - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador / Claudinei Lunkes - Integrante / Jansle Vieira Rocha - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Marí Roman - Integrante / Marcio Antonio Vilas Boas - Integrante / Lúcia Helena Pereira Nóbrega - Integrante / Mário Antônio Faraco - Integrante / Dieter Randolf Ludewing - Integrante / Gustavo Enrique Dalposso - Integrante / Rubens Augusto Camargo Lamparelli - Integrante / Tais Aguiar de Menezes - Integrante. Financiador(es): Companhia Nacional de Abastecimento - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    12. 2004-2005. Análise geoestatística utilizando o software geoR
      Descrição: Participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UNIOESTE, no desenvolvimento de trabalho de iniciação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Miguel Anjel Uribe Opazo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    13. 2003-2005. Modelagem da variabilidade dos fatores de produção de uma área comercial de produção de grãos de soja e trigo
      Descrição: A globalização impõe aos segmentos produtivos, dentre os quais o setor agrícola nacional, a obtenção de níveis de competitividade internacionais. Assim, novos métodos e técnicas devem ser incorporados ao processo produtivo da agropecuária brasileira para que nossos produtos sejam competitivos no mercado mundial. A agricultura convencional, em geral baseada no uso maciço de insumos, além de insustentável, vem causando contaminação das águas superficiais e subterrâneas, comprometendo a utilização deste recurso natural, imprescindível à humanidade. Desta forma, otimizar a aplicação de insumos agrícolas pode ajudar a maximizar os lucros e proteger o meio ambiente. Para tanto, há necessidade de se conhecer os fatores que influenciam a produtividade de uma cultura, estudando através da amostragem do solo, a sua variabilidade espacial. A Agricultura de Precisão pode ser vista neste contexto, como uma ferramenta à disposição do agricultor, para que este torne sua atividade produtiva, uma atividade econômica e ecologicamente sustentável. O objetivo deste trabalho será modelar a variabilidade dos fatores de produção de uma área comercial de produção de grãos de soja e trigo com enfoque em Agricultura de Precisão, buscando entender o comportamento das variáveis ligadas à produção agrícola da região Oeste do Paraná, utilizando-se de conceitos da estatística espacial (geoestatística), de sistemas de informações geográficas, de sistemas de posicionamento global e de sensoriamento remoto. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Edson Antonio Alves da Silva - Integrante / Jerry Adriani Johann - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Integrante / Claudinei Lunkes - Integrante / Marcio Antônio Vilas Boas - Coordenador / Jansle Vieira Rocha - Integrante / Erivelto Mercante - Integrante / Marí Roman - Integrante / Rubens Augusto Camargo Lamparelli - Integrante / Rosangela Aparecida Botinha Assumpção - Integrante / Luciana Pagliosa Carvalho - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Joelmir André Borssoi.
    14. 2003-2004. Análise geoestatística de atributos do solo em um área de agricultura de precisão através do software geoR
      Descrição: Participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UNIOESTE, no desenvolvimento de trabalho de iniciação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joelmir André Borssoi - Integrante / Miguel Anjel Uribe Opazo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Joelmir André Borssoi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. 13ª Escola de Modelos de Regressão. 2013. (Outra).
      2. XII Escola de Modelos de Regressão.. 2011. (Outra).
      3. 41ª REUNIÃO REGIONAL da ABE/VI JORNADA DE ESTATÍSTICA DE MARINGÁ/ V SEMANA DE ESTATÍSTICA. 2008. (Encontro).
      4. XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2007. (Congresso).
      5. XXXV Congresso Nacional de Engenharia Agrícola - CONBEA. 2006. (Congresso).
      6. XIV Encontro Anual de Iniciação Científica. 2005. (Encontro).
      7. XIX SEAMU - Semana Acadêmica de Matemática da Unioeste. 2005. (Encontro).
      8. XXXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA. 2005. (Congresso).
      9. XVIII SEAMU - Semana Acadêmica de Matemática da Unioeste. 2004. (Encontro).
      10. ENINED - Encontro de Informática Educacional. 2003. (Encontro).
      11. II Encontro Regional de Geoprocessamento. 2003. (Encontro).
      12. XVII Semana da Matemática e X Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2003. (Encontro).
      13. XVI Semana da Matemática. 2003. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. BORSSOI, J. A.. ENINED 2003 - Encontro de Informática Educacional: Inclusão Digital Através da Escola. 2003. (Outro).. . 0.
      2. BORSSOI, J. A.. II Encontro Regional de Geoprocessamento. 2003. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
      Data de processamento: 14/02/2025 16:49:18