Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Luís Gustavo do Amaral Vinha

Professor Associado do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB), doutor em Psicologia Social pela UnB, com graduação e mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais (CEPATS) e do Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida (LabPAM). Experiência na análise de dados de avaliações educacionais em larga escala, com ênfase no estudo de fatores associados ao desempenho acadêmico, por meio de projetos de pesquisa e ministrando cursos de qualificação. Tem atuado nas áreas de avaliação de programas sociais e avaliação psicológica, participando de projetos de pesquisa com foco na construção, validação e aplicação de instrumentos e na avaliação de impacto de intervenções. Tem domínio em técnicas estatísticas utilizadas pesquisas aplicadas, como Modelos Hierárquicos, Psicometria, Análise Fatorial, Modelos de Teoria da Resposta ao Item e Modelos de Equações Estruturais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7082165822331367 (02/10/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas. Universidade de Brasília (UnB) Asa Norte 70910900 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 31073659 Fax: (61) 32736317 URL da Homepage: www.est.unb.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-2022. Construção de instrumentos de avaliação psicológica para o Exército Brasileiro
      Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida por meio de um Termo de Cooperação Técnica a ser celebrado entre a UnB e o Ministério da Justiça. É fruto de uma demanda do Exército Brasileiro, que está em busca de aprimorar os processos de seleção de servidores que irão se incorporar a uma das diferentes escolas de formação. Essa demanda surge de desafios contemporâneos, como o fenômeno de banalização de testes psicológicos (publicização) e como o desenvolvimento de conhecimentos científicos acerca de modelos de avaliação e mensuração que sejam adequados aos contextos e cargos. A presente pesquisa se justifica pela inexistência de instrumentos específicos para a avaliação de candidatos que apresentem um perfil psicológico adequado às atividades profissionais dos cargos do Exército Brasileiro. A criação de modelos de mensuração que apresentem adequadas propriedades psicométricas deve seguir procedimentos científico-metodológicos rigorosos, de modo a se garantir que os instrumentos sejam capazes de estimar com precisão as características psicológicas de interesse.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luís Gustavo do Amaral Vinha - Integrante / Fabio Iglesias - Integrante / Cristiane Faiad de Moura - Integrante / Wladmir Rodrigues da Fonseca - Integrante / Carlos Manoel Lopes Rodrigues - Integrante / Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Coordenador / Edna Alci Beserra Tôrres - Integrante / Lara Letícia Pinto Barbosa - Integrante / Talita de Araújo Alves - Integrante.
      Membro: Luís Gustavo do Amaral Vinha.
    2. 2020-2022. PESQUISA NACIONAL SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE, SEGURANÇA, VALORIZAÇÃO e QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA
      Descrição: Trata-sede uma pesquisa que será realizada por meio de um Termo de Execução Descentralizada entre a UnB e o MJ/SENASP, junto à Finatec, considerada a mais abrangente pesquisa de Segurança Pública realizada no Brasil, com foco nos aspectos de saúde, segurança, valorização e qualidade de vida. Como diferencial, a pesquisa não se baseará tão somente no processo de diagnóstico, mas também na proposição de intervenções e na obtenção de dados e de informações sobre a qualidade de vida individual dos profissionais e a coleva, oferecida pelas Instituições de Segurança Pública, propiciando a construção de indicadores e, posteriormente, norteando a formulação de políticas públicas mais assertivas e efetivas. A presente pesquisa é uma das entregas previstas do Projeto Estratégico PRÓ-VIDA, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, constituindo-se em uma etapa imprescindível para o desenho da política pública de valorização dos profissionais de Segurança Pública. Os resultados gerados com a pesquisa permitirão uma política pública focada no problema a ser resolvido e permitirão ações mais efetivas com grande potencial de impacto no cotidiano dos profissionais de Segurança Pública do país. Além disso, a pesquisa permitirá também, entre outros aspectos, o desenho da política pública de valorização profissional de forma mais precisa, baseada em evidências e com o enfoque direcionado para neutralizar as causas dos problemas identificados. Espera-se, portanto, a obtenção de dados e de informações precisas e confiáveis para a elaboração de políticas públicas na área de Segurança Pública mais assertivas e de maior efetividade, facilitando a tomada de decisão e a priorização dos problemas a serem enfrentados. O público alvo será, nas Unidades Federativas, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militar, Polícias Civis, Polícias Técnico Científicas e Serviço Penitenciário. Na União participarão o Departamento Penitenciário Nacional, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. A pesquisa está sob a coordenação técnica dos professores doutores Cristiane Faiad (PCL/PPGPSTO), Sérgio Eduardo Oliveira (PCL/PPGPCCPsi) e Thiago Nascimento (PPGCdC) e conta com a atuação de um grupo de docentes, entre eles Sheila Murta (PCL), Claudio Torres (PPB), Fabio Iglesias (PCL), Daniela Zanini (PCL) e discentes (graduação e pós-graduação).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (42) . Integrantes: Luís Gustavo do Amaral Vinha - Integrante / Fabio Iglesias - Integrante / Cristiane Faiad de Moura - Coordenador / Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Integrante / Claudio Torres - Integrante.
      Membro: Luís Gustavo do Amaral Vinha.
    3. 2017-2018. Validação das escalas de percepção de violência e conflitos nas escolas
      Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar as escalas utilizadas nas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), presente nos questionários contextuais respondidos por professores e diretores, relacionadas à violência e conflitos nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Luís Gustavo do Amaral Vinha - Coordenador / Ana Maria Nogales Vasconcelos - Integrante / Maria Teresa Leão Costa - Integrante / Helen Acypreste - Integrante / João Pedro de Oliveira Morais - Integrante. Financiador(es): Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event - Bolsa.
      Membro: Luís Gustavo do Amaral Vinha.
    4. 2015-2019. Avaliação da Efetividade, Qualidade de Implementação e Validade Social do Programa Fortalecendo Famílias
      Descrição: O Programa Famílias Fortes (PFF) visa à prevenção do abuso de álcool e drogas em crianças e adolescentes. Foi adotado em 2013 pelo Ministério da Saúde (MS) e, nos últimos anos, vem sendo difundido para diversas regiões do Brasil, sob a gestão do MS e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Este estudo tem por objetivo avaliar a efetividade do PFF, descrever a qualidade de sua implementação e avaliar sua validade social. Terá a duração de 3 anos e contará com um delineamento quase-experimental, com follow-up de seis e 12 meses. Participarão 2.335 crianças/adolescentes, dos quais 1.813 participarão de sete sessões do PFF (Condição Experimental) e 522 não receberão a intervenção (Condição Controle). Pais/ responsáveis, facilitadores, multiplicadores, formadores federais e supervisores serão convidados a participar de estratégias qualitativas de coleta de dados, incluindo entrevistas e grupos focais. O PFF será conduzido de modo intersetorial em equipamentos de proteção social básica, saúde, educação e outros afins, em sete encontros grupais, de duas horas de duração, sendo a primeira hora dedicada a grupos separados de crianças e pais ou responsáveis e a segunda hora, a encontros conjuntos para a família. Escalas aplicadas antes, imediatamente após, aos seis e aos doze meses após, avaliarão o padrão de consumo de drogas, comportamentos antissociais, gravidez precoce, abandono escolar, desempenho escolar (desfechos primários), práticas parentais, autoeficácia para aprendizagem, perspectiva de tempo futuro, práticas sociais, culturais e esportivas e engajamento escolar (desfechos secundários). Elementos do contexto influentes na implementação e o engajamento dos participantes serão avaliados por observadores externos durante a execução dos encontros. Após o último encontro, serão aplicadas entrevistas por telefone e uma escala junto aos facilitadores para avaliação da validade social do programa, fidelidade na implementação, bem como adaptações realizadas. Aos três meses pós-intervenção, grupos focais com facilitadores, multiplicadores, formadoras federais, supervisores e adolescentes e pais participantes serão realizados para se avaliar a validade social dos objetivos, atividades e efeitos do PFF. Entrevistas em profundidade com famílias da Condição Experimental e Condição Controle serão feitas aos três meses pós-intervenção para se avaliar efeitos da intervenção sobre o fortalecimento de vínculos familiares. Para testar diferenças nos escores entre pré e pós-teste, serão utilizadas comparações de média, como testes t, ANOVAs e MANOVAs, tanto para medidas independentes quanto repetidas. ANCOVAs e MANCOVAs serão utilizadas sempre que se se mostrar relevante testar o efeito de covariantes. Os dados verbais e observacionais de natureza qualitativa serão analisados por meio de análise de conteúdo.Palavras-chave: efetividade, abuso de drogas, prevenção, avaliação de programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Luís Gustavo do Amaral Vinha - Integrante / Sheila Giardini Murta - Coordenador / Larissa de Almeida Nobre-Sandoval - Integrante / Fabio Iglesias - Integrante / Ana Aparecida Vilela Miranda - Integrante / Viviane Paula Rocha - Integrante / Adriano Sampaio - Integrante / Karina Damous Duailibe - Integrante / Danielle Aranha Farias - Integrante / Maria do Socorro Mendes Gomes - Integrante / Ingrid Gomes Abdala - Integrante / Noêmia de Morais Santos - Integrante.
      Membro: Luís Gustavo do Amaral Vinha.
    5. 2010-2011. Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento de Tutoriais Inteligentes
      Descrição: O projeto consiste na instalação de um laboratório e montagem de uma equipe de programadores especializados na construção de Tutoriais Inteligentes voltados para o ensino de algumas disciplinas da área de Ciências Exatas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Luís Gustavo do Amaral Vinha - Integrante / Homero Luiz Piccolo - Coordenador.
      Membro: Luís Gustavo do Amaral Vinha.
    6. 2001-Atual. Avaliação de programas sociais e educacionais
      Descrição: Avaliação de programas pode ser conceituada como um processo que tem como finalidade a determinação sistemática e objetiva da relevância, efetividade e impacto de programas ou políticas públicas, à luz de seus próprios objetivos para poder identificar e corrigir possíveis falhas na execução dos programas. Avaliação de programas é uma atividade que tem como objetivo maximizar a eficácia dos programas na obtenção de seus fins e a eficiência na alocação de recursos para a consecução dos mesmos. A informação resultante de uma avaliação de programa pode servir como um instrumento de controle público por avaliar a efetividade da intervenção planejada e prover informações para tomada de decisão por parte dos gestores, no que diz respeito à modificação ou à manutenção do programa. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é reforçar a aprendizagem de conhecimentos sobre a lógica subjacente dos programas, bem como dos seus resultados práticos. Um segundo objetivo do projeto é descrever, comparar e criticar modelos de avaliação em programas sociais e educacionais para ajudar pesquisadores no planejamento de avaliações mais efetivas. A participação da Psicologia na área de avaliação de programas se justifica tanto por suas contribuições teóricas quanto por suas contribuições metodológicas. Essa linha se insere no campo do conhecimento da Psicologia Social e utiliza como procedimento metodológico a identificação dos objetivos do programa, o desenvolvimento de instrumentos para medir os seus efeitos, a utilização de delineamentos experimentais e quase-experimentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Luís Gustavo do Amaral Vinha - Coordenador / Jacob Arie Laros - Integrante / Katia Puente-Palacios - Integrante / Luciana Mourão - Integrante / Milton Mattos de Souza - Integrante / Daniel Ioshiteru Kinpara - Integrante / Cintia Miziara Jreige - Integrante.
      Membro: Luís Gustavo do Amaral Vinha.
    7. 2001-Atual. Acompanhamento de sistemas de avaliação educacional em larga escala
      Descrição: O objetivo do projeto é estudar, discutir e apresentar as bases teóricas da medida em ciências sociais, em especifica a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI). Estudo dos parâmetros dos instrumentos psicológicos de medida: validade, fidedignidade e utilidade. Um assunto de suma importância nesse projeto é estudar e discutir o pensamento contemporâneo sobre a validade. Neste contexto é interessante contrastar o pensamento contemporâneo na teoria de validade com o que geralmente é visto em muitos textos introdutórios em metodologia de pesquisa nas ciências sociais, ciência de comportamento, de saúde, e nas ciências humanas. Outro assunto importante no projeto é o estudo sobre os pressupostos das teorias de medidas e a robustez das teorias contra violações dos mesmos. Esse tópico é tão importante uma vez que os pressupostos representam na maioria das vezes situações ideais, enquanto na prática sempre existe certo grau de violação dos pressupostos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Luís Gustavo do Amaral Vinha - Coordenador / Jacob Arie Laros - Integrante / Felipe Valentini - Integrante / Camíla Akemi Karino - Integrante.
      Membro: Luís Gustavo do Amaral Vinha.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. X Reunião da ABAVE. Validação das escalas de percepção de violência e conflitos nas escolas. 2019. (Congresso).
    2. IX Encontro da ABAVE. TRATAMENTO DE DADOS AUSENTES EM UMA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COM DADOS LONGITUDINAIS. 2017. (Congresso).
    3. Society for Prevention Research Annual Meeting.Drug Use in Adolescence: Association with Gender, Parenting Practices, Self- Efficacy and Future Time Perspective. 2017. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
      Data de processamento: 14/02/2025 16:49:18