Programa de Pós-Graduação em Matemática

Eurípedes Carvalho da Silva

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2010), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2012), Doutorado em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2017) e Pós-Doutorado na Universidade Federal do Ceará (2018-2019). É Professor adjunto - IV do departamento de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é coordenador local do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), programa este que é desenvolvido em parceria com o IMPA. Tem interesse nas áreas de Geometria e Topologia atuando principalmente nos seguintes temas: Folheações em variedades Riemannianas(Semi-Riemannianas), Análise Geométrica, Geometria Lipschitz e Teoria das Singularidades. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1331554535806148 (01/02/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Maracanaú. Rua 16 (Cj Vila Santo Sátiro) Acaracuzinho 61919140 - Maracanaú, CE - Brasil Telefone: (85) 38786300 Fax: (85) 38786301 URL da Homepage: www.ifce.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. Geometria Lipschitz e Geometria Blow-Esférica de conjuntos analíticos
      Descrição: Este projeto tem por objetivo principal provar alguns teoremas nos seguintes temas: 1. Multiplicidade de conjuntos analíticos (em particular, estudar a Conjectura de Zariski); 2. Classificação de conjuntos anaíticos; 3. Conjuntos Lipschitz normalmente mergulhados; 4. Multiplicidade de folheações holomorfas (em particular, estudar a Conjectura de Mattei)... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Integrante / Jose Edson Sampaio - Coordenador.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    2. 2020-2021. Introdução a Teoria Espectral.
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de introduzir o bolsista aos aspectos fundamentais da análise funcional e álgebra linear de dimensão infinita. Inicialmente, se estudará as definições e propriedades básicas dos espaços de Banach. Após o aluno estar familiarizado com suas propriedades fundamentais e seus diversos exemplos, serão discutidos tópicos como o espaços L^P, teoremas de representação e suas aplicações. Na segunda parte, o foco se volta para as relações entre a Álgebra Linear de dimensão infinita e a Analise Funcional. Serão vistas construções como espaços duais (e suas classificações) e o teorema de representação Riesz. Todos os conceitos da analise funcional tratados serão exemplificados. Em particular, o aluno irá se familiarizar com a construção de espaços vetoriais e seus operadores pelo processo de decomposição por soma direta de seus subespaços invariantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    3. 2020-2021. Tópicos de Álgebra Linear
      Descrição: Álgebra Linear é fundamental em toda a matemática, seja pura ou aplicada. Em um primeiro momento estudaremos as propriedades básicas dos espaços vetoriais, essas que servem de modelos Físico, Químicos ou Biológicos. As propriedades fundamentais da Álgebra Linear tem diversas aplicações, exemplos serão discutidos e tópicos como o teorema do núcleo e da imagem e suas aplicações tanto em dimensão finita quanto infinita. Na segunda parte, o foco se volta para álgebra linear de dimensão infinita, com o estudo dos funcionais lineares. Serão vistas construções como espaços duais (e suas classificações) e o teorema de representação Riesz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    4. 2019-2020. TÓPICOS DE GEOMETRIA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador / Diego Ponciano de Oliveira Lima - Integrante / Júlio Cesar Rabelo de Mesquita Filho - Integrante / Carlos Henrique Sales Martins - Integrante.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    5. 2018-2019. GEOMETRIA DIFERENCIAL E APLICAÇÕES EM TEORIA DA INFORMAÇÃO
      Descrição: O projeto consiste essencialmente no estudo dos aspectos geométricos de folheações em variedades riemannianas tanto do ponto de vista puro quanto aplicado, mais precisamente com as variedades estatísticas, tema que já vem sendo estudado por ambos autores em diferentes situações (ver [14] e [15]). Do ponto de vista puro, pretendemos estabelecer uma equação que relaciona a curvatura de Ricci de uma variedade riemanniana M e as segundas formas fundamentais de duas folheações ortogonais de dimensões complementares, F e F⊥, definidas em M. Usando essa equação, esperamos encontrar uma estimativa da curvatura média da folheação F e uma condição necessária e suficiente para que tal folheação seja totalmente geodésica. Mostramos também uma condição suficiente para que M seja localmente um produto riemanniano das folhas de F e F⊥, se uma das folheações for totalmente umbílica. Um dos exemplos que podem ser estudados, do ponto de vista de aplicações, é de se utilizar essas folheações em variedades estatísticas generalizadas. Com o uso de uma phi-função, que é utilizado, inicialmente, para famílias não paramétricas, e que tem similaridades com a família exponencial, parametrizamos uma variedades estatística P, cujo pontos pertencentes a essa variedade são nterpretados como uma função densidadede probabilidade. Dessa forma, é natural induzir um método de estimação de parâmetros para caracterização de amostras, isto é, as funções densidades de probabilidade que são equipadas com uma estrutura geométrica, podem ser deduzidas a partir de inferência estatística. Como foco final desse projeto, pretende-se verificar quais relações algumas medidas e técnicas de geometria riemannianas e aspectos estatísticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador / David Carneiro de Souza - Integrante / Diego Ponciano de Oliveira Lima - Integrante / Saulo Pereira da Fonseca - Integrante.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    6. 2018-2019. VARIEDADES DIFERENCIÁVEIS E SEUS INVARIANTES TOPOLÓGICOS
      Descrição: Esse projeto tem o objetivo de introduzir o bolsista aos aspectos fundamentais da topologia algébrica (em especial o grupo fundamental) e da geometria e topologia das variedades diferenciáveis. Inicialmente, se estudará as definições e propriedade básica das variedades diferenciáveis. Após o aluno estar familiarizado com suas propriedades fundamentais e diversos exemplos, serão discutidos tópicos como o teorema do ponto fixo de Brouwer e exemplos como grupos clássicos de Lie. Na segunda parte, o foco se muda para a topologia algébrica, com o estudo do grupo fundamental. Serão vistas construções como espaços de recobrimento (e suas classificações) e o teorema de Seifert-Van Kampen. Todos os conceitos de topologia algébrica tratados serão exemplificados no contexto das variedades. Em particular, o aluno irá se familiarizar com a construção de superfícies pelo processo de cortar e colar polígonos, e com o cálculo de seus invariantes (com o objetivo de demonstrar o teorema de classificação de superfícies).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador / ANDERSON VICTOR DA SILVA - Integrante.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    7. 2018-2019. ÁLGEBRA LINEAR DE DIMENSÃO FINITA E INFINITA
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de introduzir o bolsista aos aspectos fundamentais da álgebra linear (em especial os teoremas de decomposição primária) tanto em dimensão finita quanto em dimensão infinita. Inicialmente, se estudará as definições e propriedades básicas dos espaços vetoriais. Após o aluno estar familiarizado com suas propriedades fundamentais e seus diversos exemplos, serão discutidos tópicos como o teorema do núcleo e da imagem e suas aplicações. Na segunda parte, o foco se volta para álgebra linear de dimensão infinita, com o estudo dos funcionais lineares. Serão vistas construções como espaços duais (e suas classificações) e o teorema de representação Riesz. Todos os conceitos da álgebra linear tratados serão exemplificados. Em particular, o aluno irá se familiarizar com a construção de espaços vetoriais e seus operadores pelo processo de decomposição por soma direta de seus subespaços invariantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador / Júlio Cesar Rabelo de Mesquita Filho - Integrante.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    8. 2018-2019. A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS E DESAFIOS FUTUROS
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador / Luis Jose Silveira de Sousa - Integrante / ALEXSANDER IVENS PEREIRA DE OLIVEIRA - Integrante / Gabriel da Silva de Menezes - Integrante.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    9. 2013-2014. USO DO SOFTWARE MATHEMATICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
      Descrição: O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, tendo como objetivos apresentar uma nova metodologia de ensino por meio do uso do software Mathematica nas disciplinas de Matemática Discreta, Álgebra Linear, Equações Diferenciais, Estatística, Calculo Numérico e Cálculo Diferencial e Integral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Coordenador / Kelvio Felipe dos Santos - Integrante / Eveline Menezes Rodrigues - Integrante.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.
    10. 2008-2008. Invariantes Topológicos para Germes de C^2 em C^2
      Descrição: Além da construção de campos de vetores controlados, a outra técnica mais aplicada em Teoria de Singularidades para se determinar a trivialidade topológica de germes de aplicação é a obtenção de invariantes cuja constância na família garante esta condição. Iremos aplicar esta técnica para obter a trivialidade topológica de famílias de germes do plano no plano. Iremos mostrar como calcular o número de cúspides para germes cujo Ideal Jacobiano satisfaz uma condição de não-degeneração com relação a um polígono de Newton, posteriormente iremos calcular o número de dobras através do software Singular, como conseqüência, é feita uma descrição parcial das C0-A- órbitas na K-órbita de um germe quase homogêneo de corank 2. Muitos estudos preliminares são necessários, pois, se considerarmos germes g do plano no plano analíticos e finitamente determinados e tomarmos uma perturbação estável desse germe então um certo número de cúspides e dobras aparecem na sua curva discriminante. Essas cúspides e dobras Gaffney e Mond provaram que são invariantes topológicos, exibindo relações entre eles e invariantes topológicos conhecidos, ou seja, os números de Milnor do discriminante e do conjunto singular e o grau de g. O principal objetivo desta pesquisa é fazermos um estudo sobre o número de cúspides, denotado por C(g), para germes pré -quase-homogêneos de C2 em C2. Tentaremos obter fórmulas para o cálculo de C(g) em termos do polígono de Newton Γ+(Jg). Iremos considerar germes que satisfazem alguma condição de não-degeneração com respeito a Γ+(Jg) e também consideraremos somente germes cuja parte principal é o próprio germe. Estas fórmulas são determinadas em função da quantidade de monômios que é adicionada ao germe quase homogêneo. Começaremos esta análise com os germes pré -quase-homogêneos do tipo g(x,y)=(xy,xa+yb+kxrys), onde as constantes a, b, r e s irão satisfazer uma dada condição fixada... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eurípedes Carvalho da Silva - Integrante / Liane Mendes Feitosa Soares - Coordenador.
      Membro: Eurípedes Carvalho da Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (33)
    1. 18th International Workshop on Real and Complex Singularities.. On the Moser's Bernstein Theorem.. 2024. (Congresso).
    2. V Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística. Bounds to the mean curvature of leaves of CMC foliations. 2024. (Congresso).
    3. VII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Matemática.. On the Moser's Bernstein Theorem.. 2024. (Congresso).
    4. 34 Coloquio Brasileiro de Matemática.Classificação de curvas algébricas complexas sob equivalência blow-esférica. 2023. (Outra).
    5. 7th International Workshop on Singularities in Geometry and applications. ON THE MOSER'S BERNSTEIN THEOREM. 2023. (Congresso).
    6. Algebraic Geometry, Lipschitz Geometry and Singularities. On the Moser's Bernstein Theorem.. 2023. (Congresso).
    7. 20TH SCHOOL OF DIFFERENTIAL GEOMETRY. 2018. (Congresso).
    8. VIII Mostra Científica de Maracanaú. A Matemática e suas aplicações. 2018. (Feira).
    9. VIII Mostra Científica de Maracanaú. A Matemática e suas aplicações. 2018. (Feira).
    10. XXI Semana de Iniciação Ciêntifica.A Geometria e a Topologia das Curvas Diferenciáveis. 2018. (Simpósio).
    11. 31º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2017. (Congresso).
    12. X Workshop de Análise Geométrica. 2017. (Congresso).
    13. XIX School on Differential Geometry. 2016. (Congresso).
    14. 30º Coloquio Brasileiro de Matemática. 2015. (Outra).
    15. First Joint Meeting of Mathematicians OSU - USP. 2015. (Encontro).
    16. XXVIII Escola de Geometria diferencial. 2014. (Congresso).
    17. MILSET. KONTACT. 2013. (Congresso).
    18. MILSET. The King Of Math ?Nuevas Tecnologías para el Desarrollo de Habilidades Matemáticas?. 2013. (Congresso).
    19. MILSET. A reutilização de um celular em um alarme de baixo custo e eficiente. 2013. (Congresso).
    20. VII Jornada de avaliação institucional. 2013. (Encontro).
    21. VI Workshop de Análise Geométrica. 2013. (Outra).
    22. 3º Colóquio Nacional sobre Hipertexto ? CHIP.Fórum - Ferramenta eficaz no desenvolvimento da escrita para o aluno da Educação a Distância ? EaD. 2012. (Outra).
    23. International Meeting on Differential Geometry and Partial Differential Equations in Honour to The 80th Birthday of Professor Antonio Gervasio Colares. 2011. (Congresso).
    24. VI Colóquio de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - (IFCE). 2009. (Encontro).
    25. III Semana da Matemática da Universidade Regional do Cariri.Introdução ao Cálculo Utilizando o Software Mathematica. 2008. (Outra).
    26. III Semana de Matemática da Universidade Regional do Cariri - URCA. 2008. (Encontro).
    27. XI encontro de iniciação científica.Lema de Nakayama. 2008. (Encontro).
    28. V Colóquio de Matemática. 2007. (Encontro).
    29. III Encontro de Mtemática da UNED-Cedro. 2006. (Encontro).
    30. II Semana de Ciências. 2006. (Outra).
    31. II Encontro de Matemática. 2005. (Encontro).
    32. II Exposição Científica do Liceu de Iguatu. 2005. (Outra).
    33. IV colóquio de Matemática. 2005. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. da Silva,E.C.; ALVES, B. O. ; FERRAIOLI, D. C. ; CHAMORRO, J. L. O. ; MARTINS, C. H. S. ; SILVA, G. G.. ?Geometria Diferencial e Física Matemática? do programa de Verão PGMAT UFBA 2023. 2023. Outro
    2. da Silva,E.C.; PAIVA, R. E. B. ; MARTINS, C. H. S. ; SOUZA, D. C.. SEMANA DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2020. Outro
    3. da Silva,E.C.; SOUZA, D. C. ; LIMA, D. P. O. ; MARTINS, C. H. S. ; PAIVA, R. E. B.. I Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática-Maracanaú. 2020. Exposição
    4. SILVA, E. C.; MARTINS, C. H. S. ; LIMA, D. P. O. ; SOUZA, D. C.. II Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática-Maracanaú. 2020. Exposição
    5. SILVA, E. C.; MARTINS, C. H. S. ; LIMA, D. P. O. ; SOUZA, D. C.. III Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática-Maracanaú. 2020. Exposição
    6. SILVA, E. C.; MARTINS, C. H. S. ; LIMA, D. P. O. ; SILVA, G. G. ; SOUZA, D. C.. Programa de Aperfeiçõamento de Professores de Matemática do Ensino Médio. 2020. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Eurípedes Carvalho da Silva ⇔ Carlos Alexandre Gomes da Silva (1.0)
      1. Silva, E. C. ; SILVA, C. A. G.. SENOS (E COSSENOS ) ALGÉBRICOS. Gazeta de Matemática. v. 01, p. 42-45, 2019.Qualis: Não identificado (GAZETA DE MATEMÁTICA)




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 12/02/2025 20:35:29