POS-MAT - Producao Academica dos Ex-Alunos do Programa de Pos-Graduacao em Matemática

Suemilton Nunes Gervazio

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2014) - CCEN/UFPB, mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2015) - IME/USP e doutorado em Educação Matemática pela Universidade de São Paulo (2019) - FE/USP. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da matemática, Heurística e ensino de matemática, Resolução de problemas matemáticos, experimentos matemáticos, metodologias de ensino e Etnomatemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6361925498827123 (06/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB - Campus Esperança - PB. Rua Manoel Henrique Centro 58135000 - Esperança, PB - Brasil Telefone: (83) 991265817
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-2019. O pensamento heurstico matematico: fundamentos, historico, implicacoes educacionais e perspectivas pedagogicas
      Descrição: Refere-se ao projeto de pesquisa de doutorado que consiste em uma analise acerca do pensamento heurı́stico matemático como sendo um potencializador do progresso, nessa área do conhecimento. Para uma melhor compreensão deste potencial, apresentamos inicialmente os fundamentos da heurı́stica matemática e o que disserta importantes cientistas sobre o tema. Em seguida, debatemos sobre a importância de conceber a heurı́stica como uma metodologia de ensino eficiente, no processo de ensino/aprendizagem. Finalmente, analisaremos se a heurı́stica matemática é passı́vel de ser vista como um processo capaz de reduzir o desinteresse dos estudantes pelas aulas de matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suemilton Nunes Gervázio - Integrante / Oscar João Abdounur - Coordenador.
      Membro: Suemilton Nunes Gervazio.
    2. 2014-2015. O potencial heuristico dos tres problemas classicos da matematica grega.
      Descrição: Trata-se do projeto de pesquisa de mestrado que consiste em uma pesquisa acerca da aná́lise do potencial heurístico resultado da não solu̧ção dos três problemas clá́ssicos da matemá́tica grega, via regra do uso exclusivo do compasso e da régua não graduada. Para uma melhor compreensão deste potencial, a princípio será pesquisado o histórico de tais problemas, fazendo posteriormente uma síntese geral acerca das principais concepções de filó́sofos e matemá́ticos sobre Heurística. Em seguida, procuraremos algumas soluçõ̃es alternativas para estes problemas, identificando nelas processos de descoberta e introduzindo finalmente atividades heurísticas na resolução de problemas matemáticos, acompanhadas de possíveis implicações pedagógicas para o ensino da matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Suemilton Nunes Gervázio - Integrante / Oscar João Abdounur - Coordenador.
      Membro: Suemilton Nunes Gervazio.
    3. 2014-2014. Numeros Algebricos e Transcendentes: um estudo mais completo sobre os numeros Reais
      Descrição: Este trabalho tratasse de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso de graduação feita acerca da classificação dos números reais em outros dois importantes conjuntos numéricos, divergentes dos racionais e irracionais, que é entre algébricos e transcendentes. Para tanto, serão pesquisadas definições, teoremas e demonstrações, com base em um encadeamento lógico, necessário para melhor assimilação das teorias, que envolvem estes ?novos? conjuntos numéricos. Com o objetivo de esclarecer a completude desses conjuntos, buscaremos mostrar suas particularidades e faremos, a partir dessa nova classificação, um agrupamento diferente de alguns números historicamente importantes da matemática. Por fim, tentaremos aplicar essa nova formação dos números reais, em uma turma do ensino médio, como uma pesquisa exploratória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suemilton Nunes Gervázio - Integrante / Bruno Henrique Carvalho Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Suemilton Nunes Gervazio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio Mestres da educação, Secretaria de educação e cultura do estado da Paraíba.. 2013.
      Membro: Suemilton Nunes Gervázio.
    2. Prêmio Mestres da educação, Secretaria de educação e cultura do estado da Paraíba.. 2012.
      Membro: Suemilton Nunes Gervázio.
    3. Certificado de Menção Honrosa, Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (5°OBMEP).. 2009.
      Membro: Suemilton Nunes Gervázio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. Formação de Professores e Criatividade: Pontos e Contrapontos. 2018. (Congresso).
    2. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. Educação Matemática Inclusiva, pela Síndrome de Down. 2016. (Congresso).
    3. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. Comunicar é Preciso. 2016. (Congresso).
    4. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. O Caderno como Material Didático. 2016. (Congresso).
    5. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. A alegoria em Matemática. 2016. (Congresso).
    6. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. Ensinar com Vídeos. 2016. (Congresso).
    7. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. Dinâmicas de ensino, um novo conceito?. 2016. (Congresso).
    8. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. Matemática pra quê?. 2016. (Congresso).
    9. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP.O Prazer da Matemática: Mágicas, jogos e brincadeiras. 2016. (Oficina).
    10. Semana da Licenciatura em matemática - SELIC IME USP. Etnomatemática. 2014. (Congresso).
    11. I encontro científico-cultural Presidente Médici.Matemática: Transpondo do concreto para o abstrato. 2013. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Mz Ciências. 2019. (Exposição).. . 0.
    2. GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Mz Ciências. 2018. (Exposição).. . 0.
    3. GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Mz Ciências. 2017. (Exposição).. . 0.
    4. GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Mz Ciências. 2016. (Exposição).. . 0.
    5. GERVÁZIO, S. N.. Feira de Ciências. 2014. .. . 0.
    6. GERVÁZIO, S. N.. I Encontro Científico- Cultural Presidente Médici. 2013. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2020
    Data de processamento: 08/04/2021 13:04:32