Instituto de Matemática e Estatística da USP

Maria Cristina Bonomi

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Professor Dr do Instituto de Matemática e Estatística da USP da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, conhecimento significativo no cálculo, computador no ensino de cálculo, ensino-aprendizagem em matemática e ensino de funções. Atualmente, presta acessoria na área de Ensino de Matemática, nos diferentes níveis. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1601481697363454 (22/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão 1010 Cidade Universitária 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30919898 Fax: (11) 30916183 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2012-2013. Subprojeto de Matemática do campus de São Paulo da USP no PIBID/USP 2012 (Apoio à docência como componente articulador da teoria e prática na formação inicial do professor).
      Descrição: O subprojeto tem por objetivos que os professores supervisores, professores de 6 escolas públicas de Educação Básica de São Paulo e os bolsistas de ID, alunos do curso de Licenciatura do IME: elaborem e executem projetos para o ensino de Matemática na Educação Básica; utilizem metodologias alternativas e TIC no ensino de Matemática; refinem a rede de significados dos conhecimentos matemáticos dos alunos com vistas à melhoria de seu desempenho escolar; criem uma nova cultura de avaliação em Matemática, baseada na elaboração de questões por parte dos alunos, por meio da observação de: pertinência ao contexto, originalidade, complexidade da criação do aluno etc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 40) / Especialização ( 7) . Integrantes: Vinício de Macedo Santos - Integrante / Maria Cristina Bonomi Barufi - Integrante / Iole de Freitas Druck - Coordenador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (7) . Integrantes: Maria Cristina Bonomi - Integrante / Iole de Freitas Druck - Coordenador / Vinicio de Macedo Santos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
      Descrição: O subprojeto tem por objetivos que os professores supervisores, professores de 6 escolas públicas de Educação Básica de São Paulo e os bolsistas de ID, alunos do curso de Licenciatura do IME: ? elaborem e executem projetos para o ensino de Matemática na Educação Básica; ? utilizem metodologias alternativas e TIC no ensino de Matemática; ? refinem a rede de significados dos conhecimentos matemáticos dos alunos com vistas à melhoria de seu desempenho escolar; ? criem uma nova cultura de avaliação em Matemática, baseada na elaboração de questões por parte dos alunos, por meio da observação de: pertinência ao contexto, originalidade, complexidade da criação do aluno etc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (7) . Integrantes: Iole de Freitas Druck - Coordenador / Vinício de Macedo Santos - Integrante / Maria Cristina Bonomi Barufi - Integrante.
      Membro: Iole de Freitas Druck.
    2. 2010-2010. Projeto Ensinar com Pesquisa
      Descrição: Projeto financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, tem por objetivo principal a descrição do perfil do aluno ingressante no Curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Maria Cristina Bonomi - Coordenador.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Professora Homenageada da Licenciatura em Matemática (período diurno), IME-USP.. 2015.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
    2. Paraninfa do alunos do período noturno do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP.. 2014.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
    3. Paraninfa do alunos do período noturno do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP.. 2013.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
    4. Paraninfa do alunos do período noturno do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP.. 2012.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
    5. Prêmio de Excelência em Docência de Graduação 2012 - 2o lugar, IME-USP.. 2012.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
    6. Paraninfa do alunos do período noturno do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP.. 2011.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
    7. Paraninfa do alunos do período noturno do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP.. 2010.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.
    8. Prêmio PAPED 2005, MEC - SEED - CAPES - PAPED.. 2006.
      Membro: Maria Cristina Bonomi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (29)
    1. Mostra do CAEM 2015.Dificuldades no ensino-aprendizagem de Matemática: a Semiótica pode ajudar?. 2015. (Outra).
    2. 17ème Colloque International du RMT.Groupe Fonctions, suites, algorithmes, statistique. 2013. (Outra).
    3. Semana da Licenciatura 2010 do IME-USP. Somos todos pescadores e nosso instrumento é a rede. 2010. (Congresso).
    4. III Jornada das Licenciaturas: Ressignificando a Formação de Professores.Trabalho cooperativo na disciplina inicial de Cálculo envolvendo alunos ingressantes e não ingressantes no Curso de Licenciatura em Matemática. 2009. (Outra).
    5. IV Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP.Da incorporação de atividades não-presenciais à disciplina presencial de Cálculo Diferencial e Integral: análise de uma turma de alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. 2008. (Simpósio).
    6. Semana da Licenciatura. Mini Curso: Trigonometria. 2008. (Congresso).
    7. Escola de Verão 2007 em Matemática - UFES.Mini-curso: O site ecalculo. 2007. (Outra).
    8. Escola de Verão 2007 em Matemática - UFES.O Ensino/Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva da Teoria das Representações Semióticas de R. Duval. 2007. (Outra).
    9. IV Congresso internacional de Ensino de Matemática. Cálculo Diferencial e Integral: objetos e representações. 2007. (Congresso).
    10. Mostra do CAEM 2007. O ensino/aprendizagem das fuñções elementares na perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas de R. Duval. 2007. (Congresso).
    11. VII Seminário Nacional de História da Matemática.Mini- curso: História da Matemática e ensino de Cálculo: reflexões sobre o pensamento reverso. 2007. (Seminário).
    12. Vi Semana de Ciências Exatas e tecnologia.Aplicações do emulador da Class Pad. 2007. (Simpósio).
    13. XXI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa. Uso de calculadora gráfica no ensino/aprendizagem de conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral, na perspectiva da teoria das representações semióticas de Raymond Duval. 2007. (Congresso).
    14. 3o Encontro da RPM.Uma calculadora gráfica e programável faz tudo?. 2006. (Encontro).
    15. La Matematica e la sua Didattica: vent'anni di impegno. La disciplina Calcolo Diferenziale nell'Università: prospettiva di creazione. 2006. (Congresso).
    16. Vigésima Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME 20. O uso da calculadora gráfica casio algebra fx 2.0 plus em aulas de Cálculo Diferencial. 2006. (Congresso).
    17. 1o SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos.A perspectiva de Clairaut para o ensino de geometria no século XVIII. 2005. (Seminário).
    18. Decimonovena Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME 19. Reflexões sobre o ensino de matemática: novas tecnologias, novos problemas.. 2005. (Congresso).
    19. III Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Construção do conhecimento na Matemática Superior: reflexões sobre o pensamento reverso. 2005. (Congresso).
    20. COBENGE 2004. A tecnologia no ensino da Matemática no Curso de Engenharia: não apenas como ferramenta de execução, mas de investigação. 2004. (Congresso).
    21. II HTEM - II Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. e-calculo: Um curso virtual de Cálculo Diferencial e Integral. 2004. (Congresso).
    22. Semana da Licenciatura do IME-USP.Licenciatura em Matemática: um projeto para muitos parceiros. 2004. (Outra).
    23. VII Encontro Paulista de Educação Matemática.Ensino de Cálculo - projetos e estratégias. 2004. (Encontro).
    24. VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.Educação a distância: limites e possibilidades. 2004. (Encontro).
    25. VII SEMANA DA MATEMÁTICA.Um curso virtual de Cálculo Diferencial e Integral. 2004. (Outra).
    26. Semana da Ciência.O ensino de Cálculo. 2002. (Encontro).
    27. INFOM@T 2001.Funções elementares, equações e inequações: uma abordagem para microcomputadores. 2001. (Encontro).
    28. IV Encontro de Matemática da Universidade Braz Cubas.Funções elementares, equações e inequações: uma abordagem utilizando o microcomputador. 2001. (Encontro).
    29. VII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Ensino de Cálculo. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. C. Cerri ; DRUCK, I. F. ; Bonomi, M.C.. Semana da Licenciatura do IME-USP. 2008. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Maria Cristina Bonomi ⇔ Ana Paula Jahn (4.0)
      1. BONOMI, M. C. ; DRUCK, I. F. ; JAHN, A. P.. Prática como Componente Curricular no Curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP. Educação Matemática em Revista. v. 49A, p. 17-25, 2016.Qualis: A3
      2. JAHN, A. P. ; Bonomi, M.C.. Práticas de Resolução de Problemas na Formação Inicial: um estudo inspirado no Rali Matemático. Em: XII Encontro Paulista de Educação Matemática: XII EPEM, v. 1, p. 1-14, 2014.Qualis: Não identificado (XII Encontro Paulista de Educação Matemática: XII EPEM)
      3. JAHN, A. P. ; Bonomi, M.C.. Resolução de Problemas no Ensino de Matemática: experiências brasileiras inspiradas no Rali Matemático. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      4. JAHN, A. P. ; DRUCK, I. F. ; Bonomi, M.C. ; GIAMPAOLI, V. ; DUTRA, I.. Formação de Professores do Ensino Médio: Etapa II - Caderno V: Matemática.. Curitiba: UFPR. 2014. livro

    • Maria Cristina Bonomi ⇔ Antonio Carlos Brolezzi (1.0)
      1. BROLEZZI, A. C.; DRUCK, Iole de Freitas ; BARUFI, Maria Cristina Bonomi. Preparação para a docência de graduação: uma proposta que leve em conta a cultura dos futuros professores de matemática. Em: II Congresso International de Etnomatemática, 2002, Ouro Preto. Anais do II Congresso Internacional de Etnomatemática. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2002.

    • Maria Cristina Bonomi ⇔ Cristina Cerri (1.0)
      1. CERRI, C.; BARUFI, M. C. B.. Differential and Integral Calculus III through WebCT - Analysis of Results. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, Gra-Bretanha. v. 34, n. 3, p. 335-341, 2003.Qualis: A1 (INTERNATIONAL JOURNAL OF MATHEMATICAL EDUCATION IN SCIENCE AND TECHNOLOGY)




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 25/03/2025 13:10:48