Instituto de Matemática e Estatística da USP

Sônia Pitta Coelho

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade de São Paulo (1970), graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: automorphism, matrix, ring, group ring e group ring. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2190281257955435 (13/02/2023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Matemática. Rua Marquês de Paranaguá, no. 111 Consolação 01303050 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 32561622 URL da Homepage: http://www.pucsp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-Atual. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
      Descrição: O grupo pretende refletir a respeito do ensino e da aprendizagem de matemática em cursos de graduação, destinados ou não à formação de matemáticos ou professores de matemática, que contêm disciplinas matemáticas em suas matrizes curriculares curriculares. Busca-se também refletir a respeito das diversas componentes envolvidas no ensino e na aprendizagem de matemática nos cursos universitários, analisar a própria prática e buscar uma aproximação das pesquisas com a sala de aula. Essa condição propicia tanto uma fonte de coleta de dados para as investigações a serem realizadas, quanto um locus para implementação de práticas inovadoras inspiradas nos resultados dos estudos desenvolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sônia Pitta Coelho - Coordenador / Celina A. P. Abar - Integrante / Bárbara Lutaif Bianchini - Integrante / Ana Maria Nobre - Integrante / Sonia Barbosa Camargo Igliori - Integrante / Gabriel Loureiro de Lima - Integrante / Lydia Rossana Ziccardi Vieira - Integrante / MARIA INEZ RODRIGUES MIGUEL - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Sônia Pitta Coelho.
    2. 2005-2007. Projeto Aprova-me
      Descrição: Apesar da existencia de consenso quanto as dificuldades associadas ao ensino e aprendizagem de prova em diversos paises, pode-se identificar Variações significativas nas concepções dos estudantes relacionadas ao currículo de cada pais. A titulo de ilustração, enquanto alunos da Inglaterra mostram preferencia por argumentos empiricos, , os de Taiwan são mais propensos a enfatizarr argumentos apresentados formalmente, ainda que em nenhum dos grupos os sujeitos demonstrem compreensão consistente desse segundo tipo de argumento (Healy e Hoyles, 2000; Lin, 2000). Ainda que tais estudos possam inspirar conjecturas referentes s concepções de prova de alunos brasileiros, esse contexto carece de um mapeamento preciso de tais concepções, necessário para subsidiar propostas e abordagens de ensino especificamente endereçadas à realidade brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (25) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sônia Pitta Coelho - Integrante / Jonas Borsetti - Integrante / Edna dos Santos de Souza Barbosa - Integrante / Siobhan Lulu Healy - Coordenador / Vincenzo Bongiovanni - Integrante / Celina A. P. Abar - Integrante / janete bolite frant - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sônia Pitta Coelho.
    3. 2003-2004. Título: Estruturas Algébricas, Algoritmos e Criptografia
      Descrição: O projeto consiste na elaboração de versão educativa de software de encriptação de mensagens pelo método de criptografia RSA. Inclui apresentação conceitual dos algoritmos envolvidos, abordagem histórica da criptografia e elementos pertinentes sobre a linguagem computacional escolhida. Está vinculado à disciplina Estruturas Algébricas do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia do Centro de Ciencias Exatas da PUC-SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sônia Pitta Coelho - Coordenador.
      Membro: Sônia Pitta Coelho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor trabalho na área de Ciências Exatas e da Terra: Matemática, Coordenação do PIBIC da PUCSP - Comissão de Pesquisa do CEPE.. 2004.
      Membro: Sônia Pitta Coelho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. IV Encontro do Departamento de Matemática da PUCSP. 2016. (Encontro).
    2. COBENGE - Congresso Brasileiro de Engenharia. MOBILIZAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA ENGENHARIA ELÉTRICA: UM LEVANTAMENTO INICIAL. 2015. (Congresso).
    3. 30a REUNIÃO ANUAL DA ANPED. CoNCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PROVA E SEU ENSINO: MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES ASSOCIADAS À PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE PESQUISA. 2007. (Congresso).
    4. VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. 2006. (Outra).
    5. Palestra do Programa de Estudos pós-graduados em Educação Matemática.Tomando uma visão Anti-Essencialista sobre Tecnologia na Educação Matemática: uma nova perspectiva. 2005. (Outra).
    6. Palestra do Programa de Estudos pós-graduados em Educação Matemática.Aliança sinérgica entre Epistemologia e Didática da Matemática no estudo da álgebra elementar e seus símbolos. 2004. (Outra).
    7. II simpósio internacional de pesquisa em educação matemática.Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2003. (Simpósio).
    8. Palestra: Pós graduação em Educação Matemática.Palestra: Pós-graduação em educação matemática. 2003. (Outra).
    9. Encontro Nacional de Educação Matemática.Encontro Nacional de Educação Matemática. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
      Data de processamento: 25/03/2025 13:10:48