Instituto de Matemática e Estatística da USP

Pedro Henrique Dias Valle

Professor Doutor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Também atua como Jovem Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Cornélio Procópio. Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Especialista em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi Professor Adjunto (2022-2024) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor Colaborador (2020-2021) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui interesse nas áreas de Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Software, Interoperabilidade, Engenharia de Requisitos, Teste de Software, Educação em Engenharia de Software, Chatbots e Jogos Digitais. É membro da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4325063212875648 (24/02/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. Rua do Matão Butantã 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916101 URL da Homepage: https://www.ime.usp.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2023-Atual. SPIRA-BM: Biomarcadores para Condições Respiratórias em Dispositivos Móveis por Análise de Áudio com Inteligência Artificial
      Descrição: O objetivo geral deste Projeto Temático é o desenvolvimento de conhecimento teórico, técnico e tecnológico sobre biomarcadores de condições respiratórias, cuja aplicação seja prática, barata e viável para a população brasileira. Utilizando técnicas de aprendizado de máquina, inteligência artificial e análise de áudio, vamos investigar biomarcadores de áudio para condições respiratórias como insuficiência respiratória, efeitos do tabagismo, e asma grave. O projeto visa desenvolver, numa primeira fase, sistemas de computação móvel que realizem a tarefa de coleta de áudio e, cujos dados serão sujeitos a processos de análise de áudio e treinamento de redes neurais; numa segunda fase, um sistema de aplicação das informações resultantes do aprendizados serão utilizadas num ambiente clínico, num processo de validação clínica da ferramenta. Há vários desafios de pesquisa inerentes a estes objetivos. Na área de inteligência artificial, teremos de desenvolver sistemas de classificação, estimativa e previsão de eventos; por exemplo, pretendemos classificar vozes com insuficiência respiratória, estimar o nível de monóxido de carbono exalado (COex) por fumantes e prever a probabilidade de ocorrência de exacerbação da asma. Na área de engenharia de software, temos o desafio de desenvolver uma arquitetura de referência para sistemas de áudio em saúde. na área de estudos de e voz e fala, teremos de encontrar padrões discriminantes das condições dos biomarcadores, por exemplo, condições de identificação de insuficiência respiratória. Nas áreas de saúde, temos os desafios de obter áudios dos pacientes ao longo do seguimento e de integrar os trabalhos clínicos com técnicas de inteligência artificial, de forma a viabilizar a aplicação prática dos biomarcadores. Para conseguir enfrentar estes desafios, o projeto se organiza de forma matricial, com três linhas de pesquisa visando desenvolver biomarcadores de áudio por computação móvel para as condições: (1) insuficiência respiratória; (2) efeitos do tabagismo; e (3) asma grave. Estas atividades são tratadas por quatro eixos transversais de ações nos âmbitos de: (a) coleta de dados; (b) engenharia de software; (c) análise acústica; e (d) aprendizado de máquina. Este Projeto baseia-se nos resultados de pesquisa alcançados no projeto SPIRA (FAPESP, 2020/06443-5) que, motivado pela pandemia de COVID-19, demonstrou a viabilidade da detecção de insuficiência respiratória por análise de áudio captado em dispositivos móveis em pacientes da primeira onda da pandemia. O grupo multidisciplinar de pesquisa conta com o mesmo cerne de pesquisadores, expandido para lidar com questões dos efeitos do tabagismo e asma grave.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / GARCÉS, LINA - Integrante / NAKAGAWA, ELISA YUMI - Integrante / Rafael Capilla - Integrante / Rita Suzana Pitangueira Maciel - Integrante / Marcelo Finger - Coordenador / Larissa Cristina Berti - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Álvaro Campos Cavalcanti Maciel - Integrante / Anna Sara Shafferman Levin - Integrante / Arnaldo Candido Junior - Integrante / Beatriz Raposo de Medeiros - Integrante / Colin Craig Venters - Integrante / Celso Ricardo Fernandes de Carvalho - Integrante / Cristiane Bitencourt Dias - Integrante / Jaqueline Ribeiro Scholz - Integrante / Leandro de Araújo Pernambuco - Integrante / Marcus Vinícius Moreira Martins - Integrante / Pablo Oliveira Antonino de Assis - Integrante / Paulo Eduardo e Silva Barbosa - Integrante / Peter G Gibson - Integrante / vanessa marie mcdonald - Integrante / Ester Cerdeira Sabino - Integrante / Flaviane Romani Fernandes Svartman - Integrante / Marcelo Gomes de Queiroz - Integrante / Ricardo Marcondes Marcacini - Integrante / Tania Marie Ogawa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
      Descrição: O objetivo deste estudo é investigar biomarcadores de áudio para condições respiratórias como insuficiência respiratória, asma tabagismo, e desenvolver detectores baratos para estes biomarcadores, utilizando de coleta e processamento de áudio em dispositivos de computação móvel e lançando mão de técnicas de aprendizado automático, inteligência artificial e análise de sinais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . Integrantes: Marcelo Finger - Coordenador / Alfredo Goldman - Integrante / Larissa C. Berti - Integrante / Flaviane Fernandes-Svartman - Integrante / Elisa Yumi Nakagawa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Finger.
    2. 2023-Atual. Análise Exploratória de Peixes de Água Doce Tropicais
      Descrição: As águas doces abrigam uma densidade de espécies de vertebrados maior que a maioria dos outros ecossistemas da Terra, e são habitat de quase metade das espécies de peixes do mundo. Cerca de 30% dos peixes de água doce são considerados ameaçados pelas avaliações de risco da Lista Vermelha (RL), realizadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Entretanto, o processo de avaliação da IUCN é considerado caro e demorado, o que fomenta o surgimento de técnicas e ferramentas alternativas para realizar estudos preliminares que contribuam para o entendimento e conservação dessas espécies. Este projeto de pesquisa esta inserido neste contexto, e tem como principal objetivo efetuar uma análise exploratória com dados de peixes de água doce neotropicais. Para isso, um conjunto de dados com 3001 espécies de peixes dulcícolas neotropicais, com categorias de ameaça atribuídas pela IUCN será explorada com o uso linguagem Python e das bibliotecas pandas, NumPy, Matplotlib e Seaborn. Como resultados esperados, busca-se extrair padrões e relações a partir da análise de dados dos peixes de água doce tropicais da América do Sul e Central. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / Silvana Morita Melo - Integrante / Jorge Marques Prates - Coordenador / Eduardo Machado Real - Integrante / Fernando Cesar Paiva Dagosta - Integrante.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    3. 2022-2024. Pensamento Computacional: da teoria à prática nas escolas
      Descrição: A BNCC apresenta uma forte relação entre os conteúdos educacionais para o ensino básico e sua relação com o pensamento computacional. Mas de fato, pouco tem sido trabalhado nas escolas a cerca dessa temática, seja pela falta de formação dos professores no tema ou mesmo pela falta de recursos e práticas associadas a ele. No contexto desta proposta, buscamos trabalhar com duas vertentes: a formação dos professores sobre o tema e a aplicação e disponibilização de artefatos relacionados ao pensamento computacional. Esses artefatos podem estar diretamente ligados ao uso das tecnologias (artefatos digitais) ou ligados ao que é conhecido como computação desplugada (artefatos concretos), ou seja, sem o uso das tecnologias e baseando-se no raciocínio lógico matemático.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / Liamara Scortegagna - Integrante / Eduardo Barrére - Coordenador / JOSE MARIA NAZAR DAVID - Integrante.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    4. 2022-2024. Subsídios à Sustentabilidade de Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Computação
      Descrição: [FAPEMIG: Processo APQ-00743-22. Valor R$39.986,19] O ensino de Computação tem sido amplamente discutido nas diferentes comissões especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Educação em Computação é uma área interdisciplinar que visa aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem da Computação, visando amenizar os diferentes desafios da área, tais como: (i) a falta de raciocínio lógico e algorítmico dos estudantes; e (ii) as dificuldades dos professores em manter a motivação, engajamento e persistência dos estudantes em aprender os conteúdos. Em resposta aos desafios existentes, Recursos Educacionais Abertos (REA) têm sido propostos, sendo eles: jogos educacionais, artefatos gamificados, aprendizagem baseada em projetos, flipped classroom, simuladores, sistemas tutores inteligentes, dentre outros. Apesar da comunidade científica propor diferentes REA para apoiar o ensino de Computação, eles são pouco utilizados na prática e, consequentemente, pouco contribuem no ensino de Computação. Assim, os REA existentes para apoiar o ensino de Computação não se sustentam ao longo dos anos. Isso, muitas vezes, pode estar relacionado a diferentes fatores, desde o fato de que muitos desses produtos não são atualizados e/ou até mesmo a possibilidade de se extinguirem sem o fornecimento de suporte adequado aos seus usuários. Diante desse cenário, este projeto visa fornecer subsídios para o projeto e desenvolvimento de REA de apoio ao ensino de Computação, fornecendo diretrizes para incorporar características de sustentabilidade/longevidade nesses produtos durante o seu desenvolvimento para que eles sejam utilizados de maneira efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Como principal resultado, espera-se que uma abordagem que considere a sustentabilidade no desenvolvimento de REA seja proposta e validada por meio de entrevistas, estudos de viabilidade e estudos de casos realísticos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Coordenador / Ricardo Ferreira Vilela - Integrante / Silvana Morita Melo - Integrante / Jorge Marques Prates - Integrante / Williamson Silva - Integrante / Edmar Welington Oliveira - Integrante / André Luiz de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    5. 2022-Atual. Melhorando a Qualidade do Projeto e Avaliação de Experiência do Usuário empregando Métodos de Aprendizagem de Máquina
      Descrição: Os usuários vêm desenvolvendo fortes relacionamentos com as aplicações de softwares que utilizam cotidianamente. Isso vem ocorrendo seja pela alta qualidade destas aplicações, a confiança, a lealdade, a usabilidade, a alta satisfação e a experiência que estas proporcionam aos usuários finais. Nesse cenário, a indústria de software tem focado em desenvolver produtos que visem a promoção de experiências únicas para os usuários finais. Logo, faz-se necessário desenvolvê-las atendendo aos principais critérios de qualidade de uso, como a User eXperience (UX). Pesquisas sobre UX têm se tornado cada vez mais importantes e necessárias para apoiar os engenheiros de software durante o processo de design e avaliação de um produto de software. Contudo, conduzir avaliações para identificar problemas de UX normalmente requer experimentações caras, além dos profissionais realizarem atividades repetitivas de forma manual para extrair os problemas relatados e associá-los às experiências percebidas pelos usuários finais. Nesse cenário, este projeto de pesquisa pretende investigar, desenvolver, avaliar e evoluir tecnologias (métodos, técnicas, ferramentas e processos), apoiadas pela aplicação de métodos de Aprendizagem de Máquina, que possam efetivamente e eficientemente auxiliar os profissionais (engenheiros de software, designers, gerentes) em tarefas relacionadas ao projeto e avaliação de UX durante as etapas do processo de desenvolvimento de diferentes aplicações interativas. Métodos de Aprendizagem de Máquina empregam códigos programados para encontrar padrões em experiências anteriores, os quais serão utilizados para a resolução de problemas futuros que tenham relações com tais experiências. O desenvolvimento desta pesquisa será guiada por meio da metodologia Design Science Research, empregando diferentes tipos de estudos experimentais para determinar as limitações e os pontos fortes das tecnologias e sua viabilidade de uso. Com o uso desta metodologia, espera-se realizar a transferência das tecnologias propostas de forma segura para a indústria de software do Estado do Rio Grande do Sul, para serem integradas aos processos de desenvolvimento de software. Com isso, as tecnologias desenvolvidas poderão ser adotadas em primeira mão pela indústria de software sul-rio-grandense criando um diferencial estratégico e possibilitando um diferencial para seus processos e produtos de software. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / Ricardo Ferreira Vilela - Integrante / Thiago Adriano Coleti - Integrante / Williamson Silva - Coordenador / Marcelo Morandini - Integrante / Alice Finger - Integrante / Fábio Paulo Basso - Integrante / Gabriel Machado Lunardi - Integrante.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    6. 2022-Atual. Atualização de laboratórios de Ensino e Pesquisa para o Desenvolvimento e Divulgação de Produtos Educacionais na área de Educação Matemática
      Descrição: O projeto tem como objeto a ampliar a disponibilidade e viabilidade no uso dos produtos educacionais desenvolvidos dentro das ações do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFJF. Esses produtos podem ser utilizados por professores de qualquer parte do país, mas a área de abrangência/influência natural do PPG em Educação Matemática é o estado de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / Liamara Scortegagna - Integrante / Eduardo Barrére - Coordenador / JOSE MARIA NAZAR DAVID - Integrante.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    7. 2021-Atual. Projeto e Avaliação de Tecnologias para Apoiar o Desenvolvimento de Aplicações Interativas sob a Perspectiva da Qualidade de Uso
      Descrição: As aplicações interativas vêm sendo amplamente utilizadas pelos usuários finais. O sucesso e a aceitação destas aplicações depende da qualidade e da experiência que estas proporcionam aos usuários finais. Logo, faz-se necessário desenvolvê-las atendendo aos principais critérios de qualidade de uso, usabilidade e User eXperience (UX). Nesse cenário, este projeto de pesquisa tem como objetivo propor, avaliar e evoluir tecnologias inovadoras que incorporem a usabilidade e UX durante o projeto e avaliação de aplicações interativas. Com isso, espera-se que a qualidade de uso da aplicação final possa atender não somente os aspectos funcionais, mas também às necessidades e expectativas dos usuários finais. Além disso, por meio de uma metodologia baseada em evidências experimentais, as tecnologias inovadoras desenvolvidas ao longo deste projeto poderão ser adotadas pela indústria de software sul-rio-grandense contribuindo para a melhoria dos processos de desenvolvimento e produtos locais e promovendo um diferencial estratégico. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / Ricardo Ferreira Vilela - Integrante / Thiago Adriano Coleti - Integrante / Williamson Silva - Coordenador / Maicon Bernardino da Silveira - Integrante.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    8. 2017-2019. RASoS: Construction of Reference Architecture for Systems-of-Systems
      Descrição: Descrição: Arquiteturas de software têm tido papel fundamental para a construção de sistemas de software de qualidade. Em particular, arquiteturas de referência são um tipo especial de arquitetura de software que contém o conhecimento de um dado domínio, promovendo o reúso desse conhecimento para o desenvolvimento, evolução e padronização de sistemas daquele domínio. Uma diversidade de arquiteturas de referência têm sido propostas e cada vez mais utilizadas. Em paralelo, tem surgido uma classe de sistemas de software, denominada de Sistemas-de-Sistemas (do inglês, Systems-of-Systems ou SoS), que se refere a sistemas constituídos a partir da colaboração de outros sistemas constituintes que são independentes tanto gerencialmente quanto operacionalmente e são, muitas vezes, distribuídos geograficamente. Isso possibilita aos SoS realizarem missões que não poderiam ser realizadas por nenhum sistema constituinte de forma isolada. Observa-se no entanto a dificuldade para se construir SoS, principalmente em função da diversidade de sistemas constituintes que usualmente compõem tais sistemas. Nesse cenário, arquiteturas de referência poderiam ser estabelecidas, contendo informações de como possibilitar e/ou facilitar a interoperabilidade entre esses sistemas constituintes. Assim, o principal objetivo deste projeto de pesquisa é contribuir para o desenvolvimento e evolução de SoS. Para isso, será estabelecido um processo para a construção de arquiteturas de referência para SoS. Para a avaliação desse processo, será conduzida uma análise baseada em técnicas de coleta de dados e análise qualitativa. Mais especificamente, serão primeiramente conduzidos surveys com especialistas da área para verificar a relevância e a adequação desse processo. Para complementar essa avaliação e visando-se avaliar a viabilidade do processo, serão ainda conduzidos dois estudos de casos nos quais o processo proposto será utilizado para a construção de uma arquitetura de referência para o domínio de gerenciamento de crises e emergência e uma arquitetura de referência para o domínio de ambientes assistidos. Como resultado deste projeto, pretende-se contribuir para a área de Engenharia de Software, em particular, para a área de Arquitetura de Software, com um processo que dê suporte ao estabelecimento de arquiteturas de referência para SoS e, como consequência, contribua para a construção desses sistemas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / MALDONADO, JOSE - Integrante / NAKAGAWA, ELISA YUMI - Coordenador / Flavio Oquendo - Integrante / Pablo Oliveira Antonino - Integrante / Rafael Capilla - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    9. 2012-2013. Processo para Produção de Jogo Educacional Digital Baseado em Padrões Estabelecidos pela Engenharia de Software
      Descrição: A inserção do computador na área da educação tem provocado grandes discussões sobre a vigente concepção de ensino e aprendizagem. A abundância de programas educacionais e os diversos tipos de uso do computador indicam que esta tecnologia pode ser de grande utilidade nos processos de ensino e aprendizagem. O projeto de pesquisa apresentado tem como foco uma discussão acerca dos processos de desenvolvimento dos jogos educacionais, propondo um processo otimizado para este desenvolvimento. O processo será baseado em padrões de engenharia de software com dois objetivos principais: (i) diminuir o tempo necessário para a produção de um jogo educacional; (ii) promover o envolvimento profundo dos professores neste processo de produção. Pretendemos, com os resultados obtidos durante o acompanhamento da produção dos jogos educacionais, verificar se foi possível reduzir o tempo de produção sem comprometer qualidade. Além disso, pretendemos possibilitar ao professor a definição dos requisitos dos jogos e o acompanhamento de todo o seu desenvolvimento, participando ativamente desta produção. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Pedro Henrique Dias Valle - Integrante / Ana Carolina Gondim Inocêncio - Coordenador / Paulo Afonso Parreira Júnior - Integrante / Ricardo Ferreira Vilela - Integrante / Wênder Andrade Lima - Integrante / Raphael de Jesus Muniz - Integrante.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Prêmio de Melhor Artigo do XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) - Trilha Educação, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).. 2024.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    2. Professor Nome de Turma da VI Turma de Ciência da Computação, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).. 2022.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    3. 2º melhor artigo do Fórum de Graduação da ERES 2022, IV Escola Regional de Engenharia de Software.. 2022.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    4. Prêmio de Melhor Artigo (1º lugar na Trilha de Educação em Qualidade de Software) do XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), Sociedade Brasileira de Computação.. 2020.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    5. Terceiro Melhor Artigo do XII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquitetura e Reuso de Software (SBCARS 2019), X Congresso Brasileiro de Software (CBSoft).. 2019.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.
    6. 1º Lugar na III Mostra de Monografias do Curso de Ciências da da Computação, Universidade Federal de Goiás.. 2014.
      Membro: Pedro Henrique Dias Valle.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (40)
    1. IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp). 2024. (Simpósio).
    2. Tech Hub Conf. 2024. (Encontro).
    3. XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). 2024. (Congresso).
    4. XV Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CSBC). 2024. (Congresso).
    5. XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). 2024. (Simpósio).
    6. 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). 2023. (Congresso).
    7. I Esquenta do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp). 2023. (Encontro).
    8. II Esquenta do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp). 2023. (Encontro).
    9. III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp). 2023. (Simpósio).
    10. OpenCulture 4: Promovendo o engajamento das suas equipes na era digital da transformação digital. 2023. (Encontro).
    11. Usando o ChatGPT para destravar seu Marketing. 2023. (Outra).
    12. XXII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS). 2023. (Simpósio).
    13. II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp).Um Ambiente Gamificado para o Ensino de Teste de Mutação. 2022. (Simpósio).
    14. Trilha Parceiro Loggi | Ciência de Dados e Desenvolvimento. 2022. (Exposição).
    15. XXV Ibero-American Conference on Software Engineering (CIbSE). 2022. (Congresso).
    16. 36th Annual ACM Symposium on Applied Computing.Architectural strategies for interoperability of software-intensive systems. 2021. (Simpósio).
    17. 23 Semana da Computação (SEMCOMP). 2020. (Outra).
    18. Como um curso de exatas pode contribuir para a sociedade em tempos de isolamento. 2020. (Outra).
    19. XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS).Does Gamification Improve the Training of Software Testers? A Preliminary Study from the Industry Perspective. 2020. (Simpósio).
    20. Terceiro Encontro Paulista de Pós-Graduação em Computação (EPPC3). 2019. (Encontro).
    21. X Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2019. (Congresso).
    22. IX Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2018. (Congresso).
    23. 47th Annual Frontiers in Education (FIE). 2017. (Congresso).
    24. Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES). 2017. (Simpósio).
    25. Escola de Verão em Informática na Educação. 2015. (Outra).
    26. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO). 2015. (Congresso).
    27. Workshop Retrospectiva de Engenharia de Software no ICMC. 2015. (Outra).
    28. XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE). 2015. (Simpósio).
    29. Seminário de Teste de Software. 2014. (Seminário).
    30. Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacitacional. 2014. (Outra).
    31. I Encontro Acadêmico do Câmpus Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. (Encontro).
    32. Seminários Abertos em Computação (SAC) - "Agricultura de Precisão a partir da Computação". 2013. (Seminário).
    33. Seminários Abertos em Computação (SAC) - "Crítica à Lei 12.737/12: por uma outra perspectiva dos cybercrimes". 2013. (Seminário).
    34. Seminários Abertos em Computação (SAC) - "Identificação de Interesses Transversais: Uma Visão Geral". 2013. (Seminário).
    35. X Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2013. (Outra).
    36. IX Conpeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão / III Seminário de Pesquisa da UFG. 2012. (Congresso).
    37. IX Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. 2012. (Outra).
    38. VII Secomp. 2011. (Outra).
    39. Espaço das Profissões - CAJ - UFG. 2010. (Outra).
    40. VI Secomp. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. VALLE, P. H. D.. II Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica (SBC-EB). 2025. (Congresso).. . 0.
    2. VALLE, P. H. D.. XXXI Workshop de Informática na Escola (WIE). 2025. (Congresso).. . 0.
    3. VALLE, P. H. D.. Trilha de Educação do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2025. (Congresso).. . 0.
    4. VALLE, P. H. D.. V Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp). 2025. (Congresso).. . 0.
    5. VALLE, P. H. D.; SILVA, W.. I Workshop sobre Bots na Engenharia de Software (WBOTS). 2024. Congresso
    6. VALLE, P. H. D.; SILVA, W.. Trilha 5: Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024). 2024. Congresso
    7. VALLE, P. H. D.. XXIII Semana da Computação da UFJF. 2022. (Outro).. . 0.
    8. VALLE, P. H. D.. IX Congresso Brasileiro de Software (CBSoft)​,. 2018. (Congresso).. . 0.
    9. VALLE, P. H. D.. II Espaço das Profissões. 2012. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 25/02/2025 19:39:44