Instituto de Matemática e Estatística da USP

Dalton Francisco de Andrade

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1977) e PhD em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA (1984). Atualmente é professor titular da UFSC, com atuação em programas de pós-graduação dos Departamentos de Engenharia de Produção (PPGEP) e de Informática e Estatística (PPGMGA) e Consultor do Inep/Mec. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da resposta ao item, avaliação educacional, modelos de variável latente, dados longitudinais e modelos hierárquicos/multiníveis lineares e não-lineares. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8698702467925654 (02/11/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Informática e Estatística. Campus Universitário Trindade 88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476 Telefone: (48) 33317545 Fax: (48) 33319770 URL da Homepage: http://www.inf.ufsc.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2021-2022. Avaliação e Mensuração das Percepções de Discentes quanto a Qualidade do Ensino Remoto em Detrimento ao Ensino Presencial
      Descrição: Avaliação e Mensuração das Percepções de Discentes quanto a Qualidade do Ensino Remoto em Detrimento ao Ensino Presencial: Fundamentação, Construção e Validação do Instrumento de Medida. Projeto cadastrado na PROEX/UFRA identificado por EV073-2021. A pesquisa seguiu a Resolução do Conselho Nacional de Saúde Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Assim foi aplicado o termo de consentimento livre e esclarecido, garantindo o sigilo e a ética das pesquisas que envolvem seres humanos. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética segundo o parecer nº CAAE 46373021.6.0000.5110.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Rafael da Silva Fernandes - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    2. 2019-Atual. Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na construção de escala baseada em refeições para avaliação do consumo de alimentos in natura/minimamente processados, processados e ultraprocessados em escolares brasileiros
      Descrição: O Guia Alimentar da População Brasileira (2014) fornece informações sobre a elaboração de refeições saudáveis e balanceadas com base no sistema NOVA de classificação de alimentos. O sistema NOVA agrupa os alimentos e bebidas em quatro grupos, de acordo com a natureza, extensão e propósito do processamento industrial: 1) Alimentos não processados ou minimamente processados; 2) Ingredientes processados na culinária; 3) Alimentos processados; 4) Alimentos ultra processados. As evidências científicas da classificação NOVA sobre a qualidade de dietas e seu impacto na saúde têm sido mostradas em estudos conduzidos em diferentes países. No atual momento não se dispõem de um instrumento validado para avaliar a qualidade de refeições, que no contexto do presente projeto é definida como a construção e escolha de refeições saudáveis nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e lanches intermediários, tendo como base o sistema de classificação NOVA de alimentos. O uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) possibilita a classificação de um parâmetro de interesse em faixas/níveis de valores para avaliar a qualidade da dieta baseada em refeições. O objetivo deste projeto é o de construir uma escala para mensurar o traço latente qualidade nutricional de refeições baseada na classificação NOVA. A pesquisa será executada em três etapas: a primeira etapa, teórica, compreenderá a revisão da literatura. Com base na classificação NOVA, e estudos internacionais e nacionais sobre consumo alimentar e nutricional segundo o tipo de refeições será apresentado um modelo conceitual para estudar o fenômeno, considerando quatro aspectos da alimentação: tipo de refeição, alimentos e preparações que as compõe, classificação das diferentes refeições segundo a classificação NOVA. Uma escala de medida será elaborada com os itens que compõe as refeições para mensurar a qualidade, e submetido à análise semântica e de juízes para validação do conteúdo. A segunda etapa, empírica, inclui a aplicação do instrumento em amostras representativas de escolares do ensino fundamental de três cidades brasileiras (São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Feira de Santana (BA). Nas análises da terceira etapa serão contempladas: a) a dimensionalidade do instrumento por meio de análise fatorial de informação completa; b) a análise dos itens por meio da Teoria de Resposta ao Item; c) as evidências de validade e confiabilidade do conjunto de itens; e d) a construção da escala baseada em refeições. Primeiramente será realizada uma análise sobre a dimensão fatorial dominante da estrutura de dados dos bancos das três cidades, e a análise psicométrica dos itens será efetuada por meio da Teoria de Resposta ao Item.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Thanise Sabrina Souza Santos - Integrante / Betzabeth Slater - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    3. 2015-Atual. Desenvolvimento de uma escala de medida da qualidade da alimentação de escolares por meio da teoria de resposta ao item
      Descrição: Este projeto visa desenvolver uma escala para a medida da qualidade da alimentação de escolares de sete a quinze anos por meio da teoria de resposta ao item. Serão utilizados os dados de levantamentos epidemiológicos de base populacional com escolares de Florianópolis. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Jeovani Schmitt - Integrante / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Danielle Biazzi Leal - Integrante / Raquel Engel - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    4. 2015-Atual. Desenvolvimento de uma escala de medida da qualidade da alimentação de escolares por meio da teoria de resposta ao item
      Descrição: Este projeto visa desenvolver uma escala para a medida da qualidade da alimentação de escolares de sete a quinze anos por meio da teoria de resposta ao item. Serão utilizados os dados de levantamentos epidemiológicos de base populacional com escolares de Florianópolis. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Jeovani Schmitt - Integrante / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Danielle Biazzi Leal - Integrante / Raquel Engel - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    5. 2015-Atual. Desenvolvimento de uma escala para avaliar a qualidade da dieta habitual de adolescentes e jovens adultos por meio da Teoria da Resposta ao Item
      Descrição: A análise da qualidade da dieta permite avaliar a complexidade das práticas alimentares dos indivíduos. Os questionários utilizados devem fornecer informações válidas e precisas, ainda quando disponíveis na forma computadorizada. Com a Teoria da Resposta ao Item (TRI) é possível classificar um parâmetro de interesse dentro de uma escala de valores, permitindo propor uma métrica de avaliação da qualidade da dieta. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma escala de avaliação da qualidade da dieta a partir da Teoria da Resposta ao Item. Trata-se de um estudo metodológico a ser realizado em três etapas. Na etapa teórica, a partir da revisão da literatura serão identificados os itens relacionados com as práticas alimentares de adolescentes e adultos jovens. Serão elaboradas questões e possibilidades de respostas para cada item seguindo recomendações nacionais e internacionais reconhecidas. A pertinência aos itens para medir a qualidade da dieta será avaliada com especialistas da área de Alimentação e Nutrição. No estudo piloto será avaliada a compreensão dos itens por indivíduos com características semelhantes daqueles a participarem do estudo. O formulário com as questões será desenvolvido na ferramenta Survey Monkey e testado em estudo piloto. Na etapa empírica, serão aplicadas as questões com divulgação e disponibilização do formulário na World Wide Web. Somente farão parte da amostra do estudo aqueles indivíduos que atenderem aos critérios de inclusão e que registrarem sua concordância em participar. Na etapa analítica, será utilizada a Teoria da Resposta ao Item com avaliação da correlação entre os itens e a variável latente em estudo: qualidade da dieta. Em seguida, serão estimados e avaliados os parâmetros de dificuldade e discriminação dos itens que apresentarem boa correlação com a qualidade da dieta. Para aqueles itens com parâmetros satisfatórios serão calculadas as proficiências dos indivíduos. Estes itens constituirão a escala de avaliação da qualidade da dieta. E, para definir os níveis de interpretação da escala serão identificados os itens âncoras, ou seja, aqueles com mais informação em cada nível. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Integrante / VILLAR, BETZABETH SLATER - Coordenador / THANISE SABRINA SOUZA SANTOS - Integrante / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Fernanda Baeza Scagliusi - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    6. 2015-Atual. Desenvolvimento de uma escala para avaliar a qualidade da dieta habitual de adolescentes e jovens adultos por meio da Teoria da Resposta ao Item
      Descrição: A análise da qualidade da dieta permite avaliar a complexidade das práticas alimentares dos indivíduos. Os questionários utilizados devem fornecer informações válidas e precisas, ainda quando disponíveis na forma computadorizada. Com a Teoria da Resposta ao Item (TRI) é possível classificar um parâmetro de interesse dentro de uma escala de valores, permitindo propor uma métrica de avaliação da qualidade da dieta. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma escala de avaliação da qualidade da dieta a partir da Teoria da Resposta ao Item. Trata-se de um estudo metodológico a ser realizado em três etapas. Na etapa teórica, a partir da revisão da literatura serão identificados os itens relacionados com as práticas alimentares de adolescentes e adultos jovens. Serão elaboradas questões e possibilidades de respostas para cada item seguindo recomendações nacionais e internacionais reconhecidas. A pertinência aos itens para medir a qualidade da dieta será avaliada com especialistas da área de Alimentação e Nutrição. No estudo piloto será avaliada a compreensão dos itens por indivíduos com características semelhantes daqueles a participarem do estudo. O formulário com as questões será desenvolvido na ferramenta Survey Monkey e testado em estudo piloto. Na etapa empírica, serão aplicadas as questões com divulgação e disponibilização do formulário na World Wide Web. Somente farão parte da amostra do estudo aqueles indivíduos que atenderem aos critérios de inclusão e que registrarem sua concordância em participar. Na etapa analítica, será utilizada a Teoria da Resposta ao Item com avaliação da correlação entre os itens e a variável latente em estudo: qualidade da dieta. Em seguida, serão estimados e avaliados os parâmetros de dificuldade e discriminação dos itens que apresentarem boa correlação com a qualidade da dieta. Para aqueles itens com parâmetros satisfatórios serão calculadas as proficiências dos indivíduos. Estes itens constituirão a escala de avaliação da qualidade da dieta. E, para definir os níveis de interpretação da escala serão identificados os itens âncoras, ou seja, aqueles com mais informação em cada nível. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Integrante / VILLAR, BETZABETH SLATER - Coordenador / THANISE SABRINA SOUZA SANTOS - Integrante / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Fernanda Baeza Scagliusi - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    7. 2012-Atual. ANÁLISE DE TENDÊNCIA DA PREVALÊNCIA DE OBESIDADE E FATORES ASSOCIADOS EM ESCOLARES DE 7 A 14 ANOS DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS, SC
      Descrição: O monitoramento de indicadores de saúde tem sido uma importante estratégia no diagnóstico e acompanhamento nutricional de crianças e adolescentes. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar a tendência da prevalência de excesso de peso (sobrepeso/obesidade) e fatores associados em escolares de 7 a 14 anos do município de Florianópolis, SC. Pretende-se estimar a prevalência de obesidade, sobrepeso e baixo peso, avaliar a tendência dessas prevalências e a evolução da composição corporal dos escolares, a partir da comparação com os dados obtidos em 2002 e 2007. Além disso, pretende-se estudar os fatores associados com o intuito de detectar os comportamentos determinantes do excesso de peso (sobrepeso/obesidade) na população do estudo. Esta avaliação seguirá os mesmos protocolos de avaliação adotados nos anos de 2002 e 2007, constituindo-se em um estudo de painéis transversais. Para o cálculo do tamanho da amostra para a estimativa de prevalência foi considerado como desfecho o conceito de excesso de peso (sobrepeso/obesidade) em crianças de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2006 (escore Z IMC/idade >+1,0). O tamanho de amostra necessário, incluso os estudos de associação, será de 2.880 crianças. Para este cálculo foram utilizadas as prevalências encontradas nas pesquisas realizadas anos de 2002 e 2007, 30% e 34%, respectivamente. Serão coletadas variáveis antropométricas, de maturação sexual, sociodemográficas, de consumo alimentar, de atividade física e lazer e comportamentos sedentários. Os dados serão processados e analisados de forma eletrônica a partir da construção de banco de dados e de programa de análise específico para o cumprimento dos objetivos da investigação, no programa Epi Info. O processamento será realizado por equipe de digitadores previamente treinados, sendo utilizado o sistema de dupla entrada de dados. Para a análise estatística será utilizado o software STATA (Statistical Software for Profession. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos - Coordenador / Arlete Catarina Tittoni Corso - Integrante / Filipe Ferreira da Costa - Integrante / ASSIS, MARIA ALICE A. DE - Integrante / Danielle Biazzi Leal - Integrante / David González Chica - Integrante / Emelyn Becker Furlani - Integrante / Larissa da Cunha Feio - Integrante / Fernando Adami - Integrante / Jucemar Benedet - Integrante / Janaína das Neves - Integrante / Bethsáida Abreu Soares Schmitz - Integrante / Maria Gabriela Matias de Pinho - Integrante / Leticia Carina Ribeiro da Silva - Integrante / Gisele L. D'Avila - Integrante / PRISCILA SCHRAMM GONSALEZ - Integrante / Diego Augusto Santos Silva - Integrante / Gisele de Oliveira Barbosa - Integrante / Roberta Luisa Müller - Integrante / Silvia Letícia Alexius - Integrante / Elizabeth Nappi Corrêa - Integrante / Adriana Filimberti Motter - Integrante / Marina Castagna Rodrigues - Integrante / Marina Saldanha da Silva - Integrante / Carla Zanelatto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    8. 2012-Atual. Estudo longitudinal de escolares de 7-15 anos: mudanças em indicadores antropométricos, consumo alimentar e atividade física
      Descrição: Monitoramentos sequenciais de indicadores de saúde em crianças são importantes, preferencialmente em estudos longitudinais, pois além de acompanhar mudanças ao longo do tempo poderão identificar os fatores associados com a ocorrência do excesso de peso corporal, a fim de propor medidas preventivas o mais precocemente possível. A obesidade infantil é um grave problema de saúde pública. A atividade física e a alimentação são dois comportamentos relacionados ao desenvolvimento da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e outras condições de saúde. Tendo em vista as evidências de que comportamentos de proteção e de risco para a saúde se estabelecem cada vez mais precocemente na vida das pessoas, o presente projeto tem o objetivo de investigar a mudança em indicadores antropométricos, de consumo alimentar e de atividade física da infância (sete-10 anos) para a adolescência (12-15 anos) e seus potenciais preditores em escolares da cidade de Florianópolis (SC). Esta proposta se caracteriza como suplementar a outro projeto de pesquisa que está em fase de execução, cujo objetivo é analisar a tendência de prevalência de excesso de peso e fatores associados em escolares de 7 a 14 anos de Florianópolis/ Santa Catarina, contemplado no Edital Universal (MCT/CNPq n. 014/2001). No presente projeto serão utilizados dados de uma amostra representativa de escolares de Florianópolis que participaram de um estudo transversal realizado no ano de 2007 nas escolas públicas e privadas do município (quando tinham sete a 10 anos, n=1232) e que em 2012 estarão cursando do 5º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio. Serão coletadas variáveis antropométricas, de maturação sexual, sociodemográficas, de consumo alimentar, de atividade física e comportamentos sedentários. Serão analisados a mudança temporal e os possíveis determinantes de: a) de indicadores antropométricos (prevalência de baixo peso, sobrepeso e obesidade pelo índice de massa corporal; prevalência de risco e excesso de adiposidade central pela circunferência da cintura; gordura subcutânea pelo somatório de dobras cutâneas); b) do consumo alimentar (indicadores positivos e negativos), da atividade física (nível de atividade física, comportamentos sedentários, deslocamento para escola, atividade física no lazer). Diferenças entre as variáveis contínuas nos dois momentos serão avaliadas pelo teste t pareado e entre as variáveis categóricas através do teste de McNemar. A taxa de incidência cumulativa do excesso de peso ou adiposidade central será estimada dividindo-se o número de casos novos ocorridos (no ano de 2012) pelo número em risco em 2007. Para as análises de associação serão construídos modelos nos quais a inferência estatística poderá ser feita por intermédio de regressão logística, regressão de Poisson ou regressão linear. Outros procedimentos estatísticos poderão ser requeridos dependendo das características dos dados obtidos. Espera-se que os resultados desta investigação possam gerar subsídios para reorientação na educação alimentar, atividade física e controle do sobrepeso de escolares desta faixa etária. Além disso, estes resultados também deverão orientar outras intervenções na área de saúde pública em busca de um redirecionando mais efetivo para o problema da obesidade no país. Destaca-se a experiência do grupo de pesquisadores em pesquisas de base escolar que investigaram a prevalência de excesso de peso e os fatores associados, bem como na construção e validação de instrumentos de coleta de dados de consumo alimentar e de atividade física. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos - Integrante / Emil Kupek - Integrante / Filipe Ferreira da Costa - Integrante / ADRIANA SOARES LOBO - Integrante / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Danielle Biazzi Leal - Integrante / Raquel Engel - Integrante / Patrícia Faria Di Pietro - Integrante / David González Chica - Integrante / Camilie P. Schmoelz - Integrante / Vanessa Fernandes Davies - Integrante / Emelyn Becker Furlani - Integrante / Bruno Gonçalves Galdino da Costa - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    9. 2011-Atual. Desenvolvimento e validação de um sistema de monitoramento do consumo alimentar e de atividade física de escolares de 7 a 10 anos de Florianópolis
      Descrição: o projeto tem o objetivo de desenvolver e avaliar um sistema de monitoramento digital (on-line e off-line) dos padrões de atividade física e alimentação de escolares de sete a dez anos de idade. Destaca-se que o monitoramento do consumo alimentar das crianças permitirá a discriminação das fontes alimentares, a avaliação da adesão ao guia alimentar da população brasileira, a identificação dos itens consumidos no ambiente escolar e a avaliação da adesão dos escolares ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O monitoramento dos padrões de atividade física permitirá verificar a adesão as recomendações diárias. O sistema pretende ser uma alternativa viável e de baixo custo, utilizando os recursos da informática acessíveis e disponíveis nas escolas públicas e privadas do Brasil. A proposta pode ser dividida em duas principais etapas, qual sejam a de adaptação e validação para o ambiente virtual (on-line e off-line) do Questionário Alimentar do Dia Anterior (QUADA) e do Questionário de Atividade Física do Dia Anterior (QUAFDA), previamente validados para esta população na versão em papel; e o desenvolvimento e avaliação de um sistema de monitoramento computadorizado do consumo alimentar e da atividade física dos escolares. A proposta é de que se utilize os laboratórios de informática presentes em escolas públicas. Como resultado do estudo espera-se que o instrumento apresente bons índices de validade de critério (utilização de observação direta e acelerômetros como padrões de referência) e de construto (comparação com os resultados de estudos prévios realizados em Florianópolis-SC), bem como seja uma estratégia de baixo custo e operacionalmente viável para monitorar estes comportamentos de maneira periódica. As informações obtidas poderão assim, fornecer subsídios para futuras intervenções em saúde pública neste grupo populacional específico, bem como auxiliar na avaliação de políticas governamentais e legislações já estabelecidas, tais como o PNAE e as leis. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Cristine Garcia Gabriel - Integrante / Sanlina Barreto Hülse - Integrante / Maria Cristina Marino Calvo - Integrante / Emil Kupek - Integrante / Filipe Ferreira da Costa - Integrante / ADRIANA SOARES LOBO - Integrante / Maria Alice Altenburg de Assis - Integrante / Danielle Biazzi Leal - Integrante / Raquel Engel - Integrante / Patrícia Faria Di Pietro - Integrante / Camilie P. Schmoelz - Integrante / Vanessa Fernandes Davies - Integrante / France Bellisle - Integrante / Sérgio Fernandes Torres de Freitas - Integrante / Francilene Gracieli Kunradi Vieira - Integrante / Bruno Costa - Integrante. Financiador(es): Departamento de Ciência e Tecnologia/Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    10. 2009-2011. Desenvolvimento e aplicações da teoria da resposta ao item
      Descrição: Diversas variáveis em Engenharia de Produção, como nas Ciências Sociais e Humanas, não são observadas diretamente, como o comprometimento organizacional, estilo de liderança, satisfação do consumidor etc. Diversas metodologias vêm sendo desenvolvidas para construir escalas para essas variáveis latentes, tendo como base um conjunto de itens que podem ser observados ou levantados em pesquisas empíricas. A TRI (Teoria da Resposta ao Item) é um conjunto de modelos matemáticos que permitem mensurar algum traço latente através de um conjunto de respostas de um instrumento de avaliação ou de pesquisa. O traço latente pode ser a proficiência de alunos submetidos a provas de múltipla escolha (por exemplo, no SAEB, Prova Brasil e novo ENEM); como pode ser a mensuração de níveis de atitude, motivação, ou outras características de um indivíduo, através de questionários construídos com esta finalidade. Em provas com itens de múltipla escolha, a probabilidade de resposta a um item é modelada como função da proficiência do aluno (variável não-observável) e de parâmetros que expressam certas propriedades do item. Quanto maior a proficiência do aluno, maior a probabilidade de ele acertar o item. Graças a essas propriedades, a TRI, associada a outros procedimentos estatísticos, permite gerar uma medida de proficiência, comparar alunos, estimar a distribuição de proficiências da população e de subgrupos, e ainda monitorar os progressos de um sistema educacional. O emprego desta tecnologia permite a elaboração de escalas de proficiências comuns a todas as séries. Isso possibilita fazer comparações e acompanhar a evolução do sistema entre séries. Este projeto envolve Estatísticos que vêem estudando os modelos e aplicações da TRI com acadêmicos, pesquisadores e profissionais que têm interesses em construir, interpretar ou avaliar escalas de medidas, gerando sub-projetos de pesquisa mais específicos, desenvolvimento de dissertações/teses e projetos de consultorias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Pedro Alberto Barbeta - Integrante / Antonio Cezar Bornia - Integrante / Adriano Ferreti Borgatto - Integrante / Paulo Jose Ogliari - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    11. 2009-Atual. Desenvolvimento e aplicações da teoria da resposta ao item
      Descrição: Diversas variáveis nas Ciências Sociais e Humanas não são observadas diretamente, como a proficiência de um aluno, comprometimento organizacional, estilo de liderança, satisfação do consumidor, sensação de conforto etc. Diversas metodologias vêm sendo desenvolvidas para construir escalas para essas variáveis latentes, tendo como base um conjunto de itens que podem ser observados ou levantados em pesquisas empíricas. A TRI (Teoria da Resposta ao Item) é um conjunto de modelos matemáticos que permitem mensurar algum traço latente através de um conjunto de respostas de um instrumento de avaliação ou de pesquisa. O traço latente pode ser a proficiência de alunos submetidos a provas de múltipla escolha (por exemplo, no SAEB, Prova Brasil e novo ENEM); como pode ser a mensuração de níveis de atitude, motivação, ou outras características de um indivíduo, através de questionários construídos com esta finalidade. Em provas com itens de múltipla escolha, a probabilidade de resposta a um item é modelada como função da proficiência do aluno (variável não-observável) e de parâmetros que expressam certas propriedades do item. Quanto maior a proficiência do aluno, maior a probabilidade de ele acertar o item. Graças a essas propriedades, a TRI, associada a outros procedimentos estatísticos, permite gerar uma medida de proficiência, comparar alunos, estimar a distribuição de proficiências da população e de subgrupos, e ainda monitorar os progressos de um sistema educacional. O emprego desta tecnologia permite a elaboração de escalas de proficiências comuns a todas as séries. Isso possibilita fazer comparações e acompanhar a evolução do sistema entre séries. Este projeto envolve Estatísticos que vêem estudando os modelos e aplicações da TRI com acadêmicos, pesquisadores e profissionais que têm interesses em construir, interpretar ou avaliar escalas de medidas, gerando sub-projetos de pesquisa mais específicos, desenvolvimento de dissertações/teses e projetos de consultorias. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Pedro Alberto Barbetta - Coordenador / Adriano Ferreti Borgatto - Integrante / Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti - Integrante / Rafael Tezza - Integrante / MENEGON, LIZANDRA DA SILVA - Integrante / Antonio Cezar Bornia - Integrante / André Luiz Santos de Oliveira - Integrante / Denys Cristiano de Oliveira Machado - Integrante / Gabriela Thamara de Freitas Barros - Integrante / Maria Virgínia Morais Garcia - Integrante / Nara Núbia Vieira - Integrante / Márcia Maria de Carvalho Pereira - Integrante.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.
    12. 2007-2009. Acompanhamento da implementação da Lei de Regulamentação das Cantinas Escolares sobre os hábitos alimentares e o estado nutricional de escolares de Santa Catarina
      Descrição: Avaliar o impacto da implantação da Lei das Cantinas sobre os habitos alimentares e o estado nutricional de escolares da 1ª a 5ª série do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas e privadas de 8 cidades polos do Estado de Santa Catarina, através da análise de possíveis correlações entre variáveis sócioeconômicas e fatores de estilo de vida (atividade física, de lazer e consumo alimentar) com os índices de sobrepeso e obesidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos - Integrante / Arlete Catarina Tittoni Corso - Coordenador / MARCO AURELIO DE ANSELMO PERES - Integrante / MARIA CRISTINA MARCON - Integrante / Gladis Milanez - Integrante / Sanlina Barreto Hülse - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Dalton Francisco de Andrade.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. International Biometric Conference. Incorporation of new items on oral cancer awareness in a formerly calibrated ability scale. 2014. (Congresso).
      2. III Conbratri. Minicurso: Computadorized Adaptive Test (CAT). 2013. (Congresso).
      3. III Conbratri. Aplicação do modelo de desdobramento graduado generalizado (GGUM) na avaliação da resistência à mudança organizacional. 2013. (Congresso).
      4. III Conbratri. Interpretação da escala multidimensional da teoria da resposta ao item: uma aplicação na avaliação de qualidade de websites comerciais. 2013. (Congresso).
      5. III Conbratri. Seleção de um algoritmo para um teste adaptativo informatizado para fins de classificação por meio de simulações. 2013. (Congresso).
      6. IV Jornada Regional de Estatística de Maringá.Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. 2004. (Encontro).
      7. Tendências e Perspectivas das Teorias de Avaliação II.Teoria da Resposta ao Item. 2003. (Seminário).
      8. 35a. Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística e Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. A Teoria da Resposta ao Item como uma nova ferramenta para análise da Gestão pela Qualidade Total. 2002. (Congresso).
      9. II Worshop para Análise dos Dados do PISA.Wokshop com a finalidade de discutir os métodos estatísticos utilizados na análise dos dados do PISA. 2002. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. SANTOS, T. S. S. ; SLATER, B. ; ANDRADE, D. F.. minicurso "Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações práticas". 2018. Outro
      2. SLATER, B. ; SANTOS, T. S. S. ; ANDRADE, D. F.. Minicurso "Teoria da Resposta ao Item: conceitos, modelos e aplicações". 2016. Outro
      3. TAVARES, Héliton Ribeiro ; KLEIN, Ruben ; ANDRADE, D. F. ; MARINO, L.. III Conbratri. 2013. Congresso
      4. ANDRADE, D. F.. 35a. Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística e Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. 2003. (Congresso).. . 0.
      5. FREITAS, S. M. ; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro ; ANDRADE, D. F. ; BARROS NETO, J. F. ; MEDEIROS, C. R. B. ; MOTA, R. M. S. ; ARAUJO, Ana Maria Souza de. 34a. Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística. 2002. Congresso
      6. ANDRADE, D. F.. 12o. Simpósio Nacional de probabilidade e Estatística. 1996. (Congresso).. . 0.
      7. ANDRADE, D. F.. 2a. Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística. 1985. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Dalton Francisco de Andrade ⇔ Julio da Motta Singer (4.0)
        1. CÚRI, M. ; SINGER, J.M. ; ANDRADE, D. F.. A model for psychiatric questionnaires with embarrassing items. Statistical Methods in Medical Research. v. 20, p. 451-470, 2011. Qualis: A2
        2. CARVALHO, Tales de ; CURI, Ana Luiza Hallal ; ANDRADE, D. F. ; SINGER, Julio da Motta ; BENETTI, Magnus ; MANSUR, Alfredo José. Reabilitação cardiovascular de portadores de cardiopatia isquêmica submetidos a tratamento clínico, angioplastia coronária transluminal percutânea e revascularização cirúrgica do miocárdio. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo. v. 88, n. 1, p. 72-78, 2007. Qualis: Não identificado (ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA, SÃO PAULO)
        3. SINGER, J. M. ; ANDRADE, D. F.. Large-sample Statistical Methods. Em: Penelope Peterson, Eva Baker, Barry McGaw. (Org.). International Encyclopedia of Education. 1a.ed.Oxford. : Elsevier. 2010.v. 7, p. 232-237.
        4. SINGER, Julio da Motta ; ANDRADE, D. F.. 5 Analysis of longitudinal data. Em: C R Rao; P K Sen. (Org.). Handbook of Statistics: Bio-Environmental and Public Health Statistics. Amsterdam. : North Holand. 2000.v. 17, p. 115-160.

      • Dalton Francisco de Andrade ⇔ Carlos Alberto de Braganca Pereira (1.0)
        1. TAVARES, Héliton Ribeiro ; ANDRADE, D. F. ; PEREIRA, Carlos Alberto de Bragança. Detection of determinant genes and diagnostic via item response theory. Genetics and Molecular Biology (Impresso). v. 27, n. 4, p. 679-685, 2004. Qualis: A4




    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 25/03/2025 13:10:48