Departamento de Ciência da Computação

Daniel Macedo Batista

possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Ciência da Computação também pela Universidade Estadual de Campinas (2010). É professor do Departamento de Ciência da Computação do IME/USP desde fevereiro de 2011. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho, engenharia de tráfego, grades, nuvens e virtualização. Daniel também apóia e incentiva o uso de software livre. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2934786440085983 (05/02/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30910749 URL da Homepage: https://www.ime.usp.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2023-Atual. STARLING: seguranca e alocacao de recursos em B5G via tecnicas de inteligencia artificial
      Descrição: As mudanças nos paradigmas e nas capacidades da infraestrutura de telecomunicações móveis trazidas com a quinta geração (5G) têm ampliado o interesse e antecipado o desenvolvimento das gerações seguintes, identificadas como Beyond 5G (B5G). Para essas próximas gerações destacam-se como casos de uso a Massive Machine Type Communication (mMTC) e a Ultra-Reliable and Low Latency Communication (URLLC). Comum a esses casos de uso está a necessidade de gerenciar recursos por meio do fatiamento e da virtualização da rede, a necessidade de tomada rápida de decisões por meio de serviços de Inteligência Artificial, e a necessidade de garantir a segurança da rede levando em conta as alt1ssimas taxas de transmissão. Nesse ambiente, aplicações como as cidades inteligentes e a Internet das Coisas Industrial exigirão soluções inovadoras na rede a fim de funcionarem corretamente com a segurança necessária. Nesse sentido, este projeto apresenta quatro linhas de pesquisa relacionadas com melhorias necessárias em vários aspectos do B5G para tornar as próximas gerações de telecomunicações móveis confiáveis, altamente automatizadas e com suporte nativo a mecanismos de Inteligência Artificial. Este projeto se enquadra no tema TVI - Tecnologias Viabilizadoras da Internet especificado na chamada de propostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Coordenador / Rodrigo Izidoro Tinini - Integrante / Michele Nogueira Lima - Integrante / Mosab Hamdan - Integrante / Paulo Angelo Alves Resende - Integrante / Pedro Henrique Gomes da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    2. 2020-Atual. MENTORED: da modelagem a experimentacao - predizendo e detectando ataques DDoS e zero-day
      Descrição: A popularização da Internet e os avanços desta em direção à Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e à Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything - IoE) tem aumentado as expectativas em relação às novas aplicações e serviços em diferentes áreas. Apesar de grandes oportunidades e benefícios, esses avanços na Internet também abrem espaço para grandes ameaças e perigos, alguns até então inexistentes. Em particular, há preocupação em melhorar as proteções contra ataques de Negação de Serviço Distribuído (DDoS) e contra novos ataques que venham a surgir como consequência da ampliação da IoT e da IoE. Tais preocupações mostram-se pertinentes ao se considerar ataques recentes envolvendo dispositivos IoT infectados e que foram responsáveis por alguns dos maiores ataques de DDoS da história. Considerando esse cenário atual, este projeto tem por objetivo identificar, modelar e avaliar comportamentos maliciosos associados à IoT de forma a auxiliar na construção de soluções avançadas e coordenadas para possibilitar: prevenção; predição; detecção e mitigação de ataques de DDoS. A equipe, formada por parceiros nacionais e internacionais da academia, indústria e governo produzirá essas soluções além de construir um ambiente para experimentação (testbed), a ser oferecido para toda comunidade de segurança em geral, permitindo que soluções para problemas de segurança de sistemas e redes possam ser testadas de forma realista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Michele Nogueira Lima - Coordenador / Aldri Luiz dos Santos - Integrante / José Augusto Suruagy Monteiro - Integrante / Edilson Ferreira Lima - Integrante / Emerson Ribeiro de Mello - Integrante / Michelle Silva Wangham - Integrante / Paulo André da Silva Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    3. 2020-Atual. Analise e implementacao de referencia do Protocolo e Modelo de Dados para Seguranca
      Descrição: Existem na literatura alguns trabalhos voltados a lidar com ataques de modificação de firmware. Uma das principais e mais amplas iniciativas nesse sentido é Protocolo e Modelo de Dados para Segurança (Security Protocol and Data Model -- SPDM). Basicamente, a sua especificação define um conjunto de mecanismos e formatos para autenticação de hardware e firmware, na forma de um padrão industrial aberto. Além disso, o trabalho em andamento no SPDM incorpora um protocolo de acordo de chaves para proteger a confidencialidade e a integridade dos dados transmitidos entre componentes. O principal objetivo deste projeto é avaliar a arquitetura de segurança do SPDM de forma ampla, verificando se há falhas ou melhorias possíveis nesse protocolo, além de fornecer uma implementação de referência para avaliar seu desempenho experimental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Marcos Antonio Simplicio Junior - Coordenador / Armin Werner Mittelsdorf - Integrante / Marcos Vinicius Maciel da Silva - Integrante / Eduardo Lopes Cominetti - Integrante / Gustavo Azevedo Correa - Integrante / MACHADO, KETLY GONCALVES - Integrante / Renan Cerqueira Afonso Alves - Integrante. Financiador(es): Hewlett-Packard Brasil - Matriz - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    4. 2019-2021. IoTSED: Seguranca e Eficiencia no Transporte de Dados na Internet das Coisas
      Descrição: Este projeto, batizado de IoT­SED, tem como objetivo propor novos mecanismos em diversas camadas da arquitetura da Internet das Coisas a fim de melhorar a segurança, a eficácia e a eficiência das aplicações nesta rede. Os objetivos específicos são: . Proposta de uma arquitetura de software para a Internet das Coisas baseada na abordagem Security by Design visando reduzir o número de ataques bem sucedidos em relação a uma arquitetura tradicional sem tal abordagem; . Proposta de um sistema para detecção de ameaças à Segurança da Informação em cidades inteligentes baseado em ferramentas, métodos e algoritmos para análise de grandes volumes de dados e aprendizado de máquina; . Proposta de um simulador de novos protocolos da camada de transporte para avaliar possíveis ganhos em termos de economia de energia e de uso da rede em dispositivos na Internet das Coisas; . Proposta de arquiteturas de redes ópticas na infraestrutura de redes 5G que sejam capazes de prover transporte e processamento de demandas da Internet das Coisas de modo que rígidas restrições de tempo e de largura de banda sejam atendidas; . Fortalecimento das cooperações com o grupo de pesquisa em redes de computadores da Universidade Federal da Bahia coordenado pelo Professor Gustavo Figueiredo e com o grupo de pesquisa em cibersegurança da Universidade Tecnológica Federal do Paraná coordenado pelo Professor Luiz Santos e pelo Professor Rodrigo Campiolo, além da formação de cooperação com o grupo de pesquisa em redes de computadores da Universidade Federal de São Carlos coordenado pelo Professor Hermes Senger.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Coordenador / Gustavo Bitterncourt Figueiredo - Integrante / Rodrigo Campiolo - Integrante / Luiz Arthur Feitosa dos Santos - Integrante / Hermes Senger - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    5. 2016-Atual. INCT da Internet do Futuro -- Desenvolvendo nova Ciencia e Tecnologia para a Internet do Futuro e Cidades Inteligentes
      Descrição: A Internet foi uma das invenções que mais impactou a sociedade durante todo o Século 20. As transformações radicais na forma de comunicação humana possibilitada pela Internet na última década do século passado têm sido tanto refinadas quanto expandidas neste início de Século 21, impactando profundamente a vida da maioria da população no planeta Terra. O impacto da Internet, recentemente ampliado com as tecnologias móveis e celulares inteligentes tem sido também crucial no dia-a-dia das pessoas, no comportamento das novas gerações, nos movimentos políticos e sociais, nos negócios, no comércio, na educação, e em áreas específicas tais como a indústria de software. Recentemente, com a popularização das tecnologias da Computação em Nuvem e da Computação Móvel e com o crescente uso de Redes de Sensores e de tecnologias de Big Data, uma infinidade de novas possibilidades de aplicações estão surgindo. Estas incluem novas formas de colaboração em tempo-real, infraestruturas para Cidades Inteligentes (Smart Cities), sistemas sofisticados para Business Intelligence e ciberinfraestrutura para eScience possibilitando o avanço da pesquisa científica por caminhos nunca antes imaginados. Os resultados esperados dessa iniciativa podem ser avaliados sob duas perspectivas complementares. Nossos esforços terão como objetivo garantir a obtenção de resultados relevantes ao país sob duas perspectivas. Primeiro, do ponto de vista de desenvolvimento científico e tecnológico, utilizaremos ambientes urbanos e seus problemas de mobilidade como arcabouços para produção de dados e desafios de pesquisa, que direcionarão o desenvolvimento de novas técnicas e métodos de modelagem de sistemas complexos, captura confiável e eficiente de dados em larga escala e em tempo real, processamento de alto desempenho de grande volumes de dados e distribuição segura de respostas em pontos estratégicos, de forma robusta, segura e confiável. Segundo, do ponto de vista do impacto sócio-econômico e desenvolvimento regional, utilizaremos os recursos existentes em tecnologias de comunicação e informática para resolver problemas relevantes para o planejamento urbano, políticas públicas e para o oferecimento de serviços inovadores aos cidadãos, aos órgãos gestores e aos analistas de desenvolvimento econômico e regional. Por meio da formação de recursos humanos de alto nível, das colaborações internacionais e dos resultados científicos e tecnológicos obtidos pelo INCT, pretendemos inserir o país como referência internacional na pesquisa em Internet do Futuro (incluindo Internet das Coisas, Nuvem Móvel, Fog Computing, Engenharia de Software para Sistemas de Grande Escala, Análise e Modelagem Matemática da Internet do Futuro e Cidades Inteligentes).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte - Integrante / Edmundo Roberto Mauro Madeira - Integrante / Fabio Kon - Coordenador / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Marco Aurélio Gerosa - Integrante / João Eduardo Ferreira - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Marcelo Finger - Integrante / Carlos Alberto Kamienski - Integrante / Siang Wun Song - Integrante / Fernando Iazzetta - Integrante / Junior Barrera - Integrante / Julio da Motta Singer - Integrante / Guido Araújo - Integrante / Julio Michael Stern - Integrante / Carlos Eduardo Ferreira - Integrante / Claudio Nogueira de Meneses - Integrante / Roberto Hirata Jr. - Integrante / Nina S. T. Hirata - Integrante / Markus Endler - Integrante / Edson Norberto Cáceres - Integrante / Renata Wassermann - Integrante / Paulo Miranda - Integrante / Flávio Soares Corrêa da Silva - Integrante / Eduardo Mario Dias - Integrante / Artur Simões Rozestraten - Integrante / Arlindo Flavio da Conceição - Integrante / Fábio M. Costa - Integrante / Francisco José da Silva e Silva - Integrante / Ciro Biderman - Integrante / Julian Geraldes Monteiro - Integrante / Roberto Speicys Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    6. 2015-2018. CHOOSING: COOPERATION ON HYBRID COMPUTING CLOUDS FOR ENERGY SAVING
      Descrição: The cloud computing is an important factor for environmentally sustainable development. If, in the one hand, the increasing demand of users drive the creation of large datacenters, in the other hand, cloud computing?s ?multitenancy? trait allows the reduction of physical hardware and, therefore, the saving of energy. Thus, it is imperative to optimize the energy consumption corresponding to the "datacenter?s activities"; Three elements are crucial on energy consumption of a cloud platform: computation (processing), storage and network infrastructure. Therefore, the aim of this project is to provide different techniques to reduce energy consumption regarding these three elements; Our work mainly focuses on energy saving aspects based on virtualization, i.e., pursuing the idea of the intensive migration of classical storage/processing systems to virtual ones. We will study how different organizations (whose resources are combined as hybrid clouds) can cooperate with each other in order to minimize the energy consumption without the detriment of client requirements or quality of service ;Then, we intend to propose efficient algorithmic solutions and design new coordination mechanisms that incentive cloud providers to collaborate... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) . Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Luiz Fernando Bittencourt - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Coordenador / Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Evripidis Bampis - Integrante / Denis Trystram - Integrante / Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Gregory Mounié - Integrante / Pierre-François Dutot - Integrante / Luciana Arantes - Integrante / Johanne Cohen - Integrante / Joanna Tomasik - Integrante. Financiador(es): COFECUB - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
      Descrição: The cloud computing is an important factor for environmentally sustainable development. If, in the one hand, the increasing demand of users drive the creation of large datacenters, in the other hand, cloud computing?s ?multitenancy? trait allows the reduction of physical hardware and, therefore, the saving of energy. Thus, it is imperative to optimize the energy consumption corresponding to the datacenter?s activities. Three elements are crucial on energy consumption of a cloud platform: computation (processing), storage and network infrastructure. Therefore, the aim of this project is to provide different techniques to reduce energy consumption regarding these three elements. Our work mainly focuses on energy saving aspects based on virtualization, i.e., pursuing the idea of the intensive migration of classical storage/processing systems to virtual ones. We will study how different organizations (whose resources are combined as hybrid clouds) can cooperate with each other in order to minimize the energy consumption without the detriment of client requirements or quality of service. Then, we intend to propose efficient algorithmic solutions and design new coordination mechanisms that incentive cloud providers to collaborate.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Alfredo Goldman vel Lejbman - Coordenador / Denis Trystram - Integrante / Gregory Mounié - Integrante / Raphael Y. de Camargo - Integrante / Pierre-François Dutot - Integrante / Daniel Cordeiro - Integrante / Luciana Arantes - Integrante / Johanne Cohen - Integrante / Daniel Batista - Integrante / Evripidis Bampis - Integrante / Luiz Fernando Bittencourt - Integrante / Joanna Tomasik - Integrante. Financiador(es): COFECUB - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Alfredo Goldman vel Lejbman.
    7. 2015-2016. High Performance Applications for Smart Cities with The Machine: Modeling, Simulation, and Development
      Descrição: Até 2020, 30 bilhões de dispositivos conectados irão gerar uma quantidade de dados sem precedentes. A infraestrutura necessária para coletar, processar, armazenar e analisar esses dados requer mudanças transformacionais nos fundamentos da computação. Ou seja, os sistemas atuais não conseguirão dar conta destas necessidades e precisamos de uma nova solução. A Hewlett Packard Enterprise (HPE) apresenta então a solução chamada "The Machine". Ao descartar o modelo computacional que permaneceu inalterado por mais de 60 anos, esta solução está posicionada para deixar as limitações do modelo tradicional no passado. "The Machine" é uma iniciativa de longo prazo que irá alterar de maneira fundamental como os computadores processam grandes quantidades de dados. Este objetivo será atingido fundamentalmente através da fusão memória e armazenamento, da redução da complexidade da hierarquia de dados e da movimentação do processamento para mais próximo dos dados. O resultado desta reinvenção da arquitetura computacional permitirá um grande ganho em desempenho e eficiência, e ao mesmo tempo diminuindo os custos de longo prazo. O desenvolvimento de novas tecnologias computacionais do projeto The Machine irá mudar a forma como dados são computados, armazenados e transmitidos. Por outro lado, estas novas tecnologias mudarão a forma como aplicações são construídas e utilizadas. Neste cenário, desafios de pesquisa vão desde conceber de um novo sistema operacional até repensar como desenvolver novas aplicações e alimentar comunidades especializadas de desenvolvedores de software. A noção de cidades inteligentes é uma consequência dos avanços conduzindo a estas tecnologias. Nestas cidades, vários dispositivos coletarão dados em tempo real através de diversos tipos de sensores e os transmitirão a outros dispositivos, formando uma verdadeira Internet das Coisas (Internet of Things). Aplicações que consomem, processam, e analisam estes dados facilitarão a vida de cidadãos e a gerência da cidade. Por exemplo, tais aplicações proverão informações precisas sobre o tráfego de carros e darão suporte à previsão de fenômenos naturais e mudanças climáticas. Cenários típicos de cidades inteligentes podem ajudar a entender o potencial da The Machine, ao mesmo tempo em que levantam requisitos e demandas para novas tecnologias sob desenvolvimento. Neste projeto, procuraremos modelos computacionais que podem aproximar o comportamento da The Machine, de modo que eles possam prever, ou até ajustar seu desempenho. Para tal, investigaremos como os conceitos de unified memory, arquitetura NUMA e níveis de memória se relacionam com a The Machine. Ainda, buscaremos otimizar o desempenho de aplicações rodando na The Machine por meio de ajustes de parâmetros de compilação. Nós utilizaremos estes modelos e o simulador da The Machine para encenação de cenários de cidades inteligentes. Empregaremos técnicas de engenharia de software experimental para melhor entender tais cenários. Também, construiremos simuladores e ferramentas para dar suporte aos desenvolvedores de software. Em última análise, nosso principal objetivo é oferecer suporte ao desenvolvimento e adoção de aplicações The Machine-based para cidades inteligentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Marco Aurélio Gerosa - Coordenador / Daniel de Angelis Cordeiro - Integrante / Arthur de Moura Del Esposte - Integrante / Eduardo Felipe Zambom Santana - Integrante / Gustavo Ansaldi Oliva - Integrante / Rodrigo Izidoro Tinini - Integrante / Pedro Henrique Rocha Bruel - Integrante / Rafael Aquino de Carvalho - Integrante / Virginia Carrara - Integrante / Yorah Bosse - Integrante / Rodrigo Siqueira - Integrante. Financiador(es): Hewlett Packard Enterprise - Bolsa.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    8. 2014-Atual. LEAPaD (Laboratorio de Estudos Avancados em Sistemas Paralelos e Distribuidos)
      Descrição: O processamento paralelo e distribuído é uma realidade nos sistemas computacionais há muitos anos. Se no passado não muito distante, problemas e questões relacionadas ao processamento paralelo e distribuído surgiam em função do desenvolvimento de aplicações caracterizadas por necessitarem de uma grande quantidade de recursos computacionais, hoje surge uma nova classe de problemas em função da pluralidade de dimensões que as novas plataformas de processamento oferecem. Esta pluralidade reflete a incorporação nas plataformas de execução de diferentes tecnologias de hardware com suporte ao processamento intensivo e paralelo, incluindo não apenas os multiprocessadores e aglomerados de computadores, mas também FPGAs, GPUs, grades e nuvens computacionais. Dentre os efeitos observados, buscam-se novos modelos computacionais para solucionar as diferentes questões operacionais que se apresentam nesta nova realidade. Neste contexto, o presente projeto se insere apresentando a criação do LEAPaD, um laboratório, virtualmente distribuído entre as instituições parceiras, vocacionado em explorar questões ligadas ao gerenciamento das ações que envolvem o processamento paralelo e distribuído. O LEAPaD se institui de forma a consolidar linhas de atuação ligadas aos programas associados a este projeto, buscando explorar soluções para construções de aplicações e sistemas de gerenciamento e exploração de processamento de alto desempenho em arquiteturas paralelas e distribuídas, tais como FPGAs, ambientes multiprocessados e com GPUs, aglomerados de computadores e de grades e nuvens computacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (12) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) . Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Coordenador / Marco Aurélio Gerosa - Integrante / Marco Dimas Gubitoso - Integrante / Genaína Nunes Rodrigues - Integrante / Alba Cristina Magalhães Alves de Melo - Integrante / KON, FABIO - Integrante / Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro - Integrante / Ricardo Jacobi - Integrante / Maria Emilia Walter - Integrante / George Luiz Medeiros Teodoro - Integrante / Maristela Terto Holanda - Integrante / Vander Ramos Alves - Integrante / Eduardo Adilio Pelinson Alchieri - Integrante / Aletéia Patrícia Favacho de Araújo - Integrante / Paulo R. Ferreira Jr - Integrante / Luciano Volcan Agostini - Integrante / Renata Hax Sander Reiser - Integrante / MaurÍcio Lima Pilla - Integrante / Adenauer Correa Yamin - Integrante / André Rauber du Bois - Integrante / Bruno Zatt - Integrante / Marcelo Schiavon Porto - Integrante / Rafael Iankowski Soares - Integrante / Simone André da Costa Cavalheiro - Integrante / Ana Marilza Pernas Fleischmann - Integrante / Luciana Foss - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    9. 2013-2016. ALOCNUVEM - Alocacao e Posicionamento de Recursos em Nuvens Computacionais
      Descrição: No paradigma de Computação em Nuvens, recursos computacionais são alocados aos usuários sob demanda, segundo um modelo de pagamento pelo uso (pay-per-use). Esses recursos são disponibilizados na forma de serviços, sendo possível contratá-los e cancelá-los dinamicamente. Sistemas computacionais criados com recursos de nuvens são compostos por componentes virtuais alocados sob demanda para processarem e armazenarem dados de aplicações específicas. Tais aplicações possuem requisitos de Qualidade de Serviço distintos e usuários são, de forma geral, sujeitos à restrições financeiras. Assim sendo, uma questão fundamental em computação em nuvens é: quais recursos alocar para satisfazer demandas específicas. Obviamente, a alocação deve atender critérios de eficiência tais como: computacional, de transporte de dados, de consumo de energia e financeira. Por outro lado e intimamente relacionado ao problema de alocação, existe outra questão fundamental: onde posicionar recursos na nuvem de tal forma que estes estejam disponíveis para atender as demandas dos usuários. A presente proposta de pesquisa visa responder, parcialmente, essas duas questões fundamentais para diferentes aplicações e configurações de nuvens. Pretende-se estudar problemas de: escalonamento de workflows científicos e de múltiplos workflows simultaneamente, escalonamento de workflows que demandam grande quantidade de armazenamento, escalonamento sujeito a incertezas sobre informações, balanceamento de carga multi-critério e ciente do consumo de energia e acesso de dispositivos móveis às nuvens. O presente projeto vai diretamente ao encontro dos desafios no. 2 ``Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos'' e no. 6 ``Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos'', propostos no documento ``Grandes Desafios para a Computação no Brasil: 2006--2016''.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Nelson Luis Saldanha da Fonseca - Coordenador / Edmundo Roberto Mauro Madeira - Integrante / Luiz Fernando Bittencourt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    10. 2011-2013. CONFIANCA NO FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS DINAMICOS SOBRE REDES AD-HOC E GRADES COMPUTACIONAIS
      Descrição: Sistemas distribuídos modernos, desenvolvidos sobre redes sem fio, móveis e grades computacionais, são essencialmente dinâmicos. Um dos maiores desafios na construção de sistemas computacionais confiáveis e eficazes é o dinamismo e a sua alta vulnerabilidade. Nesse projeto, pretende-se estudar e propor novas abstrações, modelos e algoritmos para o desenvolvimento de aplicações confiáveis, seguras e tolerantes a falhas sobre redes móveis ad-hoc, redes de sensores sem fio, e que se repousam em arquiteturas de grades computacionais. O principal intuito é o de desenvolver novas soluções para problemas fundamentais no desenvolvimento de sistemas distribuídos confiáveis, a saber: protocolos de consenso, detecção de falhas e eleição de líder. Além disso, pretende-se adaptar tais protocolos ao desenvolvimento de sistemas sobre os ambientes, e mais especificamente, serviços de disseminação de conteúdo sobre redes móveis ad-hoc e aplicações sobre grades computacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Fabíola Gonçalves Pereira Greve - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    11. 2010-2013. QUALVOL (Sistemas em Redes de Qualidade para Aplicacos Emergentes Geradoras de Grandes Volumes de Dados)
      Descrição: Para se oferecer um sistema em redes que ofereça qualidade, em especial às transmissões de grandes volumes de dados, é necessário que esse possua diferentes propriedades, tais como disponibilidade, acessibilidade, escalabilidade, segurança, ubiquidade e robustez. O objetivo desse projeto, é avançar o estado da arte na capacitação da Internet como substrato de comunicação para os novos paradigmas de computação e de comunicação, que por sua vez, permitem aplicações com demandas crescentes por transferências de grandes volumes de dados. Almeja-se a consolidação de uma rede de pesquisa iniciada no projeto Sistemas Robustos: Modelos e Ferramentas (REBU) e que tinha como foco investigações no mesmo desafio desse projeto, bem como a continuidade da pesquisa desenvolvida de forma cooperativa por este grupo. Este projeto vai diretamente ao encontro dos desafios no. 6 "Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos", e no 2 "Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos" proposto no documento "Grandes Desafios para a Computação no Brasil: 2006-2016".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Gustavo Bitterncourt Figueiredo - Integrante / Nelson Luis Saldanha da Fonseca - Coordenador / Artur Ziviani - Integrante / Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte - Integrante / Edmundo Roberto Mauro Madeira - Integrante / Antonio Tadeu Azevedo Gomes - Integrante / Jussara Marques de Almeida - Integrante / Luiz Fernando Bittencourt - Integrante / Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa - Integrante / Miguel Elias Mitre Campista - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    12. 2010-2013. CHOReOS - Large Scale Choreographies for the Future Internet
      Descrição: CHOReOS rationale is sustaining decentralized service choreographies in the Future Internet. It revisits the concept of choreography-centric service-oriented systems to introduce a dynamic development process and associated methods, tools, and middleware referred to as CHOReOS Integrated Development and Runtime Environment (IDRE) for software systems coordinating services in the Ultra Large Scale Future Internet.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Fabio Kon - Coordenador / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Marco Aurélio Gerosa - Integrante. Financiador(es): European Comission - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.
    13. 2009-2011. HORIZON
      Descrição: The TCP/IP model encounters limitations in wireless, mobile, ad hoc environments and RFID and sensors networks. These limitations will possibly grow in future wireless environments due to high data throughput, high speed mobility or power limitations (sensors networks or RFIDs). This can be seen through power consumption measurements on sensors networks: the TCP/IP model requires loads of power. The TCP/IP protocol stack low efficiency is also proven by a considerable number of networks in which power consumption, high throughput and long distance links are required. This shows a new architecture is needed. These research project's proposals are focused on a new automatic piloting system which includes intelligent mechanisms ready to learn the context and adapt protocols to the current situation. The key idea of this research project is to introduce a new intelligent architecture adapted to virtual networks. This new intelligent architecture should be easily implemented, scalable, secure, robust and should also provide quality of service guarantee on demand. Choosing the virtual network to be used depends on the context and on the service to be offered. In order to reach this project's goal, a piloting plan which allows the network elements to define their situated view is going to be used. The situated view is used to decide which resources are going to be used by different virtual networks. With the purpose to build the piloting plan, a multiagent system is going to be applied. Besides, a learning process is added so that the system becomes able to real-time pilot the network. Horizon is a bi-national research project selected by the Brazilian Communication Ministry and the French National Research Agency (ANR).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Macêdo Batista - Integrante / Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte - Coordenador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Macedo Batista.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (21)
    1. Trabalho destaque na categoria artefatos para os orientandos de IC Filipe Velozo, Thiago Duvanel e Eduardo Pacheco no XVII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) do SBSeg, SBC.. 2023.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    2. Prêmio das 9 (40%) melhores apresentações para a orientanda de IC Jessica Sato no XVII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) do SBSeg, SBC.. 2023.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    3. Menção honrosa para o orientando de IC Henrique Carvalho no XV Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) do SBSeg, SBC.. 2021.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    4. Indicação da tese do orientando Rodrigo Tinini para concorrer ao Prêmio Capes de Teses 2020 representando o PPG - Ciência da Computação - USP, IME-USP.. 2020.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    5. Menção honrosa para o orientando de TCC Lucas Oshiro no II Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (II WTG) do SBRC, SBC.. 2019.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    6. Menção honrosa (2 melhores artigos) do I WSCDC (Workshop de Segurança Cibernética em Dispositivos Conectados) do SBRC, SBC.. 2018.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    7. Best Student Paper Award para o doutorando Rodrigo Tinini no IEEE ISCC pelo artigo 'Energy-Efficient VPON Formation and Wavelength Dimensioning in Cloud-Fog RAN over TWDM-PON', IEEE e Microsoft.. 2018.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    8. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2, CNPq.. 2016.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    9. Menção honrosa (3 melhores artigos) no XXXIV SBRC pelo artigo 'Um protocolo FSA com resolução imediata de colisões para sistemas RFID sob o efeito captura', SBC.. 2016.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    10. Revisor destaque do SBRC 2015, SBC.. 2015.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    11. Menção honrosa (5 melhores artigos) no XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI) no CSBC 2015 pelo artigo "Nova grade curricular do BCC-IME-USP", SBC.. 2015.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    12. Segundo lugar do orientando de doutorado Rafael Perazzo Barbosa no ACM SAC Student Research Competition, ACM e Microsoft.. 2014.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    13. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2, CNPq.. 2013.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    14. Prêmio dos 5 (2%) melhores artigos do XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, SBC.. 2011.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    15. Best Paper Award - IEEE LATINCOM 2011, IEEE.. 2011.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    16. Top ten most popular articles published in ComSoc (October 2011), Comsoc.. 2011.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    17. Aprovado em primeiro lugar em concurso para Professor Doutor do DCC/IME/USP em 14/07/2010, USP.. 2010.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    18. Aprovado em primeiro lugar em concurso para Professor Adjunto do DCC/IM/UFBA em 14/05/2010, UFBA.. 2010.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    19. SIGAPP Student Travel Award Program (STAP) for SAC 2009, ACM.. 2009.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    20. SIGAPP Student Travel Award Program (STAP) for SAC 2008, ACM.. 2008.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.
    21. Segundo lugar no XIV Concurso Latinoamericano de Teses de Mestrado, Centro Latinoamericano de Estudios En Informatica.. 2007.
      Membro: Daniel Macêdo Batista.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (15)
      1. ZYRIANOFF, I. ; KAMIENSKI, C. A. ; CAVALCANTI, D. ; BATISTA, D. M. ; VIRDIS, A.. Coordenador do 2nd International Workshop on the Internet of Time-Critical Things (IoTime 2023). 2023. Congresso
      2. SCHAEFFER FILHO, A. E. ; BATISTA, D. M.. Coordenador do Comitê de Programa do SBSeg 2022. 2022. Congresso
      3. KAMIENSKI, C. A. ; CAVALCANTI, D. ; BATISTA, D. M. ; ZYRIANOFF, I. ; VIRDIS, A.. Coordenador do 1st International Workshop on the Internet of Time-Critical Things (IoTime 2023). 2022. Congresso
      4. DAHAB, R. ; BATISTA, D. M.. Coordenador de Palestras e Tutoriais do SBSeg 2021. 2021. Congresso
      5. BATISTA, D. M.; TERADA, R.. Coordenador do XIX Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg). 2019. Congresso
      6. BATISTA, D. M.. Coordenador do Salão de Ferramentas do SBSeg 2017. 2017. (Congresso).. . 0.
      7. BATISTA, D. M.. Coordenador do Comitê de Programa do Salão de Ferramentas do SBRC 2016. 2016. (Congresso).. . 0.
      8. BATISTA, D. M.. Coordenador do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) do SBSeg 2016. 2016. (Congresso).. . 0.
      9. BATISTA, D. M.; ROBLES, G.. Coordenador do comitê de programa do XIII WSL. 2012. Congresso
      10. BATISTA, D. M.. Coordenador do comitê de premiação do melhor artigo do II WRA. 2012. (Congresso).. . 0.
      11. BATISTA, D. M.. Coordenador do Comitê de Programa do I Workshop de Redes de Acesso em Banda Larga (I WRA). 2011. (Congresso).. . 0.
      12. BATISTA, D. M.. Publicity chair for South America of the ICAC'2012. 2011. (Congresso).. . 0.
      13. BATISTA, D. M.. Coordenador da sessão CN-2 do 24th ACM SAC. 2009. (Congresso).. . 0.
      14. BATISTA, D. M.. Technical Program Chair Assistant of the LATINCOM 2009. 2009. (Congresso).. . 0.
      15. BATISTA, D. M.; DRUMMOND, A. C.. Assessoria do Comitê de Programa do SBRC. 2008. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Daniel Macêdo Batista ⇔ Roberto Hirata Junior (10.0)
        1. CAMPOS, BRUNO P. ; HENRI, JOÃO ; BATISTA, DANIEL M. ; HIRATA JR, R. ; ULLAH, KIFAYAT. Comparativo de Estratégias para Resposta a Emergências usando Redes Ad Hoc Veiculares e Computação em Névoa. Em: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, p. 168-175, 2023.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos)
        2. ELIAS, ERIK MIGUEL DE ; CARRIEL, VINICIUS SANCHES ; DE OLIVEIRA, GUILHERME WERNECK ; DOS SANTOS, ALDRI LUIZ ; NOGUEIRA, MICHELE ; JUNIOR, ROBERTO HIRATA ; BATISTA, DANIEL MACEDO. A Hybrid CNN-LSTM Model for IIoT Edge Privacy-Aware Intrusion Detection. Em: 2022 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), p. 1, 2022.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2022 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM))
        3. DA SILVA OLIVEIRA, GIOVANNI APARECIDO ; LIMA, PRISCILA SERRA SILVA ; KON, FABIO ; TERADA, ROUTO ; BATISTA, DANIEL MACEDO ; Hirata, Roberto ; HAMDAN, MOSAB. A Stacked Ensemble Classifier for an Intrusion Detection System in the Edge of IoT and IIoT Networks. Em: 2022 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), p. 1-6, 2022.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2022 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM))
        4. BARZILAY, ALAN ; MARTINELLI, CAIO L. ; NOGUEIRA, MICHELE ; BATISTA, DANIEL M. ; Hirata, Roberto. AnubisFlow: A Feature Extractor for Distributed Denial of Service Attack Classification. Em: 2021 12th International Conference on Network of the Future (NoF), p. 1, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2021 12th International Conference on Network of the Future (NoF))
        5. ARBEX, GUSTAVO VITRAL ; MACHADO, KETLY GONCALVES ; NOGUEIRA, MICHELE ; BATISTA, DANIEL M. ; Hirata, Roberto. IoT DDoS Detection Based on Stream Learning. Em: 2021 12th International Conference on Network of the Future (NoF), p. 1, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2021 12th International Conference on Network of the Future (NoF))
        6. LENTE, CAIO ; Hirata Jr., Roberto ; BATISTA, DANIEL MACÊDO. An Improved Tool for Detection of XSS Attacks by Combining CNN with LSTM. Em: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, p. 1, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais)
        7. MOSAIYEBZADEH, FATEMEH ; ARAUJO RODRIGUEZ, LUIS GUSTAVO ; MACEDO BATISTA, DANIEL ; Hirata, R.. A Network Intrusion Detection System using Deep Learning against MQTT Attacks in IoT. Em: 2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), p. 1, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM))
        8. PAIVA, THALES B. ; SIQUEIRA, YAISSA ; BATISTA, DANIEL MACEDO ; HIRATA, R. ; Terada, R.. BGP Anomalies Classification using Features based on AS Relationship Graphs. Em: 2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), p. 1, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM))
        9. DE OLIVEIRA, GUILHERME WERNECK ; TOSCANO NEY, RODRIGO ; HERRERA, JUAN LUIS ; MACEDO BATISTA, DANIEL ; Hirata, R. ; GALAN-JIMENEZ, JAIME ; BERROCAL, JAVIER ; MURILLO, JUAN MANUEL ; LUIZ DOS SANTOS, ALDRI ; NOGUEIRA, MICHELE. Predicting Response Time in SDN-Fog Environments for IIoT Applications. Em: 2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), p. 1, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM))
        10. BATISTA, DANIEL MACEDO ; Goldman, Alfredo ; Hirata, Roberto ; KON, FABIO ; COSTA, FABIO M. ; ENDLER, MARKUS. InterSCity: Addressing Future Internet research challenges for Smart Cities. Em: 2016 7th International Conference on the Network of the Future (NOF), p. 1, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2016 7th International Conference on the Network of the Future (NOF))

      • Daniel Macêdo Batista ⇔ José Coelho de Pina Junior (5.0)
        1. BATISTA, DANIEL MACÊDO ; OLGUIN, GIULIANO SALCAS ; SOUZA, JACKSON JOSÉ DE ; Pina, José Coelho de ; CAMPOS, PEDRO PAULO VEZZÁ ; GNANN, WILLIAM ALEXANDRE MIURA. Processo Coletivo de reformulação curricular do BCC-IME-USP. REVISTA DE GRADUAÇÃO DA USP. v. 2, p. 127-136, issn: 2525-376X, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: C
        2. CARVALHO, HENRIQUE ARAÚJO DE ; RIBEIRO, JORGE MIGUEL ; BATISTA, DANIEL MACÊDO ; Pina, José Coelho de. Análise de Desempenho de uma Ferramenta para Visualização de Hashes em Dispositivos Móveis. Em: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, p. 248, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais)
        3. RIBEIRO, JORGE MIGUEL ; BATISTA, DANIEL MACÊDO ; PINA, JOSÉ COELHO DE. hashify: Uma Ferramenta para Visualização de Hashes com Animações. Em: Salão de Ferramentas do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), p. 109, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (Salão de Ferramentas do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg))
        4. BATISTA, D. M. ; OLGUIN, G. S. ; SOUZA, J. J. ; Pina, José Coelho de ; CAMPOS, P. P. V. ; GNANN, W. A. M.. Nova grade curricular do BCC-IME-USP. Em: 23o. Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015) - XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015), p. 10-1, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (23o. Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015) - XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015))
        5. BATISTA, D. M. ; OLGUIN, G. S. ; SOUZA, J. J. ; J. C. de Pina ; CAMPOS, P. P. V. ; GNANN, W. A. M.. Reformulação do BCC-IME-USP. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Daniel Macêdo Batista ⇔ Fabio Kon (4.0)
        1. HAMDAN, MOSAB ; ELDHAI, ARWA M. ; ABDELSALAM, SAMAH ; ULLAH, KIFAYAT ; BASHIR, ALI KASHIF ; MARSONO, MN ; Kon, Fabio ; BATISTA, DANIEL MACÊDO. A Two-Tier Anomaly-based Intrusion Detection Approach for IoT-Enabled Smart Cities. Em: IEEE INFOCOM 2023 IEEE Conference on Computer Communications Workshops (INFOCOM WKSHPS), p. 1-7, 2023.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (IEEE INFOCOM 2023 IEEE Conference on Computer Communications Workshops (INFOCOM WKSHPS))
        2. DA SILVA OLIVEIRA, GIOVANNI APARECIDO ; LIMA, PRISCILA SERRA SILVA ; KON, FABIO ; TERADA, ROUTO ; BATISTA, DANIEL MACEDO ; Hirata, Roberto ; HAMDAN, MOSAB. A Stacked Ensemble Classifier for an Intrusion Detection System in the Edge of IoT and IIoT Networks. Em: 2022 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), p. 1-6, 2022.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2022 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM))
        3. BATISTA, DANIEL MACEDO ; Goldman, Alfredo ; Hirata, Roberto ; KON, FABIO ; COSTA, FABIO M. ; ENDLER, MARKUS. InterSCity: Addressing Future Internet research challenges for Smart Cities. Em: 2016 7th International Conference on the Network of the Future (NOF), p. 1, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2016 7th International Conference on the Network of the Future (NOF))
        4. SOUZA, HIGOR AMARIO DE ; GUIMARAES, FELIPE PONTES ; KON, FABIO ; BATISTA, DANIEL MACEDO. A Service Selection Mechanism Using Fault-Tolerance Techniques. Em: 2014 Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC), v. 1, p. 457-470, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2014 Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC))

      • Daniel Macêdo Batista ⇔ Alfredo Goldman vel Lejbman (2.0)
        1. OKADA, THIAGO KENJI ; VIGLIOTTI, ALBERT DE LA FUENTE ; BATISTA, DANIEL MACEDO ; LEJBMAN, ALFREDO GOLDMAN VEL. Consolidation of VMs to improve energy efficiency in cloud computing environments. Em: 2015 XXXIII Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC), p. 1-14, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2015 XXXIII Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC))
        2. H. L. BUZATO, FERNANDO ; GOLDMAN, ALFREDO ; BATISTA, DANIEL. Efficient Resources Utilization by Different Microservices Deployment Models. Em: 2018 IEEE 17th International Symposium on Network Computing and Applications (NCA), 2018, Cambridge. 2018 IEEE 17th International Symposium on Network Computing and Applications (NCA), p. 1-4, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2018 IEEE 17TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NETWORK COMPUTING AND APPLICATIONS (NCA), 2018, CAMBRIDGE. 2018 IEEE 17TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NETWORK COMPUTING AND APPLICATIONS (NCA))

      • Daniel Macêdo Batista ⇔ Kelly Rosa Braghetto (2.0)
        1. SIQUEIRA NEPOMUCENO, PEDRO IVO ; ULLAH, KIFAYAT ; Braghetto, Kelly Rosa ; MACUDO BATISTA, DANIEL. A Pothole Warning System using Vehicular Ad-hoc Networks (VANETs). Em: 2022 International Conference on Frontiers of Information Technology (FIT), p. 147, 2022.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2022 International Conference on Frontiers of Information Technology (FIT))
        2. WATANABE, ELAINE N. ; CAMPOS, PEDRO P.V. ; BRAGHETTO, KELLY R. ; BATISTA, DANIEL MACEDO. Energy Saving Algorithms for Workflow Scheduling in Cloud Computing. Em: 2014 Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC), p. 9-44, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2014 Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC))

      • Daniel Macêdo Batista ⇔ Routo Terada (1.0)
        1. PAIVA, THALES B. ; SIQUEIRA, YAISSA ; BATISTA, DANIEL MACEDO ; HIRATA, R. ; Terada, R.. BGP Anomalies Classification using Features based on AS Relationship Graphs. Em: 2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM), p. 1, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM))




    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 22/04/2024 18:50:40