Departamento de Estatística

Alexandre Galvao Patriota

Atualmente é professor livre-docente no Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Recebeu a distinção Magna Cum Laude da Universidade Federal do Ceará. Tem Interesse em coerência, fundamentos de probabilidade e estatística, testes de hipóteses e modelos estatísticos em geral. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6645291537707770 (13/12/2023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto de Matemática e Estatística - Uiversidade de São Paulo. Rua do Matão, 1010 Butantã 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916188 URL da Homepage: www.ime.usp.br/~patriota
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-2018. Metodos estatisticos para grafos com aplicacoes em ciencias da vida.
      Descrição: Recentemente tem sido demonstrado que as estruturas da rede funcional do cérebro e das redes regulatórias de genes são mais adequadas para caracterizar os estados do organismo biológico do que a análise individual de suas partes. Além disso, é sabido que tais redes não são exatamente iguais mesmo entre indivíduos do mesmo grupo devido a variabilidade intrínseca. Assim, métodos tradicionais de Ciência da Computação que comumente buscam por padrões bem estabelecidos ou isomorfismo se tornam infrutíferos na análise dessas redes. Para contornar esse problema, se torna crucial o desenvolvimento de métodos estatísticos para grafos. A fim de construir uma ponte entre teoria dos grafos e estatística, nós investigamos as propriedades espectrais dos grafos aleatórios. É sabido que diversas propriedades estruturais de um grafo aleatório, como número de caminhos, diâmetro e cliques podem ser descritos pelo seu espectro. Em Takahashi et al (2012), nós analisamos o espectro dos grafos e introduzimos métodos estatísticos em grafos para (i) seleção de modelos, (ii) estimador de parâmetros e (iii) um teste de hipótese para discriminar duas amostras de grafos. Aqui, propomos desenvolver métodos para generalizar o teste de hipótese de Takahashi et al. para mais de dois conjuntos, identificar correlação e fluxo de informação entre grafos e aplicá-los tanto em dados genéticos como de neuroimagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Galvão Patriota - Integrante / Fujita, André - Coordenador.
      Membro: Alexandre Galvao Patriota.
    2. 2013-2018. Modelos de Regressao e Aplicacoes
      Descrição: Este projeto visa estudar associações entre conjuntos de variáveis utilizando metodologias estatísticas baseadas em modelos de regressão. Dentro deste contexto, trataremos de tópicos que na literatura estatística são conhecidos como análise de sobrevivência, modelos mistos, modelos de regressão beta, teoria da resposta ao item, etc. Em particular, estudaremos diferentes formulações destes modelos, diversos métodos de estimação, formas alternativas para testar hipóteses, propriedades estatísticas de estimadores e testes propostos. Ademais, está dentro dos objetivos deste projeto a implementação computacional das metodologias e a aplicação dos resultados em problemas práticos de diversas áreas de pesquisa. Os resultados deste projeto serão publicados em periódicos de circulação internacional, apresentados em congressos nacionais e internacionais. As aplicações práticas deverão beneficiar pesquisadores que trazem seus projetos para análise no Centro de Estatística Aplicada do IME/USP. Além disso, o projeto prevê a formação de um número considerável de mestres e doutores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Galvão Patriota - Integrante / Heleno Bolfarine - Coordenador.
      Membro: Alexandre Galvao Patriota.
    3. 2011-2013. Causalidade de Granger entre grupos de series temporais: desenvolvimento de metodologias para selecao de modelos e extensoes no dominio da frequencia com aplicacoes em Biologia Molecular e Neurociencia.
      Descrição: Wiener (1956) e Granger (1969) introduziram um conceito intuitivo de causalidade (causalidade de Granger) entre duas variáveis que é baseada na ideia de que um efeito nunca ocorre antes de sua causa. Apesar da causalidade de Granger não ser uma "causalidade efetiva" no sentido Aristotélico, este conceito é muito útil para identificar direcionalidade e fluxo de informação em dados observados (biológicos, econômicos, financeiros, etc). Geweke (1984) generalizou esse conceito de causalidade para o caso multivariado, ou seja, quando m séries temporais Granger-causam uma série temporal, enquanto Fujita et al. (2010) generalizaram para o caso entre grupos de variáveis, isto é, quando m séries temporais Granger-causam n outras séries temporais. Apesar da técnica para a identificação da causalidade de Granger entre grupos ser útil para explicar certos eventos naturais, ainda existem algumas limitações a serem superadas. Por exemplo, para sua identificação em dados reais, é necessário definir de forma objetiva quais variáveis pertencem a quais grupos quando nenhuma informação a priori sobre a estrutura dos grupos é fornecida. Além disso, pouco (ou nada) se é conhecido sobre a causalidade de Granger entre grupos de séries temporais no domínio da frequência. Assim, neste projeto, propõe-se desenvolver um critério para seleção de modelos, isto é, uma maneira de definir de forma objetiva quais variáveis pertencem a quais grupos; e também um conceito e metodologia para a identificação de causalidade de Granger entre grupos de séries temporais no domínio da frequência. Propõe-se, ainda, aplicar as técnicas desenvolvidas aqui em dados de expressão gênica relacionados com o câncer e também em dados de ressonância magnética funcional, afim de obter uma melhor compreensão da intrincada rede de interações gênicas no câncer e também da conectividade do cérebro sob diferentes estímulos. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Galvão Patriota - Integrante / Sato, J.R. - Integrante / Fujita, A. - Coordenador / Severino, P. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Galvao Patriota.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. XV Semana da Estatística (SEST).O modelo Estatístico do GPT. 2023. (Encontro).
    2. XXIX COMCA - Congreso de Matemática Capricornio - Universidade de Atacama. Measurement error models: jointly work with Prof. Heleno Bolfarine. 2021. (Congresso).
    3. 63a RBRAS.On some assumptions of Null Hypothesis Statistical Testing (NHST). 2018. (Encontro).
    4. Skew workshop. Measurement error model with a general class of error distribution for the surrogate variable. 2017. (Congresso).
    5. SINAPE.The likelihood-ratio measure. 2014. (Simpósio).
    6. II Colóquio de Matemática. Uma medida de evidência clássica para testar hipóteses gerais. 2013. (Congresso).
    7. XIII Escola de Modelos de Regressão. Multivariate elliptical models with general parameterization. 2013. (Congresso).
    8. Skew workshop. Multivariate skew-normal models with general parametric structures. 2011. (Congresso).
    9. The 7th Conference on Multivariate Distributions with Applications.A multivariate ultrastructural errors-in-variables. 2010. (Encontro).
    10. 11ª Escola de Modelos de Regressao. Bias correction in a multivariate normal regression model with general parametrization. 2009. (Congresso).
    11. 18º Sinape - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Structural heteroscedastic measurement error models: modeling quasar X-ray emission versus Black hole mass. 2008. (Simpósio).
    12. 9a escola de Modelos de Regressão. Uma aplicação de modelos lineares generalizados em um bioensaio de dose-resposta no combate ao mosquito Aedes aegyptis. 2005. (Congresso).
    13. 9a Escola de Modelos de Regressão. Modelos mistos para avaliar contagens de coliformes encontrados no manuseio de alimentos em um supermercado de Fortaleza. 2005. (Congresso).
    14. 16º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Uma Aplicação de Modelos Lineares Generalizados em um Bioensaio de Dose-Resposta no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. 2003. (Simpósio).
    15. XXII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.Modelos Lineares Generalizados. 2003. (Encontro).
    16. XXIII ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.Um Estudo Introdutório dos Métodos de Estimação Utilizados em Modelos Lineares Mistos. 2003. (Encontro).
    17. XXI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA.Aplicação e Modelos de Programação Linear em Dois Níveis. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 22/04/2024 19:00:41