Departamento de Matemática

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 99

2023

1.   Cayo Leitão Costa. Algebras de Boole e a dualidade de Stone ́. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Christina Brech.
2.   Claudinei Jacobucci Junior. Investigação e Modelagem Matemática no Ensino Médio: uma proposta acerca de temáticas ambientais. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
3.   Daniel Oliveira de Andrade. Práticas de África em sala de aula, uma abordagem inspirada na Etnomatemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
4.   Ester Lopes Mendonça. A Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica nas práticas de professoras que ensinam matemática na EJA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
5.   Gustavo Petim Silva. Práticas emancipatórias de ensino de matemática em cursinho popular: o ensino de funções em foco. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
6.   Lucas Azevedo Pezente. O teorema de Denjoy e homeomorfismos no círculo. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ricardo dos Santos Freire Júnior.
7.   Marcelo Baraldo de Moura. Modelagem Matemática de Recursos Hídricos no Ensino: Criando Autores e Atores. (Graduação em Matemática Aplicada Com Habilitação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
8.   Mauricio Rossetto Correa. Algumas propriedades de tipo Ramsey em estruturas não enumeráveis. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Christina Brech.
9.   Paula Mendes Tersariolli. O currículo de matemática na EMEF Des. Amorim Lima no contexto de uma alternativa curricular emancipatória. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
10.   Rafael Silva Abila de Souza. A Matemática na Educação de Jovens em cumprimento de medida socioeducativa com privação de liberdade. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
11.   Sérgio Teixeira da Silva Junior. Equações do primeiro grau: Balança como recurso pedagógico para o ensino da álgebra. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.

2022

1.   José Afonso Hackerott. Órbitas periódicas em alguns bilhares triangulares. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ricardo dos Santos Freire Júnior.
2.   LUCCA CHRISTIAN FRANCO DA ROCHA RODRIGUES. SALÁRIO MÍNIMO E INFLAÇÃO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE PROJETOS. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Maria Luiza Rocha Bueno. Práticas emancipatórias de ensino de matemática via tema gerador: da reflexão à sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
4.   Matheus Lima Gonçalves Hisnauer Didone. A Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): primeiras aproximações com os contextos profissionais dos estudantes. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
5.   Vitor Hugo Zanotelli Freitas de Medeiros. Espaços de Banach C(K). (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2022.
Orientador: Christina Brech.

2021

1.   Camilla Monteiro Gomes. A DISCIPLINA SEMINÁRIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: DESAFIOS E SOLUÇÕES. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Daniel Negreiros Lobo. Teorema de Gabriel para álgebras de caminho de tipo finito. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2021.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
3.   Gabriela Teixeira de Melo. Recursos para o ensino dos produtos notáveis na Educação Especial. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
4.   Giovanne da Costa Oliveira. O Teorema do Ponto Fixo de Banach e Aplicações. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2021.
Orientador: Christina Brech.
5.   Isabelle Baida Beccari. O uso dos quadrinhos como recurso pedagógico em aulas de matemática. (Graduação em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
6.   Marisa dos Reis Cantarino. Uma abordagem do ensino de geometria: explorando órbitas bilhares com o Geogebra. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2021.
Orientador: Cristina Cerri.

2020

1.   Marília Gabriela Carneiro Pereira da Silva. Um estudo de uma turma do PIC da OBMEP em 2020: aspectos da expressão escrita dos alunos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2020.
Orientador: Cristina Cerri.
2.   Rafael Alencar Calegari da Silva. Modelos de Precificação de Ativos e Otimização de Portfólios. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Ricardo dos Santos Freire Júnior.
3.   Victor Kioshi Higa. Localização em anéis não comutativos. (Graduação em Matematica Bacharelado) - Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Vitor de Oliveira Ferreira.

2019

1.   Aline Pinheiro dos Santos. Proposta de Ensino de Progressão Aritmética e Geométrica utilizando sistemas de amortização. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: David Pires Dias.
2.   André Rodrigo Reis Gonçalves. A arte de resolver problemas e a OBMEP: uma proposta de atividades para saçla de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2019.
Orientador: Cristina Cerri.
3.   Bruno Vinicius da Silva Kanno. Projeto de Ensino de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares, com Aplicações. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
4.   Murilo Cattaneo Oliveira Mathias Cruz. Ensino e Aprendizagem da Geometria: Atividades de Construções Geométricas com Dobraduras. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2019.
Orientador: Ana Paula Jahn.
5.   Paula Secondo. Lineabilidade em certos conjuntos de funções e sequências. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
6.   Roberta Stoppe. O estudo de funções no ensino básico. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
7.   Victoria Mazza Garcia de Souza. Números negativos: da origem ao ensino. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.

2018

1.   Cleber Ribeiro Cruz. O ENSINO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS: UM OLHAR PELA HISTÓRIA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
2.   Isabela Ruiz Cavalcanti Carvalho. Afetividade, crescimento, linguagem e currículo: aspectos da transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental.. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
3.   Leonardo Delbo Nezeiro. Ensinando a gostar de matemática: o livro paradidático como instrumento de redução da rejeição. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
4.   Marcelo da Conceição de Oliveira Filho. A estatística no Ensino Fundamental : uma análise à luz da educação crítica. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
5.   Marcia Rodrigues Santos. Equações quadráticas: análise de capítulos de dois livros didáticos relacionada ao seu desenvolvimento histórico. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
6.   Sofia Nunes Pavesi. Meninas na matemática: o potencial da escola na desconstrução de estereótipos. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.

2017

1.   Dercio Nhanombe. Algebras de Lie semisimples. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Eduardo Mondlane, . 2017.
Orientador: Vyacheslav Futorny.
2.   Jaquellyne da Silva Barbosa. Educação Financeira no Ensino de Jovens e Adultos (EJA): uma proposta de minicurso com base nas vivências dos alunos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Ramon de Souza Martins. As transformações Geométricas no Plano Cartesiano:uma proposta de ensino via translações e reflexões relativas a pontos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
4.   Ricardo Angelo Monteiro Canale. Limites, possibilidades e potencialidades do WAR: O JOGO DA ESTRATÉGIA no ensino-aprendizagem da matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2016

1.   Marina Muniz Campelo. Uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
2.   Youssef Ahmed Abbas. Pensamento visual em matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2015

1.   Gustavo Sampaio Busanelli. Cônicas: três visões e um modelo de ensino. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2015.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
2.   Karen Cristine Ferreira Rosa. Interpretação de Gráficos Estatísticos no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Natacha Inachvili Cheda Vazquez. UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ana Paula Jahn.
4.   Silvana Ferreira de Souza. Tópicos de Geometria da Educação de Jovens e Adultos (EJA): atividades práticas na sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2014

1.   Adam Rudnik. Teoria espectral e operadores Ilimitados. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: David Pires Dias.
2.   Ana Paula Irineu. Frações: desafios e novas abordagens. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2014.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
3.   Anderson Hideki Yamamura. Grupos de permutação e a solução do Enigma. (Graduação em Matemática Aplicada e Computacional Com Habilitação em Estatística Econômic) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Vitor de Oliveira Ferreira.
4.   Andrea de Cássia Alarcon Santos. Resolução de problemas com falta ou excesso de dados no ensino fundamental I. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
5.   Camilla de Sylos Moreno. Operações de Adição e Multiplicação de Números Inteiros. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
6.   Daniela Gratner Schuck. Geometria no olhar dos Van Hiele: material prático auxiliar na inserção da formalidade matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.

2013

1.   ALINE ARAUJO DE PAULA HANSEN. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM BASE NO RALI MATEMÁTICO. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2013.
Orientador: Ana Paula Jahn.
2.   ANA PAULA COUTINHO KANNO NOGUEIRA. MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2013.
Orientador: Ana Paula Jahn.
3.   Fernando Studzinski. Recobrimentos de superfícies de Riemann. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Cristian Andres Ortiz Gonzalez.
4.   Rafael Werneck Cinoto. Aprendendo Análise Combinatória com a Resolução Do Cubo Mágico. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: David Pires Dias.
5.   THAÍS DA SILVA GODOY ALKIMIN. USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E PROFESSORES. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2013.
Orientador: Ana Paula Jahn.

2012

1.   Guilherme Silva Salomão. Órbitas Periódicas para Aplicações do Círculo. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Ricardo dos Santos Freire Júnior.
2.   PATRÍCIA SIMÕES LUIS SILVA. EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DE JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Roberval Laes Alves Bandeira. Ensino de Funções: Uma abordagem histórica e exemplo de aplicação no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Ronaldo Wong. Métodos matemáticos e computacionais aplicados a sistemas do tipo Predador-Presa. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP. 2012.
Orientador: Marcone Corrêa Pereira.
5.   Thiago Henrique Moreira da Cruz. Topologias fraca e forte sobre espaços normados, uma comparação. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada) - Instituto de matemática e estatistica, . 2012.
Orientador: Leonardo Pellegrini Rodrigues.

2011

1.   Rafael Cunha. Avaliação e Implementação de uma Rede Neural Artificial para Análise de Crédito. (Graduação em Sistemas de Informação) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP. 2011.
Orientador: Marcone Corrêa Pereira.
2.   William Neves de Oliveira. O Teorema de Frobenius e suas aplicacoes. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, . 2011.
Orientador: Cristian Andres Ortiz Gonzalez.

2010

1.   Elisa Padinha Campos. Teatro e educação matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Luciana Silva. Ensino de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
3.   Marcello Santos Amadeo. Uma proposta de ensino de isomerias no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2008

1.   Denis Andrighetti Pereira. Aula expositiva e o uso de material multi-midia. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Cristina Cerri.
2.   Juliana Montagner. Origami: uma atividade alternativa no ensino de Geometria. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.

2007

1.   Andre Marchesini Gabrielli. Uma Proposta para o Ensino de Geometria Analítica. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Cristina Cerri.
2.   Everson de Jesus Lapola Gomes dos Santos. Jogos no ensino: uma prática cuidados e efetiva. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Marilene Batista de Souza. Ensino a distância de Matemática: algumas experiências. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2007.
Orientador: Cristina Cerri.

2006

1.   Débora Regina Imafiko. Jogos e Brincadeiras para o Ensino de Geometria no Ensino Médio II. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
2.   Mariana Zacchi Lopes Silva. O ensino da raiz quadrada. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Ana Catarina Pontone Hellmeister.
3.   Rita de Cássia Pereira de Pinho. Desvendando a Geometria do GPS. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
4.   Rodrigo Roque Dias. Métodos de análise não-standard em análise funcional. (Graduação em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Ricardo Bianconi.
5.   Vilma Souza Silva. O número pi. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Ana Catarina Pontone Hellmeister.

2005

1.   Agma Martins Mota. Funções e Interdisciplinariedade. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Henrique Guzzo Junior.
2.   Aline Bosetti. A Matemática dos Mosaicos. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2005.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
3.   Fernando César Tilger. 1000 Maneiras de Ensinar os Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2004

1.   Regina Santana Alaminos. Superfícies mínimas e bolhas de sabão. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
2.   Rodrogo Lucas Rodrigues. A Matemática dos jogos. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2004.
Orientador: Ana Catarina Pontone Hellmeister.
3.   Simone E Najera. O uso da calculadora em sala de aula. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2004.
Orientador: Ana Catarina Pontone Hellmeister.

2003

1.   Ben Wilson. Conformal Lie algebras. Trabalho de Conclusão de Curso - The University of Sydney, . 2003.
Orientador: Vyacheslav Futorny.
2.   Camila Molinari Rathsan. AMatemática na Arte. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2003.
Orientador: Ana Catarina Pontone Hellmeister.
3.   Mariana Cardozo Carnizello. Desmistificando os Números Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Vera Maria Mora. Estudo sobre as dificuldades do ensino de frações na educação de jovens e adultos - EJA. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
5.   Viviane Aparecida C Gonçalves. A História dos Logarítmos. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2003.
Orientador: Ana Catarina Pontone Hellmeister.

2002

1.   Felipe Fugita. Construção do Cálculo Diferencial e Integral: Aspectos Biográficos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Juliana Grassmann dos Santos. Teoria dos Jogos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2002.
Orientador: Antonio Luiz Pereira.
3.   Márcio Ramos. Elípses: uma proposta de transposição didática utilizando a História da Matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Patrícia de Oliveira Garcia. História da Notação Matemática: uma contribuição para a aprendizagem significativa no Ensino Fundamental. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
5.   Rogério Giorgion. Panorama histórico dos currículos de matemática no Ensino Médio - situando os PCNs. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
6.   Sandra Borges Martins. Álgebra - representações geométricas. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2002.
Orientador: Ana Catarina Pontone Hellmeister.

2000

1.   Daniela Milaneze da Silva. Um projeto envolvendo a estatística no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2000.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
2.   Helena Russano Alemany. A História da Matemática para o Ensino de N;umeros Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2000.
Orientador: Cristina Cerri.
3.   Moacir de Andrade Diniz. Compartilhando a estatística com outras disciplinas dentro da idéia de transversalidade constante nos PCNS. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2000.
Orientador: Iole de Freitas Druck.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 08/08/2024 13:24:24