Departamento de Matemática

Maria Elisa Esteves Lopes Galvão

Bacharel (1971), Mestre (1974) e Doutora (1984) em Matemática formada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora colaboradora aposentada junto ao Departamento de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo ? USP. Na área de Matemática, atuou como pesquisadora na área de Geometria, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, superfícies mínimas e de curvatura média constante em espaços euclidianos ou hiperbólicos; na área de ensino, na docência e coordenação em cursos de Licenciatura em Matemática. Na área de Educação Matemática, atuou no programa de pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo -UNIAN e dedica-se ao estudo e pesquisa de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem em Geometria, adotando como ponto de partida tópicos elementares dos conteúdos geométricos que possam, ao longo do desenvolvimento de atividades, serem aprofundados e relacionados com as outras áreas do conhecimento matemático, ou seja, possam ser associados a conteúdos da álgebra ou do estudo de funções na educação básica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0294609067982327 (24/07/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. Rua do Matão 1010 Butantã 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916285 Fax: (11) 30916102
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Estratégias de resolução de problemas no ensino e aprendizagem de matemática
      Descrição: Tem-se como objetivo com esta pesquisa avaliar a contribuição para a aprendizagem propiciada por propostas de atividades de caráter exploratório/investigativo no âmbito da resolução de problemas elaboradas com base na integração dos conteúdos curriculares tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio ou superior, dando continuidade ao projeto anterior ainda em andamento. Na elaboração das atividades levar-se-ão em conta as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN(1998) e PCNEM(2000) - e as orientações curriculares contidas nos documentos recentes Base Nacional Comum Curricular ? BNCC(2017). Para a discussão sobre a resolução de problemas utilizaremos os trabalhos de Liljedahl(2016) e Schroder e Lester(1989). As ideias Ponte et al (2003) serão adotadas como orientação e suporte teórico para a construção de atividades e buscar-se-ão recursos diversos (material concreto, softwares, entre outros) para o enriquecimento a experiência com atividades na fase exploratória). Entende-se que essa abordagem no ensino de matemática pode propiciar o desenvolvimento crítico dos alunos em relação ao conhecimento matemático, uma oportunidade de se sentirem construtores de seus conhecimentos e acreditarem em suas potencialidades e, consequentemente, contribuir para sua autoconfiança, como enfatizam Ferreira, Peres e Vaz (2006). A integração dos conteúdos curriculares será orientada, principalmente, pela mudança de quadros de Douady (1992), que considera uma importante característica da Matemática a possibilidade de traduzir um problema em diversos quadros: algébrico, numérico, geométrico, analítico, etc., fazendo com que tenhamos ferramentas diferenciadas para a resolução. No contexto da resolução de problemas podem também ocorrer mudanças de registros de representação semiótica, conforme Duval (1999). As atividades elaboradas serão inicialmente levadas à avaliação por grupos de professores ou estudantes de licenciatura ou educação básica em encontros presenciais com o caráter de oficina ou módulo de estudo. Os registros do trabalho com as atividades serão utilizados como os dados para posterior análise.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (7) . Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão - Coordenador.
      Membro: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
    2. 2016-Atual. Atividades investigativas e integração de conteúdos curriculares
      Descrição: Tem-se por objetivos com esse projeto elaborar propostas de atividades investigativas que integrem diferentes conteúdos curriculares do ensino fundamental ou do ensino médio; oferecer atividades alternativas que contemplem as recomendações e orientações curriculares e mobilizem recursos didáticos manipulativos, tecnológicos e papel e lápis; avaliar a contribuição das atividades em situações de formação inicial ou desenvolvimento profissional docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão - Coordenador / Angelica Fontoura Garcia Silva - Integrante / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Nielce Meneghelo Lobo da Costa - Integrante.
      Membro: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
    3. 2016-Atual. Atividades investigativas e integração de conteúdos curriculares
      Descrição: Temos como objetivo com esta pesquisa elaborar propostas de atividades de caráter investigativo que promovam a integração dos conteúdos curriculares tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio.Na elaboração das atividades levaremos em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN(1998) e PCNEM(2000) e as novas orientações curriculares contidas nos documentos recentes Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. As ideias Ponte et al (2003) serão adotadas como suporte teórico para a construção de atividades de caráter investigativo. Entendemos que essa abordagem no ensino de matemática pode propiciar o desenvolvimento crítico dos alunos em relação ao conhecimento matemático, uma oportunidade de se sentirem construtores de seus conhecimentos e acreditarem em suas potencialidades e, consequentemente, contribuir para sua autoconfiança, como enfatizam Ferreira, Peres e Vaz (2006). A integração dos conteúdos curriculares será orientada pela mudança de quadros de Douady (1992), que considera uma importante característica da Matemática a capacidade de traduzir um problema em diversos quadros: algébrico, numérico, geométrico, analítico, etc., fazendo com que tenhamos diversas ferramentas de resolução.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão - Coordenador / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Nielce Meneghelo Lobo da Costa - Integrante.
      Membro: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
    4. 2014-Atual. Contribuições para o Ensino de Geometria
      Descrição: Temos por objetivo identificar e trabalhar aspectos de conteúdo de Geometria que apresentem, a partir de atividades diagnósticas, dificuldades ou na compreensão de conceitos ou em suas aplicações. Trataremos da produção e avaliação de atividades destinadas ao ensino de Geometria para os vários níveis de escolaridade, buscando propiciar o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos para o entendimento, descrição e interação com os demais conteúdos curriculares e com o mundo em que vivemos. Teremos como ponto de partida tópicos elementares dos conteúdos geométricos que possam ser aprofundados e relacionados com as outras áreas do conhecimento matemático, ou seja, possam ser associados a conteúdos da álgebra ou do estudo de funções dos anos finais do ensino básico. Recursos computacionais deverão ser incorporados quer seja para o estudo dos problemas geométricos propriamente ditos, quer seja nas atividades interface ? geometria e funções ? uma vez que dispomos hoje de softwares livres que permitem essa exploração interativa. Trabalharemos no contexto do conhecimento do conteúdo na formação de professores, ou do ponto de vista da aquisição do conhecimento proposto, com suporte teórico nos trabalhos de Fischbein e Tall e Vinner, quanto à análise conceitos figurais ou imagem e definição de conceitos, respectivamente, e Duval, no que se refere às mudanças de representações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão - Coordenador / Angelica Fontoura Garcia Silva - Integrante.
      Membro: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
    5. 2011-2013. CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
      Descrição: O projeto tem por objetivo final produzir material instrucional para o ensino de Geometria para os vários níveis de escolaridade, buscando propiciar o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos tanto no entendimento conceitual, como em suas aplicações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão - Coordenador.
      Membro: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (52)
    1. Encontro do Hotel de Hilbert.O Geogebra e a Resolução de Problemas. 2023. (Encontro).
    2. Semana de Matemática de Itabaiana.A GEOMETRIA E A HISTÓRIA DAS TÉCNICAS PARA A REPRESENTAÇÃO EM PERSPECTIVA. 2023. (Outra).
    3. Semana de Matemática e Educação Matemática.A GEOMETRIA E A HISTÓRIA DAS TÉCNICAS PARA A REPRESENTAÇÃO EM PERSPECTIVA. 2022. (Outra).
    4. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O USO DA MALHA QUADRICULADA NO ENSINO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS. 2020. (Encontro).
    5. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A MANIPULAÇÃO DE FIGURAS COMO RECURSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA. 2020. (Encontro).
    6. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.UM PERCURSO PELOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA A PARTIR DE QUESTÕES DE TRIGONOMETRIA. 2020. (Encontro).
    7. Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática.Resolução de Problemas em Matemática: o projeto OBMEP. 2019. (Outra).
    8. 3º Simpósio de Produção Docente e Discente Kroton da Regional São Paulo 1. Aspectos cognitivos e conceituais mobilizados na resolução de problemas de otimização por estudantes de engenharia. 2018. (Congresso).
    9. International Congress of Mathematicians. Vectors and their representations in Engineering textbooks . 2018. (Congresso).
    10. Reunion Latinoamericana de Matemática Educativa. Concepções e representações de vetores em livros didáticos de cursos de engenharia. 2018. (Congresso).
    11. VI Encontro do Hotel de Hilbert.As Luas de Hipócrates. 2018. (Encontro).
    12. VII Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática- SIPEM.Contribuições da geometria dinâmica na introdução ao estudo da perspectiva para alunos do ensino médio. 2018. (Simpósio).
    13. Reunion Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME. 2017. (Congresso).
    14. VIII Semana da Matemática e da Educação Matemática.Transformações e Construções Geométricas. 2017. (Simpósio).
    15. 13th International Congress on Mathematical Education - ICME13. How to develop relational calculus:a problem solving approach. 2016. (Congresso).
    16. 13th International Congress on Mathematical Education - ICME13. A Methodology for organizing problem solving processes - an entry-attack-review sheet. 2016. (Congresso).
    17. CIAEM- Conferencia Interamericana de Educacion Matemática. Características dos Três Mundos da Matemática que emergem na resolução de um problema de proporcionalidade direta. 2015. (Congresso).
    18. CIAEM- Conferencia Interamericana de Educacion Matemática. Competências Profissionais de Professores: uma experiência em um processo formativo que utiliza o contexto da literatura infantil. 2015. (Congresso).
    19. CIEAEM 67. Collaborative study groups in teacher development: a university - school project. 2015. (Congresso).
    20. CIEAEM 67. Study about the knowledge required from teachers to teach probability notions in early school years. 2015. (Congresso).
    21. IV SIPEMAT.ÂNGULOS E PARALELISMO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA. 2015. (Seminário).
    22. CIEAEM 66 - Commission Internationale pour l?Etude et l?Amélioration de l?Enseignement des Mathématiques. INTERDISCIPLINARITY ON TEACHERS? TRAINING: children's literature and mathe. 2014. (Congresso).
    23. PME\Conference of the International and North American Groups for the Psychology of Mathematics Education. EXPERIENCING TECNOLOGY IN MATHEMATICS CLASSROOMS: THE CASE OF SIMCALC. 2014. (Congresso).
    24. CIEAEM65 - Commission internationale pour l?étude et l?amélioration de l?enseignement des mathématiques. TEACHER DEVELOPMENT FOR THE INTEGRATED USE OF TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHING. 2013. (Congresso).
    25. IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces?. ?Assimetria histórica entre as técnicas e o desenvolvimento do conceito de área na antiguidade?. 2013. (Congresso).
    26. Mostra do CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática.Construção de funções a partir de problemas geométricos. 2013. (Oficina).
    27. VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática - VI HTEM. O ESTUDO DA FUNÇÃO SENO COM O SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE II. 2013. (Congresso).
    28. VI Encontro da Revista do Professor de Matemática.Construção de funções a partir de problemas geométricos. 2013. (Encontro).
    29. VII CIBEM - CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Uma Interpretação das estratégias utilizadas por um Grupo de Professores ao calcular área de polígonos em malha quadriculada. 2013. (Congresso).
    30. X Seminário Nacional de História da Matemática. 2013. (Seminário).
    31. ICME 12. Concept image and concept definition for functions in a group of Brazilian students. 2012. (Congresso).
    32. ICME 12. HISTORY OF CLASSICAL PROBLEMS IN CLASSROOM OR TEACHER TRAINING: FROM ORIGINS TO ANSW. 2012. (Congresso).
    33. 63th Conference of the CIEAEM. 2011. (Congresso).
    34. 6O ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. A Quadratura das Luas ´um problema e sua História como recurso didático. 2011. (Congresso).
    35. I Encontro de Educação Matemática nos Anos iniciais.Análise, segundo a Teoria dos Campos Conceituais, dos esquemas propostos nas séries iniciais em diferentes sistemas de ensino. 2011. (Encontro).
    36. SIEMAT.Luas, áreas e quadraturas. 2011. (Seminário).
    37. VII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro.Polígonos regulares e divisões da circunferência: construções com régua e compasso, história, desafios e controvérsias. 2011. (Seminário).
    38. XIII CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Congresso).
    39. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.A História da Matemática no Ensino de Graduação. 2010. (Outra).
    40. SELIC - Semana da Licenciatura.O Geoplano no Ensino de Geometria. 2010. (Oficina).
    41. II Encontro Paulista de Geometria.Deformações de Superfícies com Curvatura Média Constante. 2009. (Encontro).
    42. XXI Semana Cultural do UNIFIEO.Construindo e Explorando Poliedros. 2009. (Oficina).
    43. IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. A Construção do Heptágono Regular- Idéias e Estratégias em torno de um desafio impossível. 2008. (Congresso).
    44. Semana da Licenciatura.Poliedros. 2008. (Oficina).
    45. V Jornada da UNISUZ.Geometrias Euclidianas e Não Euclidianas- História e Modelos. 2008. (Encontro).
    46. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.O Cãlculo das cores nos pigmentos das plantas. 2007. (Outra).
    47. International Congress on Minimal and Constant Mean Curvature Surfaces. Deformations of constant mean curvature surfaces in hyperbolic spaces. 2007. (Congresso).
    48. IV Jornada UNISUZ.A Geometria das Dobraduras. 2007. (Oficina).
    49. Mostra do CAEM.Poliedros: geometria métrica e construção de modelos. 2007. (Oficina).
    50. 3o Encontro da Revista do Professor de Matemática.Poliedros. 2006. (Encontro).
    51. III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. As Luas de Hipócrates: História, Geometria, Trigonometria e Álgebra. 2006. (Congresso).
    52. Semana da Licenciatura.A Geometria das Dobraduras. 2004. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Maria Elisa Esteves Lopes Galvão ⇔ Vera Helena Giusti de Souza (8.0)
        1. GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, V. H. G. ; BASTOS, L. C.. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio-. Boletim de Educação Matemática. Bolema (Rio Claro). v. 33, p. 790-810, 2019. Qualis: Não identificado (BOLEMA)
        2. GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; BASTOS, L. C. ; SOUZA, V. H. G.. O ensino de perspectiva para alunos do Ensino Médio num ambiente de Geometria Dinâmica. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 12, p. 38-55, 2019.Qualis: A3
        3. GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, VERA HELENA GIUSTI DE ; MIASHIRO, PAULO MASANOBO. A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online). v. 30, p. 1127-1144, 2016. Qualis: A1
        4. De Souza, Vera Helena Giusti ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, W. R. S.. REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAIS DE FIGURAS TRIDIMENSIONAIS: UM ESTUDO COM A VISUALIZAÇÃO. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v. 7, p. 87-109, 2014.Qualis: A3
        5. GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti. As luas de Hipócrates: a longa história de um problema na História da Matemática. Revista do Professor de Matemática. v. 82, p. 12-17, 2013.Qualis: B3
        6. BASTOS, L. C. ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio. Em: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.Qualis: Não identificado (VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
        7. GALVAO, M. E. E. L. ; LIMA, Rosana Nogueira de ; DIAS, R. C. C. ; DE SOUZA, V. H. G.. Experiencing technology in mathematics classrooms: The case of SIMCALC. Em: Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36, 2014, Vancouver. Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36. Vancouver - Canadá. Vancouver: PME, v. 6, p. 77-77, 2014.
        8. GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Perspectiva na arte e na prática: técnicas básicas de representação com o uso do software GeoGebra. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra




    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 08/08/2024 13:24:24