Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), universidade onde se graduou em Licenciatura em Matemática, além de Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação. É especialista em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Durante os dois últimos anos da graduação participou do primeiro grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) e hoje atua na coordenação do mesmo programa. Em 2014, foi coautor do caderno de Grandezas e Medidas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) desde 2012, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, tornando-se, em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas, cargo que exerceu até Março de 2020. (Texto informado pelo autor)
VIRGENS, WELLINGTON PEREIRA DAS VIRGENS ; SOUSA, MARIA DO CARMO DE ; VALLE, JÚLIO CESAR AUGUSTO DO. A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo. Revista de Educação Matemática. v. 20, p. e023093, issn: 2526-9062, 2023. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
MACIEL, I. B. ; VALLE, J. C. A. ; TERSARIOLLI, P. M. ; COELHO, A. R.. A educação matemática no contexto da educação escolar quilombola em dois levantamentos bibliográficos. TANGRAM - Revista de Educação Matemática. v. 6, p. 167-189, issn: 2595-0967, 2023. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A4
VALLE, JÚLIO CÉSAR AUGUSTO. School mathematics and teaching authorship in Brazilian curriculum production (1929-2019). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 13, p. 1-17, issn: 2179-426X, 2022. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
VALLE, J. C. A. A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 15, p. 1-20, issn: 2359-2842, 2022. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
VALLE, J. C. A. Etnomatemática e Currículo nas Redes de Práticas, Pesquisas e Políticas Mobilizadas pelo GEPEm-FEUSP. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE. v. 15, p. 47-66, issn: 1558-5336, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C
VALLE, J. C. A. El movimiento de reorientación curricular en São Paulo (1989-1992) una reflexión sobre el significado de la escuela pública y el currículo. Revista Orinoco. v. 14, p. 41-71, issn: 2244-8314, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA ORINOCO)
VALLE, J. C. A. Apontamentos sobre as ausências da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revemop. v. 3, p. e202122, issn: 2596-0245, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVEMOP)
VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M.. A participação docente em processos de elaboração curricular: A experiência democrática de Paulo Freire em São Paulo. ACTA SCIENTIAE (ULBRA). v. 23, p. 262-288, issn: 1517-4492, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ACTA SCIENTIAE (ULBRA))
VALLE, JÚLIO CÉSAR AUGUSTO. O Movimento de Reorientação Curricular de Freire em São Paulo (1989-1992): contribuições para a reflexão curricular. PEDAGOGIA Y SABERES. v. 2, p. 26-38, issn: 2500-6436, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
VALLE, J. C. A. O resgate da escola pública utópica de Freire como possibilidade inscrita na história: o movimento de reorientação curricular em São Paulo (1989-1992). Revista de Matemática, Ensino e Cultura. v. 15, p. 201-223, issn: 1980-3141, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: B4
VALLE, J. C. A. Os currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Revista Internacional Educon. v. 1, p. 1-16, issn: 2675-6722, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA INTERNACIONAL EDUCON)
GOMES, U. J. S. ; VALLE, J. C. A.. Políticas curriculares para adiar o fim do mundo e poéticas sobre a existência na educação escolar indígena. RLE (PASTO). v. 13, p. 189-214, issn: 2011-5474, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A2
VALLE, J. C. A. As Associações Científicas da Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Contexto do Sequestro da Democracia Brasileira. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS. p. 919-949, issn: 1645-1384, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A1
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L.. ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: A INVERSÃO DO VETOR E A AÇÃO DOS ATORES NA ESCOLA. Teias (Rio de Janeiro). v. 20, p. 106-121, issn: 1982-0305, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A2
VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M.. INVERTER O VETOR DO CURRÍCULO: O MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE FREIRE EM DEBATE. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP). v. 16, p. 1207-1233, issn: 1809-3876, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A2
VALLE, J. C. A. A influência de Bertrand Russell no posicionamento político-ideológico da obra de Ubiratan D?Ambrosio. Revista de Educação Matemática. v. 14, p. 173-188, issn: 2526-9062, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
VALLE, J. C. A. Maria do Carmo Santos Domite: uma educadora insubordinada. Educação Matemática em Revista. v. 21, p. 88-91, issn: 2317-904X, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
VALLE, J. C. A. Polarização Empírico-formal no Ensino de Geometria: uma contribuição histórico-reflexiva à educação geométrica da criança. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 9, p. 142-161, issn: 2359-2842, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
DO VALLE, JÚLIO CÉSAR AUGUSTO. Ciência, misticismo e educação: uma análise russelliana da pretensa neutralidade da matemática frente à religião. HORIZONTES (EDUSF). v. 34, p. 21-32, issn: 0103-7706, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (HORIZONTES (EDUSF))
VALLE, J. C. A. Resenha da obra 'Pedagogia da Indignação' de Paulo Freire. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social. v. 4, p. 131-134, issn: 2254-3139, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN PARA LA JUSTICIA SOCIAL)
DOMITE, M. C. S. ; VALLE, J. C. A.. O pensamento matemático e a formação da identidade cultural: ressonâncias e consonâncias. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS. v. 4, p. 127-139, issn: 2238-6084, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
VALLE, J. C. A.; SILVA, A. R.. O mérito e o mito da democracia racial: tópicos de uma discussão. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social. v. 3, p. 235-250, issn: 2254-3139, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN PARA LA JUSTICIA SOCIAL)
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L. (Org.) ; OLIVEIRA, C. C. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1 ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2020. v. 1, p. 316. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. Em: Júlio César Augusto do Valle. (Org.). Paulo Freire e Educação Matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2023.v. 1, p. 119-142. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, JÚLIO CESAR. Entre inacabamento e finitude, sentidos para educar. Em: Ana Maria Haddad Baptista; Maria Angeles Perez Lopez. (Org.). Educação e Literatura: o diálogo necessário. 1ed.São Paulo. : Tesseractum. 2022.v. 1, p. 91-102. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Contribuições à reflexão curricular a partir de Ubiratan D'Ambrosio: por um ensino de matemática territorialmente referenciado. Em: Andreia Lunkes Conrado; Gustavo Alexandre de Miranda; Zaqueu Vieira Oliveira. (Org.). Ubiratan Incomensurável. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2022.v. 1, p. 173-194. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Os professores foram feitos para preparar o amanhã: a literatura em minha trajetória. Em: Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, artes e literatura: reminiscências. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 111-124. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. A artesanalidade dos currículos e das culinárias: os saberesfazeres dos praticantes e as políticas educacionais. Em: Márcia Fusaro. (Org.). Educação em tempos desafiadores: transdisciplinaridade, tecnologias e linguagens. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 9-24. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Espirais, fractais e poesias no fértil terreno da criação humana. Em: Ricardo de Souza. (Org.). Literatura e matemática. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 98-112. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. El Movimiento de Reorientación Curricular de Freire en São Paulo (1989-1992): contribuciones a la reflexión curricular. Em: Milagros Elena Rodrigues; Heriberto Monarrez Vasquez. (Org.). Paulo Freire: el andariego de la utopia. 1ed.Durango (México). : Instituto Universitario Anglo Español. 2021.v. 1, p. 190-211. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Pelos inéditos-viáveis nos currículos das escolas. Em: Coletivo Paulo Freire. (Org.). Cem anos de Paulo Freire. 1ed.São Paulo. : Coletivo Paulo Freire. 2021.v. 1, p. 431-433. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Entre-vistas com Ubiratan D'Ambrósio: um diálogo sobre memória, matemática, escola e paz. Em: Cristiane Coppe; Lauro Sá; Milton Rosa; Mônica Martines. (Org.). História da matemática e cultura. 1ed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 2020.v. 14, p. 112-135. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Jogos de sombras, ecos e refrações: a vilania em matemática. Em: Marco Lucchesi. (Org.). Literatura e ciência. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum Editorial. 2020.p. 78-87. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Sobre os hinos que celebram a fecundidade do encontro entre a matemática com a língua. Em: Ana Maria Haddad Baptista. (Org.). Estética do Interdisciplinar. 1ed.São Paulo. : Editora Patuá. 2020.p. 177-191. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. A visão de área de matemática no centro Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. Em: José Sávio Bicho. (Org.). Perspectivas e práticas em Educação Matemática. 1ed.Veranópolis. : Diálogo Freireano. 2020.v. 1, p. 11-26. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CONRADO, A. L. ; VALLE, J. C. A.. Alteridade como princípio para a política curricular de matemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 97-124. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D'AMBROSIO, U. ; VALLE, J. C. A.. Um diálogo intergeracional sobre os caminhos da educação matemática e da etnomatemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 245-260. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Matemática e paz: não-violência em currículos para a alteridade. Em: José Leon Crochick; Marian Ávila de Lima e Dias. (Org.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. 1ed.São Paulo. : Benjamin Editorial. 2020.v. 1, p. 53-70. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Um ensaio sobre a nossa responsabilidade com a matemática em três cenas. Em: Ana Maria Haddad Baptista; Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, culturas, artes e tecnologias. 1ed.São Paulo. : FUNDARTE/BT Acadêmica/CAPES. 2019.v. 1, p. 73. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; SANTOS, E. C. ; BEZERRA, K. M. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R. ; SILVA, V. L.. A medida em nossas vidas. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 13-17. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, V. R. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SILVA, V. L.. A feira e as cuias. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 36-40. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; ABREU, R. G. ; BEZERRA, K. M. ; SILVA, V. L. ; SOUZA, V. R. ; SANTOS, E. C. ; SOUZA, R. L. L. ; DOMITE, M. C. S.. Ô matapi, ó paneiro!. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 41-47. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; SILVA, V. L. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R.. O olhar do observador. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 24-27. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (26)
VALLE, J. C. A. Uma breve história da produção curricular de Matemática no Brasil (1929-2019): a elaboração de um material educativo audiovisual. Em: X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2022. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares)
JAHN, A. P. ; VALLE, J. C. A. ; CANALE, R. A. M.. Articulação entre formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática: possibilidades e limites de uma experiência em disciplina de estágio supervisionado durante a pandemia. Em: IX Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, v. 1, p. 1437-1448, 2022. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (CONGRESO IBEROMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA)
BUENO, M. L. R. ; VALLE, J. C. A.. O ensino de matemática via tema gerador a partir de um levantamento bibliográfico em periódicos brasileiros. Em: IX Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, v. 1, p. 1932-1942, 2022. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (CONGRESO IBEROMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A. Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. Em: 5º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (5º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática)
VALLE, J. C. A. A matemática e a autoria docente nas propostas curriculares brasileiras. Em: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 1, p. 452-463, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
POMPEU, C. C. ; VALLE, J. C. A. ; SANTOS, P. R.. Uma experiência de formação continuada com professores/as que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Em: V Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP), v. 2, p. 752-763, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (V Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP))
VALLE, J. C. A. Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Em: XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 14, p. 2-20, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. Currículos pensadospraticados e a política de desinvisibilizar: as Práticas da Gente na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba (SP). Em: VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU), p. 1-12, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU))
VALLE, J. C. A. O que a política curricular de Freire nos ensina a pensar sobre o currículo de matemática?. Em: XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), p. 943-955, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM))
VALLE, J. C. A.; MORAIS, D. N.. Paradoxos aparentes sobre a docência: discursos em torno da Base Nacional Comum Curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VII Congresso Brasileiro de Educação)
VALLE, J. C. A. A visão de área de matemática no centro do Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. Em: XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3 (ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. O território de uma cidade educadora: da política pública à sala de aula. Em: Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias)
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; ARELARO, L. R. G. ; KRUPPA, S. M. P.. Participar e formar: o orçamento público da educação posto em debate. Em: III Encontro Nacional de Políticas Públicas, p. 57-78, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (III Encontro Nacional de Políticas Públicas)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. A infância na cidade e os trilhos pedagógicos: o território no caso pindense. Em: XII Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP), v. XII, p. 47-61, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XII Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP))
VALLE, J. C. A. Contribuições ao campo da educação e apontamentos filosóficos para a formação de professores sob a perspectiva de Bertrand Russell. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores)
VALLE, J. C. A. Wittgenstein como interlocutor para o Programa Etnomatemática: elementos filosóficos introdutórios. Em: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XII Encontro Nacional de Educação Matemática)
VALLE, J. C. A. A influência de Bertrand Russell na obra de Ubiratan D'Ambrosio: fundamentos filosóficos. Em: Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática)
VALLE, J. C. A. Elementos de filosofia educacional em Bertrand Russell. Em: VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação)
VALLE, J. C. A. A matemática no movimento de reorientação curricular do município de São Paulo na gestão Freire, 1989-1991. Em: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3 (ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A. O ensino de matemática e a prática avaliativa: um ensaio russelliano. Em: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3 (ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A. O papel da educomunicação frente à etnomatemática: semelhanças, concorrências e paralelismos. Em: Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro, p. 225-237, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro)
VALLE, J. C. A. O preconceito como dispositivo ideológico da escola neoliberal: um currículo para a alteridade às avessas. Em: X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero)
VALLE, J. C. A. O (re)pensar a prática pedagógica: das concepções espontâneas ao saber-fazer etnomatemático do educando em ação. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 01, p. 2705-2715, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (II Congresso Nacional de Formação de Professores)
VALLE, J. C. A. Etnomatemática e Discurso Performático: a construção de identidades na escola. Em: I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe)
VALLE, J. C. A. A materacia como proposta curricular para a Educação (Escolar) Indígena: tensões e desafios. Em: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (CONGRESO IBEROMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A. O pensamento matemático e a formação da identidade cultural. Em: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (CONGRESO IBEROMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (9)
VALLE, J. C. A. Os experts no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Matemática: um estudo dos pareceres. Em: 15ª Reunião Científica Regional da ANPEd Sudeste, 2022, Belo Horizonte. Anais da 15ª ANPEd Sudeste, 2022. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (15ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED SUDESTE, 2022, BELO HORIZONTE. ANAIS DA 15ª ANPED SUDESTE)
VALLE, J. C. A. A prática docente na formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Em: 40º Reunião Científica Nacional da ANPEd, 2021, Amazonia. Anais da 40º RN ANPEd, p. 1-6, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (40º REUNIÃO CIENTÍFICA NACIONAL DA ANPED, 2021, AMAZONIA. ANAIS DA 40º RN ANPED)
VALLE, J. C. A. A avaliação diagnóstica colaborativa e a política de desinvisibilizar: o caso da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba-SP. Em: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Anais do XX ENDIPE, p. 258-265, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2020, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO XX ENDIPE)
VALLE, J. C. A. Notas sobre as ausências da/na Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Em: 14º Reunião Regional da ANPEd Sudeste, 2020. Anais da 14º ANPEd Sudeste, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (14º REUNIÃO REGIONAL DA ANPED SUDESTE, 2020. ANAIS DA 14º ANPED SUDESTE)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. Equidade no uso dos recursos da educação: território e diferença em um estudo de caso. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba. Anais, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2019, CURITIBA. ANAIS)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. Políticas de desinvisibilizar o currículo praticado: um relato das 'Práticas da Gente'. Em: XII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE), 2019, Campinas. Anais do XII SimpLAGE, p. 78-82, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XII SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL (SIMPLAGE), 2019, CAMPINAS. ANAIS DO XII SIMPLAGE)
C. A. V., J. OUSADIA NO DIÁLOGO E NA ESCUTA: A ÉTICA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. Em: ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2018. Anais do II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2018. ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL)
VALLE, J. C. A.; ARELARO, L. R. G. ; KRUPPA, S. M. P. ; NASCIMENTO, R. O.. Participar e formar: o orçamento da educação posto em debate. Em: Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), 2018, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE), 2018, BELO HORIZONTE. ANAIS. BELO HORIZONTE)
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. O território em sua dimensão organizativa do trabalho pedagógico e da política pública de educação. Em: XI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2017, Campinas. Anais do XI Simplage, v. 1, p. 29-35, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XI SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 2017, CAMPINAS. ANAIS DO XI SIMPLAGE)
Resumos publicados em anais de congressos (2)
MARCOS, V. ; FONSECA, F. P. ; VALLE, J. C. A.. Saberes em diálogo: universidade, escola e comunidade na construção da educação escolar quilombola em Barra do Turvo (SP). Em: III Encontro de Educação Escolar Quilombola, 2021, UFMT. Anais do III Encontro de Educação Escolar Quilombola do GEPEQ, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
VALLE, J. C. A. Temas geradores, territórios e seus desdobramentos nos currículos de matemática. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CONRADO, A. L. ; VALLE, J. C. A.. Grupos de Pesquisa do PPGEM - UNESP Rio Claro. 2023. Apresentação de Trabalho/Simpósio
VALLE, J. C. A.; WAGNER, G. ; GIRALDO, V.. As insubordinações criativas nas encruzilhadas da educação matemática: criar, viver e decolonizar. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
VALLE, J. C. A. Temas geradores e territórios no ensino da Matemática. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, R.. Etnomatemática e Educação Matemática. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
VALLE, J. C. A. Olhares críticos em Educação Matemática: embates emergentes e práticas educativas. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MALHEIROS, A. P. S. ; CARVALHO, R. C. S. ; VALLE, J. C. A.. Currículos de matemática e temas geradores. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PIERRO, M. C. ; VALLE, J. C. A.. Experiências de formação de professores. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário
CARVALHO, R. C. S. ; VALLE, J. C. A.. O movimento de reorientação curricular de Paulo Freire: subsídios para inverter o vetor curricular. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário
OLIVEIRA, C. C. ; CONRADO, A. L. ; VALLE, J. C. A.. Roda de conversa com GEPEm. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
VALLE, J. C. A.; SANTOS, P. R.. A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: relato de uma experiência formativa. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra
VALLE, J. C. A. O útil e o ornamental em debate: perspectivas russellianas sobre educação. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
VALLE, J. C. A. Os temas geradores e a leitura crítica da realidade: pode a educação matemática desmistificar o mundo?. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
VALLE, J. C. A.; KASAMA, M. M. Y.. Experiências significativas para a formação dos alunos de Licenciatura através do PIBID. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
VALLE, J. C. A.; KASAMA, M. M. Y.. 3 turmas, 75 alunos, 27 aulas... E agora?. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
VALLE, J. C. A. Convergência de séries curiosas. 2011. Apresentação de Trabalho/Simpósio
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (10)
VALLE, J. C. A. Escola pública, livro didático público: uma oficina de elaboração curricular. 2022. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L. ; RAMOS, R. D. ; VISNADI, M.. Etnomatemática e territórios educativos: matemática, cultura e sociedade. 2022. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
RUBIM, A. ; RAMOS, R. D. ; VALLE, J. C. A.. Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. 2021. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A. Currículos de matemática sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática. 2020. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A.; SANTOS, P. R.. A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia. 2020. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
TAMAYO, C. ; VALLE, J. C. A.. Desterritorializando a escola como a gente conhecia: perspectivas socioculturais da Educação Matemática no contexto da Pandemia. 2020. Editoração/Periódico [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A. Etnomatemática e territórios educativos: matemática, cultura e sociedade. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A. Alfabetização matemática: a criança, os significados e o mundo dos números e das formas. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A.; OLIVEIRA, C. C. ; ABREU, R. G.. O legado de Paulus Gerdes para a prática pedagógica: elementos do Programa Etnomatemática para ensino da Geometria. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L.. Um olhar da cultura sobre o avaliar: subsídios e resistências. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (5)
Marcela Visnadi. Um convite às etnomatemáticas na formação de professores. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Antonio César Pinheiro. Relações de gênero na sondagem da rede municipal de educação de São Paulo: os enunciados de matemática e a atuação docente em foco. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Débora Cardoso do Amaral. Educação Financeira através da Resolução de Problemas. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Andressa Rubim. Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Renata Diniz Ramos. O diálogo em aulas de matemática a partir do território. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (13)
Paula Mendes Tersariolli. O currículo de matemática na EMEF Des. Amorim Lima no contexto de uma alternativa curricular emancipatória. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Gustavo Petim Silva. Práticas emancipatórias de ensino de matemática em cursinho popular: o ensino de funções em foco. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Ester Lopes Mendonça. A Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica nas práticas de professoras que ensinam matemática na EJA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Claudinei Jacobucci Junior. Investigação e Modelagem Matemática no Ensino Médio: uma proposta acerca de temáticas ambientais. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Daniel Oliveira de Andrade. Práticas de África em sala de aula, uma abordagem inspirada na Etnomatemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Sérgio Teixeira da Silva Junior. Equações do primeiro grau: Balança como recurso pedagógico para o ensino da álgebra. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Marcelo Baraldo de Moura. Modelagem Matemática de Recursos Hídricos no Ensino: Criando Autores e Atores. (Graduação em Matemática Aplicada Com Habilitação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Rafael Silva Abila de Souza. A Matemática na Educação de Jovens em cumprimento de medida socioeducativa com privação de liberdade. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Maria Luiza Rocha Bueno. Práticas emancipatórias de ensino de matemática via tema gerador: da reflexão à sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Matheus Lima Gonçalves Hisnauer Didone. A Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): primeiras aproximações com os contextos profissionais dos estudantes. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Isabelle Baida Beccari. O uso dos quadrinhos como recurso pedagógico em aulas de matemática. (Graduação em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Sofia Nunes Pavesi. Meninas na matemática: o potencial da escola na desconstrução de estereótipos. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Marcelo da Conceição de Oliveira Filho. A estatística no Ensino Fundamental : uma análise à luz da educação crítica. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Iniciação científica (7)
André Rosenbaum. A matemática nos currículos da educação escolar quilombola e a elaboração curricular em Barra do Turvo ? SP. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Isabela Blanco Maciel. A matemática nos currículos da educação escolar quilombola e a elaboração curricular em Barra do Turvo ? SP. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Alana Ilen Cermak. Experiências de ensino de matemática em festivais de vídeos digitais: abordagens, contextos e significados. (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Matheus Lima Gonçalves Hisnauer Didone. A Etnomatemática nas práticas docentes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Pedro Silva Coppedé. A matemática em projetos interdisciplinares na Educação Básica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Gustavo Petim Silva. A matemática em projetos interdisciplinares na Educação Básica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Paula Mendes Tersariolli. A matemática nos currículos da educação escolar quilombola e a elaboração curricular em Barra do Turvo ? SP. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação da USP. 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2020-Atual. Matematica nos curriculos da Educacao Basica, suas epistemologias e politicas Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no contexto em que se cruzam as áreas de pesquisa em Epistemologia da Matemática e Educação Básica e Transposição didática da matemática para a sala de aula escolar, ambas constantes no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (MPEM) do Instituto de Matemática e Estatística e que subsidiam, em grande medida, a elaboração deste projeto de pesquisa. Trata-se de um projeto de pesquisa sobre a matemática nos currículos da Educação Básica, precisamente devido à compreensão de que é preciso ? tanto como compreender as políticas educacionais subjacentes às propostas curriculares brasileiras ? investigar como a epistemologia da matemática e os diferentes aspectos de transposição didática se articulam e pautam a elaboração de propostas curriculares e currículos praticados. Espera-se que mapear, analisar e discutir propostas oficiais, em sua interlocução direta com a matemática, contribua, por exemplo, para identificar como sua abordagem na Educação Básica tem considerado ou não obstáculos epistemológicos próprios do conhecimento matemático, assim como para compreender diferentes possibilidades e limites das transposições didáticas em tópicos elementares e conceitos fundamentais em matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio César Augusto do Valle - Coordenador. Membro: Julio Cesar Augusto do Valle.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (87)
41ª Reunião Nacional da ANPEd. Formação de professores com foco em práticas de compartilhamento de currículos pensadospraticados de matemática na EJA. 2023. (Congresso).
Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Formação do Professor que Ensina Matemática na Perspectiva de Práticas Interculturais: Povos originários, Quilombolas e do Campo. 2023. (Congresso).
III International Conference of Creative Insubordination in Mathematics Education. As insubordinações criativas nas encruzilhadas da educação matemática: criar, viver e decolonizar. 2023. (Congresso).
IV International Symposium on Technologies in Mathematics Education (SITEM).Grupos de Pesquisa do PPGEM - UNESP Rio Claro. 2023. (Simpósio).
XVI Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Práticas de extensão e pesquisa sobre autoria docente e currículos de matemática desinvisibilizados. 2023. (Congresso).
15ª Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Os experts no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Matemática: um estudo dos pareceres. 2022. (Congresso).
4º Congresso de Cultura e Extensão da UNICAMP. Comunidades de compartilhamento na formação continuada com professores/as que ensinam matemática na EJA. 2022. (Congresso).
6º Congresso Brasileiro de Etnomatemática. O referencial freireano nas pesquisas em Etnomatemática: titular em campo ou no banco de reserva?. 2022. (Congresso).
7º Congresso de Graduação USP. A matemática no contexto da educação escolar quilombola a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da CAPES. 2022. (Congresso).
I Colóquio de Livros Didáticos de Matemática. Escola pública, livro didático público: uma oficina de elaboração curricular. 2022. (Congresso).
III Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática (ENOPEM).A matemática no contexto escolar quilombola a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da CAPES. 2022. (Encontro).
I Simpósio Brasileiro de Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.Vivências e experiências com a matemática na EJA pelo Brasil, desinvisibilizando autorias docentes. 2022. (Simpósio).
IX Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. O ensino de matemática via tema gerador a partir de um levantamento bibliográfico em periódicos brasileiros. 2022. (Congresso).
X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Uma breve história da produção curricular de Matemática no Brasil (1929-2019): a elaboração de um material educativo audiovisual. 2022. (Congresso).
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).Vivências e experiências matemáticas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: formação de professores/as e autoria docente. 2022. (Encontro).
XXV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática. 2022. (Encontro).
1º Congresso de Cultura e Extensão da USP. Formação de/com professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2021. (Congresso).
1º Festival de Práticas de Ensino de Matemática (VPEM).Banca Examinadora. 2021. (Outra).
40º Reunião Nacional da ANPEd. A prática docente na formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2021. (Congresso).
5º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (FNCM). Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. 2021. (Congresso).
II Encontro Nacional Online de Professores que ensinam Matemática.Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. 2021. (Encontro).
III Encontro de Educação Escolar Quilombola.Saberes em diálogo: universidade, escola e comunidade na construção da educação escolar quilombola em Barra do Turvo (SP). 2021. (Encontro).
Seminários de Matemática e Educação Matemática (UNESP).Paulo Freire e Educação Matemática: diálogos, práticas e vivências. 2021. (Seminário).
VII Congresso Nacional de Educação. O diálogo em aulas de matemática a partir do território. 2021. (Congresso).
VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A matemática e a autoria docente nas propostas curriculares brasileiras. 2021. (Seminário).
XXV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Olhares críticos em Educação Matemática: embates emergentes e práticas educativas. 2021. (Encontro).
14º Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.Notas sobre as ausências da/na Base Nacional Comum Curricular de Matemática. 2020. (Outra).
28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).Avaliador. 2020. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). 2020. (Encontro).
III Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino (SEMITE). 2020. (Seminário).
IV Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares (CONEPI). Caminhos para o ensono de matemática no contexto da escola pública popular-democrática de Freire: revisitando a interdisciplinaridade via tema gerador. 2020. (Congresso).
IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. A inversão do vetor nas políticas curriculares: a estrutura documental do Movimento de Reorientação Curricular de Freire. 2020. (Congresso).
Possíveis diálogos em Educação Matemática.Currículos: estudos, políticas e práticas. 2020. (Seminário).
VI Encontro EJA em Movimento.A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: relato de uma experiência formativa. 2020. (Encontro).
VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Currículos pensadospraticados e a política de desinvisibilizar: as Práticas da Gente na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba (SP). 2020. (Congresso).
VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática.A política curricular freireana na capital paulista (1989-1992): subsídios para refletir sobre o currículo de matemática e suas políticas. 2020. (Encontro).
Virtual Etnomatemática Brasil (VEm Brasil). Roda de conversa com GEPEm. 2020. (Congresso).
XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. 2020. (Outra).
XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM).O que a política curricular de Freire nos ensina a pensar sobre o currículo de matemática?. 2020. (Encontro).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).A avaliação diagnóstica colaborativa e a política de desinvisibilizar: o caso da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba-SP. 2020. (Encontro).
17º Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).Práticas de Gestão Municipal da Educação. 2019. (Outra).
29º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).Os trilhos pedagógicos de uma cidade educadora. 2019. (Outra).
33 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME). Os temas geradores como alternativa pedagógica para a etnomatemática. 2019. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Educação (CBE). Paradoxos aparentes sobre a docência: discursos em torno da Base Nacional Comum Curricular. 2019. (Congresso).
XII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE).Políticas de desinvisibilizar o currículo praticado: um relato das "Práticas da Gente". 2019. (Simpósio).
XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).A visão de área de matemática no centro do Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. 2019. (Encontro).
XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Equidade no uso dos recursos da educação: território e diferença em um estudo de caso. 2019. (Simpósio).
13º Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2018. (Congresso).
17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Comissão de pré-avaliação. 2018. (Feira).
7º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba. 2018. (Seminário).
Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias. O território de uma cidade educadora: da política pública à sala de aula. 2018. (Congresso).
II Congresso Internacional Paulo Freire. Ousadia no diálogo e na escuta: a ética na pedagogia de Paulo Freire. 2018. (Congresso).
III Encontro Nacional de Políticas Públicas.Participar e formar: o orçamento público da educação posto em debate. 2018. (Encontro).
VI Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA). 2018. (Encontro).
XXXII Encontro Estadual de Supervisores do Magistério de São Paulo (APASE). 2018. (Encontro).
27º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME). 2017. (Outra).
4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2017. (Outra).
BETT Brasil Educar. Instrumentos inovadores de avaliação da aprendizagem em matemática. 2017. (Exposição).
Colóquio "A cultura em tempos de crise" para Dirigentes Municipais de Cultura. 2017. (Seminário).
II Congresso Internacional Escola Pública: Tempos difíceis mas não impossíveis. 2017. (Congresso).
IV Meeting Universidade Empresa.O poder público municipal e o mercado de trabalho para o futuro professor. 2017. (Encontro).
Segunda Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular da Ação Educativa. 2017. (Congresso).
Seminário "A gestão da educação municipal em Rede" da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2017. (Seminário).
XI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE).O território em sua dimensão organizativa do trabalho pedagógico e da política pública de educação. 2017. (Simpósio).
14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Comissão de Pré-Avaliação. 2016. (Feira).
2º ICLOC Jovem. Mediador de sessão. 2016. (Congresso).
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Contribuições ao campo da educação e apontamentos filosóficos para a formação de professores sob a perspectiva de Bertrand Russell. 2016. (Congresso).
Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática. A influência de Bertrand Russell na obra de Ubiratan D'Ambrosio. 2016. (Congresso).
VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Elementos de filosofia educacional em Bertrand Russell. 2016. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Wittgenstein como interlocutor para o Programa Etnomatemática: elementos filosóficos introdutórios. 2016. (Encontro).
XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A matemática no movimento de reorientação curricular do município de São Paulo na gestão Freire, 1989-1991. 2016. (Encontro).
II Seminário Internacional Desfazendo o Gênero. 2015. (Seminário).
I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).
IV Encontro da Área de Filosofia e Educação.O útil e o ornamental em debate: perspectivas russellianas sobre educação. 2015. (Encontro).
V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de matemática.Os temas geradores e a leitura crítica da realidade: pode a educação matemática desmistificar o mundo?. 2015. (Seminário).
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.O ensino de matemática e a prática avaliativa: um ensaio russelliano. 2015. (Encontro).
XVIII Olimpíada de Matemática do Sistema Etapa. Banca examinadora. 2015. (Olimpíada).
Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro.O papel da educomunicação frente à etnomatemática: semelhanças, concorrências e paralelismos. 2014. (Encontro).
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. O (re)pensar a prática pedagógica: das concepções espontâneas ao saber-fazer etnomatemático do educando em ação. 2014. (Congresso).
X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero, Raça e Etnia.O preconceito como dispositivo ideológico da escola neoliberal: um currículo para a alteridade às avessas. 2014. (Seminário).
XVII Olimpíada de Matemática do Sistema Etapa. Banca examinadora. 2014. (Olimpíada).
I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe. Etnomatemática e Discurso Performático: a construção de identidades na escola. 2013. (Congresso).
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. A materacia como proposta curricular para a Educação (Escolar) Indígena: tensões e desafios. 2013. (Congresso).
I Encontro PIBID USP.3 turmas, 75 alunos, 27 aulas... E agora?. 2012. (Encontro).
IV Jornada das Licenciaturas. Experiências significativas para a formação dos alunos de Licenciatura através do PIBID. 2012. (Congresso).
Quarto Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2012. (Congresso).
19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Convergência de séries curiosas. 2011. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (12)
VALLE, J. C. A.; JAHN, A. P. ; SILVA, J. N. D. ; POMPEU, C. C. ; SANTOS, P. R. ; QUEIROS, J. M. ; FARIA, J. B. ; ARAÚJO, D. A. ; DIAS, D. P. ; VALÉRIO, B. C. ; FONSECA, M. C. F. R. ; SILVA, M. T. ; MILANI, R. ; VARGAS, A. ; BUSICO, F.. I Simpósio Brasileiro de Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 2022. Outro
VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M. ; BICCAS, M.. Ciclo de Diálogos. 2021. Outro
JAHN, A. P. ; BROLEZZI, A. C. ; VALLE, J. C. A. ; SANTOS, M. A. ; FAGUNDES, P. L. ; CHAPARIN, R. O.. Mostra CAEM. 2021. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Congresso Municipal de Educação de Pindamonhangaba - Territórios de uma cidade educadora. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Conferência Municipal Popular de Educação (CONAPE). 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Primeiro Encontro de Formação para a Educação Infantil. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Segundo Encontro Municipal com a Prática da Pedagogia Waldorf. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Segundo Encontro Municipal das Escolas com a Cultura Popular. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Seminário Municipal de Matemática nos Anos Iniciais de Pindamonhangaba. 2017. Outro
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Encontro Municipal com a Prática da Pedagogia Waldorf de Pindamonhangaba. 2017. Outro
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Encontro Municipal das Escolas com a Cultura Popular. 2017. Outro
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L. ; POLICASTRO, M. S. ; SANTOS, E. C. ; BEZERRA, K. M.. Homenagem póstuma à professora Maria do Carmo Santos Domite. 2015. Outro
Lista de colaborações
Colaborações endôgenas (0)
(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 11/04/2024 13:07:04