Departamento de Matemática

Júlio César Augusto do Valle

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FE-USP). Graduado em Licenciatura em Matemática, em Pedagogia, Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação pela USP. É especialista em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, tornando-se, em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas, cargo que exerceu até Março de 2020. Em Novembro de 2023, foi nomeado membro da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-Atual. Matemática nos currículos da Educação Básica, suas epistemologias e políticas
      Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no contexto em que se cruzam as áreas de pesquisa em Epistemologia da Matemática e Educação Básica e Transposição didática da matemática para a sala de aula escolar, ambas constantes no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (MPEM) do Instituto de Matemática e Estatística e que subsidiam, em grande medida, a elaboração deste projeto de pesquisa. Trata-se de um projeto de pesquisa sobre a matemática nos currículos da Educação Básica, precisamente devido à compreensão de que é preciso ? tanto como compreender as políticas educacionais subjacentes às propostas curriculares brasileiras ? investigar como a epistemologia da matemática e os diferentes aspectos de transposição didática se articulam e pautam a elaboração de propostas curriculares e currículos praticados. Espera-se que mapear, analisar e discutir propostas oficiais, em sua interlocução direta com a matemática, contribua, por exemplo, para identificar como sua abordagem na Educação Básica tem considerado ou não obstáculos epistemológicos próprios do conhecimento matemático, assim como para compreender diferentes possibilidades e limites das transposições didáticas em tópicos elementares e conceitos fundamentais em matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio César Augusto do Valle - Coordenador.
      Membro: Júlio César Augusto do Valle.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (87)
      1. 41ª Reunião Nacional da ANPEd. Formação de professores com foco em práticas de compartilhamento de currículos pensadospraticados de matemática na EJA. 2023. (Congresso).
      2. Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Formação do Professor que Ensina Matemática na Perspectiva de Práticas Interculturais: Povos originários, Quilombolas e do Campo. 2023. (Congresso).
      3. III International Conference of Creative Insubordination in Mathematics Education. As insubordinações criativas nas encruzilhadas da educação matemática: criar, viver e decolonizar. 2023. (Congresso).
      4. IV International Symposium on Technologies in Mathematics Education (SITEM).Grupos de Pesquisa do PPGEM - UNESP Rio Claro. 2023. (Simpósio).
      5. XVI Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Práticas de extensão e pesquisa sobre autoria docente e currículos de matemática desinvisibilizados. 2023. (Congresso).
      6. 15ª Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Os experts no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Matemática: um estudo dos pareceres. 2022. (Congresso).
      7. 4º Congresso de Cultura e Extensão da UNICAMP. Comunidades de compartilhamento na formação continuada com professores/as que ensinam matemática na EJA. 2022. (Congresso).
      8. 6º Congresso Brasileiro de Etnomatemática. O referencial freireano nas pesquisas em Etnomatemática: titular em campo ou no banco de reserva?. 2022. (Congresso).
      9. 7º Congresso de Graduação USP. A matemática no contexto da educação escolar quilombola a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da CAPES. 2022. (Congresso).
      10. I Colóquio de Livros Didáticos de Matemática. Escola pública, livro didático público: uma oficina de elaboração curricular. 2022. (Congresso).
      11. III Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática (ENOPEM).A matemática no contexto escolar quilombola a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da CAPES. 2022. (Encontro).
      12. I Simpósio Brasileiro de Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.Vivências e experiências com a matemática na EJA pelo Brasil, desinvisibilizando autorias docentes. 2022. (Simpósio).
      13. IX Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. O ensino de matemática via tema gerador a partir de um levantamento bibliográfico em periódicos brasileiros. 2022. (Congresso).
      14. X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Uma breve história da produção curricular de Matemática no Brasil (1929-2019): a elaboração de um material educativo audiovisual. 2022. (Congresso).
      15. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).Vivências e experiências matemáticas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: formação de professores/as e autoria docente. 2022. (Encontro).
      16. XXV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática. 2022. (Encontro).
      17. 1º Congresso de Cultura e Extensão da USP. Formação de/com professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2021. (Congresso).
      18. 1º Festival de Práticas de Ensino de Matemática (VPEM).Banca Examinadora. 2021. (Outra).
      19. 40º Reunião Nacional da ANPEd. A prática docente na formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2021. (Congresso).
      20. 5º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (FNCM). Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. 2021. (Congresso).
      21. II Encontro Nacional Online de Professores que ensinam Matemática.Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. 2021. (Encontro).
      22. III Encontro de Educação Escolar Quilombola.Saberes em diálogo: universidade, escola e comunidade na construção da educação escolar quilombola em Barra do Turvo (SP). 2021. (Encontro).
      23. Seminários de Matemática e Educação Matemática (UNESP).Paulo Freire e Educação Matemática: diálogos, práticas e vivências. 2021. (Seminário).
      24. VII Congresso Nacional de Educação. O diálogo em aulas de matemática a partir do território. 2021. (Congresso).
      25. VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A matemática e a autoria docente nas propostas curriculares brasileiras. 2021. (Seminário).
      26. XXV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Olhares críticos em Educação Matemática: embates emergentes e práticas educativas. 2021. (Encontro).
      27. 14º Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.Notas sobre as ausências da/na Base Nacional Comum Curricular de Matemática. 2020. (Outra).
      28. 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).Avaliador. 2020. (Simpósio).
      29. II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). 2020. (Encontro).
      30. III Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino (SEMITE). 2020. (Seminário).
      31. IV Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares (CONEPI). Caminhos para o ensono de matemática no contexto da escola pública popular-democrática de Freire: revisitando a interdisciplinaridade via tema gerador. 2020. (Congresso).
      32. IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. A inversão do vetor nas políticas curriculares: a estrutura documental do Movimento de Reorientação Curricular de Freire. 2020. (Congresso).
      33. Possíveis diálogos em Educação Matemática.Currículos: estudos, políticas e práticas. 2020. (Seminário).
      34. VI Encontro EJA em Movimento.A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: relato de uma experiência formativa. 2020. (Encontro).
      35. VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Currículos pensadospraticados e a política de desinvisibilizar: as Práticas da Gente na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba (SP). 2020. (Congresso).
      36. VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática.A política curricular freireana na capital paulista (1989-1992): subsídios para refletir sobre o currículo de matemática e suas políticas. 2020. (Encontro).
      37. Virtual Etnomatemática Brasil (VEm Brasil). Roda de conversa com GEPEm. 2020. (Congresso).
      38. XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. 2020. (Outra).
      39. XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM).O que a política curricular de Freire nos ensina a pensar sobre o currículo de matemática?. 2020. (Encontro).
      40. XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).A avaliação diagnóstica colaborativa e a política de desinvisibilizar: o caso da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba-SP. 2020. (Encontro).
      41. 17º Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).Práticas de Gestão Municipal da Educação. 2019. (Outra).
      42. 29º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).Os trilhos pedagógicos de uma cidade educadora. 2019. (Outra).
      43. 33 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME). Os temas geradores como alternativa pedagógica para a etnomatemática. 2019. (Congresso).
      44. VII Congresso Brasileiro de Educação (CBE). Paradoxos aparentes sobre a docência: discursos em torno da Base Nacional Comum Curricular. 2019. (Congresso).
      45. XII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE).Políticas de desinvisibilizar o currículo praticado: um relato das "Práticas da Gente". 2019. (Simpósio).
      46. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).A visão de área de matemática no centro do Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. 2019. (Encontro).
      47. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Equidade no uso dos recursos da educação: território e diferença em um estudo de caso. 2019. (Simpósio).
      48. 13º Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2018. (Congresso).
      49. 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Comissão de pré-avaliação. 2018. (Feira).
      50. 7º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba. 2018. (Seminário).
      51. Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias. O território de uma cidade educadora: da política pública à sala de aula. 2018. (Congresso).
      52. II Congresso Internacional Paulo Freire. Ousadia no diálogo e na escuta: a ética na pedagogia de Paulo Freire. 2018. (Congresso).
      53. III Encontro Nacional de Políticas Públicas.Participar e formar: o orçamento público da educação posto em debate. 2018. (Encontro).
      54. VI Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA). 2018. (Encontro).
      55. XXXII Encontro Estadual de Supervisores do Magistério de São Paulo (APASE). 2018. (Encontro).
      56. 27º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME). 2017. (Outra).
      57. 4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2017. (Outra).
      58. BETT Brasil Educar. Instrumentos inovadores de avaliação da aprendizagem em matemática. 2017. (Exposição).
      59. Colóquio "A cultura em tempos de crise" para Dirigentes Municipais de Cultura. 2017. (Seminário).
      60. II Congresso Internacional Escola Pública: Tempos difíceis mas não impossíveis. 2017. (Congresso).
      61. IV Meeting Universidade Empresa.O poder público municipal e o mercado de trabalho para o futuro professor. 2017. (Encontro).
      62. Segunda Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular da Ação Educativa. 2017. (Congresso).
      63. Seminário "A gestão da educação municipal em Rede" da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2017. (Seminário).
      64. XI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE).O território em sua dimensão organizativa do trabalho pedagógico e da política pública de educação. 2017. (Simpósio).
      65. 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Comissão de Pré-Avaliação. 2016. (Feira).
      66. 2º ICLOC Jovem. Mediador de sessão. 2016. (Congresso).
      67. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Contribuições ao campo da educação e apontamentos filosóficos para a formação de professores sob a perspectiva de Bertrand Russell. 2016. (Congresso).
      68. Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática. A influência de Bertrand Russell na obra de Ubiratan D'Ambrosio. 2016. (Congresso).
      69. VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Elementos de filosofia educacional em Bertrand Russell. 2016. (Congresso).
      70. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Wittgenstein como interlocutor para o Programa Etnomatemática: elementos filosóficos introdutórios. 2016. (Encontro).
      71. XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A matemática no movimento de reorientação curricular do município de São Paulo na gestão Freire, 1989-1991. 2016. (Encontro).
      72. II Seminário Internacional Desfazendo o Gênero. 2015. (Seminário).
      73. I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).
      74. IV Encontro da Área de Filosofia e Educação.O útil e o ornamental em debate: perspectivas russellianas sobre educação. 2015. (Encontro).
      75. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de matemática.Os temas geradores e a leitura crítica da realidade: pode a educação matemática desmistificar o mundo?. 2015. (Seminário).
      76. XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.O ensino de matemática e a prática avaliativa: um ensaio russelliano. 2015. (Encontro).
      77. XVIII Olimpíada de Matemática do Sistema Etapa. Banca examinadora. 2015. (Olimpíada).
      78. Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro.O papel da educomunicação frente à etnomatemática: semelhanças, concorrências e paralelismos. 2014. (Encontro).
      79. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. O (re)pensar a prática pedagógica: das concepções espontâneas ao saber-fazer etnomatemático do educando em ação. 2014. (Congresso).
      80. X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero, Raça e Etnia.O preconceito como dispositivo ideológico da escola neoliberal: um currículo para a alteridade às avessas. 2014. (Seminário).
      81. XVII Olimpíada de Matemática do Sistema Etapa. Banca examinadora. 2014. (Olimpíada).
      82. I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe. Etnomatemática e Discurso Performático: a construção de identidades na escola. 2013. (Congresso).
      83. VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. A materacia como proposta curricular para a Educação (Escolar) Indígena: tensões e desafios. 2013. (Congresso).
      84. I Encontro PIBID USP.3 turmas, 75 alunos, 27 aulas... E agora?. 2012. (Encontro).
      85. IV Jornada das Licenciaturas. Experiências significativas para a formação dos alunos de Licenciatura através do PIBID. 2012. (Congresso).
      86. Quarto Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2012. (Congresso).
      87. 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Convergência de séries curiosas. 2011. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. VALLE, J. C. A.; JAHN, A. P. ; SILVA, J. N. D. ; POMPEU, C. C. ; SANTOS, P. R. ; QUEIROS, J. M. ; FARIA, J. B. ; ARAÚJO, D. A. ; DIAS, D. P. ; VALÉRIO, B. C. ; FONSECA, M. C. F. R. ; SILVA, M. T. ; MILANI, R. ; VARGAS, A. ; BUSICO, F.. I Simpósio Brasileiro de Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 2022. Outro
      2. VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M. ; BICCAS, M.. Ciclo de Diálogos. 2021. Outro
      3. JAHN, A. P. ; BROLEZZI, A. C. ; VALLE, J. C. A. ; SANTOS, M. A. ; FAGUNDES, P. L. ; CHAPARIN, R. O.. Mostra CAEM. 2021. Outro
      4. VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Congresso Municipal de Educação de Pindamonhangaba - Territórios de uma cidade educadora. 2018. Outro
      5. VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Conferência Municipal Popular de Educação (CONAPE). 2018. Outro
      6. VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Primeiro Encontro de Formação para a Educação Infantil. 2018. Outro
      7. VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Segundo Encontro Municipal com a Prática da Pedagogia Waldorf. 2018. Outro
      8. VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Segundo Encontro Municipal das Escolas com a Cultura Popular. 2018. Outro
      9. VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Seminário Municipal de Matemática nos Anos Iniciais de Pindamonhangaba. 2017. Outro
      10. VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Encontro Municipal com a Prática da Pedagogia Waldorf de Pindamonhangaba. 2017. Outro
      11. VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Encontro Municipal das Escolas com a Cultura Popular. 2017. Outro
      12. VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L. ; POLICASTRO, M. S. ; SANTOS, E. C. ; BEZERRA, K. M.. Homenagem póstuma à professora Maria do Carmo Santos Domite. 2015. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
      Data de processamento: 08/08/2024 13:24:24