Departamento de Matemática

Oscar Joao Abdounur

possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1986); mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1993); doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997); pós-doutorado em História da Ciência no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte em Berlim (2001), onde recebeu o prêmio Lorenz Krüger oferecido a pesquisas relacionando história e filosofia da ciência; e pós-doutorado em História e filosofia da ciência no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte (2008) em Berlim. Atualmente é professor associado/livre-docente (livre-docência em 2003) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, onde coordena o grupo de pesquisa Epistemologia, Didática e História da Matemática; pesquisador visitante frequente no Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte em Berlim desde 2001 para fins de desenvolvimento de projetos comuns relacionados ao Desenvolvimento Histórico das relações entre matemática e música, bem como à Globalização do conhecimento matemático; bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; parecerista da revista da sbhc da Sociedade Brasileira de Historia da Ciencia; consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -- CNPq -- e consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES. Tem experiência na área de História, Epistemologia e Didática da matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: interrelações históricas entre matemática e música, história da matemática, teorias de razão e proporção, heurística e pensamento analógico, globalizacão e internacionalização do conhecimento matemático e educação matemática. Além disso, coordena o projeto da exposição entitulada "Matemática e Música" a ser realizada no Museu Parque Cientec, com apoio do CNPq como parte dos Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. Em 2012, foi promovido para Professor Associado 2 e em 2013, para Professor Associado 3 da Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6884084734880165 (21/11/2023)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2 (***
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão, 1010 Butantã 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 66281 Telefone: (11) 30916205 Fax: (11) 3091618 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Projeto Interdisciplinar Engenharia e Musica
      Descrição: Este Projeto visa integrar as áreas de áudio e música associando a parte técnica à parte musical, com eventuais apresentações musicais no Auditório da Ordem dos Músicos do Brasil ou da EPUSP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador / Flavio Cipparrone - Integrante.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    2. 2013-Atual. Transformacoes estruturais em teorias de razao e proporcao em musica teorica no seculo XVI
      Descrição: O objeto de pesquisa do presente projeto é o tema transformações estruturais em teorias de razão e proporção no processo histórico de desenvolvimento da música teórica no século XVI. Por meio da análise da conformação estrutural de teorias de razão e proporção no que concerne a maneira com que tais conceitos foram manipulados bem como a terminologia e a argumentação a eles atribuídas em tratados de matemática e de música teórica do século XVI; pretende-se avaliar, no contexto ainda neste período da legitimidade da tradição platônico-pitagórica na resistência a tais transformações, sinais de tais teorias que anunciam e/ou que favorecem o empréstimo de atributos semanticamente distintos de estruturas aritméticas análogas, bem como o papel de problemas estruturais da música teórica tais como a divisão do tom e o temperamento na intensificação das transformações mencionadas. Essa avaliação inclui ainda considerar a relação de tais empréstimos com a emergência de uma concepção de razão como quantidade contínua em contextos teórico-musicais, incongruente com a natureza discreta de razões decorrente da tradição pitagórica. Desde a Antiguidade até o Renascimento, a música teórica ocidental desenvolveu-se a partir de uma compreensão matemático-especulativa fundamentada na aritmética pitagórica para uma compreensão geométrico-empírica fundamentada em princípios físicos. Neste contexto, pretende-se avaliar processos epistemológicos envolvidos na construção de teorias de razão e proporção, que emprestam inicialmente estruturas de teorias analógas pré-existentes para então se desenvolverem mais independentemente em seus novos contextos carregando em suas estruturas a herança da teoria da qual ela teve origem, adaptando-se e deparando com problemas em seu desenvolvimento que induzem atributos de seus conceitos a identificarem-se num processo analógico com atributos estruturamente similares mais adequáveis aos novos contextos dentro dos quais aquela teoria passou a se inserir. Por meio da análise neste processo da terminologia e manipulação de conceitos de razão e proporção, bem como da argumentação acerca de tais conceitos, este projeto pretende ainda identificar novas idéias, que revelam transformações estruturais em teorias de razão e proporção em música teórica no século XVI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    3. 2010-2013. A emergencia da geometria e da fisica no processo historico de desenvolvimento da musica teorica no Renascimento
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    4. 2008-Atual. The globalization of knowledge and its consequences. Sub-project: The European and North American universities role in the formation of the Brazilian universities: the case of the University of Sao Paulo.
      Descrição: O objetivo desse projeto é estudar -- focalizando em temas de pesquisa específicos -- condições, caminhos e conseqüências dos processos de globalização do conhecimento, relacionando os temas ao presente processo de globalização em particular , aqueles envolvendo o desenvolvimento da Internet e a organização global da ciência. O projeto é concebido como um projeto multidisciplinar e multinacional no qual grupos de pesquisa de vários países participam. A colaboração desses grupos de pesquisa com respeito a um objetivo comum é realizada por workshops e trocas de experiências regulares entre pesquisadores. Sub-projeto: Este projeto objetiva analisar o processo de implantação da primeira universidade brasileira e a trajetória de sua consolidação como modelo de difusão da produção científica nesse país: o caso da Universidade de São Paulo. Sabe-se que, desde a Indepedência do Brasil, em 1822, têm início as discussões sobre a criação de uma universidade brasileira. Afinal, não caberia mais enviar a elite da ex-Colônia para realizar estudos em Coimbra, Portugal. No entanto, os debates não chegam a bom termo e como resultado apenas foram criados, em 1827, dois cursos jurídicos para atender aos interesses daqueles que acorriam aos estudos superiores mais procurados daquela época (Valente, 1999). Depois de outras tentativas ao longo do século XIX e mesmo nas primeiras décadas do século XX, finalmente em 1934 foi criada a Universidade de São Paulo. Essa Universidade nasce sob a égide do modelo universitário francês, proposto por um conjunto de intelectuais onde se destacam Armando Salles, Julio de Mesquita Filho, Theodoro Ramos, Fernando de Azevedo (Campos, 1954). O Brasil, assim, revela-se como um dos países em que mais tardiamente na América passou a ter uma universidade. Uma das razões para isso poderá ter sido a marcha autônoma que seguiram os vários cursos criados (Medicina, Direito, Engenharia dentre outros) que resultou em enormes dificuldades para a construçã. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador / Wagner Rodrigues Valente - Integrante / Adriana Matos Marafon - Integrante.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    5. 2007-2010. O efeito de principios epistemologicos no desenvolvimento historico de ideias matematicas: uma investigacao sobre a aritmetizacao de teorias de proporcoes musicais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    6. 2006-2011. The globalization of knowledge and its consequences. Sub-project: Mathematics education for native Brazilians in the state of Espirito anto: an intercultural perspective
      Descrição: O objetivo desse projeto é estudar -- focalizando em temas de pesquisa específicos -- condições, caminhos e conseqüências dos processos de globalização do conhecimento, relacionando os temas ao presente processo de globalização em particular , aqueles envolvendo o desenvolvimento da Internet e a organização global da ciência. O projeto é concebido como um projeto multidisciplinar e multinacional no qual grupos de pesquisa de vários países participam. A colaboração desses grupos de pesquisa com respeito a um objetivo comum é realizada por workshops e trocas de experiências regulares entre pesquisadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador. Financiador(es): Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte - Auxílio financeiro.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    7. 2006-Atual. Projeto Educacao Matematica em uma perspectiva intercultural para brasileiros nativos no estado do Espirito Santo
      Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver um currículo para grupos étnicos do norte do estado do Espírito Santo. Tal currículo pretende integrar conhecimento local e global a fim de atingir uma qualidade de educação de modo a preparar o estudante para exercer sua cidadania preservando ao mesmo tempo sua identidade e memória coletiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    8. 2003-Atual. Projeto de Pesquisa com o tema Teorias de razao e proporcao no Renascimento
      Descrição: Estudo do desenvolvimento histórico das teorias de razão, tendo em vista demarcar e comparar suas distintas tendências, procurando avaliar como as necessidades práticas ? incluindo problemas estruturais emergentes de natureza teórico-musicais -, tanto na matemática quanto na música, fazem necessário que razões fossem concebidas como uma grandeza contínua, resultando na necessidade de absorver mais elementos aritméticos nas teorias de razões e em mudanças substanciais nas teorias razões e proporções no decorrer da Idade Média tardia e Renascimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.
    9. 2003-Atual. Teorias de razao e proporcao no Renascimento
      Descrição: Estudo do desenvolvimento histórico das teorias de razão, tendo em vista demarcar e comparar suas distintas tendências, procurando avaliar como as necessidades práticas ? incluindo problemas estruturais emergentes de natureza teórico-musicais -, tanto na matemática quanto na música, fazem necessário que razões fossem concebidas como uma grandeza contínua, resultando na necessidade de absorver mais elementos aritméticos nas teorias de razões e em mudanças substanciais nas teorias razões e proporções no decorrer da Idade Média tardia e Renascimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Oscar João Abdounur - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Oscar Joao Abdounur.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. 13o Prêmio Ozires Silva de Empreendorismo Sustentável, .. 2020.
      Membro: Oscar João Abdounur.
    2. Premio de Desempenho Didático, Faculdade de Economia, administração e contabilidade da USP.. 2019.
      Membro: Oscar João Abdounur.
    3. Professor Associado 3, Universidade de São Paulo.. 2013.
      Membro: Oscar João Abdounur.
    4. Professor Associado 2, Universidade de São Paulo.. 2012.
      Membro: Oscar João Abdounur.
    5. Professor Homenageado dos formandos da Licenciatura em Matemática Noturno, IMEUSP.. 2007.
      Membro: Oscar João Abdounur.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (123)
    1. 18 Seminario Nacional de Historia da Ciencia e Tecnologia.O desenvolvimento Historico da acustica musical e o curriculo escolar: a epistemologia cientifica e o ensino da natureza da ciencia. 2022. (Seminário).
    2. 2o congresso de história da ciência e da técnica. mudanças estruturais nas estrutura de razões e a emergência do conceito moderno de número em música teórica no período moderno. 2019. (Congresso).
    3. I Encontro de História da Física.Da aritmética especulativa a princípios físico-experimentais: mudanças conceituais na história da música. 2019. (Encontro).
    4. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Aspectos práticos na educação do conceito de binômio tensão mecânica-tensor (bitt). 2019. (Congresso).
    5. (Re)discussão sobre as grandes áreas do conhecimento.(Re)discussão sobre as grandes áreas do conhecimento. 2018. (Encontro).
    6. (Re)discussão sobre as grandes áreas do conhecimento (Parte 2).(Re)discussão sobre as grandes áreas do conhecimento (Parte 2). 2018. (Encontro).
    7. 16o seminario nacional de História da ciência.Irrationality in theoretical music in the Renassaince. 2018. (Seminário).
    8. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Processo de Ensino Aprendizagem do conceito de tensor utilizando abordagens experimentais. 2018. (Congresso).
    9. 6th IBZ Symposium.Mathematics and music in context: a historical approach. 2016. (Simpósio).
    10. Congresso Nacional de Música e MAtemática. A racionalidade matemática na música de Villa Lobos. 2016. (Congresso).
    11. History and Pedagogy of Mathematics. THE EMERGENCE OF THE IDEA OF IRRATIONALITY IN THEORETICAL MUSIC CONTEXTS IN THE RENAISSANCE. 2016. (Congresso).
    12. INternational Conference on Mathematical Education. RATIOS AND MUSIC STRUCTURAL PROBLEMS IN HISTORY: A HEURISTIC/ANALOGIC/EDUCATIONAL APPROACH. 2016. (Congresso).
    13. 17th annual International Conference on Education, 18-21 May 2015. Music Structural Problems and Conception of Mathematical Ratio in Teaching/Learning contexts: a historical/educational approach. 2015. (Congresso).
    14. A Física na música.Música, matemática e filosofia. 2015. (Outra).
    15. Epbem - Encontro Paraibano de Educação Matemática.Educação Matemática no Ensino Superior. 2014. (Encontro).
    16. Epbem - Encontro Paraibano de Educação Matemática.Matemática e música em contexto: Uma abordagem histórico-didática. 2014. (Encontro).
    17. XXVIII semana academica de matemática.Matemática e Música -- Palestra de abertura. 2014. (Outra).
    18. 24th International Congress of History of Science, Technology and Medicine. Structural transformations in theories of ratio and proportion in theoretical music in the sixteenth century. 2013. (Congresso).
    19. Colloquium commemorating Peter Damerow. The emergence of the idea of real number in theoretical music contexts in the Renaissance. 2013. (Congresso).
    20. International Conference on History and development of mathematics. Erasmus Horicius and the emergenceof the idea of real number in theoretical music contexts. 2013. (Congresso).
    21. Mostra do CAEM 2013.A importância da História da Matemática na formação do professor. 2013. (Outra).
    22. Mostra do CAEM 2013.A importancia da HIstória da Matemática na formação do professor. 2013. (Outra).
    23. V Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.Matemática e Música em rede: um apanhado histórico. 2013. (Encontro).
    24. XXXIII Semana de Estudos de Matemática da UNESP.Aspectos Históricos e Didáticos da relação Matemática/música. 2013. (Outra).
    25. XXXIII Semana de Estudos de Matemática da UNESP.Aspectos HIstóricos e Didáticos da relação Matemática/música. 2013. (Outra).
    26. 13o Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.A tradução de Euclides por Campanus de Novara, mudanças estruturais em teorias de razões e nos fundamentos matemáticos da música teórica na Idade Média tardia e Renascimento. 2012. (Seminário).
    27. Acta Media 10 - Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital.Matemática e Música em rede: um apanhado histórico. 2012. (Simpósio).
    28. A Física da Música no projeto "Ensino de Física contextualizado através da História da Música".Relações entre Matemática, Física e Música: uma abordagem histórico-didática. 2012. (Outra).
    29. History and Pedagogy of mathematics 2012. The division of the tone and the introduction of geometry in theoretical music in the Renaissance: an historic-didactical approach. 2012. (Congresso).
    30. History of Science Society Meeting. The late metastasis in Brazil of the university system: a preliminyra survey on mathematics on the context of the creation of the university of Sao Paulo. 2012. (Congresso).
    31. I ENAPHEN - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Matemática.Seção 10. 2012. (Encontro).
    32. III Escola de História Conceitual da Matemática. Emergence of geometry and conceptual changes in theory of ratios in theoretical music in the 16th century. 2012. (Congresso).
    33. International Conference on History and development of mathematical sciences. Mathmatical Conceptual Changes in Renaissance Music. 2012. (Congresso).
    34. International Seminar on History of Mathematics.The Late creation of the university system in Brazil. 2012. (Seminário).
    35. Seminário de Educação Matemática - UNESP - Rio Claro.Matemática e Música: uma abordagem histórico-didática. 2012. (Seminário).
    36. XII International Congress on Mathematics Education. The role of analogies between mathematics and music in creativity in the context of mathematics education. 2012. (Congresso).
    37. 11th International IHPST and 6th Greek History, Philosophy and Science Teaching Joint Conference. The history of the internationalization of university mathematical knowledfge in Brazil. 2011. (Congresso).
    38. 14th Congress of Logic, Methodology and Philosophy of Science. Compounding ratios, theories of ratio and geometry in theoretical music in the 16th century. 2011. (Congresso).
    39. 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. The development of the university mathematics thinking in Brazil. 2011. (Congresso).
    40. A internacionalização do conhecimento matemático no Brasil: estudos sobre a Universidade de São Paulo.A internacionalização do conhecimento matemático no Brasil: estudos sobre a Universidade de São Paulo. 2011. (Seminário).
    41. II Semana de Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (palestra de abertura).Matemática e Música: uma abordagem histórico-didática. 2011. (Outra).
    42. II Semana de Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (palestra de abertura).Matemática e música: uma abordagem histórico-didática. 2011. (Outra).
    43. International Colloquium on History of Mathematical Sciences & Symposium on Non-Linear Analyis.Geometry and Arithmetization of ratios in Renaissance Theoretical Music. 2011. (Outra).
    44. International IHPST and 6th Greek History, Philosophy and Science Teaching Joint Conference. Geometry and theoretical music in the Renaissance. 2011. (Congresso).
    45. International Satellite Seminar on Role of Mathematics in Science and Engineering.Ratio and Theor of ratios in the late Middle Ages and Renaissance: a preliminary survey. 2011. (Seminário).
    46. IX Semináreio Nacional de História da matemática.Matemática medieval. 2011. (Seminário).
    47. IX Semináreio Nacional de História da matemática.Matemática medieval. 2011. (Seminário).
    48. IX Seminário Nacional de História da Matemátca.A razão úrea x Mozart, Villa Lobos e Bartok. 2011. (Seminário).
    49. IX Seminário Nacional de História da Matemátca.Matemática na Idade Méda e Renascimento. 2011. (Seminário).
    50. IX Seminário Nacional de História da Matemátca.A matemática e documentos musicias italianos do século XVI. 2011. (Seminário).
    51. National Conference on Recent Trends in Materials and Devices, RTMD-2011.Mathematical Ratios in Music: a historical Approach. 2011. (Outra).
    52. Seminar of the Departament of Mathematics; Maharshi Dayanand University, Rohtak, India.Interdisciplinary aspects involving Music and Mathemtics. 2011. (Seminário).
    53. Seminar of the Department of Mathematics; Sant Longowal Institute of Engineering & Technology Longowal, India.Relations between Mathematics and Music in scientific dissemination context. 2011. (Seminário).
    54. Seminar of the Department of Mathematics; Sant Longowal Institute of Engineering & Technology Longowal, India.Arithmetization of mathematical ratios in Middle Ages and Renaissance: a historic-didactical approach. 2011. (Seminário).
    55. Seminar of the Department of Mathematics; Tribhuvan University, Nepal.Mathematics and Music in context: a historical approach. 2011. (Seminário).
    56. 6th EUROPEAN SUMMER UNIVERSITY ON THE HISTORY AND EPISTEMOLOGY IN MATHEMATICS EDUCATION. A study of George Boole?s paper: "Exposition of a general theory of linear transformations. 2010. (Congresso).
    57. 6th EUROPEAN SUMMER UNIVERSITY ON THE HISTORY AND EPISTEMOLOGY IN MATHEMATICS EDUCATION. The European and North American universities role in the formation of the Brazilian universities: the case of the University of São Paulo. 2010. (Congresso).
    58. Grupo PET/Matemática - Departamento de Matematica - Instituto de Geociências e Ciêcias exatas - UNESP /Rio Claro.Matemática e música. 2010. (Outra).
    59. History of Science Society Meeting. Mathematics concepts in the 16th century: the case of geometry and ratio conception in theoretical music. 2010. (Congresso).
    60. International Congress of Mathematicians. Mathematics and music, a historical approach o a scientific dissemination context. 2010. (Congresso).
    61. V Semana da Matemática da UFF.Mudanças conceituais matemáticas na teorização musical no Renascimento. 2010. (Outra).
    62. 3a Jornada de Educação Matemática da UNIMEP (Semana da Matemática).Oficina Matemática e Música. 2009. (Oficina).
    63. 7ª Mostra Acadêmica da UNIMEP.Mesa redonda: Matemática e Música. 2009. (Outra).
    64. Seminário Especial do Centro Simão Matias de Estudos em História da Ciência.Mudanças conceituais em objetos matemáticos na teorização musical durante o Renascimento. 2009. (Seminário).
    65. XXIII International Congress of History of Science and Technology. T15 - Art and Science - Chair. 2009. (Congresso).
    66. XXIII International Congress of History of Science and Technology. An exhibition on the history of the Interrelationships between mathematics and music. 2009. (Congresso).
    67. History and Pedagogy of mathematics. Mathematics and music in scientific dissemination context: an epistemological/historical approach.. 2008. (Congresso).
    68. XXI International Congress of Mathematics Education. An Exhibition as a Tool to Approach Didactical and Historical Aspects of The Relationship Between Mathematics and Music. 2008. (Congresso).
    69. Colóquio Ubiratan D'Ambrósio - em comemoração ao 75o aniversário. 2007. (Outra).
    70. International Conference. Advances in Mathematics: Historical Developments & Engeneering Applications.. De concepções aritmético-especulativas a concepções físico-geométricas: mudanças estruturais nos fundamentos matemáticos da música no Renascimento.. 2007. (Congresso).
    71. International Seminar on history of mathematics in memory of Subhash Handa.Aspectos da Relação entre matemática e música até o Renascimento.. 2007. (Seminário).
    72. Simpósio Presença da Universidade no Desenvolvimento Brasileiro: Uma perspectiva Histórica. 2007. (Simpósio).
    73. V European Summer University on the history and epistemology in mathematics education. An exhibition as a tool to approach didactical aspects of the relationship between mathematics and music. 2007. (Congresso).
    74. VII Seminário Nacional de História da Matemática.Mini-curso: Aspectos histórico-didáticos da relação entre matemática e música sob forma de uma exposição. 2007. (Seminário).
    75. III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Aspectos histórico-didáticos da relação entre matemática e música sob forma de uma exposição. 2006. (Seminário).
    76. International Conference on Teaching Mathematics. Analogical thought on didactical interrelationships between mathematics and music. 2006. (Congresso).
    77. Panorama da Cultura Árabe, Instituto de Cultura Árabe.A Matemática e os árabes. 2006. (Outra).
    78. X Convegno Matematica e Cultura. Changes of Paradigms in the relationship between mathematics and music from the Middle Ages to the Renaissance. 2006. (Congresso).
    79. 2a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.A matemática e a música. 2005. (Outra).
    80. Colóquio CESIMA Ano X.Matemática medieval: a emergência de uma teoria aritmética para razões. 2005. (Outra).
    81. Forum de Educação Matemática.Matemática, Música e Ensino (palestra - 28/04/2005). 2005. (Outra).
    82. I Seminairo Paulista de História e Educação Matemática.Matemática e desenvolvimento da acústica no Renascimento. 2005. (Seminário).
    83. I Seminario Paulista de Historia e Educação Matemática.Matemática e música: uma abordagem histórico-didática. 2005. (Seminário).
    84. I Seminário Paulista de História e Educação Matemática.A relação matemática e música no Renascimento: uma abordagem para divulgação científica. 2005. (Seminário).
    85. Semana Literária.A matemática na história: uma abordagem literária. 2005. (Outra).
    86. VI Seminário Nacional de História da Matemática.Matemática, música e cosmologia no Renascimento: mudanças de perspectiva. 2005. (Seminário).
    87. X Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia,.A relação matemática/música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica,. 2005. (Seminário).
    88. XVII Semana da Matemática da Universidade Estadual de Maringá.O Pensamento Analógico na Educação Matemática. 2005. (Encontro).
    89. XVII Semana da Matemática da Universidade Estadual de Maringá.O Pensamento Analógico na Educação Matemática. 2005. (Encontro).
    90. XXII International Congress for the History of the Science. Changes of conception of western music concerning its relationships with mathematics and cosmology in the Renaissanc. 2005. (Congresso).
    91. XXIV Jornadas de la Sociedad Canaria Isaac Newton de Profesores de Matemática.Cosmologia, Música y Matemáticas (conferencia de clausura). 2005. (Encontro).
    92. XXIV Jornadas de la Sociedad Canaria Isaac Newton de Profesores de Matemática.Matemáticas, Naturaleza y Arte ( curso). 2005. (Outra).
    93. 30o Encontro do Projeto Fundão.Ciência e cultura no século XXI. 2004. (Encontro).
    94. Encontro de Ensino de Matemática, 3 a 5 de novembro.Matemática: Natureza e Arte. 2004. (Encontro).
    95. History and Pedagogy of mathematics 2004 - HPM 2004. Music and mathematics: relationships between intervals and ratios in mathematics education.. 2004. (Congresso).
    96. I Encuentro de Matemáticas, música y cosmología.Palestra de abertura: Matemáticas, música y cosmología (conferencista principal). 2004. (Encontro).
    97. Seminário Nacional Orientações Curriculares - Ensino Médio.Seminário Nacional Orientações Curriculares - Ensino Médio, Grupo de Matemática. 2004. (Seminário).
    98. Simpósio de Matemática para Graduação (SIM).Aspectos históricos e epistemológicos da relação entre Matemática e Música, 28/09/2004. 2004. (Simpósio).
    99. VII Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.Matemática e música: uma abordagem histórico-didática. 2004. (Encontro).
    100. X International Congress of Mathematics Education - ICME 10. Relationships between ratios and musical intervals: an historical/didactical approach. 2004. (Congresso).
    101. II Semana de matemática da UESC.01/10/2003..Aspéctos histórico-didáticos das relações entre matemática e música.. 2003. (Encontro).
    102. II Semana de matemática da UESC .01/10/2003..Palestra de abertura: O pensamento analógico e o ensino de matemática (conferencista principal). 2003. (Encontro).
    103. Rioacapella.Aspectos matemático-musicais da afinação,20/06/2003.. 2003. (Encontro).
    104. Semana culural da Faculdade Santa Marcelina.Aspectos histórico-culturais da relação matemática-música, 21/10/02.. 2003. (Outra).
    105. The third international conference.. Using the relationship between musical intervals and ratios in mathematics education.. 2003. (Congresso).
    106. 2nd International conference on the Teaching of mathematics. Compounding ratios: a musical approach on mathematics education. 2002. (Congresso).
    107. CAEM ¿ Centro de Aperfeiçoamento de Ensino de Matemática.Aspectos histórico-culturais de razões e proporções, 23/05/02.. 2002. (Outra).
    108. International Congress of Mathematicians. Teorias de razões concorrentes em música teórica entre os séculos XIV e XVI.. 2002. (Congresso).
    109. 'Epistemology of Infinitesimals.'Epistemology of Infinitesimals. 2001. (Seminário).
    110. Frei Universität Berlin. Lateinamerika-Institut, Berlin, Alemanha.Mathematics and music: the analogical thought in the construction of meanings,19/06/01.. 2001. (Outra).
    111. IV Encontro de matemática, Mogi das Cruzes.História da Matemática, 28/09/01.. 2001. (Encontro).
    112. IV Seminário Nacional de História da Matemática.Theoretical music and the emergence of an arithmetical theory for ratios between XIV and XVI centuries.. 2001. (Seminário).
    113. XXI International Congress of History of Science. From discreteness to continuity: theories of ratio in the theoretical music in Renaissance. In: Science and Art section.. 2001. (Congresso).
    114. Colloque Musique et mathématique à la Renaissance - Tours, França, 17-19 Fevereiro, 2000.Ratios and music in the late Middle Ages: a preliminary survey. 2000. (Seminário).
    115. External Speakers Seminar Series - Middlesex University.Competing Theories of Ratio in Theoretical Music bewteen 14th and 16th centuries, 07/06/2000.. 2000. (Outra).
    116. History in Mathematics Education: Challenges for the new millenium - Taipei, Taiwan, 9-14 Agosto 2000. Theories of ratio and theoretical music: an educational approach.. 2000. (Congresso).
    117. I Encontro luso-Brasileiro de História da Ciência - Évora/Aveiro. Da aritmética à Geometria: teorias de razões em música teórica na Renascença.. 2000. (Congresso).
    118. I Encontro luso-Brasileiro de História da Ciência - Évora/Aveiro, Portugal, 22-27 Outubro. Da aritmética à Geometria: teorias de razões em música teórica na Renascença.. 2000. (Congresso).
    119. III Brazil-Portugal Meeting of History of Mathematics - Coimbra, Portugal, 7-12 Fevereiro, 2000. Tema: 500 anos de relações Brasil-Portugal. Theories of ratio and proportion in Antiquity and musical harmony in the Middle Ages. 2000. (Congresso).
    120. International Medieval Congress - Leeds, England, 10-13 Julho, 2000.. Theories of ratio and proportion in music in the late Middle Ages na sessão: Music and measurement in the early Middle Ages.. 2000. (Congresso).
    121. Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte, Berlin, Alemanha.Musical Harmony and theories of ratio in Middle Ages, 23/05/2000.. 2000. (Outra).
    122. The practice of mathematics in Portugal. The practice of mathematics in Portugal. 2000. (Congresso).
    123. XIX International Congress of Mathematics Education, Tokyo/Makuhari, Japão, 30 de Julho a 6 de Agosto, 2000.. Working Group for action 13: History and culture in mathematics education. Coordinador: van Maanen, Jan. Comunicação: Historical aspects of ratio in music/mathematics education. Topic Study Group 9: Mathematical Modeling and Links between Mathematics and other Subjects. Coordinador: Prof. Blum, Werner. Comunicação: Theories of ratio in mathematics and music.. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. ABDOUNUR, O. J.. Congresso Nacional de Ensino de Ciências. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. ABDOUNUR, O. J.. Copmgresso Nacional de Educação. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. ABDOUNUR, O. J.. Matemática e música. 2016. (Exposição).. . 0.
    4. ABDOUNUR, O. J.. II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? I CIHEM. 2013. (Congresso).. . 0.
    5. ABDOUNUR, O. J.. International Conference on History and Development of Mathematics (ICHDM) 2013. 2013. (Congresso).. . 0.
    6. ABDOUNUR, O. J.. I ENAPHEN - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. ABDOUNUR, O. J.; BROLEZZI, A. C.. ! Seminario Paulista de História e Educação Matemática. 2005. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 23/04/2024 12:29:01