Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação

Ricardo Nakamura

Possui graduação em Engenharia Mecânica - Automação e Sistemas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008). Ocupa cargo de professor doutor da Universidade de São Paulo. Sua principal área de pesquisa é a dos jogos digitais, em especial suas interfaces, técnicas e aplicações. Membro da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da Sociedade Brasileira de Computação até 2018. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2573291861218627 (11/12/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, 158 - Departamento de Engenharia Elétrica - Bloco 2 - Sala C2-45 Butantã 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30915263 URL da Homepage: http://www.interlab.pcs.poli.usp.br/
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-2019. Treinamento Imersivo de Anestesia Odontológica por meio de Realidade Virtual
      Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de simulador em realidade virtual para treinamento de procedimento de anestesia odontológica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo Nakamura - Integrante / Romero Tori - Coordenador / Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques - Integrante / Cléber Gimenez Corrêa - Integrante / MARIA APARECIDA DE ANDRADE MOREIRA MACHADO - Integrante / ÉLEN COLLAÇO DE OLIVEIRA - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Nakamura.
    2. 2003-2007. enJine
      Descrição: O enJine é um engine escrito na linguagem Java para o desenvolvimento de jogos multi-usuários em rede. Entre as suas características, destacam-se: Fornecer serviços de entrada do usuário, vídeo, áudio e rede; Apresentar uma abstração das entidades de alto nível do jogo tais como jogador, personagem etc.; Baixo acoplamento entre as classes centrais e a tecnologia de implementação; Voltado para o desenvolvimento de jogos de aventura, ação e RPG, buscando oferecer recursos adequados para aplicações de jogos em educação. O FootBot é um jogo de futebol entre robôs, criado para utilizar o enJine. No protótipo atualmente em desenvolvimento dois jogadores conectados em uma rede local ou através da Internet podem se enfrentar, utilizando robôs criados em um Editor de Robôs e mapas configuráveis. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ricardo Nakamura - Coordenador / Romero Tori - Integrante / João Luiz Bernardes Jr - Integrante / Roberto Bianchini - Integrante / Eduardo Jacober - Integrante / Daniel Makoto Tokunaga - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Ricardo Nakamura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Professor Homenageado - Curso de Design, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU-USP.. 2020.
      Membro: Ricardo Nakamura.
    2. Professor Homenageado - Curso de Design, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU-USP.. 2019.
      Membro: Ricardo Nakamura.
    3. Professor Homenageado - Curso de Design, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU-USP.. 2017.
      Membro: Ricardo Nakamura.
    4. Artigo premiado (1o. colocado) na categoria "Comparative Study" no XV Symposium on Virtual and Augmented Reality 2013., Sociedade Brasileira de Computação.. 2013.
      Membro: Ricardo Nakamura.
    5. Melhor Projeto de Formatura de 2011. Trabalho: Fusion4D. Alunos: Keila K. Matsumura e Roberto Sonnino., Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.. 2011.
      Membro: Ricardo Nakamura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. International Technology, Education and Development Conference. Bringing Design and Engineering Students Together in a Game Development Course. 2018. (Congresso).
    2. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2017. (Simpósio).
    3. Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2017. (Simpósio).
    4. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2015. (Simpósio).
    5. Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2015. (Simpósio).
    6. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2014. (Simpósio).
    7. 6o. Congresso Acadêmico de Tecnologia e Informática. Serious Games. 2013. (Congresso).
    8. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Simpósio).
    9. XIII Workshop de Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2013. (Oficina).
    10. Semana de Computação do Oeste Paulista. Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2012. (Congresso).
    11. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2012. (Simpósio).
    12. Workshop on Scientific Computing in Health Applications. 2012. (Oficina).
    13. XII Workshop de Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2012. (Oficina).
    14. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2011. (Simpósio).
    15. XI Workshop de Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2011. (Oficina).
    16. Seminário Internacional "A Economia do Conhecimento sob a Ótica da Inclusão.Rede de Apoio de Empreendedores. 2010. (Seminário).
    17. Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. 2010. (Simpósio).
    18. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2010. (Simpósio).
    19. XXXVII International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. Non-photorealistic rendering in stereoscopic 3D visualization. 2010. (Congresso).
    20. Encontro da Computação do Centro Universitário Senac.Oficina sobre Desenvolvimento de Jogos. 2009. (Encontro).
    21. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Design and Implementation of a Flexible Hand Gesture Command Interface for Games Based on Computer Vision. 2009. (Simpósio).
    22. XXXVI International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. Non-photorealistic 3D video-avatar. 2009. (Congresso).
    23. Simpósio de tecnologia e ciências exatas da Universidade São Judas Tadeu.Realidade Aumentada em Jogos. 2008. (Simpósio).
    24. VII Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2008. (Simpósio).
    25. VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.Integrating the Wii controller with enJine: 3D interfaces extending the frontiers of a didactic game engine. 2007. (Simpósio).
    26. WICA'06 - Workshop de Informática e Computação Aplicada.Jogos Eletrônicos e Realidade Aumentada. 2006. (Oficina).
    27. XXXIII International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. XXXIII International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. 2006. (Congresso).
    28. II Workshop TIDIA.II Workshop TIDIA. 2005. (Oficina).
    29. I Workshop de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.I Workshop de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2005. (Oficina).
    30. Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2005. (Congresso).
    31. II Encontro Design de Games Anhembi Morumbi.Fazendo seu próprio engine. 2004. (Encontro).
    32. I Latin American Computer Graphics Education Workshop. 2003. (Oficina).
    33. IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2003. (Simpósio).
    34. VI Symposium on Virtual Reality. 2003. (Simpósio).
    35. XI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2003. (Simpósio).
    36. Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação para Jogos de Entretenimento. 2002. (Congresso).
    37. VIII Brazilian Symposium on Multimedia and Hypermedia Systems. 2002. (Simpósio).
    38. V Symposium on Human Factors in Computer Systems. 2002. (Simpósio).
    39. V Symposium on Virtual Reality. 2002. (Simpósio).
    40. X Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2002. (Simpósio).
    41. XV Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2002. (Simpósio).
    42. XXX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Interlab3D. 2002. (Congresso).
    43. IV SBC Symposium on Virtual Reality. 2001. (Simpósio).
    44. IV Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2001. (Oficina).
    45. VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia. 2001. (Simpósio).
    46. XIV Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2001. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. MIZUTANI, W. K. ; NAKAMURA, Ricardo. Sede USP da Global Game Jam 2018. 2018. Outro
    2. NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G. ; MIZUTANI, W. K.. Sede USP da Global Game Jam 2017. 2017. Outro
    3. NAKAMURA, Ricardo; SOARES, L. P.. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2016. Congresso
    4. NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G.. Sede USP da Global Game Jam 2016. 2016. Outro
    5. NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G.. Sede USP da Global Game Jam 2015. 2015. Outro
    6. NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G.. Sede USP da Global Game Jam 2014. 2014. Outro
    7. MUSTARO, P. N. ; NAKAMURA, Ricardo. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (co-organizador geral). 2013. Congresso
    8. NAKAMURA, Ricardo; TUPY, F. ; SCHWARTZ, G.. Sede USP da Global Game Jam 2013. 2013. Outro
    9. NAKAMURA, Ricardo; ITO, M.. Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde. 2013. Outro
    10. NAKAMURA, Ricardo; ROQUE, Licinio Gomes ; BONIFÁCIO, Rodrigo. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Chair da trilha de Computação). 2012. Congresso
    11. NAKAMURA, Ricardo; AVILA, C. ; Prazeres, J. ; MARQUES NETO, M.. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Chair de Tutoriais). 2011. Congresso
    12. NAKAMURA, Ricardo; HANNS, D. K.. I Workshop on Computer Graphics as Interactive Visual Media. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 18/02/2025 13:31:56