Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação

Carlos Hitoshi Morimoto

Possui graduação em Engenharia Eletrônica Digital pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Suas áreas de interesse incluem visão computacional, processamento de imagens e interação humano computador. Seus projetos atuais visam o entendimento de atividades humanas por meio de visão computacional para o aprimoramento das interações humanas em ambientes de realidade mista. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4575931307749163 (29/04/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação. Rua do Matão, 1010 Butanta 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916499 Fax: (11) 30916134 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~hitoshi
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-2020. Interação pelo Olhar em Computação Vestível: uma Interface para a Internet das Coisas
      Descrição: A Internet das Coisas (IoT) vai permitir que um grande número de dispositivos se comuniquem conosco para os mais diversos propósitos. Criar uma forma eficaz, segura e robusta para interagir com esses dispositivos é um dos grandes desafios dessa área emergente. Nesse projeto propomos investigar o uso de plataformas computacionais vestíveis, enriquecidas com a informação do olhar, para interação com dispositivos IoT. Apesar de vários avanços recentes da computação vestível (CV), essa tecnologia ainda não atingiu grande alcance comercial, em parte devido a dificuldade de interação e limitação de suas aplicações. O estado atual da tecnologia de interação pelo olhar também apresenta restrições apesar de ser utilizada com relativo sucesso em interfaces para pessoas com deficiências físicas. Uma possível contribuição desse projeto será o desenvolvimento de uma forma ainda pouco explorada de interação em computação vestível. Em particular, para interações simples e rápidas em um contexto de IoT, o olhar pode fornecer à plataforma vestível informações importantes sobre o contexto para serem utilizadas pelas aplicações vestíveis. Um primeiro objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento de uma plataforma computacional vestível composta basicamente por um notebook, uma micro-monitor montado à frente do olho do usuário e um rastreador de olhar. Serão investigados dois modelos de monitores, um monocular e outro binocular. Uma vez construída essa plataforma, investigaremos como o olhar pode ser utilizado na interação, desenvolvendo novas interfaces de realidade aumentada para dispositivos IoT controladas pelo olhar. Esse projeto será desenvolvido com a participação de vários alunos da graduação e pós-graduação da USP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Hitoshi Morimoto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    2. 2015-2016. Wearable Gaze Supported Augmented Cognition
      Descrição: Augmented cognition applications running on always-on platforms (AOPs) will require reliable context information. Because eye gaze is closely related to the focus of attention of the user, gaze information may be crucial in determining context and also an important interaction mode with head-up displays (HUDs). Our research target is the development of gaze-based interaction techniques to support augmented cognition applications.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Hitoshi Morimoto - Coordenador. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    3. 2011-2014. Investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de interação baseada no olhar
      Descrição: Interfaces baseadas no olhar utilizam rastreadores de olhar (\textit{Eye Gaze Trackers}) como dispositivo de entrada. Tais dispositivos informam ao computador a posição sobre o monitor observada pelo usuário a cada instante. Ao associar o cursor à posição do olhar, o apontamento de objetos da interface pode ser feito de forma bastante natural, porém a seleção dos objetos (``clicar'' com o olhar) continua um problema que ainda não foi resolvido satisfatoriamente. Dentre os métodos sugeridos podemos citar o piscar do olho, gestos do olhar e tempo de latência (ou \textit{dwell time}). Essa última alternativa, talvez devido a sua simplicidade, é a mais utilizada até o momento. A ideia é que o usuário precisa manter o olhar fixo sobre um objeto (por um período de latência), para selecioná-lo. Apesar de simples, utilizando um tempo de latência muito curto temos o problema conhecido como ``toque de Midas'', onde todo o objeto observado pelo usuário é ativado. Caso o tempo seja longo, a interação se torna lenta. Este projeto propõe a investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de ativação em interfaces baseadas no olhar \cite{Morimoto:10}. Tal paradigma, proposto recentemente por nosso grupo, oferece maior conforto (pois elimina o problema do toque de Midas) e velocidade (pois associa a seleção a um movimento rápido do olhar). Como resultado dessa pesquisa, serão criados aplicativos computacionais controlados pelo olhar mais eficientes e genéricos que os atuais. Essa tecnologia deve facilitar a comunicação de pessoas portadoras de deficiências físicas, permitindo-lhes uma maior integração social, e todos os aplicativos serão disponibilizados como software livre.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Hitoshi Morimoto - Coordenador.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    4. 2005-2010. FAPESP Tidia-Ae - Ferramentas de Aprendizado Eletrônico para a internet avançada
      Descrição: Participação do Laboratório de Tecnologias de Interação do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP no projeto TIDIA-Ae para o desenvolvimento de ferramentas de aprendizado eletrônico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Hitoshi Morimoto - Coordenador / José Augusto Soares - Integrante / Leonidas de Oliveira Brandao - Integrante / Crisinta Cerri - Integrante / Leliane Nunes de Barros - Integrante / Fabio Kon - Integrante / Francisco Reverbel - Integrante / Jose Coelho de Pina Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    5. 2004-2009. Segmentação e busca de informação visual em vídeo
      Descrição: A revolução digital vem tornando disponível através da Internet uma enorme quantidade de informação, cujo acesso só se torna possível através de avançadas técnicas de busca e organização de dados. Essas técnicas em geral são apropriadas apenas para as informações do tipo texto e embora seja significativa a quantidade de informação disponível na forma de vídeo, imagens e áudio, a busca desse tipo de mídia é apenas possível através de anotações. O objetivo desse projeto é desenvolver formas eficientes de organização e indexação da informação visual em vídeos para tornar mais eficientes as ações de busca, visualização, armazenamento e transmissão de vídeo. Como resultado desse projeto serão desenvolvidos vários filtros para a detecção de atributos de vídeo em vários níveis semânticos diferentes, e uma plataforma onde tais filtros poderão ser integrados para formar um protótipo de um sistema para exploração em grandes bases de vídeo digital, baseado apenas em informações visuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Hitoshi Morimoto - Coordenador / Thiago Teixeira Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    6. 2000-2006. Computer Vision techniques for Human Computer Interaction
      Descrição: This project aims the research of computer vision techniques for development of non traditional human-computer interfaces.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Carlos Hitoshi Morimoto - Coordenador / Márcio Raul Medeiros Mimica - Integrante / Thiago Schumacher Barcelos - Integrante / Flavio Luis Coutinho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Ibm Coorporation - Cooperação. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    7. 2000-2005. MAGIC Pointing
      Descrição: Joint research project between the University of São Paulo (USP) and the Almaden IBM Research Center for the development of gaze enhanced interfaces such as the MAGIC (Manual And Gaze Input Cascaded) Pointing.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Carlos Hitoshi Morimoto - Coordenador / Myron Flickner - Integrante. Financiador(es): Ibm Coorporation - Cooperação. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. ETRA 2021 - Best Paper Award, https://dl.acm.org/doi/proceedings/10.1145/3448017.. 2021.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    2. ETRA 2018 - Paper of Note, https://etra.acm.org/2018/awards.html.. 2018.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    3. Best Full Paper Award, 17th Symposium on Virtual and Augmented Reality, SVR 2015.. 2015.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    4. Orientador da 3a melhor tese de mestrado, por Filipe M.S. Campos., XXII Concurso Latinoamericano de Tesis de Maestría (CLEI 2015 - https://sites.google.com/a/spc.org.).. 2015.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    5. Finalista entre os 3 melhores artigos resumidos, 13th Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, SBGames 2014.. 2014.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.
    6. Melhor artigo completo do Simposium of Virtual and Augmented Reality - SVR 2010, Sociedade Brasileira de Computação - SBC.. 2010.
      Membro: Carlos Hitoshi Morimoto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. 2018 ACM ETRA Symposium.Circular Orbits Detection for Gaze Interaction Using 2D Correlation and Profile Matching Algorithms. 2018. (Simpósio).
    2. COGAIN 2018 Symposium.3D Gaze Estimation in the Scene Volume with a Head-mounted Eye Tracker. 2018. (Simpósio).
    3. COGAIN 2017 Symposium.Gaze Interaction Using Low Resolution Images at 5 FPS. 2017. (Simpósio).
    4. ACM CHI. Facilitating Gaze Interaction Using the Gap and Overlap Effects. 2013. (Congresso).
    5. European Conference on Eye Movements. Keynote speaker:. 2013. (Congresso).
    6. Workshop de Visão Computacional.Workshop de Visão Computacional. 2008. (Simpósio).
    7. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2005. (Congresso).
    8. Microsoft Faculty Summit.Microsoft Faculty Summit. 2005. (Encontro).
    9. VII Symposium on Virtual Reality.VII Symposium on Virtual Reality - SVR 2004. 2004. (Simpósio).
    10. WEI - Workshop de educação em computação. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2004. (Congresso).
    11. XVI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing.SIBGRAPI 2003. 2003. (Simpósio).
    12. 10 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Ferramentas para análise de dados de rastreadores de olhar. 2002. (Simpósio).
    13. 10 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Avaliação de interfaces baseadas em visão computacional. 2002. (Simpósio).
    14. 10 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Interfaces baseadas em técnicas de visão computacional. 2002. (Simpósio).
    15. International Conference on Pattern Recognition. ICPR 2002 - International Conference on Pattern Recognition. 2002. (Congresso).
    16. Simposio Brasileiro de Computacao Grafica e Processamento de Imagens.Digital Mirrors. 2001. (Simpósio).
    17. Iberamia - SBIA 2000 - I WAICV. Virtual autonomous agents with vision. 2000. (Congresso).
    18. XI Semac - Semana da computação.Interfaces baseadas em visão computacional. 2000. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MORIMOTO, C. H.; Pfeiffer, T.. COGAIN 2018 Symposium. 2018. Congresso
    2. Bulling, A. ; Bednarik, R. ; Hansen, J. P. ; Morimoto, Carlos H.. COGAIN 2017 Symposium. 2017. Congresso
    3. MORIMOTO, C. H.; CASTANON, C. A. B.. SIBGRAPI 2013 Tutorial Sessions. 2013. Congresso
    4. MORIMOTO, C. H.; H. Istance. ACM Symposium on Eye Tracking Research & Applications - ETRA 2012. 2012. Congresso
    5. MORIMOTO, C. H.; H. Istance. ACM Symposium on Eye Tracking Research & Applications - ETRA 2010. 2010. Congresso
    6. A. Duchowski ; K. Räihä ; AMIR, Arnon ; MORIMOTO, C. H.. ACM Symposium on Eye Tracking Research & Applications - ETRA 2008. 2008. Congresso
    7. MORIMOTO, C. H.; TRAINA, A.. Sibgrapi 2003. 2003. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Carlos Hitoshi Morimoto ⇔ Carlos Eduardo Ferreira (1.0)
      1. MORIMOTO, Carlos Hitoshi ; SOARES, José Augusto Ramos ; FERREIRA, C. E.. Panda: sistema de gerenciamento de cursos online. Em: WEI 2004 - Workshop de Educação em Computação, v. 1, p. 1104-1113, 2004.Qualis: Não identificado (WEI 2004 - Workshop de Educação em Computação)




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 05/12/2024 01:15:21