1. | Andressa Rubim. Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle. |
2. | Juliana F. Carbonaro. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2021. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
3. | Rafael Vieira Buonangelo. CiEncia de Dados e Estatistica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante de Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . Início: 2021. Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani. |
4. | Raquel Lameiras de Carvalho. Gráficos e o Ensino da Estatística. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante de Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . Início: 2021. Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani. |
1. | Alan Paganelli. Educação Matemática na Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2020. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
2. | Beatriz Lopes Roldão. Investigações Matemáticas: Convite para o ensino de Geometria. Dissertação (Mestrado profissional em MATEMÁTICA) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Cláudia Cueva Candido. |
3. | Daniel Arsego Balbinot. Explorando os resultados do Vestibulinho das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo: análises pela Teoria Clássica dos Testes e pela Análise Fatorial. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse. |
4. | Derek Paiva. Números reais: uma abordagem sócio crítica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
5. | Elivelton Souza Santos. Desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica: possibilidades de articulação com conteúdos curriculares. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2020. Orientador: Ana Paula Jahn. |
6. | Fábio Luís Teixeira. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Barbara Corominas Valerio. |
7. | Gabriel Deldono de Oliveira. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: David Pires Dias. |
8. | Gustavo Massao Koga. Educação Matemática na Escola Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2020. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
9. | Isabel Vilas Bôas Bonacella. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: David Pires Dias. |
10. | Kenny Kendy Kakazu Uezu. Investigação Matemática auxiliada de tecnologias digitais na Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2020. Orientador: Ana Paula Jahn. |
11. | Mariana Ferreira Rodrigues. História de Mulheres na Matemática na Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Christina Brech. |
12. | Nelian Leal Serafim. Ensino de Matemática durante a Pandemia. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2020. Orientador: Cristina Cerri. |
13. | Regina Mariko Nakano. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2020. Orientador: Viviana Giampaoli. |
14. | Renata Diniz Ramos. O diálogo em aulas de matemática a partir do território. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Júlio César Augusto do Valle. |
15. | Thiago Fernando Costa. Testes Adaptativos Informatizados (TAI) e desafios das políticas de avaliação de leitura nos anos iniciais: um modelo de análise de alternativas em itens de múltipla escolha como contribuição para o sucesso escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse. |
16. | Érika Dudr Pereira. Números reais: uma proposta de abordagem para o Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
1. | Débora Cardoso do Amaral. Ensino de matemática.. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Ricardo Bianconi. |
2. | Fabricio Magnelli. Modelagem geométrica na formação de Professores de Matemática do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2019. Orientador: Ana Paula Jahn. |
3. | Felipe C. Francisco. Educação e História da Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Oscar João Abdounur. |
4. | Fernando Fuchs. Polinomios e números complexos no ENEM. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Oscar João Abdounur. |
5. | Francisco Lucas Nascimento de Souza. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2019. Orientador: Barbara Corominas Valerio. |
6. | José Daniel Caruso. Ensino de matemática.. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Ricardo Bianconi. |
7. | Lucas D. dos S. da Silva. Ferramentas tecnológicas no ensino de Probabilidade e Estatística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Silvia Nagib Elian. |
8. | Marcos Alves dos Santos. Raciocínio Espacial no Ensino e Aprendizagem da Matemática: concepções de estudantes e professores. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2019. Orientador: Ana Paula Jahn. |
9. | Rodrigo Martins Lopes. Sequências e séries geométricas: uma abordagem com vários registros de representação semiótica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
10. | Rodrigo S. de Alencar. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Barbara Corominas Valerio. |
11. | Tânia Tavares de Araújo. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2019. Orientador: Barbara Corominas Valerio. |
12. | Uriel Engel Piffer. Uma abordagem de ensino crítica, antirracista e cultural para o pensamento proporcional: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
13. | William Eric. S. Ferreira. Jogos ns História da Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Oscar João Abdounur. |
1. | Arlis dos Santos Amorim. O ensino do desenho geométrico: uma abordagem investigativa. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
2. | Artur Cassiano D. Penna. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018. Orientador: Barbara Corominas Valerio. |
3. | Camilla de Sylos Moreno. APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2018. Orientador: Iole de Freitas Druck. |
4. | Douglas Takasu Bomfim de Oliveira. ERA UMA VEZ UMA FRAÇÃO: UMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO DE FRAÇÕES. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
5. | Elizabeth Poloni Batista. Desenvolvimento do Raciocínio Espacial no Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2018. Orientador: Ana Paula Jahn. |
6. | Felipe Garcia dos Santos. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2018. Orientador: David Pires Dias. |
7. | Felipe Júnio Santos Alves. Matemática financeira na vida de alunos do ensino médio,. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2018. Orientador: Oscar João Abdounur. |
8. | Iuri Naoto Nobre Ota. Educação Matemática na EJA. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
9. | Jean Carlo Paes Rocatelli. Matemática Reflexiva. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2018. Orientador: Barbara Corominas Valerio. |
10. | Joel Catapane Siquieri. Ideias do Cálculo na Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
11. | Klaudia C. da C. Moretta. Educação Financeira. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2018. Orientador: Antonio Carlos Brolezzi. |
12. | Luan Moreira Batista Oliveira. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2018. Orientador: David Pires Dias. |
13. | Lucas Ricardo de Souza. Geometria não euclidiana na formação de professores. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2018. Orientador: Cristina Cerri. |
14. | Luiza Tuler Veloso. A definir. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018. Orientador: Viviana Giampaoli. |
15. | Michelly Francini Brassaroto do Amaral. Os desafios da avaliação externa da aprendizagem, em larga escala, articulada com a formação docente em avaliação educacional: a organização dos Exames Nacionais dos Cursos Técnicos na Área da Saúde de Moçambique. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2018. Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse. |
16. | Thiago da Silva Vasconcelos. Interdisciplinaridade e a Estatística (provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2018. Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes. |
17. | Vanessa Gomes. Diversidade de abordagens temáticas em ciências da natureza no ensino fundamental I utilizando o terreno fértil de uma horta escolar. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e matemática) - Faculdade de Educação da USP, . Início: 2018. Orientador: Oscar João Abdounur. |
18. | Wilian Oliveira Rocha. Máximos e mínimos no ensino básico: sugestões, aplicações e abordagens sem derivadas. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP. (Coorientador)., . Início: 2018. Supervisor: Iole de Freitas Druck. |
1. | Adriana Martinez Grimaldos. COMPETIÇÕES MATEMÁTICAS BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2017. Orientador: Ana Paula Jahn. |
2. | Daniella de Paula Pereira de Souza. Da Aritmética à Álgebra: uma proposta de abordagem. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2017. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
3. | DIANA SIMÕES FERREIRA. OS DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP. (Coorientador)., . Início: 2017. Supervisor: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin. |
4. | Fernando Siqueira Vieira Lima. Área e perímetro: um estudo sobre falsas concepções de alunos concluintes da Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2017. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
5. | Flávio Matos Garbin. Teorema de Pitágoras: uma abordagem com foco na demonstração. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2017. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
6. | Willian Pereira Barreto. SECÇÕES CÔNICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECURSOS DIDÁTICOS EM UMA PLATAFORMA INTERATIVA. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2017. Orientadores: Ana Paula Jahn, Oscar João Abdounur. |
1. | Ana Melisa Paiba. Bases de Groebner e resoluções. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2016. Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos. |
2. | Cleiton Machado de Queiroz. Trigonometria: uma abordagem com base na Aprendizagem Significativa. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2016. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza. |
(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2022
Data de processamento: 15/06/2022 18:35:12