POS-MPEM - Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Barbara Corominas Valerio

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora doutora MS-3 do Departamento de Matemática do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: hipersuperfícies de Weingarten, classificacão de hipersuperfícies em espaços formas. Além disso, também tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente na área de formação de professores que ensinam Matemática (inicial e continuada). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1727582332230890 (07/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (011) 30916264
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2021-Atual. Genero e equidade: por uma educacao de qualidade e inclusiva para todes
      Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa contém investigações a respeito da questão de gênero na formação de professores - inicial e/ou continuada bem como processos educativos envolvendo grupos com características que demandam atendimento educacional especializado afim de propiciar a todes uma educação de qualidade e inclusiva... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Integrante / SERGIO ROBERTO SILVEIRA - Integrante / Karina Soledad Maldonado Molina - Coordenador / Rosebelly Nunes Marques - Integrante.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    2. 2010-Atual. Elementos articuladores da pratica profissional desenvolvidos durante a formacao inicial do licenciando em Matematica
      Descrição: Uma das formas de propiciar uma formação inicial em que teoria e prática estejam integradas é garantir a realização de um estágio supervisionado, em que exista uma real parceria entre a Instituição de Ensino Superior e a Escola de Educação Básica. Reconhecendo assim a importância do estágio, se faz necessário tentar identificar e compreender os elementos articuladores da prática profissional desenvolvidos durante a formação inicial do licenciando em Matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Coordenador. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    3. 2009-Atual. O estudo de subvariedades Riemannianas e Semi-Riemannianas
      Descrição: O projeto tem como objetivo estudar problemas envolvendo subvariedades em espaços-forma Riemannianos e Semi-Riemannianos. Em particular, estudo subvariedades que verificam condições adicionais sobre a curvatura média ou a curvatura escalar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    4. 2007-2009. Subvariedades de Weingarten
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa estudar alguns problemas relacionados com subvariedades de Weingarten. Mais especificamente, pretende: estudar as subvariedades regradas de Weingarten em formas espaciais e no espaço de Lorentz; e estudar as superfícies de Weingarten em variedades homogêneas tridimensionais que são invariantes pela ação de subgrupos a um parâmetro de isometrias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Barbara Corominas Valerio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Patronesse dos Formandos de 2018 do Instituto de Matemática e Estatística da USP, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2019.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    2. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Noturno Formandos 2018 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2019.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    3. Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, Fundação Carlos Chagas.. 2018.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    4. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Noturno. Formandos 2017 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2018.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    5. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Diurno Formandos 2013 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2014.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    6. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática - Diurno Formandos 2012 do Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística - IME-USP.. 2013.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática,.O papel desempenhado pelo estágio supervisionado e o PIBID na formação dos licenciandos do curso de Licenciatura em Matema?tica do IME/USP. 2020. (Simpósio).
    2. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. (Simpósio).
    3. XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática. Programa de Estágio Supervisionado:uma real integração entre Universidade e Escola de Educação Básica. 2019. (Congresso).
    4. XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática. Uso de materiais manipuláveis como recurso didático no curso de formação de professores de matemática. 2019. (Congresso).
    5. 4o Congresso de Graduação. Uso de materiais manipuláveis como recurso didático em disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP. 2018. (Congresso).
    6. IV Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). O PAPEL DESEMPENHADO PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - IME/USP. 2018. (Congresso).
    7. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). O programa de formação de professores da USP e o PIBID: subprojeto matemática - IME/US. 2016. (Congresso).
    8. I Congresso de Graduação da USP. Por uma valorização da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática. 2015. (Congresso).
    9. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educarres. PROJETOS DE ESTÁGIO: VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO IME/USP. 2014. (Congresso).
    10. V Encontro de Estudantes de Matemática da UFPA.O uso de Fractais na sala de aula. 2014. (Encontro).
    11. V Semana da Licenciatura em Matemática.O uso de Fractais na sala de aula. 2014. (Encontro).
    12. International Meeting on Differential Geometry and partial Differential Equations in Honour to The 80th Birthday of Professor Antonio Gervasio Colares. New characterizations for hyperbolic cylinders in anti-De-Sitter spaces. 2011. (Congresso).
    13. XVI Escola de Geometria Diferencial. 2010. (Congresso).
    14. Colóquio de MatemCentro-Oesteática da Região. Acompanhando a Exposição da Matemateca. 2009. (Congresso).
    15. II Encontro Paulista de Geometria. Hipersuperfícies regradas e de Weingarten no espaço de Lorentz-Minkowiski eno espaço De Sitter. 2009. (Congresso).
    16. Jornada das Licenciaturas. 2008. (Simpósio).
    17. International Congress on Minimal and Constant Mean Curvature Surfaces. Ruled Weingarten surfaces in a 3-dimensional space form. 2007. (Congresso).
    18. Workshop em Geometria Diferencial. 2006. (Congresso).
    19. Workshop em Geometria Diferencial - homenagem a Francesco Mercuri. 2006. (Congresso).
    20. Workshop on Differential Geometry and PDE. 2006. (Congresso).
    21. XIV Escola de Geometria Diferencial. Hipersuperfícies regradas e de Weingarten em S^n+1. 2006. (Congresso).
    22. I Encontro de Geometria Diferncial de UFRJ. 2005. (Encontro).
    23. Workshop de Superfícies de Curvatura Média Constante e EDP. 2004. (Encontro).
    24. XIII Escola de Geometria Diferencial. Ruled helicoidal surfaces in a 3-dimensional space form. 2004. (Congresso).
    25. XII Escola de Geometria Diferencial. 2002. (Congresso).
    26. An International Meeting on the occasion of the 60th birthday of A.M.Naveira. 2001. (Congresso).
    27. XI Escola de Geometria Diferencial. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. VALERIO, B. C.. II Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. VALERIO, B. C.. XVI Escola de Geometria Diferencial. 2010. (Congresso).. . 0.
    3. Asperti, A. C. ; CHAVES, R.M.B. ; VALERIO, B. C. ; DUSSAN, M. P. Verão Especial em Geometria. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Barbara Corominas Valerio ⇔ Cláudia Cueva Candido (2.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, issn: 1517-3941, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A3
      2. VALERIO, B. C.; CANDIDO, C. C.. Programa de Estágio Supervisionado: uma real integração entre Universidade e Escola de Educação Básica. Em: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, p. 1-7, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: Não identificado (XV Conferência Interamericana de Educação Matemática)

    • Barbara Corominas Valerio ⇔ David Pires Dias (2.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, issn: 1517-3941, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: A3
      2. DIAS, David P. Guia de Livros Didáticos - PNLD2015. 2014.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Barbara Corominas Valerio ⇔ Antonio Carlos Brolezzi (1.0)
      1. BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C. ; TREVIZAN, W. A.. O PIBID entre a Pesquisa e a Prática: Situações Potencialmente Adidáticas em Análise Combinatória na Escola de Aplicação da USP. Em: Emerson de Peitri; Vinicio Macedo Santos; Mirim Cardoso Utsumi; Claudia Valentina Assumpção Galian.. (Org.). A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 257-272.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Barbara Corominas Valerio ⇔ Daniela Mariz Silva Vieira (1.0)
      1. VALERIO, B. C.; VIEIRA, D. M. S.. Projetos de Estágio: uma articulação entre formação inicial e continuada de professores. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2022
Data de processamento: 15/06/2022 18:35:11