POS-MPEM - Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Iole de Freitas Druck

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1971) e PhD em Matemática pela Université de Montreal (1986). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica e na área de Educação Matemática com ênfase em Formação de Professores e Currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo de licenciatura e de ensino médio, ensino de tópicos de matemática elementar, de lógica e de teoria de conjuntos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3963038169664451 (10/01/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão 1010 Butantã 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 66281 Telefone: (11) 30916193 Fax: (11) 30916183 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2012-Atual. Subprojeto de Matematica do campus de Sao Paulo da USP no PIBID/USP 2012 (Apoio a docencia como componente articulador da teoria e pratica na formacao inicial do professor).
      Descrição: O subprojeto tem por objetivos que os professores supervisores, professores de 6 escolas públicas de Educação Básica de São Paulo e os bolsistas de ID, alunos do curso de Licenciatura do IME: ? elaborem e executem projetos para o ensino de Matemática na Educação Básica; ? utilizem metodologias alternativas e TIC no ensino de Matemática; ? refinem a rede de significados dos conhecimentos matemáticos dos alunos com vistas à melhoria de seu desempenho escolar; ? criem uma nova cultura de avaliação em Matemática, baseada na elaboração de questões por parte dos alunos, por meio da observação de: pertinência ao contexto, originalidade, complexidade da criação do aluno etc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (7) . Integrantes: Iole de Freitas Druck - Coordenador / Vinício de Macedo Santos - Integrante / Maria Cristina Bonomi Barufi - Integrante.
      Membro: Iole de Freitas Druck.
    2. 2012-Atual. Projeto: Analise de dificuldades conceituais em topicos basicos da Matematica Elementar
      Descrição: O projeto se propõe a analisar e explicitar os ?nós? conceituais em tópicos como: Números e as quatro operações fundamentais; Sistemas de Numeração; Frações; Números racionais e irracionais; Números complexos; Funções Trigonométricas; Logaritmos e Exponenciais, Problemas de Contagem, Áreas e Volumes; Cônicas e outros. A análise levará em conta o ponto de vista epistemológico como também a complexidade de abstração dos conceitos pesquisados. O objetivo é a formulação de propostas de abordagens didáticas mais favorecedoras da aprendizagem significativa dos tópicos por parte dos alunos e que respeitem tanto a natureza dos conceitos no interior da ciência como o grau de maturidade e a possível motivação dos estudantes da Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Iole de Freitas Druck - Coordenador / Martha Salerno Monteiro - Integrante / Bárbara Corominas Valério - Integrante.
      Membro: Iole de Freitas Druck.
    3. 2011-2012. Apoio aos Ingressantes na Licenciatura em Matematica do IME
      Descrição: Neste projeto desenvolvemos um trabalho com alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática de maneira a procurar auxiliá-los no enfrentamento das dificuldades inerentes à transição do Ensino Médio ao Ensino Superior. O projeto também serviu de base para a formulação de recomendações sobre medidas com bom potencial de adequação para o estabelecimento de um programa permanente de apoio, capaz de favorecer a superação de problemas que têm se mostrado recorrentes entre os ingressantes do curso e, com isso, diminuir a retenção e a evasão. Os objetivos do projeto foram:- Diagnosticar problemas comuns entre os ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, tanto no período diurno como no noturno. - Implementar medidas que busquem saná-los, por meio de atividades que estimulem a participação ativa dos alunos na resolução e formulação de problemas, na discussão conceitual de tópicos não compreendidos, nas discussões com pares e na orientação ao estudo individual. - Aumentar o envolvimento dos alunos ingressantes com as disciplinas do curso, propiciando maior capacidade de auto-avaliação das próprias dificuldades e de formulação de questionamentos. - Fazer uma avaliação tanto dos diagnósticos como das ações desenvolvidas junto aos ingressantes visando estabelecer um programa permanente capaz de favorecer a superação de dificuldades e diminuir a retenção e a evasão no curso, decorrentes de tais problemas. - Propiciar aos alunos bolsistas o desempenho de um papel de auxílio na formação acadêmica de colegas iniciantes e uma iniciação à pesquisa em Ensino de Matemática. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Iole de Freitas Druck - Coordenador / Francisco Rui Tavares de Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Iole de Freitas Druck.
    4. 2010-2012. SURVEY TEAM 4: KEY MATHEMATICAL CONCEPTS IN THE TRANSITION FROM SECONDARY TO UNIVERSITY
      Descrição: Examine the transition from secondary school to university mathematics with a particular focus on mathematical concepts and aspects of mathematical thinking that are key to this transition. To this purpose we surveyed the recent literature in order to identify research that addresses issues of transition that are germane to the learning and teaching of: calculus and analysis; the algebra of generalised arithmetic and abstract algebra; linear algebra; reasoning, argumentation and proof; and modelling, applications and applied mathematics. The literature review revealed a multi-faceted web of cognitive, curricular and pedagogical issues, some spanning across the aforementioned mathematical topics (such as student cognitive preparedness for the requirements of university-level formal mathematical thinking) and some intrinsic to certain topics (such as little or no content coverage at school level). In addition to the literature review we surveyed the views on the transition of those engaged with teaching in university mathematics departments. Specifically, we aimed to elicit perspectives on: what topics are taught, and how, in the early parts of university-level mathematical studies; whether the transition should be smooth; student preparedness for university mathematics studies; and, what university departments do to assist those with limited preparedness. We present a summary of the survey results from 79 respondents from 21 countries. Keywords: Transition, mathematics, secondary, university, survey.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Iole de Freitas Druck - Coordenador / Mike Thomas - Integrante / Danielle Huillet - Integrante / Mi-Kyung Ju - Integrante / Elena Nardi - Integrante / Chris Rasmussen - Integrante / Jinxing Xie - Integrante.
      Membro: Iole de Freitas Druck.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Paraninfa do Curso de Licenciatura em Matemática ? Diurno e Noturno, IME-USP, Instituto de Matemática e Estatística da USP.. 2011.
      Membro: Iole de Freitas Druck.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (36)
    1. Mostra do CAEM 2015.Mesa redonda: O papel da Matemática nos Currículos da Educação Básica. 2015. (Simpósio).
    2. 5a. Semana da Licenciatura do IME - SELIC.Currículo e Formação Humana Integral. 2014. (Simpósio).
    3. III Seminário Distrital do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.Mesa redonda: Currículo e formação humana integral. 2014. (Seminário).
    4. Mostra do CAEM 2013.Mesa redonda: O papel do Livro Didático no Ensino de Matemática. 2013. (Simpósio).
    5. XVII EBRAPEM -Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática.Mesa redonda - A Licenciatura em Matemática: quem estamos formando. Palestra: A formação que busca propiciar a Licenciatura do IME/USP. 2013. (Seminário).
    6. III Semana de Educação Matemática.Mesa-redonda. 2012. (Outra).
    7. IV Jornada das Licenciaturas na USP.Formação de Professors: as experiências da USP. 2012. (Outra).
    8. Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática - Vinte anos de história.MESA REDONDA ? LEITORES DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E SUAS CONSIDERAÇÕES. 2012. (Seminário).
    9. SELIC - Semana da licenciatura de Matemática.Dificuldades conceituais no ensino de frações. 2012. (Seminário).
    10. Seminário de Ensino do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP.Mestrado Profissional da USP. 2011. (Seminário).
    11. XIII Conferência Interameticana de Educação Matemática - CIAEM. 2011. (Outra).
    12. Reunião para discussão dos Protótipos de Currículos Integrados para o Ensino Médio da UNESCO.A Área de Matemática nos Protótipos Integrados para o Ensino Médio. 2010. (Encontro).
    13. Semana da Licenciatura do IME/USP.Mesa redonda:Condições de trabalho dos professores da Educação Básica. 2010. (Simpósio).
    14. III Jornada das Licenciaturas da USP: Ressignificando a formação de professores.A Reformulação das Licenciaturas na USP: O Programa de Formação de Professores da USP. 2009. (Simpósio).
    15. VII Semana da Educação - 40 anos da Faculdade de Educação, 50 anos da Escola de Aplicação: conquistas e desafios.Mesa reodonda: A formação de professoras e professores: percursos formativos na FEUSP. 2009. (Seminário).
    16. Encontro Nacional de Educação - PDE: Visão Institucional. 2008. (Encontro).
    17. 1º Seminário de Pedagogia Universitária. 2007. (Seminário).
    18. A USP e a Formação de Docentes para a Educação Básica - Projetos Pedagógicos das Licenciaturas da USP. 2007. (Seminário).
    19. II Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. 2007. (Outra).
    20. 14o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Membro do Corpo de Avaliadores - triagem dos trabalhos do envento Engenharias e Exatas. 2006. (Simpósio).
    21. 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Triagem dos trabalhos do evento Engenharias e Exatas. 2006. (Simpósio).
    22. I Seminário sobre Produção Científica da Educação Matemática Paulista - I SEPCEMP. 2006. (Seminário).
    23. Mesa redonda.Debatedora em mesa redonda na UNICSUL. 2006. (Outra).
    24. Seminário Avaliação Externa, Projeto Político-Pedagógico e o Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Médio.Proposta de Organização Curricular para o Ensino Médio. 2006. (Seminário).
    25. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática - VIIIEPEM.Orientações curriculares para o Ensino Médio e a avaliação do Livro Didático. 2006. (Encontro).
    26. VIII EPEM. 2006. (Outra).
    27. VI Semana da Matemática.A Trajetória da Licenciatura em Matemática no Brasil: uma visão das mudanças recentes. 2006. (Outra).
    28. IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2005. (Encontro).
    29. Jornada das Licenciaturas 2005. 2005. (Outra).
    30. Encontro de Ensino de Matemática CAEM / CENP.Matemática, Natureza e Arte. 2004. (Encontro).
    31. Licenciatura em Matemática, um Projeto para Múltiplos Parceiros.Parceria Matemática-Educação no Cotidiano das Disciplinas Curriculares. 2004. (Outra).
    32. VII Encontro Nacional de Educação Matemática.O Compromisso Social e a Matemática no Ensino Médio. 2004. (Encontro).
    33. VII Encontro Paulista de Educação Matemática.Matemática na Escola: conteúdos e contextos. 2004. (Encontro).
    34. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática.O Compromisso Social e a Matemática no Ensino Médio. 2004. (Seminário).
    35. 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Geometrias Não-Euclidianas. 2003. (Simpósio).
    36. VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. DRUCK, I. F.. II Jornada das Licenciaturas, organizada pela CIL. 2009. (Outro).. . 0.
    2. DRUCK, I. F.. VII Encontro Paulista de Educação Matemática, intitulado " Matemática na Escola: conteúdos e contextos". 2004. (Outro).. . 0.
    3. DRUCK, I. F.. Encontro de Ensino de Matemática CAEM / CENP. 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2022
    Data de processamento: 15/06/2022 18:35:11