POS-MPEM - Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
Julio Cesar Augusto do Valle
Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), universidade onde se graduou em Licenciatura em Matemática, além de Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação. É especialista em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Durante os dois últimos anos da graduação participou do primeiro grupo de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de São Paulo, campus da Capital na Escola de Aplicação. Em 2014, atuou como coautor do caderno de Grandezas e Medidas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) desde 2012, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, tornando-se, em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas, cargo que exerceu até Março de 2020. (Texto informado pelo autor)
VALLE, J. C. A. Etnomatemática e Currículo nas Redes de Práticas, Pesquisas e Políticas Mobilizadas pelo GEPEm-FEUSP. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE. v. 15, p. 47-66, issn: 1558-5336, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C
VALLE, J. C. A. El movimiento de reorientación curricular en São Paulo (1989-1992) una reflexión sobre el significado de la escuela pública y el currículo. Revista Orinoco. v. 14, p. 41-71, issn: 2244-8314, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA ORINOCO)
VALLE, J. C. A. Apontamentos sobre as ausências da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revemop. v. 3, p. e202122, issn: 2596-0245, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVEMOP)
VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M.. A participação docente em processos de elaboração curricular: A experiência democrática de Paulo Freire em São Paulo. ACTA SCIENTIAE (ULBRA). v. 23, p. 262-288, issn: 1517-4492, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ACTA SCIENTIAE (ULBRA))
VALLE, J. C. A. O resgate da escola pública utópica de Freire como possibilidade inscrita na história: o movimento de reorientação curricular em São Paulo (1989-1992). Revista de Matemática, Ensino e Cultura. v. 15, p. 201-223, issn: 1980-3141, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: B4
VALLE, J. C. A. Os currículos brasileiros e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Revista Internacional Educon. v. 1, p. 1-16, issn: 2675-6722, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA INTERNACIONAL EDUCON)
GOMES, U. J. S. ; VALLE, J. C. A.. Políticas curriculares para adiar o fim do mundo e poéticas sobre a existência na educação escolar indígena. RLE (PASTO). v. 13, p. 189-214, issn: 2011-5474, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A2
VALLE, J. C. A. As Associações Científicas da Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Contexto do Sequestro da Democracia Brasileira. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS. p. 919-949, issn: 1645-1384, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A1
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L.. ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: A INVERSÃO DO VETOR E A AÇÃO DOS ATORES NA ESCOLA. Teias (Rio de Janeiro). v. 20, p. 106-121, issn: 1982-0305, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A2
VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M.. INVERTER O VETOR DO CURRÍCULO: O MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE FREIRE EM DEBATE. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP). v. 16, p. 1207-1233, issn: 1809-3876, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A2
VALLE, J. C. A. A influência de Bertrand Russell no posicionamento político-ideológico da obra de Ubiratan D?Ambrosio. Revista de Educação Matemática. v. 14, p. 173-188, issn: 2526-9062, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
VALLE, J. C. A. Maria do Carmo Santos Domite: uma educadora insubordinada. Educação Matemática em Revista. v. 21, p. 88-91, issn: 2317-904X, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
VALLE, J. C. A. Polarização Empírico-formal no Ensino de Geometria: uma contribuição histórico-reflexiva à educação geométrica da criança. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 9, p. 142-161, issn: 2359-2842, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
DO VALLE, JÚLIO CÉSAR AUGUSTO. Ciência, misticismo e educação: uma análise russelliana da pretensa neutralidade da matemática frente à religião. HORIZONTES (EDUSF). v. 34, p. 21-32, issn: 0103-7706, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (HORIZONTES (EDUSF))
VALLE, J. C. A. Resenha da obra 'Pedagogia da Indignação' de Paulo Freire. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social. v. 4, p. 131-134, issn: 2254-3139, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN PARA LA JUSTICIA SOCIAL)
DOMITE, M. C. S. ; VALLE, J. C. A.. O pensamento matemático e a formação da identidade cultural: ressonâncias e consonâncias. Revista Educação e Linguagens. v. 4, p. 127-139, issn: 2238-6084, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3
VALLE, J. C. A.; SILVA, A. R.. O mérito e o mito da democracia racial: tópicos de uma discussão. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social. v. 3, p. 235-250, issn: 2254-3139, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN PARA LA JUSTICIA SOCIAL)
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L. (Org.) ; OLIVEIRA, C. C. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1 ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2020. v. 1, p. 316. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Os professores foram feitos para preparar o amanhã: a literatura em minha trajetória. Em: Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, artes e literatura: reminiscências. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 111-124. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. A artesanalidade dos currículos e das culinárias: os saberesfazeres dos praticantes e as políticas educacionais. Em: Márcia Fusaro. (Org.). Educação em tempos desafiadores: transdisciplinaridade, tecnologias e linguagens. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 9-24. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Entre-vistas com Ubiratan D'Ambrósio: um diálogo sobre memória, matemática, escola e paz. Em: Cristiane Coppe; Lauro Sá; Milton Rosa; Mônica Martines. (Org.). História da matemática e cultura. 1ed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 2020.v. 14, p. 112-135. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Jogos de sombras, ecos e refrações: a vilania em matemática. Em: Marco Lucchesi. (Org.). Literatura e ciência. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum Editorial. 2020.p. 78-87. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Sobre os hinos que celebram a fecundidade do encontro entre a matemática com a língua. Em: Ana Maria Haddad Baptista. (Org.). Estética do Interdisciplinar. 1ed.São Paulo. : Editora Patuá. 2020.p. 177-191. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. A visão de área de matemática no centro Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. Em: José Sávio Bicho. (Org.). Perspectivas e práticas em Educação Matemática. 1ed.Veranópolis. : Diálogo Freireano. 2020.v. 1, p. 11-26. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CONRADO, A. L. ; VALLE, J. C. A.. Alteridade como princípio para a política curricular de matemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 97-124. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D'AMBROSIO, U. ; VALLE, J. C. A.. Um diálogo intergeracional sobre os caminhos da educação matemática e da etnomatemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 245-260. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A. Um ensaio sobre a nossa responsabilidade com a matemática em três cenas. Em: Ana Maria Haddad Baptista; Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, culturas, artes e tecnologias. 1ed.São Paulo. : FUNDARTE/BT Acadêmica/CAPES. 2019.v. 1, p. 73. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; SANTOS, E. C. ; BEZERRA, K. M. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R. ; SILVA, V. L.. A medida em nossas vidas. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 13-17. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, V. R. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SILVA, V. L.. A feira e as cuias. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 36-40. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; ABREU, R. G. ; BEZERRA, K. M. ; SILVA, V. L. ; SOUZA, V. R. ; SANTOS, E. C. ; SOUZA, R. L. L. ; DOMITE, M. C. S.. Ô matapi, ó paneiro!. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 41-47. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; SILVA, V. L. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R.. O olhar do observador. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 24-27. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (21)
VALLE, J. C. A. Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. Em: 5º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (5º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. Currículos pensadospraticados e a política de desinvisibilizar: as Práticas da Gente na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba (SP). Em: VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU), p. 1-12, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU))
VALLE, J. C. A. O que a política curricular de Freire nos ensina a pensar sobre o currículo de matemática?. Em: XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), p. 943-955, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM))
VALLE, J. C. A. Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. Em: XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 14, p. 2-20, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade)
VALLE, J. C. A.; MORAIS, D. N.. Paradoxos aparentes sobre a docência: discursos em torno da Base Nacional Comum Curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VII Congresso Brasileiro de Educação)
VALLE, J. C. A. A visão de área de matemática no centro do Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. Em: XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3 (ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. O território de uma cidade educadora: da política pública à sala de aula. Em: Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias)
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; ARELARO, L. R. G. ; KRUPPA, S. M. P.. Participar e formar: o orçamento público da educação posto em debate. Em: III Encontro Nacional de Políticas Públicas, p. 57-78, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (III Encontro Nacional de Políticas Públicas)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. A infância na cidade e os trilhos pedagógicos: o território no caso pindense. Em: XII Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP), v. XII, p. 47-61, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XII Jornada Científica de Administração Pública (JORNAP))
VALLE, J. C. A. Contribuições ao campo da educação e apontamentos filosóficos para a formação de professores sob a perspectiva de Bertrand Russell. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores)
VALLE, J. C. A. Wittgenstein como interlocutor para o Programa Etnomatemática: elementos filosóficos introdutórios. Em: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XII Encontro Nacional de Educação Matemática)
VALLE, J. C. A. A influência de Bertrand Russell na obra de Ubiratan D'Ambrosio: fundamentos filosóficos. Em: Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática)
VALLE, J. C. A. Elementos de filosofia educacional em Bertrand Russell. Em: VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação)
VALLE, J. C. A. A matemática no movimento de reorientação curricular do município de São Paulo na gestão Freire, 1989-1991. Em: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3 (ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A. O ensino de matemática e a prática avaliativa: um ensaio russelliano. Em: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: A3 (ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A. O papel da educomunicação frente à etnomatemática: semelhanças, concorrências e paralelismos. Em: Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro, p. 225-237, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro)
VALLE, J. C. A. O preconceito como dispositivo ideológico da escola neoliberal: um currículo para a alteridade às avessas. Em: X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero)
VALLE, J. C. A. O (re)pensar a prática pedagógica: das concepções espontâneas ao saber-fazer etnomatemático do educando em ação. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 01, p. 2705-2715, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (II Congresso Nacional de Formação de Professores)
VALLE, J. C. A. Etnomatemática e Discurso Performático: a construção de identidades na escola. Em: I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe)
VALLE, J. C. A. A materacia como proposta curricular para a Educação (Escolar) Indígena: tensões e desafios. Em: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (CONGRESO IBEROMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA)
VALLE, J. C. A. O pensamento matemático e a formação da identidade cultural. Em: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: C (CONGRESO IBEROMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (8)
VALLE, J. C. A. A prática docente na formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Em: 40º Reunião Científica Nacional da ANPEd, 2021, Amazonia. Anais da 40º RN ANPEd, p. 1-6, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (40º REUNIÃO CIENTÍFICA NACIONAL DA ANPED, 2021, AMAZONIA. ANAIS DA 40º RN ANPED)
VALLE, J. C. A. A avaliação diagnóstica colaborativa e a política de desinvisibilizar: o caso da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba-SP. Em: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Anais do XX ENDIPE, p. 258-265, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2020, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO XX ENDIPE)
VALLE, J. C. A. Notas sobre as ausências da/na Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Em: 14º Reunião Regional da ANPEd Sudeste, 2020. Anais da 14º ANPEd Sudeste, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (14º REUNIÃO REGIONAL DA ANPED SUDESTE, 2020. ANAIS DA 14º ANPED SUDESTE)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. Equidade no uso dos recursos da educação: território e diferença em um estudo de caso. Em: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba. Anais, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2019, CURITIBA. ANAIS)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. Políticas de desinvisibilizar o currículo praticado: um relato das 'Práticas da Gente'. Em: XII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE), 2019, Campinas. Anais do XII SimpLAGE, p. 78-82, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XII SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL (SIMPLAGE), 2019, CAMPINAS. ANAIS DO XII SIMPLAGE)
C. A. V., J. OUSADIA NO DIÁLOGO E NA ESCUTA: A ÉTICA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. Em: ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2018. Anais do II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2018. ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL)
VALLE, J. C. A.; ARELARO, L. R. G. ; KRUPPA, S. M. P. ; NASCIMENTO, R. O.. Participar e formar: o orçamento da educação posto em debate. Em: Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), 2018, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE), 2018, BELO HORIZONTE. ANAIS. BELO HORIZONTE)
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. O território em sua dimensão organizativa do trabalho pedagógico e da política pública de educação. Em: XI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2017, Campinas. Anais do XI Simplage, v. 1, p. 29-35, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ] Qualis: Não identificado (XI SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 2017, CAMPINAS. ANAIS DO XI SIMPLAGE)
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, R.. Etnomatemática e Educação Matemática. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
OLIVEIRA, C. C. ; CONRADO, A. L. ; VALLE, J. C. A.. Roda de conversa com GEPEm. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
VALLE, J. C. A.; SANTOS, P. R.. A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: relato de uma experiência formativa. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra
VALLE, J. C. A. O útil e o ornamental em debate: perspectivas russellianas sobre educação. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
VALLE, J. C. A. Os temas geradores e a leitura crítica da realidade: pode a educação matemática desmistificar o mundo?. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário
VALLE, J. C. A.; KASAMA, M. M. Y.. Experiências significativas para a formação dos alunos de Licenciatura através do PIBID. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
VALLE, J. C. A.; KASAMA, M. M. Y.. 3 turmas, 75 alunos, 27 aulas... E agora?. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
VALLE, J. C. A. Convergência de séries curiosas. 2011. Apresentação de Trabalho/Simpósio
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (8)
RUBIM, A. ; RAMOS, R. D. ; VALLE, J. C. A.. Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. 2021. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A. Currículos de matemática sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática. 2020. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A.; SANTOS, P. R.. A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia. 2020. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
TAMAYO, C. ; VALLE, J. C. A.. Desterritorializando a escola como a gente conhecia: perspectivas socioculturais da Educação Matemática no contexto da Pandemia. 2020. Editoração/Periódico [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A. Etnomatemática e territórios educativos: matemática, cultura e sociedade. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A. Alfabetização matemática: a criança, os significados e o mundo dos números e das formas. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A.; OLIVEIRA, C. C. ; ABREU, R. G.. O legado de Paulus Gerdes para a prática pedagógica: elementos do Programa Etnomatemática para ensino da Geometria. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L.. Um olhar da cultura sobre o avaliar: subsídios e resistências. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (2)
Andressa Rubim. Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Renata Diniz Ramos. O diálogo em aulas de matemática a partir do território. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Isabelle Baida Beccari. O uso dos quadrinhos como recurso pedagógico em aulas de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Iniciação científica (2)
Alana Ilen Cermak. Experiências de ensino de matemática em festivais de vídeos digitais: abordagens, contextos e significados. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Matheus Lima Gonçalves Hisnauer Didone. A Etnomatemática nas práticas docentes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
Sofia Nunes Pavesi. Meninas na matemática: o potencial da escola na desconstrução de estereótipos. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Marcelo da Conceição de Oliveira Filho. A estatística no Ensino Fundamental : uma análise à luz da educação crítica. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018. Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2020-Atual. Matematica nos curriculos da Educacao Basica, suas epistemologias e politicas Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no contexto em que se cruzam as áreas de pesquisa em Epistemologia da Matemática e Educação Básica e Transposição didática da matemática para a sala de aula escolar, ambas constantes no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (MPEM) do Instituto de Matemática e Estatística e que subsidiam, em grande medida, a elaboração deste projeto de pesquisa. Trata-se de um projeto de pesquisa sobre a matemática nos currículos da Educação Básica, precisamente devido à compreensão de que é preciso ? tanto como compreender as políticas educacionais subjacentes às propostas curriculares brasileiras ? investigar como a epistemologia da matemática e os diferentes aspectos de transposição didática se articulam e pautam a elaboração de propostas curriculares e currículos praticados. Espera-se que mapear, analisar e discutir propostas oficiais, em sua interlocução direta com a matemática, contribua, por exemplo, para identificar como sua abordagem na Educação Básica tem considerado ou não obstáculos epistemológicos próprios do conhecimento matemático, assim como para compreender diferentes possibilidades e limites das transposições didáticas em tópicos elementares e conceitos fundamentais em matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio César Augusto do Valle - Coordenador. Membro: Julio Cesar Augusto do Valle.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (66)
1º Festival de Práticas de Ensino de Matemática (VPEM).Banca Examinadora. 2021. (Outra).
40º Reunião Nacional da ANPEd. A prática docente na formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2021. (Congresso).
5º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (FNCM). Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. 2021. (Congresso).
II Encontro Nacional Online de Professores que ensinam Matemática.Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. 2021. (Encontro).
Seminários de Matemática e Educação Matemática (UNESP).Paulo Freire e Educação Matemática: diálogos, práticas e vivências. 2021. (Seminário).
14º Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.Notas sobre as ausências da/na Base Nacional Comum Curricular de Matemática. 2020. (Outra).
28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).Avaliador. 2020. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). 2020. (Encontro).
III Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino (SEMITE). 2020. (Seminário).
IV Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares (CONEPI). Caminhos para o ensono de matemática no contexto da escola pública popular-democrática de Freire: revisitando a interdisciplinaridade via tema gerador. 2020. (Congresso).
IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. A inversão do vetor nas políticas curriculares: a estrutura documental do Movimento de Reorientação Curricular de Freire. 2020. (Congresso).
Possíveis diálogos em Educação Matemática.Currículos: estudos, políticas e práticas. 2020. (Seminário).
VI Encontro EJA em Movimento.A matemática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: relato de uma experiência formativa. 2020. (Encontro).
VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Currículos pensadospraticados e a política de desinvisibilizar: as Práticas da Gente na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba (SP). 2020. (Congresso).
VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática.A política curricular freireana na capital paulista (1989-1992): subsídios para refletir sobre o currículo de matemática e suas políticas. 2020. (Encontro).
Virtual Etnomatemática Brasil (VEm Brasil). Roda de conversa com GEPEm. 2020. (Congresso).
XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da Educação Matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados. 2020. (Outra).
XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM).O que a política curricular de Freire nos ensina a pensar sobre o currículo de matemática?. 2020. (Encontro).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).A avaliação diagnóstica colaborativa e a política de desinvisibilizar: o caso da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba-SP. 2020. (Encontro).
17º Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).Práticas de Gestão Municipal da Educação. 2019. (Outra).
29º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).Os trilhos pedagógicos de uma cidade educadora. 2019. (Outra).
33 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME). Os temas geradores como alternativa pedagógica para a etnomatemática. 2019. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Educação (CBE). Paradoxos aparentes sobre a docência: discursos em torno da Base Nacional Comum Curricular. 2019. (Congresso).
XII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE).Políticas de desinvisibilizar o currículo praticado: um relato das "Práticas da Gente". 2019. (Simpósio).
XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).A visão de área de matemática no centro do Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. 2019. (Encontro).
XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Equidade no uso dos recursos da educação: território e diferença em um estudo de caso. 2019. (Simpósio).
13º Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2018. (Congresso).
17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Comissão de pré-avaliação. 2018. (Feira).
7º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba. 2018. (Seminário).
Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias. O território de uma cidade educadora: da política pública à sala de aula. 2018. (Congresso).
II Congresso Internacional Paulo Freire. Ousadia no diálogo e na escuta: a ética na pedagogia de Paulo Freire. 2018. (Congresso).
III Encontro Nacional de Políticas Públicas.Participar e formar: o orçamento público da educação posto em debate. 2018. (Encontro).
VI Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA). 2018. (Encontro).
XXXII Encontro Estadual de Supervisores do Magistério de São Paulo (APASE). 2018. (Encontro).
27º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME). 2017. (Outra).
4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2017. (Outra).
BETT Brasil Educar. Instrumentos inovadores de avaliação da aprendizagem em matemática. 2017. (Exposição).
Colóquio "A cultura em tempos de crise" para Dirigentes Municipais de Cultura. 2017. (Seminário).
II Congresso Internacional Escola Pública: Tempos difíceis mas não impossíveis. 2017. (Congresso).
IV Meeting Universidade Empresa.O poder público municipal e o mercado de trabalho para o futuro professor. 2017. (Encontro).
Segunda Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular da Ação Educativa. 2017. (Congresso).
Seminário "A gestão da educação municipal em Rede" da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2017. (Seminário).
XI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (SIMPLAGE).O território em sua dimensão organizativa do trabalho pedagógico e da política pública de educação. 2017. (Simpósio).
14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Comissão de Pré-Avaliação. 2016. (Feira).
2º ICLOC Jovem. Mediador de sessão. 2016. (Congresso).
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Contribuições ao campo da educação e apontamentos filosóficos para a formação de professores sob a perspectiva de Bertrand Russell. 2016. (Congresso).
Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática. A influência de Bertrand Russell na obra de Ubiratan D'Ambrosio. 2016. (Congresso).
VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Elementos de filosofia educacional em Bertrand Russell. 2016. (Congresso).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Wittgenstein como interlocutor para o Programa Etnomatemática: elementos filosóficos introdutórios. 2016. (Encontro).
XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A matemática no movimento de reorientação curricular do município de São Paulo na gestão Freire, 1989-1991. 2016. (Encontro).
II Seminário Internacional Desfazendo o Gênero. 2015. (Seminário).
I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).
IV Encontro da Área de Filosofia e Educação.O útil e o ornamental em debate: perspectivas russellianas sobre educação. 2015. (Encontro).
V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de matemática.Os temas geradores e a leitura crítica da realidade: pode a educação matemática desmistificar o mundo?. 2015. (Seminário).
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.O ensino de matemática e a prática avaliativa: um ensaio russelliano. 2015. (Encontro).
XVIII Olimpíada de Matemática do Sistema Etapa. Banca examinadora. 2015. (Olimpíada).
Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro.O papel da educomunicação frente à etnomatemática: semelhanças, concorrências e paralelismos. 2014. (Encontro).
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. O (re)pensar a prática pedagógica: das concepções espontâneas ao saber-fazer etnomatemático do educando em ação. 2014. (Congresso).
X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero, Raça e Etnia.O preconceito como dispositivo ideológico da escola neoliberal: um currículo para a alteridade às avessas. 2014. (Seminário).
XVII Olimpíada de Matemática do Sistema Etapa. Banca examinadora. 2014. (Olimpíada).
I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe. Etnomatemática e Discurso Performático: a construção de identidades na escola. 2013. (Congresso).
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. A materacia como proposta curricular para a Educação (Escolar) Indígena: tensões e desafios. 2013. (Congresso).
I Encontro PIBID USP.3 turmas, 75 alunos, 27 aulas... E agora?. 2012. (Encontro).
IV Jornada das Licenciaturas. Experiências significativas para a formação dos alunos de Licenciatura através do PIBID. 2012. (Congresso).
Quarto Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2012. (Congresso).
19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Convergência de séries curiosas. 2011. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (11)
VALLE, J. C. A.; SANTOS, V. M. ; BICCAS, M.. Ciclo de Diálogos "Há uma forma matemática de estar no mundo". 2021. Outro
JAHN, A. P. ; BROLEZZI, A. C. ; VALLE, J. C. A. ; SANTOS, M. A. ; FAGUNDES, P. L. ; CHAPARIN, R. O.. Mostra CAEM. 2021. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Congresso Municipal de Educação de Pindamonhangaba - Territórios de uma cidade educadora. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Conferência Municipal Popular de Educação (CONAPE). 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Primeiro Encontro de Formação para a Educação Infantil. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Segundo Encontro Municipal com a Prática da Pedagogia Waldorf. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O. ; NASCIMENTO, R. O.. Segundo Encontro Municipal das Escolas com a Cultura Popular. 2018. Outro
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Seminário Municipal de Matemática nos Anos Iniciais de Pindamonhangaba. 2017. Outro
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Encontro Municipal com a Prática da Pedagogia Waldorf de Pindamonhangaba. 2017. Outro
VALLE, J. C. A.; NASCIMENTO, R. O. ; FERREIRA, L. O.. Primeiro Encontro Municipal das Escolas com a Cultura Popular. 2017. Outro
VALLE, J. C. A.; CONRADO, A. L. ; POLICASTRO, M. S. ; SANTOS, E. C. ; BEZERRA, K. M.. Homenagem póstuma à professora Maria do Carmo Santos Domite. 2015. Outro
Lista de colaborações
Colaborações endôgenas (0)
(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2022
Data de processamento: 15/06/2022 18:35:11