POS-MPEM - Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Marcos Nascimento Magalhaes

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Industrial Engeneering And Operation Research - Virginia Tech (1988). Atualmente é professor associado do Instituto de Matemática e Estatística e professor ms-5 da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas e Educação Estatística. Atua principalmente nos seguintes temas: estatística básica, aprendizagem de conceitos básicos de Estatística e formação de professores de Matemática para o ensino de Estatística. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8280771165693528 (04/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Estatística. IME- USP, Caixa Postal 66281 05315970 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 66281 Telefone: (11) 38186129
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2009-Atual. Avaliacao do uso e conhecimento de Estatistica dos formandos em Licenciatura do IME-USP
      Descrição: O desenvolvimento de tópicos relacionados à Estatística está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais em várias séries da Educação Básica. Em geral, os professores de Matemática são os responsáveis pela introdução desses tópicos em suas aulas. Como a formação dos professores é bastante diferenciada, a presença da Estatística não tem um local consolidado na grade curricular e, não raras vezes, é simplesmente ignorada. O projeto consiste em buscar informações junto aos formandos sobre suas perspectivas profissionais e avaliar seu conhecimento de noções básicas de Estatística através de um teste com questões conceituais simples. Um questionário seria também respondido por uma amostra de estudantes recém formados, aproximadamente 6 meses após completarem sua graduação, para obter informações sobre os empregos que estão exercendo e o uso de Estatística.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador / Renan Marcel B. dos Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.
    2. 2007-2009. Avaliacao de MAE-116
      Descrição: As técnicas estatísticas têm se tornado de uso freqüente em várias áreas do conhecimento e a disciplina MAE116, Noções de Estatística, tem sido oferecida pelo Departamento de Estatística do IME para várias carreiras. A disciplina é oferecida todos os semestres e nos três períodos para estudantes de: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Esportes, Farmácia, Física, Geografia, Geologia, Meteorologia e Geofísica, Oceanografia, Pedagogia, Química, Relações Públicas e Turismo. Os alunos do IME, da Licenciatura e dos Bacharelados, fazem duas outras disciplinas básicas de Estatística. Tendo em vista o elevado número de estudantes e carreiras que se envolvem nessa disciplina, torna-se particularmente importante avaliar o efetivo aprendizado que está sendo obtido. O projeto consiste em avaliar o ensino e a aprendizagem nas diversas turmas em que é oferecida a disciplina MAE-116. Serão feitas observações da prática de sala de aula, do critério de aprovação e do material didático. A opinião de professores, monitores, alunos e ex-alunos serão incorporadas. Para verificar quais conteúdos básicos da disciplina foram realmente assimilados pelos alunos, será formulado um teste que será aplicado após o termino do curso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador / Daniela F. Alvarenga - Integrante / Liz Jandui S. Baptista - Integrante / Marcus Dias - Integrante / Mirian de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.
    3. 2007-Atual. Estatistica no ensino fundamental e medio
      Descrição: O desenvolvimento de tópicos relacionados à Estatística estão previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais em várias séries da Educação Básica. Em geral, o professor de Matemática é responsável pela introdução desses tópicos, mas o local na grade curricular não está consolidado. Assim, como a formação dos professores é bastante diferenciada, a presença da Estatística pode receber intensidades bem diferentes ou, até mesmo, ser ignorada. O projeto consiste em discutir o ensino de Estatística na educação básica e propor métodos e técnicas para o seu aperfeiçoamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.
    4. 2004-Atual. Avaliacao do aprendizado em cursos basicos de estatistica
      Descrição: Discutir o aprendizado em cursos básicos de estatística. Estudar a relação das dificuldades dos estudantes com os tópicos das disciplinas. Avaliar o efeito da motivação e outra questões referentes à carreira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professor Homenageado, Alunos Licenciatura em Matemática (diurno)- IME- USP.. 2013.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. 3o. Encuentro Colombiano de Educación Estocástica.Comitê Científico. 2018. (Encontro).
    2. 1ª Semana do Professor de Matemática -UNICAMP.Oportunidade de desenvolvimento como professor: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática no IME- USP. 2017. (Encontro).
    3. 62º Rbras, 17º SEAGRO. Convide o cérebro dos seus estudantes para as aulas de Estatística. 2017. (Congresso).
    4. 6a. Semana de Matemática IFESP.Atividades em Estatística. 2017. (Oficina).
    5. Encontro de Modelagem Estatística - UEM.Reflexões sobre o ensino de Estatística. 2017. (Encontro).
    6. III Colóquio dos Estudantes de Matemática e Estatística de Goiás.Entender e usar informações numéricas é possível?. 2017. (Simpósio).
    7. Mostra do CAEM IME-USP.Traga o aleatório para sua aula. 2017. (Oficina).
    8. Semana da Estatística -USP - UFSCAR.Estatística na sociedade, alguns desafios. 2017. (Outra).
    9. XIII EPEM.Estatística: números em contexto. 2017. (Encontro).
    10. XV Encontro Mineiro de Estatística.Priorizar ideias é o desafio. 2017. (Encontro).
    11. 22o Sinape- Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Mesa redonda- Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior:. 2016. (Simpósio).
    12. Semana da Licenciatura do IME-USP.Uma vez bem feito a gente nunca esquece. 2016. (Encontro).
    13. XII ENEM.Atividades para o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica. 2016. (Oficina).
    14. Mostra do CAEM IME-USP.Estatística na escola básica. 2015. (Oficina).
    15. ICOTS9- International Conference on Teaching Statistics. CHALLENGES FOR LEARNING ABOUT DISTRIBUTIONS IN COURSES FOR FUTURE MATHEMATICS TEACHERS. 2014. (Congresso).
    16. I Workshop Nacional de Educação Estatística.A Estatística e a Probabilidade nos cursos de formação de professores de Matemática na Educação Básica. 2014. (Encontro).
    17. SINAPE- Simposio Nacional de Probabilidade e Estatística.Desafios do ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática. 2014. (Simpósio).
    18. Mostra do CAEM IME-USP.Atividades para aprendizagem de conceitos estatísticos na educação básica. 2013. (Oficina).
    19. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2013. (Simpósio).
    20. Simpósio de Iniciação Científica e Pós-graduação do IME-USP.PREPARAÇÃO EM ESTATÍSTICA DOS FORMANDOS DA LICENCIATURA DO IME-USP. 2012. (Simpósio).
    21. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.A formação de Estatística na Licenciatura em Matemática. 2012. (Simpósio).
    22. Encontro interamericano de educação estatística.Atividades de Educação Estatística no IME/USP. 2011. (Encontro).
    23. ICOTS8 International Conference on Teaching Statistics. Different views of a basic statistics course. 2010. (Congresso).
    24. ICOTS8- International Conference on Teaching Statistics. ANALYSIS OF A BASIC STATISTIC COURSE USING ITEM RESPONSE THEORY. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. MAGALHAES, M. N.. Seminário de Educação Estatística. 2018. (Outro).. . 0.
    2. MAGALHAES, M. N.. Organizador da Seção 6D no 10th ICOTS. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. BIANCONI, R. ; MAGALHAES, M. N.. 2o. Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. 2015. Congresso
    4. MAGALHAES, M. N.. Organizador da Seção 6D- ICOTS 9. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. BIANCONI, R. ; MAGALHAES, M. N.. 1o. Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP. 2014. Congresso
    6. BRAGA, L. P. ; DUARTE, D. ; CARVALHO, D. L. ; MAGALHAES, M. N.. Mesa redonda: O ensino de Estatística nas Licenciaturas em Matemática. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2022
    Data de processamento: 15/06/2022 18:35:11