POS-MPEM - Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Rogerio Osvaldo Chaparin

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Atualmente é educador do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM - IME -USP) e professor de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, formação inicial do professor de Matemática (licenciatura) e mais de 30 anos como professor da Educação Básica tanto na esfera pública como particular. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8582586393528109 (05/03/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária/Butantã 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916160
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. O sentido formativo do Calculo na Licenciatura em Matematica a partir de seus fundamentos metafisicos
      Descrição: A questão da importância das disciplinas de Cálculo para a formação dos licenciandos em Matemática é bastante controversa entre os estudiosos. Para alguns destes, tais disciplinas têm se ocupado com a explicação de métodos, a apresentação de teoremas e suas respectivas demonstrações, bem como com a exposição de suas aplicações práticas, sem destacar o progresso histórico do Cálculo, tampouco suas bases conceituais, nem as reflexões que foram necessárias para que se obtivessem os resultados que temos hoje. René Guénon afirma que isso se deve a uma perda da ?essência? do Cálculo, causada pelo distanciamento em relação às suas raízes metafísicas. Com o intuito de encontrar uma linha argumentativa, teoricamente fundamentada, que delineie, com nitidez, o sentido formativo do Cálculo para os licenciandos, que anteceda e transcenda suas aplicações práticas, o presente projeto investiga tais origens filosóficas, traçando o desenvolvimento histórico do Cálculo (desde os primórdios de seus conceitos basilares, na Antiguidade), e buscando evidenciar o que, a partir de sua fundação com Newton e Leibniz, teria contribuído para o obscurecimento de sua relevância de caráter não utilitarista... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rogério Osvaldo Chaparin - Integrante / Hamilton Piva Dominguez - Coordenador / Gabriel da Silva Armando - Integrante.
      Membro: Rogerio Osvaldo Chaparin.
    2. 2015-Atual. A resolucao de problemas e sua didatica
      Descrição: O objetivo do projeto é levantar e analisar as diversas propostas de implementação da didática da resolução de problemas em matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rogério Osvaldo Chaparin - Coordenador / Silvia Dias Alcantara Machado - Integrante.
      Membro: Rogerio Osvaldo Chaparin.
    3. 2011-2019. Algebra do Ponto de Vista Epistemologico e Didatico
      Descrição: O objetivo do projeto é investigar a Álgebra do ponto de vista epistemológico e didático nos planos: institucional, acadêmico e histórico-epistemológico por meio de meta-análises e panoramas sobre objetos do saber, conforme definido por Chevallard (1991), enfocados por pesquisas de educação algébrica.... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (8) . Integrantes: Rogério Osvaldo Chaparin - Coordenador / Silvia Dias Alcantara Machado - Integrante / Jorge Henrique Gualandi - Integrante / Barbara Lutaif Bianchini - Integrante / Adriana Tiago Castro dos Santos - Integrante / Grace Dórea Santos Baqueiro - Integrante / Iara Zimmer - Integrante / Claires Marcele Sada Boldo - Integrante / Nilza dos Santos Rodrigues Cézar - Integrante / Natalia Coelho Soares - Integrante / Francisco de Moura e Silva Junior - Integrante.
      Membro: Rogerio Osvaldo Chaparin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. V Encontro de Produção Discente.Formação do professor que ensina matemática e resolução de problemas. 2016. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. JAHAN, A. P. ; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O. ; BROLEZZI, A. C. ; PEREIRA, A. L.. 1o. Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática do CAEM-IME-USP. 2021. Festival
      2. JAHAN, A. P. ; BROLEZZI, A. C. ; VALLE, J. C. A. ; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O. ; FAGUNDES, P. L.. Mostra CAEM. 2021. Outro
      3. JAHAN, A. P. ; CHAPARIN, R. O. ; SANTOS, M. A. ; BROLEZZI, A. C. ; PEREIRA, A. L.. 1o. Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática do CAEM-IME-USP. 2021. Festival
      4. CHAPARIN, R. O.; JAHAN, A. P.. VIRADA MALBA TAHAN - 2019. 2019. Exposição
      5. JAHAN, A. P. ; PEREIRA, A. L. ; BROLEZZI, A. C. ; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O. ; FAGUNDES, P. L.. Mostra do CAEM 2019. 2019. Outro
      6. JAHAN, A. P. ; PEREIRA, A. L. ; BROLEZZI, A. C. ; FAGUNDES, P. L. ; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. Segundo Campeonato de Jogos Matemáticos - JogoMat. 2019. Festival
      7. CHAPARIN, R. O.; JAHAN, A. P.. VIRADA MALBA TAHAN - 2018. 2018. Exposição
      8. JAHAN, A. P. ; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. Primeiro Campeonato de Jogos Matemáticos - JogoMat. 2018. Festival
      9. CERRI, C.; JAHN, A.P. ; CANDIDO, C. C. ; FERRAZ, R. A.. VIRADA MALBA TAHAN - 2017. 2017. Exposição
      10. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. LIGA PROMAT - Competição de Resolução de Problemas Matemáticos. 2017. Concurso
      11. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. Mostra do CAEM 2017. 2017. Outro
      12. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. CAEM na Semana USP de Ciências e Tecnologia. 2017. Exposição
      13. CHAPARIN, R. O.. II Semana da Matemática. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2022
      Data de processamento: 15/06/2022 18:35:11