Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 61

2025

1.   Pedro Lucas Correa. PESQUISA ELEITORAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ATIVIDADE. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante de Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . Início: 2025.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.

2024

1.   Aline Isis Ferreira. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Ricardo Bianconi.
2.   Ana Carolina Hernandes de Almeida. Teoria de modelos de adeles. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Ricardo Bianconi.
3.   Eduardo Tomita Campoleoni. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Ricardo Bianconi.
4.   Enock Rodrigues dos Santos. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Ricardo Bianconi.
5.   Felipe A. Fontoura. Ainda não estabelecido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática) - Instituto da Matemática e Estatística da USP, . Início: 2024.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
6.   Gustavo de Sousa Oliveira. Área, Perimetro e Volum, um estudo utilizando os livros digitais do GeoGebra. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática) - Instituto da Matemática e Estatística da USP, . Início: 2024.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
7.   Inayá Guimarães Vieira de Oliveira. Uma transição do concreto em Geometria para a generalização em Álgebra, com apoio do GeoGebra: uma proposta com alunos de EJA. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
8.   Jonas Renan Moreira Gomes. Tópicos de o-minimalidade. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Ricardo Bianconi.
9.   Luiz Henrique Lins de Arruda Gonçalves. Soroban como ferramenta auxiliar no ensino da operação adição: proposta de uso para uma classe com deficiente visual. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
10.   Mariano Martin Rengifo Santander. Logica contínua. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Ricardo Bianconi.
11.   Pedro Luis Freitas Tótolo. A definir. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2024.
Orientador: Viviana Giampaoli.
12.   Roger Ribeiro. Currículos de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação da USP. Início: 2024.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
13.   Sandro Lins Lopes de Lucena. A definir. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2024.
Orientador: Viviana Giampaoli.
14.   Teresinha Fumi Kawasaki. . Universidade de São Paulo., . Início: 2024.
Supervisor: Júlio César Augusto do Valle.
15.   Tárcio Basílio Barbosa. Ainda não estabelecido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2024.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.

2023

1.   Adrian Rodolfo Cavalheiro Fuentes. Trajetória de ensino em livros didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental, no caso do plano cartesiano: promove o enriquecimento da Imagem de Conceito?. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
2.   Fernanda Veloso Saraiva. Há espaço para amorosidade em nossas práticas educativas: Cartas com utopias, reflexões e aproximações entre sindemia de covid-19 e educação (matemática). Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
3.   Lucas Andrade Oliveira. Educação Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Oscar João Abdounur.
4.   Luiz Henrique Lins de Arruda Gonçalves. Educação Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Oscar João Abdounur.
5.   Marcia Rodrigues Santos. Ensino de Álgebra. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2023.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
6.   Vinicius Bataiela Santana. Propostas de Educação Financeira sob uma perspectiva crítica no Ensino Médio a partir da Modelagem Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.

2022

1.   Cícero Antonio de Alencar. Linguagem Matemática na Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Instituto Federal de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Rogério Osvaldo Chaparin.
2.   Francisco Fabiano dos Santos. Uma abordagem histórica para os números complexos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
3.   Gabriel Giacomazzi dos Santos Teixeira de Carvalho. Sequência Didática: Como resolver o cubo Mágico. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
4.   Leonardo S.S. Yamamoto. O papel do pensamento pitagorico no desenvolvimento da ciência na Idade Média. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Oscar João Abdounur.
5.   Nicolas Huzian Camacho. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2022.
Orientador: Viviana Giampaoli.
6.   Roberto Paulichi Junior. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2022.
Orientador: Viviana Giampaoli.
7.   Thalita de Paula Kezh. educação matemática. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Oscar João Abdounur.

2021

1.   Bruno de Castro Paul Schultze; Rubens Santos Andrade Filho. Entendendo a interação entre esforço muscular inspiratório e a Ventilação Proporcional Assistida plus em um simulador mecânico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2021.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
2.   Carolina M. Toledo. Ensino de estatística (provisório). Orientação de outra natureza. Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2021.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
3.   Caroline Berbel Ribeiro. A MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2021.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
4.   Gabriel Giacomazzi dos Santos Teixeira de Carvalho. Ensino de estatística (provisório). Orientação de outra natureza. Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2021.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
5.   Janaina Baldan Santos. Códigos MDS em anéis de grupo skew. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Instituto De Matemática e Estatística -Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
6.   Marcio Martins. Ensino de estatística (provisório). Orientação de outra natureza. Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2021.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
7.   Thiago Augusto da Silva Dourado. Ainda não Definido. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
8.   Viktor Chust Bugno Pires de Almeida. Representações de Álgebras. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.

2020

1.   Cléber Ribeiro Cruz. Modelagem matemática: uma experiência com alunos da Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
2.   Hendrick Cordeiro Maia e Silva. A ser definido. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Bianconi.
3.   Marcos Vinicius. Ensino de Estatística (provisório). Orientação de outra natureza. Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
4.   Maycon Roberto CaiadoI. Ensino de Estatística (provisório). Orientação de outra natureza. Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
5.   Priscila Sampaio Szauter Pereira. Sobre o uso de dobraduras como recurso para a aprendizagem de Geometria no 6o ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2020.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
6.   Regina Mariko Nakano. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2020.
Orientador: Viviana Giampaoli.
7.   Umberto Alves Monteiro. Ensino de Estatística (provisório). Orientação de outra natureza. Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2020.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
8.   Vinícius Sbaiz. Pensamento e linguagem algébricos: um olhar sobre a produção de significados matemáticos e didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental I. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2020.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
9.   Wagner Kubota. A visualização na aprendizagem de frações no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2020.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
10.   Érika Dudr Pereira. Números reais: uma proposta de abordagem para o Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.

2019

1.   Felipe C. Francisco. Educação e História da Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.
2.   Fernando Fuchs. Polinomios e números complexos no ENEM. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   José Daniel Caruso. Ensino de matemática.. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
4.   Uriel Engel Piffer. Uma abordagem de ensino crítica, antirracista e cultural para o pensamento proporcional: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
5.   Yrlla Mariana Vieira de Franca. Atividades de Estatística. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Rietoria USP. Início: 2019.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.

2018

1.   Camilla de Sylos Moreno. APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2018.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
2.   Felipe Júnio Santos Alves. Matemática financeira na vida de alunos do ensino médio,. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   Leonardo Fortunato Puga. . Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo., . Início: 2018.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
4.   Thiago da Silva Vasconcelos. Interdisciplinaridade e a Estatística (provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2018.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.

2017

1.   César Adriano Batista. Códigos Essenciais e suas aplicações. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2017.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
2.   Flávio Matos Garbin. Teorema de Pitágoras: uma abordagem com foco na demonstração. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
3.   Tania Baier. . Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo., . Início: 2017.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
4.   Willian Pereira Barreto. Educação Matematica. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.

2016

1.   William de Souza Sabino. Educação Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . Início: 2016.
Orientador: Oscar João Abdounur.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 18/02/2025 14:43:51