Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 70

2023

1.   Adrian Fuentes. Ainda não estabelecido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2023.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
2.   Adrian Rodolfo Cavalheiro Fuentes. Trajetória de ensino em livros didáticos para o Ensino Fundamental - Anos Finais, no caso do plano cartesiano: é suficiente para promover o desenvolvimento de processos do Pensamento Matemático Avançado?. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
3.   Erineu Mesquita. a definir. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2023.
Orientador: Christina Brech.
4.   Guilherme Luis Desiderio. Percepção dos professores da rede estadual paulista sobre os efeitos da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) no ensino e na aprendizagem dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
5.   Inayá Guimarães Vieira de Oliveira. Prova sem palavras: uma metodologia posta em prática para o ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
6.   João Victor dos Santos Gonçalves. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: David Pires Dias.
7.   Lucas Andrade Oliveira. Educação Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Oscar João Abdounur.
8.   Luiz Henrique Lins de Arruda Gonçalves. Educação Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Oscar João Abdounur.
9.   Marcela Visnadi. Um convite às etnomatemáticas na formação de professores. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
10.   Marcia Rodrigues Santos. Ensino de Álgebra. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2023.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
11.   Paulo Henrique M. Nakano. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: David Pires Dias.
12.   Susana Hayashi Alonso. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: David Pires Dias.

2022

1.   Antonio César Pinheiro. Relações de gênero na sondagem da rede municipal de educação de São Paulo: os enunciados de matemática e a atuação docente em foco. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
2.   Daniel Negreiros Lobo. Medida de Gabriel-Roiter para álgebras strings. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2022.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
3.   Débora Cardoso do Amaral. Educação Financeira através da Resolução de Problemas. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
4.   Fabíola Loterio. Teoremas de tipo Ramsey no contexto não-enumerável. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Christina Brech.
5.   Francisco Aureliano do Nascimento Macedo. Ensino de Equações e Inequações utilizando o Geogebra. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Cerri.
6.   Francisco Fabiano dos Santos. Uma abordagem histórica para os números complexos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
7.   Janaina Rodrigues de Almeida. Formação docente e suas percepções sobre a avaliação da aprendizagem: dimensões políticas e pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
8.   Juan Baumgratz. Bases e outros sistemas no contexto dos espaços de Banach. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Christina Brech.
9.   Jônatas Reis Martins. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico com base na Teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Cerri.
10.   Leonardo S.S. Yamamoto. O papel do pensamento pitagorico no desenvolvimento da ciência na Idade Média. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Oscar João Abdounur.
11.   Nicolas Huzian Camacho. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2022.
Orientador: Viviana Giampaoli.
12.   Roberto Paulichi Junior. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2022.
Orientador: Viviana Giampaoli.
13.   Thalita de Paula Kezh. educação matemática. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Oscar João Abdounur.
14.   Valter Firmino da Silva Júnior. Uma abordagem de ensino de matemática por meio de resolução de problemas de mecânica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2022.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
15.   Verónica Moura Bitencourt. Ainda não estabelecido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática) - Instituto da Matemática e Estatística da USP, . Início: 2022.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.

2021

1.   Ailton Carlos Santos. Os desafios políticos da aprendizagem da leitura e de sua avaliação: referências e práticas avaliativas na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
2.   Andressa Rubim. Matemática e território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
3.   Carmeline S. A. Santos. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Caroline Berbel Ribeiro. A MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2021.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
5.   Juliana F. Carbonaro. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
6.   Lucas Carlucci Sato. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Ricardo Bianconi.
7.   Marília G. C. P. da Silva. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
8.   Niljane Correia Vieira Figueiredo. O impacto causado pelo Método de Melhoria de Resultados (MMR) no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
9.   Rafael Vieira Buonangelo. CiEncia de Dados e Estatistica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante de Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . Início: 2021.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
10.   Raquel Lameiras de Carvalho. Gráficos e o Ensino da Estatística. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante de Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . Início: 2021.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
11.   Ricardo Angelo Monteiro Canale. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2021.
Orientador: Viviana Giampaoli.
12.   Tauã Gomes Silvério. Matrizes no Ensino Médio: proposta para uma aprendizagem significativa e contextualizada. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Cerri.
13.   Thiago Cassio de Matos. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Ricardo Bianconi.
14.   Thiago Dutra de Araújo. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2021.
Orientador: Viviana Giampaoli.
15.   Wesley de Oliveira Tavares. Avaliação da aprendizagem e Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2021.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.

2020

1.   Alan Paganelli. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Beatriz Lopes Roldão. Investigações Matemáticas: Convite para o ensino de Geometria. Dissertação (Mestrado profissional em MATEMÁTICA) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
3.   Cléber Ribeiro Cruz. Modelagem matemática: uma experiência com alunos da Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
4.   Gabriel Deldono de Oliveira. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Gustavo Massao Koga. Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
6.   Isabel Vilas Bôas Bonacella. .. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: David Pires Dias.
7.   Mariana Ferreira Rodrigues. História de Mulheres na Matemática na Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Christina Brech.
8.   Nelian Leal Serafim. Ensino de Matemática durante a Pandemia. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . Início: 2020.
Orientador: Cristina Cerri.
9.   Priscila Sampaio Szauter Pereira. Sobre o uso de dobraduras como recurso para a aprendizagem de Geometria no 6o ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2020.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
10.   Regina Mariko Nakano. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2020.
Orientador: Viviana Giampaoli.
11.   Renata Diniz Ramos. O diálogo em aulas de matemática a partir do território. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
12.   Vinícius Sbaiz. Pensamento e linguagem algébricos: um olhar sobre a produção de significados matemáticos e didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental I. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2020.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
13.   Wagner Kubota. A visualização na aprendizagem de frações no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2020.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
14.   Érika Dudr Pereira. Números reais: uma proposta de abordagem para o Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.

2019

1.   Débora Cardoso do Amaral. Ensino de matemática.. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
2.   Felipe C. Francisco. Educação e História da Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   Fernando Fuchs. Polinomios e números complexos no ENEM. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.
4.   Francisco Lucas Nascimento de Souza. A definir. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
5.   José Daniel Caruso. Ensino de matemática.. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
6.   Tânia Tavares de Araújo. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . Início: 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
7.   Uriel Engel Piffer. Uma abordagem de ensino crítica, antirracista e cultural para o pensamento proporcional: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
8.   William Eric. S. Ferreira. Jogos ns História da Matemática. Dissertação (Mestrado profissional em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.

2018

1.   Camilla de Sylos Moreno. APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . Início: 2018.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
2.   Felipe Júnio Santos Alves. Matemática financeira na vida de alunos do ensino médio,. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   Thiago da Silva Vasconcelos. Interdisciplinaridade e a Estatística (provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . Início: 2018.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.

2017

1.   Flávio Matos Garbin. Teorema de Pitágoras: uma abordagem com foco na demonstração. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
2.   Willian Pereira Barreto. Educação Matematica. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.

2016

1.   Ana Melisa Paiba. Bases de Groebner e resoluções. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2016.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 22/04/2024 18:29:28