Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 760

2023

1.   André Akinaga Benites. Jogos no ensino de matemática da educação básica: uma discussão sobre suas potencialidades. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
2.   André Rosenbaum. A matemática nos currículos da educação escolar quilombola e a elaboração curricular em Barra do Turvo ? SP. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
3.   Carlos Roberto Cardoso Ferreira. "Aspectos estruturantes de currículos que formam para uma licenciatura interdisciplinar em biologia. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP, . 2023.
Orientador: Oscar João Abdounur.
4.   Claudinei Jacobucci Junior. Investigação e Modelagem Matemática no Ensino Médio: uma proposta acerca de temáticas ambientais. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
5.   Daniel Oliveira de Andrade. Práticas de África em sala de aula, uma abordagem inspirada na Etnomatemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
6.   Ester Lopes Mendonça. A Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica nas práticas de professoras que ensinam matemática na EJA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
7.   Felipe Garcia dos Santos. Educação financeira e inflação: uma proposta de cenário para investigação para o ensino de jovens, adultos e idosos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: David Pires Dias.
8.   Felipe Garcia dos Santos. PAP(Tutoria) - Matemática: do Ensino Fundamental ao Superior. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo - USP. 2023.
Orientador: David Pires Dias.
9.   Guilherme da Costa Cruz. Formação de professores e análise real: articulação entre conteúdos do Ensino superior e a Educação básica.. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo - USP. 2023.
Orientador: David Pires Dias.
10.   Gustavo Petim Silva. Práticas emancipatórias de ensino de matemática em cursinho popular: o ensino de funções em foco. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
11.   Leonardo Seiji Souza Yamamoto. PAP(Tutoria) - Matemática: do Ensino Fundamental ao Superior. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo - USP. 2023.
Orientador: David Pires Dias.
12.   Luan Moreira Batista Oliveira. Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: David Pires Dias.
13.   Marcelo Baraldo de Moura. Modelagem Matemática de Recursos Hídricos no Ensino: Criando Autores e Atores. (Graduação em Matemática Aplicada Com Habilitação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
14.   Paula Mendes Tersariolli. O currículo de matemática na EMEF Des. Amorim Lima no contexto de uma alternativa curricular emancipatória. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
15.   Rafael Andrade Pereira. . Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . 2023.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
16.   Rafael Silva Abila de Souza. A Matemática na Educação de Jovens em cumprimento de medida socioeducativa com privação de liberdade. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
17.   Raíssa de Oliveira Chappaz. Política de avaliação educacional, seus contornos e suas características: problematizações e contribuições no contexto da Educação Básica. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
18.   Sérgio Teixeira da Silva Junior. Equações do primeiro grau: Balança como recurso pedagógico para o ensino da álgebra. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
19.   Thiago Fernando Ferreira Costa. Teste Adaptativo Informatizado como instrumento para a avaliação da aprendizagem em leitura: o teste em teste. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.

2022

1.   Felipe Garcia dos Santos. PAP(Tutoria) - Matemática: do Ensino Fundamental ao Superior. (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de MAtemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo - USP. 2022.
Orientador: David Pires Dias.
2.   Francisco Aureliano do Nascimento Macedo. Programa de mestrado. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP - SP, . 2022.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
3.   Helder Alves Arruda. A simple and general goodness-of-fit methodology for regression models. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Viviana Giampaoli.
4.   Isabela Blanco Maciel. A matemática nos currículos da educação escolar quilombola e a elaboração curricular em Barra do Turvo ? SP. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
5.   Janaina Rodrigues de Almeida. Avaliação da aprendizagem e formação de professores: lacunas, limitações e implicações para o trabalho docente. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
6.   Jean Carlo Paes Rocatelli. Concepções sobre flexibilidade numérica: um estudo sobre o significado, a pertinência e algumas propostas. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2022.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
7.   Joao Paulo Attie. . Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . 2022.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
8.   João Victor dos Santos Gonçalves. PAP(Tutoria) - Matemática: do Ensino Fundamental ao Superior. (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de MAtemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo - USP. 2022.
Orientador: David Pires Dias.
9.   Leilane Mayara Lisboa. Conteúdos de Língua Portuguesa, Planos de Ensino e avaliação da aprendizagem: como estão articulados?. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
10.   LIVIA MARIA ARAUJO CHAVES. Silenciamento feminino em livros didáticos de matemática dos anos iniciais. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
11.   LUCCA CHRISTIAN FRANCO DA ROCHA RODRIGUES. SALÁRIO MÍNIMO E INFLAÇÃO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE PROJETOS. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
12.   Luiza Tuler Veloso. Um estudo comparativo de técnicas de validação cruzada aplicadas a modelos para dados desbalanceados. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Viviana Giampaoli.
13.   Maria Luiza Rocha Bueno. Práticas emancipatórias de ensino de matemática via tema gerador: da reflexão à sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
14.   Matheus Lima Gonçalves Hisnauer Didone. A Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA): primeiras aproximações com os contextos profissionais dos estudantes. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
15.   Michelly Francini Brassaroto do Amaral. Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional: limites e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
16.   Rafaela Quintanilha Abrahão. Conteúdos de Matemática, Planos de Ensino e avaliação da aprendizagem: como estão articulados?. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
17.   Thays Cristina dos Santos Rodrigues. Teste Adaptativo Informatizado como instrumento para a avaliação da aprendizagem em leitura: o teste em teste. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
18.   Thiago Mena. Educação, Idealismo, e os sentidos de transformação, mudança e emancipação em textos científicos do campo da educação matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2022.
Orientador: Oscar João Abdounur.
19.   Vanessa Gomes Santos. O uso da horta escolar no ensino fundamental: um estudo bibliometrico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e matemática) - Faculdade de Educação da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Oscar João Abdounur.
20.   Vitor Hugo Zanotelli Freitas de Medeiros. Espaços de Banach C(K). (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2022.
Orientador: Christina Brech.

2021

1.   Alana Ilen Cermak. Experiências de ensino de matemática em festivais de vídeos digitais: abordagens, contextos e significados. (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
2.   Aline Cardoso Paiva. Um estudo sobre aplicações de Álgebra Linear. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
3.   André Luiz dos Santos Duarte da Silva. On Nilpotent and Constacyclic Codes. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
4.   Awo Sitsofe Tsagbey. Nearest neighbour prediction method in mixed logit discrete choice model. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Viviana Giampaoli.
5.   Breno Negri Pagani. Dark: um estudo sobre o potencial da ficção científica no letramento científico. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
6.   Camilla Monteiro Gomes. A DISCIPLINA SEMINÁRIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: DESAFIOS E SOLUÇÕES. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
7.   Carlos Sampaio Cherto. Espaços Métricos. (Graduando em Bachalerado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
8.   Cristiana S Silva Santos; Larissa L. Miranda; Mariana Frasso. Perfil hematológico em um grupo de pacientes com infecção pelo Novo Corona Vírus: um estudo descritivo. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2021.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
9.   Daniel Negreiros Lobo. Teorema de Gabriel para álgebras de caminho de tipo finito. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2021.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
10.   Diego Navarro de Barros. A organização curricular seriada: histórico, características, problematizações e a alternativa dos ciclos para a democratização da escola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
11.   Eduardo do Nascimento Marcos. Teorema de Gabriel. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatistica da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
12.   Eduardo do Nascimento Marcos. Teorema de Bezout. (Graduando em Matemática) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
13.   Emanuel Vitor Dias Bacelar. Análise Real na formação de professores de física. (Matemática) - Universidade de São Paulo, Reitoria da Universidade de São Paulo. 2021.
Orientador: Christina Brech.
14.   Francieli Perez de Lima. Dark: um estudo sobre o potencial da ficção científica no letramento científico. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
15.   Gabriela Teixeira de Melo. Recursos para o ensino dos produtos notáveis na Educação Especial. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
16.   Gean Pierre da Silva Campos. . Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . 2021.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
17.   Giovanne da Costa Oliveira. O Teorema do Ponto Fixo de Banach e Aplicações. (Graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2021.
Orientador: Christina Brech.
18.   Gustavo Petim Silva. A matemática em projetos interdisciplinares na Educação Básica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
19.   Isabelle Baida Beccari. O uso dos quadrinhos como recurso pedagógico em aulas de matemática. (Graduação em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
20.   Jailson Santos Silva. Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
21.   Juliana Lara de Oliveira. O aprendizado da anamnese e sua avaliação no Curso de Medicina: uma contribuição ao debate. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2021.
Supervisor: Ocimar Munhoz Alavarse.
22.   Laís Alves da Costa. Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
23.   Lorena Angelica Torres. Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
24.   Luiza Tomaz. Aproximando a Matemática por meio das artes. (Curso Superior do Audiovisual) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2021.
Orientador: Christina Brech.
25.   Marisa dos Reis Cantarino. Uma abordagem do ensino de geometria: explorando órbitas bilhares com o Geogebra. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2021.
Orientador: Cristina Cerri.
26.   Matheus Lima Gonçalves Hisnauer Didone. A Etnomatemática nas práticas docentes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
27.   Mauricio Rossetto Correa. Cardinais b e d, a hipótese do contínuo e o axioma de Martin. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Christina Brech.
28.   Murilo Cantão Bizutti. Projeto da dissertação de mestrado até aprovação no Exame de Qualificação. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP - SP, . 2021.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
29.   Paula Mendes Tersariolli. A matemática nos currículos da educação escolar quilombola e a elaboração curricular em Barra do Turvo ? SP. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação da USP. 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
30.   Pedro Luiz Fagundes. Obmep Na Escola - ONE. Orientação de outra natureza - Instituto de Matemática Pura e Aplicada, . 2021.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
31.   Pedro Silva Coppedé. A matemática em projetos interdisciplinares na Educação Básica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
32.   Victor dos Santos Ronchim. . Instituto de Matemática e Estatística, . 2021.
Supervisor: Christina Brech.
33.   Zaqueu Cristiano Moreira. Espaçabilidade, Residualidade e Algebrabilidade em espaços de funções e sequências. (Graduando em Bachalerado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.

2020

1.   Acácio Torres de Andrade. Níveis de epinefrina e norepinefrina séricos usados para medir interações do sistema nervoso simpático com drogas vasoativas e predizer morbimortalidade em unidade de terapia intensiva de um centro de trauma. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2020.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
2.   Aline Cardoso Paiva. Tópicos em História da Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
3.   Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa. Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem.. Dissertação (Mestrado em MATEMÁTICA) - Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
4.   Diana Simões Ferreira. Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2020.
Supervisor: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
5.   João Wagner Martins. Avaliação da aprendizagem na pré-escola: desafios no contexto da Rede Municipal de Ensino de Mauá/SP (Brasil). Dissertação (Mestrado em Maestría en Ciencia de la Educación) - Universidad Columbia del Paraguay, . 2020.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
6.   Marília Gabriela Carneiro Pereira da Silva. Um estudo de uma turma do PIC da OBMEP em 2020: aspectos da expressão escrita dos alunos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2020.
Orientador: Cristina Cerri.
7.   Mauricio Cesar Danziato. Um Olhar Para O Ensino de Cálculo Diferencial Numa Breve Investigação da Derivada da Função Quadrática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, . 2020.
Orientador: Rogério Osvaldo Chaparin.
8.   Nicole Zukowski Luduvice e Guilherme Jordan C. Nascimento. Efeitos do Yoga sobre a variabilidade da frequência cardíaca, o eletroencefalograma, a qualidade de vida e o cortisol salivar de adultos saudáveis. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2020.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
9.   Pedro Luiz Fagundes. Obmep Na Escola - ONE. Orientação de outra natureza - Instituto de Matemática Pura e Aplicada, . 2020.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
10.   Pedro Pereira da Silva. Educação Financeira: uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental... Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: David Pires Dias.
11.   Ricardo Angelo Monteiro Canale. Estágio PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: David Pires Dias.
12.   Robson Ricardo de Araúlo. . Universidade de São Paulo, . 2020.
Supervisor: Francisco Cesar Polcino Milies.
13.   Thiago Augusto da Silva Dourado. A hipótese de Riemann para corpos finitos. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
14.   Valter Firmino da Silva Junior. Orientação de programa de Mestrado. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2020.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
15.   Valter Firmino da Silva Junior. Orientação de programa. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP - SP, . 2020.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
16.   Valéria Aparecida de Souza Siqueira. . Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2020.
Supervisor: Ocimar Munhoz Alavarse.
17.   Viktor Chust Bugno Pires de Almeida. Álgebras de caminhos generalizadas com relações e suas representações. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
18.   Vitor Araújo Garcia. Unidades Centrais em Aneis de Grupos. Tese (Doutorado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
19.   Youssef Ahmed Abbas. Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2020.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
20.   Zaqueu Cristiano Moreira. Lineabilidade em Espaços de Funções e Sequências. (Graduando em Bachalerado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.

2019

1.   Aline Pinheiro dos Santos. Proposta de Ensino de Progressão Aritmética e Geométrica utilizando sistemas de amortização. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: David Pires Dias.
2.   Allan Alexsander de Paula Vianello. Ensino de Geometria para Alunos Cegos do Ensino Fundamental II. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2019.
Orientador: Viviana Giampaoli.
3.   André Balieiro Pereira da Silva. Lineabilidade e espaçabilidade de espaços de função segundo a medida de Kurzweil. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: David Pires Dias.
4.   André Luiz Pereira Martins. . Universidade de São Paulo, . 2019.
Supervisor: Francisco Cesar Polcino Milies.
5.   André Rodrigo Reis Gonçalves. A arte de resolver problemas e a OBMEP: uma proposta de atividades para saçla de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2019.
Orientador: Cristina Cerri.
6.   Brenda Caroline de Castro Pedro e Laís Heloísa Pozzo. Descontinuidades no uso de métodos contraceptivos após a vivência de um abortamento. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estaística da USP, . 2019.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
7.   Bruno Vinicius da Silva Kanno. Projeto de Ensino de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares, com Aplicações. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
8.   Clayton Suguio Hida. Irredundant sets in C*-algebras. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Christina Brech.
9.   Daniel Takahashi Demétrio de Aquino. O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
10.   Diana Simões Ferreira. Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2019.
Orientador: Viviana Giampaoli.
11.   Gabriel Henrique de Morais Pires. Estruturas Algébricas. (Graduando em Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, . 2019.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
12.   Gean Pierre da Silva Campos. . Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . 2019.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
13.   Gustavo Barbosa Leite Yadoya. Atividades de Estatística. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Rietoria USP. 2019.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
14.   Gustavo Oshiro de Carvalho e Wei Teng. Estudo da cintilografia de inalação e perfusão pulmonar em pacientes com granulomatose de Wegener em remissão. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estaística da USP, . 2019.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
15.   José Ocimar Barros de Souza. Modelagem Matemática como processo para o desenvolvimento do pensamento analítico e reflexivo. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
16.   Jéssica Rocha Batista. A Educação Financeira nos cursos de formação inicial de professores de Matemática das Universidades públicas do estado de São Paulo.. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: David Pires Dias.
17.   Lina Maria Acosta Avena. Evaluating mixed models of discrete response using standardized visual predictive check. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Viviana Giampaoli.
18.   Loruama Chalegre Sena. Monitoria da disciplina MAT0412 - Análise de textos didáticos. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: David Pires Dias.
19.   Lucas de Faccio Nunes. Um estudo sobre incompletude de geodésicas semi-Riemannianas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
20.   Lucas Santos de Sá. O caráter de Chern-Connes calculado em ?0_cl (S1) e ?0_cl (S2).. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: David Pires Dias.
21.   Lázaro Divino Assunção. Simplicidade e Poder Expressivo da Geometria Tarskiana. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
22.   Paula Secondo. Lineabilidade em certos conjuntos de funções e sequências. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
23.   Paulo Urbano Ávila. Efetividade de Estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem do conceito tensão mecânica e tensor, para o nível médio e superior. Tese (Doutorado em Interunidades em ensino de ciências) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.
24.   Pâmela Felix Freitas. Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
25.   Rafael Budaibes. Idempotentes primitivos em álgebras de grupo e cõdigos minimais. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
26.   Rafael Budaibes. Idempotentes primitivos em álgebras de grupo e cõdigos minimais. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
27.   Rafael Sobral Augusto. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2019.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
28.   Ramon Dantas da Costa. Análise de questões do novo ENEM relativas à proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Cristina Cerri.
29.   Renata Diniz Ramos. orientação de programa. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP - SP, . 2019.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
30.   Renato Martins. Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Cristina Cerri.
31.   Roberta Stoppe. O estudo de funções no ensino básico. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
32.   Rodrigo Martins Lopes. Sequências e séries geométricas no Ensino Médio: uma abordagem com o Triângulo de Sierpinski. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
33.   Rodrigo Ramos Martins. Monitoria da disciplina MAT0450 - Seminário de Resolução de Problemas. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: David Pires Dias.
34.   Ronaldo Ramunno. O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
35.   Sueli Gonçalves De Souza Santos. O USO DO GEOGEBRA 3D PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE TRABALHOS DE PESQUISAS DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2019.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
36.   Suemilton Gervázio. A heurística matemática: uma aliada aos processos de ensino e aprendizagem. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.
37.   Thales Graça Athanásio. Geometria Esférica: uma proposta de introdução no ensino médio a partir da geometria na esfera. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
38.   Thiago Dutra de Araujo. Orientação de programa de Mestrado. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP - SP, . 2019.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
39.   Thiago Picos. Uso de vídeos no ensino de Probabilidade. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2019.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
40.   Victoria Mazza Garcia de Souza. Números negativos: da origem ao ensino. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
41.   Wilian Oliveira Rocha. Máximos e mínimos na Educação Básica: abordagens elementares sem derivadas. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2019.
Supervisor: Iole de Freitas Druck.
42.   William Eric S. Ferreira. Jogos em História da Matemática. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.
43.   Zaqueu Cristiano Moreira. A FÓRMULA FAÀ DI BRUNO PARA DERIVADAS m-ÉSIMAS DE FUNÇÕES COMPOSTAS. Iniciação Científica - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
44.   Érica Maria Toledo Catalani. Teste Adaptativo Informatizado da Provinha Brasil): a construção de um instrumento de apoio para professores(as) e gestores(as) de escolas. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.

2018

1.   Ana Luiza Patriarca Clinio da Silva. Ladrilhametos: um estudoteórico para uma abordagem prática em sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2018.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
2.   Ana Paula Zerbeto. Predição em Modelos Mistos. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Viviana Giampaoli.
3.   André Balieiro Pereira da Silva. Monitoria da disciplina MAT0315 - Introdução à Análise. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
4.   André Quintal Augusto. Estágio PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Arlis dos Santos Amorim. Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
6.   Aurélio Kenji Kanashiro e Marcos Tadeu Shimabukuro. Comparação das atitudes de estudantes de enfermagem frente ao álcool em três universidades latino-americanas. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2018.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
7.   Camila Y. Takiyama e Fernando S. Marques. Clima e correlações com a morbidade respiratória em crianças na cidade de São Paulo. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estaística da USP, . 2018.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
8.   Carlos Roberto Cardoso Ferreira. Estudo Comparativo sobre a organização curricular da Bioquímica em universidades brasileiras e estadunidenses. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
9.   Christian K. Tanigava. Logaritmo, da área sob a hipérbole aos ramos dos complexos.. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: David Pires Dias.
10.   Cleber Ribeiro Cruz. O ENSINO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS: UM OLHAR PELA HISTÓRIA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
11.   Cristina Dalva van Berguem Motta. . Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Supervisor: Antonio Carlos Brolezzi.
12.   Daniel Arsego Balbinot. Testes Adaptativos Informatizados (TAI) e os processos avaliativos na Educação Básica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
13.   Dayene Ferreira dos Santos. O Pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da Educação Matemática Realística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
14.   Douglas Takasu Bomfim de Oliveira. A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
15.   Edite Taufer. Ideais em anéis de matrizes finitos e aplicações à Teoria de Códigos. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
16.   Elaine Regina M. Marinho. história da matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonompetricas no triângulo retângulo. Dissertação (Mestrado em Ensino da MAtemática) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
17.   Elaine Regina Marquezim Marinho. A história da matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonompetricas no triângulo retângulo. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
18.   Elizabeth Poloni. Ensino de Estatística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2018.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
19.   Isabel Campos Barroso. UM ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA O ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
20.   Isabela Ruiz Cavalcanti Carvalho. Afetividade, crescimento, linguagem e currículo: aspectos da transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental.. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
21.   Iuri Naoto Nobre Ota. A Teoria da Atividade e as Construções Geométricas na Educação de Jovens e Adultos sob o impacto da pandemia. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
22.   Jonas Renan M. Gomes. Co-homologia de Feixes em Estruturas O-Minimais. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Ricardo Bianconi.
23.   Jose Antonio de Mello Bartasevicius. Monitoria da disciplina MAT1513 - Laboratório de Matemática. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
24.   João Carlos Pereira de Moraes. Insubordinação, invenção e educação matemática: a produção de reflexões por meio do espaço na formação inicial docente em pedagogia.. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
25.   João Carlos Pereira de Moraes. "Insubordinação, invenção e educação matemática: a produção de reflexões por meio do espaço na formação inicial docente em pedagogia". Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP, . 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
26.   João Paulo Zanola Cunha. Análises Comparativa de Métodos de Validaçaõ. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2018.
Orientador: Viviana Giampaoli.
27.   Kely Cristina Bueno. Possibilidades e Desafios da implementação do laboratório remoto sobre a agua da represa Billings. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
28.   Klaudia C. da C. Moretta. Educação financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
29.   Leonardo Delbo Nezeiro. Ensinando a gostar de matemática: o livro paradidático como instrumento de redução da rejeição. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
30.   Leonardo Fortunato Puga. Era uma vez? Uma aventura de (re)significação dialógica da prática educativa. Tese (Doutorado em Interunidades em ensino de ciências) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
31.   Lucas Ricardo de Souza. Geometria não euclidiana na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2018.
Orientador: Cristina Cerri.
32.   Lucas Santos de Sá. Monitoria da disciplina MAT0315 - Introdução à Análise. (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
33.   Marcelo da Conceição de Oliveira Filho. A estatística no Ensino Fundamental : uma análise à luz da educação crítica. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
34.   Marcia Rodrigues Santos. Equações quadráticas: análise de capítulos de dois livros didáticos relacionada ao seu desenvolvimento histórico. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
35.   Murilo C. Bizutti. Orientação de Programa. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2018.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
36.   Murilo Cantão Bizutti. Orientação de dissertação de Mestrado. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP - SP, . 2018.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
37.   Pedro Henrique Constante Moya. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Escola Politécnica. 2018.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
38.   Ricardo S. Seerban. Trabalhando com Construções Geométricas em uma Escola do Ensino Médio Público Estadual. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
39.   Rogério Villafranca. Estrutura e Distribuição de pesos deCódigos Cíclicos Modulares. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
40.   Roney Lima do Nascimento. Aplicação e análise de uma sequencia didática sobre frações no ensino fundamental II. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
41.   Roseli Rocha Teixeira. Situações de conflito: uma aplicação da Teoria dos Jogos em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2018.
Orientador: Cristina Cerri.
42.   Sofia Nunes Pavesi. Meninas na matemática: o potencial da escola na desconstrução de estereótipos. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo, . 2018.
Orientador: Júlio César Augusto do Valle.
43.   Susana Hayashi Alonso. Monitoria da disciplina MAT1513 - Laboratório de Matemática. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: David Pires Dias.
44.   Thiago Fernando Ferreira Costa. Testes Adaptativos Informatizados (TAI): principais características e softwares. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
45.   Valkiria Venancio. Uma visão antiessencialista de tecnologia para educação: estudo sobre uso de software de programação em sala de aula. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2018.
Orientador: Oscar João Abdounur.
46.   Vitor Borges da Silva. O problema da sequência básica incondicional. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Christina Brech.
47.   Zaqueu Cristiano Moreira. Tópicos em História da Matemática & Aplicações de Álgebra Linear. (Graduando em Bachalerado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.

2017

1.   Alex Sierra Gardenas. The Center of Brouer Configuration Algebras. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
2.   Ana Luiza Patriarcha. Sequências didáticas de Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: David Pires Dias.
3.   Ana Olívia Ramos Pires Justo. Ensino de Estatística por meio de jogos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
4.   André Quintal Augusto. Estágio PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Antonio Alexandre Aparecido da Silva. POSSIBILIDADES DE APREENSÕES IDENTIFICADAS EM REPRESENTAÇÕES FIGURAIS PRESENTES EM PROBLEMAS DE GEOMETRIA. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
6.   Bruno Mascaro. Um estudo das hipersuperfícies maximais tipo espaço no espaço anti-de Sitter. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
7.   Camila Yukie Takiyama e Fernando Silveira Marques. Clima e correlações com a morbidade respiratória em crianças na cidade de São Paulo. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2017.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
8.   Camila Yukie Takiyama e Fernando Silveira Marques. Fatores que afetam as enteroparasitoses em macacos-prego (Sapajuslibidinosus) do ecótono Cerrado/Caatinga. (Graduação em Bacharelado de Estatística) - Instituto de matemática e Estatística da USO SP, . 2017.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
9.   Carla Naira Milhossi. Ensino de álgebra: como a álgebra é apresentada aos alunos por meio dos materiais didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.
10.   Cloves Adriano Paiva Sousa. Criação de atividades em Estatística. (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Programa Unificado de Bolsas- USP. 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
11.   Danila Brigida Santana Imafuku. O ENSINO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NA TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
12.   Diogo Rosa da Silva. Uma análise de pesquisas sobre o Ensino da Matemática Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
13.   Débora Costa Cona. Ensino de Isometrias na educação básica: uma aplicação em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
14.   Eder Alencar Silva. Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante de Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . 2017.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
15.   Erique de Souza Siqueira. UM ESTUDO DE FUNÇÕES POR MEIO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
16.   Fabiana de Souza Bomfim. História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
17.   Fernando Pavan Guido. Estudo de uma conceituação geométrica para os logaritmos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2017.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
18.   Fernando Siqueira Vieira Lima. Concepções de área e de perímetro de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
19.   Flavio Canoa Ferreira de Oliveira. Criação de Atividades de Estatística. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Rietoria USP. 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
20.   Helder Alves Arruda. Extensão do Método de Predição do Vizinho mais Próximo para o modelo Poisson misto. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Viviana Giampaoli.
21.   Isabela Ruiz Cavalcanti Carvalho. A importância da prática como componente curricular na formação do professor de Matemática.. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: David Pires Dias.
22.   Iurii Volkov. . Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, . 2017.
Supervisor: Eduardo do Nascimento Marcos.
23.   Jaquellyne da Silva Barbosa. Educação Financeira no Ensino de Jovens e Adultos (EJA): uma proposta de minicurso com base nas vivências dos alunos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
24.   Joao Pedro Teuber Carvalho. O Estudo das Estruturas Algébricas e suas Aplicações à Engenharia. (Graduando em Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, . 2017.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
25.   Lauro Medeiros de Souza Jr. Ensino de Estatística na Educação Básica (provisório). Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
26.   Lilian Rose da Silva Carvalho Freire. Concepções de docentes sobre avaliação educacional no contexto de avaliações externas: estudo de uma escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
27.   Lucas Galhego Mendonça. Estágio PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Mestrado em Matemática Aplicada) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: David Pires Dias.
28.   Lucas Santos de Sá. Monitoria da disciplina MAT1514 - Matemática na Educação Básica. (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: David Pires Dias.
29.   Maria Helena Bravo. Enem: percurso histórico do conceito de avaliação e as implicações das e para as políticas educacionais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
30.   Milena Heidecher de Oliveira. Divulgação de atividades de Estatística. (Graduando em Bacharelado em Matemática Aplicada Computacional) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Programa Unificado de Bolsas- USP. 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
31.   Nilo Gonçalves Barbedo. Resolução de problemas no fim da escolarização básica. Estudo de alguns casos.. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em ensino de matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.
32.   Paola Burgatt Meneghesso. Concepções dos Alunos de Licenciatura em Matemática sobre o uso de Atividades de Investigação em suas Aulas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
33.   Ramon de Souza Martins. As transformações Geométricas no Plano Cartesiano:uma proposta de ensino via translações e reflexões relativas a pontos. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
34.   Ricardo Angelo Monteiro Canale. Limites, possibilidades e potencialidades do WAR: O JOGO DA ESTRATÉGIA no ensino-aprendizagem da matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
35.   Rodrigo Figueiredo. O-minimal de Rham Cohomology. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Ricardo Bianconi.
36.   Rodrigo Ruiz Campos. Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação mate mática sobre crescimento e decrescimento de funções afins. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
37.   Ronaldo Bezerra Nobre. Sobre possibilidades de ensino e aprendizagem dos números irracionais no 8º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2017.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
38.   Suemilton Nunes Gervazio. Heuristica Matematica. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.
39.   Thiago de S.. Vasconcelos. Orientação de Programa. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2017.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
40.   Valentina Lissette Guillen Curbelo. Criação de Atividades de Estatística. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Rietoria USP. 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
41.   Valter Magalhães Costa. Argumentações Matemáticas sob uma perspectiva crítica: uma perspectiva crítica: uma análise de pe´ticas didáticas no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2017.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
42.   Valéria Aparecida Souza Siqueira. Avaliações internas e externas: concepções, tensões e articulações no trabalho avaliativo. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
43.   Victor dos Santos Ronchim. Extensões de Polinômios e de Funções Analíticas em Espaços de Banach. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
44.   Viktor Chust Bugno Pires de Almeida. Representações de Álgebras. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
45.   Vitor Borges da Silva. Sequências em espaços de Banach e espaços de Banach de sequências. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Christina Brech.
46.   Wanessa Aparecida Trevizan de Lima. Contextualização: o sentido e o significado na aprendizagem de matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.
47.   Wilian Oliveira Rocha. Programa de Mestrado. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.

2016

1.   Aline dos Reis Matheus. Argumentação e prova na Matemática Escolar. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
2.   Amanda Nunes Barros. Divulgação de atividades de Estatística. (Graduando em Bacharelado em Matemática Aplicada Computacional) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Programa Unificado de Bolsas- USP. 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
3.   Ana Luiza Festa Ozores. Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
4.   Ana Luiza Patriarcha Clinio da Silva. Criação de atividades em Estatística. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Programa Unificado de Bolsas- USP. 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
5.   Ana sofia aparicio Peredaa. Avaliação das atitudes no curso de estatística: contextos universitários latino-americanos. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Oscar João Abdounur.
6.   André Luis dos Santos Duarte da Silva. As componentes simples de uma álgebra de grupo. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
7.   Apolo Rubens de Camargo. A Estatística na Escola Básica Uma Prática de Inferência Informal. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante Ensino Matemática) - instituto de matemática e estatística usp, . 2016.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
8.   Bruna Regina Coelho e Yang Ting Ju. Associativismo Territorial na Educação Brasileira: Impactos na Capacidade de Atendimento e Redução de Desigualdade no Acesso, Permanência e Qualidade. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2016.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
9.   Caio Cesar Santos Diniz. Uma análise critica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2016.
Orientador: Viviana Giampaoli.
10.   Camilla Rocha Guazzelli e Giovana Martinelli. Associativismo Territorial na Educação Brasileira: Impactos na Capacidade de Atendimento e Redução de Desigualdade no Acesso, Permanência e Qualidade ? PARTE II. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2016.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
11.   Carlos Eduardo Nunes. Resolução de equações lineares e quadráticas com o auxílio de material concreto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2016.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
12.   Carlos Henrique Silva Alcantara. Formas Diferenciais, Fibrados Vetoriais e Classes Características. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
13.   Claudia Sabba. Das concepções filosóficas à sala de aula: os processos de aprendizagem da matemática. Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . 2016.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
14.   Claudio Roberto de Oliveira. Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Ensino de Matemática) - instituto de matemática e estatística usp IMEUSP, . 2016.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
15.   Cleisson Nascimento Cavalcante e WeiyaLin. Associações entre prática de atividade física, competência motora e aptidão física em crianças e adolescentes. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2016.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
16.   Cristobal Rodríguez Porras. . Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Supervisor: Christina Brech.
17.   Fernando Augusto Joaquim. Cardinais pequenos - consistências e aplicações à topologia. Iniciação Científica - Instituto de Matemática e Estatística, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Christina Brech.
18.   Janaína Baldan Santos. Variações do Teorema de Banach-Stone. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
19.   Joyce Paula da Silva. Formação Contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos.. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
20.   Kenny Kendy Kakazu. Criação de Atividades de Estatística. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Rietoria USP. 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
21.   Leonardo Fortunato Puga. Um estudo das correlações entre o conhecimento fisicomatemático, e o uso de recursos imagéticos nas relações de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2016.
Orientador: Oscar João Abdounur.
22.   Liliane S. de S. Feola. Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade. Dissertação (Mestrado em Ensino da MAtemática) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
23.   Lucas Santos de Sá. Análise Funcional e Álgebra de Operadores. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: David Pires Dias.
24.   Mariana Ribeiro Busatta Barberino. Ensino de Estatística através de projetos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
25.   Marina Muniz Campelo. Uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
26.   Ocimar Barros de Souza. Orientação de Programa de Mestrado Profissional Ensino de matemática. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2016.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
27.   Paola Buratt Meneghesso. Orientação Acadêmica. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
28.   Rafael Russo Setin. Sobre a Infinidade dos Primos, o Princ ípio da Casa dos Pombos e a Função Exponencial na Aritmética Limitada. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Ricardo Bianconi.
29.   Rodrigo Batista de Oliveira. Currículo de matemática: múltiplas influências. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
30.   Thiago Rodrigo Alves. . Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Supervisor: Christina Brech.
31.   Vinicius Alves Rodrigues. Uma experiência de Inferência Estatística Informal na Escola Básica. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
32.   Vinícius de Moraes Santos. A Teoria Clássica dos Testes (TCT) e os desafios da formação docente em avaliação educacional: uma abordagem inicial. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2016.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
33.   Wilson F. M. Canteiro. Álgebras de Betty. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
34.   Youssef Ahmed Abbas. Pensamento visual em matemática. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2015

1.   Ana Sofia Aparicio Pereda. "Avaliação das atitudes no curso de estatística: contextos universitários latino-americanos. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação ´) - Faculdade de Educação da USP, CAPES. 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
2.   Artur Alberti Gaban. Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD2015 para o Ensino Médio.. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
3.   Bárbara Barbosa Born. Prova São Paulo: e currículo: imbricações e tensões da avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
4.   Caio Moura Quina. Sequencias e series:uma proposta duvaliana para a educação básica. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em ensino de matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
5.   Cairo Gomes Fernandes. Ângulos e paralelismo nos ivros didaticos à luz dos três mundos da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
6.   Carlos Henrique Silva Alcantara. Introdução à Geometria Riemanniana. (Graduando em Matemática) - Universidade Cidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
7.   Celso Luiz Andreotti. Vetores e suas representações nos livros didáticos de Engenharia.. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2015.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
8.   Eduardo Yanagishita. Educação Financeira e o livro didático de Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
9.   Fernando Araújo Borges. . Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Supervisor: Eduardo do Nascimento Marcos.
10.   Fábio Bretas Ferreira. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Escola Politécnica. 2015.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
11.   Giovanna Cantele Leonardi. Utilização de Modelos Hedônicos para a Determinação dos Preços no Mercado Imobiliário de Apartamentos Residenciais de São Paulo. (Graduação em Bacharelado Em Matemática Aplicada e Computacional) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2015.
Orientador: Viviana Giampaoli.
12.   Guilherme dos Santos Batista. Atividades para o Ensino de Estatística. (Graduando em Licenciatura IME) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação. 2015.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
13.   Gustavo Sampaio Busanelli. Cônicas: três visões e um modelo de ensino. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2015.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
14.   Igor Martin Pereira. A avaliação escolar em perspectiva histórica: um diálogo entre a Didáctica Magana e a contemporaneirdade. (Graduando em Licenciatura em História) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
15.   José Pedro Ferraz. Supervisnao de Monitoria. (Licenciatura em matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Instituto de Matemática e Estatística-USP. 2015.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
16.   Karen Cristine Ferreira Rosa. Interpretação de Gráficos Estatísticos no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
17.   Leonardo Yamamoto. Matemática e música. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
18.   Luan Alberto Ferreira. Atendimento aos alunos de MAT 1513. (Licenciatura em matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Instituto de Matemática e Estatística-USP. 2015.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
19.   Lucas Santos de Sá. Espaçabilidade e Lineabilidade em espaços de funções. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
20.   Lucas Santos de Sá. Monitoria da disciplina MAT1351 - Cálculo para funções de uma variável real I. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
21.   Marcelo Moreira da Silva. Atendimento aos alunos da disciplina MAT 5719. (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Instituto de Matemática e Estatística-USP. 2015.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
22.   Omar Selim. . Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Supervisor: Christina Brech.
23.   Pâmela Félix Freitas. Avaliações externas e internas: tensões e diálogos. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
24.   rafael Andrade Pereira. o pensamento heurístico em diferentes contextos socioculturais: o ensino da natureza da ciencia. Tese (Doutorado em Interunidades em ensino de ciências) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
25.   Rafael Vieira Bonangelo. Análise Funcional e Teoria da Medida. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
26.   Rafael Vieira Bonangelo. Monitoria da disciplina MAT1351 - Cálculo para funções de uma variável real I. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
27.   Raíssa de Oliveira Chappaz. A Prova São Paulo e as tensões das avaliações externas: diálogos com o currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
28.   Renato Martins. Monitor-Bolsista do Programa de Formação de Professores da USP. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
29.   Rodrigo da Silva Carvalho. "Um estudo comparativo sobre educação matemática entre Brasil e Japão". Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
30.   Rodrigo Eidji. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2015.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
31.   Silvana Ferreira de Souza. Tópicos de Geometria da Educação de Jovens e Adultos (EJA): atividades práticas na sala de aula. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
32.   Suemilton Nunes Gervázio. O potencial heurístico dos três problemas clássicos da matemática grega. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
33.   Thiago A. C. Peleias. Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de licenciatura em matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
34.   Thiago Mena. O professor de matemática na trama da escola pública da periferia: estudos preliminares auma leitura crtíica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
35.   Victor Luiz Martins de Sousa. O estudo das curvas no espaço de Lorentz-Minkowski. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
36.   Vitor Araujo Garcia. Idempotentes Centrais Primitivos em Algumas Algebras de Grupo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
37.   Érica Maria Toledo Catalani. Avaliação de sistemas e erros de medidas: um estudo das suas consequências para as escolas e para a política educacional. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.

2014

1.   Adam Rudnik. Teoria espectral e operadores Ilimitados. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: David Pires Dias.
2.   Alejandra Andrea Tapia Silva. Influência local em modelos lineares generalizadps mistos com variável resposta discreta. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Viviana Giampaoli.
3.   Aline Isis. Empatia e matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Ana Melisa Paiba Amaya. Introdução à Teoria das Bases de Groebner para Àlgebras Associativas. (Graduando em Matemática) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, . 2014.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
5.   Ana Paula Irineu. Frações: desafios e novas abordagens. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2014.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
6.   Ana Paula Zerbeto. Melhor preditor empírico aplicado aos modelos beta mistos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Viviana Giampaoli.
7.   Andrea de Cássia Alarcon Santos. Resolução de problemas com falta ou excesso de dados no ensino fundamental I. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
8.   André Quintal Augusto. PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina MAT1514. (Pós-Graduação em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: David Pires Dias.
9.   Arlindo Boaventura Maxlhope. Introdução à Teoria das Bases de Groebner para Àlgebras Associativas. (Graduando em Matemática) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
10.   Arthur Valle Salles. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Escola Politécnica. 2014.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
11.   Bernardo Franco Reimann e Marcelo Figueiredo de Almeida. Efeito de uma dieta rica em Ômega-3, Ômega-6 e Ômega-9 na resistência à insulina. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2014.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
12.   Bruno Ramos Martins. Tutoria Acadêmica. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Pró-Reitoria de Graduação. 2014.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
13.   Camilla de Sylos Moreno. Operações de Adição e Multiplicação de Números Inteiros. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
14.   Clayton Suguio Hida. Sistemas biortogonais em espaços de Banach C(K). Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Christina Brech.
15.   Daniela Gratner Schuck. Geometria no olhar dos Van Hiele: material prático auxiliar na inserção da formalidade matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
16.   Douglas Paes Mação. Uma proposta de ensino para o conceito de derivada. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
17.   Fabiano de Oliveira Silva. Teoria da Resposta ao Item (TRI): desafios para formação de professores. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2014.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
18.   Felipe Contini. Um diagnóstico da aprendizagem de conversões de registro, no caso dos números complexos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Bandeirante Anhanguera. 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
19.   Fernando Araujo Borjes. àlgebras de c-conglomerado e c frisos. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
20.   Francisco Batista de Medeiros. Complexidade na Categoria Derivada. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
21.   Gean Pierre da Silva Campos. A teoria dos conjuntos e a música de Villa-Lobos: uma abordagem didática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2014.
Orientador: Oscar João Abdounur.
22.   Gerard John Alva Morales. Atendimento aos alunos da disciplina MAT 5719. (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Instituto de Matemática e Estatística-USP. 2014.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
23.   Gerson HitoshiKumagaia e Guilherme Giulianello Biasi. Avaliação do estado nutricional e risco cardiometabólico de trabalhadores de um hospital. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2014.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
24.   Giselle Bertaggia. Unidades Centrais em anéis de grupos sobre os inteiros. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística-Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
25.   Gérson Geraldo Chaves. Ordem e completude: caminhos para compreender intervalos de números reais. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Vera Helena Giusti de Souza.
26.   Isabel Pereira dos Santos. O pensamento analógico e afeto na atribuição de significados em Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2014.
Orientador: Oscar João Abdounur.
27.   José Cícero dos Santos. Um diagnóstico da aprendizagem da cônica elipse no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
28.   João Henrique Luciano. Tutoria Acadêmica. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Pró-Reitoria de Graduação. 2014.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
29.   Karin Ayumi Tamura. . Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2014.
Supervisor: Viviana Giampaoli.
30.   Luis Felipe Soares Serrao. Exames para certificação de conclusão de escolaridade: os casos do Encceja e do Enem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
31.   Luiz Felipe Pedão. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2014.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
32.   Lísias Rodrigues. Tutoria Acadêmica. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Pró-Reitoria de Graduação. 2014.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
33.   Manuela Souza. . Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Supervisor: Francisco Cesar Polcino Milies.
34.   Marcelo Moreira da Silva. Algebras de Incidência que são hereditárias por partes. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
35.   Marco Aurélio Pereira da Silva. Atividades para o ensino de Estatística. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Pró-Reitoria de Extensão da USP. 2014.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
36.   Mariana Ribeiro Bussatta Barberino. Monitor-Bolsista do Programa de Formação de Professores da USP. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: David Pires Dias.
37.   Mariko Kawamoto. Um diagnóstico das habilidades de visualização no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Bandeirante Anhanguera. 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
38.   Paula Cadavid Salazar. . Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Eduardo do Nascimento Marcos.
39.   Pâmela Felix Freitas. Uso das avaliações externas: concepções de equipes gestoras de escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
40.   Rafael Bonangelo e Guilherme dos Santos Batista. Teoria da Medida. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: David Pires Dias.
41.   Renata Rodriguez Marcus Silva. . Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Supervisor: Francisco Cesar Polcino Milies.
42.   Rogério Villafranca. Decodificação de códigos sobre anéis de Galois. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
43.   Ruth Nascimento. Códigos de Peso Constante. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
44.   Tiago Henrique dos Reis. Anéis de grupos e aplicações a teoria de códigos. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
45.   Victor dos Santos Ronchim. Teoremas clássicos sobre os espaços de sequências. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
46.   Vinicius Alves Rodrigues. Monitor-Bolsista do Programa de Formação de Professores da USP. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: David Pires Dias.
47.   WANESSA APARECIDA TREVIZAN DE LIMA. Ensinando matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudos de casos envolvendo Análise Combinatória. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2013

1.   Alexander Holguin Villa. Involuções de grupo orientadas em álgebras de grupo. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
2.   Ana Carolina Haipek Mosolino. Prova São Paulo e Saeb/Prova Brasil: um estudo comparativo de seus princípios, abrangência e procedimentos. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. 2013.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
3.   André de Queiroz Dias. Um estudo sobre ensino e aprendizagem de Análise Combinatória. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2013.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
4.   Asdrúbal Díaz Sepúlveda. PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina MAT0315. (Pós-Graduação em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Carlos Henrique Silva Alcantara. Estudo de curvas em R^3. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pró Reitoria de Graduação - USP. 2013.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
6.   CAROLINE ADJANE FIORE. OS PENSAMENTOS NARRATIVO E LÓGICO-CIENTÍFICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVO E MULTIPLICATIVO NO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
7.   Crislaine Aparecida Ribeiro Salomão. A passagem de textos em língua materna para expressões aritméticas, mediada pelo uso de uma calculadora. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
8.   Daniela Passos Maia Moura. Monitoria. (Licenciatura em Física) - Institudo de Física da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2013.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
9.   Danilo Dias da Silva. Relações entre graus de morfismos irredutíveis e partição pós-projetiva. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
10.   Edna Pereira dos Santos de Araújo. O uso do programa Geogebra nas resoluções de inequações. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Instituto Federal de São Paulo, . 2013.
Orientador: Rogério Osvaldo Chaparin.
11.   Elisabete Teresinha Guerato. Exploração de Lugares Geométricos Planos com o software GeoGebra. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2013.
Supervisor: Vera Helena Giusti de Souza.
12.   Freddy Hernadez Barajas. Modelos multiníveis Weibull com efeitos aleatórios. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Viviana Giampaoli.
13.   Gabriel Oliveira Simões. Tutoria acadêmico-científica. (Matemática) - Universidade de São Paulo, Reitoria da Universidade de São Paulo. 2013.
Orientador: Christina Brech.
14.   Gisele Cristine Eugenio. Atividades para o Ensino de Estatística. (Graduando em Licenciatura IME) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação. 2013.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
15.   Guilherme Galina Loch. PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina MAT1513. (Pós-Graduação em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: David Pires Dias.
16.   Heily Wagner. . Instituto de Matemática e Estatística - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Supervisor: Flavio Ulhoa Coelho.
17.   Helder Alves Arruda. Relação entre a composição corporal materna e a composição corporal do neonato. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2013.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
18.   John Hermes Castillo Gómez. Propriedades de Lie de elementos simétricos sob involuções orientadas em anéis de grupo. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
19.   José Victor Barbosa Jardim Castro. Cálculo Diferencial no Rn. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: David Pires Dias.
20.   João Paulo Cirineu de Jesus. Estágio PAE. (Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Matemática e Estatística. 2013.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
21.   LUCAS CUNHA BASTOS. O ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
22.   Luís Ribeiro de Oliveira. Matemática e Música: A relação entre números e sons em uma perspectiva histórica. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Instituto Federal de São Paulo, . 2013.
Orientador: Rogério Osvaldo Chaparin.
23.   Marcela Visnadi. Cálculo Diferencial no Rn. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: David Pires Dias.
24.   Marcelo Moreira da Silva. Atendimento aos alunos de MAT 2532. (Licenciatura em matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Instituto de Matemática e Estatística-USP. 2013.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
25.   Maria Helena Bravo. Sistema de avaliação e avaliação de sistema: explorações e delimitações conceituais. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
26.   Mayara Maia Esteves. ESTRUTURAS ADITIVAS: UMA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES E RECURSOS CONTIDOS EM DIFERENTES COLEÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
27.   Olga Cecilia Usuga Manco. Modelos de regressão beta com efeitos aleatórios normais e não normais para dados longitudinais. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Viviana Giampaoli.
28.   Paulo Masanobo Miashiro. A TRANSIÇÃO DAS RAZÕES PARA AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
29.   Rafael Werneck Cinoto. Aprendendo Análise Combinatória com a Resolução Do Cubo Mágico. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: David Pires Dias.
30.   Rodrigo Rodrigues Dias. ASPECTOS COGNITIVOS E CONCEITUAIS MOBILIZADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA.. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
31.   Rubens Rodrigues Onishi. Tutoria acadêmico-científica. (Matemática) - Universidade de São Paulo, Reitoria da Universidade de São Paulo. 2013.
Orientador: Christina Brech.
32.   Samir Assuena. Códigos Metacíclicos. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
33.   Sheldon Miriel Gil Dantas. A evolução do estudo das aplicações lineares e não lineares que atingem a norma em espaço de Banach. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
34.   Tatiana Turina Kozama. Problem Based Learning(PBL) e a resolução de problemas no ensino de matemática. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Instituto Federal de São Paulo, . 2013.
Orientador: Rogério Osvaldo Chaparin.
35.   Victor Luiz Martins de Sousa. Um estudo sobre curvas planas com o software Mathematica. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pró Reitoria de Graduação - USP. 2013.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
36.   Victor Ronchim. Dois Teoremas Clássicos em Análise Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Reitoria USP. 2013.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
37.   William Vieira. Do Cálculo à Análise Real: um diagnóstico de processos de ensino e de aprendizagem de sequências numéricas no Curso de Licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Supervisor: Vera Helena Giusti de Souza.
38.   Wolney Candido de Melo. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no Ideb das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2013.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.

2012

1.   Adriana Elaine da Silva e Júlio Cézar Brettas da Costa. Polimorfismos nos genes da enzima glutationa peroxidase e biomarcadores do estado nutricional relativo ao selênio em população adulta de São Paulo. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2012.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
2.   Aldo Zanoni. Geometria esférica. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
3.   Ana Maria Pereira Pinto Poggio. Um diagnóstico sobre o conceito de proporcionalidade de alunos do Ensino Médio na perspectiva dos Três Mundos da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
4.   Anderson Tiago da Silva. Códigos cíclicos sobre anéis de cadeia. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
5.   Andrea Carla Selarin. Limites e alcances da Ficha de Rendimento Escolar dos alunos da Rede Municipal de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
6.   André Luis Porto da Silva. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2012.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
7.   Antonio Victor da Silva Junior. Dois Teoremas Clássicos em Análise Matemática. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Reitoria USP. 2012.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
8.   Carlos Norberto Bambo. Tutoria no Projeto de Cooperação Ministério da Saúde de Moçambique - Japan International Cooperation Agency - Feusp. (Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
9.   Cristiane Sayuri Shoji. Monitoria da disciplina de MAT1513-Laboratório de Matemática. (Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: David Pires Dias.
10.   Eloá Guerini Flores. Que fatores influenciaram os resultados do Ideb na Emeb Antonio dos Santos Farias?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
11.   Fernanda Diniz de Melo. Códigos cíclcicos e códigos abelianos. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
12.   Fernanda Kmohan P Patrício e Julio Adolfo Zucon Trecenti. Índice Glicêmico e Carga Glicêmica da dieta de mulheres portadoras de neoplasia mamária sob tratamento quimioterápico. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2012.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
13.   Fernando Dallapé Madeira. PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina MAT0315 - Introdução à Análise. (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: David Pires Dias.
14.   Gabriel de Almeida Alves. Análise de documentos que norteiam o ensino de Trigonometria no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2012.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
15.   Guilherme dos Santos Batista. Tutoria Científico-Acadêmica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
16.   Heily Wagner. Produto Fibrado orientado de álgebras e dimensão de representação. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
17.   Helen Samara dos Santos. Injetividade e Módulos Pobres.. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
18.   Irene Coelho de Araujo. Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): a construção de uma imagem de Souzinha. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Apoio Estado do Mato Grosso do Sul. 2012.
Supervisor: Antonio Carlos Brolezzi.
19.   Janaína Baldan Santos. Dois Teoremas Clássicos em Análise Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Reitoria USP. 2012.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
20.   Karin Ayumi Tamura. Métodos de predição para modelo logístico misto com k efeitos aleatórios. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2012.
Orientador: Viviana Giampaoli.
21.   Loren Bonilha Moreira. Aprendendo Cálculo através de Contra-exemplos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Reitoria USP. 2012.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
22.   Luciana Gastaldi Sardinha Souza. Uma Abordagem Didático-pedagógica da Racionalidade Matemática na Criação Musical. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2012.
Orientador: Oscar João Abdounur.
23.   Lurian Maciel Alves. Iniciação aos Sistemas Dinâmicos. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
24.   Maria do Perpétuo Socorro Soares. Avaliação institucional na educação infantil: análise dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
25.   Marisa Assumpção Teixeira. É possível colocar a Provinha Brasil a serviço da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
26.   Mirian Criez Nobrega Ferreira. Avaliação a serviço da gestão educacional: uma análise das avaliações em língua portuguesa nas escolas municipais de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
27.   Patricia Massae Kitani. Unidades de ZCp^n. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
28.   PATRÍCIA SIMÕES LUIS SILVA. EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DE JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
29.   Paula Andrea Cadavid Salazar. Sistemas Estratificantes Sobre Álgebras Hereditárias. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
30.   Rayssa da Silva Chaves. Tutoria Científico-Acadêmica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
31.   Regina Aparecida Rodrigues Menezes. Como avaliar o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
32.   Renan Marcel B. dos Santos. Avaliação do uso e conhecimento de Estatística dos formandos em Licenciatura do IME-USP. (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação. 2012.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
33.   Renata R. Marcuz Silva. Unidades de ZC2p e aplicações. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
34.   Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro. O Ensino das Geometrias Não-Euclidianas para o Público Leigo: Um Olhar Sob a Perspectiva da Divulgação Científica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2012.
Orientador: Oscar João Abdounur.
35.   Roberval Laes Alves Bandeira. Ensino de Funções: Uma abordagem histórica e exemplo de aplicação no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2012.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
36.   Rodrigo Figueiredo. Um resultado geral de modelo completude de expansões do corpo dos reais. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ricardo Bianconi.
37.   Ronaldo Amaral dos Santos. Aprendendo Cálculo através de Contra-exemplos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Reitoria USP. 2012.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
38.   Sandra Maira Zen Zacarias. A transição do 5o para o 6o anos do Ensino Fundamental: uma perspectiva conceitual para o ensino e a aprendizagem das estruturas aditivas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
39.   Sheldon Miriel Gil Dantas. PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina MAT0315 - Introdução à Análise. (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: David Pires Dias.
40.   Silvana Kameyama. Complexidade de Módulos. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
41.   Simone Monteiro Rocha Lotto. Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
42.   Thamyres Christine de Andrade Soares. O estudo do cálculo diferencial e integral através de contra-exemplos. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: David Pires Dias.
43.   Thiago Ralise Bertolotti. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento para reuniões científicas usando PHP e MYSQL. (Graduação em Matemática Aplicada) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . 2012.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.

2011

1.   Alfredo Carlos Werneck de Avellar Filho. Matemática nas eleições. (Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
2.   Anatolie Soroko Junior. Super Leitor Ótico: programa para processamento de folhas de respostas. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
3.   Arthur Heller Britto. Axioma de Martin e consequências. Iniciação Científica - Instituto de Matemática e Estatística, . 2011.
Orientador: Christina Brech.
4.   Balgeum Song. Estudo de curvas em R^3. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
5.   Carlos Henrique Lapinha Dalla Stella. Análise Funcional. (Graduando em Bacharelado em Física) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: David Pires Dias.
6.   Cicero Nachtigall. Operadores de Composição entre Álgebras de Fréchet Uniformes. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
7.   Clayton Suguio Hida. Dualidade de Stone e espaços de Banach C(K). (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Christina Brech.
8.   Cristina Dalva Van Berghem Motta. Um retrato de aprendizagem em educação matemática: professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de inovação curricular. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
9.   Danilo Marcolongo Afonso. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2011.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
10.   Edson Francisco de Farias Silva. Monitoria da disciplina MAT0450 - Seminário de resolução de problemas. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: David Pires Dias.
11.   Eduardo Queiroz Peres. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Escola Politécnica da USP. 2011.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
12.   Estevão Vinícius Cândia. Um pouco de Sistemas Dinâmicos-2o semestre. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2011.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
13.   Fernando Moreira Barnabé. A melodia das razões e proporções: a música sob o olhar interdisciplinar do professor de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2011.
Orientador: Oscar João Abdounur.
14.   Hemrique Meretti Camargo. Homologia O-minimal: aspectos topológicos de estruturas O-minimais. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ricardo Bianconi.
15.   Ilza Caetano. A geometria segundo o método Van Hiele. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO, . 2011.
Orientador: Rogério Osvaldo Chaparin.
16.   Jacintho Del Vecchio Junior. Metafísica e racionalidade científica: um ensaio sobre os fundamentos da matemática. Tese (Doutorado em História da ciência) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP), . 2011.
Supervisor: Oscar João Abdounur.
17.   Janaina Baldan Santos. O ensino do Cálculo Diferencial e Integral com base na teoria de Van Hiele. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Programa Ensinar com Pesquisa. 2011.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
18.   José Victor Bartol Rodriguez. Análises de Agrupamento. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Viviana Giampaoli.
19.   Laura Cristina de Moraes Gonçalves. Bons resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
20.   Leonardo Gerardini. Modelagem matemática e sistemas de amortização - Uma experiência com jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
21.   Luciano Hellmeister Mendes. Validação de modelos estatísticos para predizer o peso de crianças ao nascer. (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Universidad de São Paulo. 2011.
Orientador: Viviana Giampaoli.
22.   Luiz Gonçalves Filho. Modelagem matemática e ensino de funções do 1º Grau. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
23.   Marcelo Balduino Silva. Secções cônicas: atividades com geometria dinâmica com base no currículo do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
24.   Marcelo Boaventura. Diálogos e possibilidades entre o Movimento Bauhaus, a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
25.   Maria Helena Bravo. Bons resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
26.   Maria Helena Ribeiro. A ASSIMETRIA HISTÓRICA ENTRE OS CONCEITOS E AS TÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
27.   Natália Giopato. Sucesso e fracasso escolares: análises diacrônicas das taxas de rendimento no Brasil e revisão da literatura. (Graduando em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
28.   Paola Megumi Matsumoto. O século de ouro da matemática. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
29.   Philip Montgomery Sooknanan. Análise Real. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: David Pires Dias.
30.   Priscilla Iastremski. O produto cruzado de uma C*-álgebra por um endomorfismo e a álgebra de Cuntz-Krieger. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Cristina Cerri.
31.   Renato Mendes Mineiro. Atividades para o estudo de quádricas, mediadas por modelos de representação tridimensional. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
32.   Renato Tadashi Izawa. Validação do inventário de estilo de aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI) de David A. Kolb para Idosos Brasileiros. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2011.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
33.   Ricardo Capiberibe. Veores e Geometria Analítica. (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2011.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
34.   Ricardo Capiberibe. Vetores e Geometria Analítica. (Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2011.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
35.   Roberto Paulo de Jesus Silva. Construção dos números naturais, racionais e inteiros. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2011.
Orientador: Christina Brech.
36.   Silvio Antonio da Silva. Os multisignificados de equação na aprendizagem de Matemática para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
37.   Sonia Maria Pereira Vidigal. Formação da Personalidade Ética: as contribuições de Kohlberg e van Hiele. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
38.   Tatiana de Camargo Waldomiro. Abordagem histórico-epistemológica do ensino da geometria fazendo uso de computadores. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Oscar João Abdounur.
39.   Thales Graça Athanásio. Estudo de curvas em R^3. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2011.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
40.   Valdirene Rosa. Funções no ensino médio: história e modelagem. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
41.   Viviane Frigo. O algoritmo da divisão na escola básica. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO-CAMPUS GUARULHOS, . 2011.
Orientador: Rogério Osvaldo Chaparin.
42.   Wadames Procópio. O currículo de matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do Geogebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
43.   WAGNER PULIDO RODRIGUES. Uma Abordagem Conceitual de Volumes No Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
44.   Wellington Marques de Souza. Equações Diferenciais Ordinárias /2o semestre. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2011.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
45.   Wellington Marques de Souza. Geometria 1. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2011.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
46.   Wellington Marques de Souza. Monitoria de Geometria 1. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2011.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
47.   Wilson Barbosa da Silva. Uma análise de livros paradidáticos de Geometria. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.

2010

1.   Alex José Caldereiro da Silva. Aprendendo e Ensinando Geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
2.   Arthur Heller Britto. Espaços métricos e a construção do corpo dos reais por sequências de Cauchy. Iniciação Científica - Instituto de Matemática e Estatística, . 2010.
Orientador: Christina Brech.
3.   Camila Silotto C Vertamatti e Debora Vieira A de Souza. Marcadores Cardiovasculares em Pacientes com Periodontite. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2010.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
4.   Carlos Eduardo Martins Relvas e Diego Monteforte Pintor. A (NÃO) ESCOLHA PROFISSIONAL PELO MAGISTÉRIO: ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA VISÃO DE INGRESSANTES DE CURSOS SUPERIORES. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2010.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
5.   Eduardo Queiroz Peres. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Escola Politécnica da USP. 2010.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
6.   Eliezer Gomes Camizão. Educação Comparada e Antropologia: ?educational borrowing? em escolas internacionais no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
7.   Elisa Padinha Campos. Teatro e educação matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
8.   Fabio dos Santos Silva. Dobraduras - um recurso para o ensino de Geometria. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação LATO SENSU em História da Matemática) - Instituto Internacional de Ciências Sociais, . 2010.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
9.   Jackeline Riquielme de Oliveira. A Geometria do Origami. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2010.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
10.   João Fabio Porto. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
11.   Leticia de Oliveira Silva. Avaliação do uso e conhecimento de Estatística dos formandos em Licenciatura do IME-USP. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2010.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
12.   Luciana Silva. Ensino de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
13.   Luis Antonio Gagliardi Prado. Matemática, física e música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica para um ensino interdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
14.   Mara Zilda de Oliveira. Números construtíveis e a insolubilidade dos problemas clássicos. (Graduando em Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2010.
Orientador: David Pires Dias.
15.   Marcello Santos Amadeo. Uma proposta de ensino de isomerias no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
16.   Marcos Francisco Borges. Ciência e religião: reflexões sobre os livros de história da matemática e a formação do professor. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
17.   Marinês Guerreiro. . Universidade de São Paulo, . 2010.
Supervisor: Francisco Cesar Polcino Milies.
18.   Norberto Machado Angelini. Funções: um estudo baseado nos Três Mundos da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2010.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
19.   Olcyr de Lima Sumensari. Espaços de Banach de Dimensão Infinita. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
20.   Priscila Aparecida Prestes. Aprendendo e Ensinando Geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
21.   Rafael Andrade Pereira. A Física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
22.   Roberta Carolina de Matos Justo. MAPA MÍNIMO DE RELAÇÕES DO IDOSO: INSTRUMENTO GRÁFICO PARA AVALIAR REDE DE SUPORTE SOCIAL. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2010.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
23.   Tiago Perestrelo Storti. O ensino individualizado: a educação matemática na relação aluno-professor. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
24.   Tiago Perestrelo Storti. "O ensino individualizado: a educação matemática na relação aluno-professor". Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação ´) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
25.   Wellington Marques de Oliveira. Formas canônicas real e complexa e Sistemas de equações diferenciais lineares. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2010.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
26.   Wellington Marques de Souza. Programa de Monitoria em Equações Diferenciais 1. semestre. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2010.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
27.   Wellington Marques de Souza. Programa de Monitoria em Equações Diferenciais 2. semestre. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2010.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
28.   Wilson Roberto Soluna de Souza. Representações planas de figuras tridimensionais - Um estudo envolvendo visualização. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
29.   Winicius Roschel da Silva. Aprendendo e Ensinando Geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2010.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.

2009

1.   Adriana Rachid. Programa de monitoria. (Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2009.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
2.   Amanda Gomes de Oliveira. Programa de monitoria. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2009.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
3.   Amanda Yumi Ambriola Oku. Matemática e música. (Graduando em Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Oscar João Abdounur.
4.   Angélica Turaça. O Ensino da Geometria Projetiva. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Ricardo Bianconi.
5.   Bruno Henrique dos Santos. Estatística no ensino fundamental e médio. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
6.   Camila Cardoso de Oliveira. Impacto do abandono de usuários em centrais de atendimento. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
7.   Camila de Souza Macedo. Estatística no ensino fundamental e médio. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
8.   Cintia Cristina Menezes e Michelle Kanashiro Kuda. Ambientes atmosféricos e possíveis correlacoes com doenças do aparelho respiratório e circulatório na cidade de São Paulo. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2009.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
9.   Delma Pillão. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Oscar João Abdounur.
10.   Dulcyene Maria Ribeiro. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino na Engenharia Militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
11.   Dyego de Oliveira Arruda. Programa de monitoria. (Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2009.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
12.   Elisa Regina Santos. A Equação de Daugavet para Operadores no Espaço C(S). Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
13.   Evandro Manoel da Cruz. Modelos de competição e estabilidade utilizando sistemas de equações diferenciais ordinárias. (Graduando em Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2009.
Orientador: David Pires Dias.
14.   Fabiana Neves Alves. Estatística no ensino fundamental e médio. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
15.   Francisco Batista de Medeiros. Algebras de Koszul e Resoluçoes Projetivas. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
16.   Gabriela Cantisano. Medidas de performance aproximadas para centrais de atendimento. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Secretaria de Educação SP. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
17.   Grupo de alunos. A margem de erro em pesquisas e/ou modelos matemáticos. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2009.
Orientador: David Pires Dias.
18.   Guilherme Augusto Vaz de Lima. Fractais no ensino. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
19.   Gustavo Kazuo Okuyama. Programa de Disciplinas. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, . 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
20.   Kelly Cristina Ramos. Avaliação do conhecimento dos formandos em Licenciatura do IME. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
21.   Mara Zilda de Oliveira. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2009.
Orientador: David Pires Dias.
22.   Marcus Dias. Avaliação da disciplina Noções de Estatística (MAE-116). (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
23.   Maria Helena de Aguiar Bravo. A política de avaliação do estado do Ceará de 2009 a 2018: interfaces com as políticas de avaliação do governo federal para o Ensino Médio. Tese (Doutorado em Progarama de Pós- Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
24.   Mariana R. Bussata. Estatística no ensino fundamental e médio. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
25.   Mirian de Souza. Avaliação da disciplina Noções de Estatística (MAE-116). (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
26.   Márcio Eduardo Bezerra Maciel. Análise de Concordância no Software FRAMI. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2009.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
27.   Pedro Levit Kaufmann. Integração não absoluta em R^2 usando pártições triangulares. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Ricardo Bianconi.
28.   Samuel Duarte. O Ensino da Geometria Projetiva. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Ricardo Bianconi.
29.   Solange Goulart Batista. Aspectos formais no ensino e na aprendizagem de função: estão presentes em livros didáticos de Matemática da Educação Básica? Como?. (Graduando em Matematica-Licenciatura) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2009.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
30.   Thiago Fernando Ferreira da Costa. Aspectos formais no ensino e na aprendizagem de função: estão presentes em livros didáticos de Matemática da Educação Básica? Como?. (Graduando em Matematica-Licenciatura) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2009.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
31.   Valdir F. Marques Filho. Programa de monitoria. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2009.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
32.   Valdir Ferreira Marques Filho. Programa de Monitoria em Introdução ao Cálculo. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2009.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.

2008

1.   Alex Alves Dentamaro. Três Teoremas Clássicos em Análise Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante. 2008.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
2.   Ana Carolina Santana Minioli. Análise retrospectiva do perfil clínico-epidemiológico da leucoplasia pilosa em 17 anos de epidemia de HIV/AIDS no Brasil. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2008.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
3.   Ana Clara Lombardi Coura. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
4.   Bryan Halmenschlager Pereira. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
5.   Claudia Steffany da S. Miranda. Programa de Monitoria em Introdução ao Cálculo. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
6.   Daniela F. Alvarenga. Avaliação da disciplina Noções de Estatística (MAE-116). (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
7.   Denis Andrighetti Pereira. Aula expositiva e o uso de material multi-midia. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Cristina Cerri.
8.   Elder Hideki Kayano. Programa de Monitoria em Cálculo para Economia. (Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
9.   Emmanuel Felix Lopes da Silva. Caracterização aritmética em primeira ordem de funções computáveis em espaço polinomial. Tese (Doutorado em Matemática Computacional) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2008.
Supervisor: Ricardo Bianconi.
10.   Estevão Vinicius Candia. Programa de IC da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
11.   Felipe Barbosa Gonçalves. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
12.   Felipe de Freitas Maciel Resende. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
13.   Felipe Matheus Mafra Machado. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
14.   Fidel Beraldi. ?Análises de Agrupamento aplicado a dados lingüísticos?. (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Universidade de São Paulo. 2008.
Orientador: Viviana Giampaoli.
15.   Filipe Aécio A. A. Santos. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Escola Politécnica da USP. 2008.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
16.   Fábio de Sá Araújo. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral II e III. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2008.
Orientador: David Pires Dias.
17.   Heily Wagner. Extensões cindidas por ideais nilpotentes. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
18.   Henrique da Costa Figo. Três Teoremas Clássicos em Análise Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
19.   Ildálio Aguiar de Souza Santos. Programa de Monitoria em Introdução ao Cálculo. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
20.   José Carlos Evangelista. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
21.   José Galileu Abreu Holsbach Jr. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
22.   Juliana Montagner. Origami: uma atividade alternativa no ensino de Geometria. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
23.   Karina Gernhardt Nakamura. Análise retrospectiva do perfil clínico-epidemiológico da leucoplasia pilosa em 17 anos de epidemia de HIV/AIDS no Brasil. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2008.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
24.   Leda Maria Bastoni Talavera. A parábola e a catenária: história e aplicações. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
25.   Leonardo Fortunato Puga. Inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática da Escola Básica. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Programa Ensinar com Pesquisa. 2008.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
26.   Liz Jandui S. Baptista. Avaliação da disciplina Noções de Estatística (MAE-116). (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
27.   Luis Henrique K. Higa. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
28.   Marcus Vinicius B. Prado. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2008.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
29.   Matheus Batagini Brito. Sequências e Séries de Números Reais: os espaços c_0 e l_p. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
30.   Priscila de Jesus Sanches. A divulgação científica, a literatura matemática e o papel do professor. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Pro-reitoria de graduação da USP. 2008.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
31.   Rafael Melo da Silva. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
32.   Rogério de Faria Porto. Regressão não paramétrica com Erros Correlacionados via Ondaletas. Tese (Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Supervisor: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
33.   Samir Assuena. Anéis de Schur. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
34.   Susane Fernandes de Abreu Teixeira. Uma reflexão sobre a ambiguidade dos jogos na educação matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
35.   Tamara Bianca Ribas Seixas. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
36.   Thais Yumi Nakarato. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
37.   Thiemi Omido. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
38.   Tullyo Cesar S. Rodrigues. Programa de I.C. da OBMEP. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
39.   Viviane Rodrigues Leal. O Teorema da Função Inversa para funções de várias variáveis reais a valores vetoriais, e suas conseqüências.. (Graduando em Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2008.
Orientador: David Pires Dias.

2007

1.   Alunos medalhistas na OBMEP 2007. Orientação no Programa de Iniciação Científica da OBMEP 2007. Iniciação Científica - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2007.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
2.   Andre Marchesini Gabrielli. Uma Proposta para o Ensino de Geometria Analítica. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Cristina Cerri.
3.   André Pierro de Camargo. Algebra Linear Avancada. (Graduando em Bacharelado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
4.   Constanza Kaliks Guendelman. Nicolas de Cusa e a Educação. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
5.   David Santiago Santos. Criptografia: Método RSA. Iniciação Científica - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
6.   Diana Patrícia Ferreira de Santana. É a matemática relativa? A relação entre conhecimento, matemática e aas questões socioculturais a partir de uma leitura das idéias de David Bloor. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2007.
Orientador: Oscar João Abdounur.
7.   Débora Costa Cona. Monitoria de Análise Matemática I e II. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2007.
Orientador: David Pires Dias.
8.   Débora Oliveira Lopes. O modelo de Van Hiele no ensino de congruência de triângulos. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Programa Ensinar com Pesquisa. 2007.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
9.   Elisa Padinha Campos. O modelo de Van Hiele no ensino de semelhança de triângulos. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Programa Ensinar com Pesquisa. 2007.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
10.   Estevão Freitas de Souza. Comparação e Escolha de Agrupamentos: uma Proposta Utilizando a Entropia. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Viviana Giampaoli.
11.   Everson de Jesus Lapola Gomes dos Santos. Jogos no ensino: uma prática cuidados e efetiva. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
12.   Fidel Baraldi. Análise linguistica dos sintomas em pacientes com insuficiência cardíaca. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2007.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
13.   Joyce Marly da Sil va. O modelo de Van Hiele no ensino de paraleleismo e quadriláteros. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Programa Ensinar com Pesquisa. 2007.
Orientadores: Cláudia Cueva Candido, Marcos Nascimento Magalhaes.
14.   Karin Ayumi Tamura. Modelo Logístico Multinível: um Enfoque em Métodos de Estimação e Predição. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Viviana Giampaoli.
15.   Lindalva Domingos Ramos. História da matemática e o papel oculto dos professores dos matemáticos famosos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-reitoria de graduação. 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
16.   Luciana Silva. O modelo de Van Hiele no ensino de Geometria Métrica. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
17.   Lívia Rizzuto Gallo. Uma proposta de curso de história da matemática para formação do professor de matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade de São Paulo, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
18.   Marceli Iwai. Abstrato e concreto no ensino da geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
19.   Marcelo Henrique do Amaral. Análise estatística de variáveis textuais obtidas através de uma questão aberta. (Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Universidade de São Paulo. 2007.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
20.   Marcelo Santos Amadeo. A noção de obstáculo epistemológico e a disciplina Laboratório de Matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, Pró-reitoria de Graduação da USP. 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
21.   Margareth Ribeiro Medeiros. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral II. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2007.
Orientador: David Pires Dias.
22.   Maria Belotti. Matematica árabe. (Graduando em Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Oscar João Abdounur.
23.   Marilene Batista de Souza. Ensino a distância de Matemática: algumas experiências. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2007.
Orientador: Cristina Cerri.
24.   Mauricio R. Oliveira. Poliedros. (Graduando em Graduação em matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Uiversidade de São Paulo. 2007.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
25.   Moacir Pereira Ramos Junior. Sistemas de Tutoria Inteligentes baseado numa arquitetura multi-agentes. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
26.   Paula Cadavid Salazar. Algebras Estandarmente Estratificadas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
27.   Rafael Bezerra dos Santos. Geometria Esférica. (Graduando em Licenciatura e Bacharelado Em Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2007.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
28.   Ricardo Ramos Silva. Programa de Mestrado em Matemática Aplicada. (Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2007.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
29.   Silvio tambara Jr. Estatística no ensino fundamental e médio. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
30.   Soane Mota dos Santos. ?Estimativa do déficit altura/idade a partir do déficit peso/idade?. (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Universidade de São Paulo. 2007.
Orientador: Viviana Giampaoli.
31.   Tiago Mendonça dos Santos. Estudo de variáveis linguísticas em relatos de pacientes cardíacos. (Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Universidade de São Paulo. 2007.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
32.   Wilton Punko. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2007.
Orientador: David Pires Dias.

2006

1.   Ana Cristina dos Santos Garcia. Modelagem Matemática - Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear à resolução de problemas relacionados às Ciências Sociais e à Economia. (Graduando em Matemática- Bacharelado e Licenciatura) - Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco, Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco. 2006.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
2.   Ana Sofia Aparicio Pereda. Aspectos Afetivos na aprendizagem da estatística: atitudes e suas formas de avaliação. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação ´) - Faculdade de Educação da USP, . 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   Angela Cristina Bonini. Sistemas de numeração: um prolema didático. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
4.   Antonio Marcos Correa Neri. A dimensão de representação de álgebras de artin. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
5.   Augusto Andrade Pereira. A matemática e o desenvolvimento da acústica no Renascimento. Iniciação Científica - Instituto Oceanografico da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
6.   Cristina Dalva Van Berghem Motta. História da matemática na educação matemática: espelho ou pintura?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
7.   Cristina Graciele R Cardoso, Eduardo H Taniguchi. Extensão Média do Enunciado em Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2006.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
8.   Débora Regina Imafiko. Jogos e Brincadeiras para o Ensino de Geometria no Ensino Médio II. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
9.   ELAINE REGINA MARQUEZIN MARINHO. Modelagem Matemática - Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral à resolução de problemas relacionados às Ciências da Vida e da Natureza. (Graduando em Matemática- Bacharelado e Licenciatura) - Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco, Fundação para o Ensino de Osasco. 2006.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
10.   Ernani Nagy de Moraes. O professor de matemática e o constante formar-se: refletindo sobre atividades dentro e fora da escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
11.   FLAVIANA SANTOS DUTRA. Sobre Códigos Dihedrais e Quatérnios. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2006.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
12.   Grupo de alunos. Teoria da detecção de sinais. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2006.
Orientador: David Pires Dias.
13.   José Henrique Ferreira de Carvalho. Grupos Solúveis Finitos. Orientação de outra natureza - Escola Politécnica-Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
14.   Marcel Vinhas Bertolini. Estudo histórico-epistemológico da matemática chinesa na Antigüidade. (Graduando em Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
15.   MARIANA GARABINI CORNELISSEN HOYOS. Classificação dos RA loops. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2006.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
16.   Marjorie de Ascenção Antunes. Integrabilidade de Funções Reais. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Cristina Cerri.
17.   Rafael Andrade Pereira. Desenvolvimento da Série Harmônica sob uma ótica acústico-matemática durante a Revolução Científica: um estudo de Harmonia. (Graduando em Física) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
18.   Rafael Teixeira Scantamburlo. História e aplicação do número e. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Usp, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
19.   Raquel Siverio Guimaraes. Relação entre História e Ensino de Cálculo: um estudo do conceito de Integral. (Graduando em Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Pro-reitoria de graduação da Universidade de São Paulo. 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
20.   Renan C Leite, Edson K Iwamoto, Tarsila A Pereir. Expressão de sintomas em doentes com insuficiência cardíaca. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2006.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
21.   Rita de Cássia Pereira de Pinho. Desvendando a Geometria do GPS. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2006.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
22.   Rodrigo Roque Dias. Métodos de análise não-standard em análise funcional. (Graduação em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Ricardo Bianconi.
23.   Vagner Favoni Rocha. A modelagem e resolução de problemas de competição utilizando sistemas de equações diferenciais ordinárias e recursos computacionais.. (Graduando em Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2006.
Orientador: David Pires Dias.
24.   Vagner Favoni Rocha. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2006.
Orientador: David Pires Dias.

2005

1.   Alexey Antônio Villas Boas. Aspectos Algébricos e Computacionais de Bases de Gröbner Não comutativas. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Computação) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, . 2005.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
2.   Aline Bosetti. A Matemática dos Mosaicos. (Graduação em Matemática) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2005.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
3.   Ana Paula Loiola. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral II. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2005.
Orientador: David Pires Dias.
4.   Andressa de Lima Pereira. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2005.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Bruno de Sá Almeida. Diagnóstico dos tipos de erros detectados na resolução de inequações.. (Graduando em Matemática - Licenciatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2005.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
6.   Camila Goto Russo, Victor Fossaluza. O uso de Carvedilol no tratamento de cães portadores de Cardiomiopatia Dilatada Idiopática. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2005.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
7.   Clauser Oliboni Voltaine. REVISTA EDUCAÇÃO & MATEMÁTICA: EXPLOSÃO CRIATIVA NO FINAL DOS ANOS 70. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
8.   Clezio Aparecido Braga. Limites tiltings e cotiltings. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
9.   Daniel Romão da Silva. Conteúdos de Geometria no Ensino Médio: um Olhar Histórico sobre as Propostas Curriculares. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
10.   Eliza Hidemi Sadaike Miyazaki. A medida de Gabriel-Roiter e o Teorema de Roiter. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
11.   Felipe Fugita. Matemáticos que contribuíram na construção do cálculo diferencial e integral: aspectos biográficos. (Graduando em Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Oscar João Abdounur.
12.   Fernando Barnabé. O Arquimedes Holandes: um estudo sobre a matemática de Simon Stevin. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
13.   Fernando Barnabé. O Uso da História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
14.   Fernando César Tilger. 1000 Maneiras de Ensinar os Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
15.   Fábio Ávila. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2005.
Orientador: David Pires Dias.
16.   Giselle Antunes Monteiro. Programa de mestrado (março a agosto). (Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2005.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
17.   Gizela Carvalho da Fonseca. Ensino e aprendizado no curso de Noções de Estatística para alunos da USP. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
18.   Gustavo Ignácio Duarte. Conteúdos de Geometria no Ensino Médio: um Olhar Histórico sobre as Propostas Curriculares. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
19.   Josefa Andréa Crispim Alves. Mexendo com Euclides : Uma proposta para o Ensino Médio usando Geometria Dinâmica e História da Matemática. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
20.   José Ângelo Pezzotta. Integrais de gauge sobre domínio p-ádico. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Ricardo Bianconi.
21.   Ketty Iglesias. As críticas de Berkeley e a formalização do Cálculo Diferencial e Integral. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
22.   Ketty Iglesias. Uso de História da Matemática em um curso de Cálculo Diferencial e Integral. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
23.   Luis Antonio Gagliardi Prado. Da matemática especulativa à matemática experimental: uma leitura bachelardiana da relação entre matemática e música no Renascimento. (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Oscar João Abdounur.
24.   Luiz Fabiano dos Santos Lima. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2005.
Orientador: David Pires Dias.
25.   Marcia Aguiar. Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
26.   MIRANDA, A Itapura; SATAKE, Marcos Shizuo; MAZARD, Mitel. Acessibilidade com foco empresarial.. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2005.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
27.   Muller Rodrigo. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2005.
Orientador: David Pires Dias.
28.   Patrícia Consani de Angelo. Resultados do Ideb de 2005 a 2009 da Emeb Profª Suzete Aparecida de Campos: possíveis respostas de avanços pedagógicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
29.   Priscila do Nascimento Franco. Funções Analíticas e aplicações. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Cristina Cerri.
30.   Priscilla Iastremski. Introdução a Teoria de Operadores Lineares. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Cristina Cerri.
31.   Renata Barros Alves. Estudando as cônicas. (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2005.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
32.   Rosane T dos Santos, Vagner Aparecido Pedro Jr. Potencial antioxidante e características físico-químicas do tomate (Lycopersicon esculentum) orgânico em comparação ao convencional. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2005.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
33.   Sandra de Regô Jesus. Modelos multiníveis para resposta binária: um enfoque na má classificação. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Viviana Giampaoli.
34.   Silvia Teresa Freire Torres. Análises dos critérios para seleção de modelos para o modelo de regressão Beta. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2005.
Orientador: Viviana Giampaoli.
35.   Tadeu Aparecido Pereira da Ponte. Produto Cruzado de C*-álgebras por Z e K-teria: A Sequencia Exata de Pimsner-Voiculescu. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Cristina Cerri.
36.   TAVOLARO, Fernanda Bianca et al. Mercado imobiliário como opção de investimento. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2005.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
37.   VALÉRIA OSTETE JANNIS LUCHATTA. Códigos cíclicos como ideais em álgebras de grupo. Dissertação (Mestrado em matemática) - Universidade Cidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
38.   Walter Martins Rodrigues. Alguns triângulos de Auslander-Reiten em categorias derivadas de extensões por um ponto. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Supervisor: Eduardo do Nascimento Marcos.
39.   Walter Spinelli. Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais e percursos temáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2004

1.   Augusto Andrade Pereira. A matemática e o desenvolvimento da acústica no Renascimento. (Graduando em Oceanografia) - Instituto Oceanografico da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Oscar João Abdounur.
2.   CECILIA TOSAR ESCUDER. Propriedades homológicas e categorias derivadas. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
3.   DIAS, Ana Luisa et al. A importância da informação para uma organização não governamental. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2004.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
4.   Démerson André Polli, Larissa Teruko Kaneko. Avaliação do estado nutricional de escolares: uma proposta multiprofissional envolvendo professores de educação física do município de São Paulo. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2004.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
5.   Fabio Orfali. Produto Cruzado de uma C*-álgebra por Endomorfismo. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Cristina Cerri.
6.   Fabio Silva Melo. Secções Cônicas e suas aplicações. (Graduando em Matemática- Bacharelado e Licenciatura) - Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco, Fundação para o Ensino de Osasco. 2004.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
7.   Fábio Cavalcanti Pereira. Comparação de Agrupamentos usando o método das k-médias. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
8.   Fábio Jun Fujikawa. Avaliação do Aprendizado em cursos básicos de estatística. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
9.   Henry Kiyoshi Ogawa. Modelo de Filas com Desistências. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
10.   Hugo Assunção. Estudo da Mortalidade no Brasil através de modelos log-lineares. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
11.   Jose Fidel Advíncula. José Fidel Advíncula. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
12.   João Marcelo Lopes Tavares. Medidas Kapas Modificadas para a Comparação de Mapas Temáticos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
13.   KINA, Adriana Yukari et al. Captação de recursos para ONG's na comunidade. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2004.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
14.   LEONARDO LINHARES ROFRIGUES. Anéis e módulos distributivos. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
15.   Leonardo Prieto Sanabria. Teoria dos modelos de corpos p-ádicos com funções analíticas. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Ricardo Bianconi.
16.   Luciana Xarim Mendes. Os efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2004.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
17.   Marcelo Rodrigo Portela Ferreira. Modelos para Resposta Binária: Uma aplicação a dados biológicos. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
18.   Mariana MIzutani Ribeiro. Orientaçào de Programa-Mestrado. (Mestrado em estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2004.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
19.   Nélio Pereira Machado. Programa de Disciplinas. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
20.   Osnel Broche Cristo. . Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Supervisor: Francisco Cesar Polcino Milies.
21.   Patricia Batista Leal. Estudo e Aplicações do Método de Agrupamento Baseado em Modelos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
22.   Priscilla Iastremski. A Convergência Uniforme e suas Consequências. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Cristina Cerri.
23.   Priscilla Iastremski. Introdução a C*-álgebras. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Cristina Cerri.
24.   REGINA NOSTRE MARQUES. O trabalho de Leonard Dickson em álgebras com divisão. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
25.   Regina Santana Alaminos. Superfícies mínimas e bolhas de sabão. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
26.   Renato Belinelo Bortolatto. Oresme e a Matemática Medieval do Movimento. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
27.   Ricardo Ferreira Schiavo. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Escola Politécnica da USP. 2004.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.
28.   Rogerio de Faria Porto. Orientacao de Programa-Doutorado. (Doutorado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
29.   Silvia Patricia Barreto Santana. Modelos Estatísticos para análise de dados longitudinais categorizados ordinais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
30.   Sônia Maria Fernandez. Estrutura de Lie da Cohomologia de Hochschild. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
31.   Talita Gatti. Contribuição de logaritmos na sistematização de conceitos musicais: o caso do temperamento igual. (Graduando em Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Oscar João Abdounur.
32.   Tatyana Maya Okano. Probabilidade aplicada. (Graduando em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
33.   Thiago Vilhega da Silva. Avaliação do Aprendizado em cursos básicos de estatística. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
34.   Yuri Koldaev. Monitoria. (Cursos de Engenharia) - Escola Politécnica da USP, Instituto de Matemática e Estatística. 2004.
Orientador: Pedro Luiz Fagundes.

2003

1.   Claus Akira Matsushigue. Indução de indemonstrabilidades e independências em complexidade computacional. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Ricardo Bianconi.
2.   Daniela Dantas Bernardes. Introdução à Teoria da medida de Lebesgue. (Graduando em Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2003.
Orientador: David Pires Dias.
3.   Eliezer Camizão. As Geometrias Não-Euclidianas. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
4.   Elisa Sayuri Shimabukuro. Tempo de espera em centrais de atendimento com classes de clientes. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
5.   Emmerson. As Geometrias Não-Euclidianas. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
6.   Felipe Fugita. Matemáticos que contribuíram na construção do cálculo diferencial e integral: aspectos biográficos. (Graduando em Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Oscar João Abdounur.
7.   Flavio Shigeo Yamamoto. Sistemas modais de conhecimento. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Ricardo Bianconi.
8.   José Luiz Rosa Júnior. Diagnóstico dos tipos de erros detectados na resolução de equações/inequações.. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2003.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
9.   João Fábio Porto. A Matemática do final da Idade Média e início do Renascimento e os precursores do cálculo. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
10.   Juliana Kátia da Silva. Escolha Bayesiana de Agrupamento de Dados. (Graduando em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Orientador: Viviana Giampaoli.
11.   Karin Ayumi Tamura. Estudo in vitro da integridade da membrana plaquetária humana quando submetida à criopreservação e descongelamento em diferentes soluções estabilizadoras de citoesqueleto. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2003.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
12.   Mariana Cardozo Carnizello. Desmistificando os Números Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
13.   Michelli Karine Barros. Testes de Hipóteses com Restrições no Espaço Paramétrico em Modelos de Regressão com Erros nas Variáveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Viviana Giampaoli.
14.   OSNEL BROCHE CRISTO. A comutatividade dos elementos simétricos e anri-simétricos em anéis de grupo. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
15.   PADULA, Alexandre Teixeira B et al. Responsabilidade social como fator motivacional para os funcionários.. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2003.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
16.   Peterson Pereira de Oliveira. Bases de Gröbner. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Supervisor: Eduardo do Nascimento Marcos.
17.   Rafael Andrade Pereira. Desenvolvimento da Série Harmônica sob uma ótica acústico-matemática durante a Revolução Científica: um estudo de Harmonia. (Graduando em Física) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Orientador: Oscar João Abdounur.
18.   Raul Antonio Ferraz. . Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003.
Supervisor: Francisco Cesar Polcino Milies.
19.   Reginaldo C. de Oliveira. Uso da calculadora nas aulas de Matemática do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemáica) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, . 2003.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
20.   TOLEDO, Carlos Alberto Tellini et al. Indicadores sociais aplicados ao terceiro setor. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2003.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
21.   Vera Maria Mora. Estudo sobre as dificuldades do ensino de frações na educação de jovens e adultos - EJA. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
22.   Viviane da Silva Olivares. As Geometrias Não-Euclidianas. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
23.   Émerson D. de Almeida. Importância da avaliação da função respiratória. (Graduação em Bacharelado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2003.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.

2002

1.   Alexey Antonio Villas Boas. Introdução a teoria de Representações de Álgebras. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
2.   Alisson Mendonça. As equações diferenciais e sua utilização em modelos aplicados a outras ciências. (Graduando em Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2002.
Orientador: David Pires Dias.
3.   David Armando Zavaleta Villanueva. Sistemas de competição , com difusão, entre 2 espécies. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
4.   EDSON RIBEIRO ALVARES. Imersões de quivers com translação em quivers do tipo Z$\Delta$. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
5.   Felipe Fugita. Construção do Cálculo Diferencial e Integral: Aspectos Biográficos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
6.   Fernanda Ester Camillo Camargo. Superfícies Compactas de tipo espaço com curvatura média constante no L3. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
7.   Franklin César Ferroni de Freitas. Uma construção analítica dos números Reais. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Brasil, Universidade Brasil. 2002.
Orientador: David Pires Dias.
8.   Gilvânia Cristina Alves Vianello. Estratégia Metodológica, fundamentada na Pedagogia de Projetos para a disciplina Desenho e Projeto Arquitetônico do Curso de Edificações. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
9.   Marcela Irene Merklen Olivera. Resultados motivados por uma caracterização de operadores pseudo-diferenciais conjecturada por Rieffel. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Supervisor: Cristina Cerri.
10.   Maria Aparecida de Aquino. A Geometria Descritiva da UFOP: uma proposta para o aperfeiçoamento da metodologia. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Pedagogia Profissional) - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
11.   Maria da Glória Santos Laia. Estratégia Metodológicaa para o Ensino de Desenho Técnico : Aprendizaagem Acelerativa no Desenvolvimento da Visão Espacial. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Professional, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
12.   Márcio Ramos. Elípses: uma proposta de transposição didática utilizando a História da Matemática. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
13.   Patrícia de Oliveira Garcia. História da Notação Matemática: uma contribuição para a aprendizagem significativa no Ensino Fundamental. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
14.   Rogério Giorgion. Panorama histórico dos currículos de matemática no Ensino Médio - situando os PCNs. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2002.
Orientador: Iole de Freitas Druck.

2001

1.   Aline dos Reis Matheus. Curvas e Superfícies no R3. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
2.   David Pires Dias. O Produto Cruzado de C*-álgebras por Grupos Mediáveis. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Cristina Cerri.
3.   Fredy Walther Castellares Cáceres. Programa de aperfeiçoamento do ensino - PAE. (Programa de Aperfeiçoamento do Ensino) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2001.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
4.   Grupo de Alunos. Ilusões Matemáticas. (Matemática) - Centro Universitário FIEO, . 2001.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Marcelo Moretti. Orientação de programa do mestrado. (Mestrado em estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2001.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
6.   NEUFELD, A et al. Seis Sigma: uma ferramenta para melhoria de processos. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2001.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.

2000

1.   Angela Marta Pereira da Dores Savioli. Extensões por um ponto de álgebras shod. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
2.   ANTÔNIO LUIZ ROSA. A ordem do subgrupo unitário de algumas álgebras de grupo modulars. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
3.   Clezio Aparecido Braga. Sobre a conjectura finitística para anéis artinianos. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2000.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
4.   Daniela Milaneze da Silva. Um projeto envolvendo a estatística no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2000.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
5.   DARIO, Marcio Braido et al. Sistemas de informação aplicados à qualidade em serviços. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia, . 2000.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
6.   Edson Tiharu Tsukimoto. Uma prova do décimo problema de Hilbert e relações com complexidade de algoritmos. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Ricardo Bianconi.
7.   Helena Russano Alemany. A História da Matemática para o Ensino de N;umeros Complexos. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2000.
Orientador: Cristina Cerri.
8.   Jocirei Dias Ferreira. Bifurcação de Hopf e unicidade de órbitas periódicas em modelos para doenças micro e macroparasíticas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
9.   José Monteiro Varanda Neto. Orientação de programa do mestrado. (Mestrado em estatística) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2000.
Orientador: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
10.   Marcelo Americo Lanzilotta. Algebras shod. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidad de La Republica, Pedeciba. 2000.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
11.   Moacir de Andrade Diniz. Compartilhando a estatística com outras disciplinas dentro da idéia de transversalidade constante nos PCNS. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2000.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
12.   THIERRY CORRÊA PETIT LOBÃO. A conjectura do normalizador e o problema do isomorfismo em grupos deFrobenius. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 22/04/2024 18:29:28