Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 191

2023

1.   André Akinaga Benites. Jogos no ensino de matemática da educação básica: uma discussão sobre suas potencialidades. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
2.   Felipe Garcia dos Santos. Educação financeira e inflação: uma proposta de cenário para investigação para o ensino de jovens, adultos e idosos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: David Pires Dias.
3.   Luan Moreira Batista Oliveira. Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: David Pires Dias.
4.   Thiago Fernando Ferreira Costa. Teste Adaptativo Informatizado como instrumento para a avaliação da aprendizagem em leitura: o teste em teste. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.

2022

1.   Jean Carlo Paes Rocatelli. Concepções sobre flexibilidade numérica: um estudo sobre o significado, a pertinência e algumas propostas. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2022.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
2.   Luiza Tuler Veloso. Um estudo comparativo de técnicas de validação cruzada aplicadas a modelos para dados desbalanceados. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Viviana Giampaoli.
3.   Michelly Francini Brassaroto do Amaral. Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional: limites e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
4.   Vanessa Gomes Santos. O uso da horta escolar no ensino fundamental: um estudo bibliometrico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e matemática) - Faculdade de Educação da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Oscar João Abdounur.

2021

1.   Diego Navarro de Barros. A organização curricular seriada: histórico, características, problematizações e a alternativa dos ciclos para a democratização da escola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2021.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
2.   Juliana Lara de Oliveira. O aprendizado da anamnese e sua avaliação no Curso de Medicina: uma contribuição ao debate. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2021.
Supervisor: Ocimar Munhoz Alavarse.

2020

1.   Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa. Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem.. Dissertação (Mestrado em MATEMÁTICA) - Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
2.   Diana Simões Ferreira. Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2020.
Supervisor: Elisete da Conceição Quintaneiro Aubin.
3.   João Wagner Martins. Avaliação da aprendizagem na pré-escola: desafios no contexto da Rede Municipal de Ensino de Mauá/SP (Brasil). Dissertação (Mestrado em Maestría en Ciencia de la Educación) - Universidad Columbia del Paraguay, . 2020.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
4.   Pedro Pereira da Silva. Educação Financeira: uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental... Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2020.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Thiago Augusto da Silva Dourado. A hipótese de Riemann para corpos finitos. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
6.   Viktor Chust Bugno Pires de Almeida. Álgebras de caminhos generalizadas com relações e suas representações. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
7.   Youssef Ahmed Abbas. Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2020.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2019

1.   Daniel Takahashi Demétrio de Aquino. O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
2.   Diana Simões Ferreira. Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2019.
Orientador: Viviana Giampaoli.
3.   José Ocimar Barros de Souza. Modelagem Matemática como processo para o desenvolvimento do pensamento analítico e reflexivo. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
4.   Jéssica Rocha Batista. A Educação Financeira nos cursos de formação inicial de professores de Matemática das Universidades públicas do estado de São Paulo.. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: David Pires Dias.
5.   Lucas de Faccio Nunes. Um estudo sobre incompletude de geodésicas semi-Riemannianas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
6.   Lucas Santos de Sá. O caráter de Chern-Connes calculado em ?0_cl (S1) e ?0_cl (S2).. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: David Pires Dias.
7.   Lázaro Divino Assunção. Simplicidade e Poder Expressivo da Geometria Tarskiana. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
8.   Ramon Dantas da Costa. Análise de questões do novo ENEM relativas à proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Cristina Cerri.
9.   Renato Martins. Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Cristina Cerri.
10.   Rodrigo Martins Lopes. Sequências e séries geométricas no Ensino Médio: uma abordagem com o Triângulo de Sierpinski. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
11.   Ronaldo Ramunno. O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ricardo Bianconi.
12.   Sueli Gonçalves De Souza Santos. O USO DO GEOGEBRA 3D PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DE TRABALHOS DE PESQUISAS DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2019.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
13.   Thales Graça Athanásio. Geometria Esférica: uma proposta de introdução no ensino médio a partir da geometria na esfera. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
14.   Thiago Picos. Uso de vídeos no ensino de Probabilidade. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2019.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
15.   Wilian Oliveira Rocha. Máximos e mínimos na Educação Básica: abordagens elementares sem derivadas. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2019.
Supervisor: Iole de Freitas Druck.
16.   William Eric S. Ferreira. Jogos em História da Matemática. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, . 2019.
Orientador: Oscar João Abdounur.

2018

1.   Arlis dos Santos Amorim. Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Dayene Ferreira dos Santos. O Pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da Educação Matemática Realística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
3.   Douglas Takasu Bomfim de Oliveira. A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Elaine Regina M. Marinho. história da matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonompetricas no triângulo retângulo. Dissertação (Mestrado em Ensino da MAtemática) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
5.   Elaine Regina Marquezim Marinho. A história da matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonompetricas no triângulo retângulo. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2018.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
6.   Elizabeth Poloni. Ensino de Estatística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2018.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
7.   Iuri Naoto Nobre Ota. A Teoria da Atividade e as Construções Geométricas na Educação de Jovens e Adultos sob o impacto da pandemia. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
8.   Jonas Renan M. Gomes. Co-homologia de Feixes em Estruturas O-Minimais. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Ricardo Bianconi.
9.   João Paulo Zanola Cunha. Análises Comparativa de Métodos de Validaçaõ. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2018.
Orientador: Viviana Giampaoli.
10.   Klaudia C. da C. Moretta. Educação financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
11.   Lucas Ricardo de Souza. Geometria não euclidiana na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2018.
Orientador: Cristina Cerri.
12.   Ricardo S. Seerban. Trabalhando com Construções Geométricas em uma Escola do Ensino Médio Público Estadual. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
13.   Roney Lima do Nascimento. Aplicação e análise de uma sequencia didática sobre frações no ensino fundamental II. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2018.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
14.   Roseli Rocha Teixeira. Situações de conflito: uma aplicação da Teoria dos Jogos em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, . 2018.
Orientador: Cristina Cerri.

2017

1.   Ana Olívia Ramos Pires Justo. Ensino de Estatística por meio de jogos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
2.   Antonio Alexandre Aparecido da Silva. POSSIBILIDADES DE APREENSÕES IDENTIFICADAS EM REPRESENTAÇÕES FIGURAIS PRESENTES EM PROBLEMAS DE GEOMETRIA. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
3.   Bruno Mascaro. Um estudo das hipersuperfícies maximais tipo espaço no espaço anti-de Sitter. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
4.   Carla Naira Milhossi. Ensino de álgebra: como a álgebra é apresentada aos alunos por meio dos materiais didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.
5.   Danila Brigida Santana Imafuku. O ENSINO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NA TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
6.   Diogo Rosa da Silva. Uma análise de pesquisas sobre o Ensino da Matemática Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
7.   Débora Costa Cona. Ensino de Isometrias na educação básica: uma aplicação em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
8.   Eder Alencar Silva. Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante de Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística USP, . 2017.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
9.   Erique de Souza Siqueira. UM ESTUDO DE FUNÇÕES POR MEIO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
10.   Fabiana de Souza Bomfim. História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
11.   Fernando Pavan Guido. Estudo de uma conceituação geométrica para os logaritmos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2017.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
12.   Fernando Siqueira Vieira Lima. Concepções de área e de perímetro de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
13.   Helder Alves Arruda. Extensão do Método de Predição do Vizinho mais Próximo para o modelo Poisson misto. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Viviana Giampaoli.
14.   Lauro Medeiros de Souza Jr. Ensino de Estatística na Educação Básica (provisório). Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2017.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
15.   Maria Helena Bravo. Enem: percurso histórico do conceito de avaliação e as implicações das e para as políticas educacionais. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
16.   Nilo Gonçalves Barbedo. Resolução de problemas no fim da escolarização básica. Estudo de alguns casos.. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em ensino de matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Oscar João Abdounur.
17.   Paola Burgatt Meneghesso. Concepções dos Alunos de Licenciatura em Matemática sobre o uso de Atividades de Investigação em suas Aulas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
18.   Rodrigo Ruiz Campos. Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação mate mática sobre crescimento e decrescimento de funções afins. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2017.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
19.   Ronaldo Bezerra Nobre. Sobre possibilidades de ensino e aprendizagem dos números irracionais no 8º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2017.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
20.   Valter Magalhães Costa. Argumentações Matemáticas sob uma perspectiva crítica: uma perspectiva crítica: uma análise de pe´ticas didáticas no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP, . 2017.
Orientador: Iole de Freitas Druck.
21.   Victor dos Santos Ronchim. Extensões de Polinômios e de Funções Analíticas em Espaços de Banach. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.

2016

1.   Aline dos Reis Matheus. Argumentação e prova na Matemática Escolar. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
2.   Ana Luiza Festa Ozores. Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Barbara Corominas Valerio.
3.   André Luis dos Santos Duarte da Silva. As componentes simples de uma álgebra de grupo. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
4.   Apolo Rubens de Camargo. A Estatística na Escola Básica Uma Prática de Inferência Informal. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante Ensino Matemática) - instituto de matemática e estatística usp, . 2016.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
5.   Caio Cesar Santos Diniz. Uma análise critica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, . 2016.
Orientador: Viviana Giampaoli.
6.   Carlos Eduardo Nunes. Resolução de equações lineares e quadráticas com o auxílio de material concreto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2016.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
7.   Claudio Roberto de Oliveira. Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Ensino de Matemática) - instituto de matemática e estatística usp IMEUSP, . 2016.
Orientador: Lisbeth Kaiserlian Cordani.
8.   Janaína Baldan Santos. Variações do Teorema de Banach-Stone. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
9.   Joyce Paula da Silva. Formação Contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos.. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
10.   Leonardo Fortunato Puga. Um estudo das correlações entre o conhecimento fisicomatemático, e o uso de recursos imagéticos nas relações de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2016.
Orientador: Oscar João Abdounur.
11.   Liliane S. de S. Feola. Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade. Dissertação (Mestrado em Ensino da MAtemática) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
12.   Mariana Ribeiro Busatta Barberino. Ensino de Estatística através de projetos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
13.   Rafael Russo Setin. Sobre a Infinidade dos Primos, o Princ ípio da Casa dos Pombos e a Função Exponencial na Aritmética Limitada. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Ricardo Bianconi.
14.   Rodrigo Batista de Oliveira. Currículo de matemática: múltiplas influências. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2016.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
15.   Vinicius Alves Rodrigues. Uma experiência de Inferência Estatística Informal na Escola Básica. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.

2015

1.   Ana Sofia Aparicio Pereda. "Avaliação das atitudes no curso de estatística: contextos universitários latino-americanos. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação ´) - Faculdade de Educação da USP, CAPES. 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
2.   Artur Alberti Gaban. Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD2015 para o Ensino Médio.. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
3.   Bárbara Barbosa Born. Prova São Paulo: e currículo: imbricações e tensões da avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
4.   Caio Moura Quina. Sequencias e series:uma proposta duvaliana para a educação básica. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em ensino de matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
5.   Cairo Gomes Fernandes. Ângulos e paralelismo nos ivros didaticos à luz dos três mundos da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
6.   Celso Luiz Andreotti. Vetores e suas representações nos livros didáticos de Engenharia.. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2015.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
7.   Raíssa de Oliveira Chappaz. A Prova São Paulo e as tensões das avaliações externas: diálogos com o currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
8.   Rodrigo da Silva Carvalho. "Um estudo comparativo sobre educação matemática entre Brasil e Japão". Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
9.   Suemilton Nunes Gervázio. O potencial heurístico dos três problemas clássicos da matemática grega. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Univeridade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
10.   Thiago A. C. Peleias. Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de licenciatura em matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: David Pires Dias.
11.   Thiago Mena. O professor de matemática na trama da escola pública da periferia: estudos preliminares auma leitura crtíica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2015.
Orientador: Oscar João Abdounur.
12.   Vitor Araujo Garcia. Idempotentes Centrais Primitivos em Algumas Algebras de Grupo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.

2014

1.   Ana Paula Zerbeto. Melhor preditor empírico aplicado aos modelos beta mistos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Viviana Giampaoli.
2.   Clayton Suguio Hida. Sistemas biortogonais em espaços de Banach C(K). Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Christina Brech.
3.   Douglas Paes Mação. Uma proposta de ensino para o conceito de derivada. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
4.   Felipe Contini. Um diagnóstico da aprendizagem de conversões de registro, no caso dos números complexos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Bandeirante Anhanguera. 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
5.   Giselle Bertaggia. Unidades Centrais em anéis de grupos sobre os inteiros. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matemática e Estatística-Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Raul Antonio Ferraz.
6.   José Cícero dos Santos. Um diagnóstico da aprendizagem da cônica elipse no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
7.   Luis Felipe Soares Serrao. Exames para certificação de conclusão de escolaridade: os casos do Encceja e do Enem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . 2014.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
8.   Mariko Kawamoto. Um diagnóstico das habilidades de visualização no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Bandeirante Anhanguera. 2014.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
9.   Pâmela Felix Freitas. Uso das avaliações externas: concepções de equipes gestoras de escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ocimar Munhoz Alavarse.
10.   Rogério Villafranca. Decodificação de códigos sobre anéis de Galois. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
11.   Tiago Henrique dos Reis. Anéis de grupos e aplicações a teoria de códigos. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
12.   WANESSA APARECIDA TREVIZAN DE LIMA. Ensinando matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudos de casos envolvendo Análise Combinatória. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2014.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2013

1.   CAROLINE ADJANE FIORE. OS PENSAMENTOS NARRATIVO E LÓGICO-CIENTÍFICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVO E MULTIPLICATIVO NO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
2.   Crislaine Aparecida Ribeiro Salomão. A passagem de textos em língua materna para expressões aritméticas, mediada pelo uso de uma calculadora. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
3.   LUCAS CUNHA BASTOS. O ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
4.   Mayara Maia Esteves. ESTRUTURAS ADITIVAS: UMA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES E RECURSOS CONTIDOS EM DIFERENTES COLEÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
5.   Paulo Masanobo Miashiro. A TRANSIÇÃO DAS RAZÕES PARA AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2013.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
6.   Sheldon Miriel Gil Dantas. A evolução do estudo das aplicações lineares e não lineares que atingem a norma em espaço de Banach. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.

2012

1.   Aldo Zanoni. Geometria esférica. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
2.   Ana Maria Pereira Pinto Poggio. Um diagnóstico sobre o conceito de proporcionalidade de alunos do Ensino Médio na perspectiva dos Três Mundos da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
3.   Gabriel de Almeida Alves. Análise de documentos que norteiam o ensino de Trigonometria no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2012.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
4.   Helen Samara dos Santos. Injetividade e Módulos Pobres.. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
5.   Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro. O Ensino das Geometrias Não-Euclidianas para o Público Leigo: Um Olhar Sob a Perspectiva da Divulgação Científica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2012.
Orientador: Oscar João Abdounur.
6.   Rodrigo Figueiredo. Um resultado geral de modelo completude de expansões do corpo dos reais. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2012.
Orientador: Ricardo Bianconi.
7.   Silvana Kameyama. Complexidade de Módulos. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.

2011

1.   Fernando Moreira Barnabé. A melodia das razões e proporções: a música sob o olhar interdisciplinar do professor de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2011.
Orientador: Oscar João Abdounur.
2.   Hemrique Meretti Camargo. Homologia O-minimal: aspectos topológicos de estruturas O-minimais. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Ricardo Bianconi.
3.   José Victor Bartol Rodriguez. Análises de Agrupamento. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística-USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Viviana Giampaoli.
4.   Leonardo Gerardini. Modelagem matemática e sistemas de amortização - Uma experiência com jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
5.   Luiz Gonçalves Filho. Modelagem matemática e ensino de funções do 1º Grau. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
6.   Marcelo Balduino Silva. Secções cônicas: atividades com geometria dinâmica com base no currículo do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
7.   Marcelo Boaventura. Diálogos e possibilidades entre o Movimento Bauhaus, a Etnomatemática e a Educação Matemática Realística. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
8.   Maria Helena Ribeiro. A ASSIMETRIA HISTÓRICA ENTRE OS CONCEITOS E AS TÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvão.
9.   Priscilla Iastremski. O produto cruzado de uma C*-álgebra por um endomorfismo e a álgebra de Cuntz-Krieger. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Cristina Cerri.
10.   Renato Mendes Mineiro. Atividades para o estudo de quádricas, mediadas por modelos de representação tridimensional. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
11.   Silvio Antonio da Silva. Os multisignificados de equação na aprendizagem de Matemática para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
12.   Sonia Maria Pereira Vidigal. Formação da Personalidade Ética: as contribuições de Kohlberg e van Hiele. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
13.   Tatiana de Camargo Waldomiro. Abordagem histórico-epistemológica do ensino da geometria fazendo uso de computadores. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Oscar João Abdounur.
14.   Valdirene Rosa. Funções no ensino médio: história e modelagem. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
15.   Wadames Procópio. O currículo de matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do Geogebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
16.   WAGNER PULIDO RODRIGUES. Uma Abordagem Conceitual de Volumes No Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
17.   Wilson Barbosa da Silva. Uma análise de livros paradidáticos de Geometria. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.

2010

1.   Eliezer Gomes Camizão. Educação Comparada e Antropologia: ?educational borrowing? em escolas internacionais no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
2.   João Fabio Porto. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Luis Antonio Gagliardi Prado. Matemática, física e música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica para um ensino interdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
4.   Norberto Machado Angelini. Funções: um estudo baseado nos Três Mundos da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2010.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
5.   Rafael Andrade Pereira. A Física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
6.   Tiago Perestrelo Storti. O ensino individualizado: a educação matemática na relação aluno-professor. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
7.   Tiago Perestrelo Storti. "O ensino individualizado: a educação matemática na relação aluno-professor". Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação ´) - Faculdade de Educação da USP, . 2010.
Orientador: Oscar João Abdounur.
8.   Wilson Roberto Soluna de Souza. Representações planas de figuras tridimensionais - Um estudo envolvendo visualização. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2010.
Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.

2009

1.   Camila Cardoso de Oliveira. Impacto do abandono de usuários em centrais de atendimento. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
2.   Delma Pillão. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2009.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   Elisa Regina Santos. A Equação de Daugavet para Operadores no Espaço C(S). Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Daniela Mariz Silva Vieira.
4.   Francisco Batista de Medeiros. Algebras de Koszul e Resoluçoes Projetivas. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
5.   Gabriela Cantisano. Medidas de performance aproximadas para centrais de atendimento. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Secretaria de Educação SP. 2009.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.

2008

1.   Heily Wagner. Extensões cindidas por ideais nilpotentes. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
2.   Leda Maria Bastoni Talavera. A parábola e a catenária: história e aplicações. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
3.   Samir Assuena. Anéis de Schur. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
4.   Susane Fernandes de Abreu Teixeira. Uma reflexão sobre a ambiguidade dos jogos na educação matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2007

1.   Constanza Kaliks Guendelman. Nicolas de Cusa e a Educação. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
2.   Diana Patrícia Ferreira de Santana. É a matemática relativa? A relação entre conhecimento, matemática e aas questões socioculturais a partir de uma leitura das idéias de David Bloor. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da USP, . 2007.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   Estevão Freitas de Souza. Comparação e Escolha de Agrupamentos: uma Proposta Utilizando a Entropia. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Viviana Giampaoli.
4.   Karin Ayumi Tamura. Modelo Logístico Multinível: um Enfoque em Métodos de Estimação e Predição. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, . 2007.
Orientador: Viviana Giampaoli.
5.   Paula Cadavid Salazar. Algebras Estandarmente Estratificadas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2007.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.

2006

1.   Ana Sofia Aparicio Pereda. Aspectos Afetivos na aprendizagem da estatística: atitudes e suas formas de avaliação. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação ´) - Faculdade de Educação da USP, . 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
2.   Angela Cristina Bonini. Sistemas de numeração: um prolema didático. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Oscar João Abdounur.
3.   Antonio Marcos Correa Neri. A dimensão de representação de álgebras de artin. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
4.   Cristina Dalva Van Berghem Motta. História da matemática na educação matemática: espelho ou pintura?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
5.   Ernani Nagy de Moraes. O professor de matemática e o constante formar-se: refletindo sobre atividades dentro e fora da escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2006.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2005

1.   Alexey Antônio Villas Boas. Aspectos Algébricos e Computacionais de Bases de Gröbner Não comutativas. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Computação) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, . 2005.
Orientador: Eduardo do Nascimento Marcos.
2.   Eliza Hidemi Sadaike Miyazaki. A medida de Gabriel-Roiter e o Teorema de Roiter. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
3.   Marcia Aguiar. Bases Multiplicativas para Álgebras Schurian Triangulares. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
4.   Sandra de Regô Jesus. Modelos multiníveis para resposta binária: um enfoque na má classificação. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.
Orientador: Viviana Giampaoli.
5.   Silvia Teresa Freire Torres. Análises dos critérios para seleção de modelos para o modelo de regressão Beta. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2005.
Orientador: Viviana Giampaoli.
6.   Tadeu Aparecido Pereira da Ponte. Produto Cruzado de C*-álgebras por Z e K-teria: A Sequencia Exata de Pimsner-Voiculescu. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Cristina Cerri.
7.   VALÉRIA OSTETE JANNIS LUCHATTA. Códigos cíclicos como ideais em álgebras de grupo. Dissertação (Mestrado em matemática) - Universidade Cidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
8.   Walter Spinelli. Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais e percursos temáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . 2005.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2004

1.   Fabio Orfali. Produto Cruzado de uma C*-álgebra por Endomorfismo. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Cristina Cerri.
2.   Henry Kiyoshi Ogawa. Modelo de Filas com Desistências. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2004.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
3.   João Marcelo Lopes Tavares. Medidas Kapas Modificadas para a Comparação de Mapas Temáticos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
4.   LEONARDO LINHARES ROFRIGUES. Anéis e módulos distributivos. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2004.
Orientador: Francisco Cesar Polcino Milies.
5.   Patricia Batista Leal. Estudo e Aplicações do Método de Agrupamento Baseado em Modelos. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.
6.   Silvia Patricia Barreto Santana. Modelos Estatísticos para análise de dados longitudinais categorizados ordinais. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004.
Orientador: Viviana Giampaoli.

2003

1.   Elisa Sayuri Shimabukuro. Tempo de espera em centrais de atendimento com classes de clientes. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Marcos Nascimento Magalhaes.
2.   Flavio Shigeo Yamamoto. Sistemas modais de conhecimento. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, . 2003.
Orientador: Ricardo Bianconi.
3.   Michelli Karine Barros. Testes de Hipóteses com Restrições no Espaço Paramétrico em Modelos de Regressão com Erros nas Variáveis. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003.
Orientador: Viviana Giampaoli.
4.   Peterson Pereira de Oliveira. Bases de Gröbner. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Matematica e Estatistica da Universidade de Sao Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003.
Supervisor: Eduardo do Nascimento Marcos.

2002

1.   David Armando Zavaleta Villanueva. Sistemas de competição , com difusão, entre 2 espécies. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.
2.   Fernanda Ester Camillo Camargo. Superfícies Compactas de tipo espaço com curvatura média constante no L3. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002.
Orientador: Cláudia Cueva Candido.
3.   Gilvânia Cristina Alves Vianello. Estratégia Metodológica, fundamentada na Pedagogia de Projetos para a disciplina Desenho e Projeto Arquitetônico do Curso de Edificações. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
4.   Maria Aparecida de Aquino. A Geometria Descritiva da UFOP: uma proposta para o aperfeiçoamento da metodologia. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Pedagogia Profissional) - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
5.   Maria da Glória Santos Laia. Estratégia Metodológicaa para o Ensino de Desenho Técnico : Aprendizaagem Acelerativa no Desenvolvimento da Visão Espacial. Dissertação - Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Professional, . 2002.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.

2001

1.   David Pires Dias. O Produto Cruzado de C*-álgebras por Grupos Mediáveis. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001.
Orientador: Cristina Cerri.

2000

1.   Clezio Aparecido Braga. Sobre a conjectura finitística para anéis artinianos. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2000.
Orientador: Flavio Ulhoa Coelho.
2.   Edson Tiharu Tsukimoto. Uma prova do décimo problema de Hilbert e relações com complexidade de algoritmos. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000.
Orientador: Ricardo Bianconi.
3.   Jocirei Dias Ferreira. Bifurcação de Hopf e unicidade de órbitas periódicas em modelos para doenças micro e macroparasíticas. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000.
Orientador: Elvia Mureb Sallum.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 22/04/2024 18:29:28