Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Capítulos de livros publicados


Número total de itens: 124

2023

1.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; ALMEIDA, J. R. ; PINTO, B. A. ; SIQUEIRA, V. A. S.. Formação docente em avaliação educacional: um desafio metodológico. Em: Karina Soledad Maldonado Molina; Barbara Corominas Valério. (Org.). Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: Pibid e PRP USP: caminhos e conquistas. 1ed.Piracicaba. : Esalq-USP. 2023.v. 1, p. 440-454.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; ARAUJO, M. R. ; LISBOA, L. M. ; ABRAHAO, R. Q. ; SILVA, G. L.. Planos de ensino e avaliação da aprendizagem: como estão articulados?. Em: Karina Soledad Maldonado Molina; Barbara Corominas Valério. (Org.). Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: Pibid e PRP USP: caminhos e conquistas. 1ed.Piracicaba. : Esalq-USP. 2023.v. 1, p. 455-471.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; GALIANO, R. L. ; PIACENTINI, A. C. C. ; LIMA, G. F. ; ROMEIRO, V. M.. Avaliação da aprendizagem e o diálogo com as avaliações externas: contribuições para a formação docente. Em: Karina Soledad Maldonado Molina; Barbara Corominas Valério. (Org.). Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: Pibid e PRP USP: caminhos e conquistas. 1ed.Piracicaba. : Esalq-USP. 2023.v. 1, p. 472-483.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MOLINA, K. S. M. ; VALÉRIO, B. C.. Formação contínua de docentes da universidade: um olhar para os contextos e desafios. Em: Karina Soledad Maldonado Molina; Barbara Corominas Valério.. (Org.). Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. 1ed.Piracicaba. : ESALQ/USP. 2023.v. 1, p. 4-11.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   VALLE, J. C. A. Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. Em: Júlio César Augusto do Valle. (Org.). Paulo Freire e Educação Matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2023.v. 1, p. 119-142.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2022

1.   ABDOUNUR, O. J.; AVILA, P. ; Campos, L.C.. Capítulo 10:Desenvolvimento de um kit didático para estudos de resistência dos materiais , com aplicação a engenh. Em: Francisco Odecio Sales. (Org.). Desenvolvimento de um kit didático para estudo de resistência de materiais com aplicação na engenharia de produção. 1ed.Curitiba. : Atena. 2022.v. 1, p. 87-107.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; CATALANI, E. M. T. ; SANTOS, A. C.. Avaliação da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e formação docente: problematizações sobre um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) para a Provinha Brasil. Em: ROCHA, Gladys; MARTINS, Raquel Fontes; RIBEIRO, Marciano Renato. (Org.). Avaliação e ensino: uma interlocução necessária. 1ed.Curitiba. : Appris. 2022.p. 85-117.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   DIAS, D. P. Cenários para investigação, educação financeira e o professor de matemática. Alçando voos com a educação matemática crítica: discussões sobre a formação de professores que ensinam matemática. 1ed.Blumenau, SC. Em: . : Editora do IFC - Instituto Federal Catarinensa. 2022.p. 75-85.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   OLIVEIRA, J. L. ; ROCHA, G. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação do aprendizado na preceptoria em medicina. Em: SARAIVA, Ana Maria; STARLING, Cláudia; ROCHA, Gladys. (Org.). Didática e docência: debates e pesquisas. 1ed.São Carlos. : De Castro. 2022.v. 1, p. 103-116.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   PEREIRA, R. A. ; ABDOUNUR, O. J.. Capítulo 13: Relações entre Matemática, Física e Música no Ensino Médio: uma abordagem histórico-epistemológica. Em: Flávio Aparecido Almeida. (Org.). Educação , música e artes: contribuições e desafios no contexto escolar. 1ed.Guarujá. : Científica digital. 2022.v. 1, p. 182-198.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   VALLE, J. C. A. Contribuições à reflexão curricular a partir de Ubiratan D'Ambrosio: por um ensino de matemática territorialmente referenciado. Em: Andreia Lunkes Conrado; Gustavo Alexandre de Miranda; Zaqueu Vieira Oliveira. (Org.). Ubiratan Incomensurável. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2022.v. 1, p. 173-194.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   VALLE, JÚLIO CESAR. Entre inacabamento e finitude, sentidos para educar. Em: Ana Maria Haddad Baptista; Maria Angeles Perez Lopez. (Org.). Educação e Literatura: o diálogo necessário. 1ed.São Paulo. : Tesseractum. 2022.v. 1, p. 91-102.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   VALÉRIO, B. C.; OLIVEIRA, D. L.. O olhar de um grupo de professores para o ensino de matemática durante a pandemia do COVID-19. Em: Marilena Rosalen. (Org.). Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP 2022. 1ed.Diadema. : VV Editora. 2022.v. 1, p. 1618-1627.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   VALÉRIO, BÁRBARA C.; CHEN, T.. Debates e discussões sobre gênero, o que a matemática tem a ver com isso?. Em: Nilson de Souza Cardoso; Sueli Guadelupe de Lima Mendonça; Cristiane Antonia Hauschild Johann; Jaqueline Rabelo de Lima. (Org.). Nós passarinho, eles passarão: formação docente em ação. 1ed.Campina Grande. : Realize. 2022.v. 1, p. 273-289.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2021

1.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; ARCAS, Paulo Henrique ; MACHADO, Cristiane. Ensino fundamental, ciclos e qualidade da educação: retomando questões. Em: CAVALCANTI, Paula Arcoverde. (Org.). Educação: teorias, métodos e perspectivas: v I. 1ed.Curitiba. : Artemis. 2021.v. I, p. 118-129.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; LIMA, G. F. ; GALIANO, R. L. ; ROMEIRO, V. M.. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: problematizando resultados e desafios. Em: Karina Soledad Maldonado Molina. (Org.). A tessitura formativa e reflexiva: o Pibid na Universidade de São Paulo (2018-2020). 1ed.Piracicaba. : Esalq-USP. 2021.p. 57-76.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   COROMINAS VALÉRIO, BARBARA; Santos, Dayene Ferreira dos ; Oliveira, Luan Moreira Batista. FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA UMA PROPOSTA BEM SUCEDIDA:. Em: Eloisa Rosotti Navarro; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1. 1ed.São Paulo. : Editora Científica Digital. 2021.v. 1, p. 482-492.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   FERREIRA, D. S. ; AUBIN, E. C. Q. ; GIAMPAOLI, V.. Variables aleatorias y estadísticas en la educación primaria: una propuesta de enfoque. Em: Hortensia Reyes Cervantes;Hugo Cruz Suárez; Bulmaro Juárez Hernández; Francisco Tajonar Sanabria; Fernando Velasco Luna;. (Org.). Estadística, Probabilidad y sus áreas de acción. 1aed.Puebla, México. : Facultad de Ciencias Físico Matemáticas - FCFM-BUAP. 2021.p. 174-183.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   Milies, C. Polcino. Notes on the History of Identities on Group (and Loop) Algebras. Em: Onofrio di Vicenso; Antoniono Giambruno. (Org.). Springer INdAM Series. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2021.v. 44, p. 355-364.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   VALLE, J. C. A. Os professores foram feitos para preparar o amanhã: a literatura em minha trajetória. Em: Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, artes e literatura: reminiscências. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 111-124.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   VALLE, J. C. A. Espirais, fractais e poesias no fértil terreno da criação humana. Em: Ricardo de Souza. (Org.). Literatura e matemática. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 98-112.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   VALLE, J. C. A. El Movimiento de Reorientación Curricular de Freire en São Paulo (1989-1992): contribuciones a la reflexión curricular. Em: Milagros Elena Rodrigues; Heriberto Monarrez Vasquez. (Org.). Paulo Freire: el andariego de la utopia. 1ed.Durango (México). : Instituto Universitario Anglo Español. 2021.v. 1, p. 190-211.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   VALLE, J. C. A. Pelos inéditos-viáveis nos currículos das escolas. Em: Coletivo Paulo Freire. (Org.). Cem anos de Paulo Freire. 1ed.São Paulo. : Coletivo Paulo Freire. 2021.v. 1, p. 431-433.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. A artesanalidade dos currículos e das culinárias: os saberesfazeres dos praticantes e as políticas educacionais. Em: Márcia Fusaro. (Org.). Educação em tempos desafiadores: transdisciplinaridade, tecnologias e linguagens. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 9-24.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   VALÉRIO, BARBARA COROMINAS; Araújo, Tânia Tavares de. Práticas de estágio supervisionado durante o ensino remoto: uma experiência envolvendo licenciandos em matemática. Em: Rita Borges; Flávia Rezende. (Org.). Educação a Distância e Ensino Remoto: a formação inicial e continuada. 1ed.SÃO PAULO. : VV Editora. 2021.v. 1, p. 30-47.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2020

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 16: The Emergence of the Idea of Real Number in Theoretical Music Contexts in the Renaissance. Em: Jürgen Renn and Matthias Schemmel. (Org.). Culture and Cognition: Essays in Honor of Peter Damerow. 1ed.Berlin. : Edition Open Access. 2020.v. 1, p. 189-196.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABDOUNUR, O. J. EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIDÁTICA. Em: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado. 1ed.Ponta Grossa. : Atena. 2020.v. 1, p. 36-47.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ABDOUNUR, O. J. Capítulo 24: Aspectos práticos na educação do Conceito do Binômio Tensão Mecânica ? Tensor (BITT). Aspectos práticos na educação do conceito de binômio tensão mecânica-tensor (bitt). 1ed.belo horizonte. Em: . : Poisson. 2020.v. 13, p. 74-83.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Amorim, M. E. ; Pietropaolo, R. C. ; GALVAO, M. E. E. L.. PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO FORCHILD ACERCA DOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE. Em: Gea, M. m., Álvarez-Arroyo, R., Garzon-Guerrero, J. A.. (Org.). Investigações Hispano-Brasileiras em Educação Estatística. 1ed.Granada. : Universidade de Granada. 2020.p. 17-20.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   CONRADO, A. L. ; VALLE, J. C. A.. Alteridade como princípio para a política curricular de matemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 97-124.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   D'AMBROSIO, U. ; VALLE, J. C. A.. Um diálogo intergeracional sobre os caminhos da educação matemática e da etnomatemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 245-260.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   DIAS, DAVID P. A Licenciatura em Matemática do IME/USP e a formação de professor para a Educação Básica. Em: Armando Traldi Jr.; Douglas da Silva Tinti; Rogério Marques Ribeiro. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: processos, desafios e articulações com a educação básica. 1ed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2020.p. 44-53.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   Gomes, Vanessa ; ABDOUNUR, O. J.. Sequências didáticas investigativas em Ciências da Natureza utilizando a horta escolar no Ensino Fundamental I. Em: Ricardo, Elio Carlos; Moutinho Pataca, Ermelinda; Ginzel, Flávia. (Org.). Pesquisa em Educação: diversidade e desafios. 1ed.São Paulo. : Feusp. 2020.p. 358-367.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   VALERIO, B. C. O papel desempenhado pelo estágio supervisionado e o PIBID na formação dos licenciandos do curso de Licenciatura em Matema?tica do IME/USP. Em: Armando Traldi Jr, Douglas da Silva Tinti, Roge?rio Marques Ribeiro. (Org.). FORMAC?A?O DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMA?TICA: processos, desafios e articulac?o?es com a educac?a?o ba?sica. 1ed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Educac?a?o Matema?tica - Regional São Paulo. 2020.v. 1, p. 139-152.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   VALLE, J. C. A. Entre-vistas com Ubiratan D'Ambrósio: um diálogo sobre memória, matemática, escola e paz. Em: Cristiane Coppe; Lauro Sá; Milton Rosa; Mônica Martines. (Org.). História da matemática e cultura. 1ed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 2020.v. 14, p. 112-135.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   VALLE, J. C. A. Jogos de sombras, ecos e refrações: a vilania em matemática. Em: Marco Lucchesi. (Org.). Literatura e ciência. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum Editorial. 2020.p. 78-87.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   VALLE, J. C. A. Sobre os hinos que celebram a fecundidade do encontro entre a matemática com a língua. Em: Ana Maria Haddad Baptista. (Org.). Estética do Interdisciplinar. 1ed.São Paulo. : Editora Patuá. 2020.p. 177-191.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   VALLE, J. C. A. A visão de área de matemática no centro Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. Em: José Sávio Bicho. (Org.). Perspectivas e práticas em Educação Matemática. 1ed.Veranópolis. : Diálogo Freireano. 2020.v. 1, p. 11-26.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   VALLE, J. C. A. Matemática e paz: não-violência em currículos para a alteridade. Em: José Leon Crochick; Marian Ávila de Lima e Dias. (Org.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. 1ed.São Paulo. : Benjamin Editorial. 2020.v. 1, p. 53-70.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2019

1.   ABDOUNUR, O. J. Composição de razões em matemática e música: uma abordagem histórico/educacional. Em: Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva. (Org.). Artes em Educação Matemática. 1ed.Porto Alegre. : Fi. 2019.p. 29-45.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABDOUNUR, O. J.; BAIER, T.. MATHEMATICAL MEANS IN MUSIC AND ARCHITECTURE UP TO THE RENAISSANCE. Em: Albert R. Baswell. (Org.). Advances in Mathematics Research 26. 1ed.Nova York. : Nova Publishers. 2019.p. 78-88.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ABDOUNUR, O. J.; MALANGA, A. ; OLIVEIRA NETO, E. ; CAMPOS, L. C. ; CASTANHO, M. ; AVILA, P.. Capítulo 8: Processo de ensino aprendizagem do conceito de tensor utilizando abordagens experimentais. Em: Darly Fernando Andrade. (Org.). Engenharia no século XXI volume 2. 1aed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2019.v. 2, p. 63-72.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; ARCAS, Paulo Henrique ; BRAVO, M. H. A. ; CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira. A centralidade das políticas de avaliação: apontamentos sobre iniciativas estaduais no contexto nacional. Em: ALMEIDA, Luana Costa et al.. (Org.). Cenário político e tensões contemporâneas na educação. 1ed.Campinas. : Cedes. 2019.v. 1, p. 221-237.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   ASSUENA, SAMIR ; Polcino Milies, César. Good codes from metacyclic groups. Contemporary Mathematics. 1ed. Em: . : American Mathematical Society. 2019.p. 39-47.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CERRI, Cristina. Qual é o lugar da matemática?. Em: DALBEN, Adilson. (Org.). Matemática como área de conhecimento na educação básica. 1ed.Uberlândia. : Navegando Publicações. 2019.p. 49-56.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   GALIAN, Claudia V. A. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A hora e a vez do aprendizado dos jovens?: problematizando a BNCC do ensino médio. Em: SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; XAVIER FILHA, Constantina. (Org.). Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular. 1ed.Campo Grande. : Oeste. 2019.v. 1, p. 155-171.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MAGALHAES, M. N. Itens dissertativos em avaliações. Em: Celi Espasandin Lopes; Mauren Porciúncula; Suzi Samá. (Org.). PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE. 1ed.Campinas. : Mercado de Letras. 2019.v. 1, p. 297-316.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza ; FREITAS, Pâmela Félix ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Conhecimentos em avaliação educacional e Conselhos de Classe: constatações e proposições para a formação docente. Em: LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. (Org.). Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe). 1ed.Porto. : Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Edu. 2019.v. 1, p. 378-387.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   VALLE, J. C. A. Um ensaio sobre a nossa responsabilidade com a matemática em três cenas. Em: Ana Maria Haddad Baptista; Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, culturas, artes e tecnologias. 1ed.São Paulo. : FUNDARTE/BT Acadêmica/CAPES. 2019.v. 1, p. 73.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 14: Erasmus Horicius and Ratio?s Conceptions in Teaching/Learning Contexts: A Historic Educational Approach. Em: Gail Caruth & Marilena Ticusan. (Org.). Current Issues in Educational Methods and Theory in a Changing World. 1ed.Athens. : Athens Institute for Education and Research (ATINER). 2018.p. 157-163.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   TRAVITZKI, R. ; MENEGHETTI, D. R. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz ; CATALANI, E. M. T.. How to build a Computerized Adaptive Test with free software and pedagogical relevance?. PROCEEDINGS of IAC 2018 in Vienna: Teaching, Learning and E-learning (IAC-TLEI 2018). 1ed.Prague. Em: . : Czech Institute of Academic Education z.s.. 2018.p. 117-126.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   VALERIO, B. C.; VIEIRA, D. M. S.. Projetos de Estágio: uma articulação entre formação inicial e continuada de professores. Em: Claudia Davis; Gisela Lobo Tartuce; Patrícia Albieri Almeida. (Org.). Prêmio Rubens Murillo Marques 2018: Experiências docentes em licenciaturas. 1ed.São Pulo. : Fundação Carlos Chagas. 2018.v. 55, p. 09-39.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 6: Structural Transformations in the Relationships between Mathematics and Music up to the Renaissace and the Emergence of the Idea of Number as a Continuous Quantity. Em: Albert R. Baswell. (Org.). Advances in Mathematics Research. 1ed.New York. : Nova Publishers. 2017.v. 21, p. 149-164.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 2: Theories of ratio in competition in theoretical music in the late Middle Ages. Em: Baswell, Albert R.. (Org.). Advances in mathematics research, vol 24. 1ed. 2017.v. 24, p. 33-43.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ; CATALANI, Éricda Maria Toledo ; MENEGHETTI, D. R. ; TRAVITZKI, R.. Teste adaptativo informatizado como recurso tecnológico para alfabetização inicial. Em: International Institute of Informatics and Systemics (IIIS). (Org.). MEMORIAS de la Séptima Conferencia Iberoamericana de Complejidad y Cibernética (CICIC 2017). 1ed.Winter Garden. : International Institute of Informatics and Systemics (IIIS). 2017.v. 1, p. 165-169.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Lobo da Costa. N. M. ; GALVAO, M. E. E. L. ; Prado, M. E. B. B.. Integration of Digital Technologies in Mathematics Teacher Education: The Reconstruction Process of Previous Trigonometrical Knowledge. Em: Gilles Aldon; Fernando Hitt; Luciana Bazzini; Uwe Gellert. (Org.). Mathematics and Technology: A C.I.E.A.E.M. Sourcebook. 1ed. : Springer. 2017.p. 523-549.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   Lopes, A.R.C. ; LARANJEIRAS, C. C. ; SCARPA, D. L. ; CARVALHO, D. L. ; MENDES, G. S. C. V. ; SILVA, F. T. ; LACERDA, H. D. G. ; DRUCK, I. F. ; BORGES, L. F. F. ; SORDI, M. R. L. ; BORBA, M. C. ; CARNEIRO, M. H. S. ; COROA, M. L. M. S. ; MARANDINO, M. ; DOMINGUES, N. S. ; GAUCHE, R. ; WELLER, W.. Currículo integrado voltado à formação humana integral no ensino médio: reflexões sobre o papel da Matemática. Em: Wivian Weller; Ricardo Gauche. (Org.). Ensino Médio em Debate: Currículo, Avaliação e Formação Integral. 1a.ed.Brasília. : Editora Universidade de Brasília. 2017.v. único, p. 135-166.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   VIEIRA, W. ; SOUZA, V. H. G. de ; IMAFUKU, R. S.. Uma avaliação do processo de visualização na aprendizagem de sequências numéricas. Em: Nieto, Concepción Toboso; Gracia, Damián Valdevira. (Org.). Libro de Actas. 1ed.Andújar. : Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas. 2017.v. 2, p. 136-144.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   ABDOUNUR, O. J. The emergence of the idea of irrationality in theoretical music contexts in the Renaissance. Em: Radford, L., Furinghetti, F., & Hausberger, T.. (Org.). International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics. Montpellier. 1ed.Montpelier. : IREM de Montpellier. 2016.p. 257-265.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Apresentação. Em: NHOQUE, Janete Ribeiro; ALMEIDA, Julio Gomes. (Org.). Pesquisa na educação básica: a escola e a produção de conhecimento. 1ed. 2016.v. 1, p. 5-6.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; CATALANI, E. M. T.. Literacy and ICT: computerized adpative testing as a resource. Em: Alexandre F. Barbosa. (Org.). Survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools: ICT in education 2015. 1ed.São Paulo. : CGI.br. 2016.p. 187-196.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; CATALANI, Éricda Maria Toledo. Alfabetização e TIC: os testes adaptativos informatizados (TAI) como recurso. Em: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL ? CGI.br. (Org.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2015. 1ed.São Paulo. : Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2016.v. 1, p. 35-44.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MACHADO, C. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Qualidade e gestão da educação: o que indicam as iniciativas de avaliação externa dos estados brasileiros?. Em: ALMEIDA, Luana Costa; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; PAIXÃO, Alexandro Henrique. (Org.). Mudanças atuais na sociedade brasileira e o Sistema Nacional de Educação: qualidade da educação pública como direito humano: V Seminário de Educação Brasileira (SEB). 1ed.Campinas. : Faculdade de Educação da Unicamp. 2016.v. 1, p. 1032-1044.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   ABDOUNUR, O. J. Crisis of incommensurability in mathematics/music: a historic/ cognitive/educational approach. Em: Andres Costa and Eugenio Villalba. (Org.). Horizons in Neuroscience Research. Volume 22. 1ed.NOva York. : Nova Science Publishers. 2015.v. 22, p. 10-26.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, C.. External assessments and challenges for quality school performance. Em: Alexandre F. Barbosa. (Org.). Survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools: ICT Education 2014. 1ed.São Paulo. : CGI.br. 2015.p. 153-159.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, Cristiane. Avaliações externas e desafios para a qualidade do trabalho escolar. Em: Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br. (Org.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2014. 1ed.São Paulo. : Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br. 2015.v. 1, p. 35-41.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C. ; TREVIZAN, W. A.. O PIBID entre a Pesquisa e a Prática: Situações Potencialmente Adidáticas em Análise Combinatória na Escola de Aplicação da USP. Em: Emerson de Peitri; Vinicio Macedo Santos; Mirim Cardoso Utsumi; Claudia Valentina Assumpção Galian.. (Org.). A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 257-272.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   COELHO, FLÁVIO U. Luiz Henrique Jacy Monteiro. Em: Luiz Edmundo de Magalhães. (Org.). Humanistas e Cientistas do Brasil - Ciências Exatas. 1ed.São Paulo. : EDUSP. 2015.p. 123-131.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CORDANI, L. K. ATIVIDADE PASSO A PASSO: PREPARAÇÃO PARA DEFINIÇÃO FREQUENTISTA DE PROBABILIDADE. Em: SUZI SAMÁ;MAUREN PORCIÚNCULA MOREIRA DA SILVA. (Org.). EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: AÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR. 1ed.Curitiba. : EDITORA CRV. 2015.v. 1, p. 1-176.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de ; CAMPOS, T. M. M.. Mathematical Modelling and Bank Loan Systems: An Experience with Adults Returning to School. Em: Gellert, U.; Gimenez Rodriguez, J.; Hahn, C.; Kafoussi, S.. (Org.). Educational Paths to Mathematics - A C.I.E.A.E.M. Sourcebook. 1ed. : Springer. 2015.v. XII, p. 1-17.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   Giampaoli, Viviana; Pereira, Carlos A. B. ; BOLFARINE, Heleno ; Singer, Julio M.. Bayes Factors for Comparison of Restricted Simple Linear Regression Coefficients. Springer Proceedings in Mathematics & Statistics. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2015.p. 111-123.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MAGALHAES, M. N. Desafios do ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática. Em: Suzi Samá e Mauren Porciúncula Moreira da Silva. (Org.). Educação estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2015.v. 1, p. 41-54.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   VALERIO, B. C.; IRINEU, A. P. ; SCHUCK, D. G. ; MEDEIROS, R. C. S. ; RIOS, M. S.. A construção do conceito de número: um relato de experiência envolvendo alunos com deficiência intelectual. Em: Emerson de Pietri; Vinicio Macedo Santos; Mirim Cardoso Utsumi; Claudia Valentina Assumpção Galian. (Org.). A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 273-288.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   ABDOUNUR, O. J. The emergence of the idea of real number in theoretical music contexts in the Renaissnce. Colloquium commemorating Peter Damerow. 1ed.Berlin: Epubli. Em: . : Edition Open Acess. 2014.p. 15-24.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABDOUNUR, O. J.; MATTOS, A. C.. Documentos legislativos: fontes para a história da educação matemática. Em: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. 1ed. 2014.v. 1, p. 210-224.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Ciclos e seriação: tensões da democratização do ensino fundamental. Em: Claudia de Oliveira Fernandes. (Org.). Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. 1ed.SAO PAULO. : Cortez. 2014.p. 57-91.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; BRAVO, Maria Helena. O Enem e as tensões da avaliação educacional. Em: Alexandre F. Barbosa. (Org.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013. 1ed.SAO PAULO. : Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2014.p. 33-39.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; BRAVO, Maria Helena. The National Secondary Education Examination (Enem) and the educational assessment dilemma. Em: Alexandre F. Barbosa. (Org.). Survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools: ICT Education 2013. 1ed.SAO PAULO. : Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2014.p. 183-189.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   VALLE, J. C. A.; ABREU, R. G. ; BEZERRA, K. M. ; SILVA, V. L. ; SOUZA, V. R. ; SANTOS, E. C. ; SOUZA, R. L. L. ; DOMITE, M. C. S.. Ô matapi, ó paneiro!. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 41-47.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, V. R. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SILVA, V. L.. A feira e as cuias. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 36-40.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; SILVA, V. L. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R.. O olhar do observador. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 24-27.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   VALLE, J. C. A.; SANTOS, E. C. ; BEZERRA, K. M. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R. ; SILVA, V. L.. A medida em nossas vidas. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 13-17.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2013

1.   ABDOUNUR, O. J. The role of analogies between mathematics and music in creativity in the context of mathematics education. Em: Velikova, Emiliya; Bonka, Dace. (Org.). Creativity in Mathematics Education. 1ed.Riga e Ruse. : University of Latvia, University of Ruse. 2013.p. 41-52.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, Cristiane ; OLIVEIRA, Adolfo Samuel de. O Ideb não é toda qualidade, mas que qualidade expressa?: um estudo sobre as escolas públicas de Campinas ? SP. Em: ALMEIDA, Luana Costa et al. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: v.1: PNE em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. 1ed.Campinas. : Cedes. 2013.v. 1, p. 474-486.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MELO, Wolney Candido de. Avaliação educacional e testes adaptativos informatizados (TAI): desafios presentes e futuros. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2012. 1ed.Sao Paulo. Em: . : Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2013.p. 103-112.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MELO, Wolney Candido de. Educational evaluation and computerized adaptive testing (CAT): current and future challenges. Em: Alexandre F. Barbosa. (Org.). Survey on the use of information and communication technologies in Brazil: ICT Education 2012. 1ed.Sao Paulo. : Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2013.p. 263-272.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   dos Santos, R. M. B. ; MAGALHAES, M. N.. Uso de Estatística na opinião de egressos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Em: Audy Salcedo; Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Lisbeth K. Cordani; Santiago Inzunsa Cazares. (Org.). Educación Estadística en América Latina. 1ed.Caracas. : Universidad Central de Venezuela. 2013.v. 1, p. 283-295.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   GALVAO, M. E. E. L.; MELO,F.S. Cônicas - Obtendo as cônicas com dobraduras. Em: Ana Catarina Pontone Hellmeister. (Org.). Geometria em Sala de Aula. 1ed.Rio de Janeiro. : Sociedade Brasileira de Matemática. 2013.p. 235-240.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   GUZMAN, J. L. B. ; APARICIO, A. ; ABDOUNUR, O. J.. Uma primeira aproximação na avaliação dos cursos de graduação e pós graduação em estatística em universidades de São Paulo. Em: Audy Salcedo. (Org.). Educacion Estadística en América Latina: Tendencias y Perspectivas. 1ed.Caracas. : Universidad Central de Venezuela. 2013.v. 1, p. 257-282.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   REGATTIERI, M. ; CASTRO, J. M. ; KULLER, J. A. ; MORAES, F. ; SAVIOLI, F. R. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Matemática e suas Tecnologias. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. Único, p. 326-334.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   REGATTIERI, M. ; CASTRO, J. M. ; KULLER, J. A. ; MORAES, F. ; SAVIOLI, F. R. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Área de Matemática e suas Tecnologias - Anexo. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. 1, p. 418-432.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   REGATTIERI, M. ; CASTRO, J. M. ; KULLER, J. A. ; MORAES, F. ; SAVIOLI, F. R. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Matemática e suas Tecnologia. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. Único, p. 235-244.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   REGATTIERI, M. ; KULLER, J. A. ; CASTRO, J. M. ; SAVIOLI, F. R. ; MORAES, F. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Área de Matemática e suas tecnologias - Anexo. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. 1, p. 368-380.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2012

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 4: Analogical Thought in teaching/learning dynamics: an epistemological approach on the interrelationships between mathematics and music. Em: Tobias A. Mattei. (Org.). Interdisciplinary Approaches to Neuroscience Epistemology and Cognition. 1ed.New York. : Nova Publishers. 2012.v. 1, p. 67-94.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABDOUNUR, O. J.; MATTOS, A. C.. 18 The Introduction of the European University System in Brazil. Em: Jürgen Renn. (Org.). The Globalization of Knowledge in History. Berlin. : Epubli. 2012.v. 1, p. 417-438.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2011

1.   ABDOUNUR, O. J. Geometry and theoretical music in the Renaissance. Em: Seroglou, Fanny; Koulountzos, Vassillis; Siatras, Anastasios. (Org.). Science & Culture : Promise, Challenge and Demand. 1ed.Athens. : Epikentro. 2011.p. 16-19.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Challenges for the study of education and external evaluations: parallels with knowledge and politics. Em: Alexandre F. Barbosa. (Org.). Survey on the use of information and communication technologies in Brazil: ICT Education 2010. 1ed.Sao Paulo. : Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2011.v. 1, p. 193-201.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Desafios da pesquisa educacional e as avaliações externas: algumas relações com o conhecimento e a política. Em: BARBOSA, Alexandre. (Org.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. 1ed.São Paulo. : Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2011.p. 77-85.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Lopes, Marcos ; Giampaoli, Viviana ; JOAO, I. S.. Aplicação da Análise Proposicional Quantitativa em Pesquisa do Varejo. Em: Edgard Monteforte Merlo. (Org.). Administração de Varejo - Com Foco em Casos Brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro. : LTC ? LIVROS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EDITORA Ltda. 2011..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   OLIVEIRA, R. P. ; SOUSA, S. M. Z. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental. Em: FREITAS, Dirce Nei Teixeira; REAL, Giselle Cristina Martins. (Org.). Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental: cenários municipais. Dourados, MS. : Ediotora UFGD. 2011.p. 13-23.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2010

1.   ABDOUNUR, O. J. Introduction of geometry and physics in theoretical music in the Renaissance. Em: Yadav, B.S.; Singh, S.L.. (Org.). History of the Mathematical Sciences II. 1ed.Cambridge. : Cambridge Scientific Publishers LTD. 2010.v. II, p. 205-222.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MAINARDES, Jefferson. Fluxo escolar. Em: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. (Org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte. : FAE-UFMG. 2010..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2009

1.   ABDOUNUR, O. J. Ratios and music in the late Middle Ages: a preliminary survey. Em: Vendrix, Philippe; Collin, Marie-Alexis. (Org.). Vendrix, Philippe; Collin, Marie-Alexis (eds.), Music and Mathematics in Late Medieval and Early Modern Europe. Collection. Turnhout. : Brepols Publishers. 2009.p. 23-69.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABDOUNUR, O. J. Razones, proporciones y pensamiento proporcional en la música pitagorica: un abordaje historico-didactico. Em: Joaquin Gimenez. (Org.). Gimenez, Joaquin (ed.), La proporción: arte y matemáticas. Barcelona. : Editorial Graó. 2009.p. 61-86.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   POLCINO MILIES, C. ou MILIES, C.P. A matemática dos códigos de barras. Programa de Iniciação Científica da OBEMEP. Rio de Janeiro. Em: . : OBEMEP. 2009.p. 131-179.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2008

1.   ABDOUNUR, O. J. An exhibition as a Tool to approach didactical and historical aspects of the relationship between mathematics and music. Em: Emiliya Velikova and Agnis And??ns. (Org.). Velikova, Emiliya; And??ns, Agnis (eds.), Promoting Creativity for all students in mathematics education. Rousse. : University of Rousse. 2008.p. 112-119.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CAMPOS, T. M. M. ; DE SOUZA, V. H. G. ; SOUZA, V. H. G. ; LIMA, Rosana Nogueira de. An attempt to achieve reification in functions - a study based on several semiotic registers. Em: L. Radford; G. Schubring; F. Seeger. (Org.). Semiotics in Mathematics Education: Epistemology, History, Classroom, and Culture. 1ed. : Sense Publishers. 2008.p. 235-248.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2007

1.   ABDOUNUR, O. J. Il cambiamento di paradigmi nella relazione tra matematica e musica tra il tardo Medievo e il Rinascimento. Em: Michele Emmer. (Org.). Emmer, Michele (ed.), Matematica e Cultura. Milão. : Springer Italia. 2007.p. 161-172.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABDOUNUR, O. J. Speculation and experimentation in Renaissance theoretical music. Em: Jürgen Renn. (Org.). Renn, Jürgen (ed.), Reflections of Knowledge: Science in Images. Weinheim. : Wiley-VCH. 2007..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ABDOUNUR, O. J. Aspectos histórico-didáticos da relação entre matemática e música sob forma de uma exposição. Em: Pacheco, Edilson Roberto; Rodrigues Valente, Wagner. (Org.). Coleção História da Matemática para professores. Guarapuava. : Gráfica Universitária. 2007.p. 1-31.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Ciclos ou séries: a organização curricular em questão. Em: CARVALHO, Gislene Teresinha Rocha Delgado de; UTUARI, Solange dos Santos. (Org.). Formação de professores e estágios supervisionados: algumas veredas. São Paulo. : Andross. 2007.p. 49-69.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de. Can graph visualisation help with understanding the concept of function?. Em: Ian Jones; Juan Pablo Mejía-Ramos. (Org.). Working papers of the Warwick Suminer Group. 1ed.Warwick. : University of Warwick. 2007.v. 3, p. 123-133.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   SOUSA, S. M. Z. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A avaliação nos ciclos: a centralidade da avaliação. Em: PALMA FILHO, João Cardoso; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; ARENA, Dagoberto Buim. (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: gestão curricular e avaliação. 2ed.São Paulo. : UNESP, Pró-Reitoria de Graduação. 2007.p. 101-120.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SOUSA, S. M. Z. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz ; ARCAS, P. ; STEINVASCHER, A.. Progressão escolar e ciclos: fundamentos e implantação. Em: KRUG, Andréa Rosana Fetzner. (Org.). Ciclos em revista: a construção de uma outra escola possível. Rio de Janeiro. : Wak Editora. 2007.p. 31-51.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2004

1.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Escrita e ciclos: algumas problematizações. In: CARVALHO, G. T. R. D.; ROCHA, V. H. R. (Org.). Formação de professores e estágios supervisionados. 1ed.São Paulo. Em: . : Andross. 2004.p. 114-126.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2003

1.   BROLEZZI, A. C. Atividade criativa na sala de aula de Matemática. Em: Nílson José Machado; Marisa Ortegoza Cunha. (Org.). Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo. : Escrituras. 2003.p. 255-276.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CORDANI, L. K. Algumas consideraçãos sobre a inferência estatística. Em: Nílson J. Machado; Marisa O. Cunha. (Org.). Linguagem, Conhecimento, Ação. 1ed. 2003.v. 23, p. 337-346.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CORDANI, L. K. Estatística para Todos - Explorando dados. Em: Cristina Cerri. (Org.). Módulo 3 do Programa de Educação Continuada em Matemática PEBII. : Fundação Vanzolini. 2003..
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   SOUSA, S. M. Z. ; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A avaliação nos ciclos: a centralidade da avaliação. Em: FREITAS, Luiz Carlos de. (Org.). Questões de avaliação educacional. 1ed.Campinas. : Komedi. 2003.v. 1, p. 73-96.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2002

1.   ABDOUNUR, O. J. Music according to Descartes. Em: Knobloch, E.;Mawhin, J.; Demidov, S.S.. (Org.). Knobloch, E.;Mawhin, J.; Demidov, S.S. (eds.), Studies in History of Mathematics dedicated to A.P. Youschkevitch.. Turnhout. : Brepols. 2002.v. XIII, p. 173-185.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BROLEZZI, A. C. Princípio de Cavalieri e o Cálculo de Volumes. Em: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. São Paulo. : Fundação Vanzolini. 2002.p. 49-65.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BROLEZZI, A. C.; DRUCK, Iole de Freitas. Áreas, semelhanças , volumes e o método da exaustão. Em: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. São Paulo. : Fundação Vanzolini. 2002.p. 33-44.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2000

1.   ABDOUNUR, O. J. História da relação matemática-música e construção de significados. Em: Fossa, John. (Org.). Fossa, John (ed.), Facetas do diamante. Natal. : Sociedade Brasileira de História da matemática. 2000.v. único, p. 205-240.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALAVARSE, Ocimar Munhoz. O estágio em Orientação Educacional: relato de uma experiência. Em: Dirce Carmargo Riani; Vera Helena A. Rocha. (Org.). O pensar e o fazer na formação docente: coletânea de práticas educativas. 1ed.São Paulo. : Scortecci. 2000.p. 55-58.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 22/04/2024 18:29:28