Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Capítulos de livros publicados


Número total de itens: 83

2024

1.   ABDOUNUR, O. J. Mudanças estruturais, incomensurabilidade e o conceito de número nos fundamentos matemáticos do pensamento musical no início do período moderno. Em: Maria Antonia Forjaz, Maria Elfrida Ralha. (Org.). Estudos de História da Matemática, da Música e Militar. 1ed.Braga. : Editora Braga. 2024.p. 147-159.
2.   ABDOUNUR, O. J.; PEREIRA, R. A.. Exposição Física, Matemática e Música: uma análise epistemológic0-educacional. Em: Deivid Alex dos Santos, William Douglas Guilherme, Roger Goulart Mello. (Org.). Educação: núcleos formativos, processos de ensino-aprendizagem e demandas complementares. 1ed.Rio de Janeiro. : e-publicar. 2024.v. 4, p. 124-140.
3.   TAMAYO, C. ; VALLE, J. C. A.. Arquivos da crise brasileira durante a pandemia: caminhos emancipatórios para a Educação Matemática em diálogo com o Sul Global. Em: Eric Machado Paulucci; Carolina Tamayo-Osorio. (Org.). Vidas inSURgentes na Educação Matemática: Diálogos decoloniais. 1ed.Bauru. : Gradus Editora. 2024.v. 1, p. 313-338.
4.   VALLE, J. C. A. Experiências pedagógicas com a EJA pelo Brasil: uma atividade extensionista articulando formação inicial e formação continuada de professores. Em: Textos FCC. (Org.). Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2024: Experiências docentes em licenciaturas. 1ed.São Paulo. : FCC. 2024.v. 69, p. 49-69.
5.   VALLE, J. C. A. Elementos para um currículo interdisciplinar a partir da política curricular de Paulo Freire em São Paulo de 1989 a 1992. Em: Vinício de Macedo Santos. (Org.). In(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos escolares. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2024.v. 1, p. 167-180.

2023

1.   VALLE, J. C. A. Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática. Em: Júlio César Augusto do Valle. (Org.). Paulo Freire e Educação Matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2023.v. 1, p. 119-142.

2022

1.   ABDOUNUR, O. J.; AVILA, P. ; Campos, L.C.. Capítulo 10:Desenvolvimento de um kit didático para estudos de resistência dos materiais , com aplicação a engenh. Em: Francisco Odecio Sales. (Org.). Desenvolvimento de um kit didático para estudo de resistência de materiais com aplicação na engenharia de produção. 1ed.Curitiba. : Atena. 2022.v. 1, p. 87-107.
2.   Abdounur, O.J. ; PEREIRA, R. A. ; ABDOUNUR, OSCAR JOAO. CIÊNCIA, MATEMÁTICA E ARTE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA ACÚSTICA MUSICAL PARA O CURRÍCULO. Em: Diogo Lopes de Oliveira, Leonardo Pereira Tavares. (Org.). Educação e comunicação: vivências e saberes. 1ed.Campina Grande. : Amplla Editora. 2022.p. 517-527.
3.   PEREIRA, R. A. ; ABDOUNUR, O. J.. Capítulo 13: Relações entre Matemática, Física e Música no Ensino Médio: uma abordagem histórico-epistemológica. Em: Flávio Aparecido Almeida. (Org.). Educação , música e artes: contribuições e desafios no contexto escolar. 1ed.Guarujá. : Científica digital. 2022.v. 1, p. 182-198.
4.   VALLE, J. C. A. Contribuições à reflexão curricular a partir de Ubiratan D'Ambrosio: por um ensino de matemática territorialmente referenciado. Em: Andreia Lunkes Conrado; Gustavo Alexandre de Miranda; Zaqueu Vieira Oliveira. (Org.). Ubiratan Incomensurável. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2022.v. 1, p. 173-194.
5.   VALLE, JÚLIO CESAR. Entre inacabamento e finitude, sentidos para educar. Em: Ana Maria Haddad Baptista; Maria Angeles Perez Lopez. (Org.). Educação e Literatura: o diálogo necessário. 1ed.São Paulo. : Tesseractum. 2022.v. 1, p. 91-102.

2021

1.   FERREIRA, D. S. ; AUBIN, E. C. Q. ; GIAMPAOLI, V.. Variables aleatorias y estadísticas en la educación primaria: una propuesta de enfoque. Em: Hortensia Reyes Cervantes;Hugo Cruz Suárez; Bulmaro Juárez Hernández; Francisco Tajonar Sanabria; Fernando Velasco Luna;. (Org.). Estadística, Probabilidad y sus áreas de acción. 1aed.Puebla, México. : Facultad de Ciencias Físico Matemáticas - FCFM-BUAP. 2021.p. 174-183.
2.   Milies, C. Polcino. Notes on the History of Identities on Group (and Loop) Algebras. Em: Onofrio di Vicenso; Antoniono Giambruno. (Org.). Springer INdAM Series. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2021.v. 44, p. 355-364.
3.   VALLE, J. C. A. Os professores foram feitos para preparar o amanhã: a literatura em minha trajetória. Em: Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, artes e literatura: reminiscências. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 111-124.
4.   VALLE, J. C. A. Espirais, fractais e poesias no fértil terreno da criação humana. Em: Ricardo de Souza. (Org.). Literatura e matemática. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 98-112.
5.   VALLE, J. C. A. El Movimiento de Reorientación Curricular de Freire en São Paulo (1989-1992): contribuciones a la reflexión curricular. Em: Milagros Elena Rodrigues; Heriberto Monarrez Vasquez. (Org.). Paulo Freire: el andariego de la utopia. 1ed.Durango (México). : Instituto Universitario Anglo Español. 2021.v. 1, p. 190-211.
6.   VALLE, J. C. A. Pelos inéditos-viáveis nos currículos das escolas. Em: Coletivo Paulo Freire. (Org.). Cem anos de Paulo Freire. 1ed.São Paulo. : Coletivo Paulo Freire. 2021.v. 1, p. 431-433.
7.   VALLE, J. C. A.; FERREIRA, L. O.. A artesanalidade dos currículos e das culinárias: os saberesfazeres dos praticantes e as políticas educacionais. Em: Márcia Fusaro. (Org.). Educação em tempos desafiadores: transdisciplinaridade, tecnologias e linguagens. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum. 2021.v. 1, p. 9-24.

2020

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 16: The Emergence of the Idea of Real Number in Theoretical Music Contexts in the Renaissance. Em: Jürgen Renn and Matthias Schemmel. (Org.). Culture and Cognition: Essays in Honor of Peter Damerow. 1ed.Berlin. : Edition Open Access. 2020.v. 1, p. 189-196.
2.   ABDOUNUR, O. J. EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIDÁTICA. Em: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado. 1ed.Ponta Grossa. : Atena. 2020.v. 1, p. 36-47.
3.   ABDOUNUR, O. J. Capítulo 24: Aspectos práticos na educação do Conceito do Binômio Tensão Mecânica ? Tensor (BITT). Aspectos práticos na educação do conceito de binômio tensão mecânica-tensor (bitt). 1ed.belo horizonte. Em: . : Poisson. 2020.v. 13, p. 74-83.
4.   Amorim, M. E. ; Pietropaolo, R. C. ; GALVAO, M. E. E. L.. PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO FORCHILD ACERCA DOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE. Em: Gea, M. m., Álvarez-Arroyo, R., Garzon-Guerrero, J. A.. (Org.). Investigações Hispano-Brasileiras em Educação Estatística. 1ed.Granada. : Universidade de Granada. 2020.p. 17-20.
5.   CONRADO, A. L. ; VALLE, J. C. A.. Alteridade como princípio para a política curricular de matemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 97-124.
6.   D'AMBROSIO, U. ; VALLE, J. C. A.. Um diálogo intergeracional sobre os caminhos da educação matemática e da etnomatemática. Em: Júlio César Augusto do Valle; Andréia Lunkes Conrado; Cristiane Coppe de Oliveira. (Org.). O florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2020.v. 1, p. 245-260.
7.   Gomes, Vanessa ; ABDOUNUR, O. J.. Sequências didáticas investigativas em Ciências da Natureza utilizando a horta escolar no Ensino Fundamental I. Em: Ricardo, Elio Carlos; Moutinho Pataca, Ermelinda; Ginzel, Flávia. (Org.). Pesquisa em Educação: diversidade e desafios. 1ed.São Paulo. : Feusp. 2020.p. 358-367.
8.   VALLE, J. C. A. Entre-vistas com Ubiratan D'Ambrósio: um diálogo sobre memória, matemática, escola e paz. Em: Cristiane Coppe; Lauro Sá; Milton Rosa; Mônica Martines. (Org.). História da matemática e cultura. 1ed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 2020.v. 14, p. 112-135.
9.   VALLE, J. C. A. Jogos de sombras, ecos e refrações: a vilania em matemática. Em: Marco Lucchesi. (Org.). Literatura e ciência. 1ed.Belo Horizonte. : Tesseractum Editorial. 2020.p. 78-87.
10.   VALLE, J. C. A. Sobre os hinos que celebram a fecundidade do encontro entre a matemática com a língua. Em: Ana Maria Haddad Baptista. (Org.). Estética do Interdisciplinar. 1ed.São Paulo. : Editora Patuá. 2020.p. 177-191.
11.   VALLE, J. C. A. A visão de área de matemática no centro Movimento de Reorientação Curricular de Paulo Freire. Em: José Sávio Bicho. (Org.). Perspectivas e práticas em Educação Matemática. 1ed.Veranópolis. : Diálogo Freireano. 2020.v. 1, p. 11-26.
12.   VALLE, J. C. A. Matemática e paz: não-violência em currículos para a alteridade. Em: José Leon Crochick; Marian Ávila de Lima e Dias. (Org.). Estudos sobre violência escolar entre estudantes. 1ed.São Paulo. : Benjamin Editorial. 2020.v. 1, p. 53-70.

2019

1.   ABDOUNUR, O. J. Composição de razões em matemática e música: uma abordagem histórico/educacional. Em: Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva. (Org.). Artes em Educação Matemática. 1ed.Porto Alegre. : Fi. 2019.p. 29-45.
2.   ABDOUNUR, O. J.; BAIER, T.. MATHEMATICAL MEANS IN MUSIC AND ARCHITECTURE UP TO THE RENAISSANCE. Em: Albert R. Baswell. (Org.). Advances in Mathematics Research 26. 1ed.Nova York. : Nova Publishers. 2019.p. 78-88.
3.   ABDOUNUR, O. J.; MALANGA, A. ; OLIVEIRA NETO, E. ; CAMPOS, L. C. ; CASTANHO, M. ; AVILA, P.. Capítulo 8: Processo de ensino aprendizagem do conceito de tensor utilizando abordagens experimentais. Em: Darly Fernando Andrade. (Org.). Engenharia no século XXI volume 2. 1aed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2019.v. 2, p. 63-72.
4.   ASSUENA, SAMIR ; Polcino Milies, César. Good codes from metacyclic groups. Contemporary Mathematics. 1ed. Em: . : American Mathematical Society. 2019.p. 39-47.
5.   MAGALHAES, M. N. Itens dissertativos em avaliações. Em: Celi Espasandin Lopes; Mauren Porciúncula; Suzi Samá. (Org.). PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE. 1ed.Campinas. : Mercado de Letras. 2019.v. 1, p. 297-316.
6.   VALLE, J. C. A. Um ensaio sobre a nossa responsabilidade com a matemática em três cenas. Em: Ana Maria Haddad Baptista; Júlia Maria Hummes; Márcia Pessoa Dal Bello; Diana Navas. (Org.). Educação, culturas, artes e tecnologias. 1ed.São Paulo. : FUNDARTE/BT Acadêmica/CAPES. 2019.v. 1, p. 73.

2018

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 14: Erasmus Horicius and Ratio?s Conceptions in Teaching/Learning Contexts: A Historic Educational Approach. Em: Gail Caruth & Marilena Ticusan. (Org.). Current Issues in Educational Methods and Theory in a Changing World. 1ed.Athens. : Athens Institute for Education and Research (ATINER). 2018.p. 157-163.

2017

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 6: Structural Transformations in the Relationships between Mathematics and Music up to the Renaissace and the Emergence of the Idea of Number as a Continuous Quantity. Em: Albert R. Baswell. (Org.). Advances in Mathematics Research. 1ed.New York. : Nova Publishers. 2017.v. 21, p. 149-164.
2.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 2: Theories of ratio in competition in theoretical music in the late Middle Ages. Em: Baswell, Albert R.. (Org.). Advances in mathematics research, vol 24. 1ed. 2017.v. 24, p. 33-43.
3.   Lobo da Costa. N. M. ; GALVAO, M. E. E. L. ; Prado, M. E. B. B.. Integration of Digital Technologies in Mathematics Teacher Education: The Reconstruction Process of Previous Trigonometrical Knowledge. Em: Gilles Aldon; Fernando Hitt; Luciana Bazzini; Uwe Gellert. (Org.). Mathematics and Technology: A C.I.E.A.E.M. Sourcebook. 1ed. : Springer. 2017.p. 523-549.
4.   Lopes, A.R.C. ; LARANJEIRAS, C. C. ; SCARPA, D. L. ; CARVALHO, D. L. ; MENDES, G. S. C. V. ; SILVA, F. T. ; LACERDA, H. D. G. ; DRUCK, I. F. ; BORGES, L. F. F. ; SORDI, M. R. L. ; BORBA, M. C. ; CARNEIRO, M. H. S. ; COROA, M. L. M. S. ; MARANDINO, M. ; DOMINGUES, N. S. ; GAUCHE, R. ; WELLER, W.. Currículo integrado voltado à formação humana integral no ensino médio: reflexões sobre o papel da Matemática. Em: Wivian Weller; Ricardo Gauche. (Org.). Ensino Médio em Debate: Currículo, Avaliação e Formação Integral. 1a.ed.Brasília. : Editora Universidade de Brasília. 2017.v. único, p. 135-166.
5.   VIEIRA, W. ; SOUZA, V. H. G. de ; IMAFUKU, R. S.. Uma avaliação do processo de visualização na aprendizagem de sequências numéricas. Em: Nieto, Concepción Toboso; Gracia, Damián Valdevira. (Org.). Libro de Actas. 1ed.Andújar. : Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas. 2017.v. 2, p. 136-144.

2016

1.   ABDOUNUR, O. J. The emergence of the idea of irrationality in theoretical music contexts in the Renaissance. Em: Radford, L., Furinghetti, F., & Hausberger, T.. (Org.). International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics. Montpellier. 1ed.Montpelier. : IREM de Montpellier. 2016.p. 257-265.

2015

1.   ABDOUNUR, O. J. Crisis of incommensurability in mathematics/music: a historic/ cognitive/educational approach. Em: Andres Costa and Eugenio Villalba. (Org.). Horizons in Neuroscience Research. Volume 22. 1ed.NOva York. : Nova Science Publishers. 2015.v. 22, p. 10-26.
2.   COELHO, FLÁVIO U. Luiz Henrique Jacy Monteiro. Em: Luiz Edmundo de Magalhães. (Org.). Humanistas e Cientistas do Brasil - Ciências Exatas. 1ed.São Paulo. : EDUSP. 2015.p. 123-131.
3.   CORDANI, L. K. ATIVIDADE PASSO A PASSO: PREPARAÇÃO PARA DEFINIÇÃO FREQUENTISTA DE PROBABILIDADE. Em: SUZI SAMÁ;MAUREN PORCIÚNCULA MOREIRA DA SILVA. (Org.). EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: AÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR. 1ed.Curitiba. : EDITORA CRV. 2015.v. 1, p. 1-176.
4.   DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de ; CAMPOS, T. M. M.. Mathematical Modelling and Bank Loan Systems: An Experience with Adults Returning to School. Em: Gellert, U.; Gimenez Rodriguez, J.; Hahn, C.; Kafoussi, S.. (Org.). Educational Paths to Mathematics - A C.I.E.A.E.M. Sourcebook. 1ed. : Springer. 2015.v. XII, p. 1-17.
5.   Giampaoli, Viviana; Pereira, Carlos A. B. ; BOLFARINE, Heleno ; Singer, Julio M.. Bayes Factors for Comparison of Restricted Simple Linear Regression Coefficients. Springer Proceedings in Mathematics & Statistics. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2015.p. 111-123.
6.   MAGALHAES, M. N. Desafios do ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática. Em: Suzi Samá e Mauren Porciúncula Moreira da Silva. (Org.). Educação estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2015.v. 1, p. 41-54.

2014

1.   ABDOUNUR, O. J. The emergence of the idea of real number in theoretical music contexts in the Renaissnce. Colloquium commemorating Peter Damerow. 1ed.Berlin: Epubli. Em: . : Edition Open Acess. 2014.p. 15-24.
2.   ABDOUNUR, O. J.; MATTOS, A. C.. Documentos legislativos: fontes para a história da educação matemática. Em: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. 1ed. 2014.v. 1, p. 210-224.
3.   VALLE, J. C. A.; ABREU, R. G. ; BEZERRA, K. M. ; SILVA, V. L. ; SOUZA, V. R. ; SANTOS, E. C. ; SOUZA, R. L. L. ; DOMITE, M. C. S.. Ô matapi, ó paneiro!. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 41-47.
4.   VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, V. R. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SILVA, V. L.. A feira e as cuias. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 36-40.
5.   VALLE, J. C. A.; BEZERRA, K. M. ; SANTOS, E. C. ; SILVA, V. L. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R.. O olhar do observador. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 24-27.
6.   VALLE, J. C. A.; SANTOS, E. C. ; BEZERRA, K. M. ; DOMITE, M. C. S. ; SOUZA, R. L. L. ; ABREU, R. G. ; SOUZA, V. R. ; SILVA, V. L.. A medida em nossas vidas. Em: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Cadernos de Alfabetização Matemática. 1ed.Brasília. : Ministério da Educação. 2014.v. 6, p. 13-17.

2013

1.   ABDOUNUR, O. J. The role of analogies between mathematics and music in creativity in the context of mathematics education. Em: Velikova, Emiliya; Bonka, Dace. (Org.). Creativity in Mathematics Education. 1ed.Riga e Ruse. : University of Latvia, University of Ruse. 2013.p. 41-52.
2.   dos Santos, R. M. B. ; MAGALHAES, M. N.. Uso de Estatística na opinião de egressos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Em: Audy Salcedo; Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Lisbeth K. Cordani; Santiago Inzunsa Cazares. (Org.). Educación Estadística en América Latina. 1ed.Caracas. : Universidad Central de Venezuela. 2013.v. 1, p. 283-295.
3.   GALVAO, M. E. E. L.; MELO,F.S>. Cônicas - Obtendo as cônicas com dobraduras. Em: Ana Catarina Pontone Hellmeister. (Org.). Geometria em Sala de Aula. 1ed.Rio de Janeiro. : Sociedade Brasileira de Matemática. 2013.p. 235-240.
4.   GUZMAN, J. L. B. ; APARICIO, A. ; ABDOUNUR, O. J.. Uma primeira aproximação na avaliação dos cursos de graduação e pós graduação em estatística em universidades de São Paulo. Em: Audy Salcedo. (Org.). Educacion Estadística en América Latina: Tendencias y Perspectivas. 1ed.Caracas. : Universidad Central de Venezuela. 2013.v. 1, p. 257-282.
5.   REGATTIERI, M. ; CASTRO, J. M. ; KULLER, J. A. ; MORAES, F. ; SAVIOLI, F. R. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Matemática e suas Tecnologias. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. Único, p. 326-334.
6.   REGATTIERI, M. ; CASTRO, J. M. ; KULLER, J. A. ; MORAES, F. ; SAVIOLI, F. R. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Área de Matemática e suas Tecnologias - Anexo. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. 1, p. 418-432.
7.   REGATTIERI, M. ; CASTRO, J. M. ; KULLER, J. A. ; MORAES, F. ; SAVIOLI, F. R. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Matemática e suas Tecnologia. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. Único, p. 235-244.
8.   REGATTIERI, M. ; KULLER, J. A. ; CASTRO, J. M. ; SAVIOLI, F. R. ; MORAES, F. ; DRUCK, I. F. ; MENEZES, L. C. ; MICELI, P.. Área de Matemática e suas tecnologias - Anexo. Em: Regattieri, M. ; Castro, J.M. (orgs.). (Org.). Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora. 1ed.Brasília, DF, Brasil. : UNESCO - Representação no Brasil. 2013.v. 1, p. 368-380.

2012

1.   ABDOUNUR, O. J. Chapter 4: Analogical Thought in teaching/learning dynamics: an epistemological approach on the interrelationships between mathematics and music. Em: Tobias A. Mattei. (Org.). Interdisciplinary Approaches to Neuroscience Epistemology and Cognition. 1ed.New York. : Nova Publishers. 2012.v. 1, p. 67-94.
2.   ABDOUNUR, O. J.; MATTOS, A. C.. 18 The Introduction of the European University System in Brazil. Em: Jürgen Renn. (Org.). The Globalization of Knowledge in History. Berlin. : Epubli. 2012.v. 1, p. 417-438.

2011

1.   ABDOUNUR, O. J. Geometry and theoretical music in the Renaissance. Em: Seroglou, Fanny; Koulountzos, Vassillis; Siatras, Anastasios. (Org.). Science & Culture : Promise, Challenge and Demand. 1ed.Athens. : Epikentro. 2011.p. 16-19.
2.   Lopes, Marcos ; Giampaoli, Viviana ; JOAO, I. S.. Aplicação da Análise Proposicional Quantitativa em Pesquisa do Varejo. Em: Edgard Monteforte Merlo. (Org.). Administração de Varejo - Com Foco em Casos Brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro. : LTC ? LIVROS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EDITORA Ltda. 2011..

2010

1.   ABDOUNUR, O. J. Introduction of geometry and physics in theoretical music in the Renaissance. Em: Yadav, B.S.; Singh, S.L.. (Org.). History of the Mathematical Sciences II. 1ed.Cambridge. : Cambridge Scientific Publishers LTD. 2010.v. II, p. 205-222.

2009

1.   ABDOUNUR, O. J. Ratios and music in the late Middle Ages: a preliminary survey. Em: Vendrix, Philippe; Collin, Marie-Alexis. (Org.). Vendrix, Philippe; Collin, Marie-Alexis (eds.), Music and Mathematics in Late Medieval and Early Modern Europe. Collection. Turnhout. : Brepols Publishers. 2009.p. 23-69.
2.   ABDOUNUR, O. J. Razones, proporciones y pensamiento proporcional en la música pitagorica: un abordaje historico-didactico. Em: Joaquin Gimenez. (Org.). Gimenez, Joaquin (ed.), La proporción: arte y matemáticas. Barcelona. : Editorial Graó. 2009.p. 61-86.
3.   POLCINO MILIES, C. ou MILIES, C.P. A matemática dos códigos de barras. Programa de Iniciação Científica da OBEMEP. Rio de Janeiro. Em: . : OBEMEP. 2009.p. 131-179.

2008

1.   ABDOUNUR, O. J. An exhibition as a Tool to approach didactical and historical aspects of the relationship between mathematics and music. Em: Emiliya Velikova and Agnis And?āns. (Org.). Velikova, Emiliya; And?āns, Agnis (eds.), Promoting Creativity for all students in mathematics education. Rousse. : University of Rousse. 2008.p. 112-119.
2.   CAMPOS, T. M. M. ; DE SOUZA, V. H. G. ; SOUZA, V. H. G. ; LIMA, Rosana Nogueira de. An attempt to achieve reification in functions - a study based on several semiotic registers. Em: L. Radford; G. Schubring; F. Seeger. (Org.). Semiotics in Mathematics Education: Epistemology, History, Classroom, and Culture. 1ed. : Sense Publishers. 2008.p. 235-248.

2007

1.   ABDOUNUR, O. J. Il cambiamento di paradigmi nella relazione tra matematica e musica tra il tardo Medievo e il Rinascimento. Em: Michele Emmer. (Org.). Emmer, Michele (ed.), Matematica e Cultura. Milão. : Springer Italia. 2007.p. 161-172.
2.   ABDOUNUR, O. J. Speculation and experimentation in Renaissance theoretical music. Em: Jürgen Renn. (Org.). Renn, Jürgen (ed.), Reflections of Knowledge: Science in Images. Weinheim. : Wiley-VCH. 2007..
3.   ABDOUNUR, O. J. Aspectos histórico-didáticos da relação entre matemática e música sob forma de uma exposição. Em: Pacheco, Edilson Roberto; Rodrigues Valente, Wagner. (Org.). Coleção História da Matemática para professores. Guarapuava. : Gráfica Universitária. 2007.p. 1-31.
4.   DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de. Can graph visualisation help with understanding the concept of function?. Em: Ian Jones; Juan Pablo Mejía-Ramos. (Org.). Working papers of the Warwick Suminer Group. 1ed.Warwick. : University of Warwick. 2007.v. 3, p. 123-133.

2005

1.   FAJARDO, R. A.; FINGER, M.. How Not to Combine Modal Logics. Em: Bhanu Prasad. (Org.). Proceedings of the 2nd Indian International Conference on Artificial Intelligence. 1ed.Pune. : IICAI. 2005.v. 1, p. 1629-1647.

2003

1.   CORDANI, L. K. Algumas consideraçãos sobre a inferência estatística. Em: Nílson J. Machado; Marisa O. Cunha. (Org.). Linguagem, Conhecimento, Ação. 1ed. 2003.v. 23, p. 337-346.
2.   CORDANI, L. K. Estatística para Todos - Explorando dados. Em: Cristina Cerri. (Org.). Módulo 3 do Programa de Educação Continuada em Matemática PEBII. : Fundação Vanzolini. 2003..

2002

1.   ABDOUNUR, O. J. Music according to Descartes. Em: Knobloch, E.;Mawhin, J.; Demidov, S.S.. (Org.). Knobloch, E.;Mawhin, J.; Demidov, S.S. (eds.), Studies in History of Mathematics dedicated to A.P. Youschkevitch.. Turnhout. : Brepols. 2002.v. XIII, p. 173-185.
2.   FAJARDO, R. A.; FINGER, M.. Non-normal modalisation. Em: Philippe Balbiani; Nobu-Yuki Suzuki; Frank Wolter; Michael Zakharyaschev. (Org.). Advances in Modal Logic. Londres. : King's College Publications. 2002.v. 4, p. 83-96.

2000

1.   ABDOUNUR, O. J. História da relação matemática-música e construção de significados. Em: Fossa, John. (Org.). Fossa, John (ed.), Facetas do diamante. Natal. : Sociedade Brasileira de História da matemática. 2000.v. único, p. 205-240.


(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 18/02/2025 14:43:51