Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Elvia Mureb Sallum

possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1966), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1977). Foi professora do IME-USP de 1970 até 1998. Foi docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande de 2008 a 2013 e continua colaborando no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Ordinárias e tem trabalhado na atualização de professores do ensino médio . (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2008-Atual. Nome do projeto: Análise de dificuldades conceituais em tópicos básicos da Matemática Elementar
      Descrição: Linha de pesquisa: Transposição didática da Matemática para a sala de aula escolar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvia Mureb Sallum - Coordenador / Iole de Freitas Druck - Integrante / Martha Salerno Monteiro - Integrante.
      Membro: Elvia Mureb Sallum.
    2. 2007-Atual. O modelo de Van Hiele no ensino de Geometria
      Descrição: Linha de pesquisa: Transposição didática da Matemática para a sala de aula escolar O modelo de Van Hiele é um modelo de ensino e aprendizagem de geometria cuja ideia central é de que o raciocínio dos alunos no processo de aprendizagem passa por uma série de níveis que são sequenciais e ordenados. Cada nível supõe a compreensão e a utilização de conceitos geométricos de maneira distinta. Além desse aspecto descritivo a teoria ganhou grande importância por seu aspecto instrutivo: há orientações claras para que o professor possa elaborar seu plano de ensino respeitando, cinco fases de aprendizagem, a fim de favorecer o avanço de um nível de raciocínio ao nível imediatamente superior. Neste projeto serão estudados a teoria de Van Hiele, as pesquisas realizadas sobre o assunto, as aplicações ao ensino feitas com base no modelo. Os alunos envolvidos elaborarão sequências didáticas para a apresentação de um tema de Geometria como aplicação do modelo. O projeto fez parte do programa Ensinar com Pesquisa, da Pró-Reitoria de Graduação em 2007 e 2008, com 04 alunos bolsistas. Continua aberto para alunos de Iniciação Científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvia Mureb Sallum - Coordenador / Claudia Cueva - Integrante / Ricardo Bianconi - Integrante.
      Membro: Elvia Mureb Sallum.
      Descrição: O modelo de Van Hiele é um modelo de ensino e aprendizagem de geometria cuja ideia central é de que o raciocínio dos alunos no processo de aprendizagem passa por uma série de níveis que são sequenciais e ordenados. Cada nível supõe a compreensão e a utilização de conceitos geométricos de maneira distinta. Além desse aspecto descritivo a teoria ganhou grande importância por seu aspecto instrutivo: há orientações claras para que o professor possa elaborar seu plano de ensino respeitando, cinco fases de aprendizagem, a fim de favorecer o avanço de um nível de raciocínio ao nível imediatamente superior. Neste projeto serão estudados a teoria de Van Hiele, as pesquisas realizadas sobre o assunto, as aplicações ao ensino feitas com base no modelo. Os alunos envolvidos elaborarão sequências didáticas para a apresentação de um tema de Geometria como aplicação do modelo. O projeto fez parte do programa Ensinar com Pesquisa, da Pró-Reitoria de Graduação em 2007 e 2008, com 04 alunos bolsistas. Continua aberto para alunos de Iniciação Científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Cláudia Cueva Candido - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Cláudia Cueva Candido.
    3. 2000-2002. Sistemas de equações diferenciais, com difusão, para competição entre 2 espécies
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elvia Mureb Sallum - Coordenador / David A. Zavaleta Villanueva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Elvia Mureb Sallum.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. Mostra Paulista de Ciências e Engenharia MOP. Avaliação de trabalhos. 2014. (Exposição).
      2. Oficinas do CAEM-IME-USP.Ladrilhamento com um único tipo de ladrilho. 2014. (Oficina).
      3. 6º Encontro da RPM.Caracterizações das cônicas. 2013. (Encontro).
      4. Oficinas do CAEM-IME-USP - 1º semestre de 2013.Cónicas- caracterizações e máquinas. 2013. (Oficina).
      5. Oficinas do CAEM-IME-USP -2º semestre de 2013.Seções Cônicas. 2013. (Oficina).
      6. IV Semana de Matemática da UFGD.A importância da Licenciatura em Matemática e as possibilidades de trabalho para os formandos em MS. 2012. (Encontro).
      7. Semana de Matemática da UFMS.Decomposição de Figuras Geométricas. 2012. (Encontro).
      8. Verão do CAEM no IME-USP.Decomposição de Figuras Geométricas. 2012. (Oficina).
      9. 1rst Encontro do Hotel de Hilbert.Decomposição de Figuras Geométricas. O teorema de Bolyai.. 2011. (Encontro).
      10. II Colóquio de matemática do Centro- Oeste. Coordenação de Sessão Técnica de Ensino e de Pôster. 2011. (Congresso).
      11. II UFMS Portas Abertas.Membro da Coordenação do evento. 2011. (Simpósio).
      12. V Encontro da Revista do Professor de Matemática.Decomposição de Figuras Geonmétricas. 2011. (Encontro).
      13. 3rd Meeting IST-IME. 2010. (Encontro).
      14. IIEREAM- Encontro Regional de Ensino e Aplicações da Matemática.Aparatos que desenham curvas. 2010. (Encontro).
      15. Coloquio de Matemática da Região Centro-Oeste. 2009. (Congresso).
      16. Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste. Exposição do laboratório Matemateca do IME-USP. 2009. (Congresso).
      17. IV Encontro da Revista do Professor de Matemática.A Inversão Circular e Sistemas Articulados. 2009. (Encontro).
      18. IV Bienal de Matemática. Exposição de material concreto para ensino de matemática. 2008. (Congresso).
      19. Exposição da Matemateca no NEPEP.Exposição de peças da Matemateca. 2007. (Outra).
      20. III Mostra do CAEM- IME-USP.Instrumentos não convencionais no Ensino da Geometria. 2007. (Outra).
      21. I Semana de Matemática Aplicada e Computação.Exposição de peças da Matemateca. 2007. (Encontro).
      22. Semana de Ciência e Tecnologia.Exposição da Matemateca, um museu itinerante de Matemática. 2007. (Outra).
      23. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Exposição do laboratório Matemateca do IME-USP. 2006. (Congresso).
      24. III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Aparatos que desenham curvas. 2006. (Congresso).
      25. Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia.Exposicão do Laboratório de Matemática MATEMATECA do IME-USP. 2006. (Outra).
      26. SBMAC. Organização e exposição da Matemateca do IME-USP. 2005. (Congresso).
      27. II Bienal de Matemática/II Encontro da RPM. Construções alternativas para problemas insolúveis com régua e compasso. 2004. (Congresso).
      28. II Bienal de matemática/ IIEncontro da RPM. Como desenhar seções, de um sólido, passando por 3 pontos dados?. 2004. (Congresso).
      29. I Semana da Licenciatura em Matemática.Organização e exposição da Matemateca do IME-USP. 2004. (Outra).
      30. III Forum de Educação do Centro Universitário São Camilo.A geometria em corte e costura- Oficina. 2002. (Outra).
      31. XIV Semana Cultural UNIFIEO.Apresentação de trabalhos de alunos. 2001. (Outra).
      32. I Forum de Educação do Centro Universitário São Camilo.Oficina sobre Fractais. 2000. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. SALLUM,E.M et al ; SALLUM, E. M.. Membro da Comissão Organizadora da II UFMS Portas Abertas. 2011. Congresso
      2. FREITAS, E. S. ; SALLUM, E. M. ; OUTROS,. Colóquio de matemática da Região Centro Oeste. 2009. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
      Data de processamento: 05/12/2024 01:23:28