Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Vera Helena Giusti de Souza

É licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (1969), Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976) e Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com a tese "O uso de vários registros na resolução de inequações - Uma abordagem funcional gráfica". Trabalhou no Depto. de Matemática do IMEUSP (1971-1996), no Depto. de Matemática da PUC-SP (1996-2005), no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo (2008-2011) e no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2011- 2016). Atualmente, é professor sênior junto ao Departamento de Matemática e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP.Tem vasta experiência no Ensino Superior na área de Matemática e tem trabalhado com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo, Geometria, função, gráfico, registros, abordagem, inequação. Tem interesse por problemas de ensino de Matemática em geral e, por meio de seus orientandos, tem pesquisado abordagens inovadoras para aulas de Matemática da Educação Básica, e busca identificar aspectos intuitivos que dificultam a aprendizagem de assuntos posteriores. Contato por e-mail: vhgiusti@usp.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2153527263061692 (22/05/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 3091 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~vhgiusti
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2012-2016. A exploração de aspectos lógicos e formais em aulas de Matemática da Educação Básica
      Descrição: Investigar se e como livros didáticos apresentam e orientações curriculares (Parâmetros Curriculares e a Proposta do Estado de São Paulo) recomendam a inserção de aspectos lógicos e formais em aulas de Matemática da Educação Básica, nos casos de função, da resolução algébrica de inequações com uma incógnita real e de sequencias numéricas... Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Coordenador / William Vieira - Integrante / Gérson Geraldo Chaves - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
    2. 2009-2013. Rumo à Educação Matemática Inclusiva
      Descrição: Apesar das leis destinadas a normatizar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, muitas pessoas ligadas a Educação afirmam não se sentirem preparadas para enfrentar tal desafio (FERNANDES e HEALY, 2007). Assim, este projeto propõe uma pesquisa cujo objetivo central é preparar recursos humanos, teóricos, metodológicos, pedagógicos e materiais para sustentar práticas matemáticas de alunos cegos e alunos surdos incluídos nas salas regulares. Utilizando diversos elementos metodológicos associados a design-based research, o projeto pretende desenvolver e adequar materiais pedagógicos e intervenções de ensino para favorecer o acesso a conceitos matemáticos através dos sistemas háptico, visual e auditivo e comparar as interações de diferentes aprendizes, alunos regulares, alunos cegos e alunos surdos, nessas situações instrucionais. Visa ainda contribuir tanto para a formação de professores, instrumentalizando-os para trabalhar em classes inclusivas, quanto para a formação de pesquisadores para trabalho na produção de conhecimento na interface entre Educação Inclusiva e Educação Matemática. As análises dos dados coletados com os aprendizes se concentrarão em compreender como as experiências sensoriais e perceptivas influenciam os processos cognitivos, ou seja, como o tato, a visão, os gestos, os diálogos e as ferramentas materiais e computacionais instrumentos de mediação influenciam as interpretações dos fenômenos matemáticos. As evidências e os resultados obtidos poderão auxiliar numa compreensão mais profunda, não só dos processos de aprendizagem matemática de portadores de necessidades educacionais especiais, mas dos processos de modo geral, para que todos, independentemente de suas necessidades serem especiais ou não, tenham a oportunidade de construir conhecimentos matemáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Integrante / Ana Paula Jahn - Integrante / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Siobhan Victoria Healy - Coordenador / Janete Bolite Frant - Integrante / Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes - Integrante. Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Remuneração / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
    3. 2009-2012. A exploração de aspectos lógicos e formais em Matemática - um estudo para funções e inequações
      Descrição: O objetivo é investigar se e como é possível inserir aspectos lógicos e formais no ensino de Matemática da Educação Básica, nos casos de função e de resolução algébrica de inequações. O público-alvo é o de professores de Matemática, incluindo mestrandos de Educação Matemática, pois pretende-se discutir e implantar uma nova abordagem de ensino. Considera-se a importância do indivíduo utilizar três sistemas de representação semiótica, o algébrico, o gráfico e o da língua natural e a necessidade de inter-relacionar aspectos formais, intuitivos e algorítmicos. Far-se-á uma pesquisa com análise qualitativa, com intervenção, desenvolvida em quatro etapas: (1) aspectos lógicos e formais em livros didáticos e em diretrizes curriculares; (2) aspectos lógicos e formais em aulas de Matemática; (3) aspectos formais na aprendizagem de função: um estudo com os registros gráfico, algébrico e da língua natural; (4) aspectos formais na aprendizagem de inequações: uma abordagem funcional gráfica. Ao final, esperamos ter concebido dois conjuntos de atividades, que poderão ser trabalhadas em aulas de Matemática da Educação Básica, um deles para função e o outro para a resolução funcional gráfica de inequações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Coordenador / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Tania Maria Mendonça Campos - Integrante / WILSON BARBOSA DA SILVA - Integrante / Renato Mendes Mineiro - Integrante / Solange Goulart Batista - Integrante / Thiago Fernando Ferreira da Costa - Integrante / Maria Helena Palma de Oliveira - Integrante / José Benedito Pinto - Integrante / Gabriel de Almeida Alves - Integrante / Norberto Machado Angelini - Integrante. Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Remuneração. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
    4. 2007-2009. O Ensino de Inequações: Abordagens Funcionais com ênfase no Registro Gráfico
      Descrição: Pesquisas mostram que alunos de qualquer nível resolvem inequações como se fossem equações (Bazzini e Tsamir (2004), Linchevski e Sfard (1991), Souza (2005)). Entendemos que uma das possíveis razões para isso tem sido uma abordagem de ensino baseada unicamente no registro algébrico. Duval (1995) defende que o aprendizado se dá somente quando o sujeito é capaz de utilizar pelo menos dois sistemas de representação semiótica diferentes para o mesmo objeto matemático. No caso das inequações, sugerimos que esses sistemas sejam pelo menos três: o da linguagem natural, o algébrico e o gráfico e que sejam usados de forma a promover a interação entre os aspectos intuitivo, algorítmico e formal (Fischbein, 1993) presentes na resolução de inequações. Com uma abordagem do tipo funcional, com o uso do registro gráfico, acreditamos que os alunos poderão perceber as diferenças entre uma inequação e uma equação, minimizando o uso inapropriado de regras nas resoluções algébricas. Assim, propomos investigar abordagens funcionais para o ensino da resolução de inequações, usando os três sistemas de representação citados, de forma que os alunos possam interrelacionar os aspectos formais, algorítmicos e intuitivos. Para isso, elaboraremos seqüências de ensino que possam ser trabalhadas com alunos de ensino médio e de ensino superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Coordenador / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Tania Maria Mendonça Campos - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
    5. 2005-2006. Professora pesquisadora do projeto de pesquisa CNPq/PUC-SP
      Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem envolvendo o raciocinio dedutivo em matemática. Essencialmente queremos apurar os modos de organização e os procedimentos teórico-metodológicos relacionados com o ensino e a aprendizagem envolvendo provas e demonstrações em matemática nas séries finais do ensino fundamental, assim como estudar as representações dos professores destas séries no que diz respeito ao papel do racicionio dedutivo na formação do aluno. Assim, colocamos as seguintes questões a serem pesquisadas: Quais fatores influenciam no processo ensino-aprendizagem envolvendo o raciocinio dedutivo em matemática? Quais ações desenvolver com os professores para lhe proporcionar uma apreensão significativa dos problemas envolvendo provas e demonstrações? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito às provas e demonstração em matemática, em especial em geometria?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Integrante / Maria Inez Rodrigues Miguel - Integrante / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante / Renata Rossini - Integrante / Cláudia Borim da Silva - Integrante / Saddo Ag Almouloud - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Vera Helena Giusti de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (25)
      1. Estudos Integrados: Cálculo no Ensino Médio e Superior. 2023. (Outra).
      2. 7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticaa´a.Números reais: uma proposta de abordagem para o Ensino Fundamental. 2021. (Encontro).
      3. III Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIBAN-SP. 2010. (Outra).
      4. Minicurso Diagramas V e Aprendizagem Significativa. 2010. (Outra).
      5. Minicurso Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. 2010. (Outra).
      6. Seminário Internacional Satélite de Psicologia da Ed. Matemática. 2010. (Seminário).
      7. VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa e 3o Encontro Int. de Aprend. Signif.. 2010. (Encontro).
      8. II SIEMAT-Seminário Internacional em Educação Matemática. 2009. (Seminário).
      9. I SIEMAT-Seminário Internacional em Educação Matemática. 2008. (Seminário).
      10. Uma perspectiva sensório cultural para Educação Matemática. 2008. (Outra).
      11. Workshop de Pesquisa em Educação Matemática. 2008. (Outra).
      12. 1a Jornada Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006. (Outra).
      13. Conferência. 2005. (Outra).
      14. IX EBRAPEM.Sobre a resolução da inequação x^2 menor ou igual a 25. 2005. (Encontro).
      15. Conferência. 2004. (Outra).
      16. Conferência. 2004. (Outra).
      17. Palestra. 2004. (Outra).
      18. Palestra. 2004. (Outra).
      19. Palestra. 2004. (Outra).
      20. Palestra. 2004. (Outra).
      21. Conferência. 2003. (Outra).
      22. Conferência. 2003. (Outra).
      23. I Colóquio sobre o método estatístico implicativo. 2003. (Oficina).
      24. Palestra. 2003. (Outra).
      25. SIPEM. 2003. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Vera Helena Giusti de Souza ⇔ Maria Elisa Esteves Lopes Galvão (8.0)
          1. GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, V. H. G. ; BASTOS, L. C.. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio-. Boletim de Educação Matemática. Bolema (Rio Claro). v. 33, p. 790-810, 2019. Qualis: Não identificado (BOLEMA)
          2. GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; BASTOS, L. C. ; SOUZA, V. H. G.. O ensino de perspectiva para alunos do Ensino Médio num ambiente de Geometria Dinâmica. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 12, p. 38-55, 2019.Qualis: A3
          3. GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, VERA HELENA GIUSTI DE ; MIASHIRO, PAULO MASANOBO. A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online). v. 30, p. 1127-1144, 2016. Qualis: A1
          4. De Souza, Vera Helena Giusti ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, W. R. S.. REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAIS DE FIGURAS TRIDIMENSIONAIS: UM ESTUDO COM A VISUALIZAÇÃO. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v. 7, p. 87-109, 2014.Qualis: A3
          5. GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti. As luas de Hipócrates: a longa história de um problema na História da Matemática. Revista do Professor de Matemática. v. 82, p. 12-17, 2013.Qualis: B3
          6. BASTOS, L. C. ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio. Em: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.Qualis: Não identificado (VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
          7. GALVAO, M. E. E. L. ; LIMA, Rosana Nogueira de ; DIAS, R. C. C. ; DE SOUZA, V. H. G.. Experiencing technology in mathematics classrooms: The case of SIMCALC. Em: Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36, 2014, Vancouver. Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36. Vancouver - Canadá. Vancouver: PME, v. 6, p. 77-77, 2014.
          8. GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Perspectiva na arte e na prática: técnicas básicas de representação com o uso do software GeoGebra. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra




      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
      Data de processamento: 05/12/2024 01:23:28