Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
Vera Helena Giusti de Souza
É licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (1969), Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976) e Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com a tese "O uso de vários registros na resolução de inequações - Uma abordagem funcional gráfica". Trabalhou no Depto. de Matemática do IMEUSP (1971-1996), no Depto. de Matemática da PUC-SP (1996-2005), no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo (2008-2011) e no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2011- 2016). Atualmente, é professor sênior junto ao Departamento de Matemática e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP.Tem vasta experiência no Ensino Superior na área de Matemática e tem trabalhado com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo, Geometria, função, gráfico, registros, abordagem, inequação. Tem interesse por problemas de ensino de Matemática em geral e, por meio de seus orientandos, tem pesquisado abordagens inovadoras para aulas de Matemática da Educação Básica, e busca identificar aspectos intuitivos que dificultam a aprendizagem de assuntos posteriores. Contato por e-mail: vhgiusti@usp.br (Texto informado pelo autor)
Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 3091 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~vhgiusti
NOBRE, ANA MARIA VELLOSO ; SOUZA, Vera Helena Giusti de. Rumo a um modelo epistemológico de referência compartilhado?. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (IMPRESSO). v. 26, p. 462-492, 2024. Qualis: B1
VIEIRA, W. ; DE SOUZA, V. H. G. de ; IMAFUKU, R. S.. Sobre Justificativas em Questões do Tipo Verdadeiro/Falso de Estudantes de Licenciatura em Matemática. Ciência e Educação (UNESP). v. 26, p. e20010, 2020. Qualis: A2 (CIÊNCIA & EDUCAÇÃO)
SOUZA, V. H. G. de; BONOMI, M. C. ; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Cônicas com dobraduras e GeoGebra: uma possível abordagem para a educação básica. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA). v. 16, p. 83-101, 2020.Qualis: B2
GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, V. H. G. ; BASTOS, L. C.. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio-. Boletim de Educação Matemática. Bolema (Rio Claro). v. 33, p. 790-810, 2019. Qualis: Não identificado (BOLEMA)
GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; BASTOS, L. C. ; SOUZA, V. H. G.. O ensino de perspectiva para alunos do Ensino Médio num ambiente de Geometria Dinâmica. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 12, p. 38-55, 2019.Qualis: A3
SILVA, A. F. G. ; CANDIDO, A. S. ; SOUZA, V. H. G. de. Raciocínio Proporcional: um estudo sobre as estratégias de estudantes de pedagogia ao resolverem diferentes situações. ACTA SCIENTIAE (ULBRA). v. 20, p. 20-35, 2018.Qualis: Não identificado (ACTA SCIENTIAE)
VIEIRA, W. ; SOUZA, Vera Helena Giusti de ; IMAFUKU, R.. A Interação de Aspectos Algorítmicos, Intuitivos e Formais e o Desenvolvimento de Processos do Pensamento Matemático Avançado na Aprendizagem Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 10, p. 228-236, 2017.Qualis: A3
GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, VERA HELENA GIUSTI DE ; MIASHIRO, PAULO MASANOBO. A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online). v. 30, p. 1127-1144, 2016. Qualis: A1
SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de ; CAMPOS, T. M. M.. Un enfoque gráfico funcional para inecuaciones. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-RELIME. v. 18, p. 109-125, 2015.Qualis: A1 (REVISTA LATINOAMERICANA DE INVESTIGACIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA)
De Souza, Vera Helena Giusti ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, W. R. S.. REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAIS DE FIGURAS TRIDIMENSIONAIS: UM ESTUDO COM A VISUALIZAÇÃO. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v. 7, p. 87-109, 2014.Qualis: A3
GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G.. Luas, Áreas e Quadraturas um problema e muitos séculos na História da Matemática. Revista Brasileira de História da Matemática. Revista Brasileira de História da Matemática. v. 13, p. 17-32, 2013.Qualis: B4
GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti. As luas de Hipócrates: a longa história de um problema na História da Matemática. Revista do Professor de Matemática. v. 82, p. 12-17, 2013.Qualis: B3
LIMA, Rosana Nogueira de ; SOUZA, V. H. G. ; DE SOUZA, V. H. G.. Algebraic, graphic and natural language registers to interrelate different worlds of mathematics: the case of function. Revista internacional de Pesquisa em Educação Matemática. v. 2, p. 2-10, 2012.Qualis: B2
DE SOUZA, V. H. G.; CAMPOS, T. M. M.. Resolução de desigualdades com uma incógnita: uma análise de erros.. Unión (San Cristobal de La Laguna). v. 14, p. 37-48, 2008.Qualis: B2
Livros publicados/organizados ou edições (1)
DE SOUZA, V. H. G.; MANRIQUE, A. L. ; BIANCHINI, B. L. ; SILVA, B. A. ; DUBUS, M. T. G.. Atividades para o Estudo de Funções em Ambiente Computacional. 1 ed. São Paulo: IGLU Editora, 2002. v. 1, p. 122.
Capítulos de livros publicados (4)
VIEIRA, W. ; SOUZA, V. H. G. de ; IMAFUKU, R. S.. Uma avaliação do processo de visualização na aprendizagem de sequências numéricas. Em: Nieto, Concepción Toboso; Gracia, Damián Valdevira. (Org.). Libro de Actas. 1ed.Andújar. : Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas. 2017.v. 2, p. 136-144.
DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de ; CAMPOS, T. M. M.. Mathematical Modelling and Bank Loan Systems: An Experience with Adults Returning to School. Em: Gellert, U.; Gimenez Rodriguez, J.; Hahn, C.; Kafoussi, S.. (Org.). Educational Paths to Mathematics - A C.I.E.A.E.M. Sourcebook. 1ed. : Springer. 2015.v. XII, p. 1-17.
CAMPOS, T. M. M. ; DE SOUZA, V. H. G. ; SOUZA, V. H. G. ; LIMA, Rosana Nogueira de. An attempt to achieve reification in functions - a study based on several semiotic registers. Em: L. Radford; G. Schubring; F. Seeger. (Org.). Semiotics in Mathematics Education: Epistemology, History, Classroom, and Culture. 1ed. : Sense Publishers. 2008.p. 235-248.
DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de. Can graph visualisation help with understanding the concept of function?. Em: Ian Jones; Juan Pablo Mejía-Ramos. (Org.). Working papers of the Warwick Suminer Group. 1ed.Warwick. : University of Warwick. 2007.v. 3, p. 123-133.
Textos em jornais de notícias/revistas (1)
DE SOUZA, V. H. G.; MANRIQUE, A. L. ; BIANCHINI, B. L. ; SILVA, B. A. ; DUBUS, M. T. G.. Uma ruptura do Contrato Didático no Estudo de Comportamento de Funções. Educação Matemática em Revista, São Paulo, p. 73-77, 01 abr. 2002.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (22)
PEREIRA, E. D. ; SOUZA, V. H. G. de. Números reais: uma proposta de abordagem para o Ensino Fundamental. Em: 7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, p. 140-160, 2021.Qualis: Não identificado (7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática)
LIMA, F. S. V. ; SOUZA, V. H. G. de. Área e Perímetro: Concepções de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Em: 7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IMEUSP, p. 6-23, 2021.Qualis: Não identificado (7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IMEUSP)
LOPES, R. M. ; SOUZA, V. H. G. de. ENSINO DE SEQUÊNCIAS E SÉRIES NO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem com várias representações semióticas. Em: 7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IMEUSP, p. 109-130, 2021.Qualis: Não identificado (7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IMEUSP)
LIMA, F. S. V. ; SOUZA, V. H. G. de. Uma investigação sobre concepções de área e perímetro de alunos concludentes da Educação Básica. Em: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019.Qualis: Não identificado (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática)
BASTOS, L. C. ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio. Em: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.Qualis: Não identificado (VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
IMAFUKU, R. ; SOUZA, V. H. G. ; VIEIRA, W.. Enriquecimento da imagem de conceito de derivada de estudantes de Licenciatura em Matemática. Em: XXX Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 30, p. 598-605, 2017.Qualis: Não identificado (XXX Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa)
CHAVES, G. G. ; DE SOUZA, V. H. G.. Concepções de formandos do Ensino Médio sobre a densidade dos números reais. Em: XXX Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 30, p. 496-504, 2017.Qualis: Não identificado (XXX Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa)
IMAFUKU, R. ; SOUZA, V. H. G. de ; VIEIRA, W.. Enriquecimento da Imagem de Conceito de derivada de estudantes de Licenciatura em Matemática. Em: Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME, v. 30, p. 598-605, 2017.Qualis: Não identificado (Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME)
CHAVES, G. G. ; SOUZA, V. H. G. de ; LIMA, Rosana Nogueira de. Definição de conceito de número real: discussões e influências de já-encontrados. Em: II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, v. 1, p. 285-297, 2016.Qualis: Não identificado (II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação)
DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de ; CAMPOS, T. M. M. ; GERARDINI, L.. Mathematical modelling and bank loan systems: an experience with a group of youngs and adults. Em: 63 CIEAEM - Comission Internationale pour l'Étude et l'Amélioration de l'Enseigment des Mathématiques l, p. 104-107, 2012.Qualis: Não identificado (63 CIEAEM - Comission Internationale pour l'Étude et l'Amélioration de l'Enseigment des Mathématiques l)
LIMA, Rosana Nogueira de ; FREIRE, P. C. ; DE SOUZA, V. H. G.. A JOURNEY THROUGH THREE WORLDS OF MATHEMATICS CONSIDERING RATIONAL NUMBERS AS QUOTIENT. Em: ICME12, 2012.Qualis: Não identificado (ICME12)
MINEIRO, R. M. ; DE SOUZA, V. H. G. ; LIMA, Rosana Nogueira de ; CAMPOS, T. M. M.. QUADRIC SURFACES: ACTIVITIES MEDIATED BY A TRIDIMENSIONAL REPRESENTATION MODEL. Em: 12th International Congress on Mathematical Education, 2012.Qualis: Não identificado (12th International Congress on Mathematical Education)
POGGIO, A. M. P. P. ; DE SOUZA, V. H. G.. Imagem de Conceito, Definição de Conceito e os Três Mundos da Matemática-Um diagnóstico com o conceito de proporcionalidade. Em: XV EBRAPEM - 15o Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2011.Qualis: A3 (ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
SILVA, W. B. ; DE SOUZA, V. H. G.. UMA ÁNALISE DE LIVROS PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: O CASO DA GEOMETRIA. Em: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EMEM), 2009.Qualis: Não identificado (ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EMEM))
MINEIRO, R. M. ; DE SOUZA, V. H. G.. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SUPERFÍCIES QUÁDRICAS. Em: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (II SIEMAT), p. 31-31, 2009.Qualis: Não identificado (II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (II SIEMAT))
SILVA, W. B. ; DE SOUZA, V. H. G.. Uma análise de livros paradidáticos: o caso da Geometria. Em: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (II SIEMAT), p. 33-33, 2009.Qualis: Não identificado (II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (II SIEMAT))
DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de ; CAMPOS, T. M. M.. Tres Mundos da Matematica - Um estudo de caso com funcao. Em: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EMEM), 2009.Qualis: Não identificado (ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EMEM))
DE SOUZA, V. H. G.; CAMPOS, T. M. M.. Inequations resolution: a functional graphic approach. Em: International Congress on Mathematical Education (ICME) 11, 2008.Qualis: Não identificado (International Congress on Mathematical Education (ICME) 11)
DE SOUZA, V. H. G.; CAMPOS, T. M. M.. Uma experiência com funções. Em: ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007.Qualis: Não identificado (ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática)
DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de. AN EXPERIENCE WITH PARABOLAS. Em: CERME 4, 2005.Qualis: Não identificado (CERME 4)
DE SOUZA, V. H. G.; SILVA, B. A. ; BIANCHINI, B. L. ; MANRIQUE, A. L. ; DUBUS, M. T. G.. Comportamento de funções: uma ruptura do contrato didático. Em: VII ENEM, 2001.Qualis: Não identificado (VII ENEM)
DE SOUZA, V. H. G.; SILVA, B. A. ; BIANCHINI, B. L. ; MANRIQUE, A. L. ; DUBUS, M. T. G.. Tratamento de funções em ambiente computacional. Em: I CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2000.Qualis: Não identificado (I CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
BATISTA, S. G. ; COSTA, T. F. F. ; DE SOUZA, V. H. G.. ASPECTOS FORMAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO: ESTÃO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?. Em: II Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica UNIBAN, 2009, São Paulo. RESUMOS 2009. São Paulo: UNIBAN-SP, 2009. Qualis: Não identificado (II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA UNIBAN, 2009, SÃO PAULO. RESUMOS 2009. SÃO PAULO: UNIBAN-SP)
Resumos publicados em anais de congressos (14)
VIEIRA, W. ; SOUZA, Vera Helena Giusti de ; IMAFUKU, R.. UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE VISUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS. Em: VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2017, Madrid. LIBRO DE RESÚMENES. Andújar: Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, p. 60-60, 2017.
GUERATO, E. T. ; SOUZA, V. H. G. de. Exploração de Lugares Geométricos planos com o sottware GeoGebra. Em: RELME 29, 2015, PANAMÁ. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. México: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, v. 29, p. 1404-1412, 2015.
VIEIRA, W. ; SOUZA, V. H. G. ; IMAFUKU, R.. Alguns Exemplos da Relacão entre o Pensamento Matemático Avancado e as Ideias de Fischbein. Em: XIV Congresso Interamericano de Educacão Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Anais da XIV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015.
GALVAO, M. E. E. L. ; LIMA, Rosana Nogueira de ; DIAS, R. C. C. ; DE SOUZA, V. H. G.. Experiencing technology in mathematics classrooms: The case of SIMCALC. Em: Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36, 2014, Vancouver. Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36. Vancouver - Canadá. Vancouver: PME, v. 6, p. 77-77, 2014.
ANGELINI, N. M. ; DE SOUZA, V. H. G. ; GALVAO, M. E. E. L. ; LIMA, Rosana Nogueira de. CONCEPT IMAGE AND CONCEPT DEFINITION FOR FUNCTIONS IN A GROUP OF BRAZILIAN STUDENTS. Em: ICME12, 2012, Seoul. Proceedings of the 12nd ICME. Seoul, 2012.
GALVAO, M. E. E. L. ; DE SOUZA, V. H. G.. HISTORY OF CLASSICAL PROBLEMS IN CLASSROOM OR TEACHER TRAINING: FROM ORIGINS TO ANSWERS. Em: 12th International Congress on Mathematical Education, 2012, Seoul. Proceedings of the 12th ICME. Seoul: COEX, 2012.
SILVA, W. B. ; DE SOUZA, V. H. G.. Uma análise de um livro paradidático sob a luz das ideias de Fischbein. Em: III SIEMAT - 3o Simpósio Internacional de Educação Matemática, 2011, São Paulo. Anais do 3o SIEMAT. São Paulo: UNIBAN, 2011.
GALVAO, M. E. E. L. ; DE SOUZA, V. H. G.. Luas, áreas e quadraturas ? Um problema e muitos séculos na História da Matemática. Em: III SIEMAT - 3o Simpósio Internacional de Educação Matemática, 2011, São Paulo. Anais do 3o SIEMAT. São Paulo: UNIBAN, 2011.
DE SOUZA, V. H. G.; CAMPOS, T. M. M.. Inequations resolution using various registers. Em: International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) 32, 2008, Morelia. Proceedings of the Joint Meeting of PME 32 and PME-NA XXX. Morelia: Centro de Invest. y de Est. Avanz. del IPN - UMSNH, v. I, p. 338-338, 2008.
DE SOUZA, V. H. G.; CAMPOS, T. M. M.. Inequations' resolution. Em: 3rd International Conference on the Teaching of Mathematics, 2006, Istambul. Proceedings of the 3rd ICTM. Istambul: ICTM, v. CD-ROM, 2006.
DE SOUZA, V. H. G. Sobre a resolução da inequação x^2 menor ou igual a 25. Em: IX EBRAPEM, 2005, SÃO PAULO. Caderno de Resumos. SÃO PAULO: FEUSP, v. 1, p. I.40-I.40, 2005.
DE SOUZA, V. H. G.; SILVA, B. A. ; BIANCHINI, B. L. ; MANRIQUE, A. L. ; DUBUS, M. T. G.. Analizing Functions Behaviour in a Computational Environment. Em: International Conference in the Teaching of Mathematics - ICTM, 2002, Hersonissos - Crete. 2nd International Conference on the Teaching of Mathematics. Hersonissos: University of Crete, 2002.
DE SOUZA, V. H. G.; SILVA, B. A. ; BIANCHINI, B. L. ; MANRIQUE, A. L. ; DUBUS, M. T. G.. Estudo do Comportamento de Funções em Ambiente Informático. Em: VII ENEM, 2001, Rio de Janeiro. VII ENEM, 2001.
DE SOUZA, V. H. G.; SILVA, B. A. ; BIANCHINI, B. L. ; MANRIQUE, A. L. ; DUBUS, M. T. G.. Representações no plano cartesiano. Em: VI EPEM, 2001, Catanduva. VI EPEM, 2001.
Artigos aceitos para publicação (1)
VIEIRA, W. ; SOUZA, V. H. G. de ; IMAFUKU, R. S.. Interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais na resolução de um licenciando em Matemática sobre questões de sequências numéricas. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2024. Qualis: A3
Apresentações de trabalho (4)
SALOMAO, C. A. R. ; SOUZA, Vera Helena Giusti de. A Passagem de Textos em Língua Materna para Expressões Aritméticas, Mediada pelo Uso de uma Calculadora. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MADEIRA, E. F. ; SOUZA, V. H. G. de. Função polinomial do 2º grau: uma proposta de abordagem para a conversão entre o registro algébrico e o gráfico. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MACAO, D. P. ; DE SOUZA, V. H. G. de. Uma proposta de ensino para o conceito de derivada. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUZA, M. P. ; DE SOUZA, V. H. G. de. Teoria e Prática em Geometria: encontros e desencontros. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro (0)
Programas de computador sem registro (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (15)
DE SOUZA, V. H. G. Parecererista do III SIEMAT. 2011.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista da revista JIEEM. 2011.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista da Comissão Científica da UNIBAN. 2011.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista de projetos de Iniciação Científica. 2010.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista da revista JIEEM. 2010.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista do II SIEMAT. 2009.
CAMPOS, T. M. M. ; DE SOUZA, V. H. G. ; Karrer, Monica ; DIAS, M. A.. Projeto de Professor Visitante Estrangeiro. 2009.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista de projetos de Dissertação de Mestrado. 2009.
DE SOUZA, V. H. G. Elaborador de itens para a prova do SIADE de 2009. 2009.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista do Programa de IC da UNIBAN-SP. 2009.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista de projetos de Dissertação de Mestrado. 2008.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista de trabalhos concluídos de IC. 2008.
DE SOUZA, V. H. G. Parecerista de projetos de IC. 2008.
DE SOUZA, V. H. G. Elaborador de itens para a prova do SARESP de 2008. 2008.
DE SOUZA, V. H. G.; LIMA, Rosana Nogueira de. Pupils errors treatment by certain high school teachers, relating to the notion of inverse function. 2004.
Demais tipos de produção técnica (35)
SOUZA, V. H. G. de; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração de Geometria 3D com o auxílio do software GeoGebra. 2023. Curso de curta duração ministrado/Outra
SOUZA, V. H. G. de; GALVAO, M. E. E. L.. Formas e medidas: como medir?. 2023. Curso de curta duração ministrado/Outra
VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S. ; SOUZA, Vera Helena Giusti de. Construção de cônicas por meio de dobraduras e com uso de tecnologia. 2023. Curso de curta duração ministrado/Outra
SOUZA, V. H. G. de; GALVAO, M. E. E. L.. Perspectiva na arte e na prática: técnicas básicas de representação com o uso do software GeoGebra. 2022. Curso de curta duração ministrado/Outra
IMAFUKU, R. S. ; VIEIRA, W. ; SOUZA, V. H. G. de. O estudo da área de polígonos e de sua medida por meio de uma atividade investigativa com o Geoplano. 2021. Curso de curta duração ministrado/Outra
IMAFUKU, R. S. ; VIEIRA, W. ; SOUZA, V. H. G. de. O estudo da área de polígonos e de sua medida por meio de uma atividade investigativa com o Geoplano. 2021. Oficina
DE SOUZA, V. H. G. de; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração de atividades de Geometria 2D e 3D com o auxílio do software GeoGebra. 2019. Curso de curta duração ministrado/Outra
SANTOS, D. F. ; SOUZA, V. H. G. de. Construção e utilização de um pantógrafo em aulas de Geometria. 2019. Curso de curta duração ministrado/Outra
GALVAO, M. E. E. L. ; DE SOUZA, V. H. G.. Perspectiva na arte e na prática: técnicas básicas de representação com o software GeoGebra 3D. 2019. Oficina
SANTOS, D. F. ; DE SOUZA, V. H. G.. Construção e utilização de um pantógrafo em aulas de Geometria. 2019. Oficina
DE SOUZA, V. H. G.; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração de atividades de Geometria 2D e 3D com o GeoGebra. 2019. Oficina
GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Perspectiva na arte e na prática: técnicas básicas de representação com o uso do software GeoGebra. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra
SOUZA, V. H. G. de. Resolução funcional gráfica de inequações de uma variável real. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra
SOUZA, V. H. G. de; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração de atividades didáticas 2D e 3D com o auxílio do software GeoGebra. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra
SOUZA, V. H. G. de; IMAFUKU, R. S. ; VIEIRA, W.. Resolução funcional gráfica de inequações, com o auxílio do software GeoGebra. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra
BONOMI, M. C. ; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S. ; DE SOUZA, V. H. G. de. Elipse, parábola e hipérbole no GeoGebra: construções a partir de retas tangentes. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra
DE SOUZA, V. H. G.; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração de atividades 2D e 3D com o GeoGebra. 2018. Oficina
GALVAO, M. E. E. L. ; DE SOUZA, V. H. G.. Perspectiva na arte e na prática com o software GeoGebra 3D. 2018. Oficina
DE SOUZA, V. H. G. Resolução funcional gráfica de inequações de uma variável real. 2018. Oficina
SOUZA, V. H. G. de; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Resolução funcional gráfica de inequações de uma variável real. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra
SOUZA, V. H. G. de; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Resolução funcional gráfica de inequações, com o auxílio do software GeoGebra. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra
MINEIRO, R. M. ; SOUZA, V. H. G. de. Uma abordagem de ensino para a visualização de superfícies quádricas. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra
BONOMI, M. C. ; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S. ; SOUZA, V. H. G. de. Construção das cônicas elipse, parábola e hipérbole a partir de retas tangentes, em dois ambientes: com papel e lápis e com o auxílio do software GeoGebra. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra
DE SOUZA, V. H. G.; VIEIRA, W.. Construção das cônicas elipse, parábola e hipérbole a partir de retas tangentes. 2017. Oficina
DE SOUZA, V. H. G.; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R.. Resolução funcional gráfica de inequações com o auxílio do software GeoGebra. 2017. Oficina
SOUZA, V. H. G. de; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração do vértice da função polinomial do 2º grau com o auxílio do software GeoGebra. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra
DE SOUZA, V. H. G. de; IMAFUKU, R. S. ; VIEIRA, W.. Construindo e explorando gráficos de funções trigonométricas com o auxílio do software GeoGebra. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra
DE SOUZA, V. H. G.; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Construindo e explorando gráficos de funções trigonométricas. 2016. Oficina
DE SOUZA, V. H. G.; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração da função polinomial do 2o grau com o auxílio do software GeoGebra. 2016. Oficina
SOUZA, V. H. G. de; GUERATO, E. T.. Elaboração de conjecturas em Geometria Plana com o software GeoGebra. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra
SOUZA, V. H. G. de; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R.. EXPLORAÇÃO DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra
DE SOUZA, V. H. G.; VIEIRA, W. ; IMAFUKU, R. S.. Exploração da função polinomial do 2o grau com o auxílio do software GeoGebra. 2015. Oficina
POGGIO, A. M. P. P. ; SOUZA, V. H. G. de. Proporcionalidade: Direta, Inversa ou...?. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra
DE SOUZA, V. H. G. EXPLORANDO AS FUNÇÕES NO COMPUTADOR. 2004. Curso de curta duração ministrado/Extensão
DE SOUZA, V. H. G. EXPLORANDO AS FUNÇÕES NO COMPUTADOR. 2004. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ATIVIDADES ABERTAS
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (8)
Inayá Guimarães Vieira de Oliveira. Uma transição do concreto em Geometria para a generalização em Álgebra, com apoio do GeoGebra: uma proposta com alunos de EJA. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Luiz Henrique Lins de Arruda Gonçalves. Soroban como ferramenta auxiliar no ensino da operação adição: proposta de uso para uma classe com deficiente visual. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Adrian Rodolfo Cavalheiro Fuentes. Trajetória de ensino em livros didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental, no caso do plano cartesiano: promove o enriquecimento da Imagem de Conceito?. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Francisco Fabiano dos Santos. Uma abordagem histórica para os números complexos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2022. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Érika Dudr Pereira. Números reais: uma proposta de abordagem para o Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Cléber Ribeiro Cruz. Modelagem matemática: uma experiência com alunos da Educação Básica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2020. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Uriel Engel Piffer. Uma abordagem de ensino crítica, antirracista e cultural para o pensamento proporcional: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2019. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Flávio Matos Garbin. Teorema de Pitágoras: uma abordagem com foco na demonstração. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Início: 2017. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (4)
Gérson Geraldo Chaves. Ordem e completude: caminhos para compreender intervalos de números reais. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Supervisor: Vera Helena Giusti de Souza.
Elisabete Teresinha Guerato. Exploração de Lugares Geométricos Planos com o software GeoGebra. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, . 2013. Supervisor: Vera Helena Giusti de Souza.
William Vieira. Do Cálculo à Análise Real: um diagnóstico de processos de ensino e de aprendizagem de sequências numéricas no Curso de Licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Supervisor: Vera Helena Giusti de Souza.
Sandra Maira Zen Zacarias. A transição do 5o para o 6o anos do Ensino Fundamental: uma perspectiva conceitual para o ensino e a aprendizagem das estruturas aditivas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2012. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Dissertação de mestrado (16)
Rodrigo Martins Lopes. Sequências e séries geométricas no Ensino Médio: uma abordagem com o Triângulo de Sierpinski. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2019. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Dayene Ferreira dos Santos. O Pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da Educação Matemática Realística. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2018. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Fernando Siqueira Vieira Lima. Concepções de área e de perímetro de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2017. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Douglas Paes Mação. Uma proposta de ensino para o conceito de derivada. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2014. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Mariko Kawamoto. Um diagnóstico das habilidades de visualização no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Bandeirante Anhanguera. 2014. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Felipe Contini. Um diagnóstico da aprendizagem de conversões de registro, no caso dos números complexos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Bandeirante Anhanguera. 2014. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
José Cícero dos Santos. Um diagnóstico da aprendizagem da cônica elipse no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2014. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Crislaine Aparecida Ribeiro Salomão. A passagem de textos em língua materna para expressões aritméticas, mediada pelo uso de uma calculadora. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Gabriel de Almeida Alves. Análise de documentos que norteiam o ensino de Trigonometria no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2012. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Ana Maria Pereira Pinto Poggio. Um diagnóstico sobre o conceito de proporcionalidade de alunos do Ensino Médio na perspectiva dos Três Mundos da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Leonardo Gerardini. Modelagem matemática e sistemas de amortização - Uma experiência com jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Wilson Barbosa da Silva. Uma análise de livros paradidáticos de Geometria. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Renato Mendes Mineiro. Atividades para o estudo de quádricas, mediadas por modelos de representação tridimensional. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Silvio Antonio da Silva. O uso de calculadoras nas séries iniciais: um estudo com licenciandos em Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2011. Orientadores: Ana Paula Jahn, Vera Helena Giusti de Souza.
Norberto Machado Angelini. Funções: um estudo baseado nos Três Mundos da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2010. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Wilson Roberto Soluna de Souza. Representações planas de figuras tridimensionais - Um estudo envolvendo visualização. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2010. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (1)
Reginaldo C. de Oliveira. Uso da calculadora nas aulas de Matemática do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemáica) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, . 2003. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Gabriela Teixeira de Melo. Recursos para o ensino dos produtos notáveis na Educação Especial. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . 2021. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Iniciação científica (4)
Solange Goulart Batista. Aspectos formais no ensino e na aprendizagem de função: estão presentes em livros didáticos de Matemática da Educação Básica? Como?. (Graduando em Matematica-Licenciatura) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2009. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Thiago Fernando Ferreira da Costa. Aspectos formais no ensino e na aprendizagem de função: estão presentes em livros didáticos de Matemática da Educação Básica? Como?. (Graduando em Matematica-Licenciatura) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . 2009. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Bruno de Sá Almeida. Diagnóstico dos tipos de erros detectados na resolução de inequações.. (Graduando em Matemática - Licenciatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2005. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
José Luiz Rosa Júnior. Diagnóstico dos tipos de erros detectados na resolução de equações/inequações.. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2003. Orientador: Vera Helena Giusti de Souza.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (5)
2012-2016. A exploração de aspectos lógicos e formais em aulas de Matemática da Educação Básica Descrição: Investigar se e como livros didáticos apresentam e orientações curriculares (Parâmetros Curriculares e a Proposta do Estado de São Paulo) recomendam a inserção de aspectos lógicos e formais em aulas de Matemática da Educação Básica, nos casos de função, da resolução algébrica de inequações com uma incógnita real e de sequencias numéricas... Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Coordenador / William Vieira - Integrante / Gérson Geraldo Chaves - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
2009-2013. Rumo à Educação Matemática Inclusiva Descrição: Apesar das leis destinadas a normatizar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, muitas pessoas ligadas a Educação afirmam não se sentirem preparadas para enfrentar tal desafio (FERNANDES e HEALY, 2007). Assim, este projeto propõe uma pesquisa cujo objetivo central é preparar recursos humanos, teóricos, metodológicos, pedagógicos e materiais para sustentar práticas matemáticas de alunos cegos e alunos surdos incluídos nas salas regulares. Utilizando diversos elementos metodológicos associados a design-based research, o projeto pretende desenvolver e adequar materiais pedagógicos e intervenções de ensino para favorecer o acesso a conceitos matemáticos através dos sistemas háptico, visual e auditivo e comparar as interações de diferentes aprendizes, alunos regulares, alunos cegos e alunos surdos, nessas situações instrucionais. Visa ainda contribuir tanto para a formação de professores, instrumentalizando-os para trabalhar em classes inclusivas, quanto para a formação de pesquisadores para trabalho na produção de conhecimento na interface entre Educação Inclusiva e Educação Matemática. As análises dos dados coletados com os aprendizes se concentrarão em compreender como as experiências sensoriais e perceptivas influenciam os processos cognitivos, ou seja, como o tato, a visão, os gestos, os diálogos e as ferramentas materiais e computacionais instrumentos de mediação influenciam as interpretações dos fenômenos matemáticos. As evidências e os resultados obtidos poderão auxiliar numa compreensão mais profunda, não só dos processos de aprendizagem matemática de portadores de necessidades educacionais especiais, mas dos processos de modo geral, para que todos, independentemente de suas necessidades serem especiais ou não, tenham a oportunidade de construir conhecimentos matemáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Integrante / Ana Paula Jahn - Integrante / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Siobhan Victoria Healy - Coordenador / Janete Bolite Frant - Integrante / Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes - Integrante. Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Remuneração / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
2009-2012. A exploração de aspectos lógicos e formais em Matemática - um estudo para funções e inequações Descrição: O objetivo é investigar se e como é possível inserir aspectos lógicos e formais no ensino de Matemática da Educação Básica, nos casos de função e de resolução algébrica de inequações. O público-alvo é o de professores de Matemática, incluindo mestrandos de Educação Matemática, pois pretende-se discutir e implantar uma nova abordagem de ensino. Considera-se a importância do indivíduo utilizar três sistemas de representação semiótica, o algébrico, o gráfico e o da língua natural e a necessidade de inter-relacionar aspectos formais, intuitivos e algorítmicos. Far-se-á uma pesquisa com análise qualitativa, com intervenção, desenvolvida em quatro etapas: (1) aspectos lógicos e formais em livros didáticos e em diretrizes curriculares; (2) aspectos lógicos e formais em aulas de Matemática; (3) aspectos formais na aprendizagem de função: um estudo com os registros gráfico, algébrico e da língua natural; (4) aspectos formais na aprendizagem de inequações: uma abordagem funcional gráfica. Ao final, esperamos ter concebido dois conjuntos de atividades, que poderão ser trabalhadas em aulas de Matemática da Educação Básica, um deles para função e o outro para a resolução funcional gráfica de inequações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Coordenador / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Tania Maria Mendonça Campos - Integrante / WILSON BARBOSA DA SILVA - Integrante / Renato Mendes Mineiro - Integrante / Solange Goulart Batista - Integrante / Thiago Fernando Ferreira da Costa - Integrante / Maria Helena Palma de Oliveira - Integrante / José Benedito Pinto - Integrante / Gabriel de Almeida Alves - Integrante / Norberto Machado Angelini - Integrante. Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Remuneração. Número de produções C, T & A: 9 Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
2007-2009. O Ensino de Inequações: Abordagens Funcionais com ênfase no Registro Gráfico Descrição: Pesquisas mostram que alunos de qualquer nível resolvem inequações como se fossem equações (Bazzini e Tsamir (2004), Linchevski e Sfard (1991), Souza (2005)). Entendemos que uma das possíveis razões para isso tem sido uma abordagem de ensino baseada unicamente no registro algébrico. Duval (1995) defende que o aprendizado se dá somente quando o sujeito é capaz de utilizar pelo menos dois sistemas de representação semiótica diferentes para o mesmo objeto matemático. No caso das inequações, sugerimos que esses sistemas sejam pelo menos três: o da linguagem natural, o algébrico e o gráfico e que sejam usados de forma a promover a interação entre os aspectos intuitivo, algorítmico e formal (Fischbein, 1993) presentes na resolução de inequações. Com uma abordagem do tipo funcional, com o uso do registro gráfico, acreditamos que os alunos poderão perceber as diferenças entre uma inequação e uma equação, minimizando o uso inapropriado de regras nas resoluções algébricas. Assim, propomos investigar abordagens funcionais para o ensino da resolução de inequações, usando os três sistemas de representação citados, de forma que os alunos possam interrelacionar os aspectos formais, algorítmicos e intuitivos. Para isso, elaboraremos seqüências de ensino que possam ser trabalhadas com alunos de ensino médio e de ensino superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Coordenador / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Tania Maria Mendonça Campos - Integrante. Número de produções C, T & A: 6 Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
2005-2006. Professora pesquisadora do projeto de pesquisa CNPq/PUC-SP Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar os fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem envolvendo o raciocinio dedutivo em matemática. Essencialmente queremos apurar os modos de organização e os procedimentos teórico-metodológicos relacionados com o ensino e a aprendizagem envolvendo provas e demonstrações em matemática nas séries finais do ensino fundamental, assim como estudar as representações dos professores destas séries no que diz respeito ao papel do racicionio dedutivo na formação do aluno. Assim, colocamos as seguintes questões a serem pesquisadas: Quais fatores influenciam no processo ensino-aprendizagem envolvendo o raciocinio dedutivo em matemática? Quais ações desenvolver com os professores para lhe proporcionar uma apreensão significativa dos problemas envolvendo provas e demonstrações? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito às provas e demonstração em matemática, em especial em geometria?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Helena Giusti de Souza - Integrante / Maria Inez Rodrigues Miguel - Integrante / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante / Renata Rossini - Integrante / Cláudia Borim da Silva - Integrante / Saddo Ag Almouloud - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação. Número de produções C, T & A: 2 Membro: Vera Helena Giusti de Souza.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (25)
Estudos Integrados: Cálculo no Ensino Médio e Superior. 2023. (Outra).
7o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticaa´a.Números reais: uma proposta de abordagem para o Ensino Fundamental. 2021. (Encontro).
III Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIBAN-SP. 2010. (Outra).
Minicurso Diagramas V e Aprendizagem Significativa. 2010. (Outra).
Minicurso Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. 2010. (Outra).
Seminário Internacional Satélite de Psicologia da Ed. Matemática. 2010. (Seminário).
VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa e 3o Encontro Int. de Aprend. Signif.. 2010. (Encontro).
II SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática. 2009. (Seminário).
I SIEMAT-Seminário Internacional em Educação Matemática. 2008. (Seminário).
Uma perspectiva sensório cultural para Educação Matemática. 2008. (Outra).
Workshop de Pesquisa em Educação Matemática. 2008. (Outra).
1a Jornada Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006. (Outra).
Conferência. 2005. (Outra).
IX EBRAPEM.Sobre a resolução da inequação x^2 menor ou igual a 25. 2005. (Encontro).
Conferência. 2004. (Outra).
Conferência. 2004. (Outra).
Palestra. 2004. (Outra).
Palestra. 2004. (Outra).
Palestra. 2004. (Outra).
Palestra. 2004. (Outra).
Conferência. 2003. (Outra).
Conferência. 2003. (Outra).
I Colóquio sobre o método estatístico implicativo. 2003. (Oficina).
GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, V. H. G. ; BASTOS, L. C.. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio-. Boletim de Educação Matemática. Bolema (Rio Claro). v. 33, p. 790-810, 2019. Qualis: Não identificado (BOLEMA)
GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; BASTOS, L. C. ; SOUZA, V. H. G.. O ensino de perspectiva para alunos do Ensino Médio num ambiente de Geometria Dinâmica. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 12, p. 38-55, 2019.Qualis: A3
GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, VERA HELENA GIUSTI DE ; MIASHIRO, PAULO MASANOBO. A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online). v. 30, p. 1127-1144, 2016. Qualis: A1
De Souza, Vera Helena Giusti ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, W. R. S.. REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAIS DE FIGURAS TRIDIMENSIONAIS: UM ESTUDO COM A VISUALIZAÇÃO. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. v. 7, p. 87-109, 2014.Qualis: A3
GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti. As luas de Hipócrates: a longa história de um problema na História da Matemática. Revista do Professor de Matemática. v. 82, p. 12-17, 2013.Qualis: B3
BASTOS, L. C. ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo da Perspectiva para Alunos do Ensino Médio. Em: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.Qualis: Não identificado (VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
GALVAO, M. E. E. L. ; LIMA, Rosana Nogueira de ; DIAS, R. C. C. ; DE SOUZA, V. H. G.. Experiencing technology in mathematics classrooms: The case of SIMCALC. Em: Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36, 2014, Vancouver. Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36. Vancouver - Canadá. Vancouver: PME, v. 6, p. 77-77, 2014.
GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, V. H. G. de. Perspectiva na arte e na prática: técnicas básicas de representação com o uso do software GeoGebra. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra
(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 22/04/2025 20:47:06