Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Marcos Nascimento Magalhaes

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Industrial Engeneering And Operation Research - Virginia Tech (1988). Atualmente é professor associado do Instituto de Matemática e Estatística e professor ms-5 da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas e Educação Estatística. Atua principalmente nos seguintes temas: estatística básica, aprendizagem de conceitos básicos de Estatística e formação de professores de Matemática para o ensino de Estatística. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8280771165693528 (18/11/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Estatística. IME- USP, Caixa Postal 66281 05315970 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 66281 Telefone: (11) 38186129
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2009-Atual. Avaliação do uso e conhecimento de Estatística dos formandos em Licenciatura do IME-USP
      Descrição: O desenvolvimento de tópicos relacionados à Estatística está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais em várias séries da Educação Básica. Em geral, os professores de Matemática são os responsáveis pela introdução desses tópicos em suas aulas. Como a formação dos professores é bastante diferenciada, a presença da Estatística não tem um local consolidado na grade curricular e, não raras vezes, é simplesmente ignorada. O projeto consiste em buscar informações junto aos formandos sobre suas perspectivas profissionais e avaliar seu conhecimento de noções básicas de Estatística através de um teste com questões conceituais simples. Um questionário seria também respondido por uma amostra de estudantes recém formados, aproximadamente 6 meses após completarem sua graduação, para obter informações sobre os empregos que estão exercendo e o uso de Estatística.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador / Renan Marcel B. dos Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.
    2. 2007-2009. Avaliação de MAE-116
      Descrição: As técnicas estatísticas têm se tornado de uso freqüente em várias áreas do conhecimento e a disciplina MAE116, Noções de Estatística, tem sido oferecida pelo Departamento de Estatística do IME para várias carreiras. A disciplina é oferecida todos os semestres e nos três períodos para estudantes de: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Esportes, Farmácia, Física, Geografia, Geologia, Meteorologia e Geofísica, Oceanografia, Pedagogia, Química, Relações Públicas e Turismo. Os alunos do IME, da Licenciatura e dos Bacharelados, fazem duas outras disciplinas básicas de Estatística. Tendo em vista o elevado número de estudantes e carreiras que se envolvem nessa disciplina, torna-se particularmente importante avaliar o efetivo aprendizado que está sendo obtido. O projeto consiste em avaliar o ensino e a aprendizagem nas diversas turmas em que é oferecida a disciplina MAE-116. Serão feitas observações da prática de sala de aula, do critério de aprovação e do material didático. A opinião de professores, monitores, alunos e ex-alunos serão incorporadas. Para verificar quais conteúdos básicos da disciplina foram realmente assimilados pelos alunos, será formulado um teste que será aplicado após o termino do curso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador / Daniela F. Alvarenga - Integrante / Liz Jandui S. Baptista - Integrante / Marcus Dias - Integrante / Mirian de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.
    3. 2007-Atual. Estatística no ensino fundamental e médio
      Descrição: O desenvolvimento de tópicos relacionados à Estatística estão previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais em várias séries da Educação Básica. Em geral, o professor de Matemática é responsável pela introdução desses tópicos, mas o local na grade curricular não está consolidado. Assim, como a formação dos professores é bastante diferenciada, a presença da Estatística pode receber intensidades bem diferentes ou, até mesmo, ser ignorada. O projeto consiste em discutir o ensino de Estatística na educação básica e propor métodos e técnicas para o seu aperfeiçoamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.
    4. 2004-Atual. Avaliação do aprendizado em cursos básicos de estatística
      Descrição: Discutir o aprendizado em cursos básicos de estatística. Estudar a relação das dificuldades dos estudantes com os tópicos das disciplinas. Avaliar o efeito da motivação e outra questões referentes à carreira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Nascimento Magalhaes - Coordenador.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professor Homenageado, Alunos Licenciatura em Matemática (diurno)- IME- USP.. 2013.
      Membro: Marcos Nascimento Magalhaes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. 3o. Encuentro Colombiano de Educación Estocástica.Comitê Científico. 2018. (Encontro).
    2. 1ª Semana do Professor de Matemática -UNICAMP.Oportunidade de desenvolvimento como professor: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática no IME- USP. 2017. (Encontro).
    3. 62º Rbras, 17º SEAGRO. Convide o cérebro dos seus estudantes para as aulas de Estatística. 2017. (Congresso).
    4. 6a. Semana de Matemática IFESP.Atividades em Estatística. 2017. (Oficina).
    5. Encontro de Modelagem Estatística - UEM.Reflexões sobre o ensino de Estatística. 2017. (Encontro).
    6. III Colóquio dos Estudantes de Matemática e Estatística de Goiás.Entender e usar informações numéricas é possível?. 2017. (Simpósio).
    7. Mostra do CAEM IME-USP.Traga o aleatório para sua aula. 2017. (Oficina).
    8. Semana da Estatística -USP - UFSCAR.Estatística na sociedade, alguns desafios. 2017. (Outra).
    9. XIII EPEM.Estatística: números em contexto. 2017. (Encontro).
    10. XV Encontro Mineiro de Estatística.Priorizar ideias é o desafio. 2017. (Encontro).
    11. 22o Sinape- Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Mesa redonda- Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior:. 2016. (Simpósio).
    12. Semana da Licenciatura do IME-USP.Uma vez bem feito a gente nunca esquece. 2016. (Encontro).
    13. XII ENEM.Atividades para o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica. 2016. (Oficina).
    14. Mostra do CAEM IME-USP.Estatística na escola básica. 2015. (Oficina).
    15. ICOTS9- International Conference on Teaching Statistics. CHALLENGES FOR LEARNING ABOUT DISTRIBUTIONS IN COURSES FOR FUTURE MATHEMATICS TEACHERS. 2014. (Congresso).
    16. I Workshop Nacional de Educação Estatística.A Estatística e a Probabilidade nos cursos de formação de professores de Matemática na Educação Básica. 2014. (Encontro).
    17. SINAPE- Simposio Nacional de Probabilidade e Estatística.Desafios do ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática. 2014. (Simpósio).
    18. Mostra do CAEM IME-USP.Atividades para aprendizagem de conceitos estatísticos na educação básica. 2013. (Oficina).
    19. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2013. (Simpósio).
    20. Simpósio de Iniciação Científica e Pós-graduação do IME-USP.PREPARAÇÃO EM ESTATÍSTICA DOS FORMANDOS DA LICENCIATURA DO IME-USP. 2012. (Simpósio).
    21. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.A formação de Estatística na Licenciatura em Matemática. 2012. (Simpósio).
    22. Encontro interamericano de educação estatística.Atividades de Educação Estatística no IME/USP. 2011. (Encontro).
    23. ICOTS8 International Conference on Teaching Statistics. Different views of a basic statistics course. 2010. (Congresso).
    24. ICOTS8- International Conference on Teaching Statistics. ANALYSIS OF A BASIC STATISTIC COURSE USING ITEM RESPONSE THEORY. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. MAGALHAES, M. N.. Seminário de Educação Estatística. 2018. (Outro).. . 0.
    2. MAGALHAES, M. N.. Organizador da Seção 6D no 10th ICOTS. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. BIANCONI, R. ; MAGALHAES, M. N.. 2o. Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. 2015. Congresso
    4. MAGALHAES, M. N.. Organizador da Seção 6D- ICOTS 9. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. BIANCONI, R. ; MAGALHAES, M. N.. 1o. Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP. 2014. Congresso
    6. BRAGA, L. P. ; DUARTE, D. ; CARVALHO, D. L. ; MAGALHAES, M. N.. Mesa redonda: O ensino de Estatística nas Licenciaturas em Matemática. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
    Data de processamento: 05/12/2024 01:23:28