Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Ocimar Munhoz Alavarse

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1984). Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Orientador Educacional no Curso Supletivo Caaso, de 1985 a 1988, como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-São Paulo), de 1988 a 1994, e como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 1995 a 2008. É professor, na Graduação e Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9343561539084695 (01/06/2024)
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  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Avenida da Universidade, 308 / sala 201 Butantã 05508040 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30918268 Fax: (11) 38150232 URL da Homepage: http://www.fe.usp.br
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  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2024-Atual. Quem entra na USP e o que sabe?: análise de características socioeconômicas e educacionais do processo seletivo de 2017 a 2023
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal investigar o processo de seleção para ingresso na Universidade de São Paulo, que se inicia com a inscrição no vestibular da Fuvest e é concluído com a lista dos selecionados para a matrícula em seus cursos de Graduação, no período de 2017 a 2023, buscando as diferenciações dos participantes do processo em função de variáveis étnico/raciais, socioeconômicas e educacionais, nos momentos críticos definidos como sendo a 1 Fase e a 2 Fase do vestibular. Fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação da USP e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Feusp, o desenvolvimento do projeto, mediante análises das respostas aos questionários na inscrição no Vestibular da Fuvest e dos resultados nas provas, pretende caracterizar os(as) candidatos(as) com base num conjunto de variáveis que permitam responder a duas questões simultaneamente: quem entra na USP e que sabe? Com isso, da perspectiva educacional, busca-se uma caracterização detalhada, com base nas variáveis socioeconômicas quem entra , do domínio dos conhecimentos o que sabe nas áreas abarcadas pelas provas da Fuvest possibilitando à USP melhores informações sobre seus ingressantes, compreendendo a seleção acadêmica operada e, sobretudo, facultando eventuais iniciativas de apoio acadêmico e de permanência estudantil, detalhadas por curso de Graduação. Cogita-se ainda, embora a depender da disponibilização de dados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), efetuar o tratamento de dados relativos aos(às) candidatos(as) que optaram pelo acesso à USP pelo Sisu, até 2022, ou pelo Enem-USP, iniciado em 2023. Tomando-se como referência os(as) candidatos(as) inscritos, será possível estudar quem são os que têm sucesso em cada um desses momentos críticos procurando identificar tendências e padrões no período. Espera-se, como resultado da pesquisa, pelo cruzamento de dados, fornecer subsídios, especialmente, para o aprimoramento de políticas afirmativas para o ingresso de candidatos(as) autodeclarados pretos e pardos, bem como para sua permanência na USP com sucesso escolar, ademais de sua contribuição para os debates em curso no Brasil sobre ações afirmativas, em geral, e sobre a Lei de Cotas, em particular. Como parte da metodologia, será feito tratamento e a análise de microdados coletados pela Fundação para o Vestibular (Fuvest) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2017 a 2023.Palavras-chave: acesso à Educação Superior; nível socioeconômico; desempenho estudantil; Fuvest; Enem; cotas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Wolney Candido de Melo - Integrante / Thiago Fernando Ferreira Costa - Integrante / Eliezer Pedroso da Rocha - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    2. 2022-2023. Avaliação do aprendizado no Ensino Fundamental: desafios de investigação da prática e de alternativas
      Descrição: A centralidade das avaliações da aprendizagem em larga escala como dispositivo das políticas educacionais nas últimas décadas provocou, como uma consequência nas pesquisas educacionais, especialmente a partir dos anos 2000, uma redução acentuada na produção do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem conduzida pelos professores em suas turmas, também denominada avaliação de sala de aula, entre outras expressões. Considerando, por um lado, os impactos que os resultados dessa avaliação possuem, pois influenciam o fluxo escolar e marcam indelevelmente a vida dos alunos, e, por outro, os indícios de que são produzidos com critérios e objetos de avaliação flutuantes, fazendo do comportamento e da participação dos alunos, por exemplo, objetos preferenciais de avaliação em detrimento das aprendizagens, o que pode decorre do fato de que, praticamente, não há formação em avaliação educacional nos Cursos de Licenciatura. Se a presença das avaliações em larga escala não deve eclipsar a importância da avaliação de sala de aula, pode, outrossim, aventar a possibilidade de diálogo entre essas modalidades de avaliação na perspectiva do sucesso escolar ao favorecer o acompanhamento de todos os alunos. Esse quadro, entre outras justificativas, evidencia a relevância da temática na formação de licenciandos, quer em sua dimensão teórica, quer pela investigação de sua caracterização em escolas públicas de Ensino Fundamental, ressaltada a relevância de se investigar como professores avaliam o aprendizado de seus alunos, aproximando-se das práticas avaliativas. Este projeto, baseado na metodologia de pesquisa-ação e participante, tem como objetivo investigar, com fundamentação na literatura da área, práticas avaliativas e problematizá-las junto a professores e Equipes Gestoras de escolas municipais da cidade de São Paulo para buscar eventuais alternativas, como, por exemplo, as notas interpretadas pedagogicamente ou um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) para avaliação do aprendizado de leitura em desenvolvimento no Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Feusp, aspectos que configuram apoio ao desenvolvimento de estratégias e atividades didáticas nos Cursos de Licenciatura. Este projeto tem financiamento de bolsas do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) / Edital 2022- 2023.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Renan Leite Galiano - Integrante / Isabelle Sacramento Carvalho - Integrante / Daiane Carlos de Oliveira Gonçalves - Integrante / Elliana de Souza Santos - Integrante / Luiz Henrique do Nascimento Martins - Integrante / Camila de Fatima Leonidas Oseliero - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    3. 2022-Atual. Avaliação do aprendizado no Ensino Fundamental: características, problematizações e alternativas
      Descrição: O projeto tem como objeto a avaliação do aprendizado, com destaque para a leitura, expresso em conceitos e notas e busca apreender os processos avaliativos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP), para responder a seguinte questão de pesquisa: como os professores avaliam o aprendizado de seus alunos no Ensino Fundamental? Na perspectiva de pesquisa-ação e participativa os dados levantados são problematizados com os docentes para, eventualmente, desenvolver alternativas de avaliação, dentre as quais, como possibilidades, tem-se as notas interpretadas pedagogicamente o desenvolvimento de um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) para estimar proficiências em leitura. A condução do projeto pressupõe o envolvimento prioritário das Equipes Gestoras, incluindo a formação docente em avaliação educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Wolney Candido de Melo - Integrante / Thiago Fernando Ferreira Costa - Integrante / Michelly Francini Brassaroto do Amaral - Integrante / Diego Navarro de Barros - Integrante / Valéria Aparecida de Souza Siqueira - Integrante / Paulo Sérgio Garcia - Integrante / Pâmela Félix Freitas - Integrante / Ailton Carlos Santos - Integrante / Janaina Rodrigues de Almeida - Integrante / Rafaela Quintanilha Abrahão - Integrante / Thays Cristina dos Santos Rodrigues - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    4. 2020-Atual. Enem 2019: analise de resultados e desigualdades escolares
      Descrição: Neste projeto são tratados os resultados dos participantes do Enem 2019 que eram concluintes do ensino médio em 2019 considerando as cinco notas, como indicador de proficiências, e suas características de dependência administrativa das escolas onde estudavam, cor/raça, sexo e escolaridade da mãe, a partir de dados constantes dos microdados disponibilizados pelo Inep.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / BRAVO, Maria Helena - Integrante / Alexandre Antonello - Integrante / Fernando Augusto Silva - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    5. 2018-2023. Avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia: o caso das disciplinas Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Alfabetização e Letramento
      Descrição: Esta pesquisa aborda a avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia de Centro Universitário e investiga a validade e a fidedignidade da avaliação da aprendizagem em duas disciplinas do Curso em função dos objetivos curriculares mediante: análise de documentos que englobam o projeto pedagógico do curso e planos de ensino das duas disciplinas; análise de instrumentos de avaliação e os critérios usados para as sínteses avaliativas; tratamento e análise de provas aplicadas nessas disciplinas pela Teoria Clássica dos Testes (TCT); entrevistas com docentes e alunos. As disciplinas foram escolhidas por serem as que concentram temas e conteúdos presentes majoritariamente nos currículos do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Brasil. Destaca-se entrevistas de campo com um grupo aleatório de estudantes antes e depois da primeira prova aplicada nas disciplinas para levantar expectativas sobre o que seria apresentado nas provas e o que foi ensinado em aula e, após a aplicação, a apreciação do que foi apresentado na prova.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Catherine de Oliveira Araujo - Integrante / Cristina Zukowsky-Tavares - Integrante / Dayse Karoline Carvalho - Integrante / Déborah Oliveira - Integrante / Diego Navarro de Barros - Integrante / Gustavo Guedes Alves - Integrante / Wandeir Maria Silva - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    6. 2018-2023. Avaliações estaduais em larga escala: características e desdobramentos
      Descrição: A constatação da ampliação de iniciativas de avaliações em larga escala no quadro mundial e, especialmente, nacional, principalmente após a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 1990, ensejou este projeto. O cenário de fortalecimento dessas iniciativas no âmbito de políticas educacionais possui origem em um movimento mais amplo de reformas educativas e do papel do Estado, quando os governos começaram a produzir novas políticas governamentais de maior controle dos investimentos nas políticas sociais, principalmente na educação, incrementando ações de redução nos gastos e aumentando a preocupação com medidas de accountability e com a qualidade do ensino. Essas iniciativas provêm dos governos federal, estaduais e municipais e se constituíram em característica desse período e são apresentadas com o objetivo de coletar, produzir e difundir dados e informações que possibilitem uma análise mais acurada da realidade educacional e das dificuldades existentes e que, também, subsidiem a elaboração de políticas e ações educacionais pelos vários níveis da gestão da educação, desde o mais macro, como o governo federal, até o mais micro, como a gestão das escolas. Assim, neste projeto busca-se investigar como estados e o Distrito Federal, as estabeleceram, incluindo variações e associações com outros indicadores, notadamente depois da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2007, procurando elaborar caracterizações e identificar desdobramentos para evidenciar suas perspectivas, com implicações conceituais no campo da avaliação educacional, por exemplo, na configuração de políticas de avaliação ou outras que apenas utilizam dispositivos avaliativos para finalidades distintas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Paulo Henrique Arcas - Integrante / Cláudia Oliveira Pimenta - Integrante / Maria Helena de Aguiar Bravo - Integrante / Raíssa de Oliveira Chappaz - Integrante / SERRAO, Luis Felipe Soares - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    7. 2017-2020. Avaliação da aprendizagem de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: tensões, desafios, formação e alternativas
      Descrição: O projeto teve como objeto a avaliação da aprendizagem, em especial de leitura, sendo os esforços voltados a apreender os processos de avaliação que se realizam em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP). No escopo dessa investigação, idealizamos a seguinte questão de pesquisa: Tendo em vista como os professores avaliam a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, quais seriam as eventuais alternativas de avaliação da aprendizagem? Esta questão, que foi alimentada e alimentou um conjunto de problematizações junto aos professores, nos conduziu a importantes achados no campo da prática avaliativa, com revelações quanto à condução dos processos de avaliação dos professores junto a seus alunos, bem como a realização do julgamento das produções dos estudantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Renan Leite Galiano - Integrante / Vitor Moura Romeiro - Integrante / Valéira Aparecida de Souza Siqueira - Integrante / Aiton Carlos dos Santos - Integrante / Gildemar Felix de Lima - Integrante / Rosana de Oliveira Nascimento - Integrante / Matheus Barbantti Galhardo - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    8. 2015-2019. Projecto para o Fortalecimento das Capacidades Pedagógicas e Técnicas dos Professores dos Institutos de Formação em Saúde de Moçambique (ProForsa II) Avaliiação)
      Descrição: Organização dos Exames Nacionais de Cursos Técnicos na Área da Saúde para viabilizá-los na perspectiva da participação docente em várias etapas da organização dos Exames, configurando, também, como formação na área de avaliação educacional pelo desenvolvimento de cursos e oficinas, conduzidas por membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Feusp que visam capacitar essa participação. Com este projeto, tendo os Exames Nacionais como objeto, procura-se responder a seguinte indagação: como construir um modelo de avaliação externa da aprendizagem, em larga escala, que incorpore professores e, ao mesmo tempo, se constitua num processo de formação em avaliação educacional?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Érica Maria Toledo Catalani - Integrante / Fernando Augusto Silva - Integrante / Mauro Pedro dos Santos - Integrante / Thiago Fernando Ferreira Costa - Integrante / Michelly Francini Brassaroto do Amaral - Integrante / Paula Helena Querido - Integrante / Bruna Acioli Silva Machado - Integrante / Fernanda de Paula Xavier - Integrante / Eliezer Pedroso da Rocha - Integrante / Kamila Lima de Santana - Integrante / Lenir Morgado da Silva - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    9. 2015-2017. Teste Adaptativo Informatizado (TAI) para Provinha Brasil-leitura
      Descrição: Neste projeto foi desenvolvido um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) para a Provinha Brasil-leitura, tendo por base a versão em papel do teste, como um dos projetos do Gepave, envolvendo pesquisadores do grupo, profissionais, principalmente docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, de 15 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), de duas regionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, técnicos do Inep, durante um período, e do Núcleo Técnico de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Os delineamentos inciais começaram em fevereiro de 2015 e o relatório final entregue em fevereiro de 2017. O projeto comportou duas frentes de trabalho. Uma consistiu em formação em avaliação educacional para os profissionais das Emef em torno de conceitos gerais de avaliação educacional, testes padronizados, leitura como objeto de avaliação e a própria Provinha Brasil na versão conhecida pelos docentes. Outra frente dedicou-se mais diretamente no desenvolvimento dos algoritmos do TAI, na versão eletrônica dos itens originalmente produzidos para serem apresentados em papel. Antes da aplicação do TAI, foi realizada uma comparação de itens em papel e em versão eletrônica para ajustes, eventuais, de calibração dos parâmetros, que não foram necessários tendo em vista que, praticamente, não houve diferenças de dificuldade dos mesmos em função da mídia de apresentação. Assim, o TAI foi aplicado para cerca de 2.000 alunos de 1º e 2º anos no final de 2016, por meio de tablets com acesso remoto ao banco de itens, tendo-se constato que com o TAI houve uma redução no tempo médio de aplicação do teste em relação ao modelo original, com menor número de itens por aluno e maior precisão na estimativa de proficiência, valorizando-se a interpretação pedagógica dos resultados, o que, por sua vez, favorece a incorporação dos mesmos no processo de ensino de leitura pelos professores. O projeto contou com suporte financeiro da Unesco por meio de subvenção de bolsas Prodoc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Valéria Aparecida de Souza Siqueira - Integrante / Douglas de Rizzo Meneghetti - Integrante / Rodrigo Travitzki - Integrante / Érica Maria Toledo Catalani - Integrante / Ailton Carlos dos Santos - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    10. 2012-2013. Gestão e análises de registros escolares para apoio à atividade docente no ensino fundamental
      Descrição: Neste projeto, vinculado ao Pibid, procuramos organizar registros de alunos, principalmente aqueles relacionados às avaliações externas e externas, para construir um processo de acompanhamentos dos mesmos. Por via da pesquisa-ação, articulamos o desenvolvimento do projeto com profissionais de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    11. 2010-2011. Avaliações internas e externas
      Descrição: Neste projeto, desenvolvido numa Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São, procurou-se cotejar resultados de avaliações internas e externas, principalmente aqueles provenientes da Prova São Paulo, e ao mesmo desenvolvendo um processo de discussão com os profissionais da escolas sobre diferenças e suas possíveis causas. Ademais construiu-se um modelo de acompanhamento longitudinal de desempenho individuais dos alunos e da escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Anatolie Soroko Junior - Integrante.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    12. 2008-2012. A organização do ensino fundamental em ciclos: conceitos, iniciativas e resultados na perspectiva da democratização da escola
      Descrição: Neste projeto o objetivo é o levantamento de referências bibliográficas, acadêmicas e oficiais, e dados consolidados pelo Inep que permitam configurar a organização do ensino fundamental em ciclos como iniciativa na perspectiva da democratização da escola, especialmente no contexto brasileiro marcado pelo processo de escolarização excludente e associado ao fracasso escolar. Por um lado, interessa investigar as formulações conceituais que embasam a adoção dos ciclos em redes públicas, presentes na literatura e em documentos oficiais, e, por outro, dados que favoreçam a análise do processo escolar, particularmente aqueles referentes às taxas de rendimento - aprovação, reprovação e abandono - e aos resultados de avaliações externas e em larga escala, concentradamente quanto a leitura e resolução de problemas, relativos ao ensino fundamental, etapa obrigatória da educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    13. 2008-2010. Bons resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos
      Descrição: Mediante a investigação em redes municipais, com 4ª séries, de Ceará, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com maiores Ideb e maiores variações do Ideb, a pesquisa visa: Identificar o peso de variáveis de contexto na melhoria dos Ideb dos municípios escolhidos; - Compreender iniciativas de políticas educacionais que tenham evidenciado potencial de melhoria do Ideb, no que se refere à variável desempenho dos alunos; - Analisar o conjunto de iniciativas identificadas buscando apreender características comuns que possam subsidiar a formulação de políticas para a educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Integrante / Sandra M Z Sousa - Integrante / Romualdo Portela de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    14. 2003-2006. Ensino Médio Noturno: democratização e diversidade
      Descrição: Pesquisa junto a oitenta escolas, de dez estados, com oferta de ensino médio noturno e consideradas de qualidade por gestores estaduais e dirigentes do Mec, solicitada pela então Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Integrante / Sandra M Z Sousa - Coordenador / Romualdo Portela de Oliveira - Integrante / Valéria Lopes - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.
    15. 2003-2004. Estado do Conhecimento: Ciclos e Progressão Escolar (1990-2002)
      Descrição: Levantamento e tratamento de produções acadêmicas sobre ciclos e progressão continuada, no âmbito do Programa de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ocimar Munhoz Alavarse - Integrante / Sandra M Z Sousa - Coordenador / Andrea Steinvascher - Integrante / Paulo Arcas - Integrante / Elba S. de S. Barretto - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Ocimar Munhoz Alavarse.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Estado, Políticas e Gestão da Educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. 2019. (Simpósio).
      2. VIII Encontro Regional da Anpae Sudeste; XII Encontro Estadual da Anpae.Avaliação educacional. 2012. (Encontro).
      3. 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica (Siicusp).Avaliação. 2011. (Simpósio).
      4. I Seminário Universidade e Escola Pública: desafios de perspectivas da educação pública no estado de São Paulo.As implicações das avaliações externas na educação pública. 2011. (Seminário).
      5. VI Reunião Anual da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Os indicadores de desenvolvimento: calibrando a bússola. 2011. (Congresso).
      6. XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. 2011. (Congresso).
      7. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Avaliação de desempenho docente e a valorização da profissão professor. 2009. (Congresso).
      8. Escola de Avaliação II.Escola de Avaliação II. 2005. (Outra).
      9. II Semana da Educação-Feusp.III Semana da Educação / FEUSP. 2005. (Seminário).
      10. Escola de Avaliação I.Escola de Avaliação I. 2004. (Outra).
      11. I Congresso de Humanas. I Congresso de Humanas / Unicscul. 2004. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, Cristiane ; CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira. I Seminário Gepave de Avaliação Educacional. 2013. Outro
      2. ALAVARSE, Ocimar Munhoz; PEREDA, Paula. Estatística básica. 2009. Outro
      3. ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Prova São Paulo 2008. 2008. (Outro).. . 0.
      4. ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Prova São Paulo 2007. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
      Data de processamento: 05/12/2024 01:23:28