Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Heliton Ribeiro Tavares

Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado na University of Florida (2016). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem e Análise de Dados Educacional, atuando principalmente em Teoria da Resposta ao Item (TRI), voltada para Avaliação Educacional, recebendo a maior dedicação do pesquisador. Pesquisa na área de Modelos Estatísticos para Detecção de Fraudes em Testes e Concursos. Em termos de experiência na administração pública, na UFPA foi Diretor do DERCA/CIAC e Diretor de Planejamento (PROPLAN). No INEP/MEC foi Coordenador-Geral de Instrumentos e Medidas e Diretor de Avaliação da Educação Básica (2008-2010), Avaliador de Cursos e de Instituição da Educação Superior. Compõe a Comissão de Assessoramento do INEP. Compôs a coordenação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP 2010-2023) e foi Consultor para implantação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE 2013-2017) junto à Seduc/BID. É Coordenador do Laboratório de Avaliação e Medidas (LAM/UFPA). É membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1313373547379006 (22/01/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Estatística. Rua Augusto Corrêa, no. 01 Guamá 66075110 - Belém, PA - Brasil Telefone: (91) 32018949 URL da Homepage: http://www.faest.icen.ufpa.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (25)
    1. 2017-Atual. Desenvolvimento de Modelos e Técnicas Estatísticas para Avaliações e Testes e seus Desdobramentos
      Descrição: Este projeto visa a pesquisa de tópicos de interesse em avaliação educacional e testes de forma geral, incluindo o desenvolvimento e/ou implementação de métodos computacionais que aprimorem os resultados atuais. Praticamente todos os subprojetos que compõem este projeto nasceram de aplicações realizadas pela Fundação Vunesp, mas serão de interesse a todas as avaliações educacionais brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Integrante / Dalton Francisco de Andrade - Coordenador / Adriano Ferreti Borgatto - Integrante. Financiador(es): Fundação Vunesp - Bolsa.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    2. 2016-Atual. MODELOS ESTATÍSTICOS LONGITUDINAIS E MULTIVARIADOS PARA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
      Descrição: As avaliações educacionais em larga escala estão cada vez mais presentes na agenda educacional do país e dos estados, particularmente depois que o Enem, que é o mais importante exame do país, começou a aplicar técnicas estatísticas de ponta na composição das notas dos examinados. As metodologias empregadas, de cunho essencialmente estatístico, requerem um conhecimento muito específico, e esse especialista ainda está em falta no país, o quem dificultado a disseminação da cultura de avaliação em vários estados e municípios brasileiros. As metodologias empregadas têm foco na principal técnica estatística de modelagem de variáveis latentes, a Teoria da Resposta ao Item (Andrade, Tavares e Valle, 2000; Tavares, Moraes & Leite, 2016). Em conjunto com essa técnica são utilizadas metodologias complementares, tais como Modelos Lineares Hierárquicos, Modelos de Efeitos Aleatórios, Modelos Lineares e Não Lineares Mistos, Modelos de Valor Adicionado, Inferência bayesiana, Blocos Incompletos Balanceados, além de muita Matemática Computacional. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) é uma ferramenta muito poderosa, e bastante atual, que está revolucionando preceitos muito bem estabelecidos. Baseada em variáveis latentes, sua aplicação se dá em muitas áreas importantes do conhecimento, dentre as quais podemos destacar as áreas Genética, Educacional, Psicológica e Marketing, e tem encontrado adeptos e aplicações novas a cada dia. Na área de Genética esta variável latente pode ser interpretada como a predisposição a uma determinada anomalia, como algum tipo particular de câncer; na área educacional esta variável mede o nível de conhecimento em determinado conteúdo disciplinar e permite, por exemplo, a construção de escalas de proficiência; na área de Marketing o interesse consiste em medir o potencial de compra associado a um produto ou uma família de produtos. A TRI propõe modelos (Baker (1995), Andrade, Tavares e Valle (2000), de Boeck, Azevedo, Tavares (2011)) que descrevem uma relação entre esta variável latente (de forma geral, denominada de habilidade) e a probabilidade associada a algum evento de interesse, tal como a ativação de um determinado gene, acerto a uma determinada questão de um teste, ou o interesse por um determinado produto. Em qualquer situação, ainda há um conjunto razoável de tópicos de pesquisa, encontrando modelos adequados a aplicações específicas e propondo métodos de estimação apropriados e eficientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    3. 2014-2015. SARESP 2014: Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    4. 2014-Atual. Growth Curve Models for Longitudinal Item Response Data
      Descrição: The main goal of this project is to model the possible growth of the mean vector parameters of the multivariate latent ability distribution of a population of individuals submitted to different tests along the time. For instance, a group of students followed from 1st to 12th grade. Several covariance structures are proposed to accommodate the possible dependence among the abilities of the same individual. Different regression models can be considered to represent the true relationship between the population ability parameters and some explanatory variable, such as time or grade, for instance. Estimating equations will be presented, as well as simulation results and an application to real data considering a multivariate normal and skewed ability distribution. A complementary step of the project is the study of misspecification of the growth curve and/or covariance structure, with the possible use to check the effect of an possible intervention on the growth trajectory.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Maria Regina Madruga Tavares - Integrante / Valcir João da Cunha Farias - Integrante / Walter Lana Leite - Integrante.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    5. 2013-2014. SARESP 2013: Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    6. 2013-Atual. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA & INDICADORES
      Descrição: As avaliações educacionais em larga escala estão cada vez mais presentes na agenda educacional do país e dos estados, particularmente depois que o Enem, que é o mais importante exame do país, começou a aplicar técnicas estatísticas de ponta na composição das notas dos examinados. As metodologias empregadas, de cunho essencialmente estatístico, requerem um conhecimento muito específico, e esse especialista ainda está em falta no país, o quem dificultado a disseminação da cultura de avaliação em vários estados e municípios brasileiros. As metodologias empregadas tem foco na principal técnica estatística de modelagem de variáveis latentes, a Teoria da Resposta ao Item (Andrade, Tavares e Valle, 2000). Em conjunto com essa técnica são utilizadas metodologias complementares, tais como Modelos Lineares Hierárquicos, Modelos de Efeitos Aleatórios, Modelos Lineares e Não Lineares Mistos, Modelos de Valor Adicionado, Inferência bayesiana, Blocos Incompletos Balanceados, além de muita Matemática Computacional. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) é uma ferramenta muito poderosa, e bastante atual, que está revolucionando preceitos muito bem estabelecidos. Baseada em variáveis latentes, sua aplicação se dá em muitas áreas importantes do conhecimento, dentre as quais podemos destacar as áreas Genética, Educacional, Psicológica e Marketing, e tem encontrado adeptos e aplicações novas a cada dia. Na área de Genética esta variável latente pode ser interpretada como a predisposição a uma determinada anomalia, como algum tipo particular de câncer; na área educacional esta variável mede o nível de conhecimento em determinado conteúdo disciplinar e permite, por exemplo, a construção de escalas de proficiência; na área de Marketing o interesse consiste em medir o potencial de compra associado a um produto ou uma família de produtos. A TRI propõe modelos (Baker (1995), Andrade, Tavares e Valle (2000), de Boeck, Azevedo, Tavares (2011)) que descrevem uma relação entre esta variável latente (de forma geral, denominada de habilidade) e a probabilidade associada a algum evento de interesse, tal como a ativação de um determinado gene, acerto a uma determinada questão de um teste, ou o interesse por um determinado produto. Em qualquer situação, ainda há um conjunto razoável de tópicos de pesquisa, encontrando modelos adequados à aplicações específicas e propondo métodos de estimação apropriados e eficientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    7. 2012-2013. ESTUDO DA ENTROPIA DE TSALLIS E DE SHANNON E APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA ANALISE DE INFORMAÇÕES EM FMRI - IMAGEM DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FUNCIONAL
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Integrante / Marcus Pinto da Costa da Rocha - Integrante / Valcir João da Cunha Farias - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    8. 2012-2013. SEBRAE - Foco na Inovação - Propostas de Indicadores de Inivação
      Descrição: Consultor para fins de Inovação Tecnolóliga. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Marcus Pinto da Costa da Rocha - Integrante / Valcir João da Cunha Farias - Integrante.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    9. 2012-2013. SARESP 2012: Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Natalia Noronha Barros - Integrante / Tania Cristina A. Macedo Azevedo - Integrante / Adriana Moraes de Carvalho - Integrante / Johnny Rizzieri Olivieri - Integrante.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    10. 2011-2012. SARESP 2011: Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
      Descrição: Desenvolver modelos de Teoria da Resposta ao item associado a Modelos Hierárquicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    11. 2010-2011. SARESP 2010: Implantação no Núcleo de Avaliação Educacional da Vunesp - SP
      Descrição: Participação do Planejamento e Análise dos dados do SARESP (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), elaboração de relatórios e estudos acadêmicos inerentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    12. 2008-2012. Modelagem Estocástica e Processamento de Sinais UnB/UFAM/UFPA-PROCAD
      Descrição: Os objetivos do projeto Modelagem Estocástica e Processamento de Sinais UnB/UFAM/UFPA , já descritos parcialmente no item anterior, atendem as metas esperadas pelo Edital PROCAD : 3 (i) estimular, através de publicações conjuntas, o desenvolvimento da sub-área Probabilidade/Estatística no programa de Matemática da UFAM; (ii) cooperar para a consolidação do programa de Mestrado em Matemática e Estatística da UFPA; (iii) promover colaboração científica entre os membros das várias equipes, o que resultaria na elevação geral da qualidade dos programas de pós-graduação das instituições envolvidas; (iv) propiciar condições estimulantes para o desenvovimento dos programas de pósgraduação da região Norte, contribuindo assim para o equilíbrio regional da pósgraduação brasileira; (v) formação de recursos humanos qualificados e vinculados ao tema do projeto; graduar mestres e doutores na área para suprir as necessidades das IFES e outros congêneres, pois é notória a escassez de profissionais qualificados em Matemática ou Estatística. Neste particular, a participação dos doutorandos do programa da UnB poderá resultar em eventual fixação dos mesmos na região norte do pais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Maria Regina Madruga Tavares - Integrante / Marcus Pinto da Costa da Rocha - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    13. 2008-2011. Caracterização da resposta hemodinâmica pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos de processamento de imagens funcionais por ressonância magnética
      Descrição: As técnicas de neuroimagem funcional, como a tomografia por emissão de pósitrons, Positron Emission Tomography (PET), a tomografia por emissão de fóton único, Single Photon mission Computer Tomography (SPECT), a eletroencefalografia (EEG), a magnetoencefalografia (MEG), e a imagem funcional por ressonância magnética, Functional Magnetic Resonance Imaging (fMRI) têm progredido sensivelmente nos últimos anos. Dentre essas técnicas, particularmente, a fMRI tem se tornado uma das principais técnicas no mapeamento das funções cerebrais, principalmente, pelo seu caráter não-invasivo e pela boa resolução espaço-temporal [OGAWA et al. 1990a,b; LOGOTHETIS, 2002]. Essa técnica tem sido utilizada de forma bastante consistente em processos cognitivos elevados, em aplicações clínicas (dentre as quais se destaca o mapeamento pré-cirúrgico), processos de reorganização cortical e, mais recentemente, estudos em cronometria mental. Há, entretanto, várias questões que ainda exigem refinamentos, em especial no que diz respeito aos métodos de análises dessas imagens. A aquisição das imagens utiliza técnicas de amostragem rápida, essenciais para captar o sinal com uma resolução temporal relativamente baixa. Contudo, essas técnicas fornecem baixa relação sinal ruído, o que, somado às outras fontes de ruído, dificulta a inspeção visual direta das áreas de atividade cerebral, tornando necessária a utilização de métodos computacionais específicos. Em geral, os métodos clássicos de análise, como, por exemplo, o GLM, modelam a função de resposta hemodinâmica, Hemodynamic Response Function (HRF). Porém, diante da variabilidade dessas funções e das dificuldades em se estabelecer o que é estatisticamente significante na detecção das regiões funcionalmente ativas do cérebro, ainda não há um consenso da comunidade de fMRI sobre qual método utilizar. Nesse sentido, o desenvolvimento de novos métodos de análise soma uma importante contribuição na melhor caracterização desses sinais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Integrante / Marcus Pinto da Costa da Rocha - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    14. 2008-2010. Detecção de Genes Determinantes & Diagnóstico via Modelos de Resposta
      Descrição: O mapeamento genético certamente é uma das mais importantes contribuições para a humanidade. Muitas anomalias serão controladas ou eliminadas se conhecidas algumas características associadas aos genes. O uso de modelos de resposta, baseados em variáveis latentes, tem apresentado uma vasta aplicação em diversas áreas do conhecimento científico (ver Andrade et al., 2000) Vem crescendo o interesse na aplicação de técnicas derivadas da Teoria de Resposta ao Item -- TRI, que propõe modelos para os traços latentes, ou seja, características de um indivíduo (gene, instituição, produto etc) que não podem ser observadas diretamente. Esse tipo de variável deve ser inferida a partir da observação de variáveis secundárias que estejam relacionadas a ela. O que esta metodologia sugere são formas de representar a relação entre a probabilidade de um indivíduo atribuir uma certa resposta a um item e seus traços latentes, proficiências ou habilidades na área de conhecimento avaliada. Na Genética, podemos propor modelos para investigar o nível de ativação de um determinado gene (item) em função da anomalia apresentada, bem como a estimação da predisposição de qualquer indivíduo às anomalias investigadas. O estudo de uma certa anomalia, como um particular tipo de câncer, pode ser baseado em um conjunto de genes. Poderão ser comparadas características genéticas (predisposições médias) de populações distintas, indicando quais populações estão mais propensas à anomalia, o que deverá apoiar iniciativas em biotecnologia. O diagnóstico precoce de indivíduos predispostos a certas anomalias será de fundamental importância para a sociedade e para a ciência. Os modelos descrevendo a relação entre a probabilidade de um gene estar em um determinado nível de ativação, como função da predisposição de um indivíduo, são mais complexos que os aplicados à área de avaliação educacional, por exemplo, o que incrementa uma nova linha de pesquisa na área de Teoria da Resposta ao Item. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    15. 2008-2010. Estudo da entropia de Tsallis considerando um novo Parâmetro q para analise de informações em fMRI Imagem de ressonância magnética funcional
      Descrição: - Imagem de Ressonância Magnética Funcional, dependem do contrate obtido a partir do nível de oxigênio do sangue, onde a partir de uma ligeira ativação neuronal resulta nas mudanças de oxigenação no sangue, conduzindo a mudança no contraste das imagens registradas. Estas mudanças estão relacionadas a concentração de desoxihemoglobina que age como agente de contraste no fMRI. O processamento em séries temporais de fMRI é realizado em duas etapas: Primeiramente, os resultantes dos movimentos dos pacientes ou das técnicas de detenção de MRI (Imagem de Ressonância Magnética) são eliminados por procedimento de correção dinâmica para obter um alinhamento espacial das imagens de fMRI registradas subseqüentemente. Na segunda etapa, métodos que separam sinais induzidos fisiologicamente de ruídos são aplicados. Os procedimentos mais comuns para estas analises são os métodos determinísticos e estocásticos. Métodos determinísticos usam funções pré-definidas ou modelos que calculam uma similaridade fraca, por exemplo, correlação entre uma curva de referência e um sinal (BOLD) para cada voxel. O resultado é um mapa de similaridade do modelo e o sinal (BOLD) obtido. Os Métodos estatísticos usam o intervalo entre o final e o inicial da função estímulo, com a finalidade de julgar se o final é significantemente diferente do inicial para cada voxel, no tempo. Cada método tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, os métodos determinísticos induzem a resultados negativos (falsos) no caso da razão sinal/ruídos franca. Por outro lado, o método estatístico pode levar a um resultado positivo (falso), para SNR fraca. Contribuindo erroneamente para o mapeamento da marcação da ativação. Um algoritmo, que será estudado para implementação em dados fMRI está baseado na informação mutua generalizada (MI). As dependências dos resultados em termos dos dados simulados sobre a entropia de Tsallis para um parâmetros q serão estudados. A curvas ROC serão usadas para otimização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    16. 2008-2010. Desenvolvimento e Implantação de Novas Técnicas de Processamento de Imagem em Ressonância Magnética
      Descrição: Realizar o estudo de alguns parâmetros, procurando identificar os valores apropriados que apresentam maior detecção da HRF. b- Obter a generalização desse método, pela utilização de uma nova definição de entropia, proposta por Constantino Tsallis. Essa formulação introduz um novo parâmetro, q, o que permite realizar um estudo em função dessa nova variável, com um possível maior poder de detecção. c- Desenvolver um segundo método, baseado no cálculo da distância de Kullback-Leibler (KL) das séries temporais de fMRI. d- Desenvolver pesquisa clínica em parceria com médicos neurocirurgiões. e- Desenvolver, implementar e aprimorar novas técnicas em diagnósticos por imagem necessárias ao desenvolvimento de ciência e tecnologia em nosso estado. f- Criar e consolidar uma rede de pesquisa, congregando pesquisadores e profissionais técnicos especialistas na área de imageamento por ressonância magnética funcional em nosso estado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Integrante / Marcus Pinto da Costa da Rocha - Coordenador. Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    17. 2008-2010. Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos de processamento de imagens funcionais por ressonância magnética.
      Descrição: O presente Projeto tem como objetivos principais: Realizar um estudo de parâmetros (número de níveis e de épocas), sobre o método de entropia de Shannon, com intuito de encontrar os valores que apresentam maior detecção de sinal; Generalizar o método de Shannon, com a entropia de Tsallis. Essa formulação introduz um novo parâmetro, q, permitindo, então, realizar um estudo capaz de estabelecer intervalos de valores q com maior poder de detecção da HRF; Desenvolver um novo método baseado no cálculo da distância de Kullback-Leibler das séries temporais de paradigmas ER-fMRI. Da mesma forma, neste método realizamos o estudo de parâmetros do número de épocas e número de níveis; Comparar os métodos clássicos com os métodos baseados na Teoria de Informação em termos da sensibilidade e especificidade; Estudo de detecção de atraso temporal das Funções Respostas Hemodinâmica no contexto da cronometria mental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Integrante / Marcus Pinto da Costa da Rocha - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    18. 2006-2008. Pesquisa de Desenvolvimento de um Sistema Livre de Informação Estatística em Turismo no Estado do Pará
      Descrição: Pesquisa, Desenvolver e implementar um Sistema de Informação Estatística pra Diagnóstico contínuo e planejamento estratégico do Turismo no Estado do Pará. A difusão de dados estatísticos para a sociedade e empresários do setor de turismo, referente a indicadores de turismo pela Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) São fundamentais para um bom assessoramento à tomada de decisão estratégicas na área. O Programa de Pós-graduação em Matemática e Estatística/ Departamento de Estatística se justifica neste projeto como o facilitador e reprodutor de conhecimentos, através de Projetos de Pesquisa Científica de interesse para o Estado e comunidade em geral, possuindo recursos humanos que oferecem garantias de viabilidade do presente do presente projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Maria Regina Madruga Tavares - Integrante / Marcus Pinto da Costa da Rocha - Integrante / Roberto César Betini - Integrante. Financiador(es): Companhia Paraense de Turismo - Auxílio financeiro.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    19. 2006-2007. SIMA 2006 ? Sistema Marista de Avaliação
      Descrição: Consultoria em Avaliação Educacional de todo o sistema Marista do Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Maria Regina Madruga Tavares - Integrante.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    20. 2006-2007. Pesquisas de avaliação (T0 ou medição inicial e Tn ou medição intermediárias) junto ao público dos 32 (trinta e dois) Projetos Finalísticos e um Grupo de Controle para o setor móveis e artefatos, para este SEBRAE/PA
      Descrição: Consultoria especializada objetivando a realização de pesquisas de avaliação (T0 ou medição inicial e Tn ou medições intermediárias) junto ao público dos 32 (trinta e dois) Projetos Finalísticos e um Grupo de Controle para o setor móveis e artefatos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador. Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará - Auxílio financeiro.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    21. 2005-2007. CESPE-UnB: Implantação da Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação
      Descrição: Orientações e treinamentos equipe em Métodos Estatísticos visando montar equipe para análise de dados de avaliação educacional no CESPE/UnB. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Joaquim José Soares Neto - Integrante.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    22. 2005-2006. SIMA 2005 ? Sistema Marista de Avaliação
      Descrição: Consultoria em Avaliação Educacional de todo o sistema Marista do Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Maria Regina Madruga Tavares - Integrante.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    23. 2005-2006. Teoria da Resposta ao Item para Dados Longitudinais
      Descrição: Este projeto, em minha linha principal de pesquisa, trata de modelos de resposta ao item, com vasta aplicação em modelagens educacional, na área de saúde e na área de biologia, por exemplo. Em 2004 tivemos 3 artigos aceitos em periódicos internacionais qualis A, além de vários trabalhos apresentados em congressos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Maria Regina Madruga Tavares - Integrante / Cláudio Mauro Vieira Serra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    24. 2004-2004. SIMA 2004 ? Sistema Marista de Avaliação
      Descrição: Consultoria em Avaliação Educacional de todo o sistema Marista do Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Maria Regina Madruga Tavares - Integrante.
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.
    25. 2003-2004. Detecção de Genes Determinantes e Diagnóstido via Teoria da Resposta ao Item
      Descrição: Aplicação da Modelagem de Resposta ao Item a Dados Genéticos. Trabalho apresentado em congresso internacional e Publicado na revista Genetics and Molecular Biology. Este projeto será continuado sob um escopo mais geral, com título "Teoria da Resposta ao Item para Dados Longitudinais", projeto este recentemente aprovado pelo Edital Universal do CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Heliton Ribeiro Tavares - Coordenador / Dalton Francisco de Andrade - Integrante / Carlos Alberto de Bragança Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Heliton Ribeiro Tavares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (8)
      1. 12a Escola de Modelos de Regressçao. Linear and Nonlinear Generalized Mixed models: inference and applications. 2011. (Congresso).
      2. 56a Reunião anual da RBRAS e 14o SEAGRO. MODELOS PARA ANÁLISE DE DADOS MICROARRAY E DE IMAGEM POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FUNCIONAL BASEADOS NA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM. 2011. (Congresso).
      3. 7o Artificial Neural Networks and Intelligent Information Processing - ANNIIP 2010. APPLICATION OF SELF-ORGANIZING MAPS IN FUNCTIONAL MAGNETIC RESSONANCE IMAGING. 2010. (Congresso).
      4. 16o. Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2004. (Simpósio).
      5. IX SEmana de Estatística.IX Semana de Estatística. 2003. (Encontro).
      6. .Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2002. (Simpósio).
      7. Escola de Modelos de Regressão. 7 Escola de Modelos de Regressão. 2001. (Congresso).
      8. 14 Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.14 Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2000. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (21)
      1. TAVARES, HÉLITON RIBEIRO; BORGATTO, A. F. ; ANDRADE, Dalton Francisco de. VI Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item - CONBRATRI. 2018. Congresso
      2. TAVARES, HÉLITON RIBEIRO; TAVARES, Maria Regina Madruga ; MACIEL, M. C.. XXIII SEMEST - Semana de EstatÍstica. 2017. Congresso
      3. MACIEL, M. C. ; TAVARES, Maria Regina Madruga ; TAVARES, HÉLITON RIBEIRO ; LIMA, V. D. ; PROTAZIO, J. M. B. ; SANTOS, P. C.. XXIV SEMEST - Semana de Estatística. 2017. Congresso
      4. BORGATTO, A. F. ; AZEVEDO, C. L. N. ; ANDRADE, D. F. ; TAVARES, H. R. ; Neto, J. J. S. ; Bazan, J. L. ; Marino, L. L. ; Cúri, M. ; Primi, R. ; Klein, R.. V Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item - CONBRATRI. 2016. Congresso
      5. GOMES, A. E. ; CURI, M. ; ANDRADE, Dalton Francisco de ; TAVARES, H. R. ; PRIMI, R.. IV Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item. 2015. Congresso
      6. TAVARES, Maria Regina Madruga ; TAVARES, H. R. ; MACIEL, M. C. ; OLIVEIRA, T. F. ; SANTOS, P. C.. XXI Semana de Estatística (30 Anos do Curso de Estatística). 2015. Congresso
      7. SANTOS, P. C. ; TAVARES, H. R. ; MACIEL, M. C. ; OLIVEIRA, T. F. ; MADRUGA, M. R.. XX Semana de Estatística. 2014. Congresso
      8. COELHO, A. M. ; Souza, A. C. ; Ferreira, C. S. ; Silva, P. L. N ; Ferreira, R. S. B. ; Nunes, L. L ; Brodbeck, S. M. S. ; Vidigal, B. C. ; Porto, R. F. ; Munhoz, M. C. ; Takeyama, R. T.. XIX Semana de Estatística. 2013. Congresso
      9. TAVARES, H. R.; ANDRADE, Dalton Francisco de ; KLEIN, R. ; TAVARES, Maria Regina Madruga. III Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item. 2013. Congresso
      10. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga. XVII! Semana de Estatística. 2012. Congresso
      11. MORAES, M. S. S. ; PIROLA, N. A. ; SILVA, G. A. ; MUNHOZ, D. P. ; BITTENCOURT, R. N. ; TAVARES, H. R.. I CONAVE - I Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2012. Congresso
      12. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga. XV!I Semana de Estatística. 2011. Congresso
      13. PET - Estatística ; GAUSS ; CAEST ; CASTRO, B.M.. XV! Semana de Estatística. 2010. Congresso
      14. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga. XV Semana de Estatística. 2009. Congresso
      15. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga ; ALMEIDA, Silvia dos Santos ; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares ; TOMA, Marina Yassuko ; CAEST, Centro Acadêmico de Estatística. XI Semana de Estatística. 2005. Congresso
      16. TAVARES, H. R.. 39a. Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística / I Encontro Regional das Sociedades. 2005. (Congresso).. . 0.
      17. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga ; ALMEIDA, Silvia dos Santos ; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares ; TOMA, Marina Yassuko ; CAEST, Centro Acadêmico de Estatística. X Semana de Estatística. 2004. Congresso
      18. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga ; ALMEIDA, Silvia dos Santos ; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares ; TOMA, Marina Yassuko ; HOMCI, Valéria ; CAEST, Centro Acadêmico de Estatística. 37a. Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística. 2004. Congresso
      19. TAVARES, H. R.; ROCHA, Marcus Pinto da Costa da ; SANTOS, Mauro de Lima ; TAVARES, Maria Regina Madruga ; ALMEIDA, Silvia dos Santos ; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares ; FERREIRA, Jorge ; PROTÁZIO, João dos Santos. III ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2004. Congresso
      20. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga ; ALMEIDA, Silvia dos Santos ; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares ; ALBUQUERQUE, Raquel dos Santos ; TOSTES, Walenda da Silva. IX Semana de Estatística. 2003. Congresso
      21. TAVARES, H. R.; TAVARES, Maria Regina Madruga ; ALMEIDA, Silvia dos Santos ; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares ; ALBUQUERQUE, Raquel dos Santos ; TOSTES, Walenda da Silva ; TOMA, Marina Yassuko. VIII Semana de Estatística. 2002. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Heliton Ribeiro Tavares ⇔ Maria Regina Madruga Tavares (15.0)
        1. TAVARES, H. R.; SOUZA, R. N. C. ; TAVARES, Maria Regina Madruga ; OLIVEIRA, T. F.. Um modelo de percolação em rede de Bethe não-homogênea para fogo em floresta. Biomatemática (UNICAMP). v. 26, p. 25, 2016.Qualis: C
        2. SILVA, CHARLENE DE C. ; MADRUGA, MARIA R. ; TAVARES, HÉLITON R. ; OLIVEIRA, TEREZINHA F. DE ; SARAIVA, AUGUSTO E C.F.. APPLICATION OF THE BETA REGRESSION MODEL ON THE NEUTRALIZATION INDEX OF POWER EQUIPMENT INSULATING OIL. International Journal of Power and Energy Systems. v. 35, p. 52-57, 2015. Qualis: B3 (INTERNATIONAL JOURNAL OF POWER & ENERGY SYSTEMS)
        3. TAVARES, HELITON RIBEIRO ; SOUZA, R N C ; MADRUGA, M R ; FARIAS, V J C. Densidade Crítica no Modelo de Percolação em Rede de Bethe Não-Homogênea. TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. v. 16, p. 173-182, 2015. Qualis: C
        4. ALVES, RAFAEL MOYSÉS ; MADRUGA, MARIA REGINA ; TAVARES, HÉLITON RIBEIRO ; LOBATO, TARCÍSIO DA COSTA ; OLIVEIRA, TEREZINHA FERREIRA DE. MODELO DE EFEITOS FIXOS COM MEDIDA REPETIDA APLICADO EM EXPERIMENTOS DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO CUPUAÇUZEIRO. Revista Brasileira de Fruticultura. v. 37, p. 993-1000, 2015. Qualis: B1
        5. FERNANDES, Edney Luís O. ; COSTA, Luis Otávio Oliveira da ; TAVARES, Maria Regina Madruga ; TAVARES, H. R.. Relação Beta-Funcional entre o P-value e a Medida de Evidência Bayesiana na Comparação de duas Populações Normais. TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. v. 7, p. 269-276, 2006.Qualis: C
        6. VALENTE, Mário Diego Rocha ; TAVARES, H. R. ; TAVARES, Maria Regina Madruga. Modelo de Previsão para Avaliação de Imóveis em Belém via Ridge Regression. Traços (UNAMA). v. 18, p. 125-134, 2006.Qualis: Não identificado (TRAÇOS)
        7. NASCIMENTO, M. K. C. ; MADRUGA, M. R. ; TAVARES, HÉLITON RIBEIRO. Commitment of Brazilian municipalities with the Millennium Development Goals by a model of the Item Response Theory. Em: ISI 2015: 60th World Statistics Congress, 2015, Rio de Janeiro. Proceedings, 2015. Qualis: Não identificado (ISI 2015: 60TH WORLD STATISTICS CONGRESS, 2015, RIO DE JANEIRO. PROCEEDINGS)
        8. SILVA, M. S. ; MADRUGA, M. R. ; TAVARES, HÉLITON RIBEIRO. Quality Score of Municipal Management in Environment. Em: ISI 2015: 60th World Statistics Congress, 2015, Rio de Janeiro. Proceedings, 2015. Qualis: Não identificado (ISI 2015: 60TH WORLD STATISTICS CONGRESS, 2015, RIO DE JANEIRO. PROCEEDINGS)
        9. SILVA, M. S. ; MADRUGA, MARIA REGINA ; TAVARES, H. R.. MENSURANDO A GESTÃO AMBIENTAL DE ALGUNS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ATRAVÉS DE UM MODELO DA TRI PARA RESPOSTAS DICOTÔMICAS. Em: IV Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item, 2015, BRASÍLIA. RESUMOS DO IV CONBRATRI, v. 1, 2015.
        10. SANTOS, M. T. L. ; TAVARES, Maria Regina Madruga ; TAVARES, H. R.. SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DA COERÊNCIA EM TESTES. Em: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM, 2015, BRASÍLIA. RESUMOS DO IV CONBRATRI, v. 1, 2015.
        11. COSTA, F. M. ; TAVARES, Maria Regina Madruga ; TAVARES, H. R.. Anova com dois Fatores com medidas repetidas: aplicação na área de Educação Física. Em: 37a Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística, 2004, Belém, 2004.
        12. MADRUGA, M. R.; TAVARES, H. R. ; ANDRADE, D. F. ; COSTA, F. M.. Análise da Dimensionalidade da Habilidade em Matemática: Projeto Avaliação de Desempenho: Fatores Associados. Em: 15 SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2002, Águas de Lindóia, SP. Resumos do 15 SINAPE, v. I, p. 96-96, 2002.
        13. MADRUGA, M. R.; ANDRADE, D. F. ; TAVARES, H. R. ; ARAUJO, J. A.. Uma Aplicação da Teoria da Resposta ao Item, Projeto de Avaliação de Desempenho: Fatores associados - Habilidade em Matemática. Em: SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2002, Águas de Lindóia, v. 1, 2002.
        14. TAVARES, H. R.; ANDRADE, Dalton Francisco de ; TAVARES, Maria Regina Madruga ; SOUZA, M. J. O.. Sobre a independência local em Modelos de Resposta ao Item. Em: 15 SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2002, Águas de Lindóia. Resumos do SINAPE, v. 1, 2002.
        15. TAVARES, H. R.; GAMA, P. R. ; ANDRADE, Dalton Francisco de ; TAVARES, Maria Regina Madruga. Uma aplicação da Teoria da Resposta ao Item: Projeto de Avaliação de Desempenho: Fatores associados a Habilidade em Português. Em: 15 SINAPE-Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2002, Águas de Lindóia -SP. Resumos do 15 SINAPE, v. I, p. 98-98, 2002.

      • Heliton Ribeiro Tavares ⇔ Caio Lucidius Naberezny Azevedo (1.0)
        1. Boeck, Paul ; Azevedo, Caio L. N. ; TAVARES, H. R.. LINEAR AND NONLINEAR GENERALIZED MIXED MODELS: INFERENCE AND APPLICATIONS. São Paulo: ABE. 1 ed. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2011. v. 1, p. 139.

      • Heliton Ribeiro Tavares ⇔ Caio Lucidius Naberezny Azevedo (1.0)
        1. Boeck, Paul ; Azevedo, Caio L. N. ; TAVARES, H. R.. LINEAR AND NONLINEAR GENERALIZED MIXED MODELS: INFERENCE AND APPLICATIONS. São Paulo: ABE. 1 ed. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2011. v. 1, p. 139.




    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 14/02/2025 16:49:18