Egressos do Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Marcos Santos de Oliveira

Bacharel em Estatística pela UNESP (1998-2001), Mestre em Estatística pelo IME/USP (2002-2004), Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA (2008-2009) e Pós-Doutor em Estatística pela University of Connecticut, Estados Unidos (2022-2023). Professor do Departamento de Matemática e Estatística da UFSJ desde 2005. Suas áreas de atuação incluem Probabilidade e Estatística Aplicadas, Modelos de Regressão, Métodos de Diagnóstico, Métodos Estatísticos Aplicados à Psicologia, Aprendizado de Máquina (Machine Learning), Inteligência Artificial e Robótica. Atuou na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, exercendo diferentes funções: professor orientador (2006-2014), moderador de fórum (2010-2011) e coordenador regional de correções de provas (2008-2018). Além disso, contribuiu para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática (2008-2012) e para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/SBM (2012-2015). Desde 2010, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ, desempenhando o papel de assessor estatístico, nas dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Realizou visita técnica de colaboração científica internacional na University of Connecticut, Estados Unidos (Mai/2024) e na Waseda University, Japão (Ago/2025). Possui parcerias científicas com pesquisadores nacionais e internacionais, resultando na publicação de mais de 35 artigos científicos indexados. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2561582437711389 (31/10/2025)
  • Rótulo/Grupo: * Sem rótulo
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São João Del-Rei, DEMAT. Praça Frei Orlando, 170 - Campus Santo Antônio - Sala 4.06 Centro 36307352 - São João del Rei, MG - Brasil Telefone: (32) 33792513 Fax: (32) 33792356
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2023-Atual. Modelagem Estatística e Seleção de Variáveis em Big Data: Impulsionando a Geração de Tecnologias para o Bem-Estar da População
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Integrante / Daniela Carine Ramires de Oliveira - Coordenador / Victor Hugo Lachos - Integrante / Fernanda Lang Schumacher - Integrante / Daiane Aparecida Zuanetti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
    2. 2022-2024. Regularização em Modelos Lineares Mistos Censurados
      Descrição: Dados longitudinais são frequentemente sujeitos a alguns limites de detecção superior e inferior, dependendo das limitações do equipamento e, consequentemente, as respostas são censuradas à esquerda ou à direita. Modelos de efeitos mistos lineares e não lineares, com modificações para acomodar a censura (LMEC e NLMEC), são usados rotineiramente para analisar esse tipo de dados. Uma complicação surge no contexto de dados excessivos, onde temos muitas variáveis independentes ou mais variáveis independentes do que observações. Para resolver este problema, propomos o uso das técnicas de regularização baseadas em Lasso e Elastic Net para modelos LMEC e NLMEC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Coordenador / Victor Hugo Lachos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
    3. 2019-2023. A Estatística e suas Aplicações
      Descrição: O objetivo desse projeto é explorar os diferentes ramos da Estatística, tais como: Educação Estatística, Estatística Aplicada à Psicologia e à Educação Física, Inteligência Artificial e Robótica, Modelos Lineares Generalizados, Econometria, Controle Estatístico de Qualidade, Planejamento de Experimentos, dentre outras. Problemas que se pretende pesquisar: 1. Análise e modelagem de dados de saúde; 2. Análise multivariada; 3. Controle estatístico de qualidade (univariado e multivariado); 4. Estatística aplicada à Economia; 5. Estatística e probabilidade aplicada à inteligência artificial e robótica; 6. Implementação computacional de técnicas estatísticas; 7. Inferência estatística paramétrica e não-paramétrica; 8. Modelos de séries temporais; 9. Modelos lineares generalizados; 10. Planejamento de experimentos; 11. Teoria da resposta ao item.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Integrante / Daniela Carine Ramires de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
      Descrição: O objetivo desse projeto é explorar os diferentes ramos da Estatística, tais como: Educação Estatística, Estatística Aplicada à Psicologia, Inteligência Artificial e Robótica, Modelos Lineares Generalizados, Econometria, Controle Estatístico de Qualidade, Planejamento de Experimentos, dentre outras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Carine Ramires de Oliveira - Coordenador / Marcos Santos de Oliveira - Integrante.
      Membro: Daniela Carine Ramires de Oliveira.
    4. 2019-2021. Aprendizado por Reforço: Engenharia e Estatística Impulsionando a Sociedade
      Descrição: O objetivo geral deste projeto e estabelecer conexões das técnicas de aprendizagem por reforço com o ensino, a pesquisa e a extensão. Serão consideradas três frentes principais a saber: i) No ensino serão investigados plataformas didáticas computacionais para o ensino do aprendizado de reforço; ii) Na pesquisa serão investigadas relações entre a aprendizagem por reforço e a teoria de controle robusto; iii) Na extensão serão desenvolvidas competições virtuais com a participação de alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Tome Portes Del Rei. Espera-se que a integração dessas três frentes contribua para uma melhor compreensão das técnicas de aprendizagem por reforço e do uso de ferramentas estatísticas integradas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Integrante / André Luiz Carvalho Ottoni - Integrante / Erivelton Geraldo Nepomuceno - Coordenador / Marcio J Lacerda - Integrante / Bruno de Paiva O Paiva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
    5. 2016-2018. Determinantes do trabalho infantil no Estado de Minas Gerais
      Descrição: A partir da constatação que o combate ao trabalho infantil vai além da complementação da renda familiar, sendo importante a adoção de estratégias que levem em conta os seus mecanismos complementares, determinados por amplo conjunto de fatores condicionados por seu contexto regional, a presente pesquisa pretende analisar os determinantes do trabalho infantil no estado de Minas Gerais, utilizando como fonte de dados o censo demográfico de 2010, desagregando o estudo para as doze mesorregiões e os territórios rural e urbano do estado. O arcabouço teórico da pesquisa parte do princípio que a inserção das crianças e dos adolescentes no mercado de trabalho é uma decisão da família que tem como fundamentação a maximização dos seus benefícios em um contexto intertemporal. Essa decisão ocorre simultaneamente na distribuição da alocação do tempo das crianças entre estudo e trabalho. A partir dessa pressuposição, pretende-se desenvolver uma análise descritiva dos fatores determinantes do trabalho infantil, relacionados tanto ao grupo de fatores de classificação interna e externa das famílias e identificar, através do modelo logístico multinomial, os determinantes das decisões das famílias na alocação do tempo das crianças e adolescentes entre trabalho e estudo, levando em consideração as mesorregiões e os territórios rural e urbano do estado. Os estudos sobre a composição e a organização das famílias são de grande importância para a formulação de políticas sociais na América Latina. No caso específico da presente pesquisa, o conhecimento dos determinantes das decisões familiares sobre a alocação do tempo das crianças permitirá traçar estratégias para estimular a sua alocação prioritariamente aos estudos em detrimento do trabalho, considerando as especificidades regionais do estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Integrante / Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha - Coordenador / PATRICIA LOPES ROSADO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
    6. 2014-2015. Desvendando a Estatística através do software TabWin
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver o senso crítico do aluno em relação ao método científico por meio da aplicação da metodologia estatística. Envolve o estudo de técnicas de estatística descritiva, incluindo conceitos de população e amostra, amostragem, tabelas, gráficos e medidas de posição e dispersão, e o uso do software gratuito TabWin para apoiar análises e a elaboração de mapas temáticos (cartogramas). Ao final, espera-se que o discente seja capaz de interpretar informações estatísticas, representar dados de forma visual, analisar dados reais e elaborar relatórios de pesquisa com base em evidências quantitativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
    7. 2013-2014. Metodologia Estatística Aplicada a Sistemas Multiagentes: Um Estudo de Caso no Futebol de Robôs
      Descrição: Considerando a crescente relevância da robótica e os avanços nas pesquisas em inteligência artificial aplicadas ao futebol de robôs, este projeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia de análise estatística voltada para problemas de cooperação em sistemas multiagentes. Como estudo de caso, será utilizada a plataforma de Simulação 2D da RoboCup, amplamente adotada na comunidade científica para experimentação em ambientes simulados. A proposta inclui a aplicação de técnicas de regressão estatística para avaliar o desempenho dos robôs durante o processo de validação de algoritmos de inteligência artificial, buscando identificar padrões de comportamento cooperativo e otimizar estratégias de equipe em cenários dinâmicos e competitivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
    8. 2011-2012. Desvendando a Estatística através do Software Livre R
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver o senso crítico do aluno em relação ao método científico por meio da aplicação da metodologia estatística. Busca-se promover o domínio de técnicas de estatística descritiva, como amostragem, construção de tabelas e gráficos, e medidas de posição e dispersão, além da utilização do software R para análise de dados reais. Ao final, espera-se que o discente seja capaz de interpretar informações estatísticas, aplicar conceitos fundamentais da área e elaborar relatórios de pesquisa com base em evidências empíricas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.
    9. 2006-2018. Probabilidade, Estatística e suas Aplicações
      Descrição: O objetivo desse projeto é explorar os diferentes ramos das áreas de probabilidade, estatística e suas aplicações, tais como as Inferências Clássica e Bayesiana, Genética Quantitativa, Métodos Computacionais, História da Estatística, Tecnologia de Amostragem, Modelos de Regressão Generalizados, Econometria, Controle Estatístico de Qualidade, Planejamento de Experimentos entre outras áreas vinculadas com a área de Estatística. Concentraremos nossos esforços em várias classes de problemas relacionados abaixo: 1. Metodologias Clássicas e Bayesianas na Análise de Dados de Microarrays; 2. Modelo de Mistura Bayesiano para Herdabilidade de Expressão Gênica; 3. Estudo do software BayesMix para dados de Microarrays; 4. Inferência Bayesiana; 5. Métodos de Amostragem; 6. Estatística não paramétrica; 7. Evolução Histórica da Estatística; 8. Testes de Hipóteses Bayesianos; 9. Implementação Computacional de técnicas estatísticas; 10. Estatística Aplicada a Economia; 11. Modelos de Regressão Generalizados; 12. Planejamento de Experimentos; 13. Controle Estatístico de Qualidade Univariado e Multivariado. 14. Gestão da Qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Marcos Santos de Oliveira - Integrante / Daniela Carine Ramires de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Marcos Santos de Oliveira.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. 69º RBras e 21° SEAGRO.Trabalho 01: Performance of Regularization Techniques in High-Dimensional Linear Mixed Models; Trabalho 02: Optimizing Robot Soccer Image Classification Using Transfer Learning and Data Augmentation for Deep Learning Experiments. 2025. (Simpósio).
    2. 8º EcoSta - International Conference on Econometrics and Statistics. Diagnostic techniques for Heckman selection models. 2025. (Congresso).
    3. Iº WECDAI - Workshop de Estatística e Ciência de Dados Aplicadas à Indústria. 2025. (Outra).
    4. 25º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Influence diagnostics in Heckman selection-t model. 2024. (Simpósio).
    5. 32º IBC - International Biometric Conference. Influence diagnostics in Heckman selection-t model. 2024. (Congresso).
    6. CNMAC 2024 - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Trabalho 01: Data Augmentation e Transfer Learning aplicados na classificação de imagens do futebol de robôs utilizando a plataforma Edge Impulse; Trabalho 02: Desenvolvimento de um sistema de visão computacional para inspeção de rachaduras em edificações. 2024. (Congresso).
    7. NESS 2024: Statistics Empowering AI. 2024. (Simpósio).
    8. Seminário Internacional de Saúde Mental. 2024. (Seminário).
    9. 16º MGEST - Encontro Mineiro de Estatística.Diagnóstico de influência em modelos de regressão Skew-t para dados censurados. 2023. (Encontro).
    10. A New Era of Statistical Science: A Special Conference in Honor of Prof. Dipak Dey?s 70th Anniversary.Diagnostic procedures for skew-t linear regression model with censored data. 2023. (Outra).
    11. DEL REI NEXT. 2023. (Feira).
    12. NESS 2023: Statistics and Data Science - Driving Discoveries in Modern Era.Influence Diagnostics for Skew-t Censored Linear Regression Models. 2023. (Simpósio).
    13. 6° Edição da Escola de Matemática Aplicada.Minicurso realizado: Previsão de Séries Temporais e Aplicações, 17h30, forma remota. 2022. (Encontro).
    14. Programa de Verão 2022 do Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC/MCTI.Minicurso realizado: Análise de Dados, 6h, forma remota. 2022. (Oficina).
    15. UConn Department of Statistics 60th Anniversary: Celebration Excellence in Statistical Science. 2022. (Outra).
    16. 3º Conference on Statistics and Data Science. 2021. (Outra).
    17. 1º Conference on Statistics and Data Science.Reinforcement Learning Analysis for the Sequential Ordering Problem using the Scott-Knott test. 2018. (Outra).
    18. 22º Seminário de Iniciação Científica, UFSJ.Desvendando a Estatística através do software TabWin. 2015. (Seminário).
    19. 13º MGEST - Encontro Mineiro de Estatística.Análise do Aprendizado por Reforço na Simulação de Futebol de Robôs via Regressão Logística. 2014. (Encontro).
    20. 21º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Regressão Logística Aplicada na Análise do Aprendizado por Reforço. 2014. (Simpósio).
    21. 2º Copa Mineira de Simulação 2D, UFSJ.Competidor com a Equipe UAISOCCER 2D - UFSJ. 2012. (Encontro).
    22. 10º MGEST - Encontro Mineiro de Estatística. 2011. (Encontro).
    23. 1º Copa Mineira de Simulação 2D, UFSJ.Competidor com a Equipe UAISOCCER 2D - UFSJ. 2011. (Encontro).
    24. 12º Semana da Estatística, FCT/UNESP.Mesa Redonda de Ex-Alunos do Curso de Graduação em Estatística. 2010. (Encontro).
    25. 1º ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.Introdução ao Software R. 2010. (Encontro).
    26. 25º IBC - International Biometric Conference. Bayesian multiple comparisons with skew-normal error. 2010. (Congresso).
    27. XI EMR. XI Escola de Modelos de Regressão. 2009. (Congresso).
    28. 7º MGEST - Encontro Mineiro de Estatística. Incidência de Câncer Pulmonar no Brasil e no Estado de Minas Gerais. 2007. (Congresso).
    29. 17o SINAPE.17o Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2006. (Simpósio).
    30. 23º IBC - International Biometric Conference. 2006. (Outra).
    31. 17º Congresso de Iniciação Científica, UNESP. 2005. (Congresso).
    32. 5º Fórum de Ciências da FCT/UNESP.Importância da Iniciação Científica na Formação do Aluno. 2005. (Encontro).
    33. 16º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Um Modelo de Regressão Beta: Teoria e Aplicações. 2004. (Simpósio).
    34. 49º RBRAS - Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.Inferência em um Modelo de Regressão Beta: Resultados Numéricos. 2004. (Simpósio).
    35. 48° RBRAS e 10º SEAGRO. 2003. (Simpósio).
    36. 8º EMR - Escola de Modelos de Regressão.Dimensionamento de amostras em populações finitas sob o olhar bayesiano. 2003. (Encontro).
    37. 15º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Estatística na Epidemiologia ? Planejamento e Análise de Estudos de Coorte. 2002. (Simpósio).
    38. 13º Congresso de Iniciação Científica, UNESP. 2001. (Congresso).
    39. 53° SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Estudo do Programa Epi Info para Análise de Dados Epidemiológicos. 2001. (Simpósio).
    40. 5º Semana da Estatística, FCT/UNESP. 2001. (Encontro).
    41. Semana da Matemática 2001, FCT/UNESP. 2001. (Encontro).
    42. 12º Congresso de Iniciação Científica, UNESP. 2000. (Congresso).
    43. 14º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.14º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2000. (Simpósio).
    44. 45° RBRAS - Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria. 2000. (Simpósio).
    45. 4º Semana da Estatística, FCT/UNESP.Estudo e Aplicação do Epi Info. 2000. (Encontro).
    46. 5° Reunião de Iniciação Científica e 3º Fórum de Ciências, FCT/UNESP. 2000. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. NEPOMUCENO, E. G. ; OLIVEIRA, M. S. ; LACERDA, M. J. ; OTTONI, A. L. C. ; PAIVA, B. P. O.. Seminário de Aprendizado por Reforço: Engenharia e Estatística Impulsionando a Sociedade. 2020. Outro
    2. OLIVEIRA, M. S.; VIEIRA, M. T. ; MONTENEGRO, L. C. C. ; REIS, R. L. ; BRITO, N. L. C. ; SCALON, J. D. ; OLIVEIRA, F. L. P. ; FARIA, P. N. ; FERREIRA, E. B. ; CARNEIRO, A. P. S.. 13º Encontro Mineiro de Estatística (MGEST). 2014. Congresso
    3. OLIVEIRA, M. S.; OLIVEIRA, D. C. R. ; ROCHA, R. C.. 10º MGEST - Encontro Mineiro de Estatística. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
    Data de processamento: 21/01/2026 15:19:27