Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Jony Arrais Pinto Junior

possui graduação em Estatistica pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Estatística pela USP - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Estatística na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da UFF - Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, Big Data, Estatística Espaço-temporal e Análise de Sobrevivência. Também, é membro do Laboratório de Estatística da Universidade Federal Fluminense. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4940428746026448 (21/01/2025)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Matemática e Estatística. Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/n São Domingos 24020140 - Niterói, RJ - Brasil Telefone: (21) 26292099 URL da Homepage: http://www.professores.uff.br/jony
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2024-2024. Estudo epidemiológico case-crossover estratificado no espaço-tempo: avaliação do desempenho de diferentes estruturas de dependência espacial.
      Descrição: A análise de séries temporais oriundas de contagens diárias de um indicador de saúde com variáveis ambientais (por exemplo, mortalidade ou internações hospitalares com concentrações de poluição do ar ou temperatura) é geralmente conduzida com modelos de regressão de Poisson controlando possíveis tendências sazonais usando estratos temporais. Quando o estudo inclui múltiplas regiões, geralmente aplica-se uma abordagem em duas etapas: primeiro, cada região é analisada separadamente e as estimativas de cada região são então combinadas usando uma meta-análise. A abordagem case-crossover é uma alternativa à análise das séries temporais para analisar associações entre séries temporais de exposições ambientais (poluição do ar, clima) e contagens de resultados de saúde. Usualmente, neste cenário os dados são analisados usando uma regressão logística condicional em dados expandidos para o formato caso-controle. Mais recentemente, o design case-crossover estratificado no espaço e no tempo foi proposto, com o intuito de acomodar a crescente demanda para estudos multicêntricos. Nessa abordagem, pode-se utilizar Modelo de Poisson Condicional ou Modelo de Regressão Logística Condicional. Entretanto, em todas as abordagens levantadas anteriormente, pouco se discute sobre a possível dependência espacial inerente ao formato dos dados. Barrera-Gómez et al (2023) apresenta a inclusão de um efeito aleatório com estrutura condicional autorregressiva (CAR) e compara, no contexto de séries temporais, os resultados dos modelos em dois estágios com os modelos em um estágio com efeitos espaciais e sem efeitos espaciais. O objetivo deste trabalho é estender essa comparação para os modelos case-crossover, permitindo incluir diferentes estruturas espaciais, uma vez que o CAR tende a suavizar excessivamente os efeitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Coordenador / Ludmilla da Silva Viana Jacobson - Integrante.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    2. 2023-2024. Análise da relação entre óbitos de idosos por Covid-19 com alguns indicadores municipais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro usando modelos com efeitos espacialmente estruturados
      Descrição: Em agosto de 2023, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a novasubvariante do coronavírus, a EG.5, chamada de Éris, variante de interesse. Apesardessa nova variante representar um risco baixo para a saúde pública, os casos têmaumentado nos EUA e no Reino Unido e já foram identificados casos aqui no Brasil.Após 3 anos do primeiro caso registrado no Brasil, ainda não se sabe quais municípioslidaram melhor com a pandemia, em termos de vacinação e mortalidade, se os maisricos e com mais recursos/oferta de saúde pública ou se os mais pobres e com menosrecursos. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre os óbitos confirmados porCovid-19 e as características demográficas, sociais e econômicas dos municípios daRegião Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) em 2020, 2021 e 2022. Segundo aconcepção geoeconômica, definida em dezembro de 2019 pela Assembleia Legislativado Estado do Rio de Janeiro, além da capital (Rio de Janeiro), a RMRJ é composta maisos 14 municípios da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias,Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu,Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropéca) e 5 municípios do LesteFluminense (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá). Esses 20 municípiosconcentram 70 da população do Estado do Rio de Janeiro, segundo o CensoDemográfico de 2022 do IBGE. Os dados utilizados são de várias fontes: IBGE,Ministério da Saúde (Datasus), Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro,Instituto Votorantin (Índice de Vulnerabilidade Municipal). Serão consideradas algumasvariáveis respostas como a taxa de mortalidade por 100.000 habitantes e o excesso demortalidade por Covid-19 na população idosa, nos anos de 2020, 2021 e 2022. Paraavaliar o impacto de alguns indicadores municipais nas variáveis respostas serãoutilizados modelos lineares generalizados, que consideram a existência de uma possíveldependência espacial entre os municípios. A estrutura da dependência será incluída pormeio da distribuição a priori dos efeitos espaciais incluídos no modelo. Serão avaliadasdiferentes estruturas para os efeitos espaciais com o intuito de encontrar o melhor ajusteaos dados. A inferência dos modelos será feita sob a ótica Bayesiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Coordenador / Marcia Marques de Carvalho - Integrante.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    3. 2021-2023. Identificação do Perfil Socioeconômico e Produtivo de Assentados Oriundos do Programa Nacional de Reforma Agrária em Assentamentos Selecionados nos Estados do RJ, SP, PI, MA e AP
      Descrição: ste projeto tem como objeto o desempenho de um conjunto de assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) que serão alvo de ações coordenadas visando a emissão de titulação definitiva, nos estados do RJ, SP, PI, MA e AP. Como é vastamente conhecido, a desapropriação de áreas demanda para fins de reforma agrária demanda custos que anteriores e posteriores a viabilização dos assentamentos; entre estes podemos listar: a desapropriação, o oferecimento de crédito, a criação de infraestrutura, a disponibilização de assistência técnica etc. Na mesma direção, a criação de assentamentos insere ainda a necessidade de extensão de políticas públicas de perfil social para as famílias assentadas para que seja assegurado apoio a este grupo que tende a acumular um conjunto amplo de vulnerabilidades socioeconômicas. Partindo desses elementos o objetivo principal desta proposta é fazer a caracterização socioeconômica e produtiva das 15.000 famílias já citadas e prospectar os possíveis impactos produzidos pela regularização fundiária dos projetos de assentamento onde estas se encontram alocadas. Ainda como objetivo mais amplo da pesquisa, aparece o mapeamento das possibilidades que a titulação proporcionará no sentido do desenvolvimento dos assentamentos que foram alvo deste projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Integrante / Patrícia Lusié Coelho Velozo - Integrante / Ludmilla da Silva Viana Jacobson - Integrante / Rafael Santos Erbisti - Integrante / André Augusto Pereira Brandão - Coordenador / arlos Enrique Guanziroli - Integrante / Roni Barbosa Moreira - Integrante / Cesar Frederico dos Santos von Dollinger - Integrante / Vladimir Faria Dos Santos - Integrante / ulia Celia Mercedes Strauch - Integrante.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    4. 2020-2021. Descontinuidade espacial na modelagem de vetor de contagens
      Descrição: O estudo de vetores de contagens tem sido objeto de interesse em diversas áreas. Por exemplo, na ecologia, essas contagens podem estar associadas ao número de diferentes espécies de animais ou distintas doenças em determinada região. Nesse caso, busca-se o entendimento do comportamento da distribuição das contagens no espaço de interesse e associações com características territoriais. Os modelos usualmente utilizados que incorporam efeitos aleatórios espacialmente estruturados induzem superfície de risco suave, porém, nem sempre essa suposição é razoável. Algumas vezes, a superfície de risco estimada pode não ser homogênea no espaço, fazendo com que áreas vizinhas apresentem riscos distintos. O objetivo deste projeto é estudar modelos para vetores de contagem que incorporaram diferentes estruturas espaciais para identificar descontinuidade na superfície de risco estimada. Os modelos serão implementados sob o enfoque Bayesiano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Integrante / Lucas Moura Faria e Silva - Integrante / Rafael Santos Erbisti - Coordenador.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    5. 2020-2021. Modelos bayesianos espaço-temporais para correção de subnotificação em dados de contagem
      Descrição: Dados de contagem podem não fornecer a representação completa de um processo de interesse. Na área de epidemiologia, por exemplo, as contagens são subnotificadas, isto é, o valor registrado é menor do que o valor verdadeiro. Nesse sentido, a incapacidade de atingir indivíduos em uma população de risco de doenças infecciosas torna-se um grave problema para os gestores de saúde. No contexto estatístico, essa falta de informação é um problema que pode levar a inferências estatísticas tendenciosas, afetando as estimativas de parâmetros, previsões e incertezas associadas. O objetivo deste projeto é propor modelos espacialmente estruturado que incorporam uma componente para tratar da dependência temporal. De fato, outras extensões serão avaliadas. Os modelos serão implementados sob o enfoque Bayesiano, permitindo grande flexibilidade, distribuições preditivas completas para as contagens verdadeiras e, consequentemente, quantificação da incerteza na correção da subnotificação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Coordenador / Ricardo Junqueira de Souza - Integrante / Rafael Santos Erbisti - Integrante.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    6. 2020-2021. Protocolo de investigação para os primeiros casos e contatos de coronavírus (COVID-19) em março e abril de 2020, Niterói - RJ
      Descrição: O objetivo deste projeto é compreender as características clínicas, de transmissibilidade e epidemiológicas dos primeiros casos da pandemia de COVID-19, a fim de subsidiar ações e intervenções de prevenção e controle da epidemia no município de Niterói. Adicionalmente, estimar a proporção de pessoas infectadas e assintomáticas, fazer projeções tanto do número total de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus, como de óbitos no município. Trata-se de um estudo a ser realizado na cidade de Niterói com dados dos meses de março e abril de 2020. População de estudo: Casos confirmados do COVID19 e pessoas que estiveram em contato com estes casos. Os casos confirmados de COVID19 e seus contatos responderão a um questionário por telefone. Além disso, todos realizarão o teste rápido para detecção do COVID-19 em seu domicílio por uma equipe da prefeitura. Os resultados esperados são: a) Estimativa da proporção de casos assintomáticos da COVID-19, em relação ao número de casos totais (reportados + não reportados) no município de Niterói; b) Estimativa das distribuições dos casos totais por gênero, faixa etária e nível socioeconômico; c) Estimativa das curvas epidemiológicas ajustadas para casos confirmados, número de casos não reportados, e número total de pessoas infectadas e d) Estimativas oportunas da gravidade e transmissibilidade. Estas informações são de grande interesse público e acadêmico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Integrante / Luis Guillermo Coca Velarde - Integrante / Wilson Calmon Almeida dos Santos - Integrante / Jaime Antonio Utria Valdes - Integrante / Marcio Watanabe - Integrante / Begoña Alarcón - Integrante / Gisele Caldas - Integrante / Hélia Kawa - Integrante / Jackeline Christiane Pinto Lobato Vasconcelos - Coordenador / Maria Inês Couto de Oliveira - Integrante / Regina Flauzino - Integrante / Sandra Costa Fonseca - Integrante / Sandra Brignol - Integrante / Valéria Troncoso Baltar - Integrante / Pedro José Farias Fernandes - Integrante.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    7. 2019-2020. Pesquisa Pesquisa de mercado: os desafios no desenvolvimento de novos produtos alimentícios sem produtos de origem animal
      Descrição: O vegetarianismo e a alimentação baseada em plantas são temas de muita discussão na atualidade. Estudos indicam que esses modelos alimentares podem ser uma alternativa na prevenção e tratamento das doenças crônicas não-transmissíveis. Ainda, o não consumo de carnes e outros produtos de origem animal, contribui para a preservação do meio ambiente. Entretanto, a alimentação vegetariana exige uma maior atenção para evitar as deficiências nutricionais, havendo muita dúvida sobre como adotar uma alimentação com esse perfil. Além disso, existe uma limitação de mercado quanto ao oferecimento de produtos alimentícios que satisfaçam esse padrão alimentar, sendo necessário o desenvolvimento de novos produtos que atendam essa demanda. Assim, o projeto tem como objetivo entender as percepções e atitudes sobre o vegetarianismo entre o grupo de onívoros e de vegetarianos, e assim definir alimentos e preparações que poderiam ser desenvolvidos sem carnes ou alimentos de origem animal. Para isso, será realizada uma pesquisa dos produtos para esse público alvo disponíveis em mercados de Niterói-RJ, sendo avaliada a composição química e nutricional dos mesmos. Ainda, a percepção e opinião da população será investigada pelo uso de grupos focais e pesquisa de mercado com entrevista estruturada. Ressalta-se que esse projeto traz a temática de um assunto muito atual, amplamente discutido, e que atende as demandas de interesse acadêmico e de mercado, contribuindo com a produção de artigos científicos, além da possibilidade de parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento de novos produtos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Integrante / Vania Mayumi Nakajima - Coordenador.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    8. 2015-2019. Faperj-INST - Modelos espaço-temporais para padrões de pontos com coeficientes variando no espaço, no tempo e no espaço-tempo
      Descrição: Neste trabalho, pretende-se desenvolver modelos para padrões de pontos com heterogeneidade espaço-temporal, possibilitando a inclusão de covariáveis espaciais e não espaciais. O objetivo principal deste trabalho é propor novos modelos para padrões pontuais e comparar os mesmos com outras abordagens existentes na literatura, bem como avaliar a previsão do modelo para tempos futuros. Mais especificamente, propõe-se modelos que permitem que os efeitos das covariáveis e/ou interações entre covariáveis espaciais e não-espaciais possam variar no espaço, no tempo ou no espaço-tempo. A ideia é propor uma classe de modelos que generaliza o processo de Cox log-Gaussiano, assim como feito em Pinto Junior et al. (2014). Entretanto, os modelos irão tratar o tempo e o espaço como contínuos e incluirão uma estrutura de dependência temporal mais geral. Após a generalização, o modelo proposto será comparado com outras alternativas da literatura, como por exemplo, um modelo que considera que os efeitos das covariáveis e/ou interações são fixos no espaço e variam no tempo, variam no espaço e são fixos no tempo e são fixos no espaço e no tempo. Uma abordagem completamente Bayesiana será utilizada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jony Arrais Pinto Junior - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Patrono da Turma de Estatística da UFF de 2021.1, Universidade Federal Fluminense.. 2022.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    2. Prêmio de Excelência em Docência - Destaque Ensino Remoto 2021, Universidade Federal Fluminense.. 2021.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    3. Patrono da Turma de Estatística da UFF de 2018.2, Universidade Federal Fluminense.. 2019.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    4. Paraninfo da Turma de Estatística da UFF de 2017.2, Universidade Federal Fluminense.. 2018.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    5. Paraninfo da Turma de Estatística da UFF 2015.2, Universidade Federal Fluminense.. 2016.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.
    6. Patrono da Turma de Estatística da UFF de 2015.1, Universidade Federal Fluminense.. 2015.
      Membro: Jony Arrais Pinto Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. VIII Workshop on Probabilistic and Statistical Methods.Quantificando o número de armas de fogo nas microrregiões brasileiras: uma abordagem com efeitos espaciais correlacionados. 2020. (Outra).
    2. XV Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana. Evaluating spatial models for disease data: a study about tuberculosis. 2020. (Congresso).
    3. Uma homenagem ao Ajax Moreira.Econometria Espacial. 2019. (Encontro).
    4. XIV Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana.Model selection for log-Gaussian Cox processes using FBST. 2018. (Encontro).
    5. 37th International Workshop on Bayesian Inference and Maximum Entropy Methods in Science and Engineering. Bayesian variable selection methods for log-Gaussian Cox processes. 2017. (Congresso).
    6. XIII Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana.Model selection criteria for point patterns based on predictive methods. 2016. (Encontro).
    7. 21 Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Análise de Correspondência Múltipla na Avaliação dos Padrões de Comportamento dos Participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto. 2014. (Simpósio).
    8. Pan-American Advanced Study Institute on Spatio-Temporal Statistics.Point process with spatio-temporal heterogeneity. 2014. (Outra).
    9. XII Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana. Point Process with Spatio-temporal heterogeneity. 2014. (Congresso).
    10. XIII escola de Modelos de Regressão. Processos Pontuais com Heterogeneidade Espacial. 2013. (Congresso).
    11. XII Escola de Modelos de Regressão. Métodos de Estimação Bayesiana para Modelos Lineares Dinâmicos Generalizados. 2011. (Congresso).
    12. Forum de cardiologia - Módulo em pesquisa.Noções Básicas de Bioestatística. 2009. (Outra).
    13. 18 Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Seleção de covariáveis no modelo de Cox via verossimilhança penalizada. 2008. (Simpósio).
    14. VI Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas.Do CSF total tau, phosphorylated tau, and beta-amyloid 42 help to predict progression of mild cognitive impairment to Alzheimer's disease? A systematic review and meta-analysis of the literature. 2007. (Outra).
    15. 34ª Reunião regional da Associação Brasileira. 2002. (Outra).
    16. XVII Encontro Nacional de Estudantes de Estatística. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. KUBRUSLY, J. ; PINTO JUNIOR, JONY A. ; SOUZA, M. A. O. ; VELOZO, P. L. C. ; ERBISTI, R. S. ; CAPISTRANO, E.. 12ª Semana da Estatística. 2021. Congresso
    2. KUBRUSLY, J. ; PINTO JUNIOR, J. A. ; SOUZA, M. A. O. ; VELOZO, P. L. C.. XI Semana da Estatística. 2019. Congresso
    3. PINTO JUNIOR, J. A.; KUBRUSLY, J. ; SOUZA, M. A. O. ; VELOZO, P. L. C.. X Semana da Estatística. 2018. Congresso
    4. PINTO JUNIOR, J. A.; SOUZA, M. A. O. ; ALMEIDA, N. K. O.. VI Semana da Estatística (UFF). 2014. Congresso
    5. FONSECA, A. B. M. ; PINTO JUNIOR, J. A. ; VELARDE, L. G. C. ; JACOBSON, L. S. V.. Workshop de Estatística Aplicada às Ciências da Vida. 2013. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Jony Arrais Pinto Junior ⇔ Eduardo Yoshio Nakano (3.0)
      1. Barcelos-Ferreira, Ricardo ; Pinto, Jony Arrais ; Nakano, Eduardo Yoshio ; Steffens, David C. ; Litvoc, Júlio ; Bottino, Cássio M. C.. Clinically Significant Depressive Symptoms and Associated Factors in Community Elderly Subjects From Sao Paulo, Brazil. American Journal of Geriatric Psychiatry. v. 17, p. 582-590, 2009. Qualis: A1 (THE AMERICAN JOURNAL OF GERIATRIC PSYCHIATRY)
      2. Hirata, Edson Shiguemi ; Nakano, Eduardo Yoshio ; Junior, Jony Arrais Pinto ; Litvoc, Júlio ; Bottino, Cássio M. C.. Prevalence and correlates of alcoholism in community-dwelling elderly living in São Paulo, Brazil. International Journal of Geriatric Psychiatry. v. 24, p. 1045-1053, 2009. Qualis: A2
      3. Barcelos-Ferreira, R. ; PINTOJUNIOR, J ; NAKANO, E. Y. ; LITVOC, J ; DECAMPOSBOTTINO, C. P4-131: Cognitive and sociodemographic factors associated to depressive syndrome in elderly Brazilian subjects. Em: Alzheimer's Association International Conference on Alzheimer's Disease, 2008, v. 4, p. T708-T708, 2008.

    • Jony Arrais Pinto Junior ⇔ Patrícia Viana da Silva (3.0)
      1. SOUZA, R. J. ; Silva, P. V. ; PINTO JUNIOR, J. A.. Modelando Óbitos por Covid-19 em Cenários de Heterogeneidade Espacial: Uma Abordagem Utilizando Modelos Hierárquicos Bayesianos. Revista Brasileira de Estatística. v. 272, p. 69-90, 2020.Qualis: Não identificado (REVISTA BRASILEIRA DE ESTATÍSTICA)
      2. Pinto Junior, Jony Arrais ; Viana da Silva, Patrícia. Bayesian Variable Selection Methods for Log-Gaussian Cox Processes. Springer Proceedings in Mathematics & Statistics. 1ed. Em: Polpo A.; Stern J.; Louzada F.; Izbicki R.; Takada H. (Org.). Springer Proceedings in Mathematics & Statistics. 1ed. : Springer International Publishing. 2018.v. 239, p. 101-110.
      3. Viana da Silva, Patrícia; Jony Arrais Pinto Jr. Model selection for log-Gaussian Cox processes using FBST. Em: XIV Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana, 2018.

    • Jony Arrais Pinto Junior ⇔ Márcio José de Medeiros (1.0)
      1. CERQUEIRA, D. R. C. ; COELHO, D. S. C. ; MORAIS, D. P. ; MATOS, M. V. M. ; PINTO JUNIOR, J. A. ; MEDEIROS, M. J.. A singular dinâmica territorial dos homicídios no Brasil nos anos 2000. Em: Rogério Boueri; Marco Aurélio Costa. (Org.). Brasil em Desenvolvimento 2013 - Estado, Planejamento e Políticas Públicas. 1ed.Brasília. : Ipea. 2013.v. 3, p. 877-898.




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 14/02/2025 16:49:18