Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística

Mariana Cúri

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2018-2019 desenvolveu um projeto relacionado à avaliação educacional usando aprendizagem profunda como visiting scholar na University of Iowa e ACTNext Fellow na empresa ACT, em Iowa City, nos EUA. Atualmente é docente MS5 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de variáveis latentes, teoria de resposta ao item, testes adaptativos informatizados, modelos de diagnóstico cognitivos, aprendizagem profunda e aplicações nas áreas de educação e psicologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7025653928429545 (24/10/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Av. Trabalhador São-carlense, 400 Centro 13560970 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 668 Telefone: (16) 33738175 Fax: (16) 33738175
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Probabilidade e Estatística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2022-Atual. Continuação do Desenvolvimento de Plataformas Responsivas e Customização de Modelos de Aprendizado de Máquina para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
      Descrição: Tem os objetivos de desenvolver, customizar e realizar modelagem de aprendizado demáquina e plataformas responsivas para diferentes problemas do TCESP, de acordo com trêssubprojetos: (i) Banco de Preços: Análise de Notas Fiscais Eletrônicas com Aprendizado deMáquina e Processamento de Linguagem Natural, (ii) Revisão e desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina para despesas municipais, remuneração de servidores e/ou informações contábeis: Modelagem, ajuste e detecção de Outliers e (iii) Avaliação de eficácia escolar com modelos hierárquicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Cúri - Coordenador / Francisco Louzada Neto - Integrante / José Alberto Cuminato - Integrante / Adriano Kaminura Suzuki - Integrante / Ricardo Marcondes Marcacini - Integrante / Vicente G. Cancho - Integrante / Krerley Irraciel Martins OIiveira - Integrante / Luiz Celso Gomes-JR - Integrante. Financiador(es): Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Cúri.
    2. 2020-2021. Reestruturação do Ciclo Básico de Engenharia da EESC: Competências em Estatística e Computação
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mariana Cúri - Coordenador / Luciana Montanari - Integrante.
      Membro: Mariana Cúri.
    3. 2020-Atual. AVALIA Ribeirão
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é implementar a moderna metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na prática de avaliação do desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental (I e II), implantada na cidade de Ribeirão Preto desde 2010. As bases de dados acumuladas até o momento serão analisadas pela TRI gerando resultados e estatísticas comparáveis às avaliações estadual (Saresp) e Federal (SAEB ? Prova Brasil). Os resultados irão aprimorar o subsidio de informações, para que a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto tome decisões referentes à política Educacional do Município, assim como propiciar aos alunos envolvidos no projeto a realização de atividades práticas da profissão, tais como o delineamento do desenho de instrumentos de avaliação, o planejamento amostral e experimental, assim como as análises dos dados com a metodologia da TRI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Cúri - Coordenador / Jorge Luis Bazán Guzmán - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Mariana Cúri.
    4. 2015-2017. ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA DE TEXTOS NÃO-FICCIONAIS EM NÍVEIS CRESCENTES DE DIFICULDADE
      Descrição: Os grandes focos de alcance do projeto são: (1) Definição das características linguísticas de textos não-ficcionais a serem lidos por crianças do 3º ao 7º ano escolar do Ensino Fundamental, que darão base aos níveis de dificuldade de leitura, e criação do córpus de estudo; (2) Classificação Automática de Complexidade de Textos não-ficcionais em níveis crescentes de dificuldades do Ensino Fundamental; e (3) Desenvolvimento de Métodos de Elaboração Lexical e Simplificação Léxica e Sintática embutidos em editores dedicados a níveis de dificuldade, visando à escrita de textos personalizados a alunos do Ensino Fundamental. Avaliação se os textos criados com ajuda das operações de simplificação e elaboração propostas melhoram as características de inteligibilidade dos textos para um dado nível de dificuldade e interferem positivamente nas habilidades de leitura, isto é, numa melhora da compreensão do texto, utilizando métodos da Teoria de Resposta ao Item unidimensional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Cúri - Integrante / Sandra Maria Aluísio - Coordenador. Financiador(es): Guten Educação e Tecnologia - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Cúri.
    5. 2015-2017. Inferência em Testes Adaptativos Informatizados e em Problemas com Pontos Singulares no Espaço Paramétrico
      Descrição: Esta proposta compreende dois projetos. O primeiro objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no Programa de Pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (CCMC) do ICMC/USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), aplicado via web e implementado em Java e PostgreSQL. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens para testlets e o modelo DINA, deterministic inputs,noisy and gate), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança a posteriori dos traços latentes e a abordagem Shadow test para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatistica, Letras e Computação. Com relação ao segundo projeto, em problemas de testes de hipóoteses paramétricas, a hipótese nula a ser testada pode ser representada por uma restrição sobre o espaço paramétrico. O problema de pontos singulares no espaço paramétrico surge quando o jacobiano da restrição testada é deficiente quanto ao posto em alguns pontos. Neste projeto propomos estudar soluções frequentistas e bayesianas para este problema em algumas situações específicas encontradas na literatura revisada. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Mariana Cúri - Integrante / Mário de Castro Andrade Filho - Coordenador / Alina von Davier - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Cúri.
    6. 2014-2016. iTAI-PI: teste adaptativo informatizadoiTAI-PI: teste adaptativo informatizado de prociência em inglês acadêmico via web
      Descrição: Este projeto objetiva a transformação de um exame de proficiência em inglês (EPI), utilizado no programa em Ciências da Computação e Matemática Computacional (CCMC) de pós-graduação do ICMC-USP, em um teste adaptativo informatizado (TAI) baseado em modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e aplicado via \textit{web}. O formato do EPI desde o ano de 2002, a estrutura dos dados coletados com suas aplicações semestrais são brevemente descritos para esclarecer sua utilização como alicerce do TAI a ser desenvolvido. O \textit{software} \textit{i}TAI-PI (Teste Adaptativo Informatizado para Proficiência em Inglês via \textit{web}) será implementado em Java e PostgreSQL, para armazenamento do banco de dados. A metodologia estatística contempla três diferentes modelos da TRI (modelo de resposta gradual de Samejima, modelo com efeitos aleatórios nos parâmetros dos itens - para \textit{testlets} - e o modelo DINA - \textit{deterministic inputs, noisy and gate}), o critério de Kullback-Leibler para seleção de itens, o método de estimação da esperança \textit{a posteriori} dos traços latentes e a abordagem \textit{Shadow test} para imposição de restrições (de conteúdo e tamanho da prova, por exemplo) na composição do teste de cada indivíduo. Análises de validação psicométrica e computacional serão realizadas. Assim como a interpretação da escala de medida da proficiência e a definição do critério de classificação do indivíduo em aprovado ou reprovado, com base na interpretação da escala em si e nas análises clássicas de avaliação. O projeto é multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Estatistica, Letras e Computação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Cúri - Coordenador / Sandra Maria Aluísio - Integrante / Andrea Jéssica Borges Monzón - Integrante / Edson Takashi Matsubara - Integrante / Rodrigo Fernandes de Mello - Integrante / Jorge Luis Bazán Guzmán - Integrante / Alina von Davier - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Cúri.
    7. 2013-Atual. CeMEAI - Centro de Ciências Matemática Aplicadas à Indústria (CEPID FAPESP 2013/07375-0)
      Descrição: O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável. se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediato. Entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "Ações de Transferência" de acordo com o roteiro: 1) Teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores. 2) Realização de pelo menos um Workshop anual de Transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico. 3) Visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes. 4) Elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Cúri - Integrante / Carlos Alberto Ribeiro Diniz - Integrante / Francisco Louzada Neto - Integrante / Jorge Luis Bazán Guzmán - Integrante / José Alberto Cuminato - Coordenador / Nikolai Valtchev Kolev - Integrante / Vicente Garibay Cancho - Integrante / Marinho Gomes de Andrade Filho - Integrante / Vera Lúcia Damasceno Tomazella - Integrante.
      Membro: Mariana Cúri.
      Descrição: O foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável. se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediato. Entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, academicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "Ações de Transferência" de acordo com o roteiro: 1) Teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores. 2) Realização de pelo menos um Workshop anual de Transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico. 3) Visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes. 4) Elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge Luis Bazán Guzmán - Integrante / Francisco Louzada Neto - Integrante / Nikolai Valtchev Kolev - Integrante / Vicente Garibay Cancho - Integrante / Carlos Alberto Ribeiro Diniz - Integrante / Mario De Castro Andrade Filho - Integrante / Marinho Gomes de Andrade Filho - Integrante / Vera Lúcia Damasceno Tomazella - Integrante / José Alberto Cuminato - Coordenador / Marina Andretta - Integrante / Ernesto G Birgin - Integrante / Jose Mario Martinez - Integrante / Paulo José da Silva e Silva - Integrante / Sandra Augusta dos Santos - Integrante / Franklina Maria Bragion de Toledo - Integrante / Geraldo Nunes Silva - Integrante / Reinaldo Morabito - Integrante / Marcos Nereu Arenales - Integrante / Vitória Maria Miranda Pureza - Integrante / Maria do Socorro Nogueira Rangel - Integrante / Silvio Alexandre de Araujo - Integrante / Maristela Oliveira dos Santos - Integrante / Luis Gustavo Nonato - Integrante / Rodrigo Fernandes de Mello - Integrante / Adolfo Gomes Marto - Integrante / Alexandre Cláudio Botazzo Delbem - Integrante / Ana Cristina Avelar - Integrante / Andre Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Integrante / Antonio Castelo Filho - Integrante / Bruno Feres de Souza - Integrante / Cassio Machiaveli Oishi - Integrante / Claudio Fabiano Motta Toledo - Integrante / Cynthia de Oliveira Lage Ferreira - Integrante / Edilaine Martins Soler - Integrante / Edson dos Santos Moreira - Integrante / Eduardo Marques - Integrante / Eduardo Raul Hruschka - Integrante / Ellen Francine Barbosa - Integrante / Estevam Rafael Hruschka Junior - Integrante / Fabricio Simeoni de Sousa - Integrante / Francisco Aparecido Rodrigues - Integrante / Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto - Integrante / Gustavo Carlos Buscaglia - Integrante / Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista - Integrante / Joao Luiz Filgueiras de Azevedo - Integrante / José Carlos Maldonado - Integrante / Julio Michael Stern - Integrante / Leandro Franco de Souza - Integrante / Marcio Merino Fernandes - Integrante / Maria Carolina Monard - Integrante / Maria Luísa Bambozzi de Oliveira - Integrante / Mariana Curi - Integrante / Murilo Francisco Tome - Integrante / Onofre Trindade Junior - Integrante / Pablo Martin Rodriguez - Integrante / Paulo Afonso Faria da Veiga - Integrante / Paulo Cesar Masiero - Integrante / Paulo Morelato França - Integrante / Pedro Jose de Oliveira Neto - Integrante / Ricardo José Gabrielli Barreto Campello - Integrante / Roberto Gil Annes da Silva - Integrante / Ronaldo Dias - Integrante / Roseli Aparecida Francelin Romero - Integrante / Seiji Isotani - Integrante / Thiago Alexandre Salgueiro Pardo - Integrante / Vanderlei Bonato - Integrante / Victor Hugo Lachos Davila - Integrante / Vitoriano Ruas de Barros Santos - Integrante / William Roberto Wolf - Integrante / Yvonne Primerano Mascarenhas - Integrante / Zhao Liang - Integrante.
      Membro: Jorge Luis Bazán Guzmán.
    8. 2007-2009. Análise de Questionários com Itens Constrangedores
      Descrição: As pesquisas científicas na área da Psiquiatria freqüentemente avaliam características subjetivas de indivíduos como, por exemplo, depressão, ansiedade e fobias. Os dados são coletados através de questionários, cujos itens tentam identificar a presença ou ausência de certos sintomas associados à morbidade psiquiátrica de interesse. Alguns desses itens, entretanto, podem provocar constrangimento em parte dos indivíduos respondedores por abordarem características ou comportamentos socialmente questionáveis ou, até, ilegais. Neste projeto, propõe-se um modelo da teoria de resposta ao item visando diferenciar a relação entre a probabilidade de presença do sintoma e a gravidade da morbidade de indivíduos constrangidos e não constrangidos. Adicionalmente, o modelo permite assumir que indivíduos constrangidos em responder um item possam vir a mentir em suas respostas, no sentido de omitir a presença de um sintoma. Os métodos de estimação contemplados são máxima verossimilhança (MV), máxima verossimilhança marginal (MVM), bayesiano marginal (BM) e simulações de cadeias de Markov via Monte Carlo (MCMC).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mariana Cúri - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Cúri.
    9. 2007-2009. PorSimples: Simplificação Textual do Português para Inclusão e Acessibilidade Digital
      Descrição: Propomos o desenvolvimento de uma tecnologia que foca uma área de pesquisa do processamento de língua natural, a simplificação textual, sendo disponibilizada em dois sistemas destinados a públicos alvos diferentes: (i) um sistema de autoria para ajudar autores a produzir textos simplificados que serão validados pelos próprios autores, e (ii) um sistema facilitador para ajudar a leitura de um dado conteúdo da Web. Este último inclui tarefas de sumarização textual, simplificação, e apresentação do texto salientando as relações entre as idéias do texto. Quanto aos cenários de uso, esta tecnologia se destina a facilitar o acesso à informação dos analfabetos funcionais, principalmente e, de pessoas com outras deficiências cognitivas como surdes congênita e portadores de afasia e dislexia, na leitura de textos eletrônicos em português produzidos pelo governo ou por jornais de grande circulação; as crianças em fase de aprendizado de leitura; ou ainda adultos em fase de alfabetização. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Cúri - Integrante / Renata Pontin de Mattos Fortes - Integrante / Maria das Gracas Volpe Nunes - Integrante / Maria das Graças Pimentel - Integrante / Thiago Alexandre Salgueiro Pardo - Integrante / Sandra Maria Aluísio - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Cúri.
    10. 2007-2008. Análise de questonários com itens constrangedores
      Descrição: As pesquisas científicas na área da Psiquiatria freqüentemente avaliam características subjetivas de indivíduos como, por exemplo, depressão, ansiedade e fobias. Os dados são coletados através de questionários, cujos itens tentam identificar a presença ou ausência de certos sintomas associados à morbidade psiquiátrica de interesse. Alguns desses itens, entretanto, podem provocar constrangimento em parte dos indivíduos respondedores por abordarem características ou comportamentos socialmente questionáveis ou, até, ilegais. Neste projeto, propõe-se um modelo da teoria de resposta ao item visando diferenciar a relação entre a probabilidade de presença do sintoma e a gravidade da morbidade de indivíduos constrangidos e não constrangidos. Adicionalmente, o modelo permite assumir que indivíduos constrangidos em responder um item possam vir a mentir em suas respostas, no sentido de omitir a presença de um sintoma. Os métodos de estimação contemplados são máxima verossimilhança (MV), máxima verossimilhança marginal (MVM), bayesiano marginal (BM) e simulações de cadeias de Markov via Monte Carlo (MCMC).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Cúri - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Cúri.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Antônio dos Santos Rocha, HCFMUSP.. 2005.
      Membro: Mariana Cúri.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. 2024 IACAT. IACAT - International Association for Computerized Adaptive Testing. 2024. (Congresso).
    2. VII CONBRATRI. MESA: CORREÇÃO COMPUTADORIZADA DE QUESTÕES ABERTAS. 2022. (Congresso).
    3. Ciclo de Seminários do Departamento de Estatística da UFMG.Role of deep learning in multidimensional item theory models with correlated latent variables. 2021. (Seminário).
    4. Loggi Meetup.Análises de Experimentos. 2021. (Encontro).
    5. XVII Escola de Modelos de Regressão. AVALIA Ribeirão: um projeto USP Municípios. 2021. (Congresso).
    6. 2019 IACAT (International Association for Computerized Adaptive Testing). THE MST ROLE TO REDUCE PUBLIC COST IN TESTING. 2019. (Congresso).
    7. II Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada. Aprendizagem de Máquina: a Estatística sob nova direção?. 2016. (Congresso).
    8. ITT4 - Integrative Think Tanks (University of Bath).participação no workshop - ITT4. 2016. (Outra).
    9. 2015 IACAT: International Association for Computerized Adaptive Testing. CAT developments in Brazil. 2015. (Congresso).
    10. 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Avaliação educacional: entendendo a teoria da resposta ao item. 2015. (Congresso).
    11. 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Avaliação Educacional e a Teoria de Resposta ao Item. 2013. (Congresso).
    12. III CONBRATRI: Congresso Brasileiro de Teoria de resposta ao Item. ImpImplementação de um Teste Adaptativo Informatizado de Prociência em Inglês (TAI-PI) no ICMC-USP. 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. CURI, M.; IZBICKI, R. ; BAZAN, J. ; TOMAZELLA, V. L. D. ; GAVA, R. J.. 8th Workshop on Probabilistic and Statistical Methods. 2019. Congresso
    2. CÚRI, M.. 22º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. CÚRI, M.. V CONBRATRI - Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. ANDRADE FILHO, M. C. ; CÚRI, MARIANA ; PEREIRA, G. H. A. ; DINIZ, M. A.. 3rd Workshop on Probabilistic and Statistical Methods. 2015. Congresso
    5. RODRIGUEZ, P. M. ; DINIZ, C. A. R. ; ANDRADE FILHO, M. C. ; CÚRI, M. ; PINTO JUNIOR, D. L.. 2nd Workshop on Probabilistic and Statistical Methods. 2014. Congresso
    6. CÚRI, MARIANA. II Workshop de Estatística ICMC-USP. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. GAMERMAN, D. ; AZEVEDO, C.L.N. ; CÚRI, M.. II CONBRATRI. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Mariana Cúri ⇔ Jorge Luis Bazán Guzmán (3.0)
      1. MARANA, FERNANDA TOSTES ; DA SILVA FERNANDES, RENATO ; GUZMÁN, JORGE LUIS BAZÁN ; DE LEON FERREIRA DE CARVALHO, ANDRÉ CARLOS PONCE ; CÚRI, MARIANA. What rating they will probably give: A cognitive diagnosis approach for recommending items based on polytomous responses and latent attributes. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS. v. 245, p. 122981, 2024. Qualis: A1
      2. MOLENAAR, DYLAN ; CÚRI, MARIANA ; BAZÁN, JORGE L.. Zero and One Inflated Item Response Theory Models for Bounded Continuous Data. JOURNAL OF EDUCATIONAL AND BEHAVIORAL STATISTICS. v. 47, p. 693-735, 2022. Qualis: Não identificado (JOURNAL OF EDUCATIONAL AND BEHAVIORAL STATISTICS)
      3. GONZÁLEZ, JORGE ; BAZÁN, JORGE ; CURI, MARIANA. Identifiability Analysis of the Fixed-Effects One Parameter Logistic Positive Exponent model. British Journal Of Mathematical & Statistical Psychology. 2024. Qualis: Não identificado (BRITISH JOURNAL OF MATHEMATICAL & STATISTICAL PSYCHOLOGY)

    • Mariana Cúri ⇔ Tiago de Miranda Fragoso (2.0)
      1. FRAGOSO, TIAGO M. ; CÚRI, MARIANA. Improving psychometric assessment of the Beck Depression Inventory using Multidimensional Item Response Theory. Biometrical Journal (1977). v. 55, p. 527-540, 2013. Qualis: A3
      2. FRAGOSO, T. M.; CURI, M.. Uma Avaliação do Método da Máxima Verossimilhança Marginal para o Modelo Logístico Multidimensional. Em: I Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item, 2009, Florianópolis. Anais do I CONBRATRI, v. 1, 2009.

    • Mariana Cúri ⇔ Carine Savalli Redigolo (1.0)
      1. BORGES, L. H. B. ; Villas BOAS, L.S. ; Warren-SANTORO, S.H. ; ESVEVAM, M.P. ; UIP, D.E. ; SAVALLI, Carine ; CURI, M. ; PANNUTI, C.S.. Effect of highly active antiretroviral therapy on cytomegalovirus antigenaemia in AIDS patients. INTERNATIONAL JOURNAL OF STD & AIDS, Estados Unidos. v. 12, p. 234-238, 2001. Qualis: Não identificado (INTERNATIONAL JOURNAL OF STD & AIDS, ESTADOS UNIDOS)

    • Mariana Cúri ⇔ Victor Fossaluza (1.0)
      1. SEIXAS, A.A.A. ; A. G. Hounie ; CÚRI, M. ; FOSSALUZA, V. ; ALVARENGA, P. G. ; MATHIS, M. A. ; MATHIS, M. E. ; VALLADA, H. ; PAULS, D. ; PEREIRA, C. A. B. ; E. C. Miguel. Anxiety disorders and rheumatic Fever: is there an association?. CNS Spectrums. v. 13, p. 1039-1046, 2008. Qualis: A2

    • Mariana Cúri ⇔ Victor Fossaluza (1.0)
      1. SEIXAS, A.A.A. ; A. G. Hounie ; CÚRI, M. ; FOSSALUZA, V. ; ALVARENGA, P. G. ; MATHIS, M. A. ; MATHIS, M. E. ; VALLADA, H. ; PAULS, D. ; PEREIRA, C. A. B. ; E. C. Miguel. Anxiety disorders and rheumatic Fever: is there an association?. CNS Spectrums. v. 13, p. 1039-1046, 2008. Qualis: A2




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2025
Data de processamento: 14/02/2025 16:49:18