Departamento de Matemática

David Pires Dias

Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo em 1998, com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Matemática também pela Universidade de São Paulo. Trabalhou durante mais de uma década em instituições particulares de Ensino Superior da grande São Paulo e atualmente é professor Associado, categoria MS-5.1, do departamento de Matemática do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1464247269026445 (01/03/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão, 1010 - sala 106A Cidade Universitária 05508090 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30919686 Fax: (11) 30916183 URL da Homepage: www.ime.usp.br/~dpdias
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2024-Atual. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PRÓPRIO DA DOCÊNCIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão.
      Descrição: As dificuldades com o ensino e a aprendizagem da matemática são notórias e um dos elementos centrais para avançar sobre elas é a formação de professores, cujo modelo dominante se organiza de forma distante das demandas da prática docente. A formação de professores de Matemática apresenta especificidades, podendo-se destacar como o próprio conhecimento matemático é estudado, pois este profissional não irá só aplicar o conhecimento, irá ensinar, explicar de modos diferenciados, resolver dificuldades que surgem sem planejamento e avaliar continuamente educandos jovens. A partir de pesquisa em curso, consideramos o entendimento do conhecimento matemático próprio da docência como aquele que contempla as especificidades da prática deste profissional. O projeto de pesquisa pretende levantar, sistematizar e analisar elementos presentes em dissertações e teses do campo da Educação Matemática que possam contribuir para o entendimento destes conhecimentos matemáticos próprios para a docência. Tais elementos são fundamentais para os processos de formação de professores de Matemática que rompa com o modelo formativo dominante no Brasil. Nossa hipótese é que já existem estudos no âmbito da Educação Matemática que contemplam conhecimentos próprios da docência em relação a Números e Operações, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Estatística e Matemática Financeira, de modo que a pesquisa pretende identificá-los e sistematizá-los. É sabido que há pesquisas sobre metodologias de ensino de matemática, tratamento de dificuldades de aprendizagens, matemática relacionada a outras áreas e a temas sociais, enfim, um conjunto de temáticas que podem se articular no sentido de maior compreensão do conhecimento matemático próprio da docência. Nossa estratégia metodológica é iniciar com uma busca na BDTD e Banco de Teses Capes-CNPQ, elaborar uma ficha de registro dos dados, debater entre os pesquisadores e com especialistas, sistematizar e elaborar um ebook, comunicações e artigos.Integrantes: Eliane Matesco Cristovão - Coordenador / Marisol Vieira Melo - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Samira Zaidan - Integrante / Flavia Cristina de Macedo Santana - Integrante / Vandoir Stormowski - Integrante / Vania Cristina da Silva Rodrigues - Integrante / Adriana Aparecida Molina Gomes - Integrante / Barbara Corominas Valerio - Integrante / Fabiane Cristina Höpner Noguti - Integrante / Maria Elídia Teixeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: David Pires Dias - Integrante / Barbara Corominas Valério - Integrante / Daniela Mariz Silva Vieira - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Coordenador / Marisol Vieira Melo - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Samira Zaidan - Integrante / Flavia Cristina de Macedo Santana - Integrante / Vandoir Stormowski - Integrante / Vania Cristina da Silva Rodrigues - Integrante / Adriana Aparecida Molina Gomes - Integrante / Fabiane Cristina Höpner Noguti - Integrante / Maria Elídia Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: David Pires Dias.
      Descrição: As dificuldades com o ensino e a aprendizagem da matemática são notórias e um dos elementos centrais para avançar sobre elas é a formação de professores, cujo modelo dominante se organiza de forma distante das demandas da prática docente. A formação de professores de Matemática apresenta especificidades, podendo-se destacar como o próprioconhecimento matemático é estudado, pois este profissional não irá só aplicar o conhecimento, irá ensinar, explicar de modos diferenciados, resolver dificuldades que surgem sem planejamento e avaliar continuamente educandos jovens.A partir de pesquisa em curso, consideramos o entendimento do conhecimento matemático próprio da docência como aquele que contempla as especificidades da prática deste profissional. O projeto de pesquisa pretende levantar, sistematizar e analisar elementos presentes em dissertações e teses do campo da Educação Matemática que possamcontribuir para o entendimento destes conhecimentos matemáticos próprios para a docência. Tais elementos sãofundamentais para os processos de formação de professores de Matemática que rompa com o modelo formativo dominante no Brasil. Nossa hipótese é que já existem estudos no âmbito da Educação Matemática que contemplam conhecimentos próprios da docência em relação a Números e Operações, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Estatística e Matemática Financeira, de modo que a pesquisa pretende identificá-los e sistematizá-los. É sabido que há pesquisas sobre metodologias de ensino de matemática, tratamento de dificuldades de aprendizagens, matemática relacionada a outras áreas e a temas sociais, enfim, um conjunto de temáticas que podem se articular no sentido de maior compreensão do conhecimento matemático próprio da docência. Nossa estratégia metodológica é iniciar com uma busca naBDTD e Banco de Teses Capes-CNPQ, elaborar uma ficha de registro dos dados, debater entre os pesquisadores e com especialistas, sistematizar e elaborar um ebook, comunicações e artigos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Integrante / David Pires Dias - Integrante / Daniela Mariz Silva Vieira - Integrante / Marisol Vieira Melo - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Samira Zaidan - Integrante / Flavia Cristina de Macedo Santana - Integrante / Vandoir Stormowsk - Integrante / Vania Cristina da Silva Rodrigues - Integrante / Adriana Aparecida Molina Gomes - Integrante / Fabiane Cristina Höpner Noguti - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Corominas Valerio.
    2. 2012-Atual. Educação financeira e o professor de Matemática
      Descrição: Estudar o tratamento dado à Educação Financeira na Educação Básica do país e entender o papel do professor de Matemática, sob tal aspecto, na formação dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: David Pires Dias - Coordenador / Artur Gaban - Integrante.
      Membro: David Pires Dias.
    3. 2012-Atual. A importância do curso de análise na formação do professor de matemática.
      Descrição: Neste projeto estudo a importância de cursos introdutórios de análise (real) na formação do professor de matemática do Ensino Básico. As mudanças de concepções que se apresentam no decorrer da disciplina, as possibilidades de diferentes transposições didáticas que tal curso sugere, etc.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: David Pires Dias - Coordenador / Thiago Peleias - Integrante.
      Membro: David Pires Dias.
    4. 2011-2018. O caráter de Chern-Connes calculado na C*-álgebra gerada pelos operadores pseudodiferenciais clássicos de ordem zero em S^n.
      Descrição: Este projeto pretende generalizar o trabalho já realizado em meu doutorado. Em minha tese calculei o caráter de Chern-Connes, para C*-sistemas dinâmicos, na C*-álgebra gerada pelos operadores pseudodiferenciais clássicos de ordem zero em S^2. Neste projeto pretendo generalizar este resultado para operadores pseudodiferenciais classicos de ordem zero em S^n com n > 2.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: David Pires Dias - Coordenador.
      Membro: David Pires Dias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Patrono das turmas de formandas e formandos, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP.. 2022.
      Membro: David Pires Dias.
    2. Patrono das turmas de formandas e formandos, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP.. 2021.
      Membro: David Pires Dias.
    3. Patrono das turmas de formandas e formandos, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP.. 2020.
      Membro: David Pires Dias.
    4. Patrono das turmas de formandas e formandos, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP.. 2019.
      Membro: David Pires Dias.
    5. Paraninfo das formandas e formandos do curso de Licenciatura em Matemática, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).. 2010.
      Membro: David Pires Dias.
    6. Paraninfo das formandas e formandos do curso de Licenciatura em Matemática, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).. 2009.
      Membro: David Pires Dias.
    7. Paraninfo das formandas e formandos do curso de Matemática, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).. 2007.
      Membro: David Pires Dias.
    8. Paraninfo das formandas e formandos do curso de Matemática, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).. 2006.
      Membro: David Pires Dias.
    9. Patrono das turmas de formandas e formandos em Matemática, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).. 2005.
      Membro: David Pires Dias.
    10. Paraninfo das formandas e formandos do curso de Matemática, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).. 2005.
      Membro: David Pires Dias.
    11. Professor Homenageado da turma de formandas e formandos ddo curso de Ciências com Habilitação em Matemática, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).. 2003.
      Membro: David Pires Dias.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática.Reformulação dos PPC dos cursos de Licenciatura em Matemática. 2020. (Simpósio).
    2. XIV Encontro Paulista de Educação Matemnática - EPEM.AFETIVIDADE, CRESCIMENTO, LINGUAGEM E CURRÍCULO: ASPECTOS DA TRANSIÇÃO DO QUINTO PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,. 2020. (Encontro).
    3. III Colóquio de Pesquisa em Educação Matemática Crítica.Compartilhamento de ideias sobre Cenários para Investigação. 2019. (Encontro).
    4. Mostra do CAEM 2019. 2019. (Encontro).
    5. 4o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. Educação financeira: um olhar para o ensino de jovens e adultos. 2018. (Congresso).
    6. 3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. A Prática como Componente Curricular em algumas Licenciaturas da USP. 2017. (Congresso).
    7. 4o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. A Educação Financeira nos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. 2017. (Congresso).
    8. 2o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. A Tríade Ensino, Pesquisa e Extensão e a Formação de Professores. 2016. (Congresso).
    9. 2o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. Um Estudo de Caso, com Ingressantes de 2015 do Curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior. 2016. (Congresso).
    10. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Projetos de Estágio: relatos sobre a formação inicial e continuada de professores de Matemática. 2016. (Congresso).
    11. X Enama - Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações.Espaçabilidade do conjunto de funções A que admitem a-primitivas e que não admitem c-primitivas. 2016. (Encontro).
    12. 1o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise dos livros aprovados no PNLD 2015. 2014. (Encontro).
    13. V Jornada das Licenciaturas da USP.Ensinando Análise Combinatória usando o Cubo Mágico. 2014. (Encontro).
    14. V Semana da Licenciatura.Matemática, Educação Financeira e Tecnologias. 2014. (Oficina).
    15. Mostra do CAEM.O papel do livro didático na formação do professor de Matemática. 2013. (Outra).
    16. III Semana de Educação Matemática do IFSP.O currículo de Matemática no Ensino Básico. 2012. (Encontro).
    17. Embaixadores da USP.Esclarecer aos alunos da rede pública programas como o INCLUSP e o PASUSP.. 2011. (Outra).
    18. 3ª Feira do Guia do Estudante.A Matemática do Cotidiano. 2008. (Outra).
    19. Brazilian Operator Algebras Conference. 2006. (Congresso).
    20. II Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP.O caráter de Chern-connes para álgebras de operadores pseudodiferenciais de ordem zero de S1 e considerações sobre o Toro e S2.. 2006. (Simpósio).
    21. I Encontro de Professores e Alunos Egressos da UNICASTELO.A utilização de Softwares Gráficos no Ensino de Funções. 2005. (Encontro).
    22. 24º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2003. (Congresso).
    23. Fisrt Latin American Congress of Mathematicians. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. DIAS, David P.. VIII Semana da Licenciatura. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. DIAS, David P.; BIANCONI, R.. 5o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. 2018. Congresso
    3. PICCIONE, P. ; VIEIRA, D. M. ; Valério, B. C. ; FAJARDO, R. A. S. ; KESSLER, A. L. F. ; DIAS, David P. ; RABELO, P. G. ; JAHN, A. ; MOZER, G. S. ; MAGARINUS, R.. II Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste. 2018. Congresso
    4. Brolezzi, A. ; DIAS, David P.. 4o Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. 2017. Congresso
    5. DIAS, David P.. VI Semana da Licenciatura. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. DIAS, David P.. V Semana da Licenciatura. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. DIAS, David P.. V Jornada das Licenciaturas. 2014. (Congresso).. . 0.
    8. DIAS, David P.. Coordenador de polo da avaliação presencial do programa REDEFOR-USP. 2012. (Outro).. . 0.
    9. DIAS, David P.. IV Semana da Licenciatura em Matemática. 2012. (Congresso).. . 0.
    10. DIAS, David P.. Coordenador de polo da avaliação presencial do programa REDEFOR-USP. 2011. (Outro).. . 0.
    11. DIAS, David P.; AGUIAR, Márcia ; Savalli, Carine. VIII Simpósio de Matemática UNIFIEO. 2009. Congresso
    12. DIAS, David P.. Coordenador de centro de aplicação da segunda fase da OBMEP. 2009. .. . 0.
    13. DIAS, David P.; MANDIA, Marly ; GALVÃO, Maria Elisa Esteves. VII Simpósio de Matemática UNIFIEO. 2008. Congresso
    14. DIAS, David P.. Coordenador de centro de aplicação da segunda fase da OBMEP. 2008. .. . 0.
    15. DIAS, David P.; SOUZA, S. S. de ; ZEÑA, A. C.. I Mini-Colóquio de Matemática Unicastelo. 2003. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • David Pires Dias ⇔ Barbara Corominas Valerio (2.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, 2016.Qualis: A3
      2. DIAS, David P. Guia de Livros Didáticos - PNLD2015. 2014.

    • David Pires Dias ⇔ Ana Paula Jahn (1.0)
      1. JAHN, A. ; DIAS, DAVID P. ; Druck, Iole F.. Mathematics Teaching Projects: An IME-USP?S Collaborative Experience in Pre and In-Service Teacher Education. Em: ICMI Study 25, v. 1, p. 356-363, 2020. Qualis: Não identificado (ICMI Study 25)

    • David Pires Dias ⇔ Cláudia Cueva Candido (1.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, 2016.Qualis: A3

    • David Pires Dias ⇔ Cristina Cerri (1.0)
      1. CERRI, C. ; DIAS, David P.. A Prática como Componente Curricular em uma Disciplina de Análise Real. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 26-34, 2016.Qualis: A3

    • David Pires Dias ⇔ Severino Toscano do Rego Melo (1.0)
      1. DIAS, David P.; MELO, Severino T.. The Chern-Connes character for pseudodifferential operators on the sphere. Far East Journal of Mathematical Sciences: FJMS. v. 64-2, p. 269-280, 2012.Qualis: NP




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 08/08/2024 13:24:24