Departamento de Matemática

Cláudia Cueva Candido

Professor doutor MS3-1 do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Bacharel em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979), mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987) e doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo (1998), com formação em Geometria Diferencial e trabalhos em subvariedades com gênero, superfícies e subvariedades mínimas. Trabalha na área de Ensino de Matemática, com ênfase na linhas de transposição didática e formação inicial e contínua de professores de Matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6261615324975968 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão 1010 Butantã 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 66281 Telefone: (11) 30916152 Fax: (11) 30916183 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2013-2015. OBEDUC/Ensino de Matemática na Escola Elementar
      Descrição: A ideia central do projeto é contribuir com a melhoria do ensino de Matemática na escola básica, por meio de um vínculo de cooperação estabelecido entre alunos de graduação, alunos de pós-graduação e docentes da Universidade de São Paulo de um lado e, de outro, professores de Matemática de escolas públicas da cidade de São Paulo. As ações são desenvolvidas a partir da elaboração de planos didáticos, no âmbito do Instituto de Matemática e Estatística da USP, seguida de sua aplicação nas escolas públicas participantes do projeto. A equipe de trabalho é formada por cinco professoras regentes da Educação Básica (todas bolsistas), seis alunos de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (três bolsistas) e cerca de 30 alunos de graduação da Licenciatura em Matemática (seis bolsistas), todos sob a coordenação de uma docente do IMEUSP. Os alunos de graduação são matriculados em disciplina de estágio do curso de Licenciatura e as professoras regentes estão matriculadas em disciplina de extensão do IMEUSP. Os objetivos do projeto são: · Promover ações integradas entre docentes e estudantes do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e professores de Matemática das escolas da rede pública de educação básica, de modo que a pesquisa acadêmica em ensino seja alimentada pelas reais demandas e venha, em contrapartida, contribuir com efetiva melhoria da qualidade do ensino básico. · Incentivar os professores da educação básica a aprofundarem seus conhecimentos de Matemática, orientar e viabilizar seus estudos a fim de que desenvolvam autonomia para um aprimoramento contínuo de suas práticas ao longo de sua vida profissional. · Incentivar a reflexão dos professores quanto ao desenvolvimento do raciocínio dos alunos durante o aprendizado de Matemática e quanto a práticas pedagógicas apropriadas para o ensino de tópicos específicos de modo a facilitar sua aprendizagem. · Promover o contato dos alunos de Licenciatura em Matemática com professores da educação básica a fim de despertar seu interesse pelas questões a enfrentar, bem como prepará-los para o exercício da profissão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Cláudia Cueva Candido - Coordenador / Bárbara Corominas Valério - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Cláudia Cueva Candido.
    2. 2009-2011. Ensino de Cálculo Diferencial como aplicação do modelo de Van Hiele
      Descrição: O Cálculo Diferencial é disciplina obrigatória em todos os cursos da área de ciências exatas da Universidade de São Paulo e tem grande importância pois é, em geral, pré-requisito para muitas outras disciplinas. Neste projeto pretende-se trabalhar o ensino do Cálculo como aplicação do modelo de Van Hiele, respeitando a sequencialidade, a linguagem e as fases de aprendizagem. O projeto é parte do programa "Ensinar com Pesquisa" da PRG USP 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Cueva Candido - Coordenador.
      Membro: Cláudia Cueva Candido.
    3. 2007-Atual. O modelo de Van Hiele no ensino de Geometria
      Descrição: O modelo de Van Hiele é um modelo de ensino e aprendizagem de geometria cuja ideia central é de que o raciocínio dos alunos no processo de aprendizagem passa por uma série de níveis que são sequenciais e ordenados. Cada nível supõe a compreensão e a utilização de conceitos geométricos de maneira distinta. Além desse aspecto descritivo a teoria ganhou grande importância por seu aspecto instrutivo: há orientações claras para que o professor possa elaborar seu plano de ensino respeitando, cinco fases de aprendizagem, a fim de favorecer o avanço de um nível de raciocínio ao nível imediatamente superior. Neste projeto serão estudados a teoria de Van Hiele, as pesquisas realizadas sobre o assunto, as aplicações ao ensino feitas com base no modelo. Os alunos envolvidos elaborarão sequências didáticas para a apresentação de um tema de Geometria como aplicação do modelo. O projeto fez parte do programa Ensinar com Pesquisa, da Pró-Reitoria de Graduação em 2007 e 2008, com 04 alunos bolsistas. Continua aberto para alunos de Iniciação Científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Cláudia Cueva Candido - Coordenador. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Cláudia Cueva Candido.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Professora homenageada pelos formandos do curso de Licenciatura em Matemática em 2018, Universidade de São Paulo/Instituto de Matemática e Estatítica.. 2019.
      Membro: Cláudia Cueva Candido.
    2. Paraninfa do curso de Licenciatura em Matemática da turma de 2016, IMEUSP.. 2017.
      Membro: Cláudia Cueva Candido.
    3. Mentora da docência, Projeto CASa - Universidade Federal do Ceará.. 2011.
      Membro: Cláudia Cueva Candido.
    4. Professora Homenageada dos Formandos de 2009 do curso de Licenciatura, Instituto de Matemática e Estatística da USP.. 2010.
      Membro: Cláudia Cueva Candido.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (6)
    1. Semana da Licenciatura de Matemática (IMEUSP).Problemas: aprender para resolver ou resolver para aprender?. 2012. (Encontro).
    2. Semana da Licenciatura de Matemática (IMEUSP).Estudo de Cônicas com base na teoria de Van Hiele. 2012. (Encontro).
    3. Mentores da Docência (Projeto CASa - UFC).Desafios da carreira docente. 2011. (Encontro).
    4. Semana da Licenciatura 2010.Aplicação do modelo de Van Hiele no ensino de conceitos de funções. 2010. (Encontro).
    5. Semana da Licenciatura de Matemática (IMEUSP).Funções e Modelagem. 2004. (Encontro).
    6. VII Encontro Paulista de Educação Matemática.Cálculo: projetos e estratégias. 2004. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. JAHN, A. P.; CERRI, C. ; CANDIDO, C. C. ; FERRAZ, R. ; MATHEUS, A. R. ; SALLES, P. P.. Virada Malba Tahan. 2016. Congresso
    2. CERRI, C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; FERRAZ, R. ; JAHN, A. P. ; MATHEUS, A. R. ; CERGOLI, D.. Mostra do CAEM 2015: 30 anos de formação contínua de professores. 2015. Congresso
    3. CERRI, C. ; MONTEIRO, M. S. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; FERRAZ, R. ; MATHEUS, A. R. ; CERGOLI, D.. Mostra do CAEM -2013. 2013. Congresso
    4. DRUCK, I. F. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Semana da Licenciatura em Matemática. 2012. Outro
    5. MONTEIRO, M. S. ; ALVES, S. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; CERRI, C.. Mostra do CAEM 2007. 2007. Outro
    6. CHAVES, R. M. S. B. ; CANDIDO, Cláudia Cueva. XIII Escola de Geometria Diferencial. 2004. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Cláudia Cueva Candido ⇔ Barbara Corominas Valerio (2.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, 2016.Qualis: A3
      2. VALERIO, B. C.; CANDIDO, C. C.. Programa de Estágio Supervisionado: uma real integração entre Universidade e Escola de Educação Básica. Em: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, p. 1-7, 2019.Qualis: Não identificado (XV Conferência Interamericana de Educação Matemática)

    • Cláudia Cueva Candido ⇔ David Pires Dias (1.0)
      1. VALERIO, B. C. ; CANDIDO, Cláudia Cueva ; DIAS, D. P.. Uma Articulação Natural entre Teoria e Prática: Projetos de Estágio. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO). v. 49, p. 35-42, 2016.Qualis: A3




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2024
Data de processamento: 08/08/2024 13:24:24